Sumário
- PROJETO 1 Como usar sua voz para mudar realidades? 8
- Ficha de estudo 10
- Etapa 1 – Protagonismo e juventude • O quê é sêr protagonista? 12
- Interferência ativa 12
- O protagonismo de Greta Thunberg 14
- Em ação: Pesquisando jovens protagonistas 18
- Etapa 2 – Usando sua voz • Como é possível atuar na comunidade em quê vivo? 20
- Propondo mudanças 20
- Os problemas na escola e no bairro 21
- Em ação: Identificando problemas da comunidade 26
- Etapa 3 – Protagonista dos meus caminhos • Como sêr protagonista e se preparar para o mundo do trabalho? 28
- Estratégias para o futuro 28
- Mundo do trabalho: Leis do trabalho 33
- Em ação: Pesquisando projetos escritos por jovens 34
- Etapa final – Elaborando um manifesto 36
- Autoavaliação 39
- PROJETO 2 Quais são as memórias de sua comunidade? 40
- Ficha de estudo 42
- Etapa 1 – Memória como tradição e cultura • A tradição oral ainda tem espaço atualmente? 44
- A tradição oral 44
- Em ação: Histórias da comunidade escolar 50
- Etapa 2 – Memória e ár-te • por quê a; ár-te é essencial na preservação da memória humana? 52
- ár-te como guardiã da memória 52
- Mundo do trabalho: Profissão: artista 57
- Em ação: Representação visual das histoórias da comunidade escolar 59
- Etapa 3 – A revolução da memória • Como os processos de transmissão de memória evoluíram com a tecnologia? 61
- A memória na era digital 61
- Em ação: Postagem em rê-de social 67
- Etapa final – Cápsula do tempo 69
- Autoavaliação 71
- PROJETO 3 Corpo saudável, mente saudável? 72
- Ficha de estudo 74
- Etapa 1 – Espelho, espêlho meu... • Como somos e como nos vemos representados fisicamente? 76
- Pluralidade de corpos e representações físicas 76
- Insatisfação com o corpo 77
- Padrões de beleza impostos e... inalcançáveis 82
- Em ação: Desvendando a beleza real 84
- Etapa 2 – A busca pelo corpo perfeito e pela saúde • Há diferença entre saúde e estética? 86
- Estética e saúde em foco 86
- Em ação: O “peso” da pressão estética 92
- Etapa 3 – Saúde e bem-estar em diferentes profissões • Trabalhar com ou para o corpo? 94
- A saúde do corpo e da alma 94
- Educação Física e saúde 95
- Mundo do trabalho: Profissionais envolvidos com a saúde do trabalhador 97
- Regulamentação das profissões da área da saúde 99
- Em ação: Guia de serviços em saúde e bem-estar 101
- Etapa final – Arena escolar esportiva 103
- Autoavaliação 105
- PROJETO 4 Como o disáini e a comunicação afetam o cotidiano? 106
- Ficha de estudo 108
- Etapa 1 – Comunicação via disáini • Como o disáini comunica? 110
- O disáini está em tudo 110
- Garantindo uma comunicação clara 112
- Em ação: Identificando problemas 116
- Etapa 2 – Elementos do disáini • Como são organizadas as informações no disáini? 118
- Quais elemêntos compõem um disáini? 118
- O trabalho com disáini 121
- Mundo do trabalho: Qualquer pessoa póde projetar um espaço público? 122
- Em ação: Comunicando cérto 124
- Etapa 3 – O disáini, os espaços e as pessoas • Como o disáini influencía nosso relacionamento com os espaços em quê circulamos? 126
Página sete
-
- Pensar espaços para pessoas reais 126
- O disáini de sinalização nas escolas 133
- Em ação: O espaço escolar 135
- Etapa final – Projeto de comunicação visual 137
- Autoavaliação 139
- Pensar espaços para pessoas reais 126
- PROJETO 5 Como praticar o diálogo? 140
- Ficha de estudo 142
- Etapa 1 – Conflito, um outro olhar • Como melhorar a convivência no espaço escolar? 144
- Como definir “conflito”? 144
- Justiça restaurativa na escola 146
- A importânssia da empatia 148
- Em ação: Combate ao búlin e à violência na escola 150
- Etapa 2 – O pôdêr do diálogo • Como construir uma cultura de paz? 152
- Comunicação não violenta 152
- Direitos humanos e cultura de paz 156
- Em ação: Manual de boas práticas de convivência 158
- Etapa 3 – A convivência no trabalho • Como lidar com as kestões de convivência no trabalho? 160
- O equilíbrio nos conflitos profissionais 160
- Saúde mental no trabalho 164
- A precarização do trabalho 166
- Mundo do trabalho: Burnout, uma síndrome ocupacional 167
- Em ação: Manual de cuidados com a saúde mental 168
- Etapa final – Grupo de mediação de conflitos 170
- Autoavaliação 173
- PROJETO 6 É possível ter uma relação saudável com as mídias sociais? 174
- Ficha de estudo 176
- Etapa 1 – Mídias sociais • Você utiliza as mídias sociais de maneira saudável? 178
- O impacto das mídias sociais no dia a dia 178
- Em ação: Meu dia a dia ôn láini 186
- Etapa 2 – Mídias sociais e saúde mental • Há credibilidade no conteúdo de influencers digitais? 188
- A comunicação mediada por influenciadores digitais 189
- Mundo do trabalho: A psicologia e a questão do digital 191
- Em ação: A prática de “desinfluenciar” 194
- Etapa 3 – Mídias sociais e mercado de trabalho • Como as mídias sociais e as novas tecnologias impactam o mercado de trabalho? 196
- A influência da tecnologia 196
- Em ação: Guia de profissões 202
- Etapa final – Elaborando um podcast 204
- Autoavaliação 206
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS 207
- Objetos Educacionais Digitais
- Podcast: Jovens protagonistas e transformadores 14
- Podcast: Lendas indígenas e a tradição oral no Brasil 47
- Carrossel de imagens: Como a; ár-te preserva a memória humana 52
- Podcast: Como a tecnologia póde preservar a memória cultural 61
- Podcast: Todos contra o búlin e os padrões opressivos 82
- Infográfico clicável: Pressões estéticas e imposição de padrões de beleza 89
- Infográfico clicável: A relação entre disáini e comunicação 112
- Mapa clicável: O disáini e a comunicação nos mapas 129
- Podcast: Comunicação não violenta e direitos humanos nas escolas 152
- Vídeo: A dualidade do uso das rêdes sociais 179
- Vídeo: Tecnologias nas escolas e as profissões do futuro 196
- Carrossel de imagens: As profissões do futuro e as quê ficarão no passado 197
Página oito