Sumário

  • Orientações gerais 211
  • A Política Nacional de Ensino Médio 211
    • Trabalho com competências e habilidades 213
    • Estudante protagonista 215
      • Culturas juvenis 216
    • Contextualizar para dar sentido à aprendizagem 217
      • Temas Contemporâneos Transversais 217
      • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 220
    • Mundo do trabalho e juventudes 221
      • Atualidade e desafios do mundo do trabalho 222
  • Projetos Integradores 223
    • Interdisciplinaridade e áreas de conhecimento 224
      • A contribuição da área de Linguagens e suas Tecnologias e de seus componentes curriculares 226
    • Aprendizagem baseada em projetos 228
      • O trabalho docente 232
      • Metodologias ativas 233
      • Habilidades digitais 236
      • Competências socioemocionais 236
      • Escola plural e inclusiva 237
      • Desafios da sala de aula 238
  • Avaliações 240
  • Organização e estrutura da coleção 242
    • Descrição das seções e dos bókses 242
  • Orientações específicas 243
    • Projeto 1 – Como usar sua voz para mudar realidades? 243
    • Projeto 2 – Quais são as memórias de sua comunidade? 251
    • Projeto 3 – Corpo saudável, mente saudável? 262
    • Projeto 4 – Como o disáini e a comunicação afetam o cotidiano? 271
    • Projeto 5 – Como praticar o diálogo? 279
    • Projeto 6 – É possível ter uma relação saudável com as mídias sociais? 290
  • Transcrição dos podcasts 299
    • Jovens protagonistas e transformadores 299
    • Lendas indígenas e a tradição oral no Brasil 299
    • Como a tecnologia póde preservar a memória cultural 300
    • Todos contra o búlin e os padrões opressivos 301
    • Comunicação não violenta e direitos humanos nas escolas 302
  • Referências bibliográficas comentadas 303

Página duzentos e onze