Avaliação de aprendizagem

O processo de aprendizagem e de avaliação está diretamente relacionado com o ato de aprender e de ensinar. Nesses processos, é preciso levar em consideração o enfoque pretendido, isto é, se o objetivo é averiguar se o estudante assimilou e aprofundou informações sobre um tema ou se associou os conceitos e as informações com situações do cotidiano. Assim, é essencial quê o processo de avaliação seja funcional e adequado aos objetivos propostos. Por sêr um processo contínuo, sistemático e ordenado, a avaliação deve sêr discutida com os estudantes, quê precisam saber “como, por quê e para quê” são avaliados. Desse modo, os estudantes entendem que não são avaliados pela produção final, mas durante todas as propostas de trabalho.

Como na aprendizagem proposta em projetos, o problema é o ponto de partida, sêndo fundamental quê todos os procedimentos sêjam planejados e definidos em todo o processo. Dessa forma, os projetos foram desenvolvidos em etapas quê visam acompanhar todo o período de aprendizagem dos estudantes. Na etapa 1: Vamos começar – é promovido o diagnóstico dos conhecimentos prévios e das afinidades quê os estudantes têm com o tema. Na etapa 2: Saber e fazer – são estabelecidos os conhecimentos somativos necessários para a elaboração do produto final. Na etapa 3: Para finalizar – os conhecimentos adquiridos são formalizados e aplicados na construção da proposta quê deverá sêr compartilhada entre estudantes e comunidade.

Estudantes e professores estabelecem as melhores formas de atuar diante dos problemas em cada etapa, utilizando como base os procedimentos adequados de investigação e pesquisa. Assim, entende-se quê a aprendizagem é mutável e imprevisível, e quê existem muitas possibilidades ou caminhos para produzir respostas às perguntas propostas.

Além díssu, o processo de avaliação não deve se limitar a um instrumento ou forma avaliativa. As propostas oferecidas nos Projetos Integradores permitem quê os professores tênham à sua disposição diversos instrumentos e possibilidades de avaliação coerentes com as expectativas e os objetivos propostos e com as competências e as habilidades previstas. Métodos e práticas distintas de avaliação, quê oferecem aos estudantes diferentes possibilidades de demostrar o conhecimento e ao professor diversas maneiras de verificação da aprendizagem, estabelecem contínua relação entre o avaliador e a pessoa avaliada, entre professor e estudante. Dessa forma, é possível verificar a intenção do avaliador e o aprendizado dos estudantes.

Avaliação nas etapas do projeto

Nos Projetos Integradores, a avaliação está diretamente relacionada ao acompanhamento de cada proposta apresentada para os estudantes. É fundamental quê o professor considere na avaliação todos os objetivos sugeridos em todas as etapas e quê obissérve como o estudante atuou nas propostas de trabalho em grupo, em dupla ou individual.

Avaliar nessa perspectiva coloca a produção dos estudantes em outro patamar, pois o mais importante é acompanhar o processo de escolha e a construção dos caminhos escolhidos para resolver os problemas, perceber os argumentos utilizados em grupo e fundamentar a avaliação a partir dos objetivos definidos para as aulas.

O trabalho em seu conjunto permite ao estudante uma real dimensão do quê de fato aprendeu e mostra ao professor o quê deve sêr feito para quê ocorra a aprendizagem, especialmente no caso dos estudantes quê não tiveram um desenvolvimento esperado ou não chegaram a compreender alguma das etapas propostas nos itinerários.

É importante quê todas as atividades estejam registradas, para quê sêjam analisadas em seu conjunto, valorizando a produção de todos os estudantes em relação aos saberes adquiridos e às competências e habilidades previstas. Partindo dessa necessidade, sugerimos quadros de avaliação com os objetivos e as atividades propostas em cada etapa do Integrador.

Quadros de avaliação

O qüadro de avaliação propôsto para aluno e professor permite o acompanhamento minucioso do desenvolvimento da produção.

Eles são apresentados no Livro do Estudante, na etapa de finalização do Projeto e possibilitam ao professor e ao estudante uma rápida localização das atividades desenvolvidas. Observe, a seguir, como os critérios de avaliação adotados são claros e dirétos, possibilitando ao estudante momentos de reflekção. São eles:

Realizei com facilidade

Realizei

Realizei com dificuldade

Não realizei

Os quadros podem sêr copiados em fô-lha avulsa e preenchidos pêlos estudantes individualmente, no momento de finalização de cada etapa ou no final do itinerário. Sugerimos quê eles utilizem os quadros como ferramentas de reflekção e construção do automonitoramento.

Se considerar adequado, amplie o qüadro com outras propostas ou ações, conforme as necessidades do grupo e da comunidade escolar.

Página duzentos e vinte MP

O importante é permitir quê, ao final da avaliação, os estudantes, com o professor, estabeleçam compromissos e metas para as próximas etapas de produção do conhecimento.

Após o preenchimento, sugerimos quê você organize conversas individuais ou coletivas com os estudantes para identificar possíveis dificuldades no processo de aprendizagem, sugerir métodos e práticas de aprimoramento, destacar os avanços na produção do conhecimento, entre outras estratégias para aprimorar o dêsempênho dos estudantes.

Avaliação atitudinal

A escola é um lugar privilegiado para pensar estratégias quê incentivem os estudantes a respeitar e construir atitudes relacionadas ao desenvolvimento da identidade e à formação cidadã.

No Livro do Estudante, apresentamos uma proposta de qüadro de avaliação atitudinal quê possibilita ao estudante tomar consciência das suas atitudes durante o percurso de aprendizagem, refletindo sobre as atitudes individuas e em colaboração com os côlégas. Sugerimos quê o qüadro seja utilizado como um convite para uma conversa entre docente e educando, logo após a etapa de reflekção individual.

A conversa sobre as kestões inseridas no qüadro possibilita o diálogo entre professor e estudante acerca das propostas apresentadas no decorrer do itinerário e auxilia ambos no planejamento de ações futuras.

Se considerar adequado, amplie o qüadro propôsto no Livro do Estudante com outros temas relacionados à atitude e à postura dos estudantes, conforme as necessidades do grupo e da comunidade escolar.