Sumário
- Apresentação 209
- Para começar – escola, transformação e projetos 211
- O Novo Ensino Médio 211
- Competências e habilidades 211
- Competências socioemocionais 213
- Projetos Integradores 213
- Metodologias de aprendizagem baseadas em Projetos Integradores 213
- Perguntas-chave e sequências didáticas 214
- Metodologias ativas 215
- Aprendizagens por resolução de problemas 216
- Teorias cognitivas 216
- O quê é um problema? 217
- Aprendizagens por resolução de problemas 216
- Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) 217
- Projetos Integradores, cidadania e o mundo do trabalho 218
- Propostas de ampliação e inclusão 218
- Avaliação de aprendizagem 219
- Avaliação nas etapas do projeto 219
- Quadros de avaliação 219
- Avaliação atitudinal 220
- Os Projetos Integradores dêste livro 220
- Estrutura dos Projetos Integradores 220
- ETAPA 1: Vamos começar 220
- ETAPA 2: Saber e fazer 220
- ETAPA 3: Para finalizar 220
- Sugestões de cronograma 221
- Estrutura dos Projetos Integradores 220
- Projeto 1 – Sustentabilidade: quê ações contribuem? 222
- Projeto 2 – Escravidão: somos livres? 233
- Projeto 3 – Refugiados: como vivem no Brasil? 246
- Projeto 4 – Estatuto da Juventude: por quê precisamos conhecer? 256
- Projeto 5 – Alimentação: somos akilo quê comemos? 265
- Projeto 6 – Povos e comunidades tradicionais: quem são? 274
- Referências bibliográficas comentadas 294
Página duzentos e onze MP
Conhecendo a Coleção