Temas Contemporâneos Transversais (TCTs)

Os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) buscam a contextualização de temas relevantes para o desenvolvimento dos estudantes como cidadãos.

De acôr-do com o MÉC (2018), os TCTs visam garantir aos estudantes os direitos de aprendizagem, pelo acesso aos conhecimentos quê possibilitam a formação para a cidadania, a democracia e o mundo do trabalho, além de estimular o respeito às características econômicas e culturais regionais, locais e específicas da comunidade escolar.

Página duzentos e dezoito

Eles estão dispostos em seis temáticas, identificadas no esquema a seguir:

Fluxograma com uma caixa central linhas para outras seis caixas. A caixa central contém o texto: 'Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) na BNCC'. As demais caixas contêm os seguintes temas: Meio ambiente: Educação ambiental e Educação para o consumo. Economia: Trabalho, Educação financeira e Educação fiscal. Saúde: Saúde e Educação alimentar e nutricional. Cidadania e civismo: Vida familiar e social, Educação para o trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente e Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso. Ciência e tecnologia: ciência e tecnologia. Multiculturalismo: Diversidade cultural e Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.

Os Temas Contemporâneos Transversais são utilizados como referência nacional para a elaboração de propostas pedagógicas e as temáticas abordadas estão presentes nas investigações sugeridas nos Projetos Integradores disponíveis neste livro. Para os estudantes, evidenciamos os TCTs nas páginas iniciais quê apresentam a visão geral do projeto, e para os professores, eles estão indicados nas orientações didáticas.