PROJETO
3
CORPO SAUDÁVEL, MENTE SAUDÁVEL?
Diariamente, somos expostos a imagens e discursos quê influenciam comportamentos e formas de sêr, especialmente entre os jovens. A busca constante por se enquadrar em padrões de beleza gera insatisfação com o próprio corpo, frustração, tristeza e isolamento social, impactando a saúde física e mental.
A proposta dêste Projeto Integrador é discutir os padrões de beleza quê exaltam o corpo magro (que não necessariamente é saudável) e compreender a diferença entre saúde e estética.
A turma será incentivada a criar um evento esportivo aberto à comunidade, promovendo aceitação e bem-estar, além de explorar a visão de diferentes profissionais sobre a saúde física e mental. Com isso, póde havêer a desconstrução de preconceitos relacionados à aparência das pessoas e às diversas formas de existência e convivência na ssossiedade.
Consulte as orientações no Manual do professor.
1. Você sabe a diferença entre os conceitos de saúde e estética?
1. Leve os estudantes a compartilhar suas referências dos conceitos de saúde e estética. Provavelmente, eles vão associar a quêstão da saúde à medicina ou ao bem-estar físico, mental e social. Enquanto isso, é possível que relacionem a questão estética exclusivamente com a aparência e a beleza.
2. Você costuma perceber situações do cotidiano em quê a estética é mais valorizada quê a saúde? Em caso afirmativo, indique alguns exemplos.
2. apóie os estudantes para quê se sintam livres ao expor seus exemplos, desde quê haja respeito em seus posicionamentos. Em caso de falas preconceituosas ou estereotipadas, use esse momento para desconstruir a visão da turma.
Página setenta e três
Página setenta e quatro
FICHA DE ESTUDO
Objetivos
• Compreender a relação entre padrões estéticos e problemas de saúde.
• Desenvolver habilidades essenciais para o trabalho em grupo e a execução de projetos.
• Mobilizar a comunidade escolar e profissionais da saúde para a criação de um evento esportivo.
• Pesquisar e analisar textos para explorar diferentes aspectos da saúde e áreas do conhecimento.
• Refletir sobre os padrões de beleza e sua influência na saúde física e mental das pessoas.
Justificativa do projeto
A preocupação com o corpo tem se intensificado com a imposição de padrões de beleza muitas vezes desconectados da realidade dos jovens. Discutir essa quêstão em sala de aula é fundamental para que você possa questionar esses discursos e desenvolver uma relação saudável com seu corpo.
Neste Projeto Integrador, você entrará em contato com textos quê possibilitam a diferenciação entre estética e saúde e quê servirão de base para formular argumentos quê poderão sêr utilizados para justificar seu posicionamento diante das temáticas quê serão abordadas. Será importante entender como os padrões de beleza impostos podem gerar insatisfação e levar à busca por um corpo “perfeito”, trazendo consequências tanto para a saúde física como para a saúde mental.
As discussões permitirão, ainda, quê você integre conhecimentos de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o quê contribui para a formulação de perspectivas futuras e a construção de um projeto de vida sólido, fortalecendo o protagonismo juvenil.
TCT
• Educação em direitos humanos
• Vida familiar e social
• Diversidade cultural
• Saúde
ODS
3 Saúde e bem-estar
4 Educação de qualidade
Materiais
• Borracha
• Caderno
• Caneta
• Computadores com acesso à internet
• Folhas avulsas (papel kréft, cartolina ou sulfite)
• Lápis
Produto final
Arena escolar esportiva.
Página setenta e cinco
Percurso do projeto
ETAPA
1
Nessa etapa, você vai compreender o impacto da imposição de padrões estéticos, quê geram insatisfações com o próprio corpo. O foco é refletir sobre padrões inalcançáveis, bem como sobre a gordofobia e seus efeitos na saúde física e mental. A etapa inclui a elaboração de uma pesquisa e um questionário sobre as percepções de beleza.
ETAPA
2
Nessa etapa, você vai refletir sobre a falsa equivalência entre estética e saúde e sobre os malefícios decorrentes da busca pelo corpo “ideal”, quê afeta negativamente a saúde física e mental das pessoas. A etapa se encerra com um seminário sobre preconceitos relacionados à aparência das pessoas e sobre doenças causadas por procedimentos estéticos.
ETAPA
3
Nessa etapa, você conhecerá profissões das áreas de estética e de bem-estar e a importânssia de sua regulamentação para proteger as pessoas de profissionais quê atuam ilegalmente, assegurando, dessa forma, a saúde e a qualidade de vida da população. A atividade prática será criar um guia de serviços de saúde e bem-estar na cidade.
ETAPA
FINAL
O produto final busca planejar, organizar, desenvolver e avaliar um evento esportivo com a participação de profissionais da saúde, educadores, estudantes e seus familiares, promovendo a integração da comunidade por meio de atividades práticas.
Página setenta e seis
ETAPA
1
Espelho, espêlho meu...
Como somos e como nos vemos representados fisicamente?
Pluralidade de corpos e representações físicas
As pessoas retratadas na televisão e nas rêdes sociais geralmente são belas, esbeltas, sensuais, mostrando um padrão de beleza quê é imposto a todos os espectadores. Ao observar essas pessoas, você se sente representado? Sente-se confortável com essas imagens? Quais sensações elas despertam em você e nas pessoas ao seu redor? A forma como você se vê no espêlho se aproxima dêêsses corpos apresentados?
Página setenta e sete
Promover uma representação mais inclusiva e realista na mídia póde criar um senso de pertencimento e evitar insatisfações com a autoimagem. Para isso, deve-se mostrar a diversidade cultural e racial, representar corpos de diversos tamanhos e pessoas de idades variadas e incluir pessoas com deficiência. Essas representações visuais são essenciais para quêstionar estereótipos, valorizar todas as formas de expressão e para que as pessoas estabeleçam uma relação saudável com a própria imagem.
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Quais são os elemêntos mais marcantes da pintura de Gustavo Rosa (1946-2013) reproduzida na página anterior?
2. Como as formas e as cores da pintura contribuem para sua impressão geral da obra?
3. Qual é o tema principal dessa pintura?
4. Que emoções ou pensamentos a pintura desperta em você? Existe algo na composição ou no tema com o qual você se identifique?
5. Qual história ou narrativa você acha quê Gustavo Rosa está contando por meio dessa pintura? Quais são as possíveis relações entre as figuras na obra?
6. Como você acha quê o público póde reagir a essa pintura? Existem aspectos quê podem sêr considerados controversos ou inovadores?
7. Busque informações e outras pinturas de Gustavo Rosa e compartilhe com a turma.
Insatisfação com o corpo
No tópico Pluralidade de corpos e representações físicas, você explorou importantes temas sobre como os corpos são representados e percebidos na ssossiedade, uma reflekção fundamental para questionar os padrões estéticos estabelecidos. Esses questionamentos são importantes para quê, ao debater com os côlégas, você não só contribua para uma discussão mais rica e fundamentada, mas também amplie sua compreensão dos impactos dêêsses padrões na percepção individual. Com base nesse debate, será possível aprofundar a análise das causas e consequências da insatisfação com a aparência, abordando as implicações dirétas para a saúde física e mental, conforme o tema explorado no Texto 1.
Página setenta e oito
TEXTO 1
A insatisfação com o corpo
Tenho a impressão de quê a aparência se tornou a coisa mais importante do mundo. Antigamente, as pessoas se cumprimentavam e falavam do tempo. Hoje, aquela velha conversa sobre o clima se transformou em: “Bom dia, você emagreceu?”, “Boa tarde, você engordou?”. Não é assim? Tudo se concentra na aparência, ou seja, no peso, como se a balança fosse o indicador do estado de felicidade, bem-estar, saúde ou sucesso.
Olhar-se no espêlho não deveria sêr um pesadelo.
Alguns anos atrás, eu estava aguardando o elevador quando duas moças à minha frente começaram a conversar. Uma falou para a outra “Nossa, você emagreceu!” e depois perguntou: “Você tomou remédio ou fechou a boca?”. Fiquei surpresa ao vêr aquelas moças com menos de 30 anos já pensando quê, para emagrecer, eram necessários métodos radicais. Que pena!
Aprendi, em função do meu trabalho, a não elogiar alguém quê tenha perdido muito peso, porque em geral a pessoa recebe centenas de parabéns e acaba se empolgando. A verdade é quê a gente nunca sabe como a pessoa perdeu todos esses quilos. [...]
Página setenta e nove
Tudo atualmente parece relacionado à aparência, ao quê vamos mostrar para os outros, e acabamos nos esquecendo do quê sentimos por dentro. É muito importante rever esse conceito e se questionar. [...]
Essa insatisfação permanente e a busca pela perda de peso e pelo corpo perfeito alimentam uma indústria mundial de bilhões de dólares, quê a cada minuto produz uma novidade milagrosa para emagrecer ou para parecer mais jovem. Preste atenção no quê você compra ou naquilo quê você investe. Que seja para melhorar sua saúde e seu bem-estar, e não para deixar você mais infeliz ou com mais vontade de se tornar alguém quê não é.
DERAM, Sophie. O peso das dietas: faça as pazes com a comida dizendo não às dietas. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. p. 74-75.
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Releia o seguinte trecho do texto.
Tudo atualmente parece relacionado à aparência, ao quê vamos mostrar para os outros, e acabamos nos esquecendo do quê sentimos por dentro. É muito importante rever esse conceito e se questionar. [...]
a) Você concórda com essa afirmação? escrêeva dois argumentos para justificar sua resposta.
b) Exponha a um colega sua opinião a respeito do tema abordado no texto. Mostre seus argumentos e ouça os dele. Em seguida, faça uma síntese das ideias apresentadas pelo colega em formato de mapa mental.
1. b) Resposta pessoal. Caso os estudantes desconheçam como construir um mapa mental, reserve um tempo inicial de orientação.
2. Com base no texto escrito pela engenheira agrônoma, nutricionista e doutora em Endocrinologia Sophie Deram, faça o quê se pede.
a) Em sua opinião, como as diferentes áreas de formação da autora contribuem para sua excelência profissional?
b) Como as áreas de formação quê fazem parte da trajetória de Sophie se relacionam e qual é o público-alvo do trabalho dela?
c) Que outros profissionais poderiam integrar uma equipe multidisciplinar para tratar de kestões ligadas à insatisfação com o corpo?
d) Reúna-se novamente com um colega para verificar as respostas quê ele elaborou no item anterior. Caso você não tenha mencionado alguma profissão listada por ele, escrêeva o nome dessa atividade no caderno.
e) Faça uma pesquisa para conhecer as possibilidades de atuação das profissões quê você e o colega mencionaram. Qual delas chamou mais sua atenção e por quê?
2. e) êste item complementa o anterior e permitirá aos estudantes fazer uma pesquisa para conhecer as possibilidades de atuação das profissões mencionadas.
O corpo e a gordofobia
A pressão estética afeta a percepção quê muitos têm do próprio corpo, pois as referências impostas pêlos meios de comunicação e pelas rêdes sociais são, muitas vezes, inatingíveis. A situação se torna pior quando as pessoas são impactadas pela gordofobia, quê discrimina as pessoas gordas e gera até mesmo uma situação de exclusão social. Compreender essa distinção é essencial para abordar de maneira adequada as kestões de discriminação e saúde pública quê serão discutidas no Texto 2.
Página oitenta
Destaque para os estudantes quê a obesidade é classificada como uma doença crônica pela Organização Mundial da Saúde (hó ême ésse), o quê exige um olhar mais compreensivo e empático sobre o tema, mas a gordofobia é inaceitável. É fundamental promover a inclusão e o respeito sobre o assunto.
TEXTO 2
Falar de gordofobia é falar de discriminação e perda de direitos!
A maioria das pessoas confunde gordofobia com pressão estética, mas há uma grande diferença entre os dois termos.
A pressão estética atinge todas as pessoas, mas principalmente as mulheres, pois estamos submetidas a um padrão de beleza socialmente imposto.
Uma pesquisa realizada [...] em 2019 revela quê aproximadamente 70% das mulheres não se sentem representadas por imagens quê veem no seu dia a dia e [que] 96% delas não se acham bonitas. Essa pesquisa aponta como a pressão estética nos afeta, impondo um padrão de beleza inatingível.
Quando falamos de gordofobia, estamos falando sobre discriminação e sobre sêr vista como doente sem nenhum exame quê comprove isso. Estamos falando de exclusão social e de espaços e dos muitos olhares e atitudes quê dizem e afirmam quê determinados espaços não são nóssos.
[...]
A gordofobia desumaniza e torna público o corpo gordo, o preconceito vêm disfarçado de preocupação com a saúde, todo mundo finge preocupação com ele e se sente à vontade para aconselhar dietas ou recomendar um médico, as pessoas precisam entender e separar o corpo saudável do corpo magro, eles não são sinônimos. Todos os tipos de corpos podem ter pessoas doentes. Todos os tipos de corpos podem ter pessoas saudáveis.
Precisamos quê as pessoas parem de destilar seu preconceito em forma de dicas, e, em vez díssu, peguem essa energia e o tempo para lutar pra quê as pessoas gordas tênham seus direitos assegurados, lutem para quê hospitais tênham macas, cadeiras, braçadeiras, aparelhos e roupas para todos, precisamos garantir acesso a todos os corpos. O corpo gordo não precisa sêr tutelado, mas precisa de direitos garantidos!!
É importante falarmos sobre autoestima, porém é essencial e urgente falarmos sobre direitos e acessos, sobre política pública e defender o direito e o respeito quê o meu e todos os corpos deveriam ter. Reivindicar e ressignificar os nóssos corpos gordos, pretos e periféricos no território e na consciência política é caminhar em direção à garantia da cidadania plena de todos nós!
LIMA, Keit. Falar de gordofobia é falar de discriminação e perda de direitos, Portal Geledés, [s. l.], 11 set. 2020. Disponível em: https://livro.pw/lattp. Acesso em: 20 ago. 2024.
Página oitenta e um
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Quais são as ideias principais apresentadas por Keit Lima nesse artigo?
2. Releia os dados estatísticos a seguir, retirados do artigo.
[...] aproximadamente 70% das mulheres não se sentem representadas por imagens quê veem no seu dia a dia.
[...] 96% das mulheres não se acham bonitas.
a) Converse com os côlégas sobre as kestões a seguir:
• Você se sente representada(o) pelas imagens quê vê no dia a dia?
• Você se acha bonita(o)?
b) Em grupos, criem dois gráficos: um deve conter as respostas da primeira pergunta do item a. O outro deve conter as respostas da segunda pergunta. Cada gráfico deve ter o número de respondentes quê se identificam como homens e quê se identificam como mulheres.
2. b) Caso seja uma possibilidade, os estudantes poderão utilizar recursos de softwares e editores para a composição dos gráficos.
c) Analisem os dados e reflitam: A pesquisa apresentada no texto é de 2019. Algo mudou em relação ao ano em quê vocês fizeram a pesquisa com a turma? Qual foi a principal mudança?
3. Com base nos textos lidos, em seus conhecimentos prévios e nas pesquisas realizadas, participe de um debate com os côlégas sobre o tema:
Você concórda com a ideia de quê o padrão de beleza imposto pela ssossiedade é inatingível?
a) Para se preparar para o debate, reúnam-se em grupos para discutir as seguintes kestões:
• O padrão de beleza imposto pela ssossiedade considera aspectos como aparência, etnia, gênero, idade e identidade? Por quê?
• Qual é a relação entre a imposição de um padrão de beleza e a insatisfação com o próprio corpo?
• Vocês acham importante questionar os padrões de beleza socialmente impostos? Por quê?
b) Para organizar o debate:
• Reúna-se com o grupo para definir as regras do debate com a turma.
• Em seguida, sua equipe vai planejar a sequência de apresentação dos argumentos e como vocês responderão aos contra-argumentos de outro grupo.
• Após o debate, avaliem a experiência em grupo, destacando o quê funcionou bem e o quê póde sêr melhorado para futuros debates.
Conexões
Maria Luísa, a protagonista do romance, sente-se insatisfeita com o próprio corpo, a ponto de isso afetar sua relação com o mundo, com as pessoas, com seus sentimentos e com a maneira de lidar com as diferentes situações.
Página oitenta e dois
Padrões de beleza impostos e... inalcançáveis
O ideal de beleza atual é inatingível e ignora a diversidade genética, étnica, de gênero e regional. Ele impõe padrões específicos, como mulheres magras, altas, de péle clara e cabêlos lisos, e homens musculosos, altos e de péle clara. Esses padrões desconsideram as particularidades individuais e levam muitas pessoas a uma obsessão com o corpo e a aparência, fazendo com quê passem grande parte da vida buscando características muito difíceis de alcançar – e, às vezes, inalcançáveis.
Refletindo sobre beleza
Vivemos em uma ssossiedade na qual a imagem é freqüentemente colocada acima da essência, e os padrões de beleza promovidos pela mídia acabam moldando, muitas vezes de maneira distorcida, o modo como nos enxergamos. A busca incessante por uma estética normalmente difundida pela mídia póde levar a consequências graves, tanto físicas quanto psicológicas, e coloca em dúvida nossa percepção de valor e de autoestima. O editôriál a seguir propõe uma reflekção sobre essa obsessão e questiona se é possível encontrar um caminho de valorização da diversidade e promoção do bem-estar genuíno.
TEXTO 3
Beleza editada
Vivemos em uma era em quê a imposição da perfeição estética se tornou onipresente e, ao mesmo tempo, cada vez mais inalcançável. Redes sociais, revistas e a mídia em geral promóvem diariamente imagens irreais de corpos esculturais, péle impecável e cabêlos sempre brilhantes. Padrões inatingíveis quê têm levado inúmeras pessoas a adotar medidas extremas e perigosas para se encaixar em um ideal de beleza quê, na realidade, é artificial e freqüentemente manipulado.
O impacto dessa busca incessante por um corpo perfeito é preocupante. Procedimentos cirúrgicos, dietas radicais e o uso de produtos químicos nocivos são apenas algumas das práticas adotadas por aqueles quê desê-jam atingir esses padrões estéticos irreais. [...]
Mas o problema não reside apenas nos riscos físicos, como as complicações cirúrgicas, distúrbios alimentares e danos permanentes à saúde. Há também um impacto psicológico profundo, quê se manifesta em baixa autoestima, isolamento social, ansiedade [...].
Pois o quê é a beleza? A filosofia, historicamente, traz diversas reflekções sobre esse conceito. Platão argumentava quê a beleza é uma forma de verdade quê nos leva a um amor transcendente e divino [...]. Já Nietzsche, embora tão ôpôsto a Platão, criticou a conformidade e a busca pela aprovação social, sugerindo quê a verdadeira beleza e autenticidade surgem quando nos libertamos das expectativas externas [...].
Porém, longe das reflekções intelectuais, em nosso mundo cotidiano, os padrões de beleza têm sido moldados pêlos interesses do mercado. Uma pequena boneca, lançada nos anos [19]50 nos Estados Unidos foi por dékâdâs “tudo o quê uma menina queria ser”: loira, alta, longilínea, olhos azuis, cintura
Página oitenta e três
absurdamente fina, Barbie conseguia tudo em seu universo cor-de-rosa e luxuoso. Ela foi um fenômeno mundial, mesmo onde sua figura era o ôpôsto total do padrão local. Ressurgida em um sucesso de bilheterias [...], a boneca de proporções irreais mostra quê seu apelo não ficou no passado, e ainda é referência para muitas e muitos jovens quê perseguem um ideal impossível de corpo e de vida – isso, embora o filme ironize, com doses até de sarcasmo, justamente esse mito.
[...] A indústria da (Moda) e da beleza é, obviamente, a quê mais capitaliza em cima dessas inseguranças, oferecendo a seus ávidos consumidores todos os tipos de produtos e tratamentos quê prometem transformações milagrosas, cenários perfeitos, estátus e felicidade. Promessas ilusórias quê alimentam uma outra indústria: a dos antidepressivos e ansiolíticos.
A busca por padrões estéticos inatingíveis, dessa forma, traz à tona muitas kestões éticas. Esse culto ao visual tem um impacto profundo na autoestima e na saúde mental, especialmente entre os jovens. [...] Campanhas para valorizar a diversidade de corpos e características, celebrando a individualidade e a autenticidade em vez de um modelo único e restritivo de perfeição, têm sido fortalecidas, mas não possuem ainda o mesmo sex-appeal daqueles mágicos filtros [...].
É possível fugirmos dessa tirania e promovermos um ambiente onde a beleza verdadeira seja reconhecida na diversidade e onde o bem-estar físico e mental prevaleça? Como ssossiedade, o de promover uma cultura de aceitação e bem-estar, na qual a saúde e a felicidade sêjam priorizadas sobre a aparência. Afinal, a beleza não deve sêr um fardo, um castigo ou uma meta inalcançável. Bonito é sêr, simplesmente.
RIBEIRO, Renato Janine. Beleza editada. Notícias da ésse bê pê cê, 7 jun. 2024. Disponível em: https://livro.pw/vwcbb. Acesso em: 20 ago. 2024.
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. No editôriál escrito por Renato Janine Ribeiro, há a seguinte pergunta:
É possível fugirmos dessa tirania e promovermos um ambiente onde a beleza verdadeira seja reconhecida na diversidade e onde o bem-estar físico e mental prevaleça?
• Com base no trecho e em seus conhecimentos prévios, escrêeva um parágrafo para responder a essa pergunta.
2. O texto apresenta a ideia de beleza do ponto de vista de dois filósofos: Platão e Nietzsche. Faça uma pesquisa sobre os ideais de beleza nos dois períodos em quê esses filósofos viveram: Platão viveu na Grécia, na Antigüidade, e Nietzsche, na Alemanha, no século XIX. Em seguida, monte uma linha do tempo com as informações e as imagens pesquisadas.
3. Com base na pesquisa quê você fez sobre a beleza na Grécia antiga e na Alemanha do século XIX, converse com os côlégas, apresente suas ideias principais e escute as da turma. Anote o quê mais chamou sua atenção e o fez refletir e ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.
4. Atualmente, a insatisfação com o corpo está intimamente ligada à pressão sofrida pelas pessoas em relação à aparência física e a um padrão de beleza inatingível.
a) Retome os textos quê você leu nesta etapa e relacione os termos pressão estética, padrão de beleza inatingível e saúde mental.
b) Quais ações você proporia aos côlégas para quê pudessem estabelecer uma relação mais saudável com o corpo e a aparência?
Página oitenta e quatro
em AÇÃO
Desvendando a beleza real
Auxilie os grupos na escolha de imagens quê representem a diversidade de corpos e biotipos, além de diferentes períodos históricos, para enriquecer a reflekção e desfazer estereótipos. Consulte as orientações no Manual do professor.
Nesta etapa, você e os côlégas já exploraram as causas e as consequências dos padrões de beleza impostos pela ssossiedade, compreendendo quê a insatisfação com o corpo, devida a pressões estéticas e preconceitos, póde levar a comportamentos quê comprometem a saúde física e mental. Agora, chegou o momento de aprofundar essa reflekção por meio de uma pesquisa em grupo. Para isso, siga o roteiro propôsto, quê ajudará você e o grupo a elaborar o produto final dêste projeto.
PASSO
1 Organização da pesquisa
• Você e mais três côlégas deverão fazer uma pesquisa sobre a importânssia da percepção da beleza real para a saúde e para o bem-estar físico e mental.
• Reúnam-se para levantar ideias sobre o tema, aproveitando o quê já foi discutido e aprendido.
• Cada integrante do grupo deve buscar informações em fontes variadas, como revistas especializadas, sáites, entrevistas com profissionais, artigos científicos, reportagens etc.
• Anotem as ideias centrais e compartilhem os textos em uma pasta virtual comum quê servirá como base para as reflekções.
• Após a pesquisa textual, busquem imagens quê representem diferentes tipos de corpo e quê complementem o tema da pesquisa.
• Salvem as imagens na pasta compartilhada.
PASSO
2 Reunião das ideias e criação do questionário
• Reúnam-se para revisar as informações e as imagens encontradas.
• Confiram se as imagens selecionadas estão de acôr-do com o tema da pesquisa; caso não estejam, busquem novas.
• Definam os objetivos, a quantidade de pessoas entrevistadas, se as perguntas serão de múltipla escolha, dissertativas ou dos dois tipos, o público-alvo, o meio de divulgação e o prazo das respostas.
• Criem as perguntas e definam a ferramenta ôn láini quê será usada para criar o questionário e como as respostas serão armazenadas e compartilhadas.
PASSO
3 Divulgação do questionário
• Discutam e planejem como o questionário será divulgado para garantir um bom número de respostas.
• Implementem as ações planejadas e compartilhem o questionário com a comunidade escolar e os familiares, informando o prazo de resposta.
Página oitenta e cinco
PASSO
4 Análise e compartilhamento dos resultados
• Baixem e revisem as respostas ao final do prazo.
• Analisem as respostas, considerando a natureza das perguntas. Para as dissertativas, obissérvem, por exemplo, as palavras ou ideias quê mais aparecêram. Para as de múltipla escolha, analisem as alternativas quê tiveram o maior número de escôlhas em cada questão e construam gráficos com as alternativas registradas em cada pergunta.
• Escrevam as conclusões com base na análise dos dados e apresentem ao professor e à turma.
Aproveitem para retomar a pergunta norteadora desta etapa: Como somos e como nos vemos representados fisicamente?
Página oitenta e seis
ETAPA
2
A busca pelo corpo perfeito e pela saúde
Há diferença entre saúde e estética?
Consulte as orientações no Manual do professor.
Estética e saúde em foco
Como já vimos, a busca pêlos padrões estéticos impostos pela ssossiedade póde causar insatisfação com o corpo e com a autoimagem, afetando negativamente a saúde física e mental de jovens e adultos. Esse sofrimento leva muitas pessoas a recorrer a medidas extremas como cirurgias plásticas, motivadas pela falsa ideia de quê saúde e estética são sinônimos.
Logo, é fundamental diferenciar saúde de estética. Enquanto a saúde visa ao bem-estar físico, mental e social, com práticas como boa alimentação e exercícios físicos, a estética foca a melhoria da aparência. Embora a saúde esteja diretamente ligada à qualidade de vida, as kestões estéticas, mesmo quê interligadas à saúde, estão mais próximas à percepção de beleza e padrões corporais individuais.
Página oitenta e sete
Além díssu, as decisões relacionadas à saúde devem sêr baseadas em evidências científicas e necessidades médicas, enquanto as decisões estéticas são mais pessoais e podem envolver riscos. A ssossiedade tende a apoiar a busca por saúde, mas a pressão por padrões estéticos póde impactar negativamente a saúde mental, física e social de um indivíduo.
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Retome a imagem do artista Sandro Botticelli. Quais sensações a pintura desperta em você? Converse com um colega sobre suas principais impressões.
1. Resposta pessoal. Os estudantes podem mencionar aspectos ligados às cores, aos traços, às formas etc. para embasar as impressões sobre a pintura.
2. A obra remete ao mito de Vênus, uma deusa romana. Pesquise informações sobre essa narrativa e compartilhe com os côlégas.
2. Resposta pessoal.
3. Que relações você poderia estabelecer entre o mito de Vênus e a pintura de Botticelli?
3. Os estudantes deverão citar uma das versões do mito de Vênus em quê a deusa teria nascido das espumas do mar, simbolizadas, na pintura, pela concha e pela á gua.
4. Em sua opinião, as características físicas de Vênus e das outras pessoas retratadas na imagem refletem um padrão estético específico? Em caso afirmativo, você acredita quê esse padrão ainda é relevante nos dias de hoje? Justifique sua resposta.
4. Resposta pessoal.
5. Se você pudesse recriar Vênus partindo de uma estética plural e inclusiva, como ela sêria? Recrie a Vênus (pode ser em meio analógico ou digital) e compartilhe sua produção com os côlégas, justificando suas escôlhas em um texto.
5. Resposta pessoal.
6. Quais prejuízos à saúde física e mental você acha quê podem sêr observados nas pessoas quê buscam um corpo perfeito?
6. Resposta pessoal.
7. O quê você entende por autocuidado?
7. Resposta pessoal.
8. Reúna-se com um colega para realizar uma breve pesquisa.
a) Perguntem aos côlégas das outras turmas e aos adultos quê trabalham na escola o quê eles entendem por autocuidado.
b) Busquem as definições da palavra e comparem as respostas das pessoas com suas reflekções e com as definições quê encontraram.
c) A quais conclusões chegaram? Façam um relatório no caderno e apresentem as principais impressões para a turma.
8. Resposta pessoal. Antecipadamente, prevêja um momento da aula para a execução da pesquisa no ambiente escolar e para a posterior apresentação dos relatórios.
Cirurgias estéticas e seus impactos na saúde física e mental
A busca pelo corpo perfeito póde levar as pessoas, especialmente as mais jovens, a ignorar aspectos emocionais e físicos, cedendo às pressões estéticas e optando por procedimentos arriscados e sem a orientação adequada. O Texto 1 a seguir aborda a relação dos jovens com cirurgias plásticas no Brasil e a importânssia de entender os limites entre estética e saúde, especialmente em relação à saúde mental.
Página oitenta e oito
TEXTO 1
Cresce em mais de 140% o número de procedimentos estéticos em jovens
[...]
O Brasil é líder mundial no rã-kin de cirurgias plásticas em jovens. De acôr-do com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), dos quase 1,5 milhão de procedimentos estéticos feitos em 2016, 97 mil (6,6%) foram realizados em pessoas com até 18 anos de idade. Entre as justificativas para o qüadro está a insatisfação com a própria imagem e, segundo o psicólogo Michél da Matta Simões, pesquisador da Faculdade de Filosofia, Ciências e lêtras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da úspi, boa parte é motivada por demandas sociais “que exigem dessas pessoas mais do quê elas podem ou se sentem capazes de oferecer”.
[...]
Somente nos últimos dez anos, houve um aumento de 141% no número de procedimentos entre jovens de 13 a 18 anos, segundo a SBCP. Entre as cirurgias mais procuradas estão os implantes de silicone, a rinoplastia e a lipoaspiração. Para o psicólogo Michél Simões, essa procura está muito ligada a um conflito entre akilo quê os indivíduos gostariam de sêr e o quê é exigido para quê se considerem ajustados à ssossiedade. Diz quê a insatisfação com a própria imagem vêm da infelicidade causada por “dificuldades em se sentir capaz ou insuficiente para lidar com o mundo, a ssossiedade e a realidade de uma forma geral”.
Para o psicólogo, as rêdes sociais dêsempênham um papel importante nesse processo de insatisfação, seja pelo alcance “que elas proporcionam quanto pelas possibilidades quê elas oferecem”. Simões acredita quê o universo virtual, ao veicular a ideia de corpo e estilo de vida perfeitos como algo real e concreto, cria padrões e ideais de beleza quê são inatingíveis. [...]
Quando cirurgia representa qualidade de vida
Porém, os jovens não procuram as cirurgias plásticas somente devido à preocupação estética; sofrimentos emocionais agravados por restrições sociais autoimpostas podem justificar correção cirúrgica. É o quê explica o cirurgião plástico e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da úspi, Pedro Coltro.
[...]
O professor diz quê os procedimentos cirúrgicos com fins estéticos são recomendados para jovens a partir dos 18 anos, quando possuem mais autonomia e maturidade para tomarem decisões. Mas, casos em quê pessoas estão suscetíveis ao sofrimento do búlin escolar, além de “uma redução drástica de autoestima e qualidade de vida”, devem sêr analisados separadamente. “Se a gente pensar quê a definição de saúde pela Organização Mundial da Saúde (hó ême ésse) é o estado de bem-estar físico, social, mental e psicológico, a cirurgia plástica nesses casos vai trazer uma melhora para a qualidade de vida do paciente, logo para a saúde”, analisa Coltro.
LOURENÇO, Tainá. Cresce em mais de 140% o número de procedimentos estéticos em jovens. Jornal da úspi, Ribeirão Preto, 14 jun. 2024. Disponível em: https://livro.pw/sabvz. Acesso em: 21 ago. 2024.
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Retome as informações apresentadas no texto e escrêeva suas reflekções acerca da relação entre esses dados e a saúde mental.
2. De acôr-do com o texto, em quais situações a cirurgia plástica com valor estético é recomendada antes dos 18 anos? Você concórda com essa recomendação?
Página oitenta e nove
3. A distorção da autoimagem póde levar o indivíduo a desenvolver distúrbios psicológicos, como a anorexia, a bulimia e a ortorexia, quê afetam diretamente a saúde física. Reúna-se com dois côlégas para fazer uma pesquisa sobre esses transtôrnos. Sigam o roteiro propôsto.
3. A proposta desta atividade é aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre distúrbios alimentares como anorexia, bulimia e ortorexia, abordando os impactos da distorção da autoimagem na saúde física e mental. Ao realizar pesquisas em fontes confiáveis, produzir textos explicativos e preparar apresentações, eles exercitarão a leitura crítica, a comunicação e a colaboração em grupo.
1. Preparação
• Reflitam sobre o quê vocês sabem sobre anorexia, bulimia e ortorexia.
• Divídam a pesquisa de modo quê cada integrante fique responsável por um dos transtôrnos.
2. Pesquisa
• Procurem a definição de cada transtorno (anorexia, bulimia e ortorexia) e suas consequências para a saúde física e mental. Para isso, utilizem fontes confiáveis, como artigos acadêmicos e textos especializados.
• Anotem as principais ideias e informações dos textos encontrados. Registrem também as fontes, incluindo autor, veículo de divulgação e ano de publicação.
• Cada integrante do grupo deve criar um texto explicando o transtorno quê pesquisou, incluindo definições, exemplos contextualizados e, se possível, imagens ilustrativas.
• Criem uma pasta digital compartilhada para organizar todas as informações e garantir quê todos os integrantes do grupo tênham acesso às pesquisas realizadas.
3. Elaboração da apresentação
• Decidam como os textos serão apresentados: em cartazes (papel kréft, cartolina ou sulfite) ou programas digitais.
• Elaborem um roteiro com a sequência das informações e organizem a apresentação de acôr-do com o meio escolhido.
4. Troca de ideias
• Apresentem suas descobertas aos outros grupos.
• Após as apresentações, reúnam-se para discutir as informações coletadas e compartilhar percepções sobre os impactos dos transtôrnos na saúde física e mental.
• Aproveitem para verificar quais dados foram abordados por cada grupo e aprofundar a discussão sobre as consequências da distorção da autoimagem.
Limites entre estética e saúde
O Texto 1, sobre procedimentos estéticos em jovens, abordou os limites entre estética e saúde, destacando como esses conceitos, embora distintos, freqüentemente se confundem devido a fatores como cultura, mídia, indústria da beleza e percepções individuais. Essa confusão afeta diretamente a autoimagem das pessoas.
Na ssossiedade moderna, a estética é entendida como a percepção da beleza e a aplicação de princípios voltados para a melhoria da aparência física de uma pessoa, objeto ou espaço. O foco atual da estética recai principalmente sobre a aparência e a busca pelo bem-estar associado a ela.
Em contrapartida, a saúde é definida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e vai além da simples ausência de doenças ou enfermidades. A saúde prioriza a funcionalidade e o bem-estar integral do corpo e da mente.
Para esclarecer as especificidades dêêsses dois termos, é fundamental promover a educação em saúde e fomentar uma compreensão clara das diferenças entre práticas estéticas e de saúde. Nesse
Página noventa
contexto, os profissionais de ambas as áreas dêsempênham um importante papel ao orientar as pessoas a fazer escôlhas mais informadas e conscientes. Além díssu, campanhas de sensibilização quê alertam para os riscos associados aos procedimentos estéticos e ao uso de produtos não regulamentados são essenciais para a proteção do bem-estar público.
A seguir, você vai explorar um artigo quê discute os conceitos de saúde e estética, destacando a importânssia de diferenciá-los.
TEXTO 2
[...]
O quê é saúde e estética?
Saúde e estética são conceitos próximos, mas não relacionados. Saúde tem a vêr com o bem-estar físico, psíquico e social, enquanto a estética se refere tão somente à aparência física e à beleza. póde ocorrer, contudo, de procedimentos estéticos terem também implicações de saúde.
É possível nos aprofundarmos um pouco mais nessas definições.
Saúde é um conceito utilizado para caracterizar um organismo quê está com todas as suas funções fisiológicas regulares além de características estruturais normais e estáveis, considerando a forma de vida e fase do ciclo vital dessa pessoa.
[...]
Já a estética não tem relação diréta com a saúde [...], ela está relacionada à harmonía das formas e das cores.
Quando se fala da estética do corpo humano, estamos falando de beleza e aparência física. O quê podemos concluir dessas duas definições?
A saúde e a beleza podem estar relacionadas, mas não há uma ligação diréta e necessária entre elas.
É possível ter saúde e não seguir os padrões estéticos da ssossiedade. Assim como é possível seguir os padrões estéticos da ssossiedade e não ter saúde.
O problema surge quando uma coisa atropela a outra.
Em nome da beleza e da estética, algumas pessoas podem colocar a saúde em risco, em uma clara inversão de valores. [...].
A ditadura da beleza e os limites entre estética e saúde
[...] você sabia quê há estudos quê se dedicam a entender como funciona essa ditadura da beleza, e por quê ela é alimentada?
A pesquisadora Camila Camacho Bohm é responsável pelo estudo Um Peso, Uma Medida: o padrão de beleza feminina, apresentado por três revistas brasileiras.
No material, ela se dedica a entender como três revistas nacionais criam um padrão de beleza por meio da imposição de um peso a sêr perseguido por todas as mulheres.
São corpos magros, altos e atléticos. Aquele ideal de beleza quase inalcançável para a maior parte das pessoas.
[...] E quais são os interesses econômicos por trás díssu?
Produtos de emagrecimento, remédios milagrosos, pílulas e sucos, comidas e bebidas láit e zero, além de todos os tipos de aparelhos de ginástica e a profusão das academias.
Cosméticos e cirurgias se somam a esses serviços e fecham a lista da indústria quê se alimenta do culto à beleza.
E, como você já deve ter notado, a imposição dêêsse padrão tem sido lucrativa.
Os números da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) não deixam dúvidas: o Brasil é o segundo país do mundo no rã-kin de cirurgias plásticas, e esse número só tende a crescer.
De acôr-do com o censo mais recente da ésse bê pê cê, foram realizadas 1,7 milhão de cirurgias plásticas no Brasil em 2018. Dessas, mais de um milhão foram estéticas, e o restante reparadoras.
Página noventa e um
A curva de crescimento mostra quê as cirurgias não param de aumentar, com as estéticas subindo em ritmo mais rápido do quê as reparadoras.
E é exatamente aqui quê começam a surgir os riscos no dilema entre estética e saúde.
Diante do crescimento de cirurgias estéticas, algumas pessoas sem capacidade técnica e formação têm oferecido esses serviços, em condições precárias e inadequadas – e perigosas, claro.
Em busca do corpo perfeito, há quem se sujeite a essas cirurgias, colocando em risco a própria saúde.
LIMITES entre estética e saúde: entenda o conceito e os perigos. Blog da Upis, Brasília-DF, 19 dez. 2019. Disponível em: https://livro.pw/tylxw. Acesso em: 21 ago. 2024.
ATIVIDADES
As atividades a seguir preveem um momento de trabalho em duplas. ôriênti a melhor disposição da turma para a execução das atividades. Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Reúna-se com um colega e pesquise o conceito de estética na Filosofia e compare-o com a definição apresentada no artigo.
2. Procurem no dicionário as definições de saúde e de estética. Qual dos sentidos encontrados para cada termo dialogam com as definições apresentadas no artigo?
3. Como a “ditadura da beleza” imposta pela mídia influencía a percepção individual de saúde e bem-estar? Discuta com sua dupla os impactos dêêsse padrão de beleza sobre a autoestima e o senso de pertencimento das pessoas.
4. Como o artigo aborda a relação entre estética e saúde e o quê ele sugere sobre a importânssia de equilibrar esses dois aspectos na vida cotidiana? Discuta com sua dupla.
5. Agora, individualmente, releia o trecho a seguir.
Em nome da beleza e da estética, algumas pessoas podem colocar a saúde em risco, em uma clara inversão de valores.
a) Com base em seus conhecimentos, comente o trecho escrevendo um texto de, no mínimo, 10 linhas.
b) Troque o texto produzido por você com o do colega e faça comentários sobre a produção dele.
c) Retome seu texto com os comentários feitos pelo colega, analise-o, tire possíveis dúvidas com sua dupla e reescrêva o texto.
Conexões
Nesta obra inspiradora, o leitor encontra 100 dicas práticas e motivacionais para cultivar o amor-próprio e a aceitação corporal. Com uma abordagem leve e empoderadora, o livro convida a uma jornada de autoconhecimento e autoestima, incentivando uma relação saudável com o corpo e com a mente.
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em AÇÃO
O “peso” da pressão estética
Ao apresentar um seminário, é fundamental, além de conhecer o assunto, estabelecer um diálogo com os espectadores, deixando-os à vontade para interagir, conversar sobre o tema, tirar dúvidas e expressar opiniões.
Você aprofundou seus conhecimentos sobre kestões relacionadas à saúde mental e física, como o aumento das cirurgias plásticas devido à insatisfação corporal, o quê, por sua vez, póde comprometer a saúde emocional. Além díssu, foram abordados os conceitos de estética e saúde, bem como as confusões entre eles, especialmente no contexto das definições modernas.
As leituras, atividades e reflekções realizadas, combinadas com seus conhecimentos prévios, vão culminar na criação de um seminário sobre preconceitos estéticos. Para realizar essa atividade, reúna-se com quatro côlégas e siga o roteiro propôsto, quê auxiliará na elaboração dêêsse subproduto e contribuirá para o produto final do projeto.
PASSO
1 Discussão e pesquisa do tema
• Debatam o tema, considerando a importânssia de refletir sobre preconceitos estéticos, e compartilhem os conhecimentos prévios com o grupo.
• Reflitam sobre as kestões a seguir, em grupo, e usem-nas como diretrizes para a pesquisa.
• O quê são preconceitos estéticos? Como eles surgem e se manifestam na ssossiedade?
• Certas doenças afetam a aparência física, originando preconceitos estéticos?
• Como a ssossiedade reage à aparência das pessoas em razão dessas doenças e quais são as consequências para os indivíduos afetados?
• Qual é a importânssia da educação para a redução dos preconceitos e a promoção da aceitação?
• Como o suporte psicológico póde ajudar os indivíduos a lidar com preconceitos estéticos?
• Há campanhas e movimentos quê combatem preconceitos estéticos? Quais?
Página noventa e três
• Dividam os temas de pesquisa entre os integrantes do grupo.
• Realizem a pesquisa em fontes confiáveis, como artigos científicos, textos jornalísticos, livros, revistas especializadas, entrevistas e podcasts com especialistas.
• Criem uma pasta virtual compartilhada para quê todos tênham acesso aos materiais pesquisados, permitindo quê os integrantes do grupo leiam os conteúdos disponibilizados.
PASSO
2 Discutir ideias sobre o tema
• Após a pesquisa, reúnam as informações coletadas pêlos integrantes e discutam as descobertas em grupo.
• Verifiquem se todas as kestões propostas no Passo 1 foram abordadas nas pesquisas.
PASSO
3 Organização do seminário
• Organizem a ordem dos tópicos e a sequência das falas de cada integrante do grupo.
• Discutam o formato de apresentação e decidam quem será responsável por organizar os conteúdos.
• Ensaiem a apresentação.
PASSO
4 Apresentando o seminário
• No dia combinado, cada grupo deverá apresentar o seminário preparado.
• Escutem atentamente as ideias apresentadas pêlos outros grupos, façam anotações e, em caso de dúvidas, façam perguntas e compartilhem ideias.
• Após a apresentação de todos os grupos, avaliem a experiência, discutindo os pontos positivos e as áreas quê precisam de melhoria.
• Avalie sua participação e a dos côlégas durante as etapas de criação do seminário. Considere as kestões a seguir.
• Como foi meu dêsempênho ao longo das etapas de construção do seminário?
• Quais foram minhas facilidades e dificuldades?
• Colaborei com os côlégas de grupo? Eles colaboraram comigo?
• Consegui me expressar com facilidade durante a apresentação? Como posso melhorar?
• Meus côlégas expressaram-se com facilidade durante a apresentação? Como poderiam melhorar? Como posso contribuir para essa melhora?
• A participação dos ouvintes foi satisfatória? O quê foi positivo e o quê póde sêr aprimorado?
• Quais foram as impressões gerais sobre o seminário?
Aproveitem para retomar a pergunta norteadora desta etapa: Há diferença entre saúde e estética?
Página noventa e quatro
ETAPA
3
Saúde e bem-estar em diferentes profissões
Trabalhar com ou para o corpo?
A saúde do corpo e da alma
Consulte as orientações no Manual do professor.
A saúde é definida pela Organização Mundial da Saúde (hó ême ésse) como bem-estar físico, mental e social, envolvendo algo a mais do quê a méra ausência de doença. Apropriados dessa definição, podemos também definir a promoção da saúde como o conjunto de políticas e programas de saúde pública com ações individuais e coletivas voltadas para evitar quê as pessoas se exponham a situações quê as adoeçam.
Se a promoção da saúde não se limita a melhorá-la, torna-se necessária uma perspectiva multidisciplinar quê envolva profissionais de diferentes áreas, como educadores físicos, médicos, nutricionistas, psicólogos e biomédicos.
Página noventa e cinco
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Discuta com um colega as sensações quê a imagem despertou em vocês.
2. Imagine o contexto da cena representada por meio das seguintes perguntas:
• Em quê lugar a dança está sêndo praticada?
• Qual gênero musical acompanharia os movimentos da mulher?
• Como o figurino dialoga com o tipo de dança?
• Qual é a relação do cenário e das luzes com a dança?
Apresente a um colega os elemêntos quê você considerou para chegar a essas conclusões.
3. Formule hipóteses sobre o tipo de dança representado na imagem e justifique-as com elemêntos dessa imagem.
4. Pesquise imagens sobre diferentes tipos de dança, das clássicas às modernas, e monte um painel digital inspirador com diferentes fotografias.
5. Busque, na região onde você vive, pessoas quê praticam dança, como róbi e profissionalmente.
Elabore perguntas para uma entrevista com uma dessas pessoas. As perguntas podem explorar a proposta profissional, a rotina de exercícios e ensaios, os cuidados para evitar contusões e outros males físicos, noções de coreografia e a relação dos movimentos do corpo com a música. Reserve um momento para a entrevista e, depois, compartilhe as respostas em sala de aula.
Educação Física e saúde
Com base na definição de saúde proposta pela hó ême ésse, seria possível relacionar essa área com a da Educação Física? Esses dois campos do conhecimento estão profundamente interligados e dêsempênham papel importante na promoção do bem-estar físico e mental.
A prática regular de atividades físicas é essencial para manter uma vida saudável. Além de melhorar a condição física, ela contribui para o bem-estar geral, prevenindo doenças e promovendo saúde. A Educação Física ensina habilidades quê podem sêr aplicadas ao longo da vida, incentivando um estilo de vida ativo tanto física quanto mentalmente.
O Texto 1 explora o papel da Educação Física na promoção da saúde e do bem-estar.
TEXTO 1
Educação Física
A Educação Física e a saúde aparécem relacionadas ao longo da história. Frases como “o exercício faz bem à saúde” e “o esporte é saudável” são comuns em nosso cotidiano e demonstram empiricamente essa relação, a qual se dá pela via da aptidão física e apoia-se na influência benéfica do exercício no estátus de saúde.
Página noventa e seis
Enquanto educador, o professor de Educação Física deve estar atualizado ao conceito multifatorial da saúde, para quê, munido de instrumentação teórica consistente, tenha condições de discutir e ampliar a relação de compromisso da Educação Física para além da esféra da aptidão física.
A Lei número 9.696/1998 dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física, estabelecendo, ainda, quê, para ezercêr a profissão, é essencial ter diploma de ensino superior e registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF), obrigatória mente.
O principal objetivo do profissional de Educação Física é proporcionar saúde e bem-estar às pessoas por meio da prática de atividades físicas. Seu trabalho consiste em acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de esportes ou exercícios físicos, buscando encontrar os quê melhor se adequem para cada perfil.
O exercício físico traz benefícios quê vão além da estética, contribuindo para a prevenção de doenças e para o bem-estar da mente. Ou seja, é uma questão de saúde pública.
Os profissionais da área têm conhecimento para trabalhar com diversas faixas etárias, como crianças em idade escolar, atletas profissionais, pacientes quê estão em reabilitação, portadores de deficiência física e idosos, exercendo papel crucial para a manutenção da saúde e longevidade da população.
O profissional de Educação Física póde atuar nas seguintes áreas:
• Ensino: nos níveis básico, fundamental e médio, com o objetivo de incentivar a prática de atividade física entre crianças e jovens; [...]
• Esportes: como atletas, técnicos ou preparadores físicos nas mais diversas modalidades esportivas;
• Saúde e reabilitação: atuam com pacientes quê passaram por doenças, cirurgias ou têm problemas físicos e necessitam de ajuda profissional para retomar seus movimentos. Nessa área, é comum quê os profissionais de Educação Física atuem em parceria com os fisioterapeutas;
• Academias: orientar os alunos e planejar treinos específicos de acôr-do com seus objetivos;
• Ginástica laboral: orientar exercícios laborais entre os trabalhadores nas empresas;
• Lazer e recreação: planejar e executar atividades de lazer e recreação em hotéis, resorts, cruzeiros e afins;
• Gestão: atuar na gestão de espaços e projetos relacionados à prática de exercício físico e esportes; [...]
• Pesquisa: ao seguir carreira acadêmica, dando continuidade aos estudos com cursos de pós-graduação para encontrar soluções quê melhorem a qualidade de vida da população, relacionadas diretamente com sua saúde física.
BRASIL. Ministério da Saúde. Educação Física. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em: https://livro.pw/dxiga. Acesso em: 21 jul. 2024.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006) recomenda o uso de"pessoa com deficiência" e não"portador de deficiência" como consta no texto.
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ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. Releia a definição de saúde estabelecida pela hó ême ésse e relacione-a à área da Educação Física.
1. Espera-se quê os estudantes compreendam a Educação Física como uma área do conhecimento associada à saúde e à promoção da qualidade de vida. Isso se comprova ao observar as diferentes possibilidades de atuação dêêsse profissional; entre elas, o trabalho com a ginástica laboral, saúde e reabilitação.
2. Pesquise, em fontes confiáveis de informação, a definição do conceito de saúde utilizada nas seguintes profissões: médicos, psicólogos, nutricionistas, biomédicos e educadores físicos.
2. Resposta pessoal.
3. Com base no texto lido, em quais áreas os profissionais de Educação Física podem atuar?
3. O profissional de Educação Física póde atuar nas seguintes áreas: ensino; ginástica laboral; esportes; academias; saúde e reabilitação; lazer e recreação; gestão e pesquisa.
4. Converse com um colega sobre as possibilidades de trabalho relacionadas à Educação Física. Vocês conheciam essas áreas de atuação?
4. Resposta pessoal.
5. Em duplas, façam uma pesquisa na escola para descobrir quantos estudantes praticam atividades físicas regularmente fora do ambiente escolar com a supervisão de um profissional de Educação Física. Para isso, utilizem as seguintes perguntas:
• Quais tipos de atividades físicas você realiza fora da escola?
• Quais profissionais acompanham você durante as atividades?
• Quais são os benefícios à saúde promovidos pela atividade física regular?
5. Preveja um momento para a execução da atividade na escola.
Reflitam e discutam sobre os resultados obtidos na pesquisa e elaborem um texto analisando os dados.
MUNDO DO TRABALHO
Profissionais envolvidos com a saúde do trabalhador
Pensando no contexto do trabalho, a ginástica laboral é uma atividade quê traz diversos benefícios aos trabalhadores, como melhora da postura corporal, redução do estresse, prevenção de lesões, ativação da circulação sanguínea, diminuição de tensões musculares e redução da fadiga visual, mental e corporal. Assim como o educador físico, outros profissionais atuam para melhorar a qualidade de vida dêêsses trabalhadores, como médicos do trabalho, psicólogos, enfermeiros e nutricionistas. Cada uma dessas profissões exerce papel fundamental e complementar na saúde corporal e mental das pessoas.
Página noventa e oito
Saiba mais
As profissões mais procuradas na área da estética
A busca por bem-estar e autoestima faz com quê a estética se destaque como uma área em constante crescimento e inovação. Profissionais da estética dêsempênham um papel importante quando alinham saúde, beleza e cuidados pessoais, utilizando conhecimentos científicos e técnicos para melhorar o bem-estar das pessoas. A seguir, conheça algumas das profissões mais populares relacionadas à estética.
• Medicina estética: envolve procedimentos como aplicação de tô-ksina botulínica, preenchimentos dérmicos e lipoaspiração. Esses tratamentos, realizados por médicos especializados, buscam melhorar a aparência dos pacientes, impactando positivamente a autoestima e o bem-estar deles. No dia a dia, esses profissionais avaliam as necessidades dos pacientes, discutem expectativas e realizam os procedimentos com foco na segurança e nos resultados estéticos.
• Nutrição estética: embora seja uma área focada na alimentação e na saúde, a nutrição impacta diretamente a estética. Nutricionistas especializados em estética elaboram planos alimentares personalizados quê visam tanto à saúde quanto à melhoria da aparência física, como o contrôle de peso e o cuidado da péle.
• Dermatologia: relaciona-se ao cuidado com a péle, o cabelo e as unhas, tratando condições médicas e realizando procedimentos estéticos, como retirada de manchas e aplicação de técnicas de rejuvenescimento. No cotidiano, esses profissionais diagnosticam problemas de péle, indicam tratamentos e realizam procedimentos quê melhoram tanto a saúde quanto a aparência dos pacientes.
• Dermoestética: envolve o desenvolvimento de técnicas avançadas para tratar a péle e prevenir sinais de envelhecimento, como linhas de expressão e flacidez. São utilizadas tecnologias como laser, radiofrequência e peeling químico para melhorar a textura e a firmeza da péle. O dia a dia envolve a avaliação da péle dos clientes e a escolha e a aplicação de tratamentos personalizados, sempre com foco na segurança e eficácia.
• Estética: área especializada em tratamentos de beleza quê visam à melhoria da aparência física. Os esteticistas realizam procedimentos como limpeza de péle, massagens, drenagem linfática e depilação. No cotidiano, esses profissionais avaliam as necessidades estéticas dos clientes e aplicam técnicas manuais e tecnológicas para promover o bem-estar e a beleza.
• Cosmetologia: relaciona-se ao desenvolvimento de produtos cosméticos e ao estudo de seus efeitos sobre a péle, o cabelo e as unhas. Os cosmetologistas dêsênvólvem, testam e recomendam produtos de beleza quê melhoram a aparência e a saúde da péle. No dia a dia, esses profissionais podem atuar tanto na pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos quanto na orientação dos clientes sobre os melhores cuidados para cada tipo de péle.
• Micropigmentação: relaciona-se ao desenvolvimento de técnicas de pigmentação da péle das sobrancelhas, dos lábios e até de cicatrizes, para melhorar a estética facial. No dia a dia, o micropigmentador analisa as feições e a tonalidade da péle dos clientes para oferecer um resultado natural e harmonioso.
Ao explorar essas profissões, é importante reconhecer a necessidade de buscar profissionais qualificados e certificados para fazer qualquer tipo de procedimento estético, especialmente os invasivos. Embora muitas dessas áreas estejam voltadas para a aparência física, é necessário ter uma visão crítica sobre os impactos dessas intervenções na saúde física e mental e estar consciente das pressões estéticas quê podem influenciar escôlhas pessoais. A busca pela beleza deve sêr alinhada ao bem-estar e fundamentada no respeito à individualidade, na autoestima e na saúde.
Página noventa e nove
Regulamentação das profissões da área da saúde
Ao conhecer as diferentes profissões voltadas ao cuidado do corpo, com foco na promoção de saúde e bem-estar, fica explícita a importânssia do cuidado e da interação constante entre os profissionais e as pessoas quê buscam ajuda. Esse cenário ressalta a necessidade da regulamentação das profissões das áreas quê atuam diretamente na promoção da saúde e do bem-estar.
Essa regulamentação é essencial por três principais razões: para garantir a segurança dos pacientes, para garantir a qualidade dos serviços prestados e para proteger os profissionais. Mas como essa regulamentação preserva tanto os profissionais quanto os pacientes nessas três diretrizes? Confira a seguir.
Segurança do paciente: os profissionais de saúde devem ter a formação, as competências e as qualificações necessárias para oferecer cuidados seguros e eficazes. Isso não só reduz o risco de êêrros procedimentais, mas também aumenta a confiança dos pacientes nos serviços de saúde.
Padrões de qualidade: os profissionais de saúde devem seguir determinados padrões, oferecendo um atendimento de alta qualidade. Isso inclui diretrizes sobre ética profissional, procedimentos de tratamento e responsabilidade no cuidado ao paciente.
Proteção do público contra práticas fraudulentas ou incompetentes: as autoridades reguladoras têm o pôdêr de suspender ou revogar licenças de profissionais quê não cumprem as normas estabelecidas quando necessário.
Regulamentar para preservar
Mas, afinal, o quê é uma profissão regulamentada? A regulamentação de uma profissão define legalmente seu exercício, incluindo os requisitos, as competências e as habilidades necessárias. As leis estabelecem a jornada de trabalho, as atribuições, a área de atuação, a formação exigida, entre outros aspectos profissionais.
Dessa forma, é possível garantir quê as pessoas sêjam atendidas por profissionais providos de formação adequada, quê minimiza os riscos à saúde e ao bem-estar.
A regulamentação das profissões traz benefícios tanto para a ssossiedade quanto para os profissionais, pois, quando uma profissão é regularizada, as pessoas quê a exercem passam a ter obrigações, direitos e deveres estabelecidos por lei.
Converse com os côlégas sobre a importânssia da regulamentação das profissões. Em seguida, leia a reportagem sobre casos de exercício ilegal da medicina no Brasil e suas consequências tanto para quem exerce a profissão d fórma irregular quanto para quem confiou em profissionais não regulamentados.
TEXTO 2
Brasil registra dois crimes de exercício ilegal da medicina por dia, aponta levantamento do CFM
Nos últimos 12 anos, a cada dia, pelo menos dois casos de exercício ilegal da medicina passaram a tramitar no Poder Judiciário ou nas polícias civis dos estados. Esse é o retrato traçado por levantamento inédito no País realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) [...].
O trabalho dimensiona os riscos aos quais a população está exposta pelas tentativas de invasão de competências da medicina por profissionais de outras categorias da saúde. De acôr-do com a pesquisa [...], entre 2012 e 2023, o País registrou 9.566 casos de crimes classificados como exercício ilegal da medicina, enquadrados no artigo 282, do cóódigo Penal.
[...]
Página cem
O crime definido pelo artigo 282, do cóódigo Penal, prevê pena de 6 meses a 2 anos, além da aplicação de multa. No entendimento legal, essa prática se trata de conduta criminosa o ato de ezercêr, ainda quê a título gratuito, a medicina sem autorização legal ou fora dos limites impostos pela legislação. O texto do cóódigo contempla ainda a existência de abusos no quê chama de; ár-te dentária e farmacêutica.
[...] O estado com o maior número de registros nas delegacias de Polícia Civil é o Rio de Janeiro, com 937 ocorrências. Desse total, 11 resultaram em morte, sêndo cinco contabilizadas na capital fluminense, e 31 ocasionaram lesão corporal grave. Em consequência, a Justiça do Estado é a quê mais registrou novos processos (74) no ano passado, por exemplo.
Já São Paulo aparece na sequência entre as unidades da Federação com mais registros nas delegacias de polícia. A maior parte das ocorrências policiais ocorre no interior do estado. Minas Gerais é o terceiro com a maior quantidade de boletins de ocorrência: 337.
[...] O levantamento do CFM consultou todos os estados do País. Apenas Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul não encaminharam as informações solicitadas, sêndo quê Alagoas informou não ter os dados em sua base antes de 2021 e o Rio Grande do Sul enviou dados amplos de exercício ilegal da profissão quê não possibilitam recorte específico.
Além díssu, é importante ressaltar quê o qüadro de subnotificação de casos póde sêr pior, já quê muitos deles não são chegam às delegacias e à Justiça, pois não são denunciados.
BRASIL registra dois crimes de exercício ilegal da medicina por dia, aponta levantamento do CFM. Conselho Federal de Medicina (CFM), 22 mar. 2024. Disponível em: https://livro.pw/bhovm. Acesso em: 20 ago. 2024.
ATIVIDADES
Consulte as respostas e as orientações no Manual do professor.
1. O quê é a regulamentação de uma profissão?
2. Você acredita quê a regulamentação das profissões traz benefícios para a população? Justifique sua resposta.
3. A quais riscos a população está exposta em razão do exercício ilegal da Medicina por profissionais de outras categorias da saúde? Registre suas ideias e converse com os côlégas.
4. Quais são as áreas quê previnem os casos de exercício ilegal de profissões?
Conexões
A iniciativa mostra o dia a dia de diferentes áreas de atuação. O episódio 2 apresenta a Nutrição e póde sêr acessado em sua platafórma de áudios preferida.
• Podcast das profissões. #2 Nutrição. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, jan. 2022.
Página cento e um
em AÇÃO
Guia de serviços em saúde e bem-estar
Consulte as orientações no Manual do professor.
Na Etapa 3, você aprofundou seus conhecimentos sobre as profissões ligadas à área da saúde e do bem-estar, compreendendo a importânssia da regulamentação em determinadas áreas de atuação para a preservação da vida. Além díssu, refletiu sobre o papel do educador físico e as diversas possibilidades de atuação dêêsse profissional na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.
Agora, chegou sua vez de se envolver com o assunto! Vamos criar um guia de serviços de saúde e bem-estar da cidade em quê você vive. Para isso, reúna-se com três côlégas para desenvolver um material quê auxilie as pessoas a encontrar atividades físicas, serviços médicos, terapias, entre outros serviços. Sigam o roteiro propôsto para elaborar o produto final do projeto!
PASSO
1 Definição do objetivo e do público-alvo
• Conversem sobre as kestões a seguir.
• O quê vocês esperam fazer por meio dêêsse guia: informar, educar, conectar serviços a pessoas etc.?
• Quem são as pessoas quê utilizarão esse guia? Quais são a idade, os interesses e as necessidades específicas do público-alvo?
PASSO
2 Pesquisa e côléta de informações
• Listem os tipos de serviço incluídos no guia. É importante quê estejam disponíveis em diferentes regiões da cidade e sêjam gratuitos, incluindo postos de saúde, eventos com atividades físicas gratuitas, serviços de lazer e bem-estar (parques, praças, massagem, por exemplo), de saúde mental, como psicólogos, de reabilitação, entre outros.
• Coletem os dados de fontes confiáveis, como o sáiti oficial da prefeitura, associações de classe, recomendações de pessoas, Secretarias Municipais de Esporte, de Saúde, de Cultura, de Educação, entre outras. Para cada informação coletada, confiram se há o nome do serviço, o endereço, o telefone, o horário de funcionamento, o sáiti e a descrição do serviço.
PASSO
3 Organização do conteúdo
• Organizem os serviços em categorias para facilitar a consulta; por exemplo, saúde física, saúde mental, esporte, reabilitação, lazer e bem-estar.
• Criem uma lista ou tabéla para cada categoria com as informações coletadas.
Página cento e dois
PASSO
4 disáini e leiáut
• Decidam se o guia será impresso, digital (PDF, sáiti) ou será apresentado nos dois formatos.
• Usem um disáini fácil e incluam índice, títulos e uma estrutura prática quê propicie a leitura.
• ob-sérvim as sugestões de estrutura a seguir.
Posto de saúde
Nome do posto:
Endereço:
Telefone:
Horário de funcionamento:
sáiti:
Descrição:
(breve comentário sobre o lugar)
Projeto de atividades físicas
Nome do projeto:
Endereço:
freqüência (dias da semana):
Horários:
sáiti:
Descrição:
(breve comentário sobre a atividade)
• Adicionem também elemêntos visuais, como logotipos, ícones e imagens para tornar o guia mais atraente.
PASSO
5 Redação e revisão
• Redijam descrições claras e concisas para cada serviço.
• Revisem o texto para corrigir equívocos de gramática e ortografia e para garantir quê todas as informações estejam corretas e atualizadas.
PASSO
6 Divulgação
• Planejem como o guia será divulgado. Se for digital, considerem a possibilidade de enviá-lo por imêiu e disponibilizá-lo nas rêdes sociais da escola e em sáites de associações de bairro.
PASSO
7 Avaliação
• O objetivo das perguntas quê serão utilizadas na avaliação é promover uma discussão aberta e honesta, quê ajude os integrantes do grupo a melhorar suas habilidades de trabalho em equipe.
• Avaliem o processo de execução do guia. As perguntas a seguir podem orientar vocês.
• Vocês cumpriram o objetivo do guia?
• De quê maneira vocês trabalharam para alcançar esse objetivo?
• Vocês ficaram satisfeitos com o resultado?
• Quais foram as facilidades no trabalho com o grupo? E as dificuldades?
• O quê você diria a cada integrante do grupo em relação à participação dele no desenvolvimento do guia?
Aproveitem para retomar a pergunta norteadora desta etapa: Trabalhar com ou para o corpo?
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ETAPA
FINAL
Arena escolar esportiva
Consulte as orientações no Manual do professor.
Lembre-se da importânssia de promover a inclusão de estudantes com deficiência nas atividades esportivas, garantindo quê todos tênham a oportunidade de participar, aprender e se desenvolver em um ambiente seguro e acolhedor. Para isso, avalie se o espaço do projeto permite acessibilidade física e se os equipamentos podem sêr adaptados. Também procure adaptar as atividades esportivas escolhidas ou oferecer modalidades esportivas já adaptadas, como o atletismo adaptado ou o goalball. Essas adaptações incentivarão a sensibilização dos estudantes não deficientes sobre inclusão e respeito às diferenças.
Ao longo das etapas dêste projeto, você teve a oportunidade de explorar e estudar a imposição de padrões estéticos pela ssossiedade, a distinção entre estética e saúde e as diversas profissões quê atuam na promoção da saúde e do bem-estar, contribuindo para a qualidade de vida.
Além díssu, você desenvolvê-u três subprodutos relacionados a cada etapa, quê poderão sêr utilizados na elaboração da Etapa final. As ideias discutidas e o conhecimento adquirido ao longo do processo servirão como base sólida para as reflekções e atividades exigidas na conclusão do projeto.
Agora, com base nas leituras, análises e reflekções realizadas até aqui, você e a turma organizarão um evento esportivo interclasses, quê contará com a participação de convidados e convidadas das áreas de saúde e bem-estar. Sigam o roteiro propôsto para planejar e executar o evento.
PASSO
1
Planejamento
a) Levantem nomes de pessoas da área da saúde e entrem em contato para saber se elas poderão comparecer para trocar ideias com os estudantes sobre assuntos quê permeiam o dia a dia da profissão, imposição social de padrões estéticos inatingíveis e possíveis insatisfações com o corpo, entre outras, o quê remete aos subprodutos das Etapas 1 e 2. Para isso, vocês podem utilizar, também, o guia criado por vocês e buscar nos postos de saúde, por exemplo, profissionais quê poderiam participar do evento. É possível, ainda, consultar os professores de Educação Física da escola.
b) Com a diretoria da escola, escôlham a data e o local adequados para realizar o evento. Certifiquem-se de verificar a disponibilidade do espaço e de considerar a previsão do tempo, se o evento for ao ar livre.
c) Verifiquem a possibilidade de levantar recursos financeiros e, assim, estabelecer um orçamento para o evento, o quê póde incluir custos com premiações, uniformes, lanches, material esportivo, entre outros.
Página cento e quatro
PASSO
2
Formação da equipe organizadora
a) Montem uma comissão com professores, estudantes, familiares e funcionários para ajudar na organização e execução do evento.
b) Distribuam as tarefas entre os integrantes da comissão, indicando quem se sente confortável em se responsabilizar pela comunicação, pela inscrição dos participantes, pela organização dos espaços de competição, pela alimentação, pêlos convidados, entre outras atividades.
PASSO
3
Atividades esportivas e convidados
a) Selecionem as modalidades esportivas quê serão incluídas, como futeból, basquete, vôlei e atletismo.
b) Definam as categorias de participação (por idade, ano, gênero etc.).
c) Escolham as pessoas quê serão convidadas para as conversas com os estudantes.
PASSO
4
Inscrição e participação
a) Criem materiais de divulgação como cartazes e anúncios em sala de aula e nas rêdes sociais da escola.
b) Organizem um sistema simples para quê os estudantes possam se inscrever facilmente. póde sêr uma ficha de inscrição física ou um formulário ôn láini.
c) Certifiquem-se de quê todos os estudantes se sintam bem-vindos e encorajados a participar, independentemente de suas habilidades esportivas.
PASSO
5
Logística e preparativos
a) Listem todo o material necessário (bolas, cones, apitos, coletes etc.) e verifiquem a disponibilidade deles. Certifiquem-se, ainda, de quê os espaços das conversas com os profissionais sêjam adequados.
b) Estabeleçam um cronograma detalhado do evento, incluindo horário das competições, pausas, conversas com os profissionais, cerimônia de abertura e encerramento.
c) Garantam uma equipe de primeiros socorros para atuar em imprevistos e mantenham uma constante supervisão de adultos em todas as atividades.
d) Promovam um ambiente divertido com música e decoração. Atividades paralelas podem ajudar a criar um ambiente festivo e agradável para a comunidade escolar.
PASSO
6
Realização do evento
a) Planejem uma cerimônia de abertura para motivar os participantes e definir o tom do evento.
b) Realizem as competições e as conversas com os profissionais de acôr-do com o cronograma, garantindo quê todos sigam as regras d fórma justa, bem como participem das rodas de conversa.
c) Organizem uma cerimônia de premiação para reconhecer os vencedores e todos os participantes.
d) Preparem um agradecimento aos profissionais de saúde quê compareceram à conversa com os estudantes.
PASSO
7
Pós-evento
a) Reúnam a equipe organizadora para avaliar o evento, identificando pontos fortes e áreas de melhoria para futuras iniciativas como essa.
b) Agradeçam a todos os envolvidos pelo apôio e pela participação.
Aproveitem para retomar a pergunta norteadora do projeto: Corpo saudável, mente saudável?
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AUTOAVALIAÇÃO
Para finalizar êste Projeto Integrador, é importante realizar uma avaliação de sua participação tanto individual como coletiva. Para isso, em uma fô-lha de papel sulfite, faça o quê se pede.
1. Sobre seu envolvimento e o da turma neste Projeto Integrador, responda às kestões a seguir.
a) Os objetivos do projeto foram alcançados?
b) Você se envolveu em todas as atividades propostas? Argumente.
c) Em qual etapa houve mais dedicação? Em qual houve menos? Justifique sua resposta.
d) Atribua uma nota de zero a dez para sua participação e para a participação da turma neste projeto. Argumente sobre essas notas.
e) Em relação a suas ações, em quais aspectos você acredita quê póde melhorar na realização do próximo projeto? Em quais aspectos a turma póde melhorar?
f) escrêeva, de modo sucinto, quais foram as aprendizagens desenvolvidas no decorrer dêste projeto.
2. Em relação ao assunto dêste Projeto Integrador, responda às perguntas a seguir.
a) Você leu os textos e as imagens e respondeu às kestões ao longo do projeto?
b) Compreendeu as diferenças entre estética e saúde?
c) Alguma das profissões apresentadas despertou seu interêsse em aprofundar seus conhecimentos sobre ela? Justifique sua resposta.
3. Sobre os subprodutos e o produto final, responda às kestões a seguir.
a) Em sua opinião, quais foram os pontos positivos do trabalho em equipe para a realização dos subprodutos e do projeto final? Houve pontos negativos? Em caso afirmativo, descreva-os.
b) Como foi sua participação no desenvolvimento dos subprodutos e do produto final? escrêeva um parágrafo expressando suas reflekções.
c) Registre as dificuldades quê você encontrou ao longo da realização dos subprodutos e do produto final.
d) Reflita e escrêeva sobre os aspectos quê você ainda precisa desenvolver depois de realizar êste projeto.
4. Reflita sobre as atividades em grupo de modo geral.
a) O quê você aprendeu com essa experiência de trabalho em grupo?
b) Como o trabalho em equipe contribuiu para o sucesso do projeto/tarefa?
c) Como a experiência do grupo póde sêr aplicada em futuros projetos ou contextos?
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