Propostas de ampliação e inclusão
A escola é um ambiente ideal para preparar os estudantes para a vida em ssossiedade. Encontramos nela distintas realidades, dessa forma, é necessário diversificar as estratégias de ensino-aprendizagem para possibilitar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos.
No quê diz respeito às pessoas com deficiência, a educação inclusiva é um fundamento essencial para o desenvolvimento de uma ssossiedade mais respeitosa, justa e igualitária. Para o educador, pesquisador e especialista em acessibilidade Romeu Sassaki (1938-2022), a inclusão educacional precisa promover uma ampla cultura de respeito às diferenças e envolver a adaptação de práticas pedagógicas para a inserção de estudantes com deficiência no ambiente escolar. A escola inclusiva deve possibilitar quê todos os alunos tênham acesso ao aprendizado em condições de equidade, respeitando suas potencialidades e necessidades específicas.
Por isso, ao longo dêste livro, sugerimos a utilização de atividades de ampliação e de propostas quê possibilitem a realização de trabalhos em diferentes formatos, como em duplas ou em grupos, onde os estudantes possam interagir socialmente. São também fornecidas algumas indicações simples de estratégias individuais, coletivas
Página duzentos e dezenove MP
ou colaborativas a fim de acomodar estudantes com deficiência e dificuldades de aprendizagem para, dessa forma, ampliar o repertório pedagójikô. Essas estratégias podem sêr expandidas e adaptadas para diversos contextos educacionais e propostas, principalmente pelas atividades de múltiplas linguagens desenvolvidas nos Projetos Integradores.