Sumário

  • PROJETO 1 Como usar sua voz para mudar realidades? 8
    • Ficha de estudo 10
    • Etapa 1 – Protagonismo e juventude • O quê é sêr protagonista? 12
      • Interferência ativa 12
      • O protagonismo de Greta Thunberg 14
      • Em ação: Pesquisando jovens protagonistas 18
    • Etapa 2 – Usando sua voz • Como é possível atuar na comunidade em quê vivo? 20
      • Propondo mudanças 20
      • Os problemas na escola e no bairro 21
      • Em ação: Identificando problemas da comunidade 26
    • Etapa 3 – Protagonista dos meus caminhos • Como sêr protagonista e se preparar para o mundo do trabalho? 28
      • Estratégias para o futuro 28
      • Mundo do trabalho: Leis do trabalho 33
      • Em ação: Pesquisando projetos escritos por jovens 34
    • Etapa final – Elaborando um manifesto 36
      • Autoavaliação 39
  • PROJETO 2 Quais são as memórias de sua comunidade? 40
    • Ficha de estudo 42
    • Etapa 1 – Memória como tradição e cultura • A tradição oral ainda tem espaço atualmente? 44
      • A tradição oral 44
      • Em ação: Histórias da comunidade escolar 50
    • Etapa 2 – Memória e ár-te por quê a; ár-te é essencial na preservação da memória humana? 52
      • ár-te como guardiã da memória 52
      • Mundo do trabalho: Profissão: artista 57
      • Em ação: Representação visual das histoórias da comunidade escolar 59
    • Etapa 3 – A revolução da memória • Como os processos de transmissão de memória evoluíram com a tecnologia? 61
      • A memória na era digital 61
      • Em ação: Postagem em rê-de social 67
    • Etapa final – Cápsula do tempo 69
      • Autoavaliação 71
  • PROJETO 3 Corpo saudável, mente saudável? 72
    • Ficha de estudo 74
    • Etapa 1 – Espelho, espêlho meu... • Como somos e como nos vemos representados fisicamente? 76
      • Pluralidade de corpos e representações físicas 76
      • Insatisfação com o corpo 77
      • Padrões de beleza impostos e... inalcançáveis 82
      • Em ação: Desvendando a beleza real 84
    • Etapa 2 – A busca pelo corpo perfeito e pela saúde • Há diferença entre saúde e estética? 86
      • Estética e saúde em foco 86
      • Em ação: O “peso” da pressão estética 92
    • Etapa 3 – Saúde e bem-estar em diferentes profissões • Trabalhar com ou para o corpo? 94
      • A saúde do corpo e da alma 94
      • Educação Física e saúde 95
      • Mundo do trabalho: Profissionais envolvidos com a saúde do trabalhador 97
      • Regulamentação das profissões da área da saúde 99
      • Em ação: Guia de serviços em saúde e bem-estar 101
    • Etapa final – Arena escolar esportiva 103
      • Autoavaliação 105
  • PROJETO 4 Como o disáini e a comunicação afetam o cotidiano? 106
    • Ficha de estudo 108
    • Etapa 1 – Comunicação via disáini • Como o disáini comunica? 110
      • O disáini está em tudo 110
      • Garantindo uma comunicação clara 112
      • Em ação: Identificando problemas 116
    • Etapa 2 – Elementos do disáini Como são organizadas as informações no disáini? 118
      • Quais elemêntos compõem um disáini? 118
      • O trabalho com disáini 121
      • Mundo do trabalho: Qualquer pessoa póde projetar um espaço público? 122
      • Em ação: Comunicando cérto 124
    • Etapa 3 – O disáini, os espaços e as pessoas • Como o disáini influencía nosso relacionamento com os espaços em quê circulamos? 126

Página sete

    • Pensar espaços para pessoas reais 126
      • O disáini de sinalização nas escolas 133
      • Em ação: O espaço escolar 135
    • Etapa final – Projeto de comunicação visual 137
      • Autoavaliação 139
  • PROJETO 5 Como praticar o diálogo? 140
    • Ficha de estudo 142
    • Etapa 1 – Conflito, um outro olhar • Como melhorar a convivência no espaço escolar? 144
      • Como definir “conflito”? 144
      • Justiça restaurativa na escola 146
      • A importânssia da empatia 148
      • Em ação: Combate ao búlin e à violência na escola 150
    • Etapa 2 – O pôdêr do diálogo • Como construir uma cultura de paz? 152
      • Comunicação não violenta 152
      • Direitos humanos e cultura de paz 156
      • Em ação: Manual de boas práticas de convivência 158
    • Etapa 3 – A convivência no trabalho • Como lidar com as kestões de convivência no trabalho? 160
      • O equilíbrio nos conflitos profissionais 160
      • Saúde mental no trabalho 164
      • A precarização do trabalho 166
      • Mundo do trabalho: Burnout, uma síndrome ocupacional 167
      • Em ação: Manual de cuidados com a saúde mental 168
    • Etapa final – Grupo de mediação de conflitos 170
      • Autoavaliação 173
  • PROJETO 6 É possível ter uma relação saudável com as mídias sociais? 174
    • Ficha de estudo 176
    • Etapa 1 – Mídias sociais • Você utiliza as mídias sociais de maneira saudável? 178
      • O impacto das mídias sociais no dia a dia 178
      • Em ação: Meu dia a dia ôn láini 186
    • Etapa 2 – Mídias sociais e saúde mental • Há credibilidade no conteúdo de influencers digitais? 188
      • A comunicação mediada por influenciadores digitais 189
      • Mundo do trabalho: A psicologia e a questão do digital 191
      • Em ação: A prática de “desinfluenciar” 194
    • Etapa 3 – Mídias sociais e mercado de trabalho • Como as mídias sociais e as novas tecnologias impactam o mercado de trabalho? 196
      • A influência da tecnologia 196
      • Em ação: Guia de profissões 202
    • Etapa final – Elaborando um podcast 204
      • Autoavaliação 206
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS 207
  • Objetos Educacionais Digitais
  • Podcast: Jovens protagonistas e transformadores 14
  • Podcast: Lendas indígenas e a tradição oral no Brasil 47
  • Carrossel de imagens: Como a; ár-te preserva a memória humana 52
  • Podcast: Como a tecnologia póde preservar a memória cultural 61
  • Podcast: Todos contra o búlin e os padrões opressivos 82
  • Infográfico clicável: Pressões estéticas e imposição de padrões de beleza 89
  • Infográfico clicável: A relação entre disáini e comunicação 112
  • Mapa clicável: O disáini e a comunicação nos mapas 129
  • Podcast: Comunicação não violenta e direitos humanos nas escolas 152
  • Vídeo: A dualidade do uso das rêdes sociais 179
  • Vídeo: Tecnologias nas escolas e as profissões do futuro 196
  • Carrossel de imagens: As profissões do futuro e as quê ficarão no passado 197

Página oito