REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
#RESÍDUOZERO: 7 formas de transformar o lixo em recurso valioso. Nações Unidas Brasil, 30 mar. 2024.
Disponível em: https://livro.pw/dfdan. Acesso em: 14 set. 2024.
• Texto sobre economia circular e conceito de resíduo zero.
7 APLICATIVOS gratuitos para ajudar as pessoas com deficiência. TiX Tecnologia Assistiva, Belo Horizonte, 2024. Disponível em: https://livro.pw/ibarx. Acesso em: 22 ago. 2024.
• Texto com algumas soluções de tecnologia para sêr recursos de acessibilidade a algumas deficiências.
AGÊNCIA LUPA. Disponível em: https://livro.pw/zkovm. Acesso em: 30 out. 2024.
• Agência de checagem de informações políticas.
AGENDA 2030. Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Disponível em: https://livro.pw/jpxsm. Acesso em: 23 out. 2024.
• Texto da Plataforma Agenda 2030 com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Ônu.
ALBUQUERQUE, Mariana. Veja os principais pontos do plano de combate à violência escolar do MÉC. Correio Braziliense, 30 mar. 2023. Disponível em: https://livro.pw/bprhg. Acesso em: 30 out. 2024.
• Reportagem e infográfico sobre violência dentro do ambiente escolar no estado de São Paulo.
ALEIXO, Isabela. Imagens geradas por IA reforçam fêik news sobre enchentes no RS. UOL Confere. 31 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/crgqu. Acesso em: 30 out. 2024.
• Matéria comenta notícias falsas acompanhadas de imagens geradas por IA.
ALMEIDA, Cláudia Maria Teixeira de; BONI, Paulo César. A ética no fotojornalismo da era digital. Discursos Fotográficos, Universidade Estadual de Londrina, v. 2, n. 2, p. 11-42, 2006. Disponível em: https://livro.pw/vgtzq. Acesso em: 30 ago. 2024.
• Artigo avalia a ética em relação aos profissionais quê lidam com imagens após o advento da tecnologia digital. Aborda ainda a diferença entre tratamento e manipulação de imagens.
ALMEIDA, Rodolfo; ZANLORENSSI, Gabriel. Como mentir com gráficos: mais 7 dêtálhes quê podem te enganar. Nexo, 1 abr. 2019. Disponível em: https://livro.pw/aehpo. Acesso em: 30 out. 2024
• Reportagem quê explica como é possível construir gráficos com o intuito de enganar o leitor.
ALMEIDA, Tamíris. O protagonismo juvenil tem um pôdêr muito grande para evitar a evasão. Futura, 24 abr. 2018. Disponível em: https://livro.pw/cvhwr. Acesso em: 30 out. 2024.
• Entrevista com Isabella Rozzino, coordenadora dos Núcleos Locais do Mapa Educação, em quê fala sobre o protagonismo juvenil e a expectativa dos jovens em relação à educação.
ALMEIDA, Tania. Mediação e conciliação: dois paradig mas distintos, duas práticas diversas. Mediare, 2019. Disponível em: https://livro.pw/niofm. Acesso em: 30 out. 2024.
• O artigo trata da mediação e da conciliação como mecanismos para auxiliar pessoas a construírem consenso sobre uma determinada desavença.
AMSTUTZ, Lorraine S.; MULLET, Judy H. Disciplina restaurativa para as escolas: responsabilidades e ambientes de cuidado mútuo. Tradução de Tônia vã Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
• A obra aborda os benefícios da disciplina restaurativa na escola, promovendo o autocuidado, o respeito e a cooperação na tentativa de restaurar relacionamentos.
ARAÚJO, Ulisses F. Assembleia escolar: um caminho para a resolução de conflitos. São Paulo: Moderna, 2014.
• A obra aborda a assembleia escolar como estratégia na resolução de conflitos dentro da escola para a construção de valores democráticos e de cidadania.
ASSEMBLEIAS escolares: saiba como e quando criar. Escolaweb. 13 out. 2017. Disponível em: https://livro.pw/yjxlb. Acesso em: 30 out. 2024.
• O texto trata da assembleia escolar como espaço para a mediação de conflitos, orientando quando e como utilizar essa ferramenta na escola.
BARBOSA, Simone de Araujo. Descrição de uma obra de; ár-te por Audiodescrição: “A Ponte de Westminster”. Olhares, 1º nov. 2015. Blogue. Disponível em: https://livro.pw/clbzx. Acesso em: 19 ago. 2024.
• Texto quê traz um exemplo comentado de uma audiodescrição de obra de; ár-te.
Página duzentos e seis
BARROS, Maria Fernanda. Museu do Ipiranga: um prédio secular quê projéta acessibilidade e inclusão. Jornal da úspi, São Paulo, 16 out. 2022. Disponível em: https://livro.pw/nbwic. Acesso em: 19 ago. 2024.
• Matéria apresenta recursos de acessibilidade implementados no Museu do Ipiranga depois de sua reabertura.
BENTO, Maria Cristina Marcelino; SILVA, Jônathan Florentino da; OLIVEIRA, Neide Aparecida Arruda de. Whatsapp e possibilidades multimodais em articulações com letramentos digitais. Lorena, 2017. Disponível em: https://livro.pw/xrcts. Acesso em: 30 out. 2024.
• Artigo analisa a utilização do WhatsApp como ferramenta quê oferece o contato com textos multimodais, propiciando a reflekção sobre a construção de sentidos e aspectos comunicacionais em ambientes digitais.
bitencúr, Renata éti áu. Mediações acessíveis: ciclo de encontros sobre acessibilidade em espaços de educação e cultura. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2018. Disponível em: https://livro.pw/giepy. Acesso em: 30 out. 2024.
• A obra apresenta 21 textos de profissionais de diferentes áreas quê compartilharam experiências sobre práticas e mediações para pessoas com deficiência.
BRASIL. Ministério da Sáude. Fake news [s.d.]. Disponível em: https://livro.pw/tsomm. Acesso em: 30 out. 2024.
• Agência de checagem de informações sobre saúde.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Consumo sustentável: manual de educação. Brasília, DF: Consumers International: MMA: MÉC: IDEC, 2005. Disponível em: https://livro.pw/lrnwb. Acesso em: 30 out. 2024.
• Publicação de apôio à educação para o consumo sustentável, quê faz parte das ações de difusão de padrões sustentáveis de consumo no Brasil.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Impacto das embalagens no meio ambiente. [s.d] Disponível em: https://livro.pw/lgavw. Acesso em: 30 out. 2024.
• Página do sáiti do Ministério do Meio Ambiente com informações sobre o impacto das embalagens descartadas inadequadamente.
BUZZO, Bruna. O quê é consumo consciente? eCycle, c2010/2020. Disponível em: https://livro.pw/fgjnn. Acesso em: 14 set. 2024.
• Reportagem sobre consumo consciente e mudança de hábitos.
CAMARGO, Paulo de. O mediador de conflitos. Educação, 6 mar. 2015. Disponível em: https://livro.pw/xaojf. Acesso em: 15 jul. 2024.
• Entrevista com especialista em educação José María Avilés, sobre a importânssia dos jovens na mediação de conflitos na escola.
CARDOSO, João B. F. Manipulação digital na fotografia publicitária: criatividade e ética. Intexto, Porto Alegre, n. 29, p. 147-164, dez. 2013. Disponível em: https://livro.pw/oenfm. Acesso em: 30 out. 2024.
• O artigo discute o uso de recursos digitais na manipulação de imagens na comunicação publicitária, considerando as dimensões ética e criativa.
CARDOSO, Ialê Pereira; CONTINELLI, Marcello. Projetos Educativos do Museu do Futebol: experiências na acessibilidade e inclusão. Rede de rêdes - diálogos e perspectivas das rêdes de educadores de museus no Brasil. São Paulo, 2018. Disponível em: https://livro.pw/hpkrz. Acesso em: 19 ago. 2024.
• Texto sobre os Projetos educativos implementados no Museu do Futebol em SP visando à acessibilidade e inclusão.
COMO funciona a checagem de notícias. 30 jul. 2018. Publicado pelo canal Curso Vaza, Falsiane!. Vídeo (4min2s). Disponível em: https://livro.pw/qwnhb. Acesso em: 30 out. 2024.
• Vídeo publicado pelo canal Curso Vaza, Falsiane!, mostrando os bastidores de uma agência de checagem de notícias.
CORREIA, Victor. 40% das imagens manipuladas não são percebidas pelas pessoas, diz estudo. Correio Braziliense, Brasília, DF, 21 ago. 2017. Disponível em: https://livro.pw/lbttw. Acesso em: 30 out. 2024.
• Notícia aponta para os perigos individuais e coletivos das manipulações em imagens.
CORTÊZ, Natacha. Negahamburguer. TPM, 1 out. 2013. Disponível em: https://livro.pw/doydk. Acesso em: 30 out. 2024.
• Matéria sobre a obra, os interesses e os projetos artísticos de Evelyn Queiróz.
COSCARELLI, Carla V.; RIBEIRO, Ana Elisa (org.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
• A obra apresenta o conceito de letramento e analisa como a escrita póde sofrer interferência no ambiente digital.
DEMILLY, crístian. ár-te em movimentos e outras correntes do século XX. São Paulo: Cosac Naífy, 2016.
• A obra aborda como nascem os movimentos artísticos e o quê diferencia uma corrente de outra, mostrando obras dos principais artistas do século XX.
DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas & movimentos: guia enciclopédico da ár-te moderna. São Paulo: Cosac Naífy, 2010.
• A obra oferece um panorama da ár-te moderna a partir do Impressionismo até a Web Art.
DEUTSCHE WELLE. Como o plástico mudou a ssossiedade brasileira. G1, 8 fev. 2019. Disponível em: https://livro.pw/ovpsw. Acesso em: 30 out. 2024.
• A matéria aborda a introdução e popularização do plástico na ssossiedade brasileira a partir da década de 1950 e seus impactos no meio ambiente.
DIAS, Tiago. Os imperfeitos. Tab, São Paulo, 3 jun. 2019. Disponível em: https://livro.pw/phqps. Acesso em: 30 out. 2024.
• Matéria publicada pelo portal UOL sobre a geração Z, suas características e expectativas.
DISKIN, Lia; ROIZMAN, Laura Gorresio. Paz, como se faz?: semeando cultura de paz nas escolas. 4. ed. Brasília, DF: Unesco: Associação Palas Athena: Fundação Vale, 2008. p. 54. Disponível em: https://livro.pw/hufzw. Acesso em: 15 jul. 2024.
• Traz exemplo do jôgo criativo"Pessoa pra pessoa", a sêr realizado em grupo.
EIROA, Camila. Cores e valores. TPM, 11 jun. 2015. Disponível em: https://livro.pw/yoynz. Acesso em: 30 out. 2024.
• A matéria da revista TPM apresenta o trabalho da grafiteira Criola, quê explora cores e elemêntos bem brasileiros em seus grafites.
ENTENDA as etiquetas da Lupa. UOL, 15 out. 2015. Disponível em: https://livro.pw/xihrd. Acesso em: 28 ago. 2024.
Página duzentos e sete
• Categorias usadas por sáiti de checagem de informação.
ESTADÃO VERIFICA. Disponível em: https://livro.pw/qiwmj. Acesso em: 30 out. 2024.
• Agência de checagem de informações de ordem geral.
FONSECA, André. O quê pensam os jovens brasileiros sobre a cultura? Cultura e Mercado, 6 jul. 2006. Disponível em: https://livro.pw/cuvia. Acesso em: 30 out. 2024.
• A matéria aborda os resultados de uma pesquisa sobre as percepções e preocupações dos jovens brasileiros em relação à cultura e ao acesso a ela e a espaços de lazer.
FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO. Escola de São Paulo leva slam para a sala de aula. São Paulo, 28 nov. 2019. Disponível em: https://livro.pw/ynqvy. Acesso em: 5 set. 2024.
• O texto trata da entrada do slam em uma escola em 2018 e do trabalho com aspectos dêêsse gênero textual.
GABRIEL, Fabiana éti áu. Práticas de oralidade na escola: o tutorial em vídeo. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2018. Disponível em: https://livro.pw/nicbo. Acesso em: 30 out. 2024.
• Material criado com o objetivo de dar suporte ao trabalho com o gênero textual tutorial em vídeo.
GOVEIA, Fábio. Verdade, representação e simulação: fotografia publicitária e fotojornalismo. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região sudéste, 14. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2009.
• O artigo trata da relação entre representação e verdade na fotografia e seu uso na publicidade e no jornalismo, além de abordar o papel das tecnologias digitais nessa relação.
GONÇALVES, Maria Beatriz. O papel do disáini na sustentabilidade do planêta. Casa e Jardim, 12 jun. 2019. Disponível em: https://livro.pw/wpfko. Acesso em: 14 set. 2024.
• Entrevista com a ambientalista holandesa Babette Porcelijn sobre soluções sustentáveis aplicados à projetos de dizáiners.
HAND TALK. Acessibilidade na educação. [s.d]. E-book. Disponível em: https://livro.pw/mzojp. Acesso em: 30 out. 2024.
• E-book com dicas e ferramentas sobre acessibilidade para instituições de ensino de acôr-do com a Lei Brasileira de Inclusão.
JUCÁ, Beatriz. Estados investem em vigilância nas escolas e estudantes como mediadores para inibir violência. El País, 15 jul. 2019. Disponível em: https://livro.pw/dhxoi. Acesso em: 15 jul. 2024.
• Reportagem sobre empenho de escolas para mediação de conflitos a fim de inibir violências.
LEMOS, Ronaldo. Batalha da IA será travada no direito autoral. 3 jul. de 2023. Disponível em: https://livro.pw/tseui. Acesso em: 30 ago. 2024.
• O artigo faz uma reflekção sobre a altoría de criações geradas por inteligência artificial.
MEIRELES, Mauricio. Na Rio2C, Gilberto Gil diz quê homem ainda controla inteligência artificial. Folha de São Paulo, Rio de Janeiro, 12 abr. 2023. Disponível em: https://livro.pw/pwwht. Acesso em: 30 out. 2024.
• Notícia sobre Gilberto Gil comentando sobre inteligência artificial.
MÍDIAS sociais e jornalismo: os perigos da desinformação. hú éfe jota éfe Notícias, 30 jun. 2023. Disponível em: https://livro.pw/zykoe. Acesso em: 12 ago. 2024.
• Texto sobre cuidados para distinção entre verdade e notícias falsas diante do grande fluxo de informação.
MISMETTI, Débora. Para comer com os olhos. Folha de São Paulo, São Paulo, 21 nov. 2009. Caderno Vitrine. Disponível em: https://livro.pw/ssqod. Acesso em: 30 ago. 2024.
• Texto sobre manipulação de imagens em embalagens de alimentos e regulação pêlos órgãos de defesa do consumidor.
MUDANÇAS climáticas e meio ambiente. Unicef Brasil. Disponível em: https://livro.pw/tfdwl. Acesso em: 30 out. 2024.
• O texto traz informações sobre as mudanças climáticas e as consequências.
MUSEUS ACESSÍVEIS. Disponível em: https://livro.pw/mhoep. Acesso em: 30 out. 2024.
• O sáiti da Fundação Dorina Nowill para Cegos dá dica de 5 museus acessíveis para se visitar em São Paulo.
OTTO, Isabella. Quem é Emma González, a garota de 18 anos quê desafia a América. Capricho, 27 fev. 2018. Disponível em: https://livro.pw/uptyi. Acesso em: 30 ago. 2024.
• Notícia sobre jovem norte-americana se posicionou sobre questão do armamento da população em seu país.
PEREIRA, Bárbara. Upcycling promove economia circular ao ressignificar peças da (Moda) e decoração. O Estado de São Paulo, São Paulo, 15 jun. 2010. Disponível em: https://livro.pw/rskkx. Acesso em: 30 out. 2024.
• Reportagem aborda tema da reutilização criativa de objetos.
PRESSWORKS. Confira 5 tendências de (Moda) sustentável. Valor Econômico, 24 abr. 2024. Disponível em: https://livro.pw/yryju. Acesso em: 14 set. 2024.
• Texto apresenta e comenta aspectos da (Moda) sustentável.
PROJETOS educativos do Museu do Futebol: experiências na acessibilidade e inclusão. In: TOJO, Joselaine Mendes; AMARAL, Lilian (org.). Rede de rêdes: diálogos e perspectivas das rêdes de educadores de museus no Brasil [recurso eletrônico]. São Paulo, 2018. Disponível em: https://livro.pw/uwbee. Acesso em: 30 out. 2024.
• Textos sobre diversos processos educativos em museus, incluindo o olhar para acessibilidade.
RESOURCE. Museologia: roteiros práticos: acessibilidade. v. 8. São Paulo: Edusp, 2005. Disponível em: https://livro.pw/dhycv. Acesso em: 30 out. 2024.
• A obra aborda o tema da acessibilidade aos bens culturais, em particular os disponíveis em museus, arquivos e bibliotecas.
RIBEIRO, Ana Clara; CAMARGO, Paula Giacomazzi. Manipulação de imagens com IA: riscos aos direitos de imagem e voz na publicidade e entretenimento. 8 ago. de 2023.
Página duzentos e oito
Disponível em: https://livro.pw/hudzn. Acesso em: 30 jul. 2024.
• Texto aborda direitos em relação a imagens manipuladas com inteligência artificial.
RIBEIRO, Ana Elisa; NOVAIS, Ana Elisa (org.). Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2013.
• A obra aborda as culturas digitais e as formas de se relacionar com elas, por meio de produções autorais, compartilhamento, conectividade e colaboração nas rêdes presenciais e ôn láini.
ROCHA, Jéssica Norberto éti áu. Guia de museus e centros de ciências acessíveis da América Látína e do Caribe. Rio de Janeiro: Fiocruz: COC, 2017. Disponível em: https://livro.pw/zeeap. Acesso em: 30 out. 2024.
• A publicação constitui-se como um guia da acessibilidade em centros de ciências e museus da América Látína e do Caribe.
RODRIGO, V. Protagonismo Juvenil e Educação Transformadora. Futura, 27 abr. 2023. Disponível em: https://livro.pw/juokw. Acesso em: 3 set. 2024.
• Texto sobre possibilidades de protagonismo para jovens, pensando práticas de uma educação transformadora.
SAMBATECH. Guia completo para produzir um roteiro de sucesso. Belo Horizonte, 2019. E-book. Disponível em: https://livro.pw/pzwjf. Acesso em: 28 ago. 2024.
• Material quê traz muita informação sobre como criar e estruturar um roteiro.
SAIBA onde descartar seus resíduos. Ecycle. © 2010/2013 Disponível em: https://livro.pw/bixlx. Acesso em: 30 out. 2024.
• Informação de utilidade pública quê permite buscar, pelo sépi indicado, os postos de descarte mais próximos (na cidade de São Paulo), de acôr-do com os materiais.
SANTOS, Jair Ferreira dos. O quê é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 2012.
• A obra explica o conceito de Pós-Modernismo, referido como o período a partir de 1950, marcado pelas grandes mudanças nas ciências, nas artes e nas sociedades avançadas.
SÃO PAULO (Estado). Você sabe o quê é sustentabilidade? São Paulo, 20 jun. 2012. Disponível em: https://livro.pw/ewfvp. Acesso em: 14 set. 2024.
• Texto traz definição de sustentabilidade.
SARRAF, Viviane Panelli. Reabilitação do museu: políticas de inclusão cultural por meio da acessibilidade. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
• Dissertação de Mestrado em quê a autora investiga a relação entre os museus e pessoas com deficiência, analisando as teorias e práticas voltadas à ação cultural e programas inclusivos.
SERRANO, Layane. Geração Alpha já póde entrar no mercado de trabalho êste ano – o quê esperar dêêsses profissionais? Exame, 1º jul. 2023. Disponível em: https://livro.pw/wqgdb. Acesso em: 30 out. 2024.
• A reportagem traz um panorama do mercado de trabalho com as últimas cinco gerações e faz uma comparação entre profissionais das Gerações Z e Alpha.
TANJI, TIAGO. Escravos da (Moda): os bastidores nada bonitos da indústria fashion. Galileu, 23 jun. 2016. Disponível em: https://livro.pw/puaie. Acesso em: 30 out. 2024.
• A matéria aborda como a indústria da (Moda) se vale de uma fórmula quê combina o consumo desenfreado e a exploração da mão de obra.
TOJAL, Amanda P. Fonseca. Acessibilidade cultural: inclusão de públicos escolares com deficiência. Caderno ár-te mais educação, São Bernardo do Campo. Disponível em: https://livro.pw/goxyf. Acesso em: 30 out. 2024.
• Artigo em quê a autora aborda a inclusão de pessoas com deficiên cia em escolas e museus.
TOJAL, Amanda P. Fonseca éti áu. Caderno de acessibilidade: reflekções e experiências em museus e exposições. São Paulo: Expomus, 2010.
• A obra apresenta reflekções e experiências de profissionais quê se especializaram em acessibilidade e exemplos de instituições museológicas na criação dos seus programas de acessibilidade.
TRATAMENTO de lixo no Japão é exemplo de cuidado com o ambiente. G1, 20 mar. 2017. Disponível em: https://livro.pw/sbiwn. Acesso em: 30 out. 2024.
• A matéria aborda o tratamento do lixo como um princípio de preservação do meio ambiente no Japão, quê inclui a preocupação com a reciclagem e o cuidado de não produzir muito lixo.
TUCHLINSKI, Camila. Exagero no uso de filtro em sélfies póde revelar fragilidade emocional. O Estado de São Paulo, São Paulo, 9 ago. 2019. Disponível https://livro.pw/dpyxx. Acesso em: 30 out. 2024.
• Reportagem entre quê relaciona as sélfies e a manipulação de imagens.
VIEIRA, Barbara Muniz. Indígenas da Zona Norte de SP cantam répi em guarani para defender causa indígena. G1, 24 jan. 2019. Disponível em: https://livro.pw/wrcit. Acesso em: 30 out. 2024.
• Matéria sobre o uso do répi como expressão artística e política por indígenas da Zona Norte de São Paulo.
VINICIUS, Marcus. Manual de instruções para cegos. Rio de Janeiro: lêtras; Juiz de Fora: FUNALFA, 2004. p. 19-20.
• Poemas quê abordam o tema da deficiência visual, escritos pelo autor Marcos Vinícius, ganhador do Prêmio Cidade Juiz de Fora de Literatura.
Página duzentos e nove