Sumário

  • Conhecendo a Coleção 211
  • Para começar – escola, transformação e projetos 211
    • O Novo Ensino Médio 211
    • Competências e habilidades 211
    • Competências socioemocionais 213
  • Projetos Integradores 213
    • Metodologias de aprendizagem baseadas em Projetos Integradores 213
    • Perguntas-chave e sequências didáticas 214
  • Metodologias ativas 215
    • Aprendizagens por resolução de problemas 216
      • Teorias cognitivas 216
      • O quê é um problema? 217
  • Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) 217
  • Projetos Integradores, cidadania e o mundo do trabalho 218
  • Propostas de ampliação e inclusão 218
  • Avaliação de aprendizagem 219
    • Avaliação nas etapas do projeto 219
    • Quadros de avaliação 219
    • Avaliação atitudinal220
  • Os Projetos Integradores dêste livro 220
    • Estrutura dos Projetos Integradores 220
      • ETAPA 1: Vamos começar 220
      • ETAPA 2: Saber e fazer 220
      • ETAPA 3: Para finalizar 220
    • Sugestões de cronograma 221
  • Projeto 1 – Acessibilidade: os museus são para todos? 222
  • Projeto 2 – Juventudes: como valorizar as manifestações e culturas juvenis na escola? 233
  • Projeto 3 – Mídias digitais: é tudo verdade? 242
  • Projeto 4 – Papo aberto: como mediar conflitos na escola? 252
  • Projeto 5 – Imagens: manipulamos ou somos manipulados? 261
  • Projeto 6 – Sustentabilidade: como reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente? 271
  • Anexos 284
  • Audiotranscrições 292
  • Referências bibliográficas comentadas 298

Página duzentos e onze