Sumário
- PROJETO 1 Acessibilidade: os museus são para todos? 10
- Visão geral do projeto 12
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 14
- Pessoas com deficiência 14
- Acessibilidade em museus 20
- Projeto 1 - Acessibilidade 22
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 23
- Museus acessíveis 23
- Tecnologia e acessibilidade 29
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 34
- Exposição acessível 34
- Avaliação 40
- PROJETO 2 Juventudes: como valorizar as manifestações e culturas juvenis na escola? 42
- Visão geral do projeto 44
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 46
- Juventude e protagonismo 46
- Manifestações culturais 50
- Projeto 2 - Juventudes 55
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 56
- Geração Alpha, os nativos digitais 56
- Geração Z: em busca da autenticidade 59
- Novas formas de expressão 63
- Gerações Z e Alpha, tecnologia e mercado de trabalho 64
- Manifestações artísticas 66
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 70
- Festival cultural 70
- Avaliação 72
- PROJETO 3 Mídias digitais: é tudo verdade? 74
- Visão geral do projeto 76
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 78
- Desinformação e fêik news 78
- Pistas e indícios 83
- Projeto 3 - Mídias digitais 87
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 88
- Das mentiras às fêik news 88
- Checagem de notícias 97
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 100
- Organização e produção do videotutorial 100
- Avaliação 104
- PROJETO 4 Papo aberto: como mediar conflitos na escola? 106
- Visão geral do projeto 108
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 110
- O valor do diálogo 110
- Palavra: mãe de todos nós 112
- Dialogar para resolver 116
- Projeto 4 – Papo aberto 120
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 121
- Entendendo o conflito 121
- Cultura de paz 124
- O jovem e a mediação de conflitos 126
- A importânssia dos jogos na mediação de conflitos 128
- Povos tradicionais e a mediação de conflitos 130
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 131
- Modelo de mediação de conflitos na escola 131
- Avaliação 136
Página nove
- PROJETO 5 Imagens: manipulamos ou somos manipulados? 138
- Visão geral do projeto 140
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 142
- Imagens manipuladas 142
- por quê manipulamos imagens? 145
- Projeto 5 - Imagens 153
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 154
- O quê é manipulação de imagens? 154
- A manipulação a favor da ár-te 158
- Manipulação de imagens com IA e os riscos aos direitos 160
- Manipulamos imagens ou somos manipulados por elas? 162
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 164
- Revista: manipulação de imagens 164
- Avaliação 168
- PROJETO 6 Sustentabilidade: como reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente? 170
- Visão geral do projeto 172
- > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 174
- Juventude e meio ambiente 174
- Consumo consciente 180
- Projeto 6 - Sustentabilidade 185
- > ETAPA 2. SABER E FAZER 186
- Práticas sustentáveis 186
- Do lixo à ár-te 191
- > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 195
- Feira de trocas 195
- Avaliação 200
- OED Objetos Educacionais Digitais
- Mapa clicável: Pessoas com deficiência no Brasil 15
- Podcast: Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência 24
- Podcast: Cultura escolar e culturas juvenis 48
- Vídeo: Slam – O desafio da poesia urbana 66
- Podcast: Agências de checagem de desinformação 98
- Vídeo: Aprenda a fazer um vídeo tutorial 100
- Vídeo: Búlin e o Brasil 110
- Podcast: As palavras na mediação de conflitos 112
- Carrossel de imagens: Guerra, Paz e as obras de portinári 124
- Podcast: Filtros de imagem das rêdes sociais afetam a autoimagem dos jovens? 147
- Infográfico clicável: Como fazer a identificação de imagens criadas por IA? 157
- Carrossel de imagens: Dia da sobrecarga da Terra: o quê ajuda e o quê atrapalha 174
- Infográfico clicável: Objetivos da Ônu para o desenvolvimento sustentável 177
- > COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NESTA OBRA 202
- > REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS 205
Página dez