Sumário Digital

  1. Primeira Capa
  2. Segunda Capa
  3. Orientações
  4. Conteúdo
    1. APRESENTAÇÃO
    2. CONHEÇA SEU LIVRO
    3. SUMÁRIO
    4. PROJETO 1 COMO USAR SUA VOZ PARA MUDAR REALIDADES?
      1. FICHA DE ESTUDO
      2. ETAPA 1 Protagonismo e juventude O que é ser protagonista?
        1. Interferência ativa
        2. O protagonismo de Greta Thunberg
        3. em AÇÃO Pesquisando jovens protagonistas
      3. ETAPA 2 Usando sua voz Como é possível atuar na comunidade em que vivo?
        1. Propondo mudanças
        2. em AÇÃO Identificando problemas da comunidade
      4. ETAPA 3 Protagonista dos meus caminhos Como ser protagonista e se preparar para o mundo do trabalho?
        1. Estratégias para o futuro
        2. em AÇÃO Pesquisando projetos escritos por jovens
      5. ETAPA FINAL Elaborando um manifesto
      6. AUTOAVALIAÇÃO
    5. PROJETO 2 QUAIS SÃO USAR AS MEMÓRIAS DE SUA COMUNIDADE?
      1. FICHA DE ESTUDO
      2. ETAPA 1 Memória como tradição e cultura A tradição oral ainda tem espaço atualmente?
        1. A tradição oral
        2. em AÇÃO Histórias da comunidade escolar
      3. ETAPA 2 Memória e arte Por que a arte é essencial na preservação da memória humana?
        1. Arte como guardiã da memória
        2. em AÇÃO Representação visual das histórias da comunidade escolar
      4. ETAPA 3 A revolução da memória Como os processos de transmissão de memória evoluíram com a tecnologia?
        1. A memória na era digital
        2. em AÇÃO Postagem em rede social
      5. ETAPA FINAL Cápsula do tempo
      6. AUTOAVALIAÇÃO
    6. PROJETO 3 CORPO SAUDÁVEL, MENTE SAUDÁVEL?
      1. FICHA DE ESTUDO
      2. ETAPA 1 Espelho, espelho meu... Como somos e como nos vemos representados fisicamente?
        1. Pluralidade de corpos e representações físicas
        2. Padrões de beleza impostos e... inalcançáveis
        3. em AÇÃO Desvendando a beleza real
      3. ETAPA 2 A busca pelo corpo perfeito e pela saúde Há diferença entre saúde e estética?
        1. em AÇÃO O “peso” da pressão estética
      4. ETAPA 3 Saúde e bem-estar em diferentes profissões Trabalhar com ou para o corpo?
        1. Educação Física e saúde
        2. Regulamentação das profissões da área da saúde
        3. em AÇÃO Guia de serviços em saúde e bem-estar
      5. ETAPA FINAL Arena escolar esportiva
      6. AUTOAVALIAÇÃO
    7. PROJETO 4 COMO O DESIGN E A COMUNICAÇÃO AFETAM O COTIDIANO?
      1. FICHA DE ESTUDO
      2. ETAPA 1 Comunicação via design Como o design comunica?
        1. O design está em tudo
        2. Garantindo uma comunicação clara
        3. em AÇÃO Identificando problemas
      3. ETAPA 2 Elementos do design Como são organizadas as informações no design?
        1. Quais elementos compõem um design?
        2. em AÇÃO Comunicando certo
      4. ETAPA 3 O design, os espaços e as pessoas Como o design influencia nosso relacionamento com os espaços em que circulamos?
        1. Pensar espaços para pessoas reais
        2. O design de sinalização nas escolas
        3. em AÇÃO O espaço escolar
      5. ETAPA FINAL Projeto de comunicação visual
      6. AUTOAVALIAÇÃO
    8. PROJETO 5 COMO PRATICAR O DIÁLOGO?
      1. FICHA DE ESTUDO
      2. ETAPA 1 Conflito, um outro olhar Como melhorar a convivência no espaço escolar?
        1. Como definir “conflito”?
        2. Justiça restaurativa na escola
        3. A importância da empatia
        4. em AÇÃO Combate ao bullying e à violência na escola
      3. ETAPA 2 O poder do diálogo Como construir uma cultura de paz?
        1. Comunicação não violenta
        2. Direitos humanos e cultura de paz
        3. em AÇÃO Manual de boas práticas de convivência
      4. ETAPA 3 A convivência no trabalho Como lidar com as questões de convivência no trabalho?
        1. O equilíbrio nos conflitos profissionais
        2. Saúde mental no trabalho
        3. A precarização do trabalho
        4. em AÇÃO Manual de cuidados com a saúde mental
      5. ETAPA FINAL Grupo de mediação de conflitos
      6. AUTOAVALIAÇÃO
    9. PROJETO 6 É POSSÍVEL TER UMA RELAÇÃO SAUDÁVEL COM AS MÍDIAS SOCIAIS?
      1. FICHA DE ESTUDO
      2. ETAPA 1 Mídias sociais Você utiliza as mídias sociais de maneira saudável?
        1. O impacto das mídias sociais no dia a dia
        2. em AÇÃO Meu dia a dia on-line
      3. ETAPA 2 Mídias sociais e saúde mental Há credibilidade no conteúdo de influencers digitais?
        1. A comunicação mediada por influenciadores digitais
        2. em AÇÃO A prática de “desinfluenciar”
      4. ETAPA 3 Mídias sociais e mercado de trabalho Como as mídias sociais e as novas tecnologias impactam o mercado de trabalho?
        1. A influência da tecnologia
        2. em AÇÃO Guia de profissões
      5. ETAPA FINAL Elaborando um podcast
      6. AUTOAVALIAÇÃO
    10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
    11. ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR
    12. SUMÁRIO
    13. Orientações gerais A Política Nacional de Ensino Médio
      1. Trabalho com competências e habilidades
      2. Estudante protagonista
        1. Culturas juvenis
      3. Contextualizar para dar sentido à aprendizagem
        1. Temas Contemporâneos Transversais
        2. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
      4. Mundo do trabalho e juventudes
        1. Atualidade e desafios do mundo do trabalho
      5. Interdisciplinaridade e áreas de conhecimento
        1. A contribuição da área de Linguagens e suas Tecnologias e de seus componentes curriculares
      6. Aprendizagem baseada em projetos
        1. O trabalho docente
        2. Metodologias ativas
        3. Habilidades digitais
        4. Competências socioemocionais
        5. Escola plural e inclusiva
        6. Desafios da sala de aula
      7. Avaliações
      8. Organização e estrutura da coleção
        1. Descrição das seções e dos boxes
    14. Orientações específicas
      1. Projeto 1 Como usar sua voz para mudar realidades? – p. 8
      2. Projeto 2 Quais são as memórias de sua comunidade? – p. 40
      3. Projeto 3 Corpo saudável, mente saudável? – p. 72
      4. Projeto 4 Como o design e a comunicação afetam o cotidiano? – p. 106
      5. Projeto 5 Como praticar o diálogo? – p. 140
      6. Projeto 6 É possível ter uma relação saudável com as mídias sociais? – p. 174
    15. TRANSCRIÇÃO DOS PODCASTS
      1. Jovens protagonistas e transformadores – p. 14
      2. Lendas indígenas e a tradição oral no Brasil – p. 47
      3. Como a tecnologia pode preservar a memória cultural – p. 61
      4. Todos contra o bullying e os padrões opressivos – p. 82
      5. Comunicação não violenta e direitos humanos nas escolas – p. 152
    16. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
  5. Notas de Rodapé
  6. Créditos
  7. URLS Encurtadas
  8. Terceira Capa
  9. Quarta Capa
  10. Licenças
  11. Sobre este Livro Digital