Projeto 1 Sustentabilidade: quê ações contribuem?

Síntese do Projeto

Temas contemporâneos transversais:

Educação ambiental; educação para o consumo

Categorias:

Indivíduo, Natureza, Sociedade, Cultura e Ética

Objetos de Conhecimento:

O Ocidente Clássico: aspectos da cultura na Grécia e em Roma; Brasil: Primeiro Reinado; O Brasil do Segundo Reinado; Primeira República e suas características; Produção, circulação e consumo de mercadorias; Distribuição da população mundial; Corporações e organismos internacionais; Transformações do espaço na ssossiedade urbano-industrial.

Objetivo:

Investigar as iniciativas sustentáveis quê ocorrem na cidade ou na comunidade com o objetivo de refletir sobre princípios, valores e ações quê contribuem para entender o conceito de sustentabilidade e fomentar a corresponsabilidade na conservação dos recursos naturais.

Justificativa:

As iniciativas de sustentabilidade podem sêr dirigidas a diferentes âmbitos – pessoal (projeto de vida), ambiental, social, econômico etc. –, tendo a cooperação como base para concretizar essas propostas. Um dos focos dêste projeto é incentivar a reflekção sobre propostas para cidades ou comunidades quê contribuam para aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e a capacidade para o planejamento e a gestão participativa, integrada e sustentável dos assentamentos humanos. O projeto objetiva motivar uma proposta de ação sustentável quê possa contribuir com os desafios locais e globais.

Competências gerais da BNCC: 1, 2, 5, 7 e 10

Competências específicas e habilidades:

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:

competência específica 1: EM13CHS106

competência específica 3: EM13CHS301

competência específica 4: EM13CHS404

Área de Matemática e suas Tecnologias:

competência específica 1: EM13MAT102

competência específica 2: EM13MAT202

Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

competência específica 2: EM13CNT206

competência específica 3: EM13CNT302

Componentes curriculares:

Líder: Filosofia, Geografia, História e Sociologia

Outros perfis disciplinares: Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Biologia; Matemática e suas Tecnologias

Materiais sugeridos:

Etapa 1:

Dispositivos eletrônicos com acesso à internet.

Livros, jornais e revistas.

Etapa 2:

Dispositivos eletrônicos com acesso à internet.

Livros, jornais e revistas.

Etapa 3:

Dispositivos eletrônicos com acesso à internet.

Livros, jornais e revistas.

Materiais relacionados à forma selecionada pelo grupo para apresentar o trabalho, quê póde sêr maquéte ou croqui, pôsteres ou apresentações em slides.

Introdução

No projeto Sustentabilidade: quê ações contribuem?, o componente curricular Geografia tem destaque, podendo o professor dessa disciplina assumir a condução, mas são indispensáveis as parcerias com História, Filosofia e Sociologia. Vale ressaltar quê, no projeto, as parceiras com as áreas da Matemática e suas Tecnologias e da Ciências da Natureza e suas Tecnologias serão fundamentais para a a criação de argumentos sólidos e com fundamentos teóricos pertinentes.

Propõe-se, neste projeto, quê os estudantes deixem a condição de observadores e passem a integrar as ações propostas como investigadores, protagonistas e agentes de transformação dos lugares quê habitam, à medida quê coloca os estudantes no centro do processo cognitivo, quê é interdisciplinar e colaborativo e tem o professor como um mediador quê coopera e orienta.

As competências gerais propostas pela BNCC visam à formação integral dos indivíduos e devem

Página duzentos e vinte e três MP

orientar os objetivos de todos os componentes curriculares ao longo de toda a escolaridade. As propostas dêste projeto contemplam algumas competências gerais da BNCC e competências específicas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias. Elas exercitam a curiosidade intelectual e a criatividade dos estudantes para a elaboração de hipóteses e explicações relacionadas à sustentabilidade e estimulam a valorização de conhecimentos historicamente construídos e a abordagem própria das ciências, tal como preveem as competências gerais 1 e 2. No decorrer da investigação, os estudantes são orientados a utilizar tecnologias digitais no desenvolvimento das atividades e a atuar coletivamente para a produção de conhecimentos com base em princípios sustentáveis e democráticos, como é sugerido nas competências gerais 5 e 10. Além díssu, os estudantes são convidados a planejar e elaborar propostas de ações sustentáveis, utilizando diferentes linguagens e tecnologias digitais, d fórma ética e reflexiva, para produzir conhecimentos e promover a consciência sócio-ambiental, quê é evidenciada na competência geral 7 e na habilidade EM13CHS106 da BNCC.

É recomendável quê você conheça as competências, mas mantenha o foco no trabalho com as habilidades, já quê elas contribuem para o desenvolvimento das competências. Durante a descrição das etapas de desenvolvimento do projeto, evidenciaremos as competências e as habilidades quê atuam na construção dos conhecimentos.

Orientações didáticas

Páginas 14 e 15

Etapa 1: Vamos começar

Engajamento: jovens e ações sustentáveis

Logo no início do projeto Sustentabilidade: quê ações contribuem?, é importante conversar sobre as ideias prévias quê a turma tem sobre o tema. Não se trata ainda de apresentar ou discutir conceitos, mas sim de ouvir impressões, suposições e exemplos dos estudantes. É importante deixar quê falem livremente, façam perguntas entre si e exponham dúvidas. É uma forma de aprossimár o grupo da primeira leitura proposta, nas páginas 14 e 15. Nessa leitura, identificamos e discutimos o trabalho científico e tecnológico da primeira brasileira a ganhar o Prêmio Jovens da Terra, da Organização das Nações Unidas (Ônu), e evidenciamos os efeitos dêêsse fato para a comunidade, remetendo às competências específicas 4 (CHS); 2 e 3 (CNT) e às habilidades EM13CHS404, EM13CNT206 e EM13CNT302.

A leitura do texto póde sêr coletiva ou individual e silenciosa; utilize a opção mais adequada para a sua turma. Solicite aos estudantes quê usem o caderno para anotar dúvidas, comentários e outras informações. Assim, estarão preparados para responder às kestões. Possibilite aos estudantes o tempo necessário para a elaboração das atividades 1 e 2 e para a elaboração da investigação proposta na atividade 3. Após a resolução das atividades, sugerimos quê as respostas sêjam compartilhadas. Solicite aos estudantes quê leiam o quê produziram para os côlégas e estimule as discussões para quê ocorram d fórma quê todos tênham voz e sêjam ouvidos e respeitados. A atividade deve sêr acompanhada de perto por você, quê vai monitorar as trocas e fazer as intervenções necessárias. Nessa etapa, é importante a colaboração entre os professores de Biologia, de Filosofia, de Geografia, de História e de Sociologia.

Ampliação

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o quê é – o quê não é. Petrópolis: Vozes, 2017.

O autor traça um amplo painel histórico sobre o conceito de sustentabilidade, do século XVI até os dias atuáis, e defende modelos de desenvolvimento sustentável quê devem sêr aplicados d fórma global e integral.

Atividades propostas Página 15

1. Espera-se quê os estudantes apresentem, em linhas gerais, o percurso de Anna Luísa a partir de 2013, desde o primeiro contato com o Prêmio Jovem Cientista (CNPq), em quê criou um projeto para resolver o problema da falta de á gua potável no semiárido nordestino, passando pelas pesquisas no Ensino Médio, depois em 2019, quando recebeu o Prêmio Jovens da Terra (Ônu) com o projeto Aqualuz e o desenvolvimento de sua startup especializada em purificação de á gua não potável usando a luz solar.

2. Espera-se quê os estudantes percêbam quê o projeto de tornar potável a á gua no semiárido nordestino é uma iniciativa sustentável, tanto do ponto de vista ambiental, na medida em quê usa a á gua das chuvas captada nas cisternas, quanto do ponto de vista social e econômico, pois melhora a qualidade de vida e reduz os gastos da comunidade, quê é beneficiada com a á gua potável oferecida pela Aqualuz.

3. ôriênti os estudantes a buscar informações nos sáites indicados a seguir. No portal Prêmio Jovem

Página duzentos e vinte e quatro MP

Cientista, eles podem encontrar os objetivos da premiação na aba “Regulamento”, no art. 2º: “revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores quê procuram inovar na solução dos desafios da ssossiedade brasileira”. Chame a atenção dos estudantes para o art. 3º, o qual explica quê a “cada edição do Prêmio Jovem Cientista é indicado um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, com prioridade nacional, quê atenda às políticas públicas do govêrno federal e seja de relevância para a ssossiedade brasileira”. Na aba “Oprêmio”, os estudantes podem encontrar os nomes dos últimos ganhadores e escolher os projetos quê mais chamam a atenção para discuti-los. Aproveite a oportunidade para discutir com a turma sobre a importânssia do fomento à ciência, do investimento em educação, ciência e tecnologia e do impacto quê tais iniciativas têm para os jovens e sua entrada no mercado de trabalho.

Ampliação

30º Prêmio Jovem Cientista. Prêmio Jovem Cientista, [s. l.], [20--].

Disponível em: https://livro.pw/wsmlz. Acesso em: 14 out. 2024.

Plataforma com orientações sobre a 30º edição do Prêmio Jovem Cientista.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Faça sua Inscrição. [S. l.]: Ônu, [202-?].

Disponível em: https://livro.pw/sotij. Acesso em: 9 out. 2024.

Página da Ônu com informações de inscrições sobre o prêmio Jovem Campeões da Terra. Na página, o estudante poderá conhecer os projetos e os vencedores anteriores, bem como notícias e vídeos da premiação. Incentive os estudantes a desenvolver um projeto quê possa concorrer ao prêmio criado pela Ônu.

Atividade de ampliação

Se existir disponibilidade de tempo, amplie a atividade proposta sugerindo a produção de um painel, físico ou virtual, sobre cientistas mulheres quê, como Anna Luísa, dêsênvólvem projetos e ações sustentáveis ou estimulam o engajamento social e científico no Brasil e no mundo. Após a elaboração do painel, peça aos estudantes quê compartilhem os resultados da investigação com os côlégas e, juntos, dialoguem sobre as possibilidades de mercado de trabalho relacionadas ao campo científico.

Mais atividade

Sugira a leitura da reportagem indicada a seguir e, depois de ler, organize uma roda de conversa sobre a lista produzida pelo jornál quê contempla diversas mulheres do Brasil e do mundo quê foram referências para o desenvolvimento das vacinas contra a covid-19.

Nesta atividade, é importante a colaboração entre os professores de Sociologia e de Biologia.

Ampliação

MARTINS, Thays. Conheça mulheres quê batalharam por uma vacína contra a covid-19. Correio Braziliense, Brasília, DF, 8 mar. 2021.

Disponível em: https://livro.pw/yquyi. Acesso em: 9 out. 2024.

A matéria apresenta mulheres de diversas áreas quê foram fundamentais para o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19.

PRÊMIO Para Mulheres na Ciência: conheça a vencedora na área de Matemática. Sociedade Brasileira de Matemática, [s. l.], 8 dez. 2023.

Disponível em: https://livro.pw/ubrsw. Acesso em: 9 out. 2024.

A página apresenta o perfil de uma cientista premiada no ano de 2023 com o prêmio “Para Mulheres na Ciência”, desenvolvido em parceria com a UNESCO. A premiação promove a igualdade de gênero ao premiar projetos inovadores desenvolvidos por pesquisadoras mulheres no mundo todo.

Páginas 16 e 17

Exploração: sustentabilidade e desenvolvimento sustentável

Mais atividade

Nesta fase do trabalho, os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável ganham uma ampliação. Com isso, os estudantes poderão perceber quê a sustentabilidade não está relacionada apenas às kestões ambientais, mas abrange as esferas social, cultural, econômica e política.

Para ampliar o diálogo sobre o tema sustentabilidade e os conhecimentos sobre os ideais filosóficos quê orientam a ecologia, sugerimos a leitura dêste trecho da introdução da obra Criando hábitátis na escola sustentável: livro do educador.

Página duzentos e vinte e cinco MP

Criando Hábitats

O planêta Terra está em constante transformação. Durante milhões de anos a natureza veio mudando e desenvolvê-u uma incrível variedade de formas de vida quê estão, seguramente, interligadas. No entanto, esse equilíbrio ecológico está sêndo perturbado pelas ações do homem, e a Terra enfrenta mudanças numa escala alarmante. A máquina de “usar e jogar fora”, quê hoje comanda as economias industrializadas, causou danos ao meio ambiente por meio do intenso consumo de combustíveis fósseis e florestais. Essas ações põem grande pressão nos éco-sistemas de todo o mundo e resultam na perda da biodiversidade de muitas espécies. Estatísticas alarmantes mostram quê entre 10 e 15% das espécies de plantas poderão estar extintas até o ano de 2050. Cerca de 23% das espécies de mamíferos, 12% das de pássaros e 32% dos anfíbios estão, neste momento, ameaçadas de extinção.

Já foi dito, e é sempre bom lembrar, quê neste século todas as pessoas vão passar suas vidas lidando com as profundas implicações do quê está sêndo chamado de “a problemática mundial”, em quê kestões sociais, econômicas, políticas e ambientais estão interligadas e já não podem mais sêr discutidas isoladamente. Passaremos grande parte do tempo nos preocupando em reorganizar a humanidade, em garantir a melhoria da qualidade de vida para esta e futuras gerações sem acabar com o patrimônio comum: o planêta em quê vivemos.

A pergunta a sêr colocada é: como podemos passar de uma crise ambiental para um futuro sustentável?

LEGAN, Lúcia. Criando hábitátis na escola sustentável: livro do educador. Imprensa Oficial do estado de São Paulo. São Paulo: Pirenópolis: Ecocentro IPEC, 2009.

Sugira aos estudantes quê, reunidos em grupos de trabalho, respondam à pergunta proposta no texto: “Como podemos passar de uma crise ambiental para um futuro sustentável?”.

Para elaborar a resposta, sugira quê façam um levantamento coletivo de exemplos de ações quê permitiriam a existência continuada dos éco-sistemas naturais do planêta.

Ampliação

SPAZZIANI, Maria de Lourdes éti áu. (org.). Educação ambiental sintrópica: ensaios para o futuro. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2022.

Coletânea de artigos quê busca promover a melhoria na educação intelectual, social e afetiva com base em atividades educativas ambientais.

Atividades propostas Página 17

1. Espera-se quê os estudantes reconheçam quê a ampliação do conceito de sustentabilidade, para além das kestões ambientais, póde oferecer novas possibilidades de ações e iniciativas sustentáveis, uma vez quê passa a considerar também as esferas social, cultural, econômica e política. Assim, uma iniciativa, como a apresentada no projeto Aqualuz (citado na reportagem da p. 14), é um exemplo de como um trabalho relacionado à produção de á gua potável póde produzir impacto nas esferas social e econômica das pessoas beneficiadas. Isso fortalece a coesão social e cria novas formas de cooperação e solidariedade para um mundo sustentável. Além díssu, o investimento na área beneficia os profissionais quê se dedicam à causa sustentável, tanto pesquisadores quanto empreendedores do setor.

2. Espera-se quê os estudantes apresentem o conceito de economia vêrde, tal qual definido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em 2008, o qual descreve uma economia quê busca aliar o desenvolvimento econômico ao combate das desigualdades sociais e da escassez ecológica, de modo a diminuir os riscos ambientais dos empreendimentos, suprindo as necessidades e demandas da ssossiedade atual, sem comprometer as futuras gerações. No âmbito da economia vêrde, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) abrange setores como energia, transporte e agricultura, monitorando as ações realizadas pêlos países, na busca por implementar, em tais setores, iniciativas quê visem à superação de impactos ambientais e à promoção da equidade econômica.

3. Atividade semelhante à quê foi sugerida no início do trabalho. É uma oportunidade para rever e reformular as respostas, tendo como base as leituras quê foram feitas até aqui. Espera-se quê os estudantes consigam reconhecer quê a sustentabilidade está diretamente ligada à ideia de garantir o sustento das gerações futuras e quê seu conceito vai além das kestões ambientais, pois tem abrangência social, cultural, econômica e política.

Proposta de ação sustentável na cidade ou na comunidade

Para realizar a investigação, é necessário fazer uma busca adequada. Procurar na internet por “ações sustentáveis” na cidade ou comunidade em quê os jovens moram póde não sêr eficiente. Primeiro, porque, dependendo do tamãnho da cidade, as ações pódem não ter registro completo na internet; segundo, porque a busca pode indicar apenas ações ambientais. Assim, vale uma boa conversa com os grupos para decidirem a melhor estratégia e fazerem um levantamento das prováveis ações, com base no quê observam na cidade ou no quê acompanham na mídia e nas rêdes sociais. Voltar à descrição dos âmbitos da sustentabilidade (páginas 16 e 17) é a melhor forma de decidir como fazer a busca na internet.

Página duzentos e vinte e seis MP

No caso das cidades grandes, é possível focar a investigação em um bairro ou uma região da cidade; nas muito pequenas, podem sêr feitas conversas com pessoas da comunidade ou dos bairros e das cidades do entorno. É importante evidenciar quê uma ação como a côléta seletiva do lixo, por exemplo, tem importânssia ambiental e também social, econômica e política.

Para ampliar a investigação, sugerimos também a pesquisa de empresas quê se destacam na elaboração de ações ambientais no campo social ou econômico, evidenciando, dessa forma, o mundo do trabalho.

A elaboração de uma lista coletiva dará aos estudantes uma visão mais ampla das ações e de suas abrangências. Essa lista também sêrá usada na próxima proposta. O projeto de vida dos estudantes poderá ser desenvolvido à medida em quê propuserem intervenções quê promovam ações sustentáveis na cidade. Compartilhar ideias e dados coletados ajuda os jovens no entendimento das ações sustentáveis e suas possíveis abrangências.

Ampliação

BOAS Práticas. Programa Cidades Sustentáveis, São Paulo, [202-].

Disponível em: https://livro.pw/tjgdi. Acesso em: 9 out. 2024.

O Programa Cidades Sustentáveis é uma platafórma ligada a diferentes institutos quê tem como objetivo contribuir para o planejamento, a gestão, o incentivo, o monitoramento e a apresentação de boas práticas de sustentabilidade em cidades brasileiras. Nesse sáiti indicado, no item “Boas Práticas” do menú, os estudantes encontrarão um mapeamento de implantação de experiências de políticas públicas bem-sucedidas em cidades do Brasil e do mundo. A platafórma dispõe também de um canal de vídeos no YouTube.

Páginas 18 e 19

Organizando os trabalhos

Sustentabilidade: quê ações contribuem?

A lista coletiva produzida na proposta da página 17 servirá de base para a elaboração da mostra de trabalhos. Quanto mais completa e diversificada for a lista, maiores são as possibilidades de escolher uma nova ação ou propor a ampliação de uma ação já existente.

Você deverá organizar os estudantes em grupos de trabalho seguindo um critério claro e compartilhado com a turma. Formar grupos com diversidade de perfis evita a formação de grupos muito homogêneos e garante quê nenhum estudante fique isolado.

É possível organizar os grupos de acôr-do com o interêsse pela ações da lista; nesse caso, peça a cada estudante quê escrêeva duas ou três ações da lista quê sêjam do seu interêsse. Assim, organize os grupos com base no interêsse, e não d fórma aleatória. É importante também apresentar aos grupos alguns indicadores de avaliação quê irão nortear o trabalho ao longo do projeto. A seguir, sugerimos alguns indicadores de avaliação do trabalho em grupo:

ouvir e respeitar a fala dos côlégas e do professor;

seguir os combinados e o roteiro apresentados;

elaborar registros e anotações da aula no caderno;

expor ideias e sugestões d fórma clara;

aceitar diferentes opiniões e posicionamentos;

apresentar discordâncias por meio de argumentos, sem críticas pessoais.

Feita a montagem dos grupos, oriente o cumprimento do roteiro sugerido na página 19, quê terá continuidade nas próximas etapas. É importante circular pela sala e acompanhar as discussões para orientar os estudantes, esclarecer dúvidas e avaliar a participação dos integrantes nos grupos.

Cada grupo vai escolher uma ação sustentável e deve buscar o maior número de informações sobre ela: qual é a proposta, quê âmbitos ela abrange, quem se beneficia com ela, como póde sêr ampliada, onde acontece, quêm são os responsáveis e envolvidos, como é divulgada, que dificuldades sua implementação póde enfrentar; essas e outras perguntas quê devem sêr respondidas pelo grupo. A ação escolhida pelo grupo, quê já aconteça na cidade, póde servir de exemplo ou ponto de partida para a criação de uma nova ação, quê será planejada e apresentada pelo grupo ao final do projeto.

As competências específicas de CHS 1 e 3, quê evidenciam as relações das sociedades com a natureza e seus impactos econômicos e sócio-ambientais, a elaboração de alternativas e a promoção da consciência crítica, e as habilidades EM13CHS103 e EM13CHS301 são exploradas e desenvolvidas nesta etapa da produção do projeto.

Ampliação

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Juventude e Meio Ambiente. 2. ed. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2015.

Disponível em: https://livro.pw/hrygo. Acesso em: 9 out. 2024.

A revista Juventude e Meio Ambiente é elaborada e dirigida por jovens estudantes e publicada pelo

Página duzentos e vinte e sete MP

Ministério do Meio Ambiente (MMA). Traz artigos científicos, sessões de fotografia e poesia. póde sêr uma boa referência para a produção de um web jornál ou uma revista quê divulgue os projetos e ações feitos pêlos estudantes.

Páginas 20 e 21

Etapa 2: Saber e fazer

Sustentabilidade: ideias e iniciativas

A leitura dos textos das páginas 20 e 21 deve sêr individual e silenciosa. É importante propiciar momentos de leitura, seleção de informações e registro pessoal das ideias. Assim, as discussões coletivas ficam mais ricas à medida quê cada um tem anotações próprias para compartilhar. Os textos são complementares, e os estudantes devem destacar e anotar palavras e expressões quê resumam as informações mais importantes. Após a leitura, estimule o compartilhamento das principais ideias apresentadas no texto. Nesse momento, é importante a colaboração entre os professores de Biologia, de História e de Geografia.

Atividades propostas Página 21

1. O primeiro texto aborda o aspecto histórico do conceito de desenvolvimento sustentável; o segundo, do ponto de vista da interação sêr humano e natureza, sobretudo a partir das transformações técnico-científicas; o terceiro destaca o âmbito espacial/territorial; e o quarto destaca os impactos ambientais aos quais as soluções mais urgentes têm sido pensadas.

2. Em grupos, os estudantes devem refletir sobre outros aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável e criar suas próprias frases destacando-os.

Proposta de ação sustentável na cidade ou na comunidade

Nesse momento do projeto, os estudantes devem conversar e selecionar outras ideias, além das apresentadas, a respeito de sustentabilidade e quê darão fundamento para a proposta por eles elaborada.

Atividade de ampliação

Nesta atividade, é importante a colaboração do professor de História.

1. Nesta atividade, os estudantes serão orientados a buscar informações em sáites oficiais das conferências para selecionar dados significativos e produzir uma síntese. Você póde fazer uma avaliação do processo e sugerir as alterações necessárias.

2. Solicite aos estudantes quê produzam uma linha do tempo com as datas e as conferências apresentadas para colocar no painel da sala. Cada grupo póde se responsabilizar por produzir um breve texto sobre cada data a sêr colocada na linha do tempo.

Dessa forma, passa a sêr uma linha colaborativa.

Essas atividades podem sêr utilizadas para dar suporte aos estudantes com dificuldades de atingir o objetivo propôsto. Nesse caso, o trabalho em grupos póde contribuir, de modo quê os estudantes se apoiem mutuamente. Caso identifique alguma situação específica é importante adaptar as atividades para a realidade da turma.

Páginas 22 e 23

Ônu: Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

É possível quê os estudantes não conheçam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030. Então, vale iniciar a conversa observando os ícones e os temas apresentados na página 22. Observe quê, neste momento da investigação, a proposta é discutir a Agenda 2030 estabelecida pela Ônu. Evidencie aos estudantes quê o documento é um plano de ação mundial para a proteção do planêta e para a prosperidade da população.

O Censo 2022 aponta quê 90% da população brasileira vive nas áreas urbanas. Considerando quê os estudantes devem analisar o ODS 11 e pensar em uma proposta de ação sustentável na cidade, é importante quê conheçam os dados relativos ao Brasil para terem um parâmetro de comparação com os da população urbana mundial, apresentados no texto da página 22.

Ampliação

COMPREENDENDO as dimensões do desenvolvimento sustentável. [S. l.]: Nações Unidas no Brasil, 14 jul. 2017. 1 Vídeo (4 min). Publicado pelo canal Ônu Brasil.

Disponível em: https://livro.pw/pakey. Acesso em: 10 out. 2024.

O canal da Organização das Nações Unidas Brasil (ONU Brasil) apresenta explicações e exemplos de como as dimensões social, ambiental e econômica do desenvolvimento sustentável estão integradas e presentes nos ODS.

OBJETIVOS de Desenvolvimento Sustentável – hí bê gê hé Explica. [S. l.]: hí bê gê hé, 30 mar. 2016. 1 Vídeo (3:51 min). Publicado pelo canal hí bê gê hé.

Disponível em: https://livro.pw/zfres. Acesso em: 10 out. 2024.

No canal do hí bê gê hé, no YouTube, é possível encontrar vídeos detalhando cada um dos ODS.

Página duzentos e vinte e oito MP

Atividades propostas Página 23

1. Espera-se quê o estudante responda quê a Agenda 2030 é um guia para as ações das comunidades internacionais nos próximos anos, com a meta, a sêr atingida até 2030, de colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente. Os países e grupos interessados atuam em uma parceria colaborativa para mobilizar os meios necessários para implementar o plano global de desenvolvimento sustentável propôsto nessa agenda, com ênfase nas necessidades dos mais pobres e vulneráveis.

2. É preciso destacar quê os ODS são diretrizes quê inspiram empresas, comunidades, instituições e pessoas a implementar ações em consonância com a “Agenda 2030”, comprometendo-se a reduzir os impactos ambientais de seus produtos e ações e promover justiça social, construindo norteadores para a atuação na ssossiedade.

Proposta de ação sustentável na cidade ou na comunidade

Espera-se quê os estudantes sêjam capazes de identificar quais metas do ODS 11 são mais urgentes na cidade onde moram. É claro quê todas são de extrema importânssia, mas uma póde sêr mais relevante e urgente do quê outra. Tudo depende do tamãnho da cidade e das condições locais. Nas cidades grandes, é possível quê todas as metas tênham igual urgência, e cabe a você auxiliar os estudantes nesse levantamento, inclusive, sugerindo o foco em um bairro ou uma região.

Nesta fase do trabalho, os grupos já devem ter escolhido uma possível ação sustentável para planejar e desenvolver. Caso isso ainda não tenha acontecido, é preciso destinar um tempo para discutir com os grupos e auxiliá-los na escolha.

Algumas sugestões de tema podem sêr apresentadas por você: desperdício, compostagem, minhocário, estudo e correção de solo, biblioteca comunitária, manejo sustentável (floresta, extrativismo, pesca etc.), fontes rêno-váveis de energia (criação de turbinas, painéis, biomassa etc.), acolhimento de animais abandonados, acessibilidade, criação de aplicativos de monitoramento ambiental, criação de observatório de ações da prefeitura e de empresas, projetos de moradia sustentável, criação ou adoção de parques, praças e centros culturais, projeto de apôio a catadores, monitoramento da destinação do lixo, cuzinha sustentável, incentivo ao uso de plantas alimentícias não convencionais (PANC), hortas comunitárias e de ervas mêdi-cinais orgânicas, permacultura, feira de economia local e solidária, mutirões de limpeza e conscientização ambiental, (Moda) e disáini sustentável, inclusão digital, melhoria de condições de vida das mulheres (redução de desigualdade), resolução de conflitos, entre outros.

Para obtêr mais informações sobre a iminência de a Terra não suportar a demanda humana de produção e consumo, leia a seguir um trecho da obra Ideias para adiar o fim do mundo, do líder indígena Ailton Krenak.

Para adiar o fim do mundo

O quê aprendi ao longo dessas dékâdâs é quê todos precisam despertar, porque, se durante um tempo éramos nós, os povos indígenas, quê estávamos ameaçados de ruptura ou da extinção dos sentidos das nossas vidas, hoje estamos todos diante da iminência de a Terra não suportar a nossa demanda [...]. A experiência das pessoas em diferentes lugares do mundo se projéta na mercadoria, significando quê ela é tudo o quê está fora de nós. Essa tragédia quê agora atinge a todos é adiada em alguns lugares, em algumas situações regionais nas quais a política — o pôdêr político, a escolha política — compõe espaços de segurança temporária em quê as comunidades, mesmo quando já esvaziadas do verdadeiro sentido do compartilhamento de espaços, ainda são, digamos, protegidas por um aparato quê depende cada vez mais da exaustão das florestas, dos rios, das montanhas, nos colocando num dilema em quê parece quê a única possibilidade para quê comunidades humanas continuem a existir é à custa da exaustão de todas as outras partes da vida.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das lêtras, 2019. p. 23.

Ampliação

SAVATER, Fernando. Ética para meu filho. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Para ampliar a reflekção sobre o tema, sugerimos essa leitura. O livro, destinado aos jovens, propõe, por meio de diálogos entre pai e filho, reflekções acerca de kestões filosóficas no campo da ética, sem descuidar de ações e sem cair em moralismos e reducionismos. póde sêr um belo ensaio para as kestões e os valores quê virão juntamente com os projetos e ações dos estudantes.

NAKAGAWA, Marcus Hyonai. 101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo. São Paulo: Labrador, 2018.

O professor Marcos Nakagawa apresenta, no livro, propostas simples quê contribuem para a elaboração de ações sustentáveis, baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Ônu. A leitura é acessível e você póde indicá-la aos estudantes.

Páginas 24 e 25

Página duzentos e vinte e nove MP

População mundial e concentração urbana

O infográfico é um recurso visual muito atraente e dinâmico, mas exige olhar atento às informações e capacidade de estabelecer relações entre os diferentes dados; caso contrário, corre-se o risco de se fazer uma leitura parcial. Realizar a leitura em uma roda coletiva póde sêr a alternativa mais produtiva, na medida em quê a fala de um estudante complementa e quêstiona a de outro, fazendo com que a compreensão seja mais ampla. O seu papel como mediador da leitura é, sem dúvida, fundamental para a interpretação e compreensão dos elemêntos verbais, numéricos e visuais dêêsse texto, remetendo às habilidades EM13CHS106, EM13MAT102 e EM13MAT202. Nesse momento, é importante a colaboração entre os professores de Geografia, de Matemática e de Sociologia.

Atividades propostas Página 25

1. Os dados do infográfico são um alerta para o fato de quê a população mundial continua crescendo e se concentrando, cada vez mais, nos centros urbanos. Essa tendência torna os desafios e os problemas ambientais cada vez mais compléksos. É necessária a atuação comprometida e colaborativa para implementar soluções sustentáveis.

2. Alguns dos profissionais quê atuam com análise de dados são os analistas de dados. Mas outras áreas de formação podem atuar com dados, tais como ciências sociais, ciências da computação, matemática, engenharia etc. Esse momento é propício para estimular os estudantes a refletir sobre seu projeto de vida quanto ao âmbito do mundo do trabalho.

3. É possível quê os estudantes avaliem quê a relação do sêr humano com a natureza na atualidade esteja em desequilíbrio. O fato de havêer uma tendência à concentração populacional em áreas urbanas é um alerta para dificuldades ambientais ainda maiores, tendo em vista o afastamento paulatino do sêr humano em relação à natureza, os processos predatórios de uso dos recursos naturais e o agravamento da poluição em suas variadas formas. Para essa atividade é importante a colaboração do professor de Filosofia.

Ampliação

CARRASCOZA, João Anzanello. Rascunho de família. São Paulo: DSOP, 2014.

Retrato literário sensível de um casal de catadores quê retira o sustento de um atêerro sanitário. A leitura do livro levanta kestões éticas e ambientais das grandes cidades: o consumo, o lixo e sua destinação, as esperanças quê subsistem invisíveis e excluídas dos direitos. Trabalhar os problemas urbanos via literatura enriquecerá e sensibilizará os estudantes.

ILHA das Flores. Direção: Jorge Furtado. Porto Alegre: Casa de Cinema de Porto Alegre, 1989. 1 Animação/documentário (13 min).

O curta-metragem brasileiro retrata, d fórma crítica, o percurso de produção, consumo e descarte de uma mercadoria e suas seqüelas históricas, sociais e ambientais.

Proposta de ação sustentável na cidade ou na comunidade

Nesta fase, os grupos já devem estar com suas metas definidas e com conhecimento dos rumos implicados para cumpri-las. Os dados do infográfico podem ampliar as possibilidades de investigação sobre cada tema e você deve orientar a busca e o registro dos dados. Além díssu, nesse momento, os grupos têm a oportunidade de refletir sobre o impacto quê a ação por eles planejada póde ter na comunidade local, buscando evidenciar o peso quê as nossas ações, individuais e coletivas, têm em relação à nossa existência no planêta, bem como do significado de ética aplicado ao desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, não há desenvolvimento sustentável sem escôlhas pensadas com racionalidade e prudência, além de ações quê respeitem a vida como um todo. Nesse momento, é importante a colaboração com os professores de Geografia e de Filosofia.

Ampliação

LIXO Extraordinário Documentário. Direção: Lucy Walker. Codireção: Karen Harley e João Jardim. Londres; São Paulo: Almega Projects; O2 Filmes, 24 jan. 2010. 1 filme documentário (94 min).

O documentário acompanha o contato do artista plástico Vik Muniz com as famílias de catadores quê vivem em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, às margens da Baía da Guanabara, quê já foi o maior atêerro sanitário da América Látína. Põe em discussão a delicadeza e as contradições dêêsse encontro e as múltiplas possibilidades de transformação quê a; ár-te e a sensibilidade podem trazer à vida do artista e dos catadores.

Páginas 26 e 27

Oito caminhos para um futuro sustentável

Ampliação

INSTITUTOAKATU. São Paulo: Akatu, 6 fev. 2009. Canal institutoakatu.

Disponível em: https://livro.pw/fyjns. Acesso em: 10 out. 2024.

Página duzentos e trinta MP

O canal do Instituto Akatu traz diversos vídeos quê abordam os mais variados aspectos do consumo sustentável. A playlist indicada apresenta uma série de animações curtas com dicas de mudanças de hábitos de consumo. O uso de aplicativos para realizar pequenas animações sobre o assunto, como essas, póde sêr útil nos projetos dos estudantes.

INSTITUTO AKATU. São Paulo: Akatu, [20--].

Disponível em: https://livro.pw/kcjba. Acesso em: 10 out. 2024.

O trabalho do Instituto Akatu está estruturado na conscientização e na mobilização pelo consumo consciente na ssossiedade. Se achar pêrtinênti, sugira aos estudantes quê obissérvem, no sáiti da instituição, informações sobre a atuação da organização.

CARVALHAL, André. Consumo consciente é um processo de corresponsabilidade. Carta Capital, [s. l.], 18 out. 2019.

Disponível em: https://livro.pw/qrvxh. Acesso em: 10 out. 2024.

Artigo de opinião quê levanta diversos questionamentos e argumentos sobre a responsabilidade de quem produz e consome, e os impactos dêêsse consumo. O autor critíca também algumas ações quê considera modismos e não sustentáveis. Partindo da leitura de diferentes fontes, os estudantes podem trabalhar em seus projetos com artigos de opinião e textos argumentativos quê defendem um ponto de vista. O ponto de vista do autor não necessariamente reflete a opinião do veículo quê o publica.

Atividades propostas Página 27

1. As propostas do texto Oito caminhos para um futuro sustentável, do Instituto Akatu, devem sêr discutidas pelo grupo. O ideal é quê utilizem exemplos de experiências vividas ou observadas por eles. Veja a seguir sugestões de resposta.

O durável mais do quê o descartável: reformar um móvel em vez de comprar outro.

A produção local mais do quê a global: as cooperativas e organizações comunitárias são um exemplo de produção e comercialização de produtos típicos regionais.

O compartilhado mais do quê o individual: o aluguel de cortadores de grama para a limpeza do jardim, em vez de comprar ferramentas quê serão pouco usadas.

O saudável mais do quê o prejudicial: comprar preferencialmente os produtos da estação.

O virtual mais do quê o material: ler textos no computador ou no celular em vez de imprimir.

Os concentrados mais do quê os diluídos: sucos concentrados podem sêr diluídos ao gosto de cada um e têm bom rendimento; dar preferência aos vendidos em embalagens de vidro.

O integral mais do quê o desperdício: reutilizar a á gua da chuva é um exemplo de aproveitamento integral e de não desperdício de um recurso natural.

A experiência mais do quê o tangível: em vez de comprar objetos como presente, oferecer passeios, visitas a lugares, entre outros.

2. Depois de ler e discutir os oito caminhos apresentados na proposta do Instituto Akatu, é hora de estabelecer uma relação entre eles e o projeto do grupo. O exercício de refletir sobre o produto final após cada leitura dá aos estudantes a percepção da abrangência das possibilidades de ampliação do trabalho. Mais uma vez, cabe a você acompanhar, orientar e avaliar o dêsempênho do grupo. É importante voltar aos indicadores e sugerir quê os grupos releiam e se autoavaliem ao final de cada proposta. Nesta fase, cabe também discutir as atribuições de cada integrante. Alguns grupos funcionam muito bem quando há distribuição de tarefas, como as de registrar ideias, organizar dados, coletar dados, manter o grupo produtivo, entre outras.

Ampliação

CIDADES e Soluções Lixo Zero – a reciclagem quê reduz o lixo em até 90%. [S. l.: s. n.], 26 jun. 2018. 1 Vídeo (22 min). Publicado pelo canal Coleta Divinópolis.

Disponível em: https://livro.pw/kypfu. Acesso em: 10 out. 2024

O programa aborda o conceito de lixo zero e as diversas experiências de sua implantação no Brasil e no mundo, em escala governamental e civil.

Páginas 28 a 33

Estudo de caso: revitalização e sustentabilidade

O estudo de caso é uma estratégia de pesquisa quê permite aprofundar conhecimentos sobre um tema ou assunto, partindo de um caso específico quê sérve de modelo ou exemplo aos demais. O estudo de caso propôsto se relaciona à Região Portuária do Rio de Janeiro em distintos momentos históricos. Para quê os estudantes obtenham informações sobre o caso, sugerimos a leitura coletiva do texto propôsto para a investigação.

Atividades propostas Página 33

A leitura do texto póde sêr compartilhada e, assim, as dúvidas podem se esclarecer durante o diálogo entre os

Página duzentos e trinta e um MP

jovens. Espera-se quê eles citem os nomes dos lugares ou das ações de mudança, como: “obras viárias”; “construção do Edifício A Noite”; “construção do Elevado da Perimetral”; ”Região Portuária foi termômetro das profundas transformações”; “o projeto Porto Maravilha”; “Centro geográfico de uma metrópole de 12 milhões de habitantes”; “Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana”. A pesquisa iconográfica e de informações enriquecerá o estudo de caso propôsto.

Nesta atividade, é importante a colaboração do professor de História.

Proposta de ação sustentável na cidade ou na comunidade

A ideia de identificar aspectos históricos relacionados ao projeto do grupo póde sêr uma tarefa mais compléksa, dependendo da cidade ou região a quê ele se referir. Para alguns casos, o acervo de textos e imagens póde sêr restrito. Sugira aos estudantes quê ampliem o universo da investigação, utilizando, além de sáites, livros, revistas e jornais como fontes de pesquisa diversificadas.

Nesta atividade, é importante a colaboração do professor de História.

Ampliação

BARBER, Mariah; MACKAY, Rhona. A história pouco conhecida da Pequena África na zona portuária do Rio de Janeiro. Tradução: Halina Machado. RioOnWatch, Rio de Janeiro, 11 jul. 2016.

Disponível em: https://livro.pw/dyhev. Acesso em: 10 out. 2024.

Roteiro para conhecer a história da revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, quê se costura d fórma densa com a história da escravidão, da cidade e da origem do samba.

Páginas 34 e 35

O amanhã na Região Portuária

Inaugurado em 2015, o Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente, quê propicía um ambiente de ideias quê busca explorar e evidenciar os desafios futuros da humanidade, sempre partindo de perspectivas sustentáveis e da boa convivência. Sugira aos estudantes quê naveguem pelo sáiti (indicado em Ampliação), para obtêr mais informações sobre o museu.

Atividades propostas Página 35

O texto apresenta o museu como um espaço de reflekção. Os estudantes podem responder à atividade 1, citando algumas iniciativas destacadas no sáiti do museu.

O Observatório do Amanhã funciona como um radar do Museu do Amanhã, recebendo e repercutindo informações de centros produtores de conhecimento nas áreas de ciência, cultura e tecnologia do Brasil e do mundo. Além díssu, é sua função acompanhar tendências e procurar detectar kestões quê possam sêr incorporadas às experiências do museu. É também um emissor de conhecimentos e gerador de debates sobre temas urgentes e atuáis da ssossiedade, promovendo reflekções e disseminando saberes. Consultando o sáiti do museu, é possível identificar quê o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) é uma área dedicada especialmente à inovação e à experimentação. Considerado uma ponte entre o pensar e o fazer, o Museu do Amanhã tem como foco os efeitos das novas tecnologias e suas projeções sobre temas como trabalho e urbanização, entre outros. Além díssu, o museu alia-se aos moradores vizinhos e, por meio do setor de Relações Comunitárias, procura engajar a comunidade com uma vasta programação cultural e propostas de mobilizações.

As kestões propostas são tradicionalmente objetos da Filosofia. O professor quê lidera o projeto ou o quê tiver formação no componente curricular póde explorar alguns aspectos relacionados a essas kestões e aprofundá-las.

Com base nos pré-socráticos: Há um elemento (água, fogo, movimento) quê explique tudo o quê existe? A partir dos existencialistas, a questão da essência e da existência: Há um sentido preexistente para a vida ou ele é construído por nós enquanto vivemos? Na contemporaneidade, o conceito de modernidade líquida, de Zygmunt Bauman, póde sêr relacionado às kestões da atividade 2: A fluidez incessante das ideias, das relações humanas e das instituições e o fluxo contínuo das informações imprimem novos significados à vida? Eles são também instáveis e fluidos? Finalmente, póde sêr proposta aos estudantes a clássica indagação: Para onde caminha a humanidade em meio à impermanência de nossa época?

Ampliação

MUSEU DO AMANHÃ. Rio de Janeiro: Instituto de Desenvolvimento e Gestão, [20--].

Disponível em: https://livro.pw/nrpeg. Acesso em: 10 out. 2024.

Proposta de ação sustentável na cidade ou na comunidade

Nesta fase do trabalho, os grupos devem atentar para os projetos em andamento e refletir sobre as kestões propostas pelo museu. É provável quê as perguntas “Para onde vamos?” e “Como queremos ir?” sêjam as mais discutidas e comentadas. Você póde conduzir uma discussão com toda a sala sobre essas perguntas.

Página duzentos e trinta e dois MP

Ampliação

MUSEU do Amanhã. gúgou arts ênd culture, [s. l.], [20--].

Disponível em: https://livro.pw/vdkts. Acesso em: 10 out. 2024.

Plataforma do Instituto Cultural do gúgou quê hospéda instituições, museus e galerias de; ár-te e cultura. O Museu do Amanhã do Rio de Janeiro é um museu de ciência aplicada quê nasceu com a proposta de pensar o futuro pelo viés da sustentabilidade e da convivência. Conta com uma página no gúgou Arts quê disponibiliza fotografias e exposições virtuais quê podem colaborar com os trabalhos de pesquisa sobre os impactos e as pegadas do sêr humano no planêta.

Páginas 36 e 37

Sustentabilidade: quê ações contribuem?

A proposta é reflexiva e questiona os estudantes sobre o próprio tema do projeto. Dedique sua atenção à orientação dos estudantes para a produção de uma reflekção honesta sobre suas ações diárias. Se o projeto não mobilizar reflekção, o desejo de mudança e as ações concretas, póde sêr reduzido a uma tarefa escolar; essa, sem dúvida, não é a intenção.

Páginas 38 e 39

Etapa 3: Para finalizar

Elaboração: proposta de ação sustentável e mostra de projetos

Nesta etapa, é a hora de organizar tudo quê foi coletado e discutido pêlos grupos ao longo do projeto. Espera-se quê os estudantes fiquem atentos às orientações apresentadas e façam uma revisão do projeto com base nas perguntas a seguir. Você deve apresentar essas perguntas e oferecer um tempo de revisão e complementação do trabalho, lembrando quê os quêstionamentos propostos são básicos e que o grupo póde e deve tentar ir além deles.

1. Fizeram o levantamento e a análise das ações já existentes? (diagnóstico da realidade)

2. Identificaram um problema na cidade quê necessita de uma ação? (problema)

3. Pensaram sobre as razões da existência do problema e possíveis soluções? (hipóteses)

4. Avaliaram o porquê, a pertinência, a importânssia ou a validade da ação? (justificativa)

5. Reconheceram o quê deveria sêr feito? (objetivo)

6. Elaboraram etapas de como fazer? (metodologia)

7. Organizaram metas a serem atingidas no tempo de elaboração? (cronograma)

8. Identificaram os materiais e agentes necessários? (recursos)

9. Coletaram, analisaram e interpretaram os dados? (pesquisa)

10. Registraram as fontes e organizaram os créditos das informações coletadas? (bibliografia)

Tendo essas respostas sido discutidas e o trabalho complementado, cada grupo deve destinar um tempo para a organização da comunicação, ou seja, discutir e planejar a exposição do trabalho, considerando:

a melhor e mais adequada forma de apresentar a ação;

a linguagem a sêr usada e a revisão do texto;

a oralidade e a clareza na comunicação;

o tempo e o local de apresentação;

a possibilidade de envolver os ouvintes da plateia.

Se considerar conveniente, as premissas do pensamento computacional podem sêr utilizadas na elaboração da proposta de ação sustentável. O pensamento computacional se inicia com a identificação de um problema, quê resultará em uma série de análises e procedimentos lógicos e estruturados para alcançar uma solução eficiente quê seja aplicável a situações semelhantes. No caso dêste projeto, o problema será levantado pêlos estudantes após o diagnóstico da realidade; já a solução será a proposta de ação sustentável. Procure auxiliá-los na análise dos dados disponíveis, pois é a partir dêêsse procedimento quê eles poderão se apropriar do pensamento computacional.

Após determinar o problema, os estudantes deverão fragmentá-lo em partes ou categorias mais simples com o objetivo de, ao mesmo tempo, facilitar e aprofundar a análise até chegar ao todo. A fase da decomposição dos dados também auxilia no processo de reconhecimento de padrões, ou seja, os estudantes poderão verificar se alguma solução já foi encontrada para o problema quê possuem. Esta é uma das bases do pensamento computacional: elaborar e usar modelos simples e eficientes quê podem sêr extrapolados para inúmeras situações análogas, inclusive para um sistema computacional. A análise de dados também inclui a capacidade de abstração, uma operação em quê os estudantes devem saber identificar, no conjunto geral dos dados, quais serão indispensáveis para a formulação da solução.

Página duzentos e trinta e três MP

Para obtêr mais informações sobre o pensamento computacional e como ele póde sêr trabalhado na escola, há uma indicação de sáiti a seguir.

Ampliação

BRACKMANN. Computação na Educação Básica. Computacional, [s. l.], 2024.

Disponível em: https://livro.pw/cwuof. Acesso em: 10 out. 2024.

sáiti desenvolvido pelo professor crístian Puhlmann Brackmann, quê apresenta o pensamento computacional de maneira simples. Disponibiliza indicações de leitura e sugestões de atividades sem o uso de computadores, em quê o pensamento computacional é desenvolvido.

16 DICAS de como compartilhar projetos educacionais. PORVIR, São Paulo, 7 nov. 2016.

Disponível em: https://livro.pw/bnjsy. Acesso em: 10 out. 2024.

O sáiti indicado acima traz dicas importantes para valorizar e dar visibilidade aos projetos dos estudantes. Ao ajudar os estudantes a compartilhar seus trabalhos, você incentiva a troca de experiências com outros projetos, estimula a autoestima e o protagonismo, valoriza a criatividade ao buscar formas de divulgação e evidên-cía o trabalho em equipe e integrado, além de celebrar a conclusão e a dedicação de todos ao projeto.

Páginas 40 e 41

Avaliação

Esta atividade é uma síntese e deve refletir a postura mais freqüente de cada estudante durante o projeto. O ideal é quê os itens contidos nela estejam fixados na sala, desde as primeiras aulas, e sirvam como norteadores da postura esperada e dos objetivos a serem alcançados. Mais uma vez, devem-se estimular a reflekção, a honestidade e a maturidade ao assinalar os itens propostos.

Na etapa 1 são identificadas as habilidades e os conhecimentos prévios dos estudantes. Com isso, é possível diagnosticar as afinidades e as possíveis dificuldades dos estudantes em relação aos temas quê serão tratados no decorrer da investigação.

A etapa 2 é realizada ao longo do processo de investigação. Ela é formativa e ocorre com base em textos e atividades, nos quais os estudantes são convidados a desenvolver e compartilhar os conhecimentos necessários para a elaboração do produto final.

A etapa 3 é somativa. Nela, os estudantes dêsênvólvem o produto final, partindo dos conhecimentos adquiridos em todas as etapas anteriores.

Mundo do trabalho Página 41

A investigação proposta no âmbito do Mundo do trabalho trata de aspectos relacionados com desenvolvimento econômico sustentável e mundo do trabalho na cidade ou região onde o estudante vive. Auxilie os estudantes na investigação, na pesquisa, côléta e seleção dos artigos. Para isso, promôva uma investigação prévia de possíveis fontes confiáveis de pesquisa. Auxilie também na elaboração do painel, garantindo a participação de todos e, se possível, uma etapa final de leitura coletiva e compartilhamento dos resultados obtidos.

Para ampliar a reflekção sobre o tema, sugerimos a leitura a seguir.

Ampliação

perrenô, filípe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – Entre duas lógicas. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

Obra fundamental quê discute as diversas concepções de avaliação e aborda os conflitos entre a avaliação formativa e a seletiva.