Projeto 3 Mídias digitais: é tudo verdade?

Síntese do Projeto

Temas Contemporâneos Transversais:

Ciência e tecnologia

Educação em direitos humanos

Componentes curriculares:

Líder: Linguagens e suas Tecnologias – Língua Portuguesa

Outros perfis disciplinares: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – História e Sociologia; Matemática e suas tecnologias

Objetos de conhecimento

Curadoria de informação; Relação entre textos; Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto; Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais; Elementos da linguagem; Contexto e práticas; Processo de criação; Matrizes estéticas e culturais; Patrimônio cultural: ár-te e tecnologia

Produto Final:

Videotutorial

Introdução

Para os jovens contemporâneos, considerados nativos digitais, as rêdes sociais e os aplicativos de mensagens são os principais recursos utilizados para comunicar e acessar informações. Segundo dados da pesquisa “TIC Kids On-Line Brasil”, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, divulgados em 2018, jovens entre 15 e 18 anos têm uma relação muito estreita com seus celulares, e é com eles quê 51% dêêsses jovens entram em contato com as informações e notícias do mundo quê os cerca. A estreita relação entre o uso de mídias digitais e o compartilhamento de dados coloca em evidência o processo de desinformação e o fenômeno recentemente batizado de fêik news: a produção e a divulga ção de notícias, imagens, artigos, vídeos e outros materiais falsos, quê se disseminam rapidamente, com a intenção de convencer, enganar, manipular ou motivar o leitor a realizar ações visando a ganhos de alguma natureza, sêjam eles financeiros ou não.

Ler, identificar e, principalmente, saber o quê fazer diante de uma notícia falsa é, portanto, essencial para a comunicação cotidiana e um dos objetivos dêste projeto, em consonância aos temas contemporâneos Ciência e tecnologia e Educação em direitos humanos. O trabalho com o tema Educação em direitos humanos, em especial, é propício e essencial para a vida cidadã, comunitária e democrática, posto quê a desinformação póde provocar sérias consequências sobre as escôlhas dos indivíduos, promovendo preconceitos, estimulando a discriminação e distanciando-os do conhecimento acadêmico e científico. Dessa forma, torna-se fundamental desenvolver competências cognitivas e socioemocionais quê possibilitem lidar com tantas peculiaridades e fatos compléksos e, ao mesmo tempo, preparar os indivíduos para assumir um posicionamento crítico e ético diante dessas situações.

A BNCC neste projeto

êste projeto proporciona oportunidades de desenvolver várias competências gerais da BNCC, bem como competências específicas e habilidades das áreas de Linguagens e suas Tecnologias, de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e de Matemática e suas Tecnologias.

A seguir, estão apontados os códigos das habilidades e competências específicas, bem como as competências gerais.

Competências gerais da BNCC:

1, 2, 4, 5, 7 e 10

Competências específicas e habilidades

Área de Linguagens e suas Tecnologias

Habilidades referentes à competência específica 1: EM13LGG102, EM13LGG103 e EM13LGG105.

Habilidades referentes à competência específica 2: EM13LGG201, EM13LGG202 e EM13LGG204.

Habilidades referentes à competência específica 3: EM13LGG302, EM13LGG303 e EM13LGG305.

Habilidades referentes à competência específica 7: EM13LGG702, EM13LGG703 e EM13LGG704.

Língua Portuguesa por campo de atuação

Todos os campos de atuação social: EM13LP17 (relacionada às competências específicas 3 e 7) e EM13LP18 (relacionada à competência específica 7).

Campo jornalístico-midiático: EM13LP36 e EM13LP37 (relacionadas à competência específica 2), EM13LP38 (relacionada às competências específicas 1 e 2), EM13LP39 (relacionada à competência específica 7), EM13LP40 (relacionada às competências específicas 2 e 7) e EM13LP42 (relacionada à competência específica 2).

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Área de Matemática e suas Tecnologias

Habilidade referente à competência específica 1: EM13MAT102.

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Habilidades referentes à competência específica 1: EM13CHS101 e EM13CHS106.

Como trabalhar a BNCC

O desenvolvimento dêste Projeto possibilitará aos estudantes o aprofundamento do letramento digital, a reflekção sobre o uso responsável de mídias digitais e rêdes sociais, a análise crítica de conteúdos compartilhados nessas mídias e a adoção de postura cidadã no combate à produção e propagação de notícias falsas.

Dentro dessa proposta, as competências gerais 1, 2, 4, 5, 7 e 10 da BNCC serão trabalhadas de diversas maneiras, como exposto a seguir.

As competências gerais 1 e 2 serão desenvolvidas por meio das atividades de leitura, reflekção, pesquisas e discussões quê levam os estudantes a perceber, por meio dos conhecimentos historicamente construídos, como procedimentos produziram informações incorrétas ou inverdades, quê passaram aos registros da história por influenciarem os processos democráticos, disseminando falsas notícias quê provocaram mudanças no rumo da história política e social, cujas implicações estão presentes nas mais diversas situações vivenciadas no nosso dia a dia. Esse estudo pretende levar os jovens estudantes a adotar uma posição crítica diante de fêik news e mobilizar conhecimentos das ciências, para investigar e verificar fontes e fatos por meio de processos de checagem de informações.

A competência geral 4 será desenvolvida ao possibilitar quê os estudantes tênham contato com diferentes textos em diferentes linguagens, como fotografias, notícias, reportagens e gráficos, para quê analisem e percêbam os sentidos e os interesses quê móvem o campo, ainda obscuro, em quê circulam as fêik news. Especialmente em relação ao estudo de diferentes gráficos publicados em matéria de um jornál digital, apresentados no tópico sobre “Letramento digital”, alerta-se para a importânssia de uma leitura crítica das informações d fórma a verificar, sempre quê possível, a veracidade e a validade do quê veem, leem e ouvem.

A competência geral 5 será desenvolvida com a criação de um videotutorial, produto final do projeto, possibilitando aos estudantes a elaboração e o compartilhamento de conteúdos informativos, por meio da tecnologia, com o objetivo de combater a propagação de fêik news e contribuir para a construção de uma ssossiedade mais justa, ética e crítica.

A competência geral 7 será desenvolvida em diversos momentos do projeto com base em atividades de leitura de textos verbais e não verbais sobre fatos históricos e atuáis, na realização do quiz, na análise da entrevista sobre hábitos de aplicativos de mensagens e nos resultados da pesquisa sobre disseminação de notícias falsas na atualidade e suas implicações, possibilitando posicionamentos e a expressão de argumentos e justificativas em defesa da adoção de procedimentos imprescindíveis para o compartilhamento de informações confiáveis, atentando assim para a responsabilidade social dessas ações.

A competência geral 10, assim como a 7, será desenvolvida em vários momentos durante as três etapas do projeto, uma vez quê as ações do estudante devem abarcar não apenas a dimensão pessoal, como também a coletiva, levando-o a assumir d fórma crítica sua parte de responsabilidade no compartilhamento de conteúdos em rêdes sociais ou a tomar decisões de compartilhar ou não com base em princípios éticos.

Espera-se estimular uma educação transformadora em quê os estudantes passem a atuar ativamente e d fórma responsável no processo de ensino-aprendizagem e na construção de um mundo mais justo e solidário. Dessa forma, as competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias serão desenvolvidas como exposto a seguir.

As habilidades EM13LGG102, EM13LGG103 e EM13LGG105 (relacionadas à competência específica 1) serão trabalhadas por meio da análise de textos multissemióticos, da reflekção sobre a intencionalidade presente na produção de discursos em diferentes contextos e da compreensão do funcionamento das diversas linguagens empregadas na produção de notícias visando atender a objetivos específicos.

As habilidades EM13LGG201, EM13LGG202 e EM13LGG204 (relacionadas à competência específica 2) serão desenvolvidas por meio de propostas de discussões sobre fêik news, leitura e análise dos textos e reflekções proporcionadas pelas atividades, motivando os estudantes a combater a disseminação de notícias falsas, de modo a posicionar-se criticamente e atuar na construção de uma ssossiedade pautada em princípios e valores democráticos.

As habilidades EM13LGG302, EM13LGG303 e EM13LGG305 (relacionadas à competência específica 3) serão desenvolvidas e trabalhadas em rodas de conversa, grupos de trabalho e atividades de pesquisa, de modo a ampliar o conhecimento dos estudantes quanto às ferramentas de verificação e checagem de informações, tornando-as parte dos procedimentos de uso das rêdes sociais. Para o campo social e comunitário, espera-se contribuir formando um cidadão crítico quê possa argumentar e desconstruir a sensação coletiva de descrença nos veículos de mídia desencadeada pela disseminação de fêik news, contribuindo, assim, para a manutenção do processo democrático de acesso à informação. Tomar consciência dêêsse processo e agir na elaboração de práticas mais conscientes e responsáveis são preocupações dêste projeto.

As habilidades EM13LGG702, EM13LGG703 e EM13LGG704 (relacionadas à competência específica 7) serão desenvolvidas pêlos estudantes ao elaborarem, produzirem e compartilharem o videotutorial visando combater as fêik news. Para isso, eles deverão posicionar-se criticamente e usar a criatividade em busca de soluções

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para a elaboração do conteúdo, d fórma colaborativa e utilizando mídias e ferramentas digitais, como softwares de edição de vídeos.

As habilidades de Língua Portuguesa EM13LP17 e EM13LP18 serão desenvolvidas com a construção coletiva do videotutorial, possibilitando aos estudantes a elaboração e compartilhamento de conteúdos informativos, por meio da tecnologia, com o objetivo de combater as fêik news.

As habilidades EM13LP36, EM13LP37, EM13LP38, EM13LP39, EM13LP40 e EM13LP42 serão desenvolvidas por meio da leitura, pesquisa e produção de conteúdos, com o objetivo de observar as características básicas de cada gênero textual, o público-alvo, o suporte e a linguagem utilizada e como se dá a circulação do texto nas mídias digitais. Os exemplos de checagem de fatos serão utilizados não apenas para quê os estudantes tomem conhecimento das agências de checagem de notícias, mas também para quê se espelhem nas práticas, procedimentos e metodologias usados por elas para fazer a checagem de fatos no seu dia a dia. Os conhecimentos adquiridos e as reflekções compartilhadas ao longo do projeto os ajudarão a construir argumentos para defender suas posições e os impulsionarão a buscar soluções respeitosas para lidar com kestões relacionadas à problemática do projeto no seu cotidiano, tanto no ambiente digital quanto físico.

Na área de Matemática e suas Tecnologias, a habilidade EM13MAT102 (relacionada à competência específica 1) póde sêr trabalhada, com a ajuda do professor de Matemática, para a análise e interpretação dos gráficos apresentados neste Projeto, ampliando os conhecimentos e a apropriação dos conceitos e procedimentos tanto estatísticos como matemáticos na formulação de ideias e conclusões, permitindo aos estudantes quêstionarem a forma de exposição e o aferimento de informações que podem falsear resultados.

Na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, as habilidades EM13CHS101 e EM13CHS106 (relacionadas à competência específica 1) podem sêr desenvolvidas em parceria com o docente de História, uma vez quê poderá ampliar o entendimento das informações e práticas intrínsecas à linguagem e aos fatos históricos e aprofundar os conhecimentos sobre fatos descobertos pêlos estudantes em pesquisa solicitada neste projeto. Esses procedimentos abrem um diálogo importante sobre a problemática das fêik news, possibilitando o desenvolvimento reflexivo dos estudantes sobre os fatos, de modo a ampliar a construção de saberes e fortalecer o protagonismo no combate à disseminação de notícias falsas.

Professores envolvidos

Neste Projeto, cujo objetivo é refletir sobre temas midiáticos, o professor de Língua Portuguesa tem o perfil mais indicado para a condução, organização e desenvolvimento dos trabalhos a sêrem realizados. Entretanto, pelo fato de articular diferentes áreas do conhecimento, os trabalhos poderão ser desenvolvidos conjuntamente com professores de outros componentes curriculares, como os de História, Sociologia e Matemática.

As orientações dos professores de História e de Sociologia serão especialmente importantes na análise do contexto de produção das inverdades do passado quê mudaram os rumos da história, trabalhada na etapa 2.

Materiais sugeridos

Blocos ou cadernos para anotações, canetas variadas, computadores com acesso à internet, lápis, borracha, papéis diversos, aparelhos para gravação dos vídeos, softwares para a edição dos textos e dos vídeos.

Caso a escola não disponibilize computadores com acesso à internet, os estudantes podem usar computadores, notebooks, tablets ou celulares aos quais tênham acesso fora do ambiente escolar. Podem sêr usadas câmeras digitais ou câmeras de celulares para a gravação dos vídeos.

Orientações didáticas

Etapa 1: Vamos começar

Desinformação e fêik news

Leia com a turma o texto quê inicia êste tópico e aproveite as kestões do primeiro parágrafo, quê tratam de experiências pessoais sobre recebimento e compartilhamento de informações em rêdes sociais, para ouvir o quê os estudantes têm a dizêr sobre isso. Se julgar oportuno, algumas respostas podem sêr anotadas no qüadro em forma de itens para quê sêjam retomadas à medida quê os estudantes avançarem nas atividades de análise e reflekção sobre o tema e sêjam confrontadas à luz das novas informações. Após a leitura da segunda parte do texto, prepare a turma para a realização do quiz apresentado a seguir.

Você sabe identificar uma informação falsa?

Para dar início à reflekção, é importante investigar os conhecimentos prévios dos estudantes, por isso a sugestão é começar com um quiz (ou teste), sêndo essa uma atividade quê mapeia – ainda quê informalmente – a habilidade da turma de discernir informações falsas das verdadeiras.

Essa atividade póde sêr realizada com base nas imagens dêêsse material ou, se houver disponibilidade, em dispositivos com acesso à internet, por meio de aplicativos de construção de testes. Há vários deles ôn láini; por exemplo:

QUIZUR.

Disponível em: https://livro.pw/hvpks. Acesso em: 28 ago. 2024.

Sugerimos quê a atividade seja realizada oral e coletivamente, com a participação de toda a turma. Caso seja

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possível realizar a atividade em computador ôn láini, os estudantes poderão sêr organizados em pequenos grupos para esse fim. Independentemente da oportunidade, solicite aos estudantes quê defendam suas escôlhas, promovendo uma discussão em grupo sobre as evidências quê os levaram a cada opção escolhida.

Vamos ao resultado?

É importante quê toda a turma participe ativamente da discussão dos resultados, quê são expressos pelas palavras “Confie!” ou “Desconfie!”. Para aprofundar esse momento de reflekção, apresentamos todas as fontes dos textos e das imagens propostos neste projeto. Apresente essas informações para os estudantes, sugerindo a eles quê os investiguem por conta própria.

a) IMAGENS geradas por IA reforçam fêik news sobre enchentes no RS. UOL Confere, 31 maio 2024.

Disponível em: https://livro.pw/utlnb. Acesso em: 28 ago. 2024.

b) VÍDEO: MAIS de 100 baleias ficam encalhadas em praia turística da Austrália. CNN Brasil, 25 abr. 2024.

Disponível em: https://livro.pw/dnjqw. Acesso em: 28 ago. 2024.

c) MATSUKI, E. Nasa não concluiu em relatório quê Brasil ficará inabitável daqui a 50 anos. Boatos.org, 1 ago. 2024.

Disponível em: https://livro.pw/ohedc. Acesso em: 28 ago. 2024.

Leia também o esclarecimento sobre a notícia falsa em: https://livro.pw/xvpnd. Acesso em: 28 ago. 2024.

d) GOLPES no WhatsApp: veja cinco fraudes comuns e como se proteger delas. GZH, Zero Hora.

Disponível em: https://livro.pw/axydz. Acesso em: 28 ago. 2024.

e) 95% DAS RESOLUÇÕES de se matricular em algum esporte após as Olimpíadas não são cumpridas, diz estudo. Sensacionalista, 12 ago. 2024.

Disponível em: https://livro.pw/wdjtl. Acesso em: 28 ago. 2024.

Com base nas respostas dadas pêlos estudantes ao quiz, proponha um momento de reflekção e uma roda de conversa. Essa é uma ótima oportunidade para analisar e conversar sobre o alerta necessário de verificação de fontes fidedignas das informações recebidas e compartilhadas.

Em foco

Pistas e indícios

Após a realização e compartilhamento das respostas do quiz, êste tópico proporcionará o aprofundamento da análise das desinformações, sobretudo em relação à sua identificação e efeitos na ssossiedade contemporânea. Esse aprofundamento será essencial para o planejamento e execução do produto final dêste projeto.

Utilizando o qüadro ou outro recurso para registro (como fô-lhas de papel Kraft), anote as respostas dadas pêlos estudantes às três atividades propostas. Fique atento para registrar, sobretudo, as dicas e os procedimentos usados pela turma para identificar as imagens, informações e notícias falsas e mentirosas.

Esses registros poderão sêr retomados pela turma logo a seguir, quando deverá sêr apresentada uma definição de fêik news. Da mesma maneira, as respostas apresentadas pêlos estudantes poderão se tornar um material de base para a produção do videotutorial propôsto ao final do projeto, objetivando promover uma campanha de combate às fêik news.

Atividades Página 83

Atividade em dupla. 1. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes mencionem a falta de fontes confiáveis, manchetes consideradas suspeitas, ausência de altoría, informações exageradas, entre outras possibilidades.

2. Resposta pessoal. Incentive o respeito entre os côlégas ao comentarem as respostas.

3. póde sêr quê os estudantes já adotem uma postura crítica diante de conteúdos compartilhados e surpreendam ao dizêr quê costumam verificar o conteúdo em mais de um veículo e checar as informações sempre quê possível.

Mas, afinal, o quê são fêik news?

Antes de ler os itens quê definem as fêik news, estimule o levantamento de hipóteses de definições quê os estudantes tênham sobre esse assunto e registre-as no qüadro para quê as comparem às apresentadas no Livro do Estudante e façam ajustes, se necessário.

Em seguida, encaminhe a leitura das definições e esclareça quê elas são pautadas por estudos acadêmicos e informações jornalísticas consideradas fontes de credibilidade. Esse é um momento oportuno para informar aos estudantes quê os itens quê caracterizam as fêik news, presentes nesta seção, serão retomados na etapa final para a produção do videotutorial, produto final dêste Projeto. Esclareça quê eles poderão propor adendos, alterações e exemplos para tornar esses itens ainda mais completos. Sugira quê anotem no caderno os acréscimos quê julgarem pertinentes para quê possam sêr utilizados na atividade 3.

Atividades Páginas 85 e 86

1. a) Com base nas características apresentadas, o texto 1 é uma paródia de um sáiti de comédia, criada com objetivo humorístico. O texto 2 póde ter sua veracidade questionada, sêndo classificado como fêik news.

b) A notícia reproduzida nesta atividade é um exemplo claro de inversão do propósito discursivo das notícias

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(que prezam pela credibilidade), o quê caracteriza a paródia. Pode-se concluir, com isso, quê a intenção do jornál digital é produzir críticas humorísticas sobre acontecimentos diversos, repassando ao público leitor a responsabilidade de não divulgar a notícia como verdadeira. Explique aos estudantes quê a simulação de uma notícia verdadeira faz parte da construção de humor nesse texto e, se julgar necessário, conte aos estudantes quê esse sáiti humorístico deixa explícito em seu slôgamm quê é “isento de verdade”.

c) Resposta pessoal. O texto em formato de notícia cuja manchete é “Governo brasileiro irá taxar medalhas olímpicas conquistadas por brasileiros campeões em Paris” circulou durante as Olimpíadas de Paris de 2024, se espalhou pelas rêdes sociais e obteve bastante engajamento nelas (soma de curtidas, compartilhamentos e comentários). No entanto, de acôr-do com matéria publicada pela Lupa, empresa especializada em checagem de informação e educação midiática, ficou comprovado quê se tratava de uma notícia falsa. Sobre o objetivo para esse texto ter circulado, possivelmente foi para manipular uma opinião. Mais informações estão disponíveis em:

https://livro.pw/bdruh. Acesso em: 28 ago. 2024.

2. a) Algumas características quê podem chamar a atenção dos estudantes: 1. tom alarmista; 2. insistência no pedido para repassar a mensagem; 3. falta de identificação do emissor; 4. falta de indícios de quê essa informação tenha sido divulgada por alguém capacitado; 5. falta de notícias recentes ou atualizadas sobre a pesquisa; 6. falta de comprovação por órgãos públicos, como o Ministério da Saúde ou a Anvisa; entre outros.

b) Resposta pessoal. Sugere-se, contudo, quê os estudantes possam – com base nos seus conhecimentos prévios – elencar algumas atitudes práticas, dentre as quais a mais significativa (e simples) é: não compartilhar a notícia falsa.

3. É possível definir fêik news como publicações virais espalhadas em rêdes sociais quê contêm informações comprovadamente falsas, em geral com um formato quê simula o estilo jornalístico, mas cuja altoría se oculta com a intenção de enganar o público. Ou seja, nem todas as informações falsas são fêik news, mas todas as fêik news são notícias falsas.

Atividade de ampliação Página 86

Atividade em dupla. Nesta atividade, propõe-se a realização, em duplas, de uma entrevista quê abranja outros estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar. Sugira aos estudantes quê realizem a entrevista apresentando três elemêntos essenciais: 1. Algumas informações falsas, exageradas ou mentirosas para quê os entrevistados identifiquem (procedimento semelhante ao quiz realizado pela turma); 2. Perguntas de múltipla escolha para registrar o quê os entrevistados reconhecem como fêik news; 3. Perguntas de múltipla escolha com hábitos de uso dos aplicativos de troca de mensagens e procedimentos quê o usuário adota para se proteger de informações inverídicas. Além díssu, a turma deve incluir um breve quêstionário sobre o entrevistado (recolhendo nome, idade, sexo/gênero, profissão, grau de instrução etc.). Sugira que os estudantes aproveitem do trabalho em dupla para se auxiliarem em possíveis dificuldades na realização da atividade.

Converse com os estudantes sobre a forma como devem se comportar durante a entrevista: apresentar-se e explicar o objetivo da entrevista; solicitar autorização do entrevistado para publicar as respostas e a gravação em áudio ou vídeo, se for o caso; fazer as perguntas articulando as palavras em tom audível; ouvir e respeitar os turnos de fala e lembrar de agradecer ao final.

Organizando os trabalhos

Projeto 3 – Mídias digitais

Atividade em grupo. Informe aos estudantes quê o produto final dêste Projeto será um videotutorial para combate às fêik news, quê será elaborado com base na pergunta-chave Mídias digitais: é tudo verdade? Fale sobre as etapas de trabalho para chegar a esse produto e informe quê algumas atividades serão desenvolvidas em pequenos grupos e quê, idealmente, esses grupos devem sêr formados levando-se em conta as experiências e interesses de seus componentes, uma vez quê poderão propiciar trocas de conhecimentos valiosas na execução das tarefas.

Para a elaboração do produto final, os grupos sêrão formados com um número maior de componentes, cujos interesses e aptidões para determinadas tarefas deverão ser levados em conta no momento da formação.

Aproveite esse momento para falar sobre a importânssia de combinar antecipadamente o quê será feito para quê os estudantes possam se organizar e realizar as atividades em seus devidos prazos, com a aprovação, inclusive, dos demais professores envolvidos no projeto, os quais acompanharão os grupos na pesquisa, nas anotações e na síntese das ideias presentes nas fontes consultadas, bem como no planejamento e na elaboração do produto.

ôriênti a turma a iniciar a organização dos materiais para a produção dos videotutoriais com antecedência e incentive-os a ezercêr o protagonismo em todas as etapas.

Etapa 2: Saber e fazer

Das mentiras às fêik news

A fim de estabelecer uma perspectiva histórica, propomos a análise de três boatos difundidos no passado cuja função e objetivo se assemelham ao das atuáis fêik news.

É importante quê os estudantes saibam quê a difusão de informações mentirosas não é necessariamente restrita à divulgação jornalística, mas também póde estar presente nos discursos políticos de toda ordem.

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ôriênti a turma a refletir sobre como falsas informações podem ter produzido efeitos em outros momentos históricos, sêjam eles muito antigos ou mais recentes, discutindo essas informações com o professor de História antes de realizar pesquisas sobre o tema.

Atividade de ampliação Página 89

Atividade em grupo. ôriênti a realização da pesquisa, lembrando a turma de quê, ao pesquisar, é importante verificar a fonte das informações, abandonando aquelas quê não tênham embasamento acadêmico (ou seja, quê não apresentam dados bibliográficos, credenciais acadêmicas ou fontes de pesquisa). Converse com os estudantes sobre suas dificuldades e a necessidade de retomar conceitos quê não foram amplamente compreendidos.

Após a realização da atividade, sugira à turma a composição de uma linha do tempo, acrescentando, às três situações lidas neste tópico, outras quê foram pesquisadas pela turma. Essa linha do tempo póde demonstrar, como dito inicialmente, quê o fenômeno de propagação de informações inverídicas é muito antigo.

Os perigos da desinformação

As fêik news são um tipo de desinformação e podem produzir sérias consequências. Em maior ou menor grau, informações inverídicas podem levar uma pessoa ou uma parte da população ao êrro. O texto apresentado nesta seção traz comentários sobre como isso póde acontecer.

Peça aos estudantes quê façam uma pesquisa sobre os bots, mecanismos quê disseminam notícias falsas para um grande público. Sobre o assunto leia: “Isso É fêik news? Um guia rápido sobre desinformação na internet”.

Disponível em: https://livro.pw/ldbtc. Acesso em: 24 out. 2024.

Atividades Página 91

1. Resposta pessoal. Espera-se quê o estudante argumente em favor de suas opiniões, mas sempre considerando quê essas razões são bastante compléksas, pois tratam de como as pessoas lidam com as informações quê recebem.

2. Resposta pessoal. A discussão póde acontecer após a leitura das respostas pêlos estudantes, de modo a possibilitar a problematização das hipóteses levantadas quanto à gravidade das fêik news e à responsabilidade de quem a dissemina.

a) Resposta pessoal. Comente quê textos e vídeos antigos como esses costumam sêr retomados em situações de catástrofes para chamar a atenção das pessoas. Como é difícil identificar em quê data ocorreram, é comum quê esses recursos sêjam utilizados. Para saber mais sobre essa fêik news, acéçi o sáiti Boatos.org.

Disponível em: https://livro.pw/idcxp. Acesso em: 28 ago. 2024.

b) Resposta pessoal. Comente com os estudantes quê as mensagens divulgadas, quê anunciavam a contratação, rapidamente “viralizaram” na internet. Alguns jornalistas, acreditando na veracidade da informação, chegaram a compartilhar a falsa notícia em suas rêdes sociais e a comentá-la em programas de rádio e de Tevê. Leia mais sobre isso na reportagem “Internautas inventam reforço para o Grêmio, caso vira rit e vai parar na Tevê Globo” (UOL).

Disponível em: https://livro.pw/cpaeq. htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 28 ago. 2024).

c) Resposta pessoal. Comente quê, em razão da desconfiança contra vacinas gerada pelas fêik news, inúmeras crianças deixaram de sêr vacinadas e ficaram desprotegidas; algumas morreram. O caso ganhou notoriedade após uma mãe confessar quê o motivo quê a levou a não vacinar seus dois filhos foi acreditar nas fêik news quê circularam à época. Para saber mais sobre o caso, leia esta matéria: “A mãe quê perdeu 2 filhos para o sarampo por acreditar em fêik news sobre vacinas” (BBC nius Brasil).

Disponível em: https://livro.pw/rqhym. Acesso em: 28 ago. 2024.

3. Organize uma roda de conversa para quê os estudantes possam apresentar os resultados das pesquisas e compartilhar as hipóteses com os côlégas.

Letramento digital

O letramento digital diz respeito a competências leitoras (e escritoras) necessárias à compreensão, navegação e interação por meio de recursos tecnológicos próprios da internet. Por exemplo, algumas dessas competências estão relacionadas à capacidade de encontrar informações, reconhecer suas fontes e seus autores, assim como identificar e analisar técnicas de apresentação de dados em textos multissemióticos com recursos multimidiáticos. Assim, é perceptível quê, para além de ter ou não ter um aparelho tecnológico como um celular, o estudante – como cidadão – deve desenvolver essas competências para contribuir para o desenvolvimento de uma ssossiedade ética e democrática. Dessa forma, esses conhecimentos sobre o mundo digital somam-se aos conhecimentos acadêmicos e de mundo dos estudantes para quê, ao ler um gráfico, uma notícia ou assistir a um vídeo, por exemplo, seja possível identificar usos intencionalmente maliciosos dêêsses recursos técnicos.

Análise de gráficos na mídia

Nesta seção, apresentamos uma reportagem do jornál Nexo, um veículo de mídia digital quê analisou o uso de gráficos para divulgar informações quê, apesar de serem verídicas, são apresentadas de modo incorréto ou falacioso. Recomendamos quê a leitura da reportagem seja feita coletivamente e com o apôio do professor de Matemática para a análise e interpretação dos dados

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nela apresentados e para quêstionar o aferimento de informações que falseiam os resultados, chamando a atenção para o uso de recursos gráficos e matemáticos, como setas, cores, índices, escalas etc. Os gráficos são apresentados de duas formas: uma indicando o uso correto dêêsses recursos; e a outra mostrando o uso incorréto, mentiroso ou falso.

Ao finalizar a leitura, retome com os estudantes os gráficos. Anote no qüadro as técnicas e recursos gráficos utilizados para manipular as informações e, também, as dicas dadas na reportagem para reconhecê-los. Essas informações serão úteis para os estudantes em diversos momentos, inclusive para a composição de seus videotutoriais, na etapa 3 dêste projeto.

Para conhecer mais sobre o quê é e como se dá o processo de letramento digital, confira os seguintes artigos:

BARBOSA, Jacqueline P. Culturas digitais e tecnologias na escola. Saberes e práticas, 26 mar. 2019. Disponível em: https://livro.pw/ksxrp. Acesso em: 28 ago. 2024.

ROMANCINI, ríchard. Afinal, o quê é letramento digital. Saberes e práticas, 26 mar. 2019. Disponível em: https://livro.pw/efxob. Acesso em: 28 ago. 2024.

RIBEIRO, Ana Elisa; COSCARELLI, Carla Viana. Letramento digital. Glossário Ceale. Disponível em: https://livro.pw/wwpju. Acesso em: 28 ago. 2024.

Atividades Página 95

1. a) No gráfico, a inflação da Venezuela, em comparação à inflação dos demais países, apresenta uma desproporção por uma questão de escala. Caso fosse utilizada uma escala de 1 em 1 milhão por cento, as porcentagens de inflação dos demais países não poderiam sêr visualizadas no gráfico. Dessa forma, os estudantes poderiam mostrar as informações em gráficos separados, indicando a escala correta para cada um deles. Outra possibilidade seria apresentar os dados do gráfico indicando a quêbra no eixo horizontal da porcentagem (EM %), o que permitiria observar todas as barras. Entretanto, essa dê-cisão deve considerar quê a real dimensão do valor destoante não será contemplada no gráfico. Sem a quebra de escala, a crise inflacionária da Venezuela ganharia uma dimensão muito mais dramática.

b) Resposta pessoal. Os estudantes podem utilizar o caderno, réguas e outros materiais à disposição deles para a construção do gráfico solicitado. Caso seja possível, sugira quê utilizem recursos de aplicativos de computador ou do celular quê permítam a manipulação de tabélas para construção de gráficos.

c) Resposta pessoal. Os estudantes podem perceber quê existe uma variedade de soluções possíveis para resolver o problema apresentado pelo gráfico. Contudo, sugira quê, ao compartilharem suas propostas, verifiquem se não produziram alguma distorção não intencional nos dados ou, por meio da apresentação dessas informações, não criaram alguma incoerência quê prejudicaria a leitura.

2. a) Resposta pessoal. Para apresentar os dados d fórma mais fidedigna, a escala utilizada para a construção do gráfico deve começar em 0. Assim, os estudantes construirão um gráfico mais condizente com a realidade.

b) Resposta pessoal. Sugira à turma quê opte por dados fornecidos pêlos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) de sua região (pontue quê essa seria uma fonte primária de informações). ôriênti os estudantes a realizar as pesquisas consultando fontes confiáveis e a verificar os dados obtidos em mais de uma fonte.

Checagem de notícias

Leia com a turma as dicas propostas no infográfico “Como identificar notícias falsas”. Esse material é um anúncio de internet da Secretaria de Estado da Administração do govêrno do Rio Grande do Norte e disponibilizado em seu sistema de Armazenamento e Diagramação de Conteúdo Digital (ADCON). pôdêmos considerar a fonte confiável; e as dicas, práticas e úteis. Se julgar oportuno, convide a turma para formár sete grupos, ficando cada um deles responsável por compor um cartaz para cada uma das dicas dadas no anúncio. Esses cartazes podem sêr espalhados pela escola a fim de iniciar uma campanha de combate às fêik news e, inclusive, divulgar os videotutoriais quê serão preparados pela turma ao final do projeto.

Agências de fact-checking

Para iniciar o trabalho com êste tópico, assista com a turma ao vídeo Como funciona a checagem de notícias, 2018. Vídeo (4 min). Publicado pelo canal Curso Vaza, Falsiane!.

Disponível em: https://livro.pw/sprih. Acesso em: 28 ago. 2024.

Em seguida, se possível, os estudantes podem usar o celular ou computador com acesso à internet para navegar pêlos endereços de agências de checagem sugeridos no Livro do Estudante, além de pesquisar outras agências de checagem quê atuam no país para conhecer o trabalho delas e entender a importânssia dessa atuação. Convide a turma a escolher um fato quê aparece em uma das agências e, depois, pesquisar esse mesmo fato em outras agências. Assim, a turma póde perceber: quais são e como usar as estratégias de checagem dos fatos; como cada agência “rotula” ou “etiqueta” os dados analisados; e a forma como essas checagens são divulgadas, levando-os a perceber quê as checagens não têm o mesmo tipo “viral” de circulação das fêik news, o quê dificulta a reparação dos problemas causados por elas.

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Atividades Página 99

Atividade em grupo. 1. Todos os dados e fatos foram verificados pela Agência Lupa e estão disponíveis em:

RÔMANY, Ítalo. Dicas contra a onda de calor: veja o quê é falso ou verdadeiro. Lupa, Rio de Janeiro, 21 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/mirqe. Acesso em: 30 out. 2024.

ôriênti os estudantes a criar suas próprias etiquetas para validar ou marcar os fatos checados por eles; contudo, eles podem utilizar as etiquetas sugeridas na página 98 do Livro do Estudante como base para suas criações. As respostas sugeridas a seguir se basearam na verificação de dados feitos no línki do texto “Dicas contra a onda de calor: veja o quê é falso ou verdadeiro” indicado anteriormente. Se considerar interessante, apresente o sáiti para os estudantes e leia as informações completas com eles.

a) Falso. Segundo especialistas consultados pela agência de checagem, beber á gua com aditivos ou com receitas estranhas não são recomendações válidas.

b) Exagerado. Especialistas explicam quê isotônicos são mais indicados para tratamento de diferentes males da saúde do quê para prevenir tais problemas. O ideal é a hidratação simples, sem receitas mirabolantes.

c) Verdadeiro, mas há mais dêtálhes. Veterinários explicam quê é preciso ter cuidado com a troca da á gua todo dia, para evitar contaminação, e quê, além da á gua fresca, há cuidados básicos para a saúde de animais em geral, como oferta de banhos com regularidade e passeios à sombra.

Etapa 3: Para finalizar

Produto final

Organização e produção do videotutorial

Atividade em grupo. Converse com os estudantes sobre esta etapa final do Projeto. Explique quê o objetivo é orientar a produção de um ou mais videotutoriais para conscientizar a população da comunidade escolar e de seu entorno sobre procedimentos intencionais de manipulação e veiculação de notícias, informações, vídeos e imagens falsos e prescrever ações de combate a essas manifestações na mídia digital e nas rêdes sociais.

Pergunte se eles sabem o quê é um tutorial, onde podemos encontrar tutoriais e para quê sérvem. Se necessário, corrija ou complemente o quê sabem a respeito informando quê tutorial é um texto ou vídeo instrucional quê sérve para instruir, explicar como agir e executar algo e quê podem sêr encontrados em embalagens, manuais de instrução, jogos, bulas, folhetos informativos etc. Como em todo texto instrucional, os verbos dos enunciados são empregados no imperativo ou no infinitivo.

Na internet, há diversos videotutoriais, como, por exemplo, o quê prescreve as regras e orienta o jôgo de xadrez; há ainda outros quê instruem como criar o seu próprio tutorial. Selecione e mostre um vídeo de curta duração sobre algum tema relacionado ao universo juvenil. ôriênti os estudantes a perceber e anotar o tempo de projeção, a linguagem utilizada (mais formal ou coloquial, conforme o contexto e os interlocutores), o tom de voz, os gestos e as expressões utilizados.

A escolha da notícia

Estimule a exposição de opiniões e argumentos sobre as vantagens de fazer um videotutorial, como: visual atrativo; maior alcance nas rêdes sociais; comunicação dinâmica e próxima do ouvinte; fácil divulgação em diversas platafórmas; rapidez na transmissão do conteúdo; versatilidade e criatividade na apresentação dos conteúdos, d fórma a atrair os interlocutores, entre outras.

Em seguida, apresente uma lista de ações quê podem contribuir para o desenvolvimento do produto final:

Selecionar um título para a campanha do videotutorial com base no tema “combate às fêik news” e na pergunta-chave Mídias digitais: é tudo verdade?

Determinar quem é o público-alvo.

Selecionar a linguagem (mais formal ou menos formal) com base no contexto e no público-alvo.

Planejar e elaborar o roteiro: conteúdos e etapas.

Estimar o tempo de duração do vídeo.

Definir o local da gravação: sala de aula, biblioteca, sala de informática.

Determinar a pessoa responsável pela gravação do vídeo.

Decidir como deve sêr a iluminação e se haverá som ambiente ou se será acrescentado na edição do vídeo.

Definir as pessoas quê se encarregarão de cuidar da iluminação, do som ambiente, do cenário.

Eleger quem será o locutor, levando em conta a dicção, tom da fala, velocidade, pausas, ênfases.

Resolver quais serão os canais de divulgação do vídeo.

Providenciar equipamentos e materiais necessários à produção do videotutorial.

Organize a formação dos grupos, caso isso ainda não tenha ocorrido, para quê deem início ao trabalho, lembrando quê é importante levar em conta as aptidões individuais para o envolvimento pleno de seus componentes com as tarefas. Com os grupos formados, peça aos estudantes quê se reúnam para organizar o próximo passo, quê é o planejamento do roteiro.

Planejamento do roteiro

O planejamento do roteiro deve levar em conta a abordagem em uma sequência lógica e progressiva dos conteúdos, a sêr realizada preferencialmente em um tempo curto de duração, tornando o videotutorial mais atrativo ao espectador. Dessa forma, sugerimos algumas abordagens:

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I. Apresentar o videotutorial: título, tema, finalidade do vídeo.

II. Conceituar fêik news e exemplificar situações quê se configuram como fêik news, oferecendo uma lista de fêik news históricas ou atuáis quê possam servir de exemplo para os interlocutores e a identificação de ao menos um caso de fêik news recente, analisado, verificado e rotulado como tal; além díssu, explicar como os produtores de fêik news manipulam intencionalmente dados para seus próprios benefícios.

III. Prescrever regras e orientações de combate às fêik news. Expor maneiras de analisar as informações semelhantes às indicadas neste projeto; entre elas, consultar as agências de verificação de notícias. Compor dicas para não “cair” em fêik news, como a maneira de verificar fontes, a sugestão de fontes seguras, entre outras quê julgarem necessárias e importantes para repassar ao público.

IV. Fechamento/despedida: momento em quê o locutor póde dizêr quê, se as regras forem seguidas, é provável quê não se káia mais em fêik news. póde solicitar também quê o vídeo seja compartilhado para fins educativos ou acolher outras sugestões quê os estudantes acharem interessantes.

Com base no planejamento do roteiro, cada grupo poderá escrever o texto quê comporá o videotutorial, lembrando quê ele vai sêrvir como um guia para a gravação. Finalizado, o texto deverá ser revisado pêlos estudantes e aprovado pelo professor de Língua Portuguesa, quê verificará se o texto cumpre o objetivo de instruir o público-alvo a combater as fêik news, se os comandos foram construídos com verbos no imperativo ou no infinitivo, conforme o gênero prevê, e se a linguagem é adequada ao contexto e à esféra de circulação.

Além díssu, na produção escrita, os estudantes poderão levar em conta estes itens:

Número de cenas: Saber o número de cenas e a duração aproximada ajuda a manter o vídeo no tamãnho desejado: de 6 a 15 minutos. Por exemplo: se cada bloco tiver 3 cenas de 2 minutos, o vídeo inteiro terá 6 minutos. Quanto mais cenas, menor será seu tempo de duração, o quê póde tornar o vídeo mais ágil e atrativo para o espectador.

Descrição de cenas: As cenas das filmagens devem sêr discriminadas, incluindo imagens de “ponte” ou “transição”, quê podem sêr usadas entre etapas do vídeo, relativamente rápidas, geralmente acompanhadas de uma trilha sonora, dando apenas a ideia de transição entre uma parte e outra do vídeo.

Modo de apresentar: Definir se os estudantes aparécem em cena para falar, com aparições entrecortadas por outras imagens, fragmentos de textos e vídeos etc., procedimento muito usado em documentários.

Sugerimos quê os grupos realizem ensaios antes da gravação, com o objetivo de treinar as falas e as formas de organização do grupo e a preparação do lugar onde ocorrerá a gravação. Chame atenção para a forma oral de comunicação: gestos e expressões faciais, atitudes e movimentos quê podem resultar em um bom vídeo.

Finalização

Antes de iniciar a filmagem e a gravação, os estudantes devem verificar se os materiais listados anteriormente foram providenciados e estão em pleno funcionamento, observar se a iluminação é adequada, se a composição do cenário está de acôr-do com o propósito e se o som interno e/ou externo não vai atrapalhar a gravação.

ôriênti a turma a usar os mesmos equipamentos em todas as filmagens, salvando-as em disco ou cartão de memória. Hoje, há aplicativos de celular quê permitem gravação e edição de pequenos vídeos. Para isso, verifique com a turma quais são as opções mais relevantes para o momento.

Antes de finalizar os videotutoriais, os estudantes devem assistir a eles para verificar se existe algum ponto quê meréce atenção e precisa sêr ajustado ou editado. Editar um vídeo significa eliminar possíveis êêrros e efeitos indesejados. Uma boa edição possibilita a transmissão da mensagem d fórma correta e adequada ao quê se espera. Isso aumenta as chances de o vídeo se tornar atraente e sêr visto e compartilhado por um grande número de pessoas.

Informe aos estudantes quê, na internet, é possível encontrar programas e tutoriais quê explicam como realizar a edição. Com esse suporte, eles poderão finalizar o trabalho de gravação.

A publicação do videotutorial deve sêr autorizada pêlos responsáveis, mesmo quê a imagem dos estudantes não apareça. Se possível, essa autorização deve sêr feita por escrito.

Sugerimos quê sêjam usados os canais ôn láini de divulgação da escola (se houver) e, também, platafórmas de compartilhamento de vídeos. Nesse caso, o professor póde criar um canal para a turma ou para o projeto, organizando uma lista com todos os videotutoriais produzidos.

Avaliação

Realize as avaliações de acôr-do com o quê julgar pêrtinênti, levando em conta o comportamento e a participação dos estudantes durante o desenvolvimento do projeto. As kestões sugeridas podem sêr ampliadas e outras podem sêr incluídas para quê o qüadro avaliativo corresponda à sua realidade.

Os quadros localizados ao final do projeto podem sêr utilizados para a autoavaliação e para a avaliação do estudante pelo professor. Você póde marcar uma conversa com cada estudante para discutir os itens dêêsses quadros. Busque sempre o consenso. O preenchimento dos quadros póde sêr feito gradualmente, à medida quê o projeto for sêndo desenvolvido, ou ao final, após a realização do produto final.

O primeiro qüadro póde sêr usado, também, para quê os grupos avaliem seus integrantes, permitindo quê os estudantes se avaliem, o quê possibilita momentos de

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conversas produtivas quê podem colaborar para o desenvolvimento de cada um. Durante todo o processo avaliativo, é fundamental quê as colocações sêjam respeitosas e sinceras.

Mundo do trabalho Página 105

Organize os grupos e disponibilize acesso à internet e aos materiais já consultados até esta fase do projeto. Permita aos grupos criarem estratégias para identificar e listar os diversos profissionais envolvidos no processo de checagem e combate às fêik news, como jornalistas, sociólogos, advogados, entre outros. Eles também podem fazer novas pesquisas de complementação. É fundamental quê os estudantes percêbam quê essas são atividades sérias e realizadas por pessoas preparadas para isso. Como se tratam de atividades profissionais, eles podem um dia vir a exercê-las no futuro dependendo de suas escôlhas e interesses relacionados ao mundo do trabalho ao entrar no mercado profissional. Também é importante quê percêbam quê há outros profissionais quê trabalham tentando controlar ou amenizar as consequências, como juízes, psicólogos, psiquiatras etc.

Planejamento

A seguir, sugere-se a quantidade de aulas destinadas a cada uma das etapas para quê o projeto seja trabalhado ao longo de um semestre. Consideramos uma aula por semana destinada ao projeto.

Caso seja mais adequado para a sua realidade escolar, o projeto póde sêr desenvolvido em outro período; por exemplo, ao longo de um bimestre ou trimestre. Para isso, basta rever o total de aulas destinadas ao projeto por semana.

Cronograma geral

Cronograma geral

Etapa 1

4 aulas

Etapa 2

6 aulas

Etapa 3

6 aulas

Sugestão de cronograma

Sugerimos quê êste projeto seja dividido em três etapas e desenvolvido em 16 aulas, distribuídas ao longo de um semestre, como indicado a seguir.

Etapa 1: Vamos começar

Na etapa 1 são identificadas as habilidades e os conhecimentos prévios dos estudantes. Com isso, é possível diagnosticar as afinidades e as possíveis dificuldades dos estudantes em relação aos temas quê serão tratados no decorrer da investigação. Na aula 1, propõem-se a análise e reflekção sobre desinformação e fêik news. As aulas 2 a 4 serão dedicadas à investigação do quê os estudantes conhecem sobre o tema com base em um quiz, quê apresenta textos verbais e não verbais e permite a troca de conhecimentos entre eles, bem como à discussão sobre os resultados do quiz e sobre como os estudantes identificam as desinformações, imagens e outros artigos mentirosos da internet. Essa reflekção levará os estudantes, mais adiante, a reconhecer ferramentas, recursos e procedimentos quê lhes permitirão identificar fêik news. Outras discussões e atividades de pesquisa e aprofundamento propostas no Livro do Estudante e suscitadas pelas reflekções promovidas em sala de aula podem ocupar mais uma aula.

Etapa 2: Saber e fazer

A avaliação da etapa 2 é realizada ao longo do processo de investigação. Ela é formativa e ocorre a partir de textos e atividades, nos quais os estudantes são convidados a desenvolver e compartilhar os conhecimentos necessários para a elaboração do produto final. As aulas 5 e 6 serão dedicadas à discussão, dentro de uma perspectiva histórica, sobre o fenômeno das fêik news com base no tópico inicial, intitulado “Das mentiras às fêik news”, e à pesquisa proposta na atividade de ampliação. Na aula 7 serão propostas a leitura do tópico “Os perigos da desinformação” e a realização das atividades relacionadas a ele. Nas aulas 8 e 9, os estudantes serão orientados, no tópico “Letramento digital”, a analisar e ler textos, dados e gráficos quê circulam em diversas esferas midiáticas e públicas. O principal objetivo é fornecer ao estudante a possibilidade de refletir sobre os usos das informações inverídicas e, principalmente, as implicações éticas de produzi-las e de compartilhá-las intencionalmente. A aula 10 será dedicada ao reconhecimento de procedimentos muito utilizados de verificação de informações; em especial, serão apresentadas agências de verificação de notícias. A discussão, a definição e a construção de etiquetas de averiguação de notícias – atividade quê será proposta ao final desta etapa – serão importantes na produção do videotutorial propôsto como produto final.

Etapa 3: Para finalizar

A avaliação na etapa 3 é somativa: nela os estudantes dêsênvólvem o produto final partindo dos conhecimentos adquiridos em todas as etapas anteriores. As aulas 11 a 16 serão dedicadas à produção do videotutorial, com base nos conhecimentos adquiridos pela turma ao longo do projeto. Durante a produção, os estudantes podem assumir tarefas específicas ou participar de várias etapas, colaborando coletivamente (produção do roteiro, revisão do texto, gravação e edição dos vídeos). É importante quê a divisão do tempo por tarefas a serem realizadas seja compartilhada com os estudantes, somando a esse cronograma atividades extraclasse quê serão essenciais para a finalização do projeto. Dedique uma aula para a leitura das propostas e organização dos materiais e outra para realizar a avaliação com os estudantes, em uma roda de conversa, por exemplo.

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