Sumário
- Orientações gerais 211
- A Política Nacional de Ensino Médio 211
- Trabalho com competências e habilidades 213
- Estudante protagonista 215
- Culturas juvenis 216
- Contextualizar para dar sentido à aprendizagem 217
- Temas Contemporâneos Transversais 217
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 220
- Mundo do trabalho e juventudes 221
- Atualidade e desafios do mundo do trabalho 222
- Projetos Integradores 223
- Interdisciplinaridade e áreas de conhecimento 224
- A contribuição da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e seus componentes curriculares 226
- Aprendizagem baseada em projetos 228
- O trabalho docente 232
- Metodologias ativas 233
- Habilidades digitais 236
- Competências socioemocionais 236
- Escola plural e inclusiva 237
- Desafios da sala de aula 238
- Interdisciplinaridade e áreas de conhecimento 224
- Avaliações 240
- Organização e estrutura da coleção 242
- Descrição das seções e dos bókses 242
- Orientações específicas 243
- Projeto 1 – Como é o trabalho na era da informação? 243
- Projeto 2 – Como promover um consumo consciente? 252
- Projeto 3 – Como é o trabalho no Brasil contemporâneo? 262
- Projeto 4 – Como promover a cultura de paz? 272
- Projeto 5 – Quais são as funções de um meme? 281
- Projeto 6 – Como o espaço contribui para a construção da identidade? 290
- Transcrição dos podcasts 299
- Obsolescência programada e degradação ambiental 299
- Plataformização e precarização do trabalho 299
- A inteligência artificial e o impacto no mundo do trabalho 300
- A luta por direitos humanos 301
- As fêik news na atualidade 302
- Referências bibliográficas comentadas 303
Página duzentos e onze