Sumário
- Conhecendo a Coleção 211
- Para começar – escola, transformação e projetos 211
- O Novo Ensino Médio 211
- Competências e habilidades 211
- Competências socioemocionais 213
- Projetos Integradores 213
- Metodologias de aprendizagem baseadas em Projetos Integradores 213
- Perguntas-chave e sequências didáticas 214
- Metodologias ativas 215
- Aprendizagens por resolução de problemas 216
- Teorias cognitivas 216
- O quê é um problema? 217
- Aprendizagens por resolução de problemas 216
- Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) 217
- Projetos Integradores, cidadania e o mundo do trabalho 218
- Propostas de ampliação e inclusão 218
- Avaliação de aprendizagem 219
- Avaliação nas etapas do projeto 219
- Quadros de avaliação 219
- Avaliação atitudinal220
- Os Projetos Integradores dêste livro 220
- Estrutura dos Projetos Integradores 220
- ETAPA 1: Vamos começar 220
- ETAPA 2: Saber e fazer 220
- ETAPA 3: Para finalizar 220
- Sugestões de cronograma 221
- Estrutura dos Projetos Integradores 220
- Projeto 1 – Acessibilidade: os museus são para todos? 222
- Projeto 2 – Juventudes: como valorizar as manifestações e culturas juvenis na escola? 233
- Projeto 3 – Mídias digitais: é tudo verdade? 242
- Projeto 4 – Papo aberto: como mediar conflitos na escola? 252
- Projeto 5 – Imagens: manipulamos ou somos manipulados? 261
- Projeto 6 – Sustentabilidade: como reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente? 271
- Anexos 284
- Audiotranscrições 292
- Referências bibliográficas comentadas 298
Página duzentos e onze