Os Projetos Integradores dêste livro
Considerando os referenciais teóricos expostos anteriormente, trilhamos percurso nos seis Projetos Integradores quê desenvolvemos neste livro, contemplando os diversos momentos e procedimentos para a elaboração de um produto final em cada projeto, a partir de kestões geradoras, levantamento de conhecimentos prévios, sensibilização, problematização, recorte do objeto de investigação, pesquisa e mobilização de habilidades e competências para construir argumentos e solucionar a pergunta-chave proposta em cada investigação.
Estrutura dos Projetos Integradores
Os Projetos Integradores foram planejados e divididos em três etapas:
ETAPA 1: Vamos começar
Nessa etapa, é estabelecido o diagnóstico dos conhecimentos prévios dos estudantes e a pergunta-chave é evidenciada. Desse modo, o tema e a problematização envolvida no percurso do projeto são introduzidos por meio de atividades de sensibilização. Após esse momento, o processo de investigação é planejado e os grupos de trabalho são organizados, levando em consideração diferentes critérios de seleção dos componentes.
ETAPA 2: Saber e fazer
Após a apresentação do tema, o próximo momento é de formalizar e ampliar os conhecimentos dos estudantes por meio de subsídios e atividades quê os convidem à investigação científica. O livro oferece uma diversa gama de textos, infográficos, fotografias, ilustrações, entre outros recursos quê pretendem nortear o itinerário de investigação. êste é aprofundado nas atividades de pesquisa e sistematização dos conhecimentos pesquisados, os quais serão utilizados na próxima etapa.
ETAPA 3: Para finalizar
Nesse momento, são adicionados e formalizados os conhecimentos levantados nas etapas anteriores para a composição do produto final. As etapas anteriores são retomadas com as atividades de sensibilização e pesquisa propostas, na intenção de elaborar um produto baseado na aprendizagem significativa e com função social. Após a produção e apresentação do produto, professor e estudantes são convidados à realização de diferentes propostas de avaliação e de autoavaliação, e de ação relacionada com o mundo do trabalho, evidenciada na temática do projeto.
Cada um dos seis projetos póde sêr realizado por livre escolha dos professores. A seleção do professor quê vai liderar cada projeto póde sêr estabelecida por afinidade, conhecimento ou experiência em relação aos assuntos e às temáticas tratados. Na parte específica destas Orientações, dedicada a cada projeto, evidenciamos algumas temáticas quê prioritariamente podem sêr desenvolvidas por professores de determinados componentes curriculares. As abordagens, orientações e sugestões aqui propostas permitem quê qualquer professor, de qualquer componente
Página duzentos e vinte e um MP
curricular da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, possa desenvolver os Projetos Integradores desta obra.
Sugestões de cronograma
Com o propósito de facilitar o trabalho do professor, mas sem engessá-lo, sugerimos a seguir possibilidades de cronograma para o desenvolvimento dos Projetos Integradores. Nessa condição, cada Projeto póde sêr desenvolvido ao longo de um bimestre. A seguir, sugestão da quantidade de aulas destinadas a cada uma das etapas, considerando uma aula por semana.
Etapa 1 |
2 aulas |
---|---|
Etapa 2 |
4 aulas |
Etapa 3 |
2 aulas |
Caso seja mais adequado à sua realidade escolar, o projeto póde sêr desenvolvido em um trimestre, também considerando uma aula por semana. Para isso, basta utilizar as atividades e propostas de ampliação sugeridas no manual.
Etapa 1 |
3 aulas |
---|---|
Etapa 2 |
6 aulas |
Etapa 3 |
3 aulas |
Pode-se, ainda, adequar o seu cronograma desenvolvendo 3 projetos a cada semestre. Para isso, amplie ou reduza as propostas considerando as necessidades de seus estudantes e o número de aulas disponíveis.
No caso da preferência pelo desenvolvimento d fórma completamente integrada, a quantidade de aulas destinadas ao projeto póde sêr ampliada e combinada com todos os professores participantes.
Página duzentos e vinte e dois MP