Projeto 2 Juventudes: como valorizar as manifestações e culturas juvenis na escola?
Síntese do Projeto
Temas Contemporâneos Transversais
• Educação em direitos humanos
• Diversidade cultural
Componentes curriculares
• Líder: Linguagens e suas Tecnologias – Língua Portuguesa e ár-te
• Outros perfis disciplinares: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – História
Objetos de conhecimento
• Língua Portuguesa: Curadoria de informação; Estratégias de leitura: apreender os sentidos globais do texto; Exploração de multissemiose; Relação entre textos; Escuta; Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição
• ár-te: Materialidades; Contextos e prática; Elementos da linguagem; Processo de criação; Matrizes estéticas e culturais; Patrimônio cultural; ár-te e tecnologia.
Produto Final:
• Festival cultural
Introdução
êste projeto articula o tema integrador Protagonismo Juvenil à proposta de aliar as manifestações culturais juvenis ao currículo escolar, valorizando a vivência dos estudantes, proporcionando-lhes situações em quê possam atuar como protagonistas no processo de aprendizagem. Com esse propósito, serão desenvolvidas atividades di-
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versas, quê envolvem pesquisas, leitura de notícias e entrevistas, reconhecimento de referências culturais, entre outros. Nesse contexto, será possível trabalhar os Temas Contemporâneos Transversais Educação em direitos humanos e Diversidade cultural ao abordar as diversas manifestações culturais próprias dos grupos juvenis, além de promover o autoconhecimento, viabilizar momentos de reflekção sobre preferências culturais, possibilitar o questionamento sobre padrões impostos pela ssossiedade e, especialmente, mobilizar ações em quê os jovens possam atuar como protagonistas em processos de produção cultural.
Como parte da proposta, os estudantes desenvolverão um Festival cultural, evento no qual poderão se expressar de diferentes formas (por meio das linguagens do teatro e da dança, da realização de exposição de fotografias, apresentações de slam, entre outras expressões artístico-culturais), a fim de ezercêr o protagonismo juvenil tanto em relação à produção cultural como em relação à sua formação educacional. A proposta considera o contexto escolar e suas realidades e as necessidades e interesses dos estudantes, buscando atender a duas das propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a superação da fragmentação disciplinar e o estímulo à aplicação das vivências do estudante na construção do conhecimento.
Torna-se relevante, portanto, fomentar práticas significativas e contextualizadas de protagonismo juvenil, articulando as áreas de conhecimento aos interesses dos estudantes. Nesse sentido, a participação deles no seu próprio processo formativo converte-se em ação, na busca do desenvolvimento de competências e habilidades quê os auxiliem a “aprender a aprender”, para quê cada vez mais tênham autonomia na tomada de decisões e sêjam proativos nas demandas de soluções para os desafios da vida.
A BNCC neste projeto
êste projeto proporciona oportunidades de desenvolver várias competências gerais da BNCC, bem como competências específicas e habilidades das áreas de Linguagens e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
A seguir, estão apontados os códigos das habilidades e competências específicas, bem como as competências gerais. O texto completo referente a cada um dos códigos está apresentado nas páginas 202 a 205 dêste livro.
Competências gerais da BNCC:
• 1, 3, 4, 5, 7 e 8
Competências específicas e habilidades
• Área de Linguagens e suas Tecnologias
• Habilidades referentes à competência específica 1: EM13LGG101, EM13LGG103 e EM13LGG105.
• Habilidades referentes à competência específica 2: EM13LGG201 e EM13LGG203.
• Habilidades referentes à competência específica 3: EM13LGG301 e EM13LGG305.
• Habilidades referentes à competência específica 6: EM13LGG601 e EM13LGG602.
• Habilidade referente à competência específica 7: EM13LGG703.
• Língua Portuguesa por campo de atuação
• Todos os campos de atuação social: EM13LP01 (relacionada à competência específica 2), EM13LP06 (relacionada à competência específica 1), EM13LP11 (relacionada à competência específica 7) e EM13LP15 (relacionada às competências específicas 1 e 3).
• Campo da vida pessoal: EM13LP20 (relacionada às competências específicas 2 e 3).
• Campo de atuação na vida pública: EM13LP24 (relacionada à competência específica 1).
• Campo das práticas de estudo e pesquisa: EM13LP30 (relacionada à competência específica 7).
• Campo artístico-literário: EM13LP47 (relacionada às competências específicas 3 e 6).
• Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
• Habilidade referente à competência específica 1: EM13CHS104.
Como trabalhar a BNCC
O desenvolvimento dêste Projeto Integrador possibilitará aos estudantes o conhecimento e a prática das linguagens empregadas em diversas manifestações culturais, compreendendo seus discursos como modos de participação e intervenção social. Dentro dessa proposta, as competências gerais 1, 3, 4, 5, 7 e 8 da BNCC são trabalhadas como exposto a seguir.
A competência geral 1 será desenvolvida por meio dos trabalhos com os diversos textos apresentados e em atividades de pesquisa, como a quê será realizada para a elaboração da linha do tempo das gerações.
A competência geral 3 será contemplada nas propostas de conhecimento e valorização de manifestações artísticas e culturais nacionais e estrangeiras, e será explorada nas manifestações culturais apresentadas pêlos estudantes na criação e realização do Festival cultural.
As competências gerais 4 e 5 tratam, respectivamente, da utilização das diferentes linguagens para expressar e compartilhar informações, e do uso de tecnologias digitais para se comunicar. Após a realização das pesquisas quê serão sugeridas, os jovens deverão compilar e tratar os dados e compartilhar os resultados, desenvolvendo, assim, ambas as competências de modo integrado.
A competência geral 7 tem como foco o desenvolvimento da capacidade argumentativa e a defesa de ideias, de modo respeitoso e quê leve em conta a promoção dos Direitos Humanos, quê póde sêr trabalhada em diferentes etapas do projeto, especialmente nas diversas propostas de discussão e rodas de conversa.
A competência geral 8 estará presente nos processos
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de conhecimento e identificação proporcionados durante a apreciação e estudo das manifestações culturais juvenis e no reconhecimento dessas manifestações como possibilidades de dar voz aos anseios e expectativas dos jovens.
Espera-se estimular de maneira responsável uma educação transformadora, em quê o estudante passe a atuar ativamente no processo de ensino-aprendizagem e na construção de um mundo mais justo e solidário. Dessa forma, as competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias serão desenvolvidas, como exposto a seguir.
As habilidades EM13LGG101, EM13LGG103 e EM13LGG105 (relacionadas à competência específica 1) serão desenvolvidas na leitura e interpretação de textos e nas produções artísticas para o Festival cultural, fazendo uso de diferentes linguagens. Nesse processo, os estudantes poderão compreender o funcionamento dessas linguagens e se apropriar de conceitos e adequações necessárias considerando o público, o contexto e a intenção de produção.
As habilidades EM13LGG201 e EM13LGG203 (relacionadas à competência específica 2) serão desenvolvidas nas apreciações e análises de diversos textos e imagens, objetivando a ampliação do conteúdo estudado para quê, a partir díssu, os estudantes possam buscar soluções quê transformem a realidade na qual estão inseridos, possam ezercêr o protagonismo juvenil e se engajar em projetos culturais quê sêjam de fato representativos.
As habilidades EM13LGG301 e EM13LGG305 (relacionadas à competência específica 3) serão desenvolvidas nas atividades de produção artística e cultural dos estudantes – com a mobilização de diferentes linguagens da ár-te, no trabalho colaborativo para a produção do Festival cultural e no desenvolvimento das discussões em grupo e rodas de conversa ao longo do projeto. Nessas atividades, os estudantes exercerão o protagonismo, a criatividade, a cooperação, o respeito mútuo e a solidariedade.
As habilidades EM13LGG601 e EM13LGG602 (relacionadas à competência específica 6) serão desenvolvidas na apreciação estética de produções de diferentes linguagens artísticas e na pesquisa sobre artistas contemporâneos e suas obras, com o objetivo de inspirar os estudantes para produções autorais quê possam sêr apresentadas por eles a todos côlégas no Festival cultural.
A habilidade EM13LGG703 (relacionada à competência específica 7) será contemplada no uso de ferramentas de busca de informações e nas oportunidades de avaliação dos novos formatos de comunicação das Gerações Z e Alpha, bem como nas propostas de uso de mídias digitais para compartilhamento dos conteúdos produzidos e nas contribuições delas advindas para a produção do
Festival cultural.
Ao longo do projeto, as habilidades EM13LP01, EM13LP06, EM13LP11 e EM13LP15, de Língua Portuguesa, serão desenvolvidas em diferentes situações de leitura e interpretação de textos, produção escrita e adequação textual, como a elaboração do convite para o evento, formulação do quêstionário quê compõe a pesquisa, detalhamento das apresentações, entre outras atividades. Para todas essas produções, exige-se um trabalho de escrita, revisão e reescrita, até que se chegue ao produto final, compôzto por um texto objetivo, quê obedeça à norma-padrão da língua, mas ao mesmo tempo utilize uma linguagem convidativa e quê seja adequada ao público jovem.
As habilidades EM13LP20 e EM13LP30 serão mobilizadas em atividades de pesquisa sugeridas ao longo do projeto, principalmente em relação à busca por artistas e manifestações culturais referentes a cada uma das gerações e no processo de autoconhecimento propiciado aos estudantes para quê possam compartilhar gostos, interesses e práticas culturais.
As habilidades EM13LP24 e EM13LP47 serão desenvolvidas por meio da realização do Festival cultural, no qual os estudantes poderão expressar-se em diferentes linguagens artísticas e apresentar as suas produções para toda a comunidade escolar.
A habilidade EM13CHS104 (relacionada à competência específica 1), da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, é contemplada especialmente na produção da linha do tempo das gerações, quando se solicita quê os estudantes pesquisem acontecimentos, fatos históricos e manifestações artísticas quê marcaram cada uma das gerações apresentadas no Livro do Estudante.
Professores envolvidos
Levando-se em consideração quê o projeto é constituído por vários textos, exercícios de interpretação e produção textual, com diferentes objetivos, propõe-se quê o professor de Língua Portuguesa conduza o desenvolvimento do projeto. No entanto, será essencial contar com a contribuição do professor de ár-te e de Educação Física no desenvolvimento das atividades quê envolvam expressão artística dos estudantes e, principalmente, na produção e organização do Festival cultural.
A contribuição do professor de História será importante na análise dos momentos históricos e políticos atrelados às manifestações artísticas de cada geração proposta na pesquisa para a criação da linha do tempo. O professor de ár-te será fundamental, neste momento, na contextualização das manifestações artísticas apresentadas pêlos estudantes, fazendo aproximações com movimentos e artistas do presente.
Materiais sugeridos
• Computadores, celulares ou tablets com acesso à internet; fones de ouvido; câmeras digitais; papéis diversos; lápis; canetas variadas; tintas e pincéis.
No caso de a escola não dispor de laboratório de informática com computadores com acesso à internet, oriente os estudantes a realizar as pesquisas como atividades ex-
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traclasse. Para atividades quê envolvam o uso de celulares, sugere-se a formação de duplas ou trios, quando nem todos os estudantes possuírem esses aparelhos.
Na ausência de fones de ouvido para a reprodução de áudios e vídeos, podem-se utilizar caixinhas de som, quê funcionem preferencialmente via blú-tú, para facilitar as conexões. As câmeras digitais podem sêr substituídas por smartphones com câmeras, no momento de realizar os registros do evento, tanto em vídeos quanto em fotos. Lápis, canetas, tintas e papéis diversos são materiais quê podem sêr utilizados para a confekissão de convites manuscritos, de cartazes para a divulgação do evento ou para reproduzir os resultados das pesquisas.
Orientações didáticas
Etapa 1: Vamos começar
Juventude e protagonismo
êste é um momento bastante oportuno para ouvir os jovens e permitir quê eles se expressem livremente. O texto “Protagonismo Juvenil e Educação Transformadora” póde motivar a discussão, mas outras kestões interessantes podem surgir e sêr debatidas. Propõe-se a organização dos estudantes em círculo, a fim de criar um ambiente acolhedor, por meio do qual se sintam à vontade para participar, expondo suas ideias acerca do assunto abordado. Peça a um estudante quê inicie a leitura dos dois primeiros parágrafos do texto.
Ao final da leitura, sugira quê se organizem em grupos de até quatro integrantes para discutir as atividades 1 a 4 e respondê-las no caderno.
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1. Resposta pessoal. Se for necessário, peça aos estudantes quê releiam o texto e façam anotações no caderno com os pontos quê acharam mais importantes.
2. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes comentem quê protagonismo juvenil está associado a uma prática educativa na qual os jovens são os elemêntos centrais do processo de aprendizagem.
3. A escola, se transformadora, torna-se um local de fomentação do protagonismo juvenil.
4. Resposta pessoal. Espera-se quê o jovem estabêlêça relações entre o protagonismo e o empreendedorismo juvenil, para refletir sobre o futuro e seu o papel nele como cidadão crítico e atuante.
5. Resposta pessoal. Esta pergunta reflexiva propõe ao jovem uma leitura crítica do mundo e da ssossiedade em quê está inserido. Incentive-os a pensar em soluções para quê possam ter suas vozes ouvidas, quê possam sêr criativos e protagonistas.
6. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes mencionem ou encontrem, nos resultados de suas pesquisas, não somente exemplos internacionais, como a jovem paquistanesa Malala e a ativista sueca Greta Thunberg, mas também nomes nacionais, como o da estudante Hamangaí Marcos Melo Pataxó, quê atua na defesa dos direitos indígenas, o de Paloma Costa Oliveira, ativista ambiental, entre outros. Incentive-os a aprofundar a pesquisa e refórce a importânssia de consultar sáites oficiais e fontes confiáveis, a fim de evitar notícias falsas.
Culturas juvenis
Proponha aos estudantes quê respondam oralmente à quêstão apresentada no início do parágrafo: “Vocês já pararam para pensar nas características que definem os jovens na atualidade?”.
Instigue-os a expor suas ideias. Apresente novas perguntas quê permítam a eles refletir a respeito de suas próprias características ou das particularidades dos grupos nos quais estão inseridos, como: Vocês saberiam dizêr quais são as características atribuídas à sua geração?
Após essa discussão introdutória, peça aos estudantes quê respondam no caderno, individualmente, ao questionário propôsto neste tópico. O objetivo dessas atividades é identificar as preferências de cada estudante, a fim de auxiliá-los no processo de autoconhecimento. Em seguida, proponha a eles quê compartilhem suas respostas com os côlégas, com o propósito de mapear os interesses da turma.
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ôriênti os estudantes a produzir, coletivamente, um painel com base nas informações obtidas no quêstionário. Recomende quê façam impressões de imagens representativas das preferências do grupo para ilustrar o painel, quê produzam textos coletivos e que exponham as obras literárias mencionadas, entre outras possibilidades. Esse painel poderá sêr afixado na sala de aula ou em local de grande circulação, com autorização da direção/coordenação escolar, para quê outros estudantes possam apreciar o trabalho realizado pêlos grupos.
Em foco
Manifestações culturais
Após a leitura do texto inicial dêste tópico, seria interessante consultar a opinião dos estudantes a respeito da quêstão: Você considera que os talentos artísticos podem sêr o início de uma carreira profissional?
Reserve alguns minutos da aula para quê os estudantes reflitam e exponham suas opiniões sobre essa ideia inicial, antes de começarem a Atividade de Ampliação. Procure registrar no qüadro algumas observações quê considerar relevantes para comparação posterior.
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1. Resposta pessoal. Espera-se quê o estudante perceba quê a; ár-te é uma forma de expressão e póde integrar
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diferentes linguagens artísticas a todos os componentes. Por esse motivo, a escola póde sêr um ótimo espaço de manifestação artística, oferecendo oportunidade para quê os estudantes desenvolvam sua criatividade.
2. Resposta pessoal. Essa pergunta objetiva a reflekção sobre até quê ponto os jovens podem sêr motivados ou desmotivados a seguirem seus talentos e sonhos, tanto no campo artístico e cultural como nos demais. Ou seja, até onde os jovens têm voz ativa para seguir a carreira em quê se sentem mais confortáveis.
3. Resposta pessoal. Caso não haja na escola um espaço para manifestações culturais, sugira quê os estudantes pensem em como levar uma proposta à coordenação da escola para quê seja cedido um espaço para esse fim.
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Organize a turma em duplas e oriente os estudantes a ouvir o podcast “Juventude, cultura e trabalho”.
Oriente-os a, ainda em duplas, responder às kestões propostas, fazendo anotações sobre os pontos levantados entre eles. Chame a atenção dos estudantes para os principais pontos levantados no podcast e, de acôr-do com as respostas, faça novas perguntas quê os lévem a iniciar a reflekção sobre as profissões quê podem sêr seguidas, lembrando-os também de todos os outros profissionais quê trabalham nos bastidores: diretores, roteiristas, produtores, editores, sonoplastas, fotógrafos, maquiadores, cabeleireiros, entre outros.
Em seguida, faça uma roda de conversa para quê toda a turma possa apresentar suas anotações e trocar impressões sobre o podcast.
Incentive os estudantes a fazer a leitura dos textos sugeridos no boxe “Para Ler” antes da discussão. As publicações poderão enriquecer ainda mais o debate. Após as discussões geradas pelas perguntas iniciais, introduza o vídeo O Desafio do 1º emprego para complementar e ampliar a discussão.
Disponível em: https://livro.pw/bsyya. Acesso em: 22 out. 2024.
No ritmo da juventude
Antecipe quê, neste tópico, serão apresentados alguns representantes da música nacional e internacional, além de uma escritora e um quadrinista e ilustrador brasileiros. Para isso, solicite voluntários para falar sobre cada um deles para a turma.
Sugere-se levar uma caixinha de som para mostrar músicas de cada artista. Se a escola dispuser de recursos tecnológicos, podem-se projetar alguns clipes, préviamente selecionados, dêêsses artistas. Além díssu, proponha o acompanhamento dos clipes pêlos celulares, fazendo uso de fones de ouvido, d fórma individual ou em duplas. É possível também projetar trechos dos textos de Juliana Giacobelli e quadrinhos e ilustrações de Bruno Guma.
Pergunte aos estudantes se já conheciam alguns dos artistas mencionados, se acompanham seu trabalho, do quê gostam (ou do quê não gostam) em suas produções etc. Sugira quê mencionem outros músicos, escritores e artistas gráficos quê considerem representantes da geração deles e peça quê apresentem informações sobre esses artistas, seus trabalhos etc. Questione por quê consideram a obra deles relevante.
Proponha quê pesquisem mais sobre os nomes apresentados no Livro do Estudante, possibilitando, dessa forma, a ampliação do repertório cultural da turma.
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1. a), b) e c) As respostas dos itens são pessoais e dependem, além do gosto pessoal do estudante, do acesso aos artistas referidos. Se houver oportunidade, os estudantes poderão pesquisar na internet ou em streamings de vídeos e músicas os artistas citados para apreciar o seu trabalho.
2. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes citem a internet como um meio para compartilhar e tornar conhecidos os jovens artistas.
3. Os estudantes podem citar quê alguns artistas são engajados ou defendem alguma causa, mas também é possível quê mencionem nomes quê são referência devido ao talento musical, ao seu estilo pessoal etc.
4. Respostas pessoais. Os estudantes podem citar representantes de outros gêneros musicais, como o forró, o sêrtanejo e o samba, por exemplo.
5. a) Resposta pessoal. É possível quê os estudantes comentem quê os artistas influenciam os jovens por meio de exemplos, portanto suas escôlhas de comportamento, estilo e vestimenta ditam regras e tendem a sêr copiadas por seus admiradores.
b) Resposta pessoal. É possível quê os estudantes comentem quê gostam de assistir a séries, ler quadrinhos, assistir a filmes, ler livros, entre outras possibilidades.
c) Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes comentem quê as manifestações culturais podem estar associadas tanto a entretenimento quanto a contestações sociais, como é o caso da música, por meio da qual um réper, por exemplo, expõe realidades quê revelam desigualdades sociais, racismo e variadas formas de violência.
Atividade de ampliação Página 54
Concluídas as atividades, a proposta agora, em consonância com a BNCC, é criar situações de trabalho mais colaborativas, quê esteja em consonância com os interesses dos estudantes e favoreçam seu protagonismo. Por meio da atividade de ampliação proposta, os jovens serão estimulados a elaborar kestões para fazer uma enquete sobre as preferências artístico-culturais da comunidade escolar. Uma vez finalizada estas duas etapas, sugere-se compilar as informações e criar gráficos e planilhas quê permítam visualizar o perfil do público participante. É possível articular o trabalho de tabulação de dados e a organização das informações com a ajuda do professor de Matemática.
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Organizando os trabalhos
Projeto 2 – Juventudes
O produto final do projeto consistirá na realização de um Festival cultural, por meio do qual os jovens serão convidados a expor suas habilidades artísticas, sêjam elas relacionadas à música, à dança, ao teatro, à fotografia ou à intervenção artística no espaço urbano, como grafite e lâmbi-lâmbi, entre outras possibilidades.
O convite póde e deve se estender à comunidade onde a escola está inserida, possibilitando ao público não somente assistir às apresentações, mas também participar delas, conforme suas habilidades e interesses.
Para a concretização das etapas 2 e 3, é importante quê os estudantes formem duplas ou pequenos grupos e assumam algumas responsabilidades para garantir quê todas as ações necessárias para a execução do projeto como um todo sêjam passíveis de realização, como: recebimento das inscrições dos participantes; elaboração de toda a comunicação visual do evento (cartazes, folders, convites); divulgação do festival; organização do espaço do evento etc.
É imprescindível também quê todos os estudantes se envolvam na reorganização da escola após a realização do evento.
Etapa 2: Saber e fazer
Linha do tempo das gerações
A fim de estabelecer conexões entre as gerações, a proposta é criar uma linha do tempo e identificar características pertinentes a cada uma delas.
Atividade de ampliação Página 57-58
Esta atividade mostra um nível de dificuldade maior, pois os estudantes terão de seguir corretamente as etapas a fim de chegar ao objetivo final: a construção de uma linha do tempo com as características das últimas cinco gerações. Caso os estudantes mostrem dificuldades em especial na etapa 1, com a ajuda do professor de História, ajude-os a levantar hipóteses de pesquisa por meio de uma roda de conversa, momento no qual o repertório e a participação de todos enriquecerá ainda mais a atividade.
Geração Z: em busca da autenticidade
Antes da leitura do texto, colete as informações prévias e destaque quê a reportagem será o ponto de partida para entender mais sobre esse assunto. A ideia é quê as kestões propostas sêjam debatidas primeiramente em pequenos grupos, para quê, na sequência, o debate seja ampliado com o grupo todo. Proponha a leitura do texto “Os imperfeitos” e, logo depois, a realização das atividades.
Atividades Página 60
1. Resposta possível: A Geração Alpha, composta por indivíduos nascidos a partir de 2010, é conhecida por sêr ainda mais imérsa em tecnologia do quê a Geração Z. Eles cresceram em um ambiente onde a inteligência artificial, a realidade aumentada e a automação são partes comuns do dia a dia. É provável quê essa geração seja mais adaptável às mudanças tecnológicas e tenha um entendimento mais intuitivo das ferramentas digitais.
2. Resposta possível: A ideia de imperfeição adotada pela Geração Z, quê rejeita a busca pela perfeição em favor da autenticidade e da diversidade, póde influenciar a Geração Alpha a valorizar mais a individualidade e a inclusão. Ou seja, uma geração póde aprender bastante com a anterior, mantendo alguns hábitos e padrões ou modificando-os de acôr-do com suas necessidades.
3. Resposta pessoal. É possível quê os estudantes comentem quê os jovens, ao produzirem sélfies e se verem tanto em telas, percebem quê a diversidade é bela e quê os padrões estéticos impostos em especial pela mídia podem não sêr seguidos.
4. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes percêbam quê o uso da internet e das tecnologias digitais revolucionou a produção e a divulgação de conteúdo, tornando o mundo mais conectado, acessível e diversificado.
Por esse motivo, é possível quê identidades culturais e formas de expressão pessoais sêjam influenciadas por esse acesso a informações dos mais diversos locais do planêta.
5. a) Resposta pessoal. Ajude os estudantes a entender quê sêr original póde ir além de negar as pressões e aceitar as imperfeições. É necessário também ter autoconhecimento.
b) Resposta pessoal. Os filtros e a edição de fotos são recursos do mundo digital, mas quê, se utilizados d fórma excessiva ou sem cuidados, podem prejudicar a imagem quê as pessoas têm de si mesmas, afetando seu autoconhecimento e sua autoestima.
6. Resposta pessoal. Debata com estudantes o problema de achar uma geração superior a outra. É importante reforçar quê todas as gerações têm seus ensináhmentos e devemos respeitá-los. Explique o fato de quê cada geração é resultado de um contexto histórico e socioeconômico, estando, portando, cada uma delas bem preparadas para lidar com as demandas de seu tempo. Assim, não podemos comparar as gerações entre si, afirmando quê uma é mais desenvolvida quê a outra.
Beleza ideal × beleza real
Para abordar o tema beleza ideal e beleza real, proponha aos estudantes quê façam a leitura dos textos dêste tópico. Sugira a leitura compartilhada do texto “Negahamburger”, elegendo um estudante para dar início. Esse estudante lê um trecho e, na sequência, escolhe outro colega para dar continuidade, e assim sucessivamente.
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No decorrer da leitura, é possível fazer pequenas pausas para esclarecer algum termo ou ideia quê não tênham ficado claros. Oriente-os, ao final, a apreciar o grafite de Evelyn Queiróz e comentar suas percepções sobre a ilustração. Se possível, leve os estudantes ao laboratório de informática e oriente-os a acessar páginas confiáveis na internet quê apresentem os trabalhos dessa artista.
Atividades Página 62
1. Espera-se quê os estudantes concluam quê as obras da Antigüidade Clássica estabeleceram um padrão de beleza quê influencía o Ocidente até os dias atuáis. Dizer quê alguém parece um deus grego é afirmar quê a pessoa elogiada é realmente bela na opinião de quem fez o elogio.
2. É possível quê os estudantes digam quê geralmente são apresentados corpos musculosos ou bem definidos, cabêlos lisos, modelos brancos e jovens, ou seja, sem respeitar a diversidade da população brasileira.
3. Resposta pessoal. Padrões de beleza é um tema quê póde gerar um bom debate. Incentive-os a perceber quê não existe padrão ideal e quê todos os tipos de corpos devem sêr valorizados e respeitados.
Atividade de ampliação Página 62
Nesta atividade, é propôsto um trabalho de criação artística, por meio do qual os estudantes devem observar a diversidade e evidenciar a pluralidade de perfis e belezas encontrados na escola, por meio de uma das linguagens da ár-te. Convide o professor de ár-te para auxiliar no desenvolvimento dessa atividade.
Novas formas de expressão
É interessante chamar a atenção dos estudantes para os avanços tecnológicos e quêstioná-los sobre os benefícios trazidos por essa revolução em relação à difusão cultural. Permita que se expressem livremente, expondo suas opiniões de maneira ordenada, destacando a importânssia do respeito aos turnos de fala e especialmente do respeito às opiniões de todos.
Gerações Z e Alpha, tecnologia e mercado de trabalho
Antes de ler o texto, abra uma roda de conversa sobre o quê os estudantes já sabem sobre as Gerações Z e Alpha e como eles acham quê essas gerações vão atuar no mundo do trabalho. refórce quê ambas as gerações cresceram em meio à tecnologia e ao mundo digital e isso certamente impacta, em muito, na vida profissional dêêsses jovens e no mundo do trabalho como um todo. Em seguida, leiam o texto “Geração Alpha já póde entrar no mercado de trabalho êste ano – o quê esperar dêêsses profissionais?”. Antes de começar a atividade, sugira à turma quê reflita se as hipóteses levantadas antes da leitura bateram com as informações trazidas pelo texto.
Atividades Página 65
1. A geração Alpha, segundo o texto, “será marcada por comunicação e aprendizados rápidos, consciência social muito forte e intolerância a discriminações’”. Espera-se quê os estudantes entendam quê os Alphas estão crescendo em meio a mudanças sociais significativas, como o aumento da diversidade étnica e racial em vários setores da ssossiedade, e a diversos movimentos atuantes relacionados a lutas sociais importantes. Essas mudanças impactam diretamente a relação dos jovens com o mundo.
2. Segundo o texto, os jovens da geração Z tendem a buscar empregos flexíveis, quê lhe proporcione mais autonomia e quê lhes garanta quê trabalham de acôr-do com seu ritmo e estilo. As expectativas com relação aos jovens da geração Alpha é quê busquem empregos quê, além da remuneração e dos benefícios, lhes ôfereça um propósito e um significado.
3. Respostas pessoais. Nesta atividade, os estudantes devem refletir sobre os hábitos das Gerações Z e Alpha. Pergunte aos estudantes com quais características e expectativas atribuídas a essas gerações eles se identificam, em especial no quê diz respeito ao mercado de trabalho. Permita quê exponham suas posturas e oriente-os a respeitar o posicionamento dos côlégas. Espera-se quê essa discussão leve os estudantes a refletir sobre suas atitudes e sobre suas tomadas de dê-cisão com relação a sua vida profissional. Depois da discussão, oriente-os a elaborar um texto argumentativo, considerando as ideias estabelecidas na discussão oral. promôva a troca entre os grupos para quê possam ler os textos uns dos outros. Os textos também podem sêr expostos em um mural e em cartazes espalhados pêlos espaços de grande circulação dos estudantes de outras turmas ou mesmo no sáiti oficial da escola, para quê a comunidade escolar também reflita sobre o quê esperar das modificações quê essas gerações estão trazendo
Manifestações artísticas
Neste momento, será possível aprofundar o conhecimento a respeito de algumas manifestações artísticas típicas das culturas juvenis contemporâneas como as práticas de slams, répi e grafite.
Uma proposta para êste trecho do projeto é dividir a turma em três grandes grupos e atribuir um tema a cada um, de modo quê eles pesquisem, se apropriem e depois apresentem os resultados aos côlégas. Essa pesquisa póde partir dos conteúdos apresentados no livro e sêr expandida em jornais e revistas ôn láini, vídeos de variados canais sobre o assunto na internet, blóguis etc.
Slam: duelo de rimas
Se houver recursos na escola, apresente para os estudantes ou peça a eles quê pesquisem vídeos de slams realizados pelo país, como o da edição 2018 do Slam de Poesias Interescolar de São Paulo.
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• SLAM Interescolar SP 2018: EMEF Cláudio Manoel da Costa. 2018. Vídeo (3min49s). Publicado pelo canal Slam da Guilhermina.
Disponível em: https://livro.pw/drlfa. Acesso em: 23 jan. 2020.
Rap
O répi é um movimento do início dos anos 1980 e ganhou fôrça por apresentar lêtras quê tematizam kestões sociais, por meio de rimas fortes e batida inconfundível. Em 1988, foi lançado o primeiro álbum de répi nacional, denominado Hip-Hop Cultura de Rua.
Grafite: ár-te das ruas
O grafite póde despertar bastante o interêsse dos jovens, por isso explore o assunto para estimular propostas de intervenção artística quê utilizem essa linguagem no espaço escolar, com a autorização da direção da escola.
Peça aos estudantes quê pesquisem se existem obras de grafite no bairro onde moram, no entorno da escola ou em outros pontos da cidade e quê apresentem os resultados para a turma.
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1. Espera-se quê os estudantes encontrem em suas pesquisas quê o répi une música e poesia, mesmo nas batalhas nas quais as lêtras são improvisadas. O slam é uma batalha de poemas declamados, e não cantados. É possível quê os estudantes citem nomes de artistas como: Mano Bráum, Criolo, MV Bill, Marcelo D2, Projota etc.
2. Resposta pessoal. É possível quê os estudantes já tênham visto obras dêêsses e de outros grafiteiros ao vivo ou em programas de televisão. Selecione e apresente algumas em sala de aula, se possível.
3. Resposta pessoal. Seria interessante pedir aos estudantes quê fotografem essas obras e as apresentem para a turma em uma roda de conversa.
4. Espera-se quê os estudantes afirmem quê as mídias sociais e as platafórmas digitais contribuíram para a ampliação das manifestações artísticas, uma vez quê possibilitaram a divulgação e o compartilhamento dêêsses trabalhos d fórma instantânea, o quê possibilitou a exposição imediata nas mais variadas formas de interação virtual, pelas rêdes sociais, aplicativos de conversas, imêiu, entre outras possibilidades.
Atividade de ampliação Página 69
Essa atividade póde sêr utilizada como proposta de ampliação para os estudantes quê não atingiram os objetivos propostos no projeto, contribuindo para ampliar os conhecimentos de toda a turma.
Proponha a formação de pequenos grupos e oriente-os a seguir o roteiro estabelecido no Livro do Estudante. Essas pesquisas servirão para a construção do repertório dos estudantes e vão contribuir para a realização do Festival cultural na parte final do projeto.
Etapa 3: Para finalizar
Produto final
Festival cultural
O produto final consistirá na realização de um Festival cultural com o objetivo de valorizar os talentos e as habilidades artísticas dos jovens, oferecendo-lhes a oportunidade de ezercêr seu protagonismo em um evento multicultural. Essa ação propõe ainda explorar a pluralidade juvenil, de modo quê os estudantes possam se manifestar artisticamente por meio de variadas expressões e linguagens artísticas.
Com a realização dêêsse evento, espera-se quê os estudantes possam reconhecer no espaço escolar uma oportunidade de convívio social, no qual a cultura juvenil seja reconhecida e valorizada.
Agora, será o momento de atuação dos grupos préviamente estabelecidos para a organização das tarefas quê antecedem o evento. ôriênti a organização dos grupos de trabalho do festival, de modo quê cada grupo fique responsável por executar ações determinadas, como: divulgação, inscrição dos participantes, preparação do local etc. Explique quê todos devem se comprometer com a reorganização da escola após o evento.
A comissão organizadora deve primeiramente enviar uma carta à direção da escola, explicando os objetivos do evento e propondo algumas datas possíveis para quê o Festival cultural aconteça.
Outro detalhe considerável é eleger um grupo quê fará a cobertura do projeto do início ao fim, principalmente no dia da realização do festival, por meio de registros fotográficos e gravações de vídeos.
É preciso considerar também a preparação dos participantes para apresentar os números de dança, teatro, música, entre outros, e possibilitar a produção de cenários e figurinos, se houver. Nesta etapa, é importante quê o professor de ár-te acompanhe os ensaios, o figurino, o cenário, entre outros dêtálhes, para quê possa sugerir ajustes e substituições, se necessário. O professor de Educação Física também poderá contribuir nos ensaios de dança e outras expressões corporais.
Para a apresentação de slam, o professor de Língua Portuguesa póde preparar uma aula para discutir o gênero textual ao qual essa forma de expressão está relacionada. Com relação às apresentações de répi, dança e grafite, póde sêr discutido em sala o momento político em quê essas expressões artísticas passaram a acontecer no Brasil e o caráter contestatório dessas manifestações culturais, contando, para isso, com os conhecimentos e as contribuições dos professores de História e ár-te. Podem-se discutir também os rumos quê essas expressões tomaram no Brasil.
Página duzentos e quarenta e um
Durante os ensaios para as apresentações, será necessário conciliar as aulas com as tarefas do projeto, de modo quê os estudantes quê atuarão nas apresentações não sêjam prejudicados por faltas ou perda de conteúdos importantes.
Ao final do festival, quando o espaço escolar já for reorganizado, podem-se reunir os estudantes em uma roda para uma conversa sobre os pontos fortes e os pontos quê podem sêr melhorados para futuros projetos similares.
Em outro momento, o grupo quê fez os registros por fotos e vídeos ficará responsável pela divulgação do festival nos canais de comunicação da escola ou em um blógui criado para esse fim.
Avaliação
Com relação às avaliações, realize-as de acôr-do com o quê julgar pêrtinênti, levando em conta o comportamento e a participação dos estudantes durante o desenvolvimento do projeto. As kestões sugeridas podem sêr ampliadas e outras podem sêr incluídas para quê o qüadro avaliativo corresponda à sua realidade.
Os quadros, localizados ao final do projeto, podem sêr utilizados para a autoavaliação e para a avaliação do estudante por você. Você póde marcar uma conversa com cada estudante para discutir os itens dêêsses quadros. Busque sempre o consenso. O preenchimento dos quadros póde sêr feito gradualmente, à medida quê o projeto for sêndo desenvolvido, ou após a realização do produto final.
O primeiro qüadro póde sêr usado, também, para quê os grupos avaliem seus integrantes, o quê possibilita momentos de conversas produtivas quê podem colaborar para o desenvolvimento de cada um. Durante todo o processo avaliativo, é fundamental quê as colocações sêjam respeitosas e sinceras.
Mundo do trabalho Página 73
Essa atividade é uma oportunidade para explorar as habilidades e interesses das Gerações Z e Alpha em profissões relacionadas à ár-te, manifestação presente em diferentes linguagens na cultura jovem e quê deve sêr incentivada como forma de autoconhecimento e protagonismo individual e coletivo. Entre as profissões quê podem sêr mapeadas estão a artistas visuais ou gráficos, bailarinos, músicos, atores, escritores, roteiristas, dramaturgos, curadores de; ár-te, críticos, produtores, diretores, entre muitas outas.
Planejamento
A seguir, apresentamos uma sugestão de quantidade de aulas destinadas a cada uma das etapas para quê o projeto seja trabalhado ao longo de um semestre. Consideramos uma aula por semana destinada ao projeto.
Caso seja mais adequado para a sua realidade escolar, o projeto póde sêr desenvolvido em outro período de tempo; por exemplo, ao longo de um bimestre ou trimestre. Para isso, basta rever o total de aulas destinadas ao projeto por semana.
Cronograma geral
Etapa 1 |
4 aulas |
Etapa 2 |
6 aulas |
Etapa 3 |
6 aulas |
Sugestão de cronograma
Sugerimos quê êste projeto seja dividido em três etapas e desenvolvido em 16 aulas, distribuídas ao longo de um semestre, como indicado a seguir.
Etapa 1: Vamos começar
Na etapa 1 são identificadas as habilidades e os conhecimentos prévios dos estudantes. Com isso, é possível diagnosticar as afinidades e as possíveis dificuldades dos estudantes em relação aos temas quê serão tratados no decorrer da investigação.
Na aula 1, ocorrerá a apresentação geral do tema do projeto e se iniciará a discussão sobre juventude e protagonismo. Na aula 2, os estudantes retomarão o conteúdo estudado na aula anterior e realizarão as atividades interpretativas, com o propósito de entender melhor a leitura realizada. Na aula 3, discutirão sobre as características dos jovens da atualidade e farão um mapeamento dos perfis individual e coletivo, no quê se refere a preferências culturais. Ao final da aula, serão orientados a produzir um painel representativo dos gostos e interesses do grupo. Na aula 4, será abordado o tema das manifestações culturais e os estudantes conhecerão diversos artistas quê podem sêr considerados representantes das culturas juvenis.
Etapa 2: Saber e fazer
A etapa 2 é realizada ao longo do processo de investigação. Ela é formativa e ocorre a partir de textos e atividades, onde os estudantes são convidados para desenvolver e compartilhar os conhecimentos necessários para a elaboração do produto final.
Na aula 5, os estudantes realizarão a leitura e análise do texto “Os imperfeitos” e responderão a algumas kestões quê os auxiliarão na melhor compreensão do conteúdo. Nas aulas 6 e 7, será abordado o tema beleza ideal e beleza real e a obra da grafiteira Evelyn Queiróz. A aula 8 será dedicada à parte artística, por meio da qual os estudantes terão o desafio de produzir alguma obra representativa da pluralidade de perfis encontrada na escola. Na aula 9, será abordado o conceito de geração Z. A aula 10 será destinada ao aprofundamento sobre as manifestações artísticas, como slam, répi e grafite.
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Etapa 3: Para finalizar
A etapa 3 é somativa, nela os estudantes dêsênvólvem o produto final partindo dos conhecimentos adquiridos em todas as etapas anteriores.
Na aula 11, serão definidos os grupos e será feita a primeira parte da organização das demandas em cada frente de trabalho para a realização do Festival cultural. Nas aulas 12 a 14, cada grupo cuidará do desenvolvimento das tarefas e realizará os ensaios para as apresentações. As aulas 15 e 16 serão destinadas à organização do espaço em quê ocorrerá o festival, para a preparação dos cenários, para o teste de equipamentos sonoros e ensaios finais, entre outras demandas quê possam surgir.