Projetos Integradores, cidadania e o mundo do trabalho
O Ensino Médio engloba uma proposta educacional quê tem como meta preparar os estudantes para suas necessidades pessoais e seus projetos quê envolvem futuras demandas pessoais e profissionais. Além díssu, busca exercitar a cidadania plena, mediante o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico e da reflekção sobre a sustentabilidade planetária, conforme sugerido em documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Neste livro de Projetos Integradores, contemplamos aspectos fundamentais relacionados à cidadania e ao projeto de vida, principalmente relacionado com o mundo do trabalho. No decorrer de cada projeto, são desenvolvidas propostas, nas quais os estudantes, com a orientação dos professores, são convidados a exercitar e tomar decisões quê envolvem autonomia, responsabilidade e dêsênvólvem a percepção e a reflekção sobre as aspirações cidadâms e profissionais. Desta forma, estruturamos propostas, com textos e perguntas desafiadoras, quê atendem e mobilizam kestões quê envolvem:
• A reflekção sobre a cidadania, abrangendo a relação dos estudantes, com os côlégas, os familiares e a comunidade, para quê eles atuem d fórma respeitosa, consciente e sustentável.
• A percepção e a identificação dos interesses e aspirações profissionais quê abrange o mundo do trabalho, bem como a promoção e o alinhamento entre a vida pessoal e profissional dos estudantes.
Nesse sentido, os temas quê apresentam as múltiplas visões sobre os fenômenos e processos envolvendo o trabalho humano e os distintos campos de atuação profissional relacionados com os saberes característicos das áreas do conhecimento são desenvolvidos em diversos momentos no decorrer dos conteúdos tratados e, por essa razão, não apresentam um lugar fixo nos projetos.