PROJETO 3
MÍDIAS DIGITAIS: É TUDO VERDADE?

No projeto Mídias digitais: é tudo verdade?, propõem-se a análise de informações veiculadas nas rêdes sociais para definir o quê são fêik news e a observação de características quê permitem o reconhecimento e a classificação de uma notícia como falsa.

A proposta é investigar procedimentos semelhantes aos de fêik news, com intenção de produzir informações incorrétas ou inverdades, e quê passaram aos registros da história por influenciarem os processos democráticos; analisar o papel das midias digitais e das rêdes sociais na contemporaneidade; apresentar ferramentas da lógica e da ciência quê embasam os procedimentos de verificação de informações; e, ao final, produzir um videotutorial, com instruções precisas de checagem de notícias, com o intuito de espalhar essa prática para toda a comunidade escolar.

Página setenta e cinco

Fotografia de uma jovem negra de cabelos longos e cacheados, em pé em um parque, usando o aparelho celular.

Nem todas as informações quê recebemos ou lemos nas rêdes sociais são verdadeiras. É preciso checar a informação antes de compartilhá-la.

Página setenta e seis

VISÃO GERAL DO PROJETO

Mídias digitais: é tudo verdade?

> TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS:

Ciência e tecnologia

Educação em direitos humanos

> COMPONENTES CURRICULARES:

Líder: Linguagens e suas Tecnologias – Língua Portuguesa

Outros perfis disciplinares: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – História e Sociologia; Matemática e suas tecnologias

> OBJETOS DO CONHECIMENTO:

Curadoria de informação; Relação entre textos; Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto; Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais; Elementos da linguagem; Contexto e práticas; Processo de criação; Matrizes estéticas e culturais; Patrimônio cultural; ár-te e tecnologia

> PRODUTO FINAL:

Videotutorial

ETAPAS DO PROJETO

O percurso dêste projeto póde sêr alterado e construído de acôr-do com as necessidades da turma.

Fotografia desfocada de uma jovem negra de cabelos longos e cacheados, em pé em um parque, usando o aparelho celular.

ETAPA 1

Fotografia de uma jovem levando uma lupa ao olho direito, ampliando-o.

Vamos começar

Nesta etapa, será feita a investigação dos conhecimentos prévios da turma por meio de um quiz sobre desinformações, com o objetivo de aprofundar conteúdos e encaminhar as discussões para auxiliar no desenvolvimento do produto final. Para ampliar a discussão, serão apresentadas as características das fêik news e os impactos negativos quê as notícias falsas podem ter na ssossiedade contemporânea. Serão dadas orientações sobre o planejamento e a organização dos trabalhos para realização das etapas do projeto e do produto final, o videotutorial.

Página setenta e sete

> OBJETIVOS:

Aprofundar conhecimentos sobre o letramento digital.

Promover o uso responsável das mídias digitais e rêdes sociais e a análise crítica ao compartilhar conteúdos.

Fortalecer práticas democráticas, orientadas pelo respeito aos Direitos Humanos.

Combater a produção e a propagação de notícias falsas.

Produzir conteúdo educativo para disseminar conhecimentos sobre checagem de dados e averiguação de notícias.

> JUSTIFICATIVA:

A crescente rapidez na disseminação de informações, desencadeada, em grande medida, pelo maior acesso às mídias digitais na atualidade, acentuou um fenômeno chamado pêlos teóricos de pós-verdade. Os procedimentos de produção de desinformação na atualidade têm uma relação diréta com a elaboração e a propagação de fêik news –"notícias falsas", em português –, e essa relação traz impactos significativos para a compreensão da realidade, para a tomada de decisões políticas, para a afirmação de políticas públicas, entre outros aspectos.

sôb uma perspectiva cidadã, o Projeto Integrador Mídias digitais: é tudo verdade? tem como objetivo levá-lo a reconhecer os procedimentos de disseminação de fêik news para quê se aproprie dos mecanismos de checagem de informações, multiplicando esse conhecimento vital para a construção de uma ssossiedade justa e igualitária.

ETAPA 2

Ilustração de uma nave espacial abduzindo um homem.

Saber e fazer

Nesta etapa, por meio de análise, interpretação e leitura de textos, dados e gráficos sobre produção e apresentação de informações em diversas mídias, serão estimulados o pensamento crítico, a tomada de dê-cisão ética e a percepção de quê todo conteúdo é produzido e divulgado de acôr-do com a intencionalidade do produtor, d fórma a retomar a pergunta motivadora: Mídias digitais: é tudo verdade?. Além das atividades de reflekção e pesquisa, serão apresentadas técnicas de averiguação de informações, sobretudo pelas agências de verificação de notícias, e elaboração de critérios de checagem para serem utilizados na produção do videotutorial.

ETAPA 3

Imagem de um pedaço de papel amassado, escrito 'Fake news'.

Para finalizar

Nesta etapa, serão feitos o planejamento e a elaboração de um videotutorial apresentando técnicas eficientes de checagem de informações. O vídeo deverá sêr publicado nos canais de comunicação oficiais da escola e nas rêdes sociais utilizadas pêlos estudantes, e seu objetivo é o combate às notícias falsas. As etapas de elaboração do roteiro, de produção e gravação do vídeo e do seu compartilhamento mobilizarão diversas habilidades e possibilitarão colocar em prática os procedimentos de checagem de informação e combate à fêik news apresentados ao longo das etapas do projeto.

Página setenta e oito

ETAPA 1
Vamos começar

CONVERSA INICIAL

Desinformação e fêik news

Fotografia do rosto de uma jovem de cabelos curtos e crespos, usando óculos e olhando atentamente para a tela do celular.

Muita gente acredita em tudo quê lê, sem checar as informações. No entanto, a checagem é uma prática necessária para identificar boatos, mentiras, fraudes e notícias falsas.

Você já se escandalizou ou se chocou com uma notícia e depois descobriu quê se tratava de uma mentira? Já recebeu uma informação de uma pessoa confiável por meio de rêdes sociais e mais tarde se deu conta de quê era falsa? Já se deparou com uma fotografia muito verossímil e acreditou quê ela retratava a realidade, até perceber quê, na verdade, foi enganado? Já compartilhou uma notícia crendo sêr de um veículo com credibilidade e mais tarde ficou sabendo quê era uma farsa?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, saiba quê não está sózínho. A rápida disseminação de informações e a ampliação do acesso às mídias e rêdes sociais vêm trazendo muitas vantagens, principalmente para o campo da educação, mas, por outro lado, têm intensificado um fenômeno bastante comum na atualidade: as fêik news e a desinformação. As fêik news são um tipo de desinformação. Já "desinformação" é um termo amplo usado para se referir a informações falsas, erradas ou descontextualizadas. Assim, é importante analisarmos com quê tipo de informação estamos lidando. No quiz a seguir, vamos testar sua capacidade de identificar desinformações.

Página setenta e nove

Você sabe identificar uma informação falsa?

Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.

1. Para cada pergunta, escolha a opção Confio ou Desconfio, indicando se a informação apresentada motiva confiança ou se, por algum motivo, você é levado a desconfiar dela.

a) Você confia nas informações desta postagem (imagem e texto)?

Imagem com um balão de fala e um ícone de mão fazendo um sinal positivo, escrito 'confio' e, ao lado, outra mão fazendo um sinal negativo, escrito 'desconfio'.

Mais informações sobre essa postagem estão disponíveis em: IMAGENS geradas por IA reforçam fêik news sobre enchentes no RS. UOL Confere, 31 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/crgqu

Imagem de uma postagem em rede social com a imagem de um cavalo na cor caramelo em cima do telhado de uma casa em uma área alagada. A casa está totalmente submersa, com apenas o telhado aparecendo. Há o seguinte texto: 'O que é resiliência? A lição do cavalo caramelo. Durante quatro dias, Caramelo permaneceu no topo de um telhado, desafiando a fome, a sede e o frio'. A postagem tem aproximadamente 100 curtidas e 100 comentários.

Professor, essa imagem foi produzida por meio de montagem para quê ficasse similar à imagem gerada por IA divulgada em 2024. Optou-se por não utilizar a imagem gerada por IA por kestões éticas.

b) Você confia nas informações desta notícia?

Imagem de notícia em página de internet, escrito 'Vídeo: mais de 100 baleias ficam encalhadas em praia turística da Austrália'. Na fotografia, há a imagem de uma praia com centenas de baleias no raso com as nadadeiras à mostra.

Fonte da notícia disponível em: VÍDEO: MAIS de 100 baleias ficam encalhadas em praia turística da Austrália. CNN Brasil, 25 abr. 2024. Disponível em: https://livro.pw/dnjqw. Acesso em: 30 out. 2024.

Ilustração com linhas pontilhadas com um xis e um ponto de interrogação ao redor.

Imagem de um ícone de mão fazendo um sinal positivo, escrito 'confio' e, ao lado, outra mão fazendo um sinal negativo, escrito 'desconfio'.

Página oitenta

c) Você confia nas informações desta notícia?

Imagem de caixa de texto de navegador de internet.

Estudo da NASA aponta quê Brasil póde ficar inabitável em 50 anos

Um estudo recente da NASA revela quê partes do Brasil podem tornar-se inabitáveis dentro de 50 anos devido ao aumento extremo das tempera-túras. Utilizando dados de satélites, os investigadores mapearam as regiões do mundo onde o calor poderá impossibilitar a sobrevivência humana nas próximas dékâdâs.

O estudo, liderado pelo investigador Cólin Raymond, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, indica quê a combinação de calor e humidade extremos poderá transformar cértas áreas do Brasil em zonas inóspitas. [...]

Mais informações sobre o texto e fonte de onde ele foi retirado estão disponíveis em: MATSUKI, E. Nasa não concluiu em relatório quê Brasil ficará inabitável daqui a 50 anos. Boatos.org, 1 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/ohedc. Acesso em: 28 ago. 2024.

Imagem de um ícone de mão fazendo um sinal positivo, escrito 'confio' e, ao lado, outra mão fazendo um sinal negativo, escrito 'desconfio'.

d) Você confia nas informações desta mensagem?

Imagem de aplicativo de mensagem com o seguinte texto: 'Oi mãe, boa tarde (ícone de coração). Tudo Bem. Quando estiver desocupada me avisa. Preciso falar com você'. 'Pode falar'. 'Mãe, tô precisando de um favor até amanhã cedo. Aconteceu um problema comigo agora pouco. Você poderia em empresta 1.300,00 até amanhã cedo? (ícone chorando e de uma mão em oração)'.

Fonte das informações disponível em: Golpes no WhatsApp: veja cinco fraudes comuns e como se proteger delas. GZH, Zero Hora. Disponível em: https://livro.pw/axydz. Acesso em: 24 set. 2024.

Imagem de um ícone de mão fazendo um sinal positivo, escrito 'confio' e, ao lado, outra mão fazendo um sinal negativo, escrito 'desconfio'.

Imagem de notícia, escrito: '95 por cento das resoluções de se matricular em algum esporte após as Olimpíadas não são cumpridas, diz estudo'. Na imagem, há um homem deitado, dormindo em um sofá.

e) Você confia nas informações desta manchete?

Imagem de um ícone de mão fazendo um sinal positivo, escrito 'confio' e, ao lado, outra mão fazendo um sinal negativo, escrito 'desconfio'.

Mais informações sobre o texto e a fonte de onde ele foi retirado estão disponíveis em: 95% DAS RESOLUÇÕES de se matricular em algum esporte após as Olimpíadas não são cumpridas, diz estudo. Sensacionalista, 12 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/wdjtl. Acesso em: 25 set. 2024.

Página oitenta e um

Vamos ao resultado?

Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.

a) Desconfie! A imagem e o texto da postagem, quê teve ampla circulação nas rêdes sociais em 2024, quando houve uma série de enchentes de grandes proporções no estado do Rio Grande do Sul, não passam de manipulação de dados com base em informações inicialmente verdadeiras. O cavalo realmente existiu e ficou em cima do telhado durante cerca de 24 horas até sêr resgatado. No entanto, a imagem não é real, pois foi gerada com o uso de IA, informação checada pelo UOL Confere, uma seção dedicada à checagem e ao esclarecimento de fatos. O texto também está errado ao informar quê o cavalo ficou quatro dias sobre o telhado da casa. Diversas agências de notícias esclareceram quê o animal ficou cerca de 24 horas em uma posição incômoda e se equilibrando.

Ilustração com linhas pontilhadas com um ícone de balão de fala ao redor.

b) Confie! A notícia sobre as 160 baleias encalhadas na Austrália foi publicada por um veículo considerado de credibilidade. A foto é real e ilustra o local onde as baleias acabaram encalhadas nas areias da praia. A leitura da notícia completa informa ainda quê, como as baleias-piloto têm fortes laços sociais, quando uma delas enfrenta dificuldades e encalha, é possível quê o restante do grupo termine na mesma situação.

c) Desconfie! Circulou nas rêdes sociais, em aplicativos de mensagens, quê a NASA havia publicado quê o Brasil ficaria inabitável em 50 anos devido às mudanças climáticas. Notícias catastróficas devem sempre sêr verificadas. Essa notícia, por ter característica de anúncio de desastre, logo "viralizou" (ou seja, se espalhou rapidamente), gerando medo e apreensão em muitas pessoas. As agências de checagem de notícias e os veículos jornalísticos tradicionais verificaram quê o artigo existe, mas é baseado em dados globais e trata-se de um alerta a todos os países, não apenas ao Brasil. Os estudiosos consultados chamaram a atenção para o fato de quê um estudo sérve para sêr aprofundado e póde até mesmo sêr refutado. Nesse caso, houve uso distorcido dos dados de um estudo real.

Ilustração com linhas pontilhadas e um megafone, escrito 'Quiz'.

Página oitenta e dois

d) Desconfie! Agências de verificação de informações identificaram as mensagens enviadas pelo celular como golpes. Geralmente, os criminosos utilizam o sistema de mensagens instantâneas, quê faz parte do dia a dia das pessoas, para aplicar o golpe por meio de vários formatos quê levam sempre ao mesmo objetivo: extorquir dinheiro do outro. Ao se passar pela vítima, o estelionatário usa o nome e a foto da conta clonada para pedir dinheiro aos familiares e amigos. Outras vezes, quando não conseguem clonar, os golpistas enviam aos contatos da vítima mensagem dizendo quê o número do celular foi trocado e, ao aceitarem o novo número, eles pedem o dinheiro em nome da vítima.

Ilustração com linhas pontilhadas com ícone contendo um 'x' dentro.

e) Desconfie! Criar notícias fictícias com o objetivo de apresentar críticas de maneira engraçada é um recurso utilizado por diversos grupos quê trabalham com o humor. De forma semelhante, o veículo divulgou uma sátira, utilizando um leiáut bastante semelhante ao dos veículos de imprensa tradicionais. O sáiti anuncia quê é um portal "isento de verdade", slôgamm de duplo sentido quê deixa clara sua natureza fictícia e humorística.

Ilustração com linhas pontilhadas com um ícone de exclamação, interrogação e um megafone, escrito 'Quiz'.

E então, como foi seu dêsempênho? Converse sobre o resultado com os côlégas.

Página oitenta e três

EM FOCO

Pistas e indícios

Fotografia de uma jovem levando uma lupa ao olho direito, ampliando-o.

Para constatar se uma notícia é verdadeira ou falsa, é necessário seguir pistas e indícios quê indicam a credibilidade da informação.

Você conseguiu diferenciar informações verdadeiras e falsas no quiz? É importante pensar nas pistas quê o levaram às respostas corretas! Se não conseguiu acertar todas, não desanime! Ao final do nosso projeto, você estará ápto a lidar com todos os procedimentos de checagem de informações e poderá discernir desinformações das informações quê de fato correspondem à realidade. Além díssu, poderá compartilhar esses conhecimentos com toda a comunidade escolar, alertando sobre os perigos de notícias quê propagam a desinformação.

Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.

ATIVIDADES

Atividade em dupla. Em duplas, conversem e respondam:

1. Quais são as pistas e os indícios quê os levaram a desconfiar das desinformações no quiz? Escrevam um pequeno roteiro apresentando os principais itens identificados por vocês, depois, comentem o porquê.

2. Vocês costumam desconfiar de informações recebidas em aplicativos de mensagens instantâneas? Comentem.

3. Qual é a postura adotada por vocês quando desconfiam quê uma informação compartilhada póde sêr fêik news?

PARA ASSISTIR

No canal da Tevê Cultura na internet, é possível assistir a uma reportagem sobre golpes sofisticados quê usam a inteligência artificial para manipular imagens e vozes.

GOLPES cibernéticos: organização criminosa manipúla vídeos de personalidades para atrair vítimas. Tevê Cultura, 24 jun. 2024. Disponível em: https://livro.pw/ohaet. Acesso em: 14 ago. 2024.

Página oitenta e quatro

Mas, afinal, o quê são fêik news?

Ilustração, escrito 'Fake News' com diversos jovens usando notebooks e aparelhos celulares sentados em cima e em frente as letras.

É importante ressaltar quê essa expressão possui diversas definições e, muitas vezes, torna-se difícil identificar prontamente se determinada informação é uma notícia falsa, um boato, uma fraude ou uma mentira. Por exemplo, no quiz inicial, com exceção da notícia publicada por um portal de notícias, todas as outras publicações trazem alguma desinformação. Mas repare: nem todas podem sêr consideradas fêik news.

Estas são as características mais comuns das fêik news, quê nos ajudarão a perceber quando é preciso ligar o sinal de alerta:

São publicações quê costumam imitar o formato de texto jornalístico, com o objetivo de enganar ou confundir o receptor, uma vez quê nos acostumamos a dar credibilidade a informações divulgadas pêlos veículos da grande mídia.

As informações são disseminadas d fórma ampla e rápida. Geralmente, é uma publicação viral, quê atinge um enorme número de pessoas em curto período.

O formato dêêsses textos busca se aprossimár daquele das notícias, mas o conteúdo nunca é aprofundado, nem são apresentados fontes, dados confiáveis ou opiniões assinadas por um autor.

O objetivo é enganar as pessoas, mas sempre se busca ocultá-lo. Essa característica diferencia as fêik news das ficções tradicionais, das piadas, das anedotas, dos “causos”, das paródias e das sátiras, pois nesses casos o público receptor está ciente de quê se trata de uma brincadeira e, com humor e espírito crítico, póde se posicionar diante das informações publicadas.

A intenção enganosa busca tirar algum proveito, seja para fins políticos, seja pela visibilidade midiática ou pelo ganho financeiro.

Ao contrário de publicações como a do sáiti humorístico, os produtores de fêik news se esforçam para quê a verdadeira altoría das informações não seja descoberta.

sáites, organizações e pessoas quê propagam fêik news procuram ocultar ou adulterar a altoría dos textos, atribuindo-a, muitas vezes, a pessoas conhecidas pelo público. Essa postura de ocultar a verdadeira altoría da publicação, preservando a identidade dos farsantes, é muito recorrente.

Página oitenta e cinco

ATIVIDADES

Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.

1. Leia os textos e faça o quê se pede nos itens.

Texto 1

Imagem de caixa de texto de navegador de internet.

COB esclarece quê criticar atletas no sofá não é esporte olímpico

O comitê olímpico brasileiro emitiu uma nota dizendo quê ficar deitado no sofá criticando o maior número de atletas nas mais diferentes modalidades não caracteriza atividade olímpica. Apesar de esportes pouco convencionais estarem entrando para os jogos como breakdance e escalada, a admissão de novos esportes está restrita a atletas reais e a cornetada não está entre eles. [...]

COB ESCLARECE quê criticar atletas no sofá não é esporte olímpico. Sensacionalista, 4 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/naouy. Acesso em: 14 ago. 2024.

Texto 2

Fotografia de Rebeca Andrade. Ela é uma menina negra e está com os cabelos presos, beijando uma medalha olímpica de ouro.

Olimpíadas Mundial

govêrno brasileiro irá taxar medalhas olímpicas conquistadas por brasileiros campeões em Paris

a) Com base nas características apresentadas na página anterior, como você classificaria os textos 1 e 2?

b) Considerando o quê foi observado na página 82, quê características podem sêr identificadas no texto 1?

c) Em sua opinião, de quê forma o texto 2 póde ter circulado e com qual objetivo?

2. As fêik news também podem sêr difundidas por meio de mensagens de texto ou de voz. Em 2024, em meio ao aumento de casos de dengue no país, circularam mensagens de texto sobre uma nova arma contra o mosquito aédis egípti quê não é divulgada pelas prefeituras. Constatou-se posteriormente a inverdade dessa informação. Leia a seguir a reprodução de um trecho dessa mensagem de texto.

Página oitenta e seis

CAFÉ, a nova arma contra o mosquito da dengue. IMPORTANTE!!

MAS VCS SABEM PORQUE ISSO NÃO É DIVULGADO NÉ? AS PREFEITURAS ARRECADAM TODOS OS ANOS UMA POLPUDA VERBA EXTRA POR CONTA DO MOSQUITINHO!!! por quê ACABAR COM ELE!?!?!? GENIAL E IMPORTANTE!!!

NÃO DEIXEM DE REPASSAR A TODOS!!! VERÃO E DENGUE ANDAM JUNTOS.

Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP (campus de São José do Rio Preto), durante a pesquisa da sua dissertação de mestrado, descobriu quê a borra de café produz um efeito quê bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do aédis egípti. O processo é extremamente simples: o mosquito póde sêr combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de côléta de á gua dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das fô-lhas das bromélias, e a borra de café, quê é produzida todos os dias em praticamente todas as casas, tem custo zero. O único trabalho é o de colocá-la nas [...]

Fonte da informação: ELIMINAR criadouros é melhor método para combater o aédis egípti; borra de café não é recomendada. Estadão, 22 fev. 2024.. Disponível em: https://livro.pw/ekdyg. Acesso em: 14 ago. 2024.

Após a leitura do trecho, responda:

a) Sabendo quê o trecho acima é uma notícia falsa comprovada por várias agências de checagem de informações, faça uma lista com indícios quê poderiam chamar a atenção do receptor e indicar a falsidade da notícia.

b) Imagine quê você tenha recebido essa mensagem de texto de um parente próximo e, percebendo os indícios de falsidade da informação, resólve esclarecer o fato ao seu interlocutor. Quais atitudes adotaria para impedir quê esse texto com fêik news se propagasse em seu círculo de amizades?

3. Com base em tudo o quê foi apresentado anteriormente, como você definiria a expressão fêik news?

ATIVIDADE DE AMPLIAÇÃO

Atividade em dupla. Agora quê já são capazes de identificar as características de fêik news, você e os côlégas farão uma entrevista para identificar os hábitos de usuários de rêdes sociais e os procedimentos adotados por eles ao se depararem com informações suspeitas.

Em dupla, entrevistem usuários de aplicativos de mensagens para saber se eles já receberam golpes, imagens manipuladas ou fêik news semelhantes às reproduzidas nas páginas anteriores. Questionem também os hábitos e os procedimentos mais comuns dêêsses usuários de aplicativos e como eles se protegem das fêik news. Para isso, sigam o passo a passo a seguir.

1. Elaborem o roteiro da entrevista e selecionem o público da pesquisa, quê póde sêr compôzto por estudantes de outras turmas, funcionários da escola ou moradores do entorno.

2. Definam se as entrevistas serão filmadas, gravadas ou se as respostas serão anotadas.

3. Analisem os dados e façam um relatório apresentando a conclusão a quê você e o colega chegaram com base nas entrevistas.

4. Criem uma lista, no caderno, com procedimentos quê poderiam contribuir para um melhor uso dêêsses aplicativos de mensagens, com o intuito de evitar quê o usuário seja enganado por notícias falsas e as dissemine.

Página oitenta e sete

ORGANIZANDO OS TRABALHOS

Projeto 3 - Mídias digitais

Atividade em grupo. Nesta etapa, você foi convidado a refletir sobre fêik news, estudando seu conteúdo e checando seus conhecimentos, além de aprender a identificar pistas e indícios para identificar desinformações. Ao final do projeto, você e os côlégas vão produzir um videotutorial sobre técnicas eficientes de checagem de informações para sêr publicado nos canais de comunicação oficiais da escola e em rêdes sociais.

Na etapa 2, vocês vão se organizar em pequenos grupos de acôr-do com a tarefa a sêr realizada. Vocês já podem, inclusive, pensar na divisão dos grupos e na organização das tarefas para a realização do produto final (o videotutorial) na etapa 3, respeitando as preferências e habilidades de cada um na distribuição dos seguintes trabalhos: pesquisa de notícias e verificação de dados; produção de conteúdo digital; elaboração de roteiro de vídeo, revisão, edição de conteúdos; locução; montagem de cenário; escolha de figurino (se houver); filmagem etc. Com o professor, também decidam se a turma toda fará um único videotutorial ou se cada grupo produzirá o seu.

Ilustração de uma grande tela de computador com quebra-cabeças encaixados e três jovens ao redor, dois em pé e um sentado em cima da tela, segurando uma peça de engrenagem nas mãos. Ao redor, há uma peça de engrenagem com um megafone dentro e outra peça de engrenagem com um gráfico de barras.

O planejamento e a organização de tarefas são essenciais para o desenvolvimento de um projeto.

Na formação das equipes, considerem a possibilidade de trabalhar com côlégas com os quais vocês não estão acostumados. Essa experiência póde enriquecer a troca de informações.

Durante todo o projeto, é importante manter o foco na questão motivadora Mídias digitais: é tudo verdade? Ela deve possibilitar a produção de uma boa pesquisa e expandir os conhecimentos sobre o tema, preparando-os para o desenvolvimento do produto final.

Materiais necessários

Para realizar esse projeto, serão necessários computadores com acesso à internet, celulares, câmeras digitais, softwares para edição de vídeos, blocos para anotações, papéis diversos, lápis e canetas variadas. É importante ter esse material à mão, conforme a necessidade de cada aula, a fim de executar adequadamente as atividades propostas.

Página oitenta e oito

ETAPA 2
Saber e fazer

Das mentiras às fêik news

Vamos aprofundar um pouco mais os conhecimentos sobre fêik news para desenvolver o nosso produto final: o videotutorial com orientações para a checagem de informações. Para isso, é essencial conhecer a história e os procedimentos quê permitem checar se uma informação é verdadeira ou falsa.

Engana-se quêm pensa quê a veiculação de mentiras é um fenômeno da atualidade. Vamos conhecer três episódios que envolviam histoórias falsas. O quê elas têm em comum é quê, por motivos diversos, foram veiculadas para parecerem sêr verdadeiras.

1903

Os protocólos dos sábios de Sião

A obra, quê foi publicada na Rússia, em 1903, contém informações inverídicas sobre uma conspiração judaica para dominar o mundo. Décadas depois, o livro foi usado pelo nazismo para justificar a morte de 6 milhões de judeus no Holocausto. As consequências, como sabemos, foram trágicas. Na década de 1990, uma juíza da Suprema Corte de Israel, Hadassa Ben-Itto, investigou, ao longo de seis anos, a história do quê ela chamou de maior farsa literária do século XX. Suas investigações resultaram na obra A fôrça da mentira, lançada no Brasil em 2017.

Fotografia em preto e branco de dois fornos de tijolo com duas macas à sua frente em uma sala sombria.

O regime nazista, consolidado por Adolf rítler quando foi nomeado chanceler da Alemanha, valeu-se de falsas teorias conspiratórias para justificar o extermínio de 6 milhões de judeus, incluindo crianças, em um dos maiores genocídios da história da humanidade. A foto, de 2017, mostra crematório próximo à câmara de gás no campo de concentração de Auschwitz, Polônia, atual Museu do Holocausto.

Página oitenta e nove

1937

O Plano kóen

No dia 30 de setembro de 1937, o general Góes Monteiro, chefe do Estado-Maior do Exército brasileiro, noticiou, por meio do programa radiofônico Hora do Brasil, a descoberta de um plano comunista cujo objetivo era derrubar o presidente Getúlio Vargas e tomar o pôdêr. Segundo o general, o Plano kóen, como passou a sêr chamado, tinha sido arquitetado pelo Partido Comunista Brasileiro com organizações comunistas internacionais. Anos mais tarde, ficaria comprovado quê o documento fora falsificado com a intenção de justificar a instauração da ditadura do Estado Novo, em novembro de 1937.

Imagem de uma máquina de escrever com uma folha, escrito 'Fake News'.

1938

A guerra dos mundos

Na véspera do Halloween de 1938, a emissora de rádio estadunidense CBS rêzouvêo fazer uma apresentação especial em seu programa de dramatização de obras literárias: uma adaptação do livro A guerra dos mundos, de H. G. Uéls, dirigida pelo então pouco conhecido cineasta Orson Welles. Como o programa apresentava a história em formato jornalístico, logo no início o locutor explicou quê se tratava de uma fantasía inspirada na história fiksional criada por Uéls. Entretanto, quase mêtáde da audiência sintonizou a rádio no meio da transmissão e, sem ter ouvido o alerta, acreditou quê a invasão de marcianos relatada na ficção estava acontecendo de verdade. A falta de contexto levou mais de 1 milhão de pessoas a acreditar quê o mundo estava acabando, o quê provocou pânico generalizado, com congestionamentos e ligações desesperadas para a polícia.

Ilustração de uma nave espacial abduzindo uma pessoa.

ATIVIDADE DE AMPLIAÇÃO

Atividade em grupo. Em grupo, façam uma pesquisa sobre outros momentos em quê acontecimentos quê podem sêr considerados fêik news desencadearam mudanças quê afetaram de modo importante uma civilização ou indivíduos.

Peçam ajuda ao professor de História para aprofundar os conhecimentos sobre os fatos descobertos por vocês e compartilhem sua descoberta com a turma.

PARA LER

Neste línki, você póde ler a matéria jornalística quê fala sobre como um programa de rádio quê simulava uma invasão extraterrestre acabou causando pânico entre os ouvintes.

TESCHKE, Jens. 1938: Pânico após transmissão de"Guerra dos mundos". DW, 30 out. 2020. Disponível em: https://livro.pw/rovib. Acesso em: 30 out. 2024.

Página noventa

Os perigos da desinformação

Leiam juntos o texto a seguir quê fala sobre mídias sociais, jornalismo e desinformação.

Imagem de caixa de texto de navegador de internet.

Mídias sociais e jornalismo: os perigos da desinformação

[...]

Para marcar o Dia das Mídias Sociais, celebrado em 30 de junho, a Universidade Federal de Juiz de Fora (hú éfe jota éfe) conversou com pesquisadores da Faculdade de Comunicação (Facom), [...] quê analisam os impactos das mídias sociais na disseminação de conteúdo e estratégias no combate à desinformação.

[...]

Segundo dados do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), os conteúdos falsos se espalham 70% mais rápido quê as notícias verdadeiras. Para os entrevistados, esta quêstão está relacionada ao fato de quê muitas pessoas não sabem identificar conteúdos inverídicos. Outra questão alertada pelo instituto é que o conteúdo falso, mesmo quando não surge no ambiente digital, tem a velocidade e o alcance do conteúdo ampliados nele.

Nesse contexto, os resultados das chamadas fêik news podem causar sérios problemas tanto na vida pessoal, como pública. Como exemplo, recorda-se o episódio da moradora do litoral de São Paulo quê foi vítima de linchamento, após uma notícia falsa divulgada em uma rê-de social causar uma confusão entre ela e uma suposta “bruxa” sequestradora de crianças.

Em uma perspectiva pública mais ampla, as notícias falsas também alcançam impactos substanciais em áreas como a saúde e a política – durante uma pandemia ou campanhas de vacinação, por exemplo, informações incorrétas ou enganosas podem atrapalhar esforços para proteger a saúde pública; já na esféra política, a disseminação de notícias falsas durante eleições ou na publicidade de dados governamentais póde distorcer a percepção do público e afetar a tomada de decisões de maneira adversa.

“Um ponto importante quê devemos considerar é com relação ao tipo de desinformação. Existem aquelas quê são criadas de fato com conteúdos falsos, com o intuito de propagar conteúdos inverídicos, mas também existem aquelas notícias quê estão fora de contexto ou mal redigidas, quê também devem ter nossa atenção”, explica a coordenadora.

Para Pernisa, o motivo de parte da ssossiedade confiar nas notícias propagadas nas rêdes sociais como única fonte de informação acontece em decorrência de três razões: a primeira está relacionado à questão de proximidade e confiança nas rêdes, ou seja, receber informações de amigos e/ou parentes; a segunda é a identificação com assuntos quê atraem pessoalmente quem está lendo; por último, temos as estratégias utilizadas pelas platafórmas, como títulos sensacionalistas, utilização de palavras estratégicas, entre outros subterfúgios para aumentar o engajamento e os cliques.[...]

MÍDIAS sociais e jornalismo: os perigos da desinformação. hú éfe jota éfe Notícias, 30 jun. 2023. Disponível em: https://livro.pw/zykoe. Acesso em: 30 set. 2024.

Página noventa e um

ATIVIDADES

Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.

1. No texto, foram elencadas três razões para as pessoas confiarem em notícias propagadas somente por rêdes sociais. De modo resumido, seriam: 1. proximidade e confiança nas rêdes (receber a informação de conhecidos); 2. identificação com o assunto; 3. estratégias próprias das rêdes. Você concórda quê essas três razões realmente influenciam na opinião das pessoas? Explique.

2. Você já tinha pensado nas consequências quê desinformações, quê circularam pelas rêdes sociais, poderiam gerar? Leia a descrição das fêik news a seguir, levante hipóteses sobre as consequências quê foram desencadeadas pela propagação de cada uma delas e, em seguida, compare a sua resposta com as de seus côlégas.

a) Em 2024, circulou um texto acompanhado de um vídeo por meio de um aplicativo de mensagens de celular. O texto dizia quê estava ocorrendo uma cheia récorde nas Cataratas do Iguaçu, no estado do Paraná, em razão das enchentes ocorridas no estado do Rio Grande do Sul naquela época. A história era falsa e o vídeo era antigo: mostrava uma cheia real ocorrida nas Cataratas, mas datava de 2014.

b) Em 2013, torcedores gaúchos inventaram um jogador argentino chamado Enrico Cabrito e espalharam em uma rê-de social quê ele seria o novo reforço do Grêmio para a temporada.

c) Em 2019, um surto de sarampo assolou os habitantes das Filipinas. Ao mesmo tempo, espalhou-se pelo país a notícia de quê uma nova vacína contra a dengue estaria causando mortes, o quê levou as pessoas a evitar as vacinas em geral.

3. Agora, faça uma pesquisa sobre fêik news atuáis e discuta com os côlégas as possíveis hipóteses da disseminação de cada uma delas para a ssossiedade.

Ilustração de uma televisão com a imagem de uma mulher apresentando o jornal atrás de uma bancada. Ao lado da televisão, uma mulher em pé segura uma lupa em direção à tela, ampliando a imagem 'Fake news' e, ao lado, há um megafone com um sinal proibido.

Página noventa e dois

Letramento digital

A pretensão do produtor de fêik news é fazer com quê elas tênham o maior alcance possível. Para atingir esse propósito, ele conta com um elemento central: o público receptor dessas informações. Portanto, a pessoa quê recebe uma informação falsa, desconfia dela e opta por não repassá-la está contribuindo para interromper o fluxo das fêik news.

Vamos refletir sobre quais fatores podem levar o receptor a não espalhar notícias quê lhe parecem sêr falsas? Um deles é o adequado letramento digital. Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais definiu letramento digital como o domínio de técnicas e habilidades para acessar, interagir, processar e desenvolver multiplicidade de competências na leitura das mais variadas mídias digitais. É fundamental analisar os interesses quê móvem o jornalismo tradicional e, mais recentemente, os quê móvem o campo, ainda obscuro, em quê circulam as fêik news. Essa capacidade também está relacionada ao letramento digital.

Um leitor com maior familiaridade com o meio digital estará ápto a tomar decisões mais seguras em relação à divulgação de notícias. Por isso, é extremamente importante quê o leitor desenvolva pensamento crítico com relação às informações quê recebe e assuma a postura, igualmente crítica, de checá-las antes de espalhar, mesmo quê não intencionalmente, notícias quê podem não sêr verdadeiras ou quê sêjam capazes de confundir outros leitores.

Fotografia de uma mesa com um notebook aberto, uma xícara de café e pessoas usando aparelhos celulares e tablets.

É preciso utilizar as mídias digitais d fórma crítica e consciente.

Página noventa e três

Análise de gráficos na mídia

Um jornál digital apresentou uma análise interessante de como alguns dêtálhes dos gráficos quê circulam junto às notícias podem nos enganar. A matéria alertava para o fato de quê, mesmo em veículos com grande credibilidade, informações podem sêr divulgadas sem total conformidade com a realidade. Para ilustrar, os autores do texto analisaram procedimentos na construção de gráficos quê podem contribuir para a disseminação de informações pouco precisas ou distorcidas. Leia a seguir trechos da matéria.

Como mentir com gráficos: mais 7 dêtálhes quê podem te enganar

Escalas quebradas, intervalos suspeitos e eixos duplos: veja essas e outras maneiras de levar a interpretações erradas em visualizações de dados

Em 1º de abril de 2018, o Nexo publicou êste gráfico quê mostra como a visualização de dados póde sêr utilizada de maneira enganosa (ainda quê bem-intencionada). [...]

Imagem com dois gráficos. Acima do primeiro, lê-se: 'Dados faltantes, linhas imaginadas'. Nele, há um gráfico de linhas com uma seta apontando para um período específico, acompanhada da indicação: 'Mesmo que faltem dados, linha é contínua'. Um sinal no topo indica que esta é a forma incorreta de representação. No gráfico ao lado, há uma marcação entre os períodos com dados faltantes, com a inscrição 'Sem dados' e a indicação: 'A linha é interrompida'. No topo, há uma sinalização mostrando que esta é a forma correta de representação.

Seja por problemas de côléta de dados ou pela freqüência irregular em quê determinados estudos são realizados, é comum encontrar séries históricas interrompidas por dados faltantes. Essa ausência representa uma zona misteriosa: um período sobre o qual não se póde afirmar nada a partir da base de dados.

Nesses casos, muitos gráficos de linha representam esse conjunto ligando os pontos disponíveis da série histórica, como no exemplo acima. Essa representação póde sêr enganosa por causar a impressão de quê os dados seguiram a variação mostrada na linha, o quê não é possível saber.

Página noventa e quatro

A prática indicada, no caso de dados faltantes, é sêr transparente sobre os momentos em quê existem ou não dados, interrompendo a linha onde não há informação ou até mesmo destacando visualmente o período problemático. Caso seja feita uma interpolação de dados, ou seja, se “preencha” o dado faltante com uma suposição, isso deve sêr comunicado ao apresentar o gráfico.

Imagem de dois gráficos. Acima do primeiro gráfico, lê-se: 'Eixos duplos e correlações'. Na imagem, há um gráfico de linhas com dois eixos verticais, um do lado direito e outro do lado esquerdo. Uma seta, indica: 'escolha dos eixos pode gerar diferentes interpretações dos dados'. No topo da imagem, há uma indicação de que esta representação é incorreta. No gráfico ao lado, os eixos estão separados e uma seta indica: 'separadas e em suas próprias escalas, as linhas não sugerem uma correlação'. No topo da imagem, há uma indicação de que esta representação é a correta.

Quando um gráfico de linha apresenta dois eixos verticais, é possível quê se interpréte uma suposta correlação entre os dados, ainda quê não exista na realidade. A escolha dos limites para as escalas dos dois diferentes eixos verticais póde causar essa distorção, mesmo quê não intencionalmente.

O ideal, nesses casos, é exibir os dados em dois gráficos separados, cada um com sua própria escala adequada. Isso porque corre-se o risco de induzir à percepção de correlações quê na realidade são espúrias, como nestes exemplos, sobretudo se os dados mostrarem a evolução de dados ao longo do tempo.

[...]

ALMEIDA, Rodolfo; ZANLORENSSI, Gabriel. Como mentir com gráficos: mais 7 dêtálhes quê podem te enganar. Nexo, 28 dez. 2023. Disponível em: https://livro.pw/aehpo. Acesso em: 30 out. 2024.

Percebe-se, nesse trecho, quê o modo como a informação é apresentada e transmitida e a forma como os recursos gráficos são utilizados determinam quão fiel será a informação à realidade. Nesse caso, o papel do produtor da informação é imprescindível, uma vez quê ele terá de manter um compromisso não apenas com a veracidade e com a precisão dos dados e dos fatos, mas também com o leitor, d fórma a tratá-lo com respeito e transparência.

Nesse sentido, o papel do leitor também se torna fundamental e cabe a ele ler d fórma ativa e crítica as informações, verificando, sempre quê possível, sua veracidade e validade.

Página noventa e cinco

ATIVIDADES

Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.

1. Imagine quê você é jornálista de um jornal de grande circulação na sua cidade e, cumprindo os protocólos do seu local de trabalho, submete a matéria quê escreveu a um editor para quê, depois de revisada, possa sêr publicada. Sua matéria, quê trata dos efeitos da inflação, contém um gráfico no qual são comparados os cinco países com maior inflação nos últimos 12 meses. Ao analisar as informações, o editor detecta uma inconsistência no modo como os dados são apresentados e, além de fazer a indicação em vermelho no gráfico, escreve um recado direcionado a você:

Imagem do gráfico '5 países com maior inflação nos últimos 12 meses (dados publicados em abril de 2019)'. No eixo horizontal, há uma escala em porcentagem de 0, 20, 40, 60, 80, 100, 120, 140 e 160. No eixo vertical, há os seguintes países: Venezuela, Sudão do S., Sudão, Irã e Argentina. A porcentagem da Venezuela é de 170 por cento; do Sudão do S. é de 90 por cento, do Sudão é de 50 por cento, do Irã é de 10 por cento e da Argentina é de 30 por cento. Há uma seta apontando para os dados da Venezuela, indicando 120 por cento, com uma quebra, escrito '10 milhões'. Ao lado da seta, há a seguinte informação: 'Ainda que seja indicado, quebra de escala não permite visualizar a dimensão da diferença'.

Fonte: ALMEIDA, Rodolfo; ZANLORENSSI, Gabriel. Como mentir com gráficos: mais 7 dêtálhes quê podem te enganar. Nexo, 28 dez. 2023. Disponível em: https://livro.pw/aehpo. Acesso em: 28 ago. 2024.

Jornalista K,

Detectei no gráfico quê compõe sua matéria um problema quê julgo sêr de “escala quebrada”. Geralmente, em gráficos de barras póde acontecer de um determinado valor sêr tão maior quê o restante quê esse valor sózínho torne praticamente invisíveis todos os outros. E é exatamente isso o quê ocorre na ár-te quê apresentou. Preocupo-me quê essa proporção desmedida póde levar a uma leitura equivocada das informações do gráfico, interferindo, possivelmente, na compreensão do leitor do nosso jornál. Por isso, primando pelo respeito quê nossa empresa sempre teve com nóssos leitores, solicito quê revêja o modo como apresentará esse dado, reformulando o gráfico.

Atenciosamente,

Editor X

a) Explique como você alteraria o gráfico, de modo a atender à solicitação do editor. Caso ache necessário, solicite a ajuda do professor de Matemática.

b) Agora, utilizando material apropriado, construa um gráfico quê contenha a modificação sugerida por você no item acima.

c) Compare sua alteração com as alterações criadas pêlos côlégas e, juntos, reflitam sobre qual foi a melhor solução encontrada para o problema.

Página noventa e seis

2. Em períodos eleitorais, é muito comum quê sêjam divulgadas pesquisas de intenção de votos. Embora as instituições quê recolhem esses dados possam ter grande credibilidade e compromisso com a divulgação da verdade, algumas vezes veículos de notícias ou empresas de propagandas ligadas aos candidatos divulgam a proporção dos números de maneira a produzir leituras errôneas sobre o panorama da corrida eleitoral.

Uma das formas de fazer essa divulgação manipulada é não considerar o início da escala em zero. Na situação hipotética reproduzida no gráfico abaixo, a diferença entre os candidatos é pequena, mas ela parece muito maior do quê realmente é pelo fato de os números serem mostrados em um gráfico de barras com início em um patamar diferente de zero. Veja:

Imagem de um gráfico de colunas, escrito 'escalas que não começam no 0'. No eixo vertical, temos uma escala que vai de 26 a 32. No eixo horizontal, há a indicação dos candidatos A, B e C. Uma seta indicando o 26 do eixo vertical, diz: 'escala começa em 26'.

Fonte: ALMEIDA, Rodolfo; ZANLORENSSI, Gabriel. Como mentir com gráficos: mais 7 dêtálhes quê podem te enganar. Nexo, 28 dez. 2023. Disponível em: https://livro.pw/pwhtp. Acesso em: 28 ago. 2024.

a) Considere quê, em uma pesquisa de intenção de votos de uma eleição hipotética, o candidato A tem 32% das intenções de voto, enquanto o candidato B tem 28% e o candidato C tem 27%. Elabore um gráfico em quê essas diferenças sêjam apresentadas d fórma mais fidedigna.

b) Faça uma pesquisa para identificar manipulação de dados favorável a algum candidato em eleições em diferentes países ou cidades do Brasil ou do mundo. Verifique de quê forma essa informação foi divulgada. Depois, análise e discuta com a turma as implicações desse comportamento no processo democrático das eleições.

Ilustração de uma mesa com um computador e uma cadeira ao lado de um painel com mapas, gráficos e informações. Um cavalete expõe uma folha com dois gráficos.

Página noventa e sete

Checagem de notícias

Ao longo do projeto, você deve ter percebido como é importante checar as informações antes de compartilhá-las. Todas as pessoas podem realizar a checagem de informações para identificar se há ocorrência de fêik news ou não. Leia algumas dicas apresentadas a seguir.

Cartaz com as seguintes informações: 'Como identificar notícias falsas: 1. Desconfie da manchete: Geralmente, os títulos das fake news são chamativos e alarmantes. Leia, além do título, toda a notícia. Desconfie!. 2. Conheça a fonte: Navegue pelo site da notícia. Verifique outras informações que constam dele. Quando foi criado e por quem. Atenção!. 3. Cheque a fonte: Pesquise a informação em veículos de comunicação conhecidos e de credibilidade. Procure a informação original. 4. Investigue a autoria: Busque informações sobre a autoria da informação. Existe mesmo? Trata de um especialista da área?. 5. Verifique a data: A informação pode ser antiga, por isso não mais relevante. Informações antigas são usadas para causar confusão e atrapalhar a visualização de informações verídicas. 6. Sátira ou preconceito: Às vezes trata de uma brincadeira ou um ato de preconceito com um grupo de pessoas, raça, religião, etc., de maneira disfarçada.  Não espalhe notícia falsa'.

Página noventa e oito

Agências de fact-checking

Podcast: Agências de checagem de desinformação.

A disseminação de fêik news tornou-se um hábito tão comum quê algumas agências de checagem de notícias foram criadas para combater essa e outras práticas de desinformação. Existem diversas iniciativas de combate à desinformação por meio da tecnologia e de variados recursos de verificação. As agências de checagem de notícias, ou fact-checking, têm exercido papel fundamental no desafio de garantir a autenticidade dos fatos e ao comunicar o resultado das verificações d fórma veloz.

Entre as metodologias de checagem de notícias de várias agências está a criação de etiquetas de identificação das informações, quê funcionam como um cóódigo de alerta para graus de veracidade de informações quê circulam nas rêdes sociais. Essa metodologia permite avaliar dados históricos, estatísticos, comparações e informações relativas à legalidade ou constitucionalidade de um fato e classificá-los para quê o leitor tenha clareza de sua autenticidade.

Veja ao lado exemplos de etiquetas utilizadas por uma agência em seu processo de checagem.

PARA ACESSAR

Para saber mais sobre agências de checagem quê atuam no Brasil, conheça o trabalho de algumas delas nos sáites a seguir.

Agência Lupa: https://livro.pw/zkovm

Boatos: https://livro.pw/cybze

Estadão Verifica: https://livro.pw/gfwhn

E-Farsas: https://livro.pw/xrpez

Fato ou Fake (glôbo): https://livro.pw/fswex

Detector de Fake nius: https://livro.pw/uvawe

(Acessos em: 28 ago. 2024.)

Imagem, escrito: 'Etiquetas: Verdadeiro: a informação está comprovadamente correta. Falso: A informação está comprovadamente incorreta. Verdadeiro, mas: A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações. Exagerado: A informação está no caminho correto, mas houve exagero. Subestimado: Os dados são mais graves do que a informação. Contraditório: A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte. Insustentável: Não há dados públicos que comprovem a informação'.

ENTENDA as etiquetas da Lupa. UOL, 15 out. 2015. Disponível em: https://livro.pw/xukne. Acesso em: 28 ago. 2024.

PARA ASSISTIR

O vídeo Como funciona a checagem de notícias mostra os bastidores de uma agência de checagem de notícias. Disponível em: https://livro.pw/qwnhb. Acesso em: 28 ago. 2024.

Página noventa e nove

ATIVIDADES

Sugestões de respostas e comentários das atividades estão nas Orientações para o professor ao final do livro.

1. Atividade em grupo. Imagine quê você trabalha em uma agência de checagem e, com os côlégas, resólve elaborar etiquetas para classificar um conjunto de trechos de postagens ou de vídeos sobre o tema "Dicas contra a onda de calor" quê circularam em um aplicativo de mensagens de celular em 2023. Em seguida, todas essas"dicas" serão conferidas pela equipe.

Criem os títulos das etiquetas e um desenho associado a cada um deles.

Avaliem, de acôr-do com o grau de veracidade, cada umas das"dicas".

Utilizem as etiquetas para classificar as"dicas".

a) Vamos prevenir qualquer situação com nosso corpo! Vamos beber á gua com limão e uma pitada de sal para recuperar os eletrólitos quê perdemos ao suar! [...]

(trecho de postagem)

b) E isotônicos são ótimos, assim como o suco de frutas, às vezes com um pouquinho de sal e às vezes com um pouquinho de açúcar pra ajudar na absorção dêêsse líquido.

(trecho de vídeo)

c) Vamos colocar muitos pótes com á gua nas portas e tentar colocar em pontos estratégicos da cidade, como praças, portas de estabelecimentos, lugares onde tem sombra. Os animais também sofrem com esse calor.

(trecho de vídeo)

Fonte dos textos disponível em: DICAS contra a onda de calor: veja o quê é falso ou verdadeiro. UOL, 21 nov. 2023. https://livro.pw/mirqe. Acesso em: 28 ago. 2024.

Todas as “dicas” foram retiradas de postagens ou vídeos quê circularam em um aplicativo de mensagens e foram verificados por uma agência de checagem. Converse com o professor depois de realizar a atividade para saber mais sobre essa verificação.

Para ajudá-los na verificação dos textos e na indicação das etiquetas, vocês podem seguir o fluxo propôsto neste infográfico.

Infográfico 'Fake news não!'.  Na imagem, há um fluxograma com setas.  Início: 'é absurdo, bizarro ou estranho?'. Seta para sim e para não. Se sim, seta para 'melhor verificar!'. Se não, seta para 'Tem fonte?'. Seta para sim e para não. Se não, seta para 'Na dúvida, não compartilhe!'. Se sim, seta para 'É confiável?'. Seta para sim e para não. Se não, seta para 'Na dúvida, não compartilhe!'. Se sim, seta para 'É notícia velha?'. Seta para sim e para não. Se sim, seta para 'Na dúvida, não compartilhe!'. Se não, seta para 'checou tudo?'. Seta para sim e para não. Se não, seta para 'Na dúvida, não compartilhe!'. Se sim, seta para 'Ok, compartilhe!'.

FAKE nius não! Rede social do STJ, 2 abr. 2019. Disponível em: https://livro.pw/kzcvh. Acesso em: 22 out. 2024.

Página cem

ETAPA 3
Para finalizar

Professor, nesta etapa, o videotutorial será finalmente produzido com base nos conhecimentos adquiridos pela turma ao longo do projeto. Durante a produção, os estudantes devem assumir suas tarefas e desenvolvê-las em grupos.

Vídeo: Aprenda a fazer um vídeo tutorial.

PRODUTO FINAL

Organização e produção do videotutorial

Imagem de um pedaço de papel amassado, escrito 'Fake news'.

As fêik news, ou notícias falsas, invadem nosso cotidiano e podem causar muitos danos à ssossiedade, por isso é de grande importânssia saber como reconhecê-las.

Atividade em grupo. Para iniciar esta etapa, você e os côlégas, com a orientação do professor, vão se dividir em grupos menóres, de três a cinco estudantes, e pensar quais conteúdos e objetivos dos videotutoriais serão produzidos.

Lembrem-se de quê o conteúdo deve estar relacionado às reflekções quê foram levantadas, por isso é imprescindível quê dicas para verificação de informações façam parte do seu roteiro.

Elencamos a seguir algumas sugestões de como o tema das fêik news póde sêr abordado no videotutorial:

Página cento e um

Vídeo informativo sobre os mecanismos quê as agências de checagem utilizam e os cuidados necessários ao usar as mídias digitais e rêdes sociais, e ao compartilhar notícias.

Vídeo prático no qual os estudantes apresentarão uma notícia falsa como exemplo e aplicarão a ela os mecanismos de checagem de informações.

Vídeo informativo sobre os cuidados relacionados à divulgação de notícias falsas e as orientações sobre como impedir sua propagação.

Vídeo no qual os estudantes interpretarão personagens e encenarão uma situação fictícia em quê um deles recebe uma notícia falsa e os outros o aconselham a verificar a sua veracidade, explicitando estratégias de checagem.

Imagem com a palavra fake news escrita no centro e as seguintes palavras ao redor: confusão, informação, ética, internet, mídias digitais, desinformação, conteúdo, digital, disseminar, privacidade, checagem.

Nuvem de palavras sobre fêik news. Nesse exemplo, estão destacadas, por relevância, palavras-chave relacionadas ao assunto.

Para decidir sobre o formato do videotutorial, reúna-se com os côlégas do grupo, pesquisem na internet produções semelhantes já realizadas e discutam as formas quê lhes parecem mais eficientes para atrair o público.

É importante acolher todas as opiniões e evitar críticas às ideias expressas, pois a intenção é reunir o maior número de sugestões para a elaboração do produto final. Costuma-se chamar esse procedimento de brainstorming ou tempestade de ideias.

Após definirem o formato do videotutorial, é importante pensar na estrutura e no encadeamento dos conteúdos. Atentem-se para quê a linguagem utilizada esteja de acôr-do com o contexto de produção e para quê o público-alvo seja atingido. É importante ter clareza sobre a ideia central do videotutorial a sêr produzido e as estratégias quê serão utilizadas para apresentar o argumento principal (ou seja, como explicar com clareza as ideias do grupo ao interlocutor).

Para isso, respondam a estas perguntas orientadoras no caderno.

Que tipo de videotutorial será produzido?

Qual é o objetivo?

Onde, quando e como o vídeo será produzido?

Quem gravará e quem aparecerá no vídeo?

Quais são as demais pessoas envolvidas na produção?

Qual metodologia será utilizada em sua produção?

Com qual recurso (celular, câmera digital) será produzido?

Haverá custos para essa produção?

Será preciso produzir cenários? Preparar figurinos específicos?

Professor, sugira aos estudantes quê a organização desta etapa seja feita por meio de mapas mentais.

Página cento e dois

A escolha da notícia

Os grupos quê assumirem a tarefa de checar a autenticidade de uma informação devem oferecer, ao longo das cenas, explicações sobre os procedimentos de checagem utilizados nessa verificação.

Como ponto central do videotutorial, você e seus côlégas podem escolher uma notícia falsa recente, quê tenha circulado nas rêdes sociais e obtído grande alcance de público, com muitos compartilhamentos.

Fotografia de uma jovem levando uma lupa ao olho direito, ampliando-o.

Duvidar é o primeiro passo para evitar a propagação de notícias falsas.

Seguem algumas dicas para essa seleção:

Avalie a estrutura do texto. As fêik news costumam apresentar êêrros de português e de formatação, linguagem coloquial, lêtras em caixa-alta e uso inadequado da pontuação.

Preste atenção na data da publicação e avalie se a notícia ainda é relevante e está atualizada.

Não basta ler o título e o subtítulo; leia a notícia até o fim. Muitas vezes, o título e o subtítulo não condizem com o texto.

Pesquise em outros sáites de notícias. Se o conteúdo não tiver sido publicado em outros sáites, póde sêr sinal de fêik news.

Verifique se não se trata de um sáiti de paródias. Alguns sáites de humor ironizam situações possíveis para fazer piadas.

Planeje como expor a informação após checar se ela está correta ou se é notícia falsa.

Não compartilhe conteúdos por impulso. Você é responsável pelas informações quê compartilha.

Professor, solicite aos estudantes quê copiem o qüadro para preenchê-lo.

Planejamento do roteiro

Após selecionar os procedimentos, é hora de produzir o roteiro do videotutorial. Para facilitar, os grupos devem preencher o qüadro abaixo como modelo. É necessário quê cada cena seja descrita em dêtálhes para orientar a gravação.

CENA

TEXTO

DESCRIÇÃO DA CENA

01

escrêeva aqui exatamente o texto quê será falado no videotutorial.

Descrição do cenário e do vestuário (quando necessário).

Descrição breve das cenas.

Indicações de diálogos, narração, efeitos sonoros e trilha sonora.

Indicações para edição, como cortes, tipo de transição, inserção de animação, legendas.

Sugestão de posicionamento de câmera.

Sugestão de encenação e tom de voz para os atores.

02

03

Página cento e três

Finalização

Mesmo quê vocês não se tornem especialistas em produções audiovisuais nem pretendam seguir carreira nesse trabalho futuramente, é interessante conhecer alguns termos técnicos, característicos da linguagem do mundo do trabalho nessa área, pois esse conhecimento póde ajudar na produção e na edição do conteúdo quê vocês produzirão para êste projeto.

Conheçam algumas expressões a seguir.

Background

Significa “algo quê está no fundo” e é uma marcação usada, principalmente, para a indicação de sôns presentes no vídeo. Sendo assim, sempre quê você quiser se referir a uma trilha sonora ou a uma conversa paralela quê acontece com menos destaque ao fundo da cena, por exemplo, essa é a sua marcação.

Ilustração com uma câmera de vídeo e pessoas a operando.

Off scríim (O.S.)

Sabe quando, em um vídeo, você escuta a voz de alguém quê, apesar de estar na cena, não se encontra em frente à câmera? Esse é o conceito de off screen!

Portanto, se você está gravando uma cena na cuzinha e quêr quê um personagem que se encontra no quarto diga alguma coisa, isso é categorizado como off screen.

Voice Over (V.O.)

Um recurso muito similar ao off screen, o voice over se caracteriza como a fala de alguém quê não está presente fisicamente na cena – como um narrador, ou uma voz do passado ou, até mesmo, um deus, por exemplo.

Lettering

Toda vez quê algo escrito é adicionado à imagem durante a edição do seu vídeo, você está fazendo uso de lettering. Por isso, usar essa marcação no roteiro é importante para quê você ou o responsável por editar o filme não se esqueça de inserir o texto no momento da pós-produção.

Transição

A marcação de transição é responsável pela passagem de uma cena a outra. Você póde decidir por um kórti seco ou um fade, por exemplo, e, ao pontuar essa escolha no roteiro, você poupa tempo durante a edição do vídeo.

SAMBATECH. Guia completo para produzir um roteiro de sucesso. Belo Horizonte, 2019. E-book (30 p.). Disponível em: https://livro.pw/pzwjf. Acesso em: 28 ago. 2024.

Após o planejamento do roteiro, é hora de gravar o videotutorial. Não se esqueçam de pensar na duração e na linguagem quê será utilizada. Separem os equipamentos quê serão utilizados no dia da gravação (câmera digital, celulares, filmadoras, microfones etc.), verifiquem a necessidade de utilizar os computadores da escola para realizar a edição do videotutorial após a filmagem e pesquisem programas quê podem ajudar na edição e finalização do conteúdo.

Depois de finalizados, os videotutoriais devem sêr compartilhados nos canais de comunicação oficiais da escola e nas rêdes sociais. Com a ajuda do professor, vocês também podem organizar um momento de bate-papo para contar como foi a concepção dos videotutoriais e compartilhar as produções realizadas pêlos grupos com outras turmas e com os funcionários da escola.

Mãos à obra e bom trabalho!

Página cento e quatro

Avaliação

Veja nas Orientações para o professor observações e sugestões sobre o uso dos quadros avaliativos.

Para avaliar o processo de construção das atitudes, dos saberes e a reflekção sobre o tema e o mundo do trabalho, sugerimos a elaboração de quadros quê permitem o acompanhamento da produção e a reflekção do quê foi desenvolvido nas etapas do projeto. Os quadros devem sêr copiados e preenchidos de acôr-do com as orientações do professor.

Avaliação dos saberes

AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS

1 Realizei com facilidade

2 Realizei

3 Realizei com dificuldade

4 Não realizei

ETAPA 1 – VAMOS COMEÇAR

A. Responder a um quiz sobre informações falsas para avaliação do nível de confiança nas fontes e na veracidade de imagens, mensagens e notícias.

B. Conhecer características das fêik news quê permítam reconhecê-las.

C. Realizar uma entrevista com usuários de aplicativos de mensagens para identificar se já foram vítimas de golpes, imagens manipuladas ou fêik news veiculados pela internet e quais procedimentos adotam para se proteger de mensagens suspeitas.

ETAPA 2 – SABER E FAZER

A. Conhecer, por meio de fatos apresentados e atividade de pesquisa, notícias falsas veiculadas no passado quê impactaram a história de povos e países.

B. Refletir, com base em fatos apresentados, sobre as consequências da circulação de fêik news em rêdes sociais.

C. Aprofundar os conhecimentos sobre letramento digital d fórma a possibilitar a análise crítica e impedir a circulação de notícias falsas.

D. Desenvolver o pensamento crítico considerando quê todo conteúdo é produzido e divulgado com uma intencionalidade, positiva ou negativa, e, com base nessa percepção, adotar postura ética e consciente na divulgação de informações veiculadas em mídias digitais e rêdes sociais.

E. Analisar e interpretar dados em gráficos para verificar a veracidade e a fidelidade das informações apresentadas.

F. Conhecer técnicas de averiguação de notícias e critérios de checagem de fatos para identificar a fidelidade das informações recebidas.

ETAPA 3 – PARA FINALIZAR

A. Planejar e organizar em grupo a produção de um videotutorial sobre o tema combate às fêik news.

B. Pesquisar sobre produção de vídeos e participar da elaboração do roteiro contemplando o formato escolhido pelo grupo.

C. Selecionar os recursos necessários e aplicá-los na produção do videotutorial, tendo em vista a posterior divulgação dele por meio dos canais préviamente definidos.

Página cento e cinco

Avaliação das atitudes

AVALIAÇÃO DAS ATITUDES E POSTURAS

1 Sempre

2 Frequentemente

3 Raramente

4 Nunca

Veja nas Orientações para o professor observações e sugestões sobre o uso dos quadros avaliativos.

A. Realizo as tarefas nas datas sugeridas d fórma atenta e responsável.

B. Atuo com organização, trazendo para as aulas todo o material solicitado.

C. Demonstro comportamento adequado e comprometido nos diferentes momentos de desenvolvimento do projeto.

D. Escuto com atenção as explicações e proposições do professor, côlégas e outras pessoas envolvidas nas atividades propostas.

E. Apresento atitude colaborativa, compartilhando opiniões, sugestões e propostas com os côlégas.

F. Falo com clareza, ao compartilhar dúvidas e opiniões.

G. Atuo d fórma respeitosa em relação às dificuldades apresentadas pêlos côlégas.

H. Demonstro empatia e respeito quando lido com opiniões e contextos diferentes dos meus.

MUNDO DO TRABALHO

Durante a elaboração das etapas do projeto, vocês conseguiram ter uma percepção de quê diferentes empresas e profissionais fazem parte do grupo de combate às fêik news. Ainda em grupo, elenquem todos os diferentes profissionais quê vocês encontraram neste Projeto. Em seguida, descrevam brevemente o papel de cada um deles nesse combate.

a) Vocês sentiram falta de mais algum profissional? Qual? Comentem.

b) Além dos profissionais envolvidos no combate, há algum quê atua no momento posterior à disseminação de informações falsas, controlando ou amenizando as consequências e os danos materiais e psicológicos causados? Qual ou quais? Comentem.

c) Você se imagina atuando em algum dêêsses papéis? O quê o levaria a essa atuação ou por quais motivos você não se vê nessas profissões?

Ilustração de uma menina sentada à frente de uma mesa, sorrindo enquanto escreve em um caderno.

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