Sumário

  • PROJETO 1 Acessibilidade: os museus são para todos? 10
    • Visão geral do projeto 12
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 14
      • Pessoas com deficiência 14
      • Acessibilidade em museus 20
      • Projeto 1 - Acessibilidade 22
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 23
      • Museus acessíveis 23
      • Tecnologia e acessibilidade 29
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 34
      • Exposição acessível 34
      • Avaliação 40
  • PROJETO 2 Juventudes: como valorizar as manifestações e culturas juvenis na escola? 42
    • Visão geral do projeto 44
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 46
      • Juventude e protagonismo 46
      • Manifestações culturais 50
      • Projeto 2 - Juventudes 55
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 56
      • Geração Alpha, os nativos digitais 56
      • Geração Z: em busca da autenticidade 59
      • Novas formas de expressão 63
      • Gerações Z e Alpha, tecnologia e mercado de trabalho 64
      • Manifestações artísticas 66
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 70
      • Festival cultural 70
      • Avaliação 72
  • PROJETO 3 Mídias digitais: é tudo verdade? 74
    • Visão geral do projeto 76
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 78
      • Desinformação e fêik news 78
      • Pistas e indícios 83
      • Projeto 3 - Mídias digitais 87
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 88
      • Das mentiras às fêik news 88
      • Checagem de notícias 97
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 100
      • Organização e produção do videotutorial 100
      • Avaliação 104
  • PROJETO 4 Papo aberto: como mediar conflitos na escola? 106
    • Visão geral do projeto 108
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 110
      • O valor do diálogo 110
      • Palavra: mãe de todos nós 112
      • Dialogar para resolver 116
      • Projeto 4 – Papo aberto 120
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 121
      • Entendendo o conflito 121
      • Cultura de paz 124
      • O jovem e a mediação de conflitos 126
      • A importânssia dos jogos na mediação de conflitos 128
      • Povos tradicionais e a mediação de conflitos 130
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 131
      • Modelo de mediação de conflitos na escola 131
      • Avaliação 136

Página nove

  • PROJETO 5 Imagens: manipulamos ou somos manipulados? 138
    • Visão geral do projeto 140
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 142
      • Imagens manipuladas 142
      • por quê manipulamos imagens? 145
      • Projeto 5 - Imagens 153
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 154
      • O quê é manipulação de imagens? 154
      • A manipulação a favor da ár-te 158
      • Manipulação de imagens com IA e os riscos aos direitos 160
      • Manipulamos imagens ou somos manipulados por elas? 162
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 164
      • Revista: manipulação de imagens 164
      • Avaliação 168
  • PROJETO 6 Sustentabilidade: como reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente? 170
    • Visão geral do projeto 172
    • > ETAPA 1. VAMOS COMEÇAR 174
      • Juventude e meio ambiente 174
      • Consumo consciente 180
      • Projeto 6 - Sustentabilidade 185
    • > ETAPA 2. SABER E FAZER 186
      • Práticas sustentáveis 186
      • Do lixo à ár-te 191
    • > ETAPA 3. PARA FINALIZAR 195
      • Feira de trocas 195
      • Avaliação 200
  • OED Objetos Educacionais Digitais
  • Mapa clicável: Pessoas com deficiência no Brasil 15
  • Podcast: Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência 24
  • Podcast: Cultura escolar e culturas juvenis 48
  • Vídeo: Slam – O desafio da poesia urbana 66
  • Podcast: Agências de checagem de desinformação 98
  • Vídeo: Aprenda a fazer um vídeo tutorial 100
  • Vídeo: Búlin e o Brasil 110
  • Podcast: As palavras na mediação de conflitos 112
  • Carrossel de imagens: Guerra, Paz e as obras de portinári 124
  • Podcast: Filtros de imagem das rêdes sociais afetam a autoimagem dos jovens? 147
  • Infográfico clicável: Como fazer a identificação de imagens criadas por IA? 157
  • Carrossel de imagens: Dia da sobrecarga da Terra: o quê ajuda e o quê atrapalha 174
  • Infográfico clicável: Objetivos da Ônu para o desenvolvimento sustentável 177
  • > COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NESTA OBRA 202
  • > REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS 205

Página dez