ANEXOS

Página duzentos e oitenta e cinco

Avaliação atitudinal

SEMPRE

FREQUENTEMENTE

RARAMENTE

NUNCA

Realizou as tarefas nas datas sugeridas d fórma atenta e responsável.

Atuou com organização, trazendo para as aulas todo o material solicitado.

Demonstrou comportamento adequado e comprometido nos diferentes momentos de desenvolvimento do projeto.

Escutou com atenção as explicações e proposições do professor, côlégas e outras pessoas envolvidas nas atividades propostas.

Apresentou atitude colaborativa, compartilhando opiniões, sugestões e propostas com os côlégas.

Falou com clareza, ao compartilhar dúvidas e opiniões.

Atuou d fórma respeitosa em relação às dificuldades apresentadas pêlos côlégas.

Demonstrou empatia e respeito quando lidou com opiniões e contextos diferentes dos seus.

Autoavaliação

A autoavaliação deve refletir a postura mais freqüente de cada estudante durante o projeto. O ideal é quê os itens contidos nela estejam fixados na sala desde as primeiras aulas e sirvam como norteadores da postura esperada e dos objetivos a serem alcançados. Mais uma vez, deve-se estimular a reflekção, a honestidade e a maturidade ao assinalar os itens propostos.

Para ampliar a reflekção sobre o tema, sugerimos a leitura indicada ao lado.

perrenô, filípe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - Entre duas lógicas. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

Obra fundamental quê discute as diversas concepções de avaliação e aborda os conflitos entre a avaliação formativa e a seletiva.

Página duzentos e oitenta e seis

Projeto 1 — Acessibilidade: os museus são para todos?

ATIVIDADES PROPOSTAS NO DESENVOLVIMENTO DE CADA ETAPA

Realizou com facilidade

Realizou

Realizou com dificuldade

Não realizou

ETAPA 1

VAMOS COMEÇAR

Analisar dados oficiais sobre o número de pessoas com deficiência no Brasil considerando os tipos de deficiência.

Refletir sobre os direitos, as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e as melhorias necessárias para garantir sua acessibilidade.

Conhecer e discutir os recursos disponibilizados por museus quê garantem a acessibilidade para pessoas com deficiência.

ETAPA 2

SABER E FAZER

Conhecer museus inclusivos e os recursos de acessibilidade utilizados em seus programas educativos.

Fazer levantamento de espaços culturais e museus na região onde mora e pesquisar sobre programas educativos e recursos para pessoas com deficiência quê esses espaços disponibilizam.

Conhecer e testar aplicativos criados para facilitar o cotidiano das pessoas com deficiência.

Produzir audiodescrição de uma obra de; ár-te e conhecer os recursos de videoguia.

Pesquisar sobre a tecnologia assistiva e como ela póde auxiliar as pessoas com deficiência.

ETAPA 3

PARA FINALIZAR

Planejar e organizar uma exposição acessível na escola destinada a pessoas com deficiência.

Expressar-se artisticamente e preparar o espaço expositivo d fórma a atender aos critérios de acessibilidade.

Selecionar, testar e aplicar recursos tecnológicos disponíveis quê possibilitem a inclusão de pessoas com deficiência.

Orientações para aprimorar o dêsempênho:

Página duzentos e oitenta e sete

Projeto 2 — Juventudes: como valorizar as manifestações e culturas juvenis na escola?

ATIVIDADES PROPOSTAS NO DESENVOLVIMENTO DE CADA ETAPA

Realizou com facilidade

Realizou

Realizou com dificuldade

Não realizou

ETAPA

1

VAMOS COMEÇAR

Discutir sobre o tema do Protagonismo Juvenil.

Refletir sobre os hábitos culturais.

Reconhecer e analisar anseios e expectativas dos jovens contemporâneos.

Considerar artistas contemporâneos relacionados às culturas juvenis.

ETAPA

2

SABER E FAZER

Ler e interpretar uma reportagem sobre as características e formas de expressão dos jovens.

Analisar e discutir sobre o conceito de beleza ideal e beleza real.

Discutir sobre as características da geração Z.

Pesquisar sobre as características quê representam as gerações quê precederam a geração Z.

Produzir uma linha do tempo d fórma a contemplar os resultados de pesquisas relacionados a cada uma das gerações.

Aprofundar conhecimentos sobre manifestações culturais quê representam e inspiram as culturas juvenis.

ETAPA

3

PARA FINALIZAR

Definir a programação e os tipos de manifestações artísticas quê serão apresentados no Festival cultural.

Organizar, definir e planejar as etapas do Festival cultural.

Elaborar, confeksionar e compartilhar um cartaz quê apresente as informações gerais e a programação do Festival cultural, com uma breve descrição sobre cada uma das atrações quê fará parte do evento.

Orientações para aprimorar o dêsempênho:

Página duzentos e oitenta e oito

Projeto 3 — Mídias digitais: é tudo verdade?

ATIVIDADES PROPOSTAS NO DESENVOLVIMENTO DE CADA ETAPA

Realizou com facilidade

Realizou

Realizou com dificuldade

Não realizou

ETAPA

1

VAMOS COMEÇAR

Responder a um quiz sobre o tema fêik news para avaliação do nível de confiança nas fontes e na veracidade de imagens, mensagens e notícias.

Conhecer características das fêik news quê permítam reconhecê-las.

Realizar uma entrevista com usuários de rêdes sociais para identificar se já foram vítimas de informações falsas veiculadas pela internet e quais procedimentos adotam para se proteger de mensagens suspeitas.

ETAPA

2

SABER E FAZER

Conhecer, por meio de fatos apresentados e atividade de pesquisa, notícias falsas veiculadas no passado quê impactaram a história de povos e países.

Refletir, com base em fatos apresentados, sobre as consequências da circulação de notícias falsas em mídias sociais.

Aprofundar os conhecimentos sobre letramento digital d fórma a possibilitar a análise crítica e impedir a circulação de notícias falsas.

Desenvolver o pensamento crítico considerando quê todo conteúdo é produzido e divulgado com uma intencionalidade, positiva ou negativa, e, com base nessa percepção, adotar postura ética e consciente na divulgação de informações veiculadas em mídias sociais.

Analisar e interpretar dados em gráficos para verificar a veracidade e a fidelidade das informações apresentadas.

Conhecer técnicas de averiguação de notícias e critérios de checagem de fatos para identificar a fidelidade das informações recebidas.

ETAPA

3

PARA FINALIZAR

Planejar e organizar em grupo a produção de um videotutorial sobre o tema fêik news.

Pesquisar sobre produção de vídeos e participar da elaboração do roteiro contemplando o formato escolhido pelo grupo.

Selecionar os recursos necessários e aplicá-los na produção do videotutorial, tendo em vista a posterior divulgação dele por meio dos canais préviamente definidos.

Orientações para aprimorar o dêsempênho:

Página duzentos e oitenta e nove

Projeto 4 — Papo aberto: como mediar conflitos na escola?

ATIVIDADES PROPOSTAS NO DESENVOLVIMENTO DE CADA ETAPA

Realizou com facilidade

Realizou

Realizou com dificuldade

Não realizou

ETAPA 1

VAMOS COMEÇAR

Discutir sobre as possibilidades de mediação de conflitos na escola.

Ler, refletir e analisar a importânssia das palavras na comunicação e na produção de diferentes discursos e gêneros textuais.

Reconhecer a importânssia de construir relações positivas com base no diálogo, em trocas saudáveis e no respeito mútuo.

Conhecer o conceito e as modalidades de práticas restaurativas quê podem sêr aplicadas na escola inspiradas nos mecanismos da Justiça Restaurativa.

ETAPA 2

SABER E FAZER

Refletir sobre o conceito de conflito e como ele interfere na rotina escolar.

Reconhecer os tipos de conflito mais recorrentes na escola e refletir sobre as possibilidades de mediação de acôr-do com as práticas restaurativas.

Refletir sobre o conceito de culturas de paz, por meio da análise de obras de artistas, como o pintor Candido portinári.

Analisar os contextos de violência nas escolas paulistas e comentar sobre a realidade nas escolas da região onde vive.

Conhecer e praticar a empatia e a solidariedade por meio de jogos teatrais, esportivos e criativos.

Analisar e pesquisar as experiências de outros povos, como os Maori, em relação à mediação de conflitos.

ETAPA 3

PARA FINALIZAR

Produzir um questionário e aplicá-lo aos membros da comunidade escolar para identificar quais são os conflitos mais recorrentes e as possibilidades de mediá-los na opinião dos participantes da pesquisa.

Analisar as respostas obtidas com os quêstionários e transformá-las em dados para que possam sêr avaliados por todos.

Produzir um relatório para apresentar as conclusões sobre os principais conflitos e as estratégias quê devem sêr utilizadas como mediação.

Organizar, com a ajuda do professor, uma assembleia para definir, com base nos resultados obtidos com o questionário, o modelo de mediação de conflitos a sêr implementado na escola.

Orientações para aprimorar o dêsempênho:

Página duzentos e noventa

Projeto 5 — Imagens: manipulamos ou somos manipulados?

ATIVIDADES PROPOSTAS NO DESENVOLVIMENTO DE CADA ETAPA

Realizou com facilidade

Realizou

Realizou com dificuldade

Não realizou

ETAPA 1

VAMOS COMEÇAR

Analisar e discutir sobre imagens manipuladas, apresentadas em diferentes esferas da ssossiedade.

Experimentar, por meio de um jôgo dos êêrros, a percepção em relação a imagens manipuladas.

Refletir sobre os diferentes propósitos (políticos, pessoais, científicos etc.) relacionados à manipulação de imagens.

ETAPA 2

SABER E FAZER

Identificar as diferenças entre tratamento e manipulação de imagens.

Reconhecer as consequências, positivas e negativas, envolvidas no processo de manipulação de imagens.

Conhecer e analisar obras de; ár-te manipuladas e artistas quê aplicam técnicas de manipulação de imagens em suas produções.

Produzir imagens manipuladas, utilizando diferentes suportes e técnicas.

Analisar a recepção de imagens manipuladas pêlos veículos midiáticos.

Posicionar-se criticamente em relação à manipulação de imagens.

ETAPA 3

PARA FINALIZAR

Planejar e criar uma revista, física ou digital, para divulgação de conteúdos sobre manipulação de imagens.

Elaborar os textos quê serão apresentados nas seções definidas para a revista.

Criar o projeto gráfico e definir a imagem quê será apresentada na capa da revista.

Organizar e planejar as estratégias utilizadas para impressão ou publicação ôn láini e divulgação da revista.

Orientações para aprimorar o dêsempênho:

Página duzentos e noventa e um

Projeto 6 — Sustentabilidade: como reduzir os impactos ambientais por meio do consumo consciente?

ATIVIDADES PROPOSTAS NO DESENVOLVIMENTO DE CADA ETAPA

Realizou com facilidade

Realizou

Realizou com dificuldade

Não realizou

ETAPA 1

VAMOS COMEÇAR

Discutir sobre o tema do meio ambiente e da sustentabilidade.

Refletir sobre mudanças climáticas, escôlhas e consumo consciente.

Analisar os hábitos de consumo da turma.

ETAPA 2

SABER E FAZER

Analisar textos e obras de; ár-te quê apresentam formas criativas de reduzir o descarte de resíduos e estimular o consumo consciente.

Realizar entrevistas para investigar as ações sustentáveis e os hábitos de consumo praticados pela comunidade escolar e pêlos moradores do entorno.

Produzir registros fotográficos para identificar o descarte inadequado do lixo no entorno da escola.

Expressar-se artisticamente e ressignificar objetos e peças de roupas, de modo a atribuir-lhes novas utilidades e prolongar o uso.

ETAPA 3

PARA FINALIZAR

Planejar as etapas de realização da Feira de trocas na escola.

Elaborar, revisar, editar e compartilhar o material de divulgação do evento com as informações gerais sobre a Feira de trocas.

Definir e nomear a moeda de troca quê será utilizada no dia da feira.

Coletar, separar, reparar e customizar as peças de roupas e os objetos recebidos da comunidade escolar e dos moradores do entorno.

Organizar o espaço de exposição e preparar a disposição dos itens para a Feira de trocas.

Orientações para aprimorar o dêsempênho:

Página duzentos e noventa e dois