Sumário Digital
Primeira Capa
Segunda Capa
Orientações
Conteúdo
APRESENTAÇÃO
CONHEÇA SEU LIVRO
SUMÁRIO
PROJETO
1
COMO USAR SUA VOZ PARA MUDAR REALIDADES?
FICHA
DE
ESTUDO
ETAPA
1
Protagonismo e juventude
O que é ser protagonista?
Interferência ativa
O protagonismo de Greta Thunberg
em AÇÃO
Pesquisando jovens protagonistas
ETAPA
2
Usando sua voz
Como é possível atuar na comunidade em que vivo?
Propondo mudanças
em AÇÃO
Identificando problemas da comunidade
ETAPA
3
Protagonista dos meus caminhos
Como ser protagonista e se preparar para o mundo do trabalho?
Estratégias para o futuro
em AÇÃO
Pesquisando projetos escritos por jovens
ETAPA
FINAL
Elaborando um manifesto
AUTOAVALIAÇÃO
PROJETO
2
QUAIS SÃO USAR AS MEMÓRIAS DE SUA COMUNIDADE?
FICHA
DE
ESTUDO
ETAPA
1
Memória como tradição e cultura
A tradição oral ainda tem espaço atualmente?
A tradição oral
em AÇÃO
Histórias da comunidade escolar
ETAPA
2
Memória e arte
Por que a arte é essencial na preservação da memória humana?
Arte como guardiã da memória
em AÇÃO
Representação visual das histórias da comunidade escolar
ETAPA
3
A revolução da memória
Como os processos de transmissão de memória evoluíram com a tecnologia?
A memória na era digital
em AÇÃO
Postagem em rede social
ETAPA
FINAL
Cápsula do tempo
AUTOAVALIAÇÃO
PROJETO
3
CORPO SAUDÁVEL, MENTE SAUDÁVEL?
FICHA
DE
ESTUDO
ETAPA
1
Espelho, espelho meu...
Como somos e como nos vemos representados fisicamente?
Pluralidade de corpos e representações físicas
Padrões de beleza impostos e... inalcançáveis
em AÇÃO
Desvendando a beleza real
ETAPA
2
A busca pelo corpo perfeito e pela saúde
Há diferença entre saúde e estética?
em AÇÃO
O “peso” da pressão estética
ETAPA
3
Saúde e bem-estar em diferentes profissões
Trabalhar com ou para o corpo?
Educação Física e saúde
Regulamentação das profissões da área da saúde
em AÇÃO
Guia de serviços em saúde e bem-estar
ETAPA
FINAL
Arena escolar esportiva
AUTOAVALIAÇÃO
PROJETO
4
COMO O
DESIGN
E A COMUNICAÇÃO AFETAM O COTIDIANO?
FICHA
DE
ESTUDO
ETAPA
1
Comunicação via
design
Como o
design
comunica?
O
design
está em tudo
Garantindo uma comunicação clara
em AÇÃO
Identificando problemas
ETAPA
2
Elementos do
design
Como são organizadas as informações no
design
?
Quais elementos compõem um
design
?
em AÇÃO
Comunicando certo
ETAPA
3
O
design
, os espaços e as pessoas
Como o
design
influencia nosso relacionamento com os espaços em que circulamos?
Pensar espaços para pessoas reais
O
design
de sinalização nas escolas
em AÇÃO
O espaço escolar
ETAPA
FINAL
Projeto de comunicação visual
AUTOAVALIAÇÃO
PROJETO
5
COMO PRATICAR O DIÁLOGO?
FICHA
DE
ESTUDO
ETAPA
1
Conflito, um outro olhar
Como melhorar a convivência no espaço escolar?
Como definir “conflito”?
Justiça restaurativa na escola
A importância da empatia
em AÇÃO
Combate ao
bullying
e à violência na escola
ETAPA
2
O poder do diálogo
Como construir uma cultura de paz?
Comunicação não violenta
Direitos humanos e cultura de paz
em AÇÃO
Manual de boas práticas de convivência
ETAPA
3
A convivência no trabalho
Como lidar com as questões de convivência no trabalho?
O equilíbrio nos conflitos profissionais
Saúde mental no trabalho
A precarização do trabalho
em AÇÃO
Manual de cuidados com a saúde mental
ETAPA
FINAL
Grupo de mediação de conflitos
AUTOAVALIAÇÃO
PROJETO
6
É POSSÍVEL TER UMA RELAÇÃO SAUDÁVEL COM AS MÍDIAS SOCIAIS?
FICHA
DE
ESTUDO
ETAPA
1
Mídias sociais
Você utiliza as mídias sociais de maneira saudável?
O impacto das mídias sociais no dia a dia
em AÇÃO
Meu dia a dia
on-line
ETAPA
2
Mídias sociais e saúde mental
Há credibilidade no conteúdo de
influencers
digitais?
A comunicação mediada por influenciadores digitais
em AÇÃO
A prática de “desinfluenciar”
ETAPA
3
Mídias sociais e mercado de trabalho
Como as mídias sociais e as novas tecnologias impactam o mercado de trabalho?
A influência da tecnologia
em AÇÃO
Guia de profissões
ETAPA
FINAL
Elaborando um
podcast
AUTOAVALIAÇÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR
SUMÁRIO
Orientações gerais
A Política Nacional de Ensino Médio
Trabalho com competências e habilidades
Estudante protagonista
Culturas juvenis
Contextualizar para dar sentido à aprendizagem
Temas Contemporâneos Transversais
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Mundo do trabalho e juventudes
Atualidade e desafios do mundo do trabalho
Interdisciplinaridade e áreas de conhecimento
A contribuição da área de Linguagens e suas Tecnologias e de seus componentes curriculares
Aprendizagem baseada em projetos
O trabalho docente
Metodologias ativas
Habilidades digitais
Competências socioemocionais
Escola plural e inclusiva
Desafios da sala de aula
Avaliações
Organização e estrutura da coleção
Descrição das seções e dos boxes
Orientações específicas
Projeto 1
Como usar sua voz para mudar realidades? – p. 8
Projeto 2
Quais são as memórias de sua comunidade? – p. 40
Projeto 3
Corpo saudável, mente saudável? – p. 72
Projeto 4
Como o
design
e a comunicação afetam o cotidiano? – p. 106
Projeto 5
Como praticar o diálogo? – p. 140
Projeto 6
É possível ter uma relação saudável com as mídias sociais? – p. 174
TRANSCRIÇÃO DOS
PODCASTS
Jovens protagonistas e transformadores – p. 14
Lendas indígenas e a tradição oral no Brasil – p. 47
Como a tecnologia pode preservar a memória cultural – p. 61
Todos contra o
bullying
e os padrões opressivos – p. 82
Comunicação não violenta e direitos humanos nas escolas – p. 152
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
Notas de Rodapé
Créditos
URLS Encurtadas
Terceira Capa
Quarta Capa
Licenças
Sobre este Livro Digital