Sumário
- Orientações gerais 211
- A Política Nacional de Ensino Médio 211
- Trabalho com competências e habilidades 213
- Estudante protagonista 215
- Culturas juvenis 216
- Contextualizar para dar sentido à aprendizagem 217
- Temas Contemporâneos Transversais 217
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 220
- Mundo do trabalho e juventudes 221
- Atualidade e desafios do mundo do trabalho 222
- Projetos Integradores 223
- Interdisciplinaridade e áreas de conhecimento 224
- A contribuição da área de Linguagens e suas Tecnologias e de seus componentes curriculares 226
- Aprendizagem baseada em projetos 228
- O trabalho docente 232
- Metodologias ativas 233
- Habilidades digitais 236
- Competências socioemocionais 236
- Escola plural e inclusiva 237
- Desafios da sala de aula 238
- Interdisciplinaridade e áreas de conhecimento 224
- Avaliações 240
- Organização e estrutura da coleção 242
- Descrição das seções e dos bókses 242
- Orientações específicas 243
- Projeto 1 – Como usar sua voz para mudar realidades? 243
- Projeto 2 – Quais são as memórias de sua comunidade? 251
- Projeto 3 – Corpo saudável, mente saudável? 262
- Projeto 4 – Como o disáini e a comunicação afetam o cotidiano? 271
- Projeto 5 – Como praticar o diálogo? 279
- Projeto 6 – É possível ter uma relação saudável com as mídias sociais? 290
- Transcrição dos podcasts 299
- Jovens protagonistas e transformadores 299
- Lendas indígenas e a tradição oral no Brasil 299
- Como a tecnologia póde preservar a memória cultural 300
- Todos contra o búlin e os padrões opressivos 301
- Comunicação não violenta e direitos humanos nas escolas 302
- Referências bibliográficas comentadas 303
Página duzentos e onze