Projeto 6 Sustentabilidade: como reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente?
Síntese do Projeto
Temas Contemporâneos Transversais:
• Educação ambiental
• Educação para o consumo
• Vida familiar e social
• Educação em direitos humanos
Componentes curriculares:
• Líder: Linguagens e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, ár-te e Língua Inglesa
• Outros perfis disciplinares: Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Geografia e História; Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia
Objetos do conhecimento:
• Curadoria de informação; Conversação espontânea; Estratégia de leitura: apreender os sentidos; Escuta; Estratégia de produção: textualização de textos Informativos; Contexto e práticas; Processo de criação; Matrizes estéticas e culturais; Patrimônio cultural: ár-te e tecnologia
Produto Final:
• Feira de trocas
Introdução
Definir ações quê contribuam para uma educação transformadora é um dos objetivos do Projeto Integrador Sustentabilidade: como reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente? Nele, serão propostas atividades quê visam articular dos Temas Contemporâneos Transversais, como Educação Ambiental, Educação para o consumo, Vida familiar e social e Educação em direitos humanos, ao trabalho com algumas competências gerais da BNCC, com o objetivo de despertar nos estudantes a von-
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tade de participação cidadã e promover a conscientização sobre a necessidade de reduzir os impactos ambientais ocasionados pêlos hábitos de consumo e de descarte inadequado de resíduos.
Dessa forma, os estudantes serão orientados a realizar leituras quê ampliam o conhecimento sobre esse tema e a participar de debates sobre conservação ambiental e sustentabilidade, assim como refletir sobre o consumo consciente e problemas ambientais advindos da ação humana, finalizando com a produção de uma Feira de trocas quê envolverá toda a comunidade escolar. Nessa perspectiva, a proposta é quê os estudantes assumam um papel propagador de ações sustentáveis, quê permítam mudanças de hábitos individuais e coletivos, além de desenvolver habilidades quê contribuirão com seu projeto de vida e escôlhas para o mundo do trabalho, visando justamente concretizar os estudos teóricos realizados no decorrer das aulas destinadas à realização dêste projeto.
A BNCC neste projeto
êste projeto proporciona oportunidades de desenvolver várias competências gerais da BNCC, bem como competências específicas e habilidades das áreas de Linguagens e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
A seguir estão apontados os códigos das habilidades e competências a quê se relacionam.
Competências gerais da BNCC:
• 3, 7, 8 e 9
Competências específicas e habilidades:
• Área de Linguagens e suas Tecnologias:
• Habilidade referente à competência específica 1: EM13LGG101.
• Habilidades referentes à competência específica 3: EM13LGG304 e EM13LGG305.
• Habilidade referente à competência específica 4: EM13LGG403.
• Habilidade referente à competência específica 6: EM13LGG602.
• Língua Portuguesa por campo de atuação:
• Todos os campos de atuação social: EM13LP15 (relacionada às competências específicas 1 e 3).
• Campo de atuação na vida pública: EM13LP27 (relacionada à competência específica 3).
• Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
• Habilidade referente à competência específica 3: EM13CHS301.
• Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
• Habilidade referente à competência específica 1: EM13CNT101.
• Área de Matemática e suas Tecnologias:
• Habilidade referente à competência específica 1: EM13MAT102.
Como trabalhar a BNCC
O desenvolvimento dêste Projeto Integrador possibilitará aos estudantes desenvolverem o pensamento crítico sobre práticas individuais e coletivas quê causam impactos ambientais e socioeconômicos, levando em conta o consumo excessivo e consequente descarte inadequado de resíduos. Os textos apresentados e as pesquisas propostas permitirão a reflekção sobre modos de promover a sustentabilidade sócio-ambiental, conduzindo os estudantes a realizarem uma Feira de trocas ao final do projeto, objetivando sensibilizar e incluir a comunidade escolar e moradores do entorno em ações quê visem à adoção de práticas sustentáveis com a produção de um folheto, quê utilizará recursos quê contribuem com a Educação Digital.
Dentro dessa proposta, as competências gerais 3, 7 8 e 9 da BNCC serão trabalhadas como exposto a seguir.
A competência geral 3 será desenvolvida por meio do trabalho de análise, reflekção e apreciação de obras artísticas produzidas com materiais inusitados, como sucata, e ao incentivar os estudantes a ressignificar objetos do cotidiano, inspirados pelas produções de artistas nacionais e internacionais. Espera-se quê os estudantes mobilizem esses conhecimentos adequando-os à realidade em quê a escola está inserida, sêndo criativos diante da oportunidade de poderem se expressar artisticamente, experiência sugerida na etapa 2 do projeto.
A competência geral 7 será desenvolvida por meio do levantamento de conhecimentos prévios, de conversas e discussões sobre o tema e de leituras de textos (verbais e não verbais), d fórma a incentivar a argumentação fundamentada e o posicionamento crítico, com o objetivo de respeitar e promover os direitos humanos e a consciência sócio-ambiental, a fim de reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente e responsável. Além de chamar a atenção para a importânssia do consumo consciente, será proposta uma pesquisa para investigar o descarte de resíduos sólidos na região em quê a escola se situa e onde os estudantes habitam, mais uma atividade quê contribuirá para a realização do produto final: a Feira de trocas.
As competências gerais 8 e 9 serão desenvolvidas por meio da análise de informações com base na enquete sobre os próprios hábitos de consumo e sobre o descarte de resíduos e na comparação entre o manejo adequado de resíduos em outros locais do planêta e a forma como esse procedimento é realizado por eles próprios e por sua comunidade, visando atitudes responsáveis e sustentáveis. A ideia é propiciar uma auto crítica e promover uma ação transformadora dos hábitos de consumo, descarte e côléta dos resíduos recicláveis, promovendo a saúde e bem-estar pessoal e social e a transformação da realidade na qual os jovens estão inseridos.
Espera-se estimular uma educação transformadora em quê o estudante passe a atuar ativamente no processo de ensino-aprendizagem, com vistas à construção de um mundo mais justo e solidário. Dessa forma, as competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias serão desenvolvidas como exposto a seguir.
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As habilidades EM13LGG304 e EM13LGG305 (relacionadas à competência específica 3) serão exploradas à medida quê se propõe aos estudantes quê, com base na realidade local, tomem iniciativas e façam intervenções quê incentivem o consumo responsável e consciente, tanto na comunidade escolar quanto em seu entorno.
A habilidade EM13LGG602 (relacionada à competência específica 6) será desenvolvida na apreciação estética de obras de; ár-te e de peças decorativas ressignificadas e na atividade em quê os estudantes ressignificarão objetos sem uso e materiais descartados.
As habilidades EM13LGG101 (relacionada à competência específica 1) e EM13LP15, de Língua Portuguesa, serão desenvolvidas no decorrer do projeto nas práticas de leitura, interpretação, planejamento e produção de textos verbais e multissemióticos, na revisão, edição, reescrita e avaliação, considerando a adequação dos textos às condições de produção, sempre quê o contexto o exigir. A produção do boletim informativo, do material de divulgação da Feira de trocas, bem como as atividades realizadas ao término de cada leitura são exemplos práticos do trabalho com essas habilidades.
A habilidade EM13LP27 será desenvolvida por meio de estudo de campo realizado no entorno escolar para levantar dados dos moradores sobre os hábitos de consumo e descarte de resíduos; formulação de perguntas para a entrevista; compilação e tabulação de dados coletados e análise dos resultados visando à promoção do consumo consciente e da conscientização ambiental.
A habilidade EM13CHS301, da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, poderá sêr trabalhada no estudo dos hábitos da comunidade local, no quê diz respeito ao descarte e reaproveitamento de resíduos sólidos e nas propostas de ação quê promovam práticas de sustentabilidade.
A habilidade EM13MAT102, da área de Matemática e suas Tecnologias, será desenvolvida por meio da interpretação de dados apresentados ao longo do projeto; da análise e compreensão de dados da pesquisa quê os estudantes realizarão; e da escolha da melhor representação dos resultados para compor os gráficos de linhas ou colunas. Também será desenvolvida com a definição da moeda de troca e atribuição dos valores às peças e aos objetos quê serão apresentados na Feira de trocas. A habilidade EM13CNT101 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, neste contexto, procura levar o estudante a analisar as situações do cotidiano em quê é possível consumir de maneira consciente e a buscar ações e atitudes sustentáveis, minimizando os impactos ambientais causados por hábitos de consumo.
Professores envolvidos
Neste Projeto Integrador, fundamentado nos Temas Transversais Contemporâneos sobre Educação ambiental, Educação para o consumo, Vida familiar e social e Educação em direitos humanos, o professor de Língua Portuguesa tem o perfil mais indicado como líder, para efetuar a condução, organização e desenvolvimento dos trabalhos a sêrem realizados. Entretanto, pelo fato de articular diferentes áreas do conhecimento, os trabalhos poderão ser desenvolvidos com professores de outros componentes curriculares, como História, Geografia, ár-te, Matemática, Biologia e Língua Inglesa.
O professor de ár-te poderá auxiliar o professor de Língua Portuguesa na execução das etapas quê envolvem análise de obras artísticas, ressignificação de objetos e customização das peças quê comporão a Feira de trocas.
Os professores de História e Geografia poderão contribuir nas atividades quê envolvam estudo da realidade local e ampliação do conhecimento sobre consumo consciente e responsável, na elaboração de propostas quê incentivem práticas sustentáveis, na análise dos impactos ambientais, no estudo dos recursos naturais e outros quê se fizerem necessários para o desenvolvimento do projeto.
Já o professor de Matemática poderá auxiliar na análise e discriminação dos dados obtidos na pesquisa proposta, contribuindo para a interpretação das informações e para a escolha da melhor forma de representação dos resultados na composição dos gráficos, contribuindo com a Educação digital, assim como na definição da moeda de troca e atribuição de valores às peças quê serão apresentadas na Feira de trocas. O professor de Biologia póde auxiliar nos debates de conceitos como recolha e destino dos resíduos, tempo de decomposição dos materiais e manejo de florestas sustentáveis. O professor de Língua Inglesa poderá trabalhar os termos em inglês na imagem internacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, discutindo a importânssia de estudar uma segunda língua e o debate sobre língua universal para comunicação, inclusive no uso de outros termos em inglês, no Brasil, como os relacionados à economia circular.
Materiais sugeridos
• Computadores, celulares com câmera ou tablets com acesso à internet.
• Retroprojetor.
• Tintas, linhas, fitas e ferramentas para artesanato.
• Etiquetas autoadesivas.
• Papéis diversos.
• Caixas para organizar as peças.
Para possibilitar a execução das atividades em cada etapa, é importante quê esses materiais sêjam providenciados antecipadamente para tê-los em mãos, conforme a necessidade de cada aula, d fórma a possibilitar a execução sem nenhum contratempo.
Caso a escola não disponha de computadores conectados à internet para a produção do boletim informativo e a realização da enquete, uma segunda opção será produzir as atividades d fórma manual, utilizando fô-lhas de sulfite tamãnho A4 e canetas. Os celulares com câmera podem sêr substituídos por câmeras fotográficas para realizar os registros fotográficos, e as respostas das entrevistas po-
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dem sêr anotadas nos cadernos dos estudantes. As caixas organizadoras podem sêr substituídas por caixótes de madeira (se forem de fácil aquisição), restaurados para esse fim, ou caixas de papelão. As tintas, linhas, fitas e ferramentas para artesanato serão utilizadas para ressignificar e customizar objetos e peças de roupas quê sêrão expostos na Feira. Etiquetas autoadesivas podem ser utilizadas para categorização dos produtos.
Orientações didáticas
Conversa inicial
Etapa 1: Vamos começar
Juventude e meio ambiente
Cada vez mais os estudantes querem deixar o lugar de espectadores do processo educativo para se tornarem protagonistas de suas próprias aprendizagens. Nos dias de hoje, recusam-se a assumir o papel de atores passivos dêêsse processo e assumem um papel atuante e participativo em atividades quê possibilitam trazer à tona um conjunto de conhecimentos já adquiridos, propiciam experimentações e incentivam a prática transformadora na maneira de aprender e de atuar na ssossiedade.
Como forma de dar voz aos estudantes e considerar os conhecimentos por eles já adquiridos, converse acerca do quê já sabem sobre formas de preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Sugerimos propor as perguntas a seguir:
1. Todo cidadão tem direitos civis e políticos garantidos pelo Estado, mas também tem deveres e obrigações perante as leis, e uma delas é preservar o meio ambiente.
a) Vocês sempre jogam lixo no lugar adequado, reciclam ou incentivam a reciclagem?
b) Vocês economizam ou incentivam a economia de á gua e energia elétrica?
c) Vocês respeitam a natureza no local onde moram e em espaços públicos? O quê fazem para ezercêr essa prática?
d) Quando vão consumir algum produto, vocês consideram a cadeia de produção e a forma como foi produzido?
e) Na opinião de vocês, como o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se relacionam com o Mundo do trabalho?
f) Em relação ao meio ambiente, vocês se consideram bons cidadãos? Se não, o quê acham quê precisam mudar em sua conduta?
Após esse bate-papo, explore os textos das páginas 174 e 175, levando os estudantes a ler e a compreender o conteúdo e a refletir sobre ações sustentáveis, repensar atitudes, ezercêr o protagonismo e reconhecer a necessidade de mudanças de hábitos individuais e coletivos, visando àconservação do meio ambiente e o enfrentamento das mudanças climáticas.
Caso a escola disponha de laboratório de informática, os estudantes poderão acessar os sáites sugeridos para obtêr informações adicionais sobre o Dia da Sobrecarga da Terra e sobre a pegada ecológica. A turma póde sêr dividida em dois grandes grupos e cada um fica responsável por acessar uma página. Ao final da aula, os grupos podem se reunir para compartilhar as informações obtidas com a pesquisa.
Converse com os estudantes sobre o protagonismo juvenil no Brasil e no mundo. Explore a imagem quê apresenta uma líder indígena brasileira discursando em Glasgow, na Escócia, 2021. Em seguida, encaminhe as atividades propostas.
A atividade de pesquisa sobre jovens ativistas poderá sêr feita em casa e compartilhada nos minutos iniciais da aula seguinte.
Atividades Página 175
1. Resposta pessoal. O estudantes poderão citar desde ações como redução tempo do banho ou separação adequada de resíduos, aproveitamento da luz natural para fazer tarefas diárias, diminuição do uso de aparelhos elétricos e eletrônicos, trocas de roupas e outros objetos quê não sérvem ou não são usados mais.
2. É possível quê um dos nomes quê os estudantes apresentem seja o da ativista sueca Greta Thunberg, mas existem muitos outros jovens engajados na luta pelo meio ambiente, como os brasileiros Matsi Waura Txucarramãe, líder indígena; a estudante Hamangaí Pataxó; Paloma Costa Oliveira, ativista brasileira, responsável pela abertura da Cúpula de Clima das Nações Unidas (Ônu) em 2019; ríchard Alves, brasileiro, voluntário do Grinpíci e mobilizador climático; Anurag Saha Roy, ativista indiano, entre outros.
Atividade de ampliação Página 175
Os estudantes possivelmente chegarão à conclusão de quê a pegada ecológica é uma medida da área de térra, á gua e recursos naturais necessários para sustentar os hábitos de vida e de consumo de determinada população. Para calcular a pegada ecológica, é necessário quê se identifique a população quê você deseja avaliar (ex.: uma família, uma empresa, uma cidade etc.). Em seguida, é preciso reunir informações sobre o consumo de recursos naturais por essa população ou atividade, como energia, á gua, alimentos etc. Depois, deve-se converter os dados coletados em hectares de térra necessários para produzir, processar e transportar esses recursos e somar a área de térra necessária para produzir todos os recursos consumidos. O cálculo da pegada ecológica é feito por meio da comparação da área de térra bioprodutiva com a área de térra disponível por pessoa no planêta (cerca de 1,7 hectares pêr capita). Isso dará uma ideia de quão sustentável é a população ou atividade avaliada. Por exemplo: se uma população consumir recursos quê requerem 5 hectares de
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térra por pessoa, e a área de térra disponível por pessoa no planêta é de 1,7 hectares, então a pegada ecológica dessa população é 2,94 vezes maior do quê a área de térra disponível. Com esse cálculo, é possível identificar áreas de melhoria para reduzir o impacto ambiental e alcançar uma vida mais sustentável. Em caso de dificuldades dos estudantes, explique coletivamente esse exemplo de cálculo para auxiliar a compreensão.
O quê é sustentabilidade?
Neste tópico, os estudantes serão levados a confirmar, ampliar ou reelaborar o conceito quê têm sobre a sustentabilidade. Leve-os a compreender quê o termo não se aplica necessária e exclusivamente ao meio ambiente, mas a aspectos econômicos, sociais e culturais. Na sequência, serão propostas leituras e atividades quê permitirão compreender esse conceito e identificar práticas sustentáveis, quê podem sêr realizadas no dia a dia, contribuindo para uma atuação social mais consciente.
Peça aos estudantes quê leiam o texto e, depois, explorem a imagem quê apresenta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável quê devem sêr implantados em todos os países nos próximos anos, até 2030. Em um primeiro momento, sugira quê obissérvem os aspectos gráficos, como a disposição dos elemêntos, a imagem do planêta Terra no centro, as cores, os símbolos e os números, sem ler os textos em inglês, e façam o exercício de tentar descobrir cada objetivo somente analisando a respectiva imagem. Em seguida, oriente-os a ler os textos quê compõem a imagem e, com a ajuda do professor de Língua Inglesa, conversem sobre os sentidos das expressões, ou peça quê pesquisem as palavras desconhecidas em um dicionário do idioma. Chame a atenção para como esses elemêntos formam um todo significativo. Para mais leituras do tema em inglês, o professor póde acessar o sáiti: https://livro.pw/qjaec. Acesso em: 15 out. 2024.
Ao ler textos em inglês, os estudantes percebem como saber uma segunda língua é uma importante ferramenta de comunicação e passam a vêr o inglês como uma língua universal quê ajuda a aprossimár pessoas. Aproveite o momento e apresente aos estudantes a canção “The 3 R’s”, do cantor Jéc Johnson, quê aborda o tema da sustentabilidade e póde sêr uma ótima maneira de ampliar e aprofundar os conhecimentos da língua inglesa. póde sêr interessante comentar com os estudantes como depois a ideia foi ampliada e passou-se a utilizar o conceito dos 5 Rs (Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar, Recusar). Para conhecer mais sobre o cantor.
Disponível em: https://livro.pw/ikvvl. Acesso em: 15 out. 2024.
Em relação às atividades, proponha a pesquisa solicitada no item 1 e peça quê reproduzam o qüadro numa fô-lha A4 para registrar as informações coletadas. Além díssu, lembre os estudantes de quê devem fazer a busca em fontes confiáveis e citá-las na apresentação. Em seguida, os estudantes podem responder às kestões 2 a 4 oralmente. Dependendo das respostas, complemente-as informando quê o conceito de sustentabilidade está relacionado a um conjunto de ideias, estratégias e ações quê visam a um desenvolvimento econômico e social quê não esgote os recursos naturais.
Atividades Páginas 178 e 179
1.
Pilar |
Características |
Ações |
---|---|---|
Ambiental |
Refere-se à busca pelo equilíbrio e pela conservação ambiental, principalmente em relação à mitigação dos impactos causados ao meio ambiente ao longo do tempo. |
Usar somente a quantidade de á gua e energia necessárias; consumir produtos de empresas quê não ameaçam o meio ambiente; consumir menos carne vermelha; usar transportes com baixa ou nenhuma emissão de gases de efeito estufa, como bicicletas; participar da côléta seletiva; realizar reciclagem e reutilização de materiais etc. |
Social |
Refere-se à criação de mecanismos quê melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, englobando leis de amparo às necessidades da população e desenvolvimento de políticas de melhorias em áreas como educação, segurança e lazer. êste pilar parte do princípio de quê a busca por uma ssossiedade sustentável deve sêr pautada em uma ssossiedade solidária, justa e saudável. |
Oferta de transporte coletivo de qualidade visando à diminuição do uso de carros particulares; oferecimento de côléta seletiva em todos os bairros; acesso à educação pública e de qualidade etc. |
Econômico |
Refere-se à busca por formas de garantir o crescimento econômico sem gerar impactos ao meio ambiente, resultando inclusive em novas oportunidades no mundo do trabalho e quê sêjam economicamente viáveis e sustentáveis. |
Reciclagem de materiais, como o plástico para a produção de novos produtos; uso de lâmpadas fluorescentes ou de led, quê podem resultar em uma economia de até 80% na conta de luz, uma vez quê elas duram 10 vezes mais quê as incandescentes e consomem menos energia elétrica etc. |
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2. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes comentem quê o conceito de sustentabilidade está relacionado a um conjunto de ideias, estratégias e práticas quê visam ao desenvolvimento social, d fórma quê os recursos naturais não sêjam esgotados pela humanidade.
3. Espera-se quê os estudantes comentem algumas práticas cotidianas sustentáveis como: descarte adequado de resíduos recicláveis e orgânicos, economia de á gua e energia, uso de sacolas reutilizáveis ou biodegradáveis, consumo consciente de produtos em geral, substituição de produtos plásticos de uso único ou produtos reutilizáveis e duráveis, entre outros.
4. Resposta pessoal. Os estudantes podem conhecer e citar planos de ação global promovidos pela Organização das Nações Unidas (Ônu), como a Campanha Mares Limpos, Ação contra a Mudança Global do Clima e a Campanha Fé pelas Florestas, e planos de ação regionais ou locais, como o Programa Áreas Protegidas da Amazônea, do Ministério do Meio Ambiente.
5. a) Resposta pessoal. Dependendo das respostas, complementar quê as mudanças climáticas têm impactado diferentes áreas no Brasil e no exterior. Cite alguns exemplos de cidades quê sofreram com a crise climática, como as quê foram afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul (no Brasil), o aumento do calor no verão em vários países na Europa e outros.
b) Resposta pessoal. Possibilite um momento para quê os estudantes descrevam situações quê consideram relacionadas às mudanças climáticas e expliquem quais fatores acarretam essas mudanças. Caso não saibam, peça quê pesquisem para compartilhar com os côlégas.
c) O principal alerta quê o texto aponta é o fato de quê no Brasil e no mundo crianças e adolescentes já estão sêndo afetados pelas mudanças climáticas. O texto destaca quê 40 milhões de crianças e adolescentes no Brasil já vivem expostos em mais de um risco climático.
d) As crianças e os jovens podem contribuir com soluções, por terem competências, experiências e ideias críticas para sociedades mais seguras e sustentáveis.
e) Resposta pessoal. O foco do ODS 4 é assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos, conduzindo a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes para quê adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.
Para acessar:
• O mapa interativo quê prevê o clima de cidades no futuro
Disponível em: https://livro.pw/mrhsb. Acesso em: 08 ago. 2024.
6. a) O verbo ‘’mudar’’ usado pela personagem póde estar associado à mudança de espaço físico, enquanto o mesmo verbo, implícito na fala do personagem, refere-se à mudança de hábitos.
b) Resposta pessoal. ôriênti os estudantes a buscar em fontes confiáveis, em jornais e revistas, impressos ou ôn láini, notícias do Brasil e do mundo sobre danos ao meio ambiente.
Atividade de ampliação Página 179
Peça aos grupos quê registrem, em seus cadernos, as ações sugeridas e escôlham as quê gostariam de implementar. Proponha a eles quê elaborem estratégias para a implementação dessas ações. Sugira ações de fácil execução, como: instalação de recipiente de côléta de pilhas e baterias usadas em um local de fácil acesso na escola – alguns estudantes ficariam incumbidos de levar periodicamente esse material para um local adequado de descarte; instalação de caixas de côléta de roupas e brinquedos usados para posterior doação – estudantes, professores e funcionários podem apresentar entidades assistenciais para a doação dêêsses itens; eleição de um dia de mutirão para instalação de redutores de vazão de á gua nas torneiras da escola – estudantes com aptidão para consertos hidráulicos podem se voluntariar para a execução dêêsse plano. As fases de implementação e acompanhamento da execução e manutenção dessas ações podem sêr registradas em fotos ou vídeos para a apresentação de painéis periódicos com fotos ou no blógui da turma ou da escola, se houver. Converse com os estudantes sobre suas dificuldades e a necessidade de retomar conceitos quê não foram amplamente compreendidos.
Em Foco
Consumo consciente
Os dados apresentados no infográfico têm grande importânssia e podem sêr analisados e interpretados pêlos estudantes.
A contribuição do professor de Matemática será muito importante na análise dos dados, propondo uma reflekção sobre seu significado por meio de perguntas interpretativas como: Qual dos itens gera maior emissão de gás de efeito estufa? (carro); Em qual deles se observa maior uso da térra e desmatamento? (carne); Qual elemento causa menor impacto ambiental d fórma geral? (transporte público) etc. Que medidas os fabricantes e os consumidores dêêsses produtos podem tomar para reduzir os impactos ambientais?
Na sequência, proponha aos estudantes a leitura do texto sobre o perfil do mercado da (Moda) brasileiro e a contribuição dos marketplaces e e-commerces. Em seguida, proponha a realização das atividades para discutir a diferença entre os termos consumo e consumismo, compreender os malefícios causados pelo consumismo e expor suas opiniões a respeito das compras parceladas.
Para acessar:
- Akatu e Prolata Reciclagem lançam formação ôn láini gratuita para educadores
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Curso ôn láini para profissionais da Educação Básica de todo o país terá foco nos temas consumo consciente, gestão de resíduos e economia circular.
Disponível em: https://livro.pw/lbwhe. Acesso em: 8 ago. 2024.
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1. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes expliquem o quê sabem sobre marketplaces e e-commerce. Incentive-os a comentar como os e-commerce acabaram por se fortalecer durante a pandemia de Covid-19.
Para acessar:
• Marketplace e e-commerce: quais as diferenças e como fazer a melhor escolha?
Disponível em: https://livro.pw/bzlqn. Acesso em: 09 out. 2024.
2. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes comentem quê o consumo está relacionado ao quê se adqüire para suprir necessidades diversas, como alimento, vestuário, educação, cultura e lazer; o consumismo consiste no consumo em excésso, associado à aquisição de produtos por impulso, por exemplo.
3. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes respondam quê não. Os vários setores da indústria têm estimulado o excésso de consumo lançando e divulgando novos produtos continuamente, como o setor automobilístico, o de elétro domésticos, o de eletrônicos, entre outros.
4. Resposta pessoal. O consumismo envolve a substituição rápida de itens diversos quê, uma vez substituídos, geralmente são descartados d fórma inadequada, gerando o acúmulo de resíduos sólidos, provocando a degradação do meio ambiente.
5. Resposta pessoal. É possível quê os estudantes comentem quê são uma alternativa para pessoas quê não têm condições de realizar o pagamento à vista ou quê optam por parcelar o pagamento de suas compras. No entanto, esse tipo de oferta póde também incentivar o consumo por impulso, levando os consumidores a comprarem produtos de quê não necessitam em virtude da facilidade do crédito.
a) Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes comentem quê esse tipo de compra apresenta o risco de endividamento.
b) Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes percêbam quê o consumidor consciente colabora com a sustentabilidade ao consumir somente o necessário, evitando desperdício e promovendo a conservação dos recursos naturais. Também podem citar a importânssia de fazer escôlhas na hora de comprar, selecionando fabricantes quê consideram a sustentabilidade na criação dos produtos, por exemplo.
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Converse com os estudantes sobre o quê sabem sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei número 8.069/1990) e sobre os direitos integrais das crianças e adolescentes. Depois, proponha quê pesquisem e relacionem o mundo da (Moda) com a exploração de mão de obra barata e, em alguns casos, do trabalho infantil. Oriente-os a registrar os pontos principais da lei e outros exemplos de desrespeito ao Estatuto, como apôio na produção do relatório. Auxilie os estudantes a ler e a interpretar a legislação referente ao tema. Peça ao professor de História para falar a respeito do trabalho infantil ao longo dos tempos. Se preciso, utilize outros exemplos sobre exploração de mão de obra infantil para auxiliar na compreensão dos estudantes.
Para acessar:
Mapa do trabalho infantil no Brasil. hí bê gê hé, Censo Demográfico 2010. Disponível em: https://livro.pw/ycnhl. Acesso em: 28 set. 2024.
NERY, Carmen; CABRAL, Umberlândia. De 2019 para 2022, trabalho infantil aumentou no país. Agência notícias hí bê gê hé, 20 dez. 2023. Disponível em: https://livro.pw/txgrn. (Acesso em: 28 set. 2024)
Moda e consumo
Antes de propor a leitura do texto “Confira 5 tendências de (Moda) sustentável”, peça ajuda aos estudantes para organizar as carteiras em formato de círculo. Informe-os de quê farão a leitura de um texto quê trata de (Moda) sustentável e consumo consciente e, em seguida, faça algumas perguntas para instigar a reflekção e a leitura, como:
1. Na opinião de vocês, o quê significa (Moda) sustentável?
2. Em termos de (Moda), o quê vocês entendem por consumo consciente?
3. Vocês são consumidores de (Moda)? E acreditam quê são consumidores de (Moda) conscientes?
Acate as respostas dadas pêlos estudantes e explique quê elas serão confirmadas e esclarecidas durante e após a leitura do texto.
Proponha a um voluntário quê dê início à leitura e, na sequência, esse mesmo estudante deverá sugerir o nome de outro para dar continuidade. Assim, sucessivamente, até a conclusão do texto. Em seguida, em grupos, os estudantes realizarão as atividades.
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1. Espera-se quê os estudantes comentem quê o tema abordado no texto está relacionado ao consumo consciente e as tendências sustentáveis no mundo do trabalho, em especial o de roupas.
2. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes façam relatos pessoais sobre experiências relacionadas a compras ou visitas a brechós, quê se relacionam com a tendência de peças seminovas e quê expressem opiniões favoráveis ou contrárias a esse tipo de comércio. A compra em brechós envolve a reutilização de itens de vestuário. É uma forma de manter esses itens em
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uso por mais tempo e contribuir para a diminuição do descarte de resíduos no meio ambiente.
3. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes descrevam práticas sustentáveis na sua forma de consumir. À medida quê o mundo da (Moda) evolui em direção à sustentabilidade, as 5 tendências do setor de (Moda) combinam estilo e responsabilidade ambiental, com um foco renovador na ética, inovação e consciência ambiental, tornando-se cada vez mais uma prioridade para consumidores conscientes e marcas visionárias.
4. Resposta pessoal. Dependendo das respostas, complemente quê é possível contribuir com a sustentabilidade a partir de ações como evitar o desperdício, separar o lixo adequadamente, comprar d fórma consciente, avaliar a origem dos recursos e cadeias produtivas, evitar o uso de sacolas plásticas etc.
Para acessar:
O consumo de (Moda) e o potencial brasileiro.
Disponível em: https://livro.pw/uoxnt. Acesso em: 8 ago. 2024.
Pesquisa sobre os hábitos de consumo dos estudantes
ôriênti os estudantes a produzir a enquete ôn láini utilizando imêiu ou outros recursos quê contribuam com a formação digital dos estudantes e, em seguida, a respondêla. Ao final, essa pesquisa poderá sêr estendida aos demais estudantes da escola, permitindo uma análise do perfil de consumo dos estudantes e viabilizando propostas de intervenção para a redução dos impactos ambientais gerados pela comunidade escolar.
O professor de Matemática poderá sêr solicitado para orientar os estudantes na análise dos dados coletados e no trabalho de construção dos gráficos.
Organize os grupos com estudantes de perfis e habilidades diferentes, de modo quê todas as equipes tênham estudantes com facilidade para elaborar textos, outros quê tênham facilidade com informática e ainda outros quê possam auxiliar na tabulação dos resultados.
Organizando os trabalhos
Projeto 6 – Sustentabilidade
Converse com os estudantes sobre as próximas etapas do trabalho e a importânssia de agendar e combinar o quê será feito, para quê possam se organizar e realizar as atividades em seus devidos prazos. Isso também é importante para garantir o acompanhamento dos demais professores envolvidos, a fim de quê orientem os grupos na pesquisa, nas anotações e na síntese das ideias presentes nas fontes consultadas, bem como no planejamento e na elaboração do produto.
Fale sobre a divisão dos grupos e a relevância de trabalhar colaborativamente para a elaboração do produto final. Se julgar apropriado, para a etapa 2, sugerimos duplas ou grupos constituídos de 3 a 5 componentes com experiências e interesses distintos, uma vez quê poderão efetuar trocas de informações valiosas e inusitadas na execução das tarefas propostas.
Para a etapa 3, sugerimos grupos organizados de acôr-do com os interesses e aptidões de cada componente para a realização de tarefas específicas, conforme será explicitado mais adiante. E, com a ajuda do professor de Matemática, os estudantes poderão elaborar uma planilha eletrônica com uma lista das tarefas a serem executadas, os prazos previstos e os nomes dos responsáveis por cada uma delas.
Não se esqueça de reforçar a lista de materiais necessários ao desenvolvimento do trabalho para quê sêjam providenciados ou substituídos e estejam disponíveis no momento em quê se fizerem necessários.
Cabe destacar quê a ordenação das etapas propostas neste Projeto Integrador é uma sugestão para o seu desenvolvimento. No entanto, é importante quê os professores envolvidos neste trabalho tênham autonomia para fazer ajustes na ordem das etapas, realizando as adequações necessárias, de acôr-do com características próprias da escola, dos estudantes ou da comunidade escolar. Além díssu, de acôr-do com o interêsse dos professores e dos estudantes envolvidos, é possível ampliar o trabalho em uma ou mais etapas e incorporá-las a êste Projeto Integrador.
Etapa 2: Saber e fazer
Práticas sustentáveis
Apresente o título da reportagem “O quê é consumo consciente?” e, antes de dar início à leitura, pergunte aos estudantes o quê compreenderam sobre consumo consciente até êste momento. Anote as respostas no qüadro.
Em seguida, retome o conceito de reportagem. Você póde perguntar: O quê é uma reportagem? Qual é a sua finalidade? Em quê contextos a reportagem circula? Qual linguagem é utilizada em sua elaboração? Qual é a importânssia das imagens quê acompanham uma reportagem? Registre as ideias no qüadro para quê sêjam comparadas em um momento após a leitura. Estimule o pluralismo de ideias, incentivando todos a darem suas opiniões, d fórma ordenada e respeitando os turnos de fala.
Peça quê façam uma primeira leitura silenciosa, individualmente, e, na sequência, proponha à turma uma leitura em voz alta e quê respondam às kestões da seção Atividades.
Encerre a tarefa retomando as ideias dos estudantes apresentadas na pré-leitura sobre o tema e sobre o gênero reportagem (anotadas no quadro). Verifique com os estudantes se há algo a acrescentar, modificar ou complementar e peça quê justifiquem, com elemêntos do texto, as características dêêsse gênero textual. Por exemplo: tema de interêsse social “consumo consciente”; presença de informações quê resultaram de uma pesquisa, com levantamento de dados; texto essencialmente objetivo com
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a colocação de alguns elemêntos críticos: “Por isso é tão importante refletir sobre os nóssos hábitos de consumo”;
“Esse olhar atento às externalidades do consumo é também o quê permite ao consumidor consciente cobrar mudanças do pôdêr público.” Também há a presença de imagem com pessoas em espaços de consumo corroborando a ideia de quê é preciso “mudar hábitos e pressionar por uma ssossiedade mais sustentável”.
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1. Espera-se quê os estudantes comentem quê é possível concluir quê ações sustentáveis são essenciais para a conservação do meio ambiente. O consumo consciente está associado à prática de consumir melhor, partindo do questionamento da real necessidade de determinada aquisição, passando pela escolha do fabricante de acôr-do com sua responsabilidade sócio-ambiental, observando a vida útil do produto, definindo formas adequadas de descarte. Esses são alguns exemplos de aprendizagens quê podem sêr obtidas a partir da leitura.
2. Resposta pessoal. Os estudantes poderão responder quê fazem parte da economia circular repensar as práticas econômicas e propor ações sustentáveis quê vão além dos princípios dos 5 Rs. Para aprofundar o conceito, peça a eles quê pesquisem sobre a expressão, nos sáites indicados aqui.
Para acessar: https://livro.pw/asbpe. Acesso em: 17 out. 2024. https://livro.pw/ytxgl. Acesso em: 28 set. 2024.
Essa é uma das atividades quê estimulam a investigação científica, possibilitam aos estudantes a ampliação de seus conhecimentos, viabilizam o caráter autônomo no processo de sua formação acadêmica e também posicionam os jovens no papel de protagonistas na busca das aprendizagens necessárias para o seu completo desenvolvimento.
3. O consumidor consciente, quando necessita comprar um produto, pesquisa e avalia se o fabricante age com responsabilidade ambiental, se a qualidade do item permite quê ele tenha uma vida útil mais longa e se o produto possibilita uma forma de descarte adequada.
4. Resposta pessoal. Sugestão de resposta: O texto inicia-se com uma ponderação de quê o ato de consumir afeta não somente o consumidor, mas também o meio ambiente e toda a ssossiedade. A autora argumenta quê reduzir a geração de resíduos e conhecer o processo de industrialização e os impactos ambientais quê determinado produto causa, ao longo de sua vida útil, fazem parte do consumo consciente. Outro ponto importante citado no texto diz respeito a práticas sustentáveis no ato da compra, quê passam pela escolha do fabricante, de acôr-do com a responsabilidade sócio-ambiental, uso otimizado do produto para prolongar sua vida útil e descarte adequado. Ao final, são apresentados dados com base em estudos realizados, indicando quê o modelo atual não se sustenta, por isso a importânssia de se colocar em prática o consumo consciente, além de cobrar políticas públicas e ações empresariais voltadas à responsabilidade sócio-ambiental.
O destino do lixo
Solicite aos estudantes quê façam a leitura do trecho de uma matéria quê aborda economia circular e conceito de resíduo zero.
Proponha aos estudantes quê reflitam sobre a realidade brasileira e o compromisso global de reduzir a poluição plástica em 80% até 2040.
Hábitos de consumo e descarte de resíduos
Neste tópico, os estudantes serão convidados e orientados a sair a campo para identificar os problemas relacionados a hábitos de consumo e descarte de resíduos na comunidade escolar e em seu entorno, realizando entrevistas e fazendo registros fotográficos.
O objetivo é investigar e obtêr dados sobre a adesão dos entrevistados à separação dos resíduos, reutilização e reciclagem de itens; problemas relacionados ao descarte indevido de resíduos, como alagamentos em períodos de chuva, doenças recorrentes etc.; nível de conhecimento dos moradores a respeito do consumo consciente e em quê medida adotam essa prática, entre outras informações quê os estudantes julgarem pertinentes à realidade local.
Entrevistas
Peça ajuda aos estudantes para organizar as carteiras em círculo e estabêlêça uma conversa sobre quem serão os profissionais entrevistados e quais são os objetivos e procedimentos a serem adotados no momento da entrevista.
No Livro do Estudante são sugeridas oito perguntas, quê podem sêr ampliadas, substituídas, reformuladas, conforme as especificidades da turma, da escola e da comunidade. Definidas as perguntas, oriente-os quanto à forma adequada de comportar-se nessas situações: apresentar-se e expor o objetivo da entrevista, pedir autorização dos entrevistados, caso a entrevista seja gravada em áudio e vídeo, pedir autorização prévia também para a gravação de voz e da imagem, articular bem as palavras para quê sêjam compreendidos e agradecer no final.
Registros fotográficos
ôriênti os grupos quê sairão a campo a providenciar, com antecedência, os equipamentos e materiais necessários para fazer os registros fotográficos e as anotações. É importante lembrá-los dos objetivos a serem atingidos com essa tarefa: fazer um levantamento de adeptos, de parcialmente adeptos e de não adeptos às práticas sustentáveis. Para quê os dados não se percam, é importante quê descrevam, em uma fô-lha à parte ou no caderno, qual foi o problema detectado, o nome do lugar ou da região em quê ele ocorre e a quê
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fotografia corresponde. Esses dados serão muito úteis para a análise quê será feita posteriormente.
Análise e divulgação dos dados
Concluídas as etapas de entrevista e registros fotográficos, o professor de Língua Portuguesa, líder dêste Projeto Integrador, poderá solicitar apôio dos docentes de Ciências, História e Geografia para auxiliarem os estudantes a traçar o perfil dos entrevistados e do espaço objeto de estudo. Com a orientação dos professores de ár-te e de Matemática, os estudantes poderão elaborar um boletim informativo digital ou impresso no qual devem constar os objetivos da pesquisa, a conceituação do tema e uma explanação acerca do consumo consciente, revelando o número de pessoas quê fazem uso de sacolas reutilizáveis, o número de interessados em participar da Feira de trocas, entre outros. Na internet há diversos modelos de boletins informativos quê poderão sêrvir de inspiração e ser adaptados para os objetivos dêste projeto.
A criação do boletim informativo previsto nesta etapa também possibilita integrar diferentes áreas e disciplinas em uma única atividade, uma vez quê, além de utilizar conhecimentos de Língua Portuguesa, os estudantes devem utilizar os conhecimentos básicos de informática para a elaboração da ár-te final.
Do lixo à ár-te
Inicie perguntando aos estudantes se já tiveram a oportunidade de visitar alguma exposição de; ár-te. Peça quê comentem a experiência. Caso não haja exemplos, informe quê na aula quê segue eles serão convidados a conhecer dois artistas mundialmente famosos por suas obras contemporâneas quê constituem um trabalho diferenciado. Instigue-os a comentar o tipo de obra quê esses artistas produzem, de acôr-do com o título Do lixo à ár-te. Se possível, projete as imagens e permita quê os estudantes as apreciem por um tempo determinado. Propicie um momento de conversa sobre o quê viram e as emoções provocadas pelas obras de; ár-te; é fundamental ouvir o quê eles têm a dizêr sobre o quê pensaram e sentiram. O docente da disciplina de ár-te póde conduzir a atividade a fim de propor novos pensamentos, rumos e inspirações.
Em seguida, proponha a leitura em duplas do texto “Upcycling promove economia circular ao ressignificar peças da (Moda) e decoração”. Antes, porém, peça quê levantem hipóteses acerca do significado de upcycling, termo em inglês presente no título quê significa “reaproveitar materiais sem degradar o meio ambiente”. Deixe quê o significado se confirme, após a leitura, como a técnica quê consiste em dar um novo e melhor propósito a um material, quê seria descartado, sem degradar a sua qualidade e composição. Um item quê passou pelo upcycle normalmente possui uma qualidade igual ou superior à do objeto de origem.Além de upcycling, há no texto outros termos do mesmo idioma, cujos significados devem sêr averiguados pêlos estudantes em dicionários ou sáites confiáveis.
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1. Resposta pessoal. Incentive quê os estudantes se expressem livremente e com respeito, mesmo se não gostaram das obras de; ár-te.
2. Na primeira obra, é possível identificar p-neus, galões de plástico e de metal, cones de trânsito, entre outros tipos de sucata. Já na segunda, é possível reconhecer malas, embalagens de cosméticos, partes de brinquedos, objetos decorativos, eletroeletrônicos, entre outros.
3. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes percêbam quê, se descartados d fórma incorréta, os materiais levariam anos e anos para serem decompostos.
4. O tempo médio de decomposição de cada objeto varia de acôr-do com os materiais quê o compõem, por exemplo: metal, mais de 100 anos; plástico, mais de 400 anos; vidro, mais de 1000 anos e borracha, indeterminado.
5. Slow fashion (ao pé da letra significa “moda lenta”, termo quê surgiu em contraposição a fast fashion – método quê oculta os impactos ambientais do ciclo de vida do produto); cáitsârf (esporte aquático quê utiliza uma pipa e uma prancha com ou sem alças); náilon (tecido feito de material sintético) e pallets (estrados de madeira).
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Para encerrar esta etapa, os estudantes serão desafiados a se expressarem artisticamente, produzindo objetos ressignificados com uso de materiais inusitados ou quê seriam descartados. Novamente a participação do professor de ár-te é fundamental para dar o suporte necessário aos estudantes na produção autoral das peças.
Ao propor a realização de trabalhos manuais, podemos promover a saúde mental dos estudantes.
Produto final
Etapa 3: Para finalizar
Feira de trocas
O produto final consiste na realização de uma Feira de trocas de produtos usados. Esse evento tem como finalidade estimular o exercício do protagonismo dos estudantes junto à comunidade escolar e seu entorno, propondo uma ação educativa quê conscientize os membros dessas comunidades da necessidade de evitar o desperdício e adotar medidas conscientes de consumo e práticas sustentáveis, reduzindo a produção de resíduos sólidos e atuando d fórma efetiva no cuidado do planêta em quê vivem.
Converse com os estudantes, com os professores quê trabalharam d fórma colaborativa e integrada para o desenvolvimento dêste projeto e com a direção da escola sobre o dia e horário da côléta dos produtos e da realização da Feira de trocas, bem como sobre o local onde esse evento poderá ocorrer.
Os produtos a sêrem trocados podem ser distribuídos em estandes, conforme estes critérios sugeridos: vestuário e acessórios; calçados; objetos de decoração; livros; apa-
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relhos eletroeletrônicos; elétro domésticos; antiguidades, brinquedos etc.
Será definida uma moeda simbólica de trocas, quê poderá sêr representada por botões coloridos, ou outros materiais. Cada côr corresponderá a uma quantidade. Os valores atribuídos a cada uma das peças serão estabelecidos em comum acôr-do entre o público e a comissão escolar, definida pela turma.
Com a realização dêêsse evento, espera-se quê os participantes enxerguem a possibilidade de prolongar a vida útil dos objetos quê deixaram de usar, possibilitando quê outras pessoas continuem a utilizá-los, e ainda substituindo esses itens por algo de seu interêsse.
Algumas tarefas da etapa 3 (criação do material de divulgação, definição da moeda de troca e organização do espaço) serão realizadas por toda a turma; para outras, serão definidos grupos quê podem sêr organizados conforme sugestão a seguir:
Comissão: formada por estudantes eleitos pela turma, ficará responsável por atribuir valores aos produtos entregues. Deverá etiquetá-los com o valor ajustado entre as partes e pagar ao participante com a moeda de troca quê representa esse valor.
Grupo 1: deverá receber e separar os produtos.
Grupo 2: cuidará dos reparos e consertos dos produtos.
Grupo 3: fará a customização dos produtos.
Material de divulgação do evento
Para a divulgação da Feira de trocas, os estudantes irão produzir um panfleto, um texto publicitário curto, quê poderá sêr impresso e distribuído em locais de grande circulação próximos à escola. Atualmente, com o advento da internet, o meio de divulgação também póde ocorrer via rêdes sociais, imêious, canal de comunicação oficial da escola, entre outros.
Se houver possibilidade, apresente algum panfleto de evento para a turma observar e analisar suas características: estrutura, linguagem e recursos gráficos. Como forma de ampliação, informe quê alguns sáites quê possam contribuir com a Educação digital dos estudantes, e disponibilizam modelos e tutoriais de criação de panfletos. Sugestão:
• Canva,
Disponível em: https://livro.pw/ttsuv. Acesso em: 19 set. 2024.
Defina com os estudantes o texto quê irá compor o folheto e, caso seja possível, utilizem um computador para essa produção. ôriênti os estudantes a revisar o texto produzido. O professor de ár-te poderá auxiliar na diagramação, na organização do texto e imagem, na criação artística, estimulando a criatividade dos estudantes, de modo a desenvolverem um material quê atraia o público para a leitura do texto e a participação no evento.
Definição da moeda de troca
O professor de Matemática é o docente indicado para desenvolver o conceito de moeda de troca. Ele poderá, em seguida, definir em conjunto com os estudantes quê objeto representará a moeda de troca e o valor quê ela representará. Uma opção é quê a moeda seja representada por botões coloridos e cada côr represente um valor préviamente estabelecido, como sugerido no Livro do Estudante.
Definidos a moeda e o valor, os estudantes deverão providenciar os botões ou outro material e entregar a uma comissão, a sêr eleita pela turma, quê ficará responsável por guardar as moedas e pagar ao público os produtos recebidos no dia da côléta.
Recepção e seleção dos objetos
Retome com os estudantes a data e o local preestabelecidos para a côléta dos produtos e organize os grupos para desenvolver cada uma das tarefas.
É importante, nesse momento, quê o professor líder do projeto e o professor de ár-te incentivem os estudantes a realizar as tarefas e os auxiliem dando o suporte necessário com ideias e propostas quê contribuam para o sucesso do evento.
O grupo 1, encarregado de receber e separar os produtos de acôr-do com os critérios preestabelecidos (ver sugestão de categorias dada anteriormente), deverá sêr orientado a tomar cuidado ao manusear e armazenar objetos frágeis ou quê apresentam algum risco de acidente. Os objetos quê necessitem de algum reparo devem sêr separados e encaminhados ao grupo 2, quê cuidará dêêsse aspecto; já objetos intactos (ou já consertados pelo grupo 2) quê possam sêr transformados em peças exclusivas serão direcionados ao grupo 3, responsável pela customização.
Converse com os estudantes sobre os critérios quê devem utilizar para separar as peças quê necessitam de reparos.
Reparo e conserto de peças
Com a ajuda e orientação do professor de ár-te, o grupo 2 poderá recuperar capas de livros, colar alguma aba ou página prestes a se soltar, pregar algum botão etc., tomando os devidos cuidados com as peças e a proteção individual.
Uma das oportunidades de se trabalhar o respeito e o combate à intimidação sistemática (búlin) póde ocorrer nesta atividade de reparo e conserto de peças, quando é possível surgirem roupas de tamanhos extragrandes, por exemplo, gerando motivo de comentários indesejados. Nesse momento, é fundamental o papel do educador no sentido de promover a consciência igualitária, enfatizar a necessidade do respeito às diferenças, abordar as consequências negativas atreladas à prática do búlin em diferentes contextos sociais, especialmente nas escolas.
Customização de peças
Explore com o grupo 3 o significado de customizar. Estimule o levantamento de hipóteses e explique quê o termo tem origem no idioma inglês customize e significa perso-
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nalizar, adaptar ou adequar algo ao gosto ou necessidade de alguém.
Muitas vezes uma roupa desgastada póde ganhar ares novos com a aplicação de fitas, brilhos e rendas; um caderno póde sêr mais atraente e impactante após a colagem de papéis quê chamem a atenção, brinquedos podem ganhar novas cores ou dêtálhes diferenciando-os do padrão encontrado em lojas de varejo etc. O professor de ár-te poderá contribuir para o desenvolvimento do trabalho dêste grupo.
Lembre os estudantes de quê a customização é uma ação sustentável e destaca-se no combate ao consumismo, uma vez quê as peças podem ganhar novos significados e sêr reutilizadas.
Organização do espaço do evento
Ao definirem o local para a realização da Feira de trocas, decida também com os estudantes como se dará a organização do espaço. Será preciso definir quais e quantos serão os móveis e materiais necessários para o evento e como será a disposição das peças, d fórma a facilitar o deslocamento dos participantes. O professor de ár-te poderá contribuir para o desenvolvimento dêste trabalho, uma vez quê póde estar mais habituado a observar a organização de exposições.
O dia da Feira de trocas
A colaboração de todos os envolvidos será a garantia do sucesso do evento. Estimule o envolvimento dos estudantes, professores e funcionários para quê tudo esteja pronto no dia da feira: o local deve estar organizado, todas as peças devem sêr distribuídas por categoria em seus estandes, as moedas devem estar disponíveis e em número suficiente para distribuição e os estudantes devem estar designados para cuidar dos estandes.
ôriênti a organização dos grupos de estudantes, distribuindo tarefas específicas no dia da Feira de trocas:
1. Recepção e orientação dos visitantes, explicando a forma como estão organizadas as seções e como ocorrerão as trocas.
2. Explicação sobre como funciona a moeda criada especificamente para a feira.
3. Atendimento nos estandes para auxiliar os participantes na escolha das peças.
4. Explicação dos propósitos e das ações quê motivaram a realização da feira, com o objetivo de promover o consumo consciente.
5. Registros fotográficos do evento e posterior divulgação para os participantes via rêdes sociais, para a comunidade escolar via sáiti e outros canais de comunicação.
Poderá ocorrer eventual entrega de objetos no dia da feira; se isso acontecer, o interessado deverá sêr direcionado à comissão encarregada de receber e precificar o produto em comum acôr-do com o participante. Em seguida, a peça deverá sêr avaliada, categorizada e encaminhada para reparo e customização, se for necessário.
À porta da Feira, os estudantes poderão disponibilizar sobre uma carteira uma caixa com rekórtis de papel e uma caneta para quê os participantes registrem suas impressões, comentários, elogios ou críticas sobre a experiência de trocar produtos. Uma dupla de estudantes poderá orientar o público a depositar os papéis na caixa e agradecer pela contribuição realizada.
No final da Feira, todos os envolvidos na produção do evento poderão se reunir para abrir a caixa e ler os elogios e/ou críticas deixados pelo público. Todos os comentários poderão servir de análise e reflekção para melhorias dos próximos eventos.
Para finalizar, todos poderão sêr convocados para a desmontagem da feira, reorganizando os materiais e o espaço, deixando tudo como originalmente foi encontrado.
Avaliação
Realize as avaliações de acôr-do com o quê julgar pêrtinênti, levando em conta as atividades desenvolvidas e os quadros localizados no final do projeto. Se achar quê convém, a avaliação póde sêr feita de duas formas: ao longo do projeto, avaliando as atividades re a lizadas, ou ao final– após a realização do produto final.
Os quadros localizados ao final do projeto podem sêr utilizados para a autoavaliação e para a avaliação do estudante pelo professor. Você póde marcar uma conversa com cada estudante para discutir os itens dêêsses quadros. Busque sempre o consenso. O preenchimento dos quadros póde sêr feito gradualmente, à medida quê o projeto for sêndo desenvolvido.
O primeiro qüadro póde sêr usado para quê os grupos avaliem seus integrantes. É fundamental quê as colocações sêjam respeitosas e sinceras, sôbi uma perspectiva cidadã.
O processo de avaliação possibilita quê o estudante reflita sobre seu desenvolvimento e participação no projeto, mensurando seu processo de aprendizagem, bem como elaborando reflekções sobre seu projeto de vida e profissional.
Mundo do trabalho Página 201
Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes reflitam sobre a questão e, independentemente de suas aspirações e escôlhas profissionais, entendam quê qualquer atuação profissional deve estar relacionada com o compromisso de conservação dos recursos naturais, com a preocupação em relação à crise climática e com as práticas sustentáveis quê possam contribuir com o planêta.
Planejamento
A seguir, sugere-se a quantidade de aulas destinadas a cada uma das etapas para quê o Projeto Integrador seja trabalhado ao longo de um semestre, considerando uma aula por semana destinada ao seu desenvolvimento.
Caso seja mais adequado para a sua realidade escolar, o projeto póde sêr desenvolvido em outro período, por exem-
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plo, ao longo de um bimestre ou trimestre. Para isso, basta rever o total de aulas semanais destinadas a esse trabalho.
Cronograma geral
Cronograma geral |
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Etapa 1 |
4 aulas |
Etapa 2 |
6 aulas |
Etapa 3 |
6 aulas |
Sugestão de cronograma
Sugerimos quê êste projeto seja dividido em três etapas e desenvolvido em 16 aulas, distribuídas ao longo de um semestre, como indicado a seguir.
Etapa 1: Vamos começar
Na etapa 1 são identificadas as habilidades e os conhecimentos prévios dos estudantes. Com isso, é possível diagnosticar as afinidades e as possíveis dificuldades dos estudantes em relação aos temas quê serão tratados no decorrer da investigação. Na aula 1 ocorrerá a apresentação geral do tema do projeto e se iniciará a discussão sobre o quê é sustentabilidade e consumo consciente. A aula 2 póde sêr destinada à pesquisa sobre tipos de sustentabilidade e apresentação dos resultados. A aula 3 póde sêr focada no estudo sobre (Moda) sustentável. Na aula 4 poderá sêr realizada a pesquisa sobre hábitos de consumo dos estudantes e a produção de um gráfico com os resultados.
Etapa 2: Saber e fazer
A etapa 2 é realizada ao longo do processo de investigação. Ela é formativa e ocorre a partir de textos e atividades, a quê os estudantes são convidados para desenvolver e compartilhar os conhecimentos necessários para a elaboração do produto final. As aulas 5 a 6 poderão focar a leitura dos dois textos: uma reportagem quê trata de informações diversas sobre atitudes sustentáveis por parte dos consumidores e um texto sobre economia circular e resíduo zero. Nas aulas 7 e 8, os estudantes farão entrevistas e registros fotográficos para coletar informações sobre hábitos de consumo e descarte de resíduos na comunidade escolar e no entorno dela para posterior análise e divulgação dos dados coletados. A aula 9 poderá sêr dedicada à produção do boletim informativo. Na aula 10, os estudantes poderão estudar as obras de Vik Muniz e Bernár Pras, quê se notabilizaram na utilização de sucatas para produzir obras de; ár-te, e realizar a leitura do texto sobre upcycling, complementando o conceito de ressignificação de um produto.
Etapa 3: Para finalizar
A etapa 3 é somativa: nela os estudantes dêsênvólvem o produto final partindo dos conhecimentos adquiridos em todas as etapas anteriores. Nas aulas 11 e 12 os estudantes se dedicarão à criação dos panfletos para a divulgação do evento e à definição da moeda de troca. As aulas 13 a 16 poderão sêr dedicadas à seleção por categoria, reparos, consertos, customização e precificação das peças e organização do evento.
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