Sumário Digital

  1. Primeira Capa
  2. Segunda Capa
  3. Orientações
  4. Conteúdo
    1. APRESENTAÇÃO
    2. PROJETOS INTEGRADORES
    3. CONHEÇA SEU LIVRO
    4. SUMÁRIO
    5. PROJETO 1 ACESSIBILIDADE: OS MUSEUS SÃO PARA TODOS?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. Pessoas com deficiência
        2. Acessibilidade em museus
        3. Projeto 1 - Acessibilidade
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. Museus acessíveis
        2. Tecnologia e acessibilidade
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. Exposição acessível
        2. Avaliação
    6. PROJETO 2 JUVENTUDES: COMO VALORIZAR AS MANIFESTAÇÕES E CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. Juventude e protagonismo
        2. Manifestações culturais
        3. Projeto 2 - Juventudes
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. Geração Alpha, os nativos digitais
        2. Geração Z: em busca da autenticidade
        3. Novas formas de expressão
        4. Gerações Z e Alpha, tecnologia e mercado de trabalho
        5. Manifestações artísticas
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. Festival cultural
        2. Avaliação
    7. PROJETO 3 MÍDIAS DIGITAIS: É TUDO VERDADE?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. Desinformação e fake news
        2. Pistas e indícios
        3. Projeto 3 - Mídias digitais
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. Das mentiras às fake news
        2. Checagem de notícias
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. Organização e produção do videotutorial
        2. Avaliação
    8. PROJETO 4 PAPO ABERTO: COMO MEDIAR CONFLITOS NA ESCOLA?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. O valor do diálogo
        2. Palavra: mãe de todos nós
        3. Dialogar para resolver
        4. Projeto 4 – Papo aberto
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. Entendendo o conflito
        2. Cultura de paz
        3. O jovem e a mediação de conflitos
        4. A importância dos jogos na mediação de conflitos
        5. Povos tradicionais e a mediação de conflitos
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. Modelo de mediação de conflitos na escola
        2. Avaliação
    9. PROJETO 5 IMAGENS: MANIPULAMOS OU SOMOS MANIPULADOS?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. Imagens manipuladas
        2. Por que manipulamos imagens?
        3. Projeto 5 - Imagens
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. O que é manipulação de imagens?
        2. A manipulação a favor da arte
        3. Manipulação de imagens com IA e os riscos aos direitos
        4. Manipulamos imagens ou somos manipulados por elas?
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. Revista: manipulação de imagens
        2. Avaliação
    10. PROJETO 6 SUSTENTABILIDADE: COMO REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS POR MEIO DO CONSUMO CONSCIENTE?
      1. VISÃO GERAL DO PROJETO
      2. ETAPA 1 Vamos começar
        1. Juventude e meio ambiente
        2. Consumo consciente
        3. Projeto 6 - Sustentabilidade
      3. ETAPA 2 Saber e fazer
        1. Práticas sustentáveis
        2. Do lixo à arte
      4. ETAPA 3 Para finalizar
        1. Feira de trocas
        2. Avaliação
    11. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NESTA OBRA
    12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
    13. ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR
    14. SUMÁRIO
    15. Conhecendo a Coleção Para começar – escola, transformação e projetos
      1. O Novo Ensino Médio
      2. Competências e habilidades
      3. Competências socioemocionais
    16. Projetos Integradores
      1. Metodologias de aprendizagem baseadas em Projetos Integradores
      2. Perguntas-chave e sequências didáticas
    17. Metodologias ativas
      1. Aprendizagens por resolução de problemas
        1. Teorias cognitivas
        2. O que é um problema?
    18. Temas Contemporâneos Transversais (TCTs)
    19. Projetos Integradores, cidadania e o mundo do trabalho
    20. Propostas de ampliação e inclusão
    21. Avaliação de aprendizagem
      1. Avaliação nas etapas do projeto
      2. Quadros de avaliação
      3. Avaliação atitudinal
    22. Os Projetos Integradores deste livro
      1. Estrutura dos Projetos Integradores
        1. ETAPA 1: Vamos começar
        2. ETAPA 2: Saber e fazer
        3. ETAPA 3: Para finalizar
      2. Sugestões de cronograma
    23. Projeto 1 Acessibilidade: os museus são para todos?
    24. Projeto 2 Juventudes: como valorizar as manifestações e culturas juvenis na escola?
    25. Projeto 3 Mídias digitais: é tudo verdade?
    26. Projeto 4 Papo aberto: como mediar conflitos na escola?
    27. Projeto 5 Imagens: manipulamos ou somos manipulados?
    28. Projeto 6 Sustentabilidade: como reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente?
    29. ANEXOS
    30. Audiotranscrições
  5. Notas de Rodapé
  6. Créditos
  7. URLS Encurtadas
  8. Terceira Capa
  9. Quarta Capa
  10. Licenças
  11. Sobre este Livro Digital