Sumário

  • Orientações gerais 211
  • A Política Nacional de Ensino Médio 211
    • Trabalho com competências e habilidades 213
    • Estudante protagonista 215
      • Culturas juvenis 216
    • Contextualizar para dar sentido à aprendizagem 217
      • Temas Contemporâneos Transversais 217
      • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 220
    • Mundo do trabalho e juventudes 221
      • Atualidade e desafios do mundo do trabalho 222
  • Projetos Integradores 223
    • Interdisciplinaridade e áreas de conhecimento 224
      • A contribuição da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e seus componentes curriculares 226
    • Aprendizagem baseada em projetos 228
      • O trabalho docente 232
      • Metodologias ativas 233
      • Habilidades digitais 236
      • Competências socioemocionais 236
      • Escola plural e inclusiva 237
      • Desafios da sala de aula 238
  • Avaliações 240
  • Organização e estrutura da coleção 242
    • Descrição das seções e dos bókses 242
  • Orientações específicas 243
    • Projeto 1 – Como é o trabalho na era da informação? 243
    • Projeto 2 – Como promover um consumo consciente? 252
    • Projeto 3 – Como é o trabalho no Brasil contemporâneo? 262
    • Projeto 4 – Como promover a cultura de paz? 272
    • Projeto 5 – Quais são as funções de um meme? 281
    • Projeto 6 – Como o espaço contribui para a construção da identidade? 290
  • Transcrição dos podcasts 299
    • Obsolescência programada e degradação ambiental 299
    • Plataformização e precarização do trabalho 299
    • A inteligência artificial e o impacto no mundo do trabalho 300
    • A luta por direitos humanos 301
    • As fêik news na atualidade 302
  • Referências bibliográficas comentadas 303

Página duzentos e onze