Notas de Rodapé

Notas de rodapé, quando existentes, estão indicadas em ordem de ocorrência.

Nota 1 BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da arte/educação como mediação cultural em namôro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2010. p. 98-112.

Voltar à referência da nota no texto.

Nota 3 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. Disponível em: https://livro.pw/xwaeo. Acesso em: 5 nov. 2024.

Voltar à referência da nota no texto.

Nota 6 RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas: Mercado de lêtras, 2003.

Voltar à referência da nota no texto.

Nota 7 MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC/SEB, 2007.

Voltar à referência da nota no texto.

Nota 8 MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

Voltar à referência da nota no texto.

Nota 9 CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 17.

Voltar à referência da nota no texto.

Nota 10 OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Rio de Janeiro: Vozes, 1977. p. 2.

Voltar à referência da nota no texto.

Nota 11 mô rãn, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2011. p. 33.

Voltar à referência da nota no texto.

Nota 13 FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 2012.

Voltar à referência da nota no texto.

Nota 15 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF: MEC/SEB, 2019. p. 13. Disponível em: https://livro.pw/cpeww. Acesso em: 5 nov. 2024.

Voltar à referência da nota no texto.

Nota 16 PARSONS, máicou. Currículo, ár-te e cognição integrados. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2010. p. 308-309.

Voltar à referência da nota no texto.

Nota 17 PEDROSA apúd ARANTES, Otilia. Prefácio. In: PEDROSA, Mário; ARANTES, Otilia (org.). Acadêmicos e modernos: textos escolhidos III. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004. p. 33.

Voltar à referência da nota no texto.

Nota 18 BARBOSA, Ana Mae. ár-te na educação: interterritorialidade, interdisciplinaridade e outros inter. In: BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian. Interterritorialidade, mídias, contextos e educação. São Paulo: Edições Sesc: Editora Senac, 2008. p. 23-24.

Voltar à referência da nota no texto.

Nota 19 RUFINO, Luiz. Ponta-cabeça: educação, jôgo de corpo e outras mandingas. Rio de Janeiro: Mórula, 2023. p. 22-23.

Voltar à referência da nota no texto.