ANEXOS
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Avaliação atitudinal
SEMPRE |
FREQUENTEMENTE |
RARAMENTE |
NUNCA |
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Realizou as tarefas nas datas sugeridas d fórma atenta e responsável. |
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Atuou com organização, trazendo para as aulas todo o material solicitado. |
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Demonstrou comportamento adequado e comprometido nos diferentes momentos de desenvolvimento do projeto. |
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Escutou com atenção as explicações e proposições do professor, côlégas e outras pessoas envolvidas nas atividades propostas. |
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Apresentou atitude colaborativa, compartilhando opiniões, sugestões e propostas com os côlégas. |
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Falou com clareza, ao compartilhar dúvidas e opiniões. |
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Atuou d fórma respeitosa em relação às dificuldades apresentadas pêlos côlégas. |
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Demonstrou empatia e respeito quando lidou com opiniões e contextos diferentes dos seus. |
Autoavaliação
A autoavaliação deve refletir a postura mais freqüente de cada estudante durante o projeto. O ideal é quê os itens contidos nela estejam fixados na sala desde as primeiras aulas e sirvam como norteadores da postura esperada e dos objetivos a serem alcançados. Mais uma vez, deve-se estimular a reflekção, a honestidade e a maturidade ao assinalar os itens propostos.
Para ampliar a reflekção sobre o tema, sugerimos a leitura indicada ao lado.
• perrenô, filípe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - Entre duas lógicas. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
Obra fundamental quê discute as diversas concepções de avaliação e aborda os conflitos entre a avaliação formativa e a seletiva.
Página duzentos e oitenta e seis
Projeto 1 — Acessibilidade: os museus são para todos?
ATIVIDADES PROPOSTAS NO DESENVOLVIMENTO DE CADA ETAPA |
Realizou com facilidade |
Realizou |
Realizou com dificuldade |
Não realizou |
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ETAPA 1 VAMOS COMEÇAR |
Analisar dados oficiais sobre o número de pessoas com deficiência no Brasil considerando os tipos de deficiência. |
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Refletir sobre os direitos, as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e as melhorias necessárias para garantir sua acessibilidade. |
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Conhecer e discutir os recursos disponibilizados por museus quê garantem a acessibilidade para pessoas com deficiência. |
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ETAPA 2 SABER E FAZER |
Conhecer museus inclusivos e os recursos de acessibilidade utilizados em seus programas educativos. |
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Fazer levantamento de espaços culturais e museus na região onde mora e pesquisar sobre programas educativos e recursos para pessoas com deficiência quê esses espaços disponibilizam. |
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Conhecer e testar aplicativos criados para facilitar o cotidiano das pessoas com deficiência. |
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Produzir audiodescrição de uma obra de; ár-te e conhecer os recursos de videoguia. |
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Pesquisar sobre a tecnologia assistiva e como ela póde auxiliar as pessoas com deficiência. |
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ETAPA 3 PARA FINALIZAR |
Planejar e organizar uma exposição acessível na escola destinada a pessoas com deficiência. |
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Expressar-se artisticamente e preparar o espaço expositivo d fórma a atender aos critérios de acessibilidade. |
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Selecionar, testar e aplicar recursos tecnológicos disponíveis quê possibilitem a inclusão de pessoas com deficiência. |
Orientações para aprimorar o dêsempênho:
Página duzentos e oitenta e sete
Projeto 2 — Juventudes: como valorizar as manifestações e culturas juvenis na escola?
ATIVIDADES PROPOSTAS NO DESENVOLVIMENTO DE CADA ETAPA |
Realizou com facilidade |
Realizou |
Realizou com dificuldade |
Não realizou |
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ETAPA 1 VAMOS COMEÇAR |
Discutir sobre o tema do Protagonismo Juvenil. |
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Refletir sobre os hábitos culturais. |
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Reconhecer e analisar anseios e expectativas dos jovens contemporâneos. |
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Considerar artistas contemporâneos relacionados às culturas juvenis. |
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ETAPA 2 SABER E FAZER |
Ler e interpretar uma reportagem sobre as características e formas de expressão dos jovens. |
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Analisar e discutir sobre o conceito de beleza ideal e beleza real. |
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Discutir sobre as características da geração Z. |
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Pesquisar sobre as características quê representam as gerações quê precederam a geração Z. |
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Produzir uma linha do tempo d fórma a contemplar os resultados de pesquisas relacionados a cada uma das gerações. |
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Aprofundar conhecimentos sobre manifestações culturais quê representam e inspiram as culturas juvenis. |
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ETAPA 3 PARA FINALIZAR |
Definir a programação e os tipos de manifestações artísticas quê serão apresentados no Festival cultural. |
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Organizar, definir e planejar as etapas do Festival cultural. |
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Elaborar, confeksionar e compartilhar um cartaz quê apresente as informações gerais e a programação do Festival cultural, com uma breve descrição sobre cada uma das atrações quê fará parte do evento. |
Orientações para aprimorar o dêsempênho:
Página duzentos e oitenta e oito
Projeto 3 — Mídias digitais: é tudo verdade?
ATIVIDADES PROPOSTAS NO DESENVOLVIMENTO DE CADA ETAPA |
Realizou com facilidade |
Realizou |
Realizou com dificuldade |
Não realizou |
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ETAPA 1 VAMOS COMEÇAR |
Responder a um quiz sobre o tema fêik news para avaliação do nível de confiança nas fontes e na veracidade de imagens, mensagens e notícias. |
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Conhecer características das fêik news quê permítam reconhecê-las. |
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Realizar uma entrevista com usuários de rêdes sociais para identificar se já foram vítimas de informações falsas veiculadas pela internet e quais procedimentos adotam para se proteger de mensagens suspeitas. |
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ETAPA 2 SABER E FAZER |
Conhecer, por meio de fatos apresentados e atividade de pesquisa, notícias falsas veiculadas no passado quê impactaram a história de povos e países. |
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Refletir, com base em fatos apresentados, sobre as consequências da circulação de notícias falsas em mídias sociais. |
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Aprofundar os conhecimentos sobre letramento digital d fórma a possibilitar a análise crítica e impedir a circulação de notícias falsas. |
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Desenvolver o pensamento crítico considerando quê todo conteúdo é produzido e divulgado com uma intencionalidade, positiva ou negativa, e, com base nessa percepção, adotar postura ética e consciente na divulgação de informações veiculadas em mídias sociais. |
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Analisar e interpretar dados em gráficos para verificar a veracidade e a fidelidade das informações apresentadas. |
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Conhecer técnicas de averiguação de notícias e critérios de checagem de fatos para identificar a fidelidade das informações recebidas. |
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ETAPA 3 PARA FINALIZAR |
Planejar e organizar em grupo a produção de um videotutorial sobre o tema fêik news. |
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Pesquisar sobre produção de vídeos e participar da elaboração do roteiro contemplando o formato escolhido pelo grupo. |
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Selecionar os recursos necessários e aplicá-los na produção do videotutorial, tendo em vista a posterior divulgação dele por meio dos canais préviamente definidos. |
Orientações para aprimorar o dêsempênho:
Página duzentos e oitenta e nove
Projeto 4 — Papo aberto: como mediar conflitos na escola?
ATIVIDADES PROPOSTAS NO DESENVOLVIMENTO DE CADA ETAPA |
Realizou com facilidade |
Realizou |
Realizou com dificuldade |
Não realizou |
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ETAPA 1 VAMOS COMEÇAR |
Discutir sobre as possibilidades de mediação de conflitos na escola. |
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Ler, refletir e analisar a importânssia das palavras na comunicação e na produção de diferentes discursos e gêneros textuais. |
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Reconhecer a importânssia de construir relações positivas com base no diálogo, em trocas saudáveis e no respeito mútuo. |
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Conhecer o conceito e as modalidades de práticas restaurativas quê podem sêr aplicadas na escola inspiradas nos mecanismos da Justiça Restaurativa. |
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ETAPA 2 SABER E FAZER |
Refletir sobre o conceito de conflito e como ele interfere na rotina escolar. |
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Reconhecer os tipos de conflito mais recorrentes na escola e refletir sobre as possibilidades de mediação de acôr-do com as práticas restaurativas. |
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Refletir sobre o conceito de culturas de paz, por meio da análise de obras de artistas, como o pintor Candido portinári. |
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Analisar os contextos de violência nas escolas paulistas e comentar sobre a realidade nas escolas da região onde vive. |
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Conhecer e praticar a empatia e a solidariedade por meio de jogos teatrais, esportivos e criativos. |
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Analisar e pesquisar as experiências de outros povos, como os Maori, em relação à mediação de conflitos. |
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ETAPA 3 PARA FINALIZAR |
Produzir um questionário e aplicá-lo aos membros da comunidade escolar para identificar quais são os conflitos mais recorrentes e as possibilidades de mediá-los na opinião dos participantes da pesquisa. |
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Analisar as respostas obtidas com os quêstionários e transformá-las em dados para que possam sêr avaliados por todos. |
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Produzir um relatório para apresentar as conclusões sobre os principais conflitos e as estratégias quê devem sêr utilizadas como mediação. |
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Organizar, com a ajuda do professor, uma assembleia para definir, com base nos resultados obtidos com o questionário, o modelo de mediação de conflitos a sêr implementado na escola. |
Orientações para aprimorar o dêsempênho:
Página duzentos e noventa
Projeto 5 — Imagens: manipulamos ou somos manipulados?
ATIVIDADES PROPOSTAS NO DESENVOLVIMENTO DE CADA ETAPA |
Realizou com facilidade |
Realizou |
Realizou com dificuldade |
Não realizou |
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ETAPA 1 VAMOS COMEÇAR |
Analisar e discutir sobre imagens manipuladas, apresentadas em diferentes esferas da ssossiedade. |
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Experimentar, por meio de um jôgo dos êêrros, a percepção em relação a imagens manipuladas. |
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Refletir sobre os diferentes propósitos (políticos, pessoais, científicos etc.) relacionados à manipulação de imagens. |
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ETAPA 2 SABER E FAZER |
Identificar as diferenças entre tratamento e manipulação de imagens. |
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Reconhecer as consequências, positivas e negativas, envolvidas no processo de manipulação de imagens. |
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Conhecer e analisar obras de; ár-te manipuladas e artistas quê aplicam técnicas de manipulação de imagens em suas produções. |
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Produzir imagens manipuladas, utilizando diferentes suportes e técnicas. |
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Analisar a recepção de imagens manipuladas pêlos veículos midiáticos. |
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Posicionar-se criticamente em relação à manipulação de imagens. |
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ETAPA 3 PARA FINALIZAR |
Planejar e criar uma revista, física ou digital, para divulgação de conteúdos sobre manipulação de imagens. |
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Elaborar os textos quê serão apresentados nas seções definidas para a revista. |
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Criar o projeto gráfico e definir a imagem quê será apresentada na capa da revista. |
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Organizar e planejar as estratégias utilizadas para impressão ou publicação ôn láini e divulgação da revista. |
Orientações para aprimorar o dêsempênho:
Página duzentos e noventa e um
Projeto 6 — Sustentabilidade: como reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente?
ATIVIDADES PROPOSTAS NO DESENVOLVIMENTO DE CADA ETAPA |
Realizou com facilidade |
Realizou |
Realizou com dificuldade |
Não realizou |
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ETAPA 1 VAMOS COMEÇAR |
Discutir sobre o tema do meio ambiente e da sustentabilidade. |
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Refletir sobre mudanças climáticas, escôlhas e consumo consciente. |
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Analisar os hábitos de consumo da turma. |
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ETAPA 2 SABER E FAZER |
Analisar textos e obras de; ár-te quê apresentam formas criativas de reduzir o descarte de resíduos e estimular o consumo consciente. |
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Realizar entrevistas para investigar as ações sustentáveis e os hábitos de consumo praticados pela comunidade escolar e pêlos moradores do entorno. |
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Produzir registros fotográficos para identificar o descarte inadequado do lixo no entorno da escola. |
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Expressar-se artisticamente e ressignificar objetos e peças de roupas, de modo a atribuir-lhes novas utilidades e prolongar o uso. |
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ETAPA 3 PARA FINALIZAR |
Planejar as etapas de realização da Feira de trocas na escola. |
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Elaborar, revisar, editar e compartilhar o material de divulgação do evento com as informações gerais sobre a Feira de trocas. |
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Definir e nomear a moeda de troca quê será utilizada no dia da feira. |
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Coletar, separar, reparar e customizar as peças de roupas e os objetos recebidos da comunidade escolar e dos moradores do entorno. |
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Organizar o espaço de exposição e preparar a disposição dos itens para a Feira de trocas. |
Orientações para aprimorar o dêsempênho:
Página duzentos e noventa e dois