Sumário Digital
Primeira Capa
Segunda Capa
Orientações
Conteúdo
APRESENTAÇÃO
PROJETOS INTEGRADORES
CONHEÇA SEU LIVRO
SUMÁRIO
PROJETO
1
ACESSIBILIDADE: OS MUSEUS SÃO PARA TODOS?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
Pessoas com deficiência
Acessibilidade em museus
Projeto 1 - Acessibilidade
ETAPA
2
Saber e fazer
Museus acessíveis
Tecnologia e acessibilidade
ETAPA
3
Para finalizar
Exposição acessível
Avaliação
PROJETO
2
JUVENTUDES: COMO VALORIZAR AS MANIFESTAÇÕES E CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
Juventude e protagonismo
Manifestações culturais
Projeto 2 - Juventudes
ETAPA
2
Saber e fazer
Geração Alpha, os nativos digitais
Geração Z: em busca da autenticidade
Novas formas de expressão
Gerações Z e Alpha, tecnologia e mercado de trabalho
Manifestações artísticas
ETAPA
3
Para finalizar
Festival cultural
Avaliação
PROJETO
3
MÍDIAS DIGITAIS: É TUDO VERDADE?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
Desinformação e
fake news
Pistas e indícios
Projeto 3 - Mídias digitais
ETAPA
2
Saber e fazer
Das mentiras às
fake news
Checagem de notícias
ETAPA
3
Para finalizar
Organização e produção do videotutorial
Avaliação
PROJETO
4
PAPO ABERTO: COMO MEDIAR CONFLITOS NA ESCOLA?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
O valor do diálogo
Palavra: mãe de todos nós
Dialogar para resolver
Projeto 4 – Papo aberto
ETAPA
2
Saber e fazer
Entendendo o conflito
Cultura de paz
O jovem e a mediação de conflitos
A importância dos jogos na mediação de conflitos
Povos tradicionais e a mediação de conflitos
ETAPA
3
Para finalizar
Modelo de mediação de conflitos na escola
Avaliação
PROJETO
5
IMAGENS: MANIPULAMOS OU SOMOS MANIPULADOS?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
Imagens manipuladas
Por que manipulamos imagens?
Projeto 5 - Imagens
ETAPA
2
Saber e fazer
O que é manipulação de imagens?
A manipulação a favor da arte
Manipulação de imagens com IA e os riscos aos direitos
Manipulamos imagens ou somos manipulados por elas?
ETAPA
3
Para finalizar
Revista: manipulação de imagens
Avaliação
PROJETO
6
SUSTENTABILIDADE: COMO REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS POR MEIO DO CONSUMO CONSCIENTE?
VISÃO GERAL DO PROJETO
ETAPA
1
Vamos começar
Juventude e meio ambiente
Consumo consciente
Projeto 6 - Sustentabilidade
ETAPA
2
Saber e fazer
Práticas sustentáveis
Do lixo à arte
ETAPA
3
Para finalizar
Feira de trocas
Avaliação
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NESTA OBRA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR
SUMÁRIO
Conhecendo a Coleção
Para começar – escola, transformação e projetos
O Novo Ensino Médio
Competências e habilidades
Competências socioemocionais
Projetos Integradores
Metodologias de aprendizagem baseadas em Projetos Integradores
Perguntas-chave e sequências didáticas
Metodologias ativas
Aprendizagens por resolução de problemas
Teorias cognitivas
O que é um problema?
Temas Contemporâneos Transversais (TCTs)
Projetos Integradores, cidadania e o mundo do trabalho
Propostas de ampliação e inclusão
Avaliação de aprendizagem
Avaliação nas etapas do projeto
Quadros de avaliação
Avaliação atitudinal
Os Projetos Integradores deste livro
Estrutura dos Projetos Integradores
ETAPA 1: Vamos começar
ETAPA 2: Saber e fazer
ETAPA 3: Para finalizar
Sugestões de cronograma
Projeto 1
Acessibilidade: os museus são para todos?
Projeto 2
Juventudes: como valorizar as manifestações e culturas juvenis na escola?
Projeto 3
Mídias digitais: é tudo verdade?
Projeto 4
Papo aberto: como mediar conflitos na escola?
Projeto 5
Imagens: manipulamos ou somos manipulados?
Projeto 6
Sustentabilidade: como reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente?
ANEXOS
Audiotranscrições
Notas de Rodapé
Créditos
URLS Encurtadas
Terceira Capa
Quarta Capa
Licenças
Sobre este Livro Digital