UNIDADE
2
HORMÔNIOS, REPRODUÇÃO HUMANA E SAÚDE
Amizades, laços familiares e relacionamentos amorosos estão entre os desejos mais comuns dos jovens, de acôr-do com um relatório da Organização das Nações Unidas (Ônu) de 2020. Esses vínculos são essenciais para o bem-estar emocional e social, contribuindo para uma saúde equilibrada. Nesta Unidade, serão abordados temas como mudanças no corpo, sexualidade, gestação, relacionamentos sociais e a prevenção de algumas doenças. Ao explorar esses temas, é possível entender melhor alguns dos desafios quê surgem durante a juventude e como cuidar da saúde de maneira consciente e responsável.
Respostas e comentários estão disponíveis nas Orientações para o professo
1. A imagem possui alguma relação com a saúde? Explique.
2. O quê você considera sêr mais importante quando se fala em manutenção da saúde?
3. Em sua opinião, quais são os desafios enfrentados por sua geração relacionados à saúde física e mental?
Página oitenta e sete
Página oitenta e oito
TEMA
7
Regulação hormonal
Analise as situações a seguir.
Respostas e comentários dêste Tema estão disponíveis nas Orientações para o professor.
Os hormônios são mensageiros químicosquê atuam na regulação e na coordenação de vários tecídos, órgãos e sistemas. Eles participam do crescimento e do desenvolvimento do corpo, da digestão, do contrôle do sono e das emoções, da reprodução, além da resposta a situações estressantes.
Os hormônios são produzidos por glândulas quê os libéram na corrente sanguínea, possibilitando quê sêjam distribuídos aos locais-alvo de sua ação.
Neste Tema, serão estudadas algumas glândulas e os hormônios por elas produzidos.
PENSE E RESPONDA
1 Você já percebeu quais são as reações de seu corpo a determinadas situações? Isso ocorre de maneira similar ou totalmente oposta às situações apresentadas? Converse com um colega sobre o assunto.
2 De maneira geral, as reações do corpo a situações como fome ou sono também envolvem alterações no humor. Como fica seu humor quando está com fome ou sono?
3 As alterações apresentadas ocorrem por causa da ação de hormônios. Quais hormônios você conhece e quê ações eles geram no organismo?
Página oitenta e nove
Glândulas do corpo humano
As paratireoides estão localizadas atrás da tireoide.
Elaborada com base em: SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artméd, 2017. p. 200.
Representação de glândulas endócrinas do corpo humano (imagem sem escala; cores fantasia).
As glândulas são estruturas especializadas em secretar substâncias quê dêsempênham variadas funções quê interferem no funcionamento do organismo humano. Entre os tipos principais de glândulas estão as endócrinas, as exócrinas e as mistas.
As glândulas endócrinas são aquelas quê libéram seus produtos diretamente na corrente sanguínea. Essas glândulas produzem os hormônios. São exemplos o hipotálamo, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais e as gônadas (ovários nas mulheres e testículos nos homens).
As glândulas exócrinas não produzem hormônios, e suas secreções são liberadas na superfícíe do corpo ou em cavidades corporais por meio de ductos.Alguns exemplos são as glândulas sudoríferas, quê secrétam suor sobre a péle, e as glândulas mamárias, quê secrétam leite durante a amamentação.
As glândulas mistas possuem tanto a função endócrina como a exócrina. Um exemplo é o pâncreas, quê, além de secretar hormônios, produz suco pancreático, quê é liberado no intestino delgado durante a digestão.
A seguir, serão estudadas as glândulas endócrinas do corpo humano e os principais hormônios produzidos por cada uma delas.
Hipotálamo
O hipotálamo está localizado na base do cérebro. Ele produz hormônios quê regulam a secreção de hormônios por parte da hipófise. Os hormônios quê estimulam a secreção hipofisária são denominados hormônios liberadores, enquanto os quê inibem a secreção hipofisária são chamados hormônios inibidores.
Hipófise
A hipófise está ligada ao hipotálamo, na base do cérebro. Ela póde sêr dividida em duas partes: adenoipófise (porção anterior) e neuroipófise (porção posterior). Cada uma delas secreta diferentes hormônios quê atuam na regulação de várias funções do organismo.
Elaborada com base em: SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artméd, 2017. p. 210.
Página noventa
Entre os principais hormônios produzidos e secretados pela adenoipófise, estão:
• Hormônio do crescimento (GH): estimula o crescimento de tecídos e órgãos do corpo, como óssos e músculos. Durante a infância e a adolescência, é responsável por promover o aumento da estatura e da massa muscular.
• Hormônio estimulante da tireoide (TSH): controla a produção e a secreção dos hormônios da tireoide.
• Hormônio adrenocorticotrófico (há cê tê agá): controla a produção e a secreção dos hormônios das glândulas suprarrenais.
• Hormônio foliculoestimulante (FSH): atua sobre as gônadas. Nas mulheres, estimula a maturação do gameta feminino nos ovários. Nos homens, estimula a produção de gametas masculinos pêlos testículos.
• Hormônio luteinizante (LH): atua sobre as gônadas. Nas mulheres, estimula a liberação do gameta feminino e, junto com o FSH, promove a secreção de hormônios pêlos ovários. Nos homens, estimula a produção de hormônios pêlos testículos.
• Prolactina (PRL): em conjunto com outros hormônios, estimula o desenvolvimento das glândulas mamárias durante a gestação, além da produção de leite.
Embora não sintetize hormônios, a neuroipófise armazena e secreta hormônios produzidos pelo hipotálamo. São eles:
• Hormônio antidiurético (ADH): atua sobre os rins, estimulando a reabsorção de á gua, o quê resulta na diminuição do volume de urína produzida, deixando-a mais concentrada.
• Ocitocina (OT): promove as contrações do útero no momento do parto e estimula a ejeção de leite materno pelas glândulas mamárias, sôbi estímulo da sucção do bebê.
Os hormônios citados e seus respectivos locais de ação são apresentados resumidamente no esquema a seguir.
Elaborado com base em: SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artméd, 2017. p. 210-211.
ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM
• Pesquisas evidenciam quê a ocitocina e outros hormônios podem estar envolvidos na regulação do humor e na sensação de bem-estar. Para conhecê-los, acéçi o sáiti a seguir.
O segredo da alegria? 7 ideias para estimular os hormônios do bem-estar. Publicado por: Né chionál Geográfic. Disponível em: https://livro.pw/mvojh. Acesso em: 10 ago. 2024.
Página noventa e um
Tireoide
A tireoide é uma glândula quê se localiza logo abaixo da laringe, anteriormente à traqueia, na região do pescoço. Essa glândula secreta três hormônios: a calcitonina (CT), a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4).
A calcitonina promove a diminuição dos níveis de cálcio no sangue.
A tri-iodotironina e a tiroxina, também chamada tetraiodotironina, participam da regulação do metabolismo. Esses hormônios promóvem o consumo de gás oxigênio necessário para a síntese de ATP, intensificando, assim, a respiração celular realizada nos tecídos do organismo. Além díssu, em conjunto com outros hormônios, estimulam o crescimento corporal.
Os hormônios T3 e T4 são constituídos, respectivamente, por três e por quatro hátomus de iôdo. Sua produção depende da disponibilidade de iôdo no organismo, quê póde sêr obtído pela ingestão de alimentos como peixes, mariscos, algas, espinafre e agrião. Além díssu, pela ingestão de sal de cuzinha, quê, no Brasil, é comercializado com adição de iôdo conforme a exigência prevista pela legislação do país. A iodação do sal é uma medida de saúde voltada à prevenção de problemas relacionados à deficiência de iôdo na população.
O mau funcionamento da tireoide póde afetar a qualidade de vida dos indivíduos. Por exemplo, pessoas quê apresentam hipotireoidismo, condição na qual a tireoide secreta quantidades insuficientes de T3 e T4, podem ter ganho de peso, cansaço e sono em excésso. Do contrário, pessoas quê apresentam hipertireoidismo, condição na qual a tireoide secreta quantidades excessivas de T3 e T4, podem ter perda de peso, aumento na freqüência cardíaca e suor excessivo.
Paratireoides
As paratireoides compreendem quatro glândulas localizadas atrás da tireoide. Elas secrétam o paratormônio (PTH), quê promove o aumento dos níveis de cálcio no sangue. Esse aumento póde ocorrer pela mobilização de cálcio presente nos óssos, pela reabsorção dêêsse íon pêlos rins ou pela absorção intestinal de cálcio dos alimentos.
O PTH atua em conjunto com a calcitonina, regulando a concentração de cálcio no sangue. Essa regulação é importante para a contração muscular, processo quê depende da presença de cálcio no tecido muscular.
Elaborada com base em: TORTORA, Guérrâr jôsef; dérikson, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara kúgam, 2016. Localizável em: p. 34 do pdf.
Página noventa e dois
Suprarrenais
As suprarrenais compreendem duas glândulas localizadas acima dos rins. Essas glândulas podem sêr divididas em duas regiões: o córtex, na porção periférica, e a medula, na porção interna. Essas regiões produzem hormônios distintos.
Elaborada com base em: TORTORA, Guérrâr jôsef; dérikson, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara kúgam, 2016. Localizável em: p. 873-874 do pdf.
Entre os hormônios produzidos pelo córtex das suprarrenais está o cortisol, responsável por regular algumas atividades metabólicas, promovendo a resistência ao estresse. Ele também póde atuar em respostas inflamatórias.
Um dos efeitos do cortisol é o aumento dos níveis de glicose no sangue. A glicose ésstra póde sêr utilizada pêlos tecídos na produção de ATP para combater as situações estressantes, quê incluem atividade física intensa, lesões físicas, períodos de jejum, tempera-túras extremas, medo, ansiedade etc. No entanto, em concentrações elevadas por períodos prolongados, o cortisol póde deprimir os processos envolvidos na defesa do organismo.
Os dois principais hormônios produzidos pela medula das suprarrenais são a adrenalina (ou epinefrina) e a noradrenalina (ou norepinefrina). Eles são secretados quando há estresse de curta duração, provocando alterações no organismo quê o preparam para a emergência – resposta conhecida como “luta ou fuga”.
Diante do susto causado pêlos latidos inesperados de um cachoorro de grande porte, por exemplo, é comum experienciar a respiração e os batimentos cardíacos acelerados. Tais alterações são causadas por esses hormônios, quê também promóvem o aumento dos níveis de glicose no sangue e do fluxo de sangue para o coração e para os músculos. Isso direciona gás oxigênio e glicose aos tecídos, aumentando a disponibilidade de energia necessária para agir em situações como essa.
Pâncreas
O pâncreas é um órgão localizado atrás do estoômago, na região ventral do corpo.
Como uma glândula mista, ele é constituído por células com função exócrina, quê secrétam o suco pancreático, e por células quê exibem função endócrina, quê será o assunto neste tópico.
As células endócrinas são encontradas em agregados denominados ilhotas pancreáticas ou ilhotas de Langerhans, em homenagem ao médico alemão poou Langerhans (1847-1888), quê as descreveu. Nesses agregados celulares, encontram-se diferentes tipos de células, como as células alfa, quê secrétam glucagon, e as células beta, quê secrétam insulina. Esses hormônios atuam na regulação dos níveis de glicose no sangue.
Página noventa e três
O glucagon é um hormônio quê tem como principal função elevar o nível de glicose no sangue. Isso é feito por meio da degradação de glicogênio, quê corresponde à forma como a glicose é armazenada no corpo humano. A degradação de glicogênio libera glicose na corrente sanguínea.
Por sua vez, a insulina é um hormônio quê diminui os níveis de glicose no sangue. A diminuição decorre da captação de glicose pelas células e do seu armazenamento na forma de glicogênio no fígado, processos estimulados pela insulina.
Nesse sentido, quando os níveis de glicose estão baixos, como ocorre em períodos de jejum, o glucagon é secretado, promovendo a degradação de glicogênio. Assim, os níveis de glicose no sangue são reestabelecidos. Por outro lado, quando se aumenta a concentração de glicose no sangue, como ocorre após as refeições, a insulina é secretada, promovendo a captação de glicose pelas células e seu armazenamento no fígado, na forma de glicogênio.
Elaborada com base em: TORTORA, Guérrâr jôsef; dérikson, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara kúgam, 2016. Localizável em: p. 1336 do pdf.
Elaborado com base em: REECE, diêine B. éti áu. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artméd, 2015. p. 910.
PENSE E RESPONDA
4 A diabetes é uma doença relacionada à produção e ao aproveitamento de insulina pelo organismo. Forme um grupo com seus côlégas e façam uma pesquisa sobre a doença. Registrem as informações encontradas no caderno.
Página noventa e quatro
Gônadas
O sistema genital e as características sexuais secundárias serão estudados posteriormente nesta Unidade.
As gônadas são órgãos do sistema genital responsáveis pela produção de gametas. No caso das mulheres, são os ovários, e, no caso dos homens, os testículos.
Além de produzirem gametas, as gônadas também dêsempênham função endócrina, pois produzem hormônios.
No caso das mulheres, os ovários produzem estrogênio e progesterona, hormônios sexuais femininos. O estrogênio é responsável pelo desenvolvimento dos órgãos genitais femininos e das características sexuais secundárias femininas, como o formato arredondado do corpo e o desenvolvimento das mamas. A progesterona, por sua vez, atua no preparo do corpo para a gravidez, em conjunto com outros hormônios.
Nos homens, os testículos secrétam a testosterona, hormônio sexual masculino. A testosterona é responsável pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e das características sexuais secundárias masculinas, como o aumento das massas muscular e óssea, o crescimento de pêlos no corpo e o engrossamento da voz.
Elaborada com base em: SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artméd, 2017. p. 200.
DIÁLOGOS DA NATUREZA
Doping esportivo
êste assunto permite um trabalho em conjunto com o componente curricular de Química. Mais informações nas Orientações para o professor.
O doping esportivo se caracteriza pelo uso de substâncias proibidas por um atleta para melhorar seu dêsempênho em competições esportivas. Além de sêr prejudicial ao corpo do atleta, o doping esportivo é ilegal, podendo levar à suspensão do atleta por um período ou ao seu banimento do esporte.
Entre as substâncias utilizadas no doping esportivo estão alguns hormônios. Os esteroides anabólicos androgênicos (EAA), ou anabolizantes, são um exemplo. Eles são derivados da testosterona, e entre seus efeitos estão o aumento da massa muscular e o ganho de fôrça pelo atleta.
Página noventa e cinco
ATIVIDADES
1. O quê são hormônios? Cite um exemplo, indicando seu local de produção e sua principal função no organismo.
2. Diferencie glândulas endócrinas, exócrinas e mistas. Cite um exemplo de cada uma delas.
3. O relógio biológico corresponde a um mecanismo de regulação das atividades diárias de um organismo. Um dos hormônios relacionados a essa regulação é a melatonina. Pesquise e identifique onde esse hormônio é produzido e suas funções no organismo.
4. Analise o gráfico a seguir, quê mostra a variação da concentração de insulina no sangue ao longo de um dia.
Fonte: NELSON, Daví Lí; COX, Michél Méfiu. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5. ed. Porto Alegre: Artméd, 2011. p. 937.
Com base nas informações do gráfico e em seus conhecimentos sobre a função da insulina no organismo, responda às kestões.
a) Em quais momentos do dia há uma maior concentração de insulina no sangue?
b) Qual é a função da insulina no organismo?
c) A insulina atua em conjunto com outro hormônio para regular os níveis de glicose no sangue. Que hormônio é esse?
d) Explique como esses hormônios regulam os níveis de glicose no sangue em períodos de jejum e após as refeições.
e) Um dos hormônios secretados durante o jejum é a grelina. Pesquise sobre o local onde esse hormônio é produzido e sua função no organismo.
5. O uso de celulares, tablets e outros aparelhos eletrônicos antes de dormir prejudica a qualidade do sono e póde comprometer a liberação do hormônio do crescimento (GH).
Considerando as informações apresentadas no texto e os seus conhecimentos sobre o assunto, faça o quê se propõe a seguir.
a) O GH é produzido por qual glândula?
b) Quais são os efeitos do GH no organismo?
c) Muitas crianças e adolescentes costumam utilizar aparelhos eletrônicos antes de dormir. No entanto, por comprometer a liberação de GH, esse hábito póde afetar seu desenvolvimento. Forme um grupo com os côlégas e pesquisem sobre os impactos ocasionados por esse hábito. A partir dos resultados da pesquisa, elaborem um panfleto digital informativo e o compartilhem com os demais estudantes da escola.
6. Algumas manobras realizadas ao andar de squêit em pistas e circuitos exibem alto grau de dificuldade. Por isso, ao realizá-las, é possível quê ocorram descargas de adrenalina no corpo, impulsionando os skeitistas a superar seus limites.
a) A adrenalina é secretada por qual glândula?
b) Qual é a função dêêsse hormônio no organismo?
c) Cite uma situação quê você tenha vivido em quê provavelmente ocorreu uma descarga de adrenalina em seu corpo.
Página noventa e seis
TEMA
8
Sistema genital e puberdade
Respostas e comentários dêste Tema estão disponíveis nas Orientações para o professor.
Leia o poema a seguir.
Um dia olhei no espêlho e vi meus pensamentos Notei quê ali estavam muitos sentimentos Quanto medo, ansiedade, dúvida, indecisão Seria eu o único quê percebe essa confusão?
Poema elaborado pêlos autores.
A adolescência é um período de mudanças. Nessa fase da vida, costu mam surgir sentimentos ainda não experimentados, quê podem gerar dúvidas, anseios e inseguranças. Nesse período, é comum realizar quêstionamentos sobre valores e condutas, o que póde resultar em novas formas de observar o mundo e de agir sobre ele. Por isso, a adolescência constitui uma fase importante na construção da identidade de uma pessoa.
Somadas às mudanças emocionais, também ocorrem transformações no corpo para a fase reprodutiva, configurando a puberdade, assunto quê será estudado neste Tema. Para compreender essas transformações, serão estudadas também as estruturas quê constituem os sistemas genitais masculino e feminino.
PENSE E RESPONDA
1 Você se identifica de alguma forma com o poema? Converse com seus côlégas sobre o assunto.
2 Durante a adolescência, ocorrem mudanças corporais bastante significativas. Como você se sente em relação às mudanças quê seu corpo passou ou está passando?
3 Durante a adolescência, além das mudanças corporais vivenciadas, quê outras transformações você percebe em relação às suas interações com o mundo ao seu redor? Como essas mudanças podem influenciar suas decisões em relação ao seu futuro, sua saúde e suas escôlhas no dia a dia?
Página noventa e sete
Sistema genital
O sistema genital está relacionado com a reprodução humana, a regulação hormonal e alguns aspectos da sexualidade humana, quê serão estudados adiante nesta Unidade. As estruturas quê formam o sistema genital masculino e feminino são distintas, conforme apresentado a seguir.
Sistema genital masculino
O sistema genital masculino é constituído por dois testículos envoutos pelo escroto, dois epidídimos, dois ductos deferentes, ducto ejaculatório, pênis e glândulas acessórias. As glândulas acessórias são: duas glândulas seminais, uma próstata e duas glândulas bulbouretrais.
Elaborada com base em: TORTORA, Guérrâr jôsef; dérikson, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara kúgam, 2016. Localizável em: p. 1422 do pdf.
Os testículos são as gônadas masculinas, responsáveis pela produção dos gametas masculinos: os espermatozoides. Como estudado, os testículos também produzem e secrétam testosterona, hormônio sexual masculino, e são envoutos por uma dobra de péle, em forma de bolsa, conhecida como escroto. A testosterona é responsável pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e pela manifestação das características sexuais secundárias masculinas, como o engrossamento da voz, o crescimento de pêlos no rrôsto e no corpo e o aumento da massa muscular e óssea.
O epidídimo se localiza logo acima de cada um dos testículos. Em seu interior, os espermatozoides completam sua maturação e adquirem mobilidade. Até quê ocorra a ejaculação, os espermatozoides ficam armazenados no epidídimo.
Na ejaculação, os espermatozoides passam por ductos musculares denominados ductos deferentes, quê partem cada qual de um epidídimo. Cada ducto deferente se une ao ducto da glândula seminal, formando o ducto ejaculatório. É no ducto ejaculatório quê os espermatozoides recebem as secreções produzidas pelas glândulas seminais.
Esse ducto se ábri na urétra, um canal localizado ao longo do pênis e pelo qual o fluido ejaculado é eliminado. Na urétra, os espermatozoides recebem as secreções produzidas pela próstata e pelas glândulas bulbouretrais. A urétra é uma via comum de eliminação da urína e do fluido ejaculado. No entanto, esses processos não ocorrem ao mesmo tempo.
Página noventa e oito
O pênis é um órgão constituído por massas de tecídos, pela urétra e pela glande, quê fica protegida por um tecido chamado prepúcio. As massas de tecido são o corpo esponjoso, localizado mais intérnamente e envolvendo a urétra, e os corpos cavernosos, localizados lateralmente.
Na excitação sexual, os espaços entre essas massas de tecido são preenchidos por sangue, fazendo com quê o pênis fique eréto. A ereção do pênis é necessária para sua penetração na vagina durante o ato sexual. Quanto à reprodução, o pênis é responsável por introduzir os espermatozoides no corpo da mulher.
Elaborada com base em: TORTORA, Guérrâr jôsef; dérikson, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara kúgam, 2016. Localizável em: p. 1438 do pdf.
Os espermatozoides
Os espermatozoides podem sêr divididos em três regiões principais: cabeça, corpo e cauda. Na cabeça, estão localizados o núcleo da célula e o acrossomo, uma vesícula quê apresenta enzimas quê auxiliam na penetração do espermatozóide no gameta feminino. No corpo, existe uma série de mitocôndrias, responsáveis pela síntese da energia utilizada na manutenção das funções metabólicas e na movimentação do espermatozóide. A cauda corresponde ao flagélo, quê confere mobilidade.
Os testículos iniciam a produção de espermatozoides na puberdade e continuam com essa produção ao longo da vida do homem.
Elaborada com base em: REECE, diêine. B. éti áu. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artméd, 2015. p. 1022.
Página noventa e nove
O ssemem
O fluido ejaculado pêlos homens é denominado ssemem. Ele é constituído pêlos espermatozoides e pelas secreções das glândulas acessórias.
As glândulas seminais se situam próximas à base da bexiga urinária. Sua secreção é espessa, amarelada e alcalina. A natureza alcalina da secreção auxilia a neutralizar a acidez da urétra masculina e da vagina, quê poderia inviabilizar os espermatozoides. Essa secreção também é rica em açúcares – importante fonte de energia para os espermatozoides.
A próstata se localiza na região inferior da bexiga urinária. Sua secreção dá o aspecto leitoso do ssemem e contém substâncias importantes para a síntese da energia utilizada pêlos espermatozoides, além de substâncias com ação contra bactérias.
As glândulas bulbouretrais localizam-se abaixo da próstata, ao redor da urétra. Sua secreção é alcalina, o quê também auxilia na neutralização dos ácidos da urína, quê podem estar presentes na urétra. Além díssu, durante a excitação sexual, secrétam um muco lubrificante.
Em condições normais, o volume ejaculado de ssemem é de 2,5 a 5 mL, sêndo quê cada mL contém entre 50 milhões e 150 milhões de espermatozoides.
Sistema genital feminino
O sistema genital feminino é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas, o útero, a vagina e o pudendo feminino, quê é o conjunto de órgãos genitais femininos externo. O pudendo feminino também é chamado de vulva e é constituído pêlos lábios maiores, lábios menóres e clitóris.
Elaborada com base em: TORTORA, Guérrâr jôsef; dérikson, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara kúgam, 2016. Localizável em: p. 1441 do pdf.
Página cem
Os ovários são as gônadas femininas, responsáveis pela produção dos gametas femininos: os ovócitos. Nos ovários, cada ovócito se encontra circundado por um conjunto de células quê o abrigam e o nutrem, formando um folículo ovariano. Os ovários também produzem e secrétam estrogênio e progesterona, hormônios sexuais femininos, como estudado anteriormente.
As tubas uterinas são canais quê partem da lateral do útero e se comunicam com os ovários. Os ovócitos prontos para serem fecundados são liberados pêlos ovários nas tubas uterinas. Em geral, um ovócito é liberado a cada mês nas tubas uterinas.
O útero é o órgão quê abriga o fétu durante a gravidez. Ele é formado por três camadas teciduais: o perimétrio, o miométrio e o endométrio. O perimétrio é a camada externa, de proteção. O miométrio é a camada intermediária, constituída por tecido muscular, cujas contrações auxiliam no nascimento do bebê no momento do parto. O endométrio é a camada mais interna, onde o futuro embrião se aloja e dá início à gravidez. Quando não há gravidez, partes do endométrio descamam, resultando na menstruação.
O útero póde sêr dividido nas regiões: fundo, corpo e colo. O colo do útero se ábri na vagina, um canal muscular quê recebe o pênis durante o ato sexual. É pela vagina quê a menstruação é êspelída e quê o bebê passa no nascimento, via parto normal.
Elaborada com base em: TORTORA, Guérrâr jôsef; dérikson, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara kúgam, 2016. Localizável em: p. 1448 do pdf.
Página cento e um
Os ovócitos
Os ovócitos são células esféricas imóveis, muito maiores quê os espermatozoides.
Os ovários iniciam e finalizam a produção dos ovócitos durante a vida intrauterina do fétu, enquanto esse se desen vólve no interior do corpo da mãe. Por isso, as meninas nascem com um número determinado de ovócitos, quê não aumenta ao longo de sua vida.
Contudo, esses ovócitos não estão prontos para serem fecundados. É a partir da puberdade quê se conclui a maturação de geralmente um ovócito a cada ciclo reprodutivo feminino, assunto quê sêrá estudado adiante. Com isso, cada ciclo possibilita a liberação, pelo ovário, de um ovócito pronto para ser fecundado, processo conhecido como ovulação.
Quando liberado, o ovócito é direcionado às tubas uterinas, local onde póde ocorrer a fecundação, isto é, a união entre um ovócito e um espermatozóide. Caso ela ocorra, forma-se um zigôto, quê será direcionado ao útero. Nesse trajeto, ele passa por algumas divisões celulares, formando uma massa celular quê se instala no endométrio, o quê configura uma gravidez. Se não houver fecundação, o ovócito também é direcionado ao útero, mas é eliminado do corpo junto à menstruação.
Puberdade
Desde o nascimento, o corpo humano passa por mudanças. Contudo, é na adolescência quê elas se tornam mais acentuadas, embora não ocorram ao mesmo tempo para todos. Em algumas pessoas, essas mudanças acontecem mais cedo; em outras, elas podem levar um tempo maior para se manifestar.
As mudanças corporais quê ocorrem na adolescência pódem causar desconforto e insegurança. A autoestima também pode sêr afetada, principalmente quando há uma pressão para se enquadrar em um padrão estético definido socialmente ou quando existem comparações com outras pessoas. Nessa fase, é preciso vivenciar essas mudanças como algo natural, entendendo-as como parte de um processo quê é diferente para cada pessoa.
As mudanças corporais quê ocorrem na adolescência são voltadas ao preparo do corpo para a reprodução. Elas são resultado da manifestação das características sexuais secundárias, o quê configura a puberdade.
A puberdade tem início por volta dos 10 anos, quando o hipotálamo inicia a secreção do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), hormônio quê estimula a hipófise a produzir e secretar o hormônio foliculoestimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), quê atuam sobre as gônadas.
ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM
• Para saber mais sobre as mudanças quê ocorrem na puberdade, leia: Sonya Renee Têilor. Celebre seu corpo: (e suas mudanças também!). São Paulo: Melhoramentos, 2022.
PENSE E RESPONDA
4 Todos os adolescentes possuem direitos básicos assegurados por lei. Você conhece seus direitos como adolescente? Forme um grupo com seus côlégas e realizem uma pesquisa sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Escolham um dos direitos quê constam nesse documento e elaborem uma apresentação digital sobre ele.
Página cento e dois
Nos meninos, o LH estimula a secreção de testosterona pêlos testículos, quê, junto ao FSH, estimula a produção de espermatozoides. Além díssu, a testosterona é responsável pela manifestação das características sexuais secundárias, como o desenvolvimento dos órgãos genitais; o crescimento de pêlos no rrôsto, nas axilas e na região púbica; o aumento da massa muscular; o engrossamento da voz e o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas etc.
Nas meninas, o LH e o FSH estimulam a secreção de estrogênio pêlos ovários, além de atuarem no ciclo reprodutivo feminino, provocando a ovulação e a liberação de outros hormônios relacionados à reprodução, como a progesterona.
O estrogênio é responsável pela manifestação das características sexuais secundárias femininas, como o desenvolvimento dos órgãos genitais; o alargamento do quadril; o desenvolvimento das mamas; o crescimento de pêlos nas axilas e na região púbica; o depósito de gordura em algumas regiões do corpo; o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas e a ocorrência da menarca. A menarca é o nome dado à primeira menstruação, quê póde ocorrer, geralmente, entre os 9 e 16 anos de idade, dependendo da pessoa.
A progesterona atua no preparo das glândulas mamárias para a produção de leite. Em conjunto com o estrogênio, prepara o útero para a gravidez.
A puberdade póde ter significados diversos conforme a cultura dos diferentes povos existentes no planêta.
Por exemplo, o povo indígena ticuna, quê habita principalmente a região amazônica do Brasil, da Colômbia e do Peru, costuma celebrar a passagem de meninas adolescentes para a vida adulta na Festa da Moça Nova. Essa celebração é iniciada a partir da menarca das jovens ticunas, quê costumam se manter reclusas por alguns dias em um cômodo da casa de sua família, recebendo conselhos de alguns membros, como a mãe ou a avó. Durante o período festivo, são realizados diversos rituais quê preparam as jovens para sua entrada na vida adulta.
PENSE E RESPONDA
5 Forme um grupo com seus côlégas e realizem uma pesquisa sobre o significado da puberdade para outros povos existentes em nosso país e ao redor do mundo. Elaborem uma apresentação digital a partir das informações encontradas e a compartilhem com a turma.
Página cento e três
Ciclo reprodutivo feminino
O ciclo reprodutivo feminino é um conjunto de mudanças cíclicas quê ocorrem nos ovários e no útero, voltadas para a liberação de um ovócito pronto para sêr fecundado e para o preparo do útero para uma possível gestação. Ele é iniciado na puberdade e interrompido por volta dos 50 anos.
O ciclo reprodutivo feminino póde sêr dividido em quatro fases, e tem duração variável entre as mulheres e também póde variar na mesma mulher. Como exemplo, considere um ciclo reprodutivo com duração de 28 dias.
A fase menstrual, também chamada de menstruação, tem duração média de cinco dias, correspondendo do 1º ao 5º dia do ciclo. Nessa fase, devido à queda dos níveis de estrogênio e de progesterona, ocorre a constrição dos vasos sangüíneos quê irrigam parte do endométrio, quê se desintegra, resultando no sangramento. O ovócito não fecundado é eliminado junto ao sangue.
A fase pré-ovulatória corresponde do 6º ao 13º dia do ciclo. Nesse período, sôbi influência do FSH, alguns folículos ovarianos continuam seu desenvolvimento. Os folículos ovarianos estimulam a secreção de estrogênio, quê reduz brevemente a secreção de FSH. Isso permite quê, geralmente, apenas um dos folículos, em um dos dois ovários, torne-se maduro e estimule o reparo do endométrio, quê volta a se tornar mais espêesso.
A elevação dos níveis de estrogênio estimula o aumento da secreção de LH. O pico de LH é responsável pela liberação do ovócito pronto para sêr fecundado durante a ovulação (ou fase ovulatória) quê ocorre no 14º dia do ciclo.
A fase pós-ovulatória corresponde do 15º ao 28º dia do ciclo. Nessa fase, sôbi influência do LH, as células remanescentes do folículo ovariano se transformam em corpo lúteo. O corpo lúteo estimula a secreção de estrogênio e de progesterona, resultando no espessamento e maior vascularização do endométrio. Caso não haja fecundação, os níveis dêêsses hormônios caem, resultando na menstruação.
As imagens representam eventos do ciclo reprodutivo feminino, considerando um ciclo de 28 dias. refórce com os estudantes quê se trata de um exemplo e que nêm todos os ciclos têm essa duração.
Elaborado com base em: TORTORA, Guérrâr jôsef; dérikson, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara kúgam, 2016. Localizável em: p. 1460-1461 do pdf.
Por convenção, o primeiro dia da menstruação marca o primeiro dia do ciclo reprodutivo feminino. Assim como o estrogênio, outro hormônio quê participa da inibição da produção do FSH é a inibina.
Página cento e quatro
ATIVIDADES
1. Quais são as mudanças quê ocorrem no corpo de meninas e de meninos durante a puberdade? Associe-as aos hormônios responsáveis.
2. O dia marcado no calendário a seguir, 18 de outubro de 2026, corresponde ao primeiro dia de menstruação de Ana. Considerando, para essa atividade, quê os ciclos reprodutivos dela tênham sempre a duração de 28 dias, responda às kestões quê seguem.
DOM |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
SÁB |
---|---|---|---|---|---|---|
1 |
2 |
3 |
||||
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
DOM |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
SÁB |
---|---|---|---|---|---|---|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
a) O quê é o ciclo reprodutivo feminino? Quais hormônios atuam nele?
b) Indique os dias correspondentes à fase menstrual de Ana e explique os principais eventos quê ocorrerão nessa fase.
c) Quando será a ovulação de Ana?
d) Indique os dias correspondentes à fase pós-ovulatória de Ana e explique os principais eventos quê ocorrerão nessa fase.
e) Indique o dia em quê se iniciará o próximo ciclo reprodutivo de Ana.
3. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata e o câncer de colo de útero estão entre os tipos de câncer mais comuns na população brasileira. A respeito do assunto, responda.
a) Qual é a função da próstata no organismo do homem?
b) Qual é a função do útero no organismo da mulher?
c) A conscientização dêêsses tipos de câncer é enfatizada pelas campanhas Março Lilás e Novembro Azul. Forme um grupo com seus côlégas e realizem uma pesquisa sobre essas campanhas. Elaborem um panfleto com as informações pesquisadas e o entreguem à comunidade escolar, buscando incentivar o autocuidado da população.
4. Existem exames capazes de verificar a fertilidade de homens e de mulheres. No caso dos homens, normalmente, é feito um exame denominado espermograma, quê analisa a composição do ssemem ejaculado. Observe as informações a seguir, quê representam os parâmetros analisados neste exame.
Fonte: Dados fictícios.
A respeito do assunto, faça o quê se propõe a seguir.
a) Pesquise um espermograma e explique o quê os parâmetros motilidade, morfología e concentração analisam.
b) Considerando os valores de referência para cada um dos parâmetros, é possível afirmar quê o paciente quê realizou esse exame é fértil? Justifique sua resposta.
c) Qual é a constituição do ssemem e qual o trajeto percorrido pêlos espermatozoides durante a ejaculação?
5. A manutenção da saúde genital envolve a adoção de boas práticas de higiene. Realize uma pesquisa a respeito das formas corretas de higienizar seus órgãos genitais externos e registre-as em seu caderno.
Página cento e cinco
TEMA
9
Gestação e parto
Respostas e comentários dêste Tema estão disponíveis nas Orientações para o professor.
Durante o século XVII, existiam duas linhas de pensamento sobre a origem do sêr humano: os ovistas e os espermistas. Ambas as linhas tí-nhão o pensamento pré-formista, ou seja, de quê o sêr humano já estava pronto antes de nascer. O quê mudava era quê os ovistas afirmavam quê o sêr humano estava pronto dentro do ovócito e, para os espermistas, no interior dos espermatozoides.
Com o desenvolvimento de microscópios mais potentes e com o avanço dos estudos, as linhas de pensamento pré-formistas foram refutadas. Hoje, sabe-se quê a formação do sêr humano se inicia na fecundação e quê seu desenvolvimento ocorre ao longo da gestação. Esses são alguns dos assuntos quê serão abordados neste Tema.
PENSE E RESPONDA
1 A ilustração apresentada foi feita pelo matemático e físico holan-dêss Nicolaas Hartsoeker (1656-1725) em 1694. Considerando a imagem produzida por ele, é possível presumir quê esse cientista era adepto de qual concepção pré-formista: ovista ou espermista?
2 Diferentemente do quê supunha o pensamento pré-formista, o período de formação e de desenvolvimento inicial do sêr humano ocorre no útero materno, durante a gestação. Ao longo dêêsse processo, a gestante deve realizar alguns exames e manter acompanhamento médico com especialistas. Qual é a importânssia dêêsses cuidados durante a gestação? Você conhece algum dos exames quê devem sêr realizados na gestação?
3 Você já conviveu com alguma gestante e compartilhou com ela as expectativas e sentimentos vivenciados durante esse processo? O quê você pensa sobre isso? Converse com os côlégas.
Gestação
Considerando quê a gestação se inicie a partir do último dia da menstruação, ela terá duração de aproximadamente 40 semanas. Também é possível considerar quê a gestação se inicie a partir da fecundação. Nesse caso, ela terá duração de cerca de 38 semanas.
A gestação humana tem duração de cerca de 40 semanas. Ela envolve alguns eventos, tais como, a fecundação dos gametas, a implantação da massa celular em desenvolvimento no endométrio e o desenvolvimento do novo indivíduo durante a vida intrauterina. Nos estágios iniciais do desenvolvimento humano, o novo indivíduo é denominado embrião; nos estágios subsequentes, passa a sêr chamado fétu.
A seguir, esses eventos serão estudados com mais dêtálhes.
Página cento e seis
Da fecundação à implantação
A fecundação corresponde à união de um espermatozóide com um ovócito maduro. Para quê isso ocorra, é necessário havêer o encontro dêêsses dois gametas. Naturalmente, isso ocorre nas tubas uterinas, por meio do ato sexual. Com a ejaculação, milhões de espermatozoides são depositados no interior da vagina. Apenas parte deles é capaz de percorrer o útero e chegar às tubas uterinas. Caso encontrem um ovócito maduro, no geral, apenas um dos espermatozoides será capaz de penetrá-lo e fecundá-lo.
Da fecundação, forma-se um zigôto, uma célula quê dará origem a todas as células quê formarão um novo organismo. O zigôto passa por algumas divisões celulares enquanto é conduzido ao útero, formando um conjunto de células denominado mórula, entre 3 e 4 dias após a fecundação.
Cerca de 5 dias após esse evento, a massa celular sofre modificações e passa a sêr chamada de blastocisto. O blastocisto é constituído por duas pôr-ções celulares: o trofoblasto quê compreende as células periféricas quê participam da formação da placenta; e o embrioblasto quê corresponde à massa celular interna quê se desenvolverá no embrião.
Elaborada com base em: TORTORA, Guérrâr jôsef; dérikson, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara kúgam, 2016. Localizável em: p. 1493 do pdf.
Página cento e sete
Cerca de 6 dias após a fecundação, o blastocisto entra em contato com o endométrio e inicia a implantação (ou nidação). Durante esse processo, o trofoblasto se prolifera e parte de suas células formam prolongamentos quê se estendem em direção ao endométrio. À medida quê se implanta, o blastocisto secreta enzimas quê digerem parte da parede do endométrio, até sêr completamente circundado por ele. Também ocorre a formação de novos vasos sangüíneos, tornando o endométrio mais vascularizado.
Elaborada com base em: MOORE, Keith Leôn; PERSAUD, Trivedi Vidhya Nandan; TORCHIA, márk grégôri. Embriologia básica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara kúgam, 2022. Localizável em: p. 84, 92 do pdf.
A implantação do blastocisto é finalizada durante a 2ª semana do desenvolvimento embrionário. Nesse período, também começam a sêr formadas estruturas extraembrionárias, importantes para a proteção e a nutrição do embrião. Entre as estruturas formadas, estão o âmnio, o saco vitelínico e o córion.
O âmnio é formado por uma membrana quê envolve o embrião, e seu interior é preenchido pelo líquido aminiótico. Esse líquido é compôzto de uma mistura de á gua, sais minerais, gorduras e proteínas. O líquido aminiótico amortece impactos, protége o embrião de choques mecânicos, regula a tempera-túra corporal do embrião e evita seu ressecamento.
O saco vitelínico fornece nutrientes ao embrião durante as primeiras semanas de desenvolvimento, até quê o cordão umbilical e a placenta se desenvolvam.
O córion envolve o embrião e as outras estruturas extraembrionárias (o âmnio e o saco vitelínico). Uma de suas funções é possibilitar as trocas gasosas entre o embrião e o corpo materno.
Ao final da 2ª semana do desenvolvimento, uma parte do córion e uma parte do tecido endometrial se modificam e iniciam a formação da placenta. A placenta é o principal local de troca de nutrientes e de resíduos entre a mãe e o embrião (futuro feto).
Página cento e oito
Desenvolvimento embrionário e fetal
Após a implantação, o embrião cresce. Já nas primeiras semanas de desenvolvimento, suas células começam a se organizar em grupos quê formarão tecídos e órgãos. A partir da 3ª semana do desenvolvimento, inicia-se a formação da notocorda, uma estrutura cilíndrica quê percórre a região dorsal do embrião, e quê, posteriormente, será substituída pela coluna vertebral. A notocorda induz a formação de estruturas quê irão originar o sistema nervoso. Nesse período, também se inicia a formação de células sanguíneas, de vasos sangüíneos simples e do coração, de modo quê, ao final da 4ª semana, o coração já bate e bombeia sangue.
4 SEMANAS DE GRAVIDEZ
A partir da 4ª semana do desenvolvimento, os principais órgãos do embrião começam a se formár. Nesse período, a placenta começa a funcionar, substituindo, aos poucos, as funções desempenhadas inicialmente pelo córion e pelo saco vitelínico. As trocas realizadas pela placenta são facilitadas pelo cordão umbilical, uma estrutura vascularizada quê a conecta ao embrião (futuro feto). Com oito semanas, o embrião já apresenta o encéfalo, os intestinos, o fígado, o pâncreas, o nariz, os olhos e os membros, além do coração, citado anteriormente.
10 SEMANAS DE GRAVIDEZ
Página cento e nove
24 SEMANAS DE GRAVIDEZ
A partir da 9ª semana, os tecídos e órgãos formados crescem e se diferenciam. A partir da 12ª semana, o local de formação de boa parte dos óssos já está designado. Na 14ª semana, os olhos e as orelhas já estão nas posições quê ocuparão definitivamente.
A partir da 17ª semana, os movimentos do fétu podem sêr sentidos na barriga. Nesse período, também se inicia a formação de gordura marrom, uma camada de gordura quê fornece calor ao recém-nascido. Por volta da 20ª semana, sobrancelhas e cabêlos são formados. Até a 24ª semana, ocorre ganho de peso considerável e as unhas estão formadas. É neste período (20ª a 24ª semana) quê ocorre o início das respostas a estímulos sonoros pelo fétu.
Até a 29ª semana, os pulmões do fétu se desenvolveram o suficiente e podem realizar trocas gasosas. Entre a 35ª e a 38ª semana, o crescimento do fétu ocorre d fórma desacelerada. Ao completar 38 semanas após a fecundação, o bebê tem cerca de 50 cm de comprimento e massa de, em média, 3,4 kg e está pronto para o nascimento.
38 SEMANAS DE GRAVIDEZ
Elaborado com base em: MOORE, Keith Leôn; PERSAUD, Trivedi Vidhya Nandan; TORCHIA, márk grégôri. Embriologia básica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara kúgam, 2022. Localizável em: p. 186 do pdf.
Página cento e dez
Gestação de gêmeos
A incidência de gestações múltiplas diminui conforme o número de embriões aumenta.
De modo geral, apenas um embrião é formado por gestação. Quando dois ou mais embriões se dêsênvólvem ao mesmo tempo no útero, há uma gestação múltipla. Em casos de gestação múltipla, a de gêmeos é a mais comum.
Os gêmeos podem sêr monozigóticos ou dizigóticos.
Os gêmeos monozigóticos se originam a partir de um único zigôto, quê, após as primeiras divisões celulares, se divide em duas massas celulares independentes. Cada uma se desen vólve em um embrião distinto. Os gêmeos monozigóticos compartilham a mesma placenta, mas apresentam âmnios separados. Eles são do mesmo sexo, geneticamente idênticos e muito similares em sua aparência física. Por isso, são chamados popularmente de gêmeos idênticos.
Os gêmeos dizigóticos se originam de zigotos distintos. Ocorrem duas fecundações: dois ovócitos maduros são liberados pelo ovário e cada um deles é fecundado por um espermatozóide distinto. Na gestação de gêmeos dizigóticos, existem duas placentas e dois âmnios diferentes. Podem apresentar o mesmo sexo ou sexos distintos. Além díssu, cada um deles apresenta seu próprio conjunto de genes, e sua aparência física póde sêr como a de dois irmãos de gestações diferentes. Por isso, são chamados popularmente de gêmeos fraternos.
Elaborado com base em: MOORE, Keith Leôn; PERSAUD, Trivedi Vidhya Nandan; TORCHIA, márk grégôri. Embriologia básica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara kúgam, 2022. Localizável em: p. 218, 220 do pdf.
DIÁLOGOS DA NATUREZA
êste assunto permite um trabalho em conjunto com o componente curricular de Física. Mais informações nas Orientações para o professor.
Assistência pré-natal
Durante a gravidez, é importante quê seja realizado um acompanhamento por profissionais da área da saúde, o quê se denomina assistência pré-natal. Esta inclui consultas regulares com obstetra e exames clínicos específicos durante o período gestacional, buscando evitar e/ou diagnosticar eventuais condições quê possam acometer gestantes e bebês, para quê haja o devido acompanhamento durante ou mesmo após o parto.
Um dos exames realizados é a ultrassonografia, um exame não invasivo quê usa ondas sonóras de alta freqüência para produzir imagens de órgãos e tecídos internos. No caso das gestantes, o exame possibilita visualizar o bebê em desenvolvimento no interior do útero, determinar seu tamãnho, estimar sua idade, detectar seus batimentos cardíacos etc.
PENSE E RESPONDA
4 Realize uma pesquisa sobre as principais vantagens e os objetivos da assistência pré-natal ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à saúde materna e infantil.
Página cento e onze
Parto
O nascimento do bebê, também chamado de parto, encerra a gestação. Ele póde sêr realizado naturalmente ou por meio de uma cirurgia, chamada cesariana.
No parto normal, ocorre uma série de contrações uterinas quê promóvem a dilatação do colo do útero. Quando a dilatação está completa, as contrações uterinas possibilitam a expulsão do bebê pela vagina. Por fim, ocorre a saída da placenta do corpo da mãe.
Elaborada com base em: TORTORA, Guérrâr jôsef; dérikson, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara kúgam, 2016. Localizável em: p. 1521 do pdf.
Quando o bebê nasce, corta-se o cordão umbilical. Parte dele permanéce conectado ao bebê por alguns dias, até quê comece a secar e káia. Forma-se, então, um tecido de cicatrização sobre a região, cuja cicatriz é denominada umbigo.
Em casos em quê há complicações quê impeçam a saída natural do bebê pela vagina, ou quê coloquem em risco a saúde materna ou do bebê, o parto póde sêr realizado por meio de uma cirurgia denominada cesariana. Nela, é realizado um kórti no abdômen da mãe, por onde o bebê é retirado.
Amamentação
A amamentação, ou aleitamento materno, é importante para a nutrição e a proteção do bebê, além de trazer benefícios à mãe.
Nos primeiros dias após o parto, as glândulas mamárias produzem o colostro, uma secreção líquida rica em anticorpos, quê auxiliam na defesa do organismo contra várias doenças. Logo, ele é substituído pelo leite, quê contém á gua e nutrientes necessários ao desenvolvimento do bebê. O leite materno deve sêr o único alimento do bebê até os primeiros seis meses de vida, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (hó ême ésse). Após esse período, outros alimentos podem sêr introduzidos, com a orientação de profissionais da área da saúde.
A amamentação contribui para a retração do útero e fortalece o vínculo materno com o bebê.
Página cento e doze
ATIVIDADES
1. Quais são os principais eventos envolvidos na gestação humana?
2. De modo geral, o nascimento da criança se dá por parto normal. Contudo, em alguns casos, é necessária a realização de cesariana. Explique a diferença entre os tipos de parto e indique as situações em quê cada um costuma sêr realizado.
3. Quais são os benefícios da amamentação aos bebês? E às mães?
4. Quando não é possível ocorrer uma gravidez por vias naturais, pode-se recorrer à reprodução assistida, quê é auxiliada por diversas técnicas médicas, como a fertilização in vítro. Nessa técnica, são coletados gametas masculinos e femininos dos parceiros, e a fecundação é realizada em laboratório. A massa celular é cultivada por alguns dias, e, então, introduzida no útero para sêr implantada.
Considerando as informações apresentadas e os seus conhecimentos sobre reprodução humana, faça o quê se propõe a seguir.
a) Compare como ocorre uma gravidez por vias naturais e por meio da técnica de fertilização in vítro.
b) Forme um grupo com seus côlégas, façam uma pesquisa sobre aspectos positivos e negativos da fertilização in vítro e os registrem em seu caderno. Organizem um debate com a turma sobre o tema.
5. Analise a fotografia e responda às kestões a seguir.
a) Os gêmeos da fotografia são monozigóticos ou dizigóticos? Justifique sua resposta.
b) Explique como ocorre a concepção de gêmeos como os da fotografia.
6. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o programa Rede de Atenção Materna e Infantil, por meio do qual é fornecida atenção e assistência à mulher durante o planejamento reprodutivo, a gravidez, o parto e o período pós-parto, bem como à criança em desenvolvimento. O programa inclui os serviços de assistência pré-natal. Faça uma pesquisa sobre os principais exames a serem realizados durante o pré-natal e suas finalidades. Registre em seu caderno os resultados encontrados.
Página cento e treze
Saiba mais
Teste de gravidez
Os testes de gravidez podem confirmar suspeitas de gravidez. Eles detectam a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) no corpo, quê começa a sêr produzido pela mulher após a implantação do blastocisto no endométrio.
Alguns tipos de testes de gravidez são capazes de detectar a presença dêêsse hormônio na urína. Geralmente, esses testes contam com uma hás-te flexível quê apresenta uma membrana absorvente em uma das pontas. Essa ponta deve entrar em contato com a urína. Após alguns segundos, conforme a urína é absorvida, forma-se uma linha contrôle na hás-te. Caso ocorra a formação de uma nova linha, chamada de linha teste, o resultado é positivo. Do contrário, o resultado é negativo. A linha teste póde ter intensidade de côr variável (tão intensa quanto a linha contrôle a quase imperceptível). Em todos os casos o resultado é considerado positivo. Também existe a possibilidade de obtêr resultados inconclusivos, sêndo necessário refazer o teste.
ATIVIDADES
1. Considere quê uma mulher tenha obtído um resultado negativo ao realizar o teste de urína no primeiro dia de atraso menstrual. É possível quê o resultado dêêsse teste não tenha sido correto? Se necessário, realize uma pesquisa para auxiliar na elaboração de sua resposta.
2. Considere quê você e mais três côlégas sêjam responsáveis por elaborar algumas informações da bula do teste, como as instruções de realização e a interpretação dos resultados. Elaborem, em grupo, um panfleto com essas informações. Se necessário, realizem uma pesquisa complementar. Apresentem o panfleto ao restante da turma.
3. Embora os testes de gravidez sêjam confiáveis, é importante quê a gravidez seja confirmada por exames pedidos pelo médico. Contudo, o acesso aos testes de gravidez não é igualitário, seja por kestões financeiras ou sociais. Dessa forma, muitas mulheres podem descobrir quê estão grávidas quando a gestação já está avançada. Quais são os possíveis problemas de situações como essa?
Página cento e quatorze
TEMA
10
Contracepção e prevenção de ISTs
Analise a situação retratada pela tirinha a seguir.
Respostas e comentários dêste Tema estão disponíveis nas Orientações para o professor.
PENSE E RESPONDA
1 Qual é a mensagem transmitida pela tirinha?
2 Se você passasse por uma situação semelhante à da tirinha, qual seria sua reação? Por quê?
Toda pessoa tem o direito de decidir se quer ou não ter filhos, bem como quantos e qual é o melhor momento para tê-los. Isso é chamado de planejamento familiar, direito assegurado pela Constituição Federal Brasileira.
Para o planejamento familiar, são ofertados serviços básicos de assistência à família voltados para assegurar a saúde da mãe e do bebê, durante e após a gestação ou para evitar uma gravidez não desejada, por meio do uso de métodos contraceptivos.
Além díssu, é importante quê os parceiros adotem ações para se protegerem de infekições sexualmente transmissíveis (ISTs), como a aids e a sífilis. O preservativo masculino é o método mais utilizado para essa finalidade e seu uso corresponde a um ato de responsabilidade entre os parceiros.
Página cento e quinze
Pílulas anticoncepcionais: algumas pílulas apresentam ambos os hormônios; outras, apenas um deles. As pílulas podem sêr contraindicadas em muitos casos quando há a possibilidade de agravar doenças pré-existentes ou de causar complicações na saúde de quem as ingére. Além díssu, podem provocar efeitos colaterais, como dores de cabeça, tontura, cansaço, enjoos, vômitos, acne, manchas escuras na péle do rrôsto, alterações de humor, entre outros.
Métodos contraceptivos
Os métodos contraceptivos têm a função de evitar uma gravidez indesejada. Há uma série de métodos, quê incluem objetos, medicamentos ou procedimentos cirúrgicos. No entanto, a maioria deles não oferecem proteção contra ISTs. Além díssu, não apresentam 100% de eficácia para a contracepção. Analise alguns deles.
Pílulas anticoncepcionais
Medicamentos orais quê contêm hormônios sintéticos, similares aos hormônios sexuais femininos – o estrogênio e a progesterona. Inibem a ovulação e dificultam a passagem dos espermatozoides no útero por alterarem a viscosidade do muco contido no útero. Quando utilizadas adequadamente, apresentam índice de falha de cerca de 0,3%. Seu uso deve sêr realizado sôbi orientação médica, pois existem diversos efeitos colaterais. Não protegem contra ISTs.
Pílula anticoncepcional de emergência (pílula do dia seguinte)
Medicamento com altas doses de hormônios, similares aos sexuais femininos. Impede ou retarda a ovulação e reduz a capacidade de fecundação dos ovócitos. póde causar náuseas, vômitos, dores de cabeça, sangramentos e desregular o ciclo reprodutivo feminino. Por provocar sérias consequências à saúde das mulheres, seu uso deve sêr evitado e restrito somente a situações emergenciais, sôbi orientação médica. Seu índice de falha póde variar conforme o período em quê é utilizada. Não protége contra ISTs.
Diafragma
Objeto de látex ou de silicone quê é inserido pelo canal vaginal antes da relação sexual e retirado de 6 a 8 horas depois. Atua como uma barreira, evitando quê os espermatozoides cheguem ao útero. Seu uso póde sêr combinado com gel espermicida, quê promove a morte dos espermatozoides, aumentando a eficácia da contracepção. Juntos, apresentam índice de falha entre 6% e 16%. Não protége contra ISTs.
Dispositivo intrauterino (DIU)
Objeto de plástico, quê contém hormônios ou é recoberto por cobre, geralmente em formato de T. Deve sêr inserido e retirado do interior do útero por um profissional de saúde treinado. póde permanecer no útero por 5 a 10 anos, ou até quê se deseje engravidar. Dificulta o encontro dos espermatozoides e do ovócito. Seu índice de falha varia entre 0,5% e 0,8%. Não protége contra ISTs.
Página cento e dezesseis
Laqueadura
Método contraceptivo cirúrgico considerado permanente, pois evita a possibilidade de gravidez definitivamente para a maioria das pessoas. As tubas uterinas são cortadas e suas extremidades são amarradas, cauterizadas ou fechadas com grampos, interrompendo a passagem dos espermatozoides e impedindo quê cheguem até o ovócito. Não protége contra ISTs.
Vasectomia
É também um método contraceptivo cirúrgico. Os ductos deferentes são cortados, suas extremidades são amarradas, cauterizadas ou fechadas com grampos, impedindo quê os espermatozoides cheguem à urétra durante a ejaculação. O fluido ejaculado, nesse caso, contém apenas as secreções produzidas pelas glândulas acessórias. Não protége contra ISTs.
Preservativos
Também conhecidos como camisinhas, normalmente são feitos de látex e contêm substâncias lubrificantes. Existem preservativos masculinos (externos) e femininos (internos).
Os preservativos masculinos consistem em uma capa quê envolve completamente o pênis, impedindo seu contato direto com as mucosas da vagina ou de outras regiões do corpo. Devem sêr desenrolados cuidadosamente e colocados no pênis eréto antes do início da relação sexual. Quando utilizados corretamente, seu índice de falha contra a gravidez é de 2%. O índice de falha aumenta quando não são utilizados adequadamente, chegando a 15%.
Os preservativos femininos consistem em um tubo com um anel menor em uma das extremidades, quê deve sêr introduzido na vagina, e um anel maior, quê deve ficar para fora do corpo, cobrindo o pudendo feminino. Devem sêr inseridos antes do início da relação sexual e impedem a entrada dos espermatozoides no corpo da mulher. Quando utilizados corretamente, seu índice de falha contra a gravidez é de 5%. O índice de falha aumenta quando não são utilizados adequadamente, chegando a 21%.
Os preservativos atuam como uma barreira aos espermatozoides e ao ssemem e protegem contra a transmissão de agentes infekissiósos entre parceiros sexuais. São, portanto, o único método contraceptivo quê oferece dupla proteção: evitam uma gravidez indesejada e protegem contra ISTs.
A eficácia dos preservativos depende do seu uso adequado. As embalagens devem sêr abertas com as mãos, evitando quê os preservativos sêjam perfurados ou rasgados. Depois de utilizados, os preservativos devem sêr removidos com cuidado; sua abertura deve sêr amarrada com um nó e devem sêr descartados em uma lixeira de rejeitos, como a do banheiro. Os preservativos não devem sêr reaproveitados e não devem sêr utilizados simultaneamente com outro preservativo, pois o atrito entre eles póde os rompê-los.
Os preservativos são disponibilizados gratuitamente nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais informações a respeito dos métodos contraceptivos devem sêr obtidas com profissionais de saúde especializados, como ginecologistas, urologistas ou proctologistas.
Como os métodos contraceptivos não são totalmente eficazes e nem todos previnem a transmissão de agentes infekissiósos, é importante quê a escolha deles seja feita sôbi orientação médica. A segurança das relações sexuais deve sêr de responsabilidade compartilhada.
Página cento e dezessete
infekições sexualmente transmissíveis (ISTs)
As infekições sexualmente transmissíveis (ISTs) são infekições causadas por bactérias, vírus ou protozoários, transmitidas, principalmente, pelo contato sexual (oral, vaginal e anal) com pessoas infekitadas. Outras formas de transmissão são da mãe infectada para a criança, durante a gestação, o parto ou a amamentação; ou, em alguns casos, pelo contato de mucosas ou de feridas presentes na péle com secreções corporais contaminadas.
Nas relações sexuais, o uso de preservativos protége contra a transmissão das ISTs.
No caso do aparecimento de sintomas, um(a) médico(a) deve sêr consultado(a) para prescrever tratamentos adequados para cada caso. A seguir são apresentadas algumas ISTs.
Herpes genital
A herpes genital é causada por um vírus quê tem alta circulação entre as pessoas, pois uma parte significativa dos infectados não desen vólve sintomas. Quando presentes, os sintomas podem incluir coceira, lesões avermelhadas com bolhas na região genital e anal, ardência ao urinar, febre e mal-estar. póde ocorrer corrimento vaginal quando a infekição acomete o colo do útero e corrimento uretral quando atinge a urétra.
PENSE E RESPONDA
3 Faça uma pesquisa e identifique os agentes causadores da clamídia e da gonorreia, como eles são transmitidos, quais são seus sintomas e qual é a prevenção para essas infekições.
infekição pelo vírus do papiloma humano (HPV)
O vírus do papiloma humano (HPV) é o nome dado a um conjunto de diversos tipos de vírus quê inféktam a péle ou as mucosas (oral, genital ou anal).
Normalmente, a infekição pelo HPV é assintomática, mas podem aparecer lesões e verrugas na bôca, na garganta, no pudendo feminino, na vagina, no pênis, no ãnus e no colo do útero. Também podem ocorrer irritação e coceira na região genital. Alguns tipos de HPV podem causar câncer, sobretudo no colo do útero.
A forma de prevenção mais eficaz para a infekição pelo HPV é a vacinação, o quê não descarta a importânssia do uso dos preservativos nas relações sexuais para prevenir a infekição por HPV e outras ISTs. Também é importante quê a mulher faça, periodicamente, o exame preventivo para o HPV. Esse exame auxilia a identificar eventuais células alteradas quê revestem o colo do útero, permitindo quê sêjam tratadas a tempo de impedir o desenvolvimento de um tumor.
Página cento e dezoito
Sífilis
A sífilis é causada pela bactéria da espécie Treponema pallidum. A transmissão ocorre por meio do contato sexual com parceiros contaminados em relações sexuais desprotegidas. Outras formas de transmissão são da mãe contaminada para o bebê, durante a gestação ou o parto; ou pelo contato com o sangue contaminado, diretamente ou por transfusões.
Existem diversas manifestações clínicas da sífilis, quê varíam conforme o estágio da doença. Sintomas podem incluir: feridas na região genital, no ãnus, na bôca ou em outras regiões da péle; manchas pelo corpo, acompanhadas de febre, mal-estar e dores de cabeça; e lesões na péle, nos óssos, no sistema cárdio vascular e no sistema nervoso. Em estágios avançados, o indivíduo póde sêr levado a óbito.
É importante quê gestantes façam exames para a detecção de sífilis durante o pré-natal para evitar a contaminação do bebê.
áids
A aids (sigla em inglês para síndrome da imunodeficiência adquirida)
é causada pelo vírus agá hí vê (sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana). O vírus agá hí vê ataca parte das células do sistema imune humano, quê atua na defesa do organismo. Por isso, pessoas infectadas pelo vírus podem apresentar baixa imunidade, sêndo suscetíveis a diversas doenças. Essa condição caracteriza a aids.
A manifestação da doença nem sempre ocorre em todos os portadores do vírus agá hí vê. Muitos permanecem assintomáticos, mas, ainda assim, podem transmitir o agá hí vê a outras pessoas por meio de relações sexuais desprotegidas. Outras formas de transmissão são da mãe infekitada para o filho, durante a gestação, parto ou amamentação; pelo compartilhamento de seríngas contaminadas; ou, ainda, por transfusões de sangue contaminado.
De modo a conscientizar a população sobre a infekição pelo agá hí vê, a aids e outras ISTs, no Brasil, é realizada a campanha Dezembro Vermelho. Ao longo do mês de dezembro, são realizadas ações educativas quê ampliam o acesso à informação sobre as ISTs, destacando formas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Os serviços de assistência às pessoas quê vivem com o agá hí vê também são ampliados.
PENSE E RESPONDA
4 Forme um grupo com seus côlégas e elaborem um vídeo sobre a importânssia do uso de preservativos na prevenção de ISTs. Compartilhem o vídeo nas rêdes sociais da escola.
Página cento e dezenove
ATIVIDADES
1. O quê significa dizêr quê a escolha dos métodos contraceptivos a serem utilizados nas relações sexuais é de responsabilidade compartilhada?
2. Uma professora de Ciências da Natureza solicitou aos estudantes quê escrevessem em um papel, anonimamente, eventuais dúvidas quê tivessem sobre métodos contraceptivos, para quê ela as explicasse.
Leia algumas dúvidas quê surgiram e responda às kestões a seguir.
Usar dois preservativos aumenta a eficácia na contracepção?
A pílula do dia seguinte póde sêr ingerida em quê situações?
Os anticoncepcionais são capazes de prevenir contra infekições sexualmente transmissíveis?
a) Quais foram as possíveis respostas obtidas pêlos estudantes quê escreveram essas dúvidas?
b) Forme um grupo com seus côlégas e escrevam anonimamente suas dúvidas sobre o assunto. Compartilhem suas dúvidas com outro grupo, quê deve respondê-las a toda a classe.
3. O coito interrompido corresponde ao ato de retirar o pênis da vagina momentos antes da ejaculação. Esse método não apresenta eficácia na contracepção, pois alguns espermatozoides podem sêr eliminados na vagina junto a fluidos lubrificantes, antes mesmo da ejaculação. Além díssu, não protége contra ISTs.
A respeito do assunto, responda às kestões a seguir.
a) Escolha dois métodos contraceptivos quê apresentem maior eficácia do quê o método exposto e explique seus mecanismos de ação.
b) Qual método contraceptivo é também capaz de proteger contra ISTs?
4. Analise a fotografia e responda às kestões a seguir.
a) A cena representada na fotografia configura uma forma de transmissão do agá hí vê? Explique sua resposta.
b) Cite formas de transmissão do agá hí vê e formas em quê o agá hí vê não póde sêr transmitido.
c) Forme um grupo com seus côlégas e conduzam uma entrevista com diferentes membros da comunidade escolar a respeito do agá hí vê. Realizem as seguintes perguntas.
• Qual é a diferença entre agá hí vê e aids?
• Quais são as formas de transmissão do agá hí vê?
Analisem estatisticamente as respostas obtidas. A partir dêêsses dados, produzam panfletos informativos sobre o tema, quê devem sêr entregues à comunidade escolar, buscando conscientizá-la.
5. Analise o gráfico a seguir quê apresenta a evolução dos casos de sífilis no Brasil entre os anos de 2012 e 2022.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Boletim epidemiológico: sífilis 2023. Brasília, DF: MS: SVS, out. 2023. p. 11. Disponível em: https://livro.pw/croey. Acesso em: 29 ago. 2024.
Com base nos dados apresentados, responda às kestões a seguir.
a) O quê é possível afirmar a respeito dos casos de sífilis no período considerado?
b) Quais são as formas de transmissão da sífilis? Considerando-as, proponha formas de prevenção da doença quê possam sêr adotadas pela população, de modo a reverter o cenário apresentado pelo gráfico.
Página cento e vinte
Oficina científica
A dinâmica da proteção
Algumas pessoas deixam de utilizar métodos quê protegem contra ISTs porque acreditam quê essas infekições só podem sêr transmitidas em cértas práticas sexuais, ou quê utilizar métodos unicamente contraceptivos é seguro. Outras não o fazem por confiar no parceiro: “Eu confio e, por isso não corro riscos”. Mas é possível mensurar esses riscos? Forme um grupo com oito côlégas e realizem os procedimentos a seguir.
Materiais
• 8 copos plásticos transparentes;
• 50 mL de á gua tônica;
• 650 mL de á gua;
• Fita adesiva;
• Uma lâmpada de luz negra;
• Um abajur ou suporte para acender a lâmpada;
• Um celular, computador ou rádio para tokár música.
Na primeira rodada, o participante com dois copos não terá conteúdo para trocar; somente a partir da segunda rodada.
Procedimentos
1. Dividir os membros do grupo da seguinte maneira:
• Cinco participantes devem receber um copo com 100 mL de á gua;
• Um participante deve receber um copo com 50 mL de á gua + 50 mL de á gua tônica;
• Um participante deve ter dois copos, um encaixado no outro. O copo de baixo deve ter 100 mL de á gua, e seu encaixe deve sêr vedado com fita adesiva;
• Um participante, quê fica sem copo, deve sêr escolhido para soltar e parar uma música. Todos devem se movimentar e conversar entre si. Quando a música parar, devem misturar o conteúdo do seu copo com o do colega quê está conversando. Repita esse procedimento mais três vezes.
2. Ao final, o participante com dois copos deve descartar o copo de cima, mantendo apenas o copo de baixo. As luzes do ambiente devem sêr apagadas, a luz negra acesa e os copos aproximados dela. Anote os resultados.
Converse com pessoas diferentes a cada rodada.
ATIVIDADES
1. Explique os resultados observados em relação ao conteúdo dos copos, quando analisados sôbi luz negra.
2. Considere quê a á gua tônica seja uma IST e quê o copo descartado pelo estudante quê tinha dois copos seja um método contraceptivo. Qual é o método contraceptivo representado na atividade?
3. Com base na questão anterior, quais conclusões o grupo póde tirar após realizar esta atividade?
4. Considere quê esta atividade fosse novamente realizada, mas agora com as seguintes condições: foram realizadas somente duas rodadas; não houve a presença do participante com os copos sobrepostos, ou seja, participaram da atividade somente seis pessoas; na segunda rodada, não houve conversa entre dois participantes quê tivessem o conteúdo do copo contaminado; você não se contaminou durante a primeira rodada. A partir dessas condições, calcule a probabilidade de uma pessoa quê iniciou a dinâmica somente com á gua no copo terminar a atividade com o conteúdo de seu copo contaminado com á gua tônica ao final da segunda rodada.
Página cento e vinte e um
TEMA
11
Sexualidade
Analise as imagens a seguir.
Respostas e comentários dêste Tema estão disponíveis nas Orientações para o professor.
Muitas pessoas acreditam quê os termos sexualidade e sexo sêjam sinônimos. Contudo, esses termos possuem significados distintos.
O termo sexo está relacionado ao conjunto de características biológicas (anatômicas, fisiológicas, genéticas etc.) quê distinguem indivíduos machos e fêmeas de uma mesma espécie. Por exemplo, em aves da espécie saíra-amarela (Stilpnia cayana), os machos apresentam penas de côr preta em parte da cabeça e do abdômen, enquanto as fêmeas não as apresentam. Essas características, juntamente às suas diferenças genéticas e anatômicas, distinguem os indivíduos do sexo masculino e do sexo feminino dessa espécie.
Entre os sêres humanos, o termo sexo também póde se referir ao ato sexual, quê póde resultar em uma gravidez por vias naturais. Como a gravidez nem sempre é desejada, o casal póde fazer uso de métodos contraceptivos, como estudado anteriormente nesta Unidade.
O termo sexualidade, por sua vez, tem um significado mais abrangente quê o termo sexo, e esse é o assunto quê será abordado neste Tema.
PENSE E RESPONDA
1 Em sua opinião, as cenas estão relacionadas ao sexo ou à sexualidade? Converse com seus côlégas.
Página cento e vinte e dois
Dimensões da sexualidade
A sexualidade abrange pensamentos, experiências, sentimentos, prazer, desejos, bem-estar, carinho, afeto, ternura, além do próprio sexo. Leia o texto a seguir, quê apresenta a definição de sexualidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (hó ême ésse).
A sexualidade é um aspecto central do sêr humano ao longo da vida quê envolve o sexo, identidades e papéis de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. A sexualidade é experimentada e manifestada em pensamentos, fantasias, desejos, crenças, atitudes, valores, comportamentos, práticas, papéis e relacionamentos. Embora a sexualidade possa incluir todas essas dimensões, nem todas elas são sempre experimentadas ou manifestadas. A sexualidade é influenciada pela interação de aspectos biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, culturais, legais, históricos, religiosos e elemêntos espirituais.
uôrd RÉLF ORGANIZATION. Brief sexuality-related communication: recommendations for a public health approach. Genebra, Suíça: WHO, 2015. p. 16 (tradução dos autores). Disponível em: https://livro.pw/xszcl. Acesso em: 2 maio 2025.
Desde o nascimento até a morte, os sêres humanos passam por diferentes mudanças, sêjam elas físicas, emocionais, econômicas, sociais etc. Elas incluem sua sexualidade, quê se expressa de diferentes maneiras ao longo das fases de sua vida.
Na infância, a curiosidade e os questionamentos referentes ao conhecimento do próprio corpo e do corpo do outro são exemplos de manifestação da sexualidade.
Já na adolescência, a sexualidade assume um papel importante, quando se passa a reconhecer a própria identidade, assumir desejos, sentimentos e formas de amar. Nessa fase, a sexualidade possibilita uma série de descobertas e de vivências a respeito das escôlhas amorosas e sexuais quê são feitas – pré-requisitos para a independência emocional e afetiva esperada na vida adulta.
Na fase adulta, a sexualidade se manifesta junto a alguns desafios, como a possibilidade da vida conjugal, e a possibilidade da maternidade e da paternidade. Esses desafios implicam na determinação de novas responsabilidades e na necessidade de adaptação a novas rotinas.
Essas manifestações da sexualidade ocorrem em todas as suas dimensões, como a biológica, a afetiva, a sócio-cultural e a ética.
A dimensão biológica da sexualidade está relacionada à diferença biológica entre homens e mulheres. Essa diferença inclui seu conjunto genético, quê determina o desenvolvimento de órgãos genitais distintos, os quais produzem, por sua vez, hormônios sexuais específicos para cada sexo. A ação dêêsses hormônios também determina características sexuais secundárias quê se manifestam durante a puberdade.
Página cento e vinte e três
A dimensão afetiva da sexualidade está relacionada à capacidade de se relacionar com os outros, sêjam eles amigos, familiares, parceiros(as) ou qualquer pessoa a quem se demonstra afeto e carinho. Ela envolve sentimentos, como o amor e a amizade, e póde se expressar por meio de gestos, como apertos de mão, abraços e beijos. Assim, essa dimensão não está necessariamente relacionada apenas ao sexo.
A dimensão sócio-cultural da sexualidade está relacionada à influência social e cultural sobre os sêres humanos enquanto sêres sexuais.
Por um lado, os padrões sociais e culturais podem ajudar as pessoas a lidar com os impulsos da sexualidade, orientando sobre comportamentos adequados. Por exemplo, a prática de atos obscenos em público é crime no Brasil e em muitos países, sêndo, portanto, inadequada e ilegal.
Por outro lado, esses padrões podem reforçar estereótipos. Em várias culturas, há estereótipos associados a características típicas de homens e mulheres, incluindo estética, vestimenta, comportamento, escôlhas profissionais e esportes. Por exemplo, cabêlos curtos, ternos, profissões quê exigem fôrça física e futeból são freqüentemente associados a homens, enquanto cabêlos longos, unhas pintadas, cuidados com os filhos e profissões relativas a cuidados são associados a mulheres. Esses estereótipos não definem valores certos ou errados e não indicam quê comportamentos diferentes influenciarão a sexualidade futura de uma pessoa. Por exemplo, não se póde deduzir o comportamento sexual de uma mulher quê gosta de futeból ou de um homem quê pinta as unhas.
- Ato obsceno
- : gestos, palavras ou ações de natureza sexual.
- Estereótipo
- : ideia preconcebida sobre uma pessoa ou um grupo, quê geralmente não corresponde à realidade.
Página cento e vinte e quatro
A dimensão ética da sexualidade envolve respeitar as diferentes manifestações da sexualidade, como a orientação sexual das pessoas.
A orientação sexual refere-se à atração afetiva e sexual quê uma pessoa sente por outra. Heterossexuais sentem atração por pessoas do gênero ôpôsto; homossexuais, pelo mesmo gênero; bissexuais, por mais de um gênero; e assexuais geralmente não sentem atração afetivo-sexual.
É importante entender quê orientação sexual não é uma dê-cisão voluntária; ninguém escolhe por quem se sente atraído. Independentemente da orientação sexual, todas as pessoas devem sêr igualmente respeitadas. O respeito é a base de uma ssossiedade justa, e nenhum tipo de preconceito ou discriminação é aceitável.
PENSE E RESPONDA
2 Forme um grupo com seus côlégas e listem cinco palavras quê representem sentimentos e atitudes importantes em um relacionamento afetivo. Discutam o significado dessas palavras para o relacionamento. Depois, apresentem suas palavras à turma e vejam quais são as mais mencionadas pêlos grupos.
Intimidade, confiança e respeito
A maneira como uma pessoa trata a si mesma e os outros afeta diretamente os relacionamentos. Sentimentos, quê são parte da sexualidade, influenciam a qualidade dêêsses relacionamentos. Demonstrar carinho e afeto, ouvir e respeitar diferentes pontos de vista, colocar-se no lugar do outro e se preocupar com seus sentimentos é fundamental para construir relacionamentos saudáveis, baseados em confiança e respeito.
A intimidade é fortalecida pela convivência. Através dela, a personalidade, os gostos, os familiares e os amigos do(a) parceiro(a) são conhecidos. Em relacionamentos íntimos, confiança, respeito e diálogo permitem quê os parceiros decidam juntos sobre o início da vida sexual e os métodos contraceptivos e preventivos, evitando gravidez indesejada e ISTs.
Porém, a intimidade póde provocar uma falsa sensação de segurança e motivar o descúido em relação à prevenção de ISTs. Portanto, independentemente do nível de intimidade entre os parceiros, ambos devem se prevenir.
Relacionamentos seguros e saudáveis são baseados no respeito mútuo e na responsabilidade compartilhada, garantindo quê a prevenção e o cuidado estejam sempre presentes.
Página cento e vinte e cinco
Cada coisa no seu tempo
É importante respeitar os momentos certos para o acontecimento de cada fase da vida. Relacionar-se sexualmente é uma grande responsabilidade, pois, mesmo quê sêjam usados métodos contraceptivos, é possível quê a gravidez aconteça.
A gravidez durante a adolescência póde sêr um problema, já quê os futuros pais, nessa fase da vida, são muito jovens e ainda não possuem condições financeiras ou emocionais para cuidar de uma criança. Um filho representa uma grande mudança, visto quê requer muita atenção e cuidados especiais, sobretudo nos primeiros anos de vida.
Leia os depoimentos a seguir de dois adolescentes sobre o assunto.
PENSE E RESPONDA
3 Forme um grupo com seus côlégas e conversem sobre os pontos a seguir.
• Quais são os principais desafios quê adolescentes podem enfrentar ao se tornarem pais?
• Esses desafios são os mesmos para meninos e meninas?
[…] Foi um grande susto para mim e minha família. Não pensava quê ia sêr mãe assim. Estava no auge da minha adolescência, ano de vestibular, no ano em quê geralmente planejamos nossas vidas, criamos expectativas sobre o futuro e engravidar fez com quê tudo parasse, quê todos os planos e expectativas fossem por á gua abaixo. […]
PEREIRA, Karla. Mães quê tiveram filhos na adolescência falam sobre desafios enfrentados. G1, [s. l.], Uberlândia, 14 maio 2017. Disponível em: https://livro.pw/ozvzl. Acesso em: 22 jul. 2024.
[…]
Eu era estudante, não... não tinha muita pressão, né!? Só mais era estudo. Agora, não. Agora tênho quê trabalhar para sustentar outra pessoa quê depende de mim […].
PAULINO, Geanne Pereira Alves; PATIAS, Naiara Dapieve; DIAS, Ana Cristina Garcia. Paternidade adolescente: um estudo sobre autopercepções do fenômeno. Psicologia em pesquisa, Juiz de Fora, v. 7, n. 2, dez.2013. Disponível em: https://livro.pw/tdgec. Acesso em: 22 jul. 2024.
A gravidez na adolescência póde oferecer riscos, pois o corpo ainda está em desenvolvimento. Além díssu, uma série de alterações ocorre na vida social e emocional, geradas principalmente pela responsabilidade quê envolve cuidados para o desenvolvimento de uma criança saudável, física, emocional e socialmente.
Com o objetivo de reduzir os casos de gravidez na adolescência no Brasil, o govêrno federal tem realizado ações quê promóvem a conscientização da população brasileira sobre o assunto. Uma delas foi a instituição da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, celebrada anualmente entre os dias 1º e 8 de fevereiro, durante a qual são divulgadas informações preventivas e educativas aos jovens, cuidadores e responsáveis, educadores e profissionais da saúde. As ações da campanha visam preservar a saúde dos adolescentes, auxiliando-os a vivenciar essa fase da vida com responsabilidade.
Página cento e vinte e seis
ATIVIDADES
1. Observe a fotografia e responda às kestões a seguir.
Competição Internacional de Ballet, em Lausanne, França, 2017.
a) A qual dimensão da sexualidade essa fotografia póde sêr relacionada? Explique sua resposta.
b) Forme um grupo com os côlégas e confeccionem cartazes com imagens quê representem as dimensões da sexualidade. As imagens podem sêr obtidas de diversas fontes ou elaboradas por vocês para as montagens. Compartilhem suas opiniões a respeito das imagens e do quê elas significam para vocês. Depois, apresentem os cartazes confeccionados à turma, promovendo um debate sobre o significado das imagens.
2. Leia o trecho a seguir e responda às kestões.
“Tolerância” remete, de cara, à ideia de tolerados. Ou seja, um cérto grupo, do alto de seu prestígio, no mássimo tolera aqueles quê estão abaixo dele.
E tolerar não tem nada a vêr com disposição para conviver e aprender com o outro. É cada um no seu espaço, sêndo o grupo mais vulnerável submetido à “boa vontade” daqueles mais poderosos e com mais vez e voz na ssossiedade.
É preciso superar os chamados à tolerância e investir em outros, mais potentes e significativos. É hora de pensar em respeito.
Respeitar envolve ter interêsse pelo outro, desenvolver empatia e descobrir pontos em comum, até, quem sabe, conquistar admiração por quem é diferente de nós.
SALES, Ricardo. Respeito às diferenças. São Paulo: Aberje, 21 jun. 2016. Disponível em: https://livro.pw/zjoar. Acesso em: 29 jul. 2024.
a) Qual é a informação transmitida pelo texto?
b) O texto póde sêr relacionado a qual dimensão da sexualidade? Explique sua resposta.
c) Realize uma pesquisa a respeito de situações cotidianas quê envolvam essa dimensão da sexualidade. Converse com os côlégas sobre os resultados encontrados, considerando se envolveram a tolerância e o respeito ou se evidenciam a ausência dessas atitudes. Depois, produzam um texto quê contenha suas opiniões.
3. Analise as manchetes a seguir e responda às kestões.
Adolescente denuncía sofrer homofobia por côlégas e relata constrangimento em Chapecó.
CENCI, Valeria. Adolescente denuncía sofrer homofobia por côlégas e relata constrangimento em Chapecó. ND Mais, Chapecó, 24 abr.2024. Disponível em: https://livro.pw/hidtc. Acesso em: 18 set. 2024.
Atleta de vôlei de praia denuncía ataques homofóbicos durante jôgo.
ATLETA de vôlei de praia denuncía ataques homofóbicos durante jôgo. Click PB, Recife, 18 mar. 2024. Disponível em: https://livro.pw/jiapb. Acesso em: 18 set. 2024.
Homem alega ter sido vítima de homofobia após sêr ofendido por cliente em mercado no litoral de SP.
LUZ, Ágata. Homem alega ter sido vítima de homofobia após sêr ofendido por cliente em mercado no litoral de SP. G1, Santos, 24 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/gmleu. Acesso em: 29 jul. 2024.
a) O conteúdo das manchetes póde sêr relacionado a qual dimensão da sexualidade humana? Justifique sua resposta.
b) Forme um grupo os seus côlégas e organizem um debate quê analise d fórma crítica o conteúdo das manchetes. Ao final, produzam um texto sobre os principais pontos debatidos, promovendo os direitos humanos.
Página cento e vinte e sete
Saiba mais
Não à violência contra mulheres
A violência contra mulheres é uma forma de violação dos direitos humanos. Ela póde se manifestar de diferentes maneiras, tais como agressão física, abuso sexual, violência psicológica e moral, além do contrôle de bens e recursos econômicos.
Em casos de violência doméstica contra mulheres, é possível identificar certos padrões nos comportamentos dos agressores, constituindo fases de um ciclo. Em um primeiro momento, os agressores se tornam irritados e têm acessos de raiva por pequenas coisas. Nessa fase, as vítimas tendem a evitar condutas quê possam despertar tensão nos agressores, e, por isso, elas vivenciam sentimentos de tristeza, angústia, ansiedade e medo.
Na fase seguinte, toda a tensão do agressor se materializa em um ato violento, seja ele de ordem física, verbal, psicológica ou moral. Nessa fase, é possível quê as vítimas tentem se afastar do agressor, buscando refúgio na casa de amigos e familiares.
Por fim, em uma terceira fase, é comum quê os agressores demonstrem arrependimento, na tentativa de reconciliação com as vítimas, quê podem acabar cedendo à pressão para manter seu relacionamento. Assim, o ciclo se reinicia.
Para interromper a violência, é preciso denunciar casos de agressão para a Central de Atendimento à Mulher, ligando para o número 180. Contudo, caso as vítimas sêjam constantemente vigiadas pêlos agressores, a denúncia póde sêr dificultada. Nesse caso, é possível fazer um X vermelho na palma da mão como pedido de ajuda discreto e silencioso, o qual será interpretado como um sinal de alerta contra a violência doméstica.
ATIVIDADES
1. A violência física não é a única forma de violência contra mulheres. Quais são as outras? Faça uma pesquisa e anote sua resposta em seu caderno. Em seguida, crie um podcast sobre o assunto.
2. A lei número 11.340, de 7 de agosto de 2006, foi criada para prevenir atos de violência doméstica e familiar contra a mulher e punir os agressores. Essa lei recebeu o nome da farmacêutica Maria da Peña (1945-). Faça uma pesquisa sobre a história dela e a registre em seu caderno. Elabore um panfleto digital sobre a criação da lei Maria da Peña, destacando sua importânssia.
3. A violência contra mulheres não é um problema individual, restrito à vítima, mas uma quêstão que compete à ssossiedade como um todo. Forme um grupo com seus côlégas e organizem uma campanha de combate à violência contra as mulheres na escola. Durante a campanha, compartilhem o podcast e os panfletos criados com a comunidade escolar.
Página cento e vinte e oito
TEMA
12
A juventude e seus desafios
Respostas e comentários dêste Tema estão disponíveis nas Orientações para o professor.
Leia o trecho da reportagem a seguir.
Registros de ansiedade entre crianças e jovens superam os de adultos pela 1ª vez no Brasil
Com um crescimento expressivo nos últimos anos, a taxa de pacientes de dez a 14 anos atendidos pelo transtorno é de 125,8 a cada 100 mil, e a de adolescentes, de 157 a cada 100 mil. Já entre pessoas com mais de 20 anos, a taxa é de 112,5 a cada 100 mil, considerando dados de 2023. A situação dos mais jovens passou a ficar mais crítica do quê a dos adultos em 2022.
MARIANI, Daniel éti áu. Registros de ansiedade entre crianças e jovens superam os de adultos pela 1ª vez no Brasil. Folha de São Paulo, São Paulo, 31 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/dukib. Acesso em: 29 jul. 2024.
Por muitos anos, a saúde foi definida como um estado de ausência de doenças ou de enfermidades. No entanto, desde 1948, a Organização Mundial da Saúde (hó ême ésse) propõe uma definição de saúde quê envolve uma harmonía entre o bem-estar físico, mental e social. Quando um dêêsses fatores é abalado, os outros também podem se desestabilizar, prejudicando a saúde do indivíduo. A ansiedade é um exemplo díssu.
A ansiedade é uma reação emocional quê póde surgir diante de diversas situações. Ela aciona mecanismos importantes no corpo humano, como o alerta para momentos de perigo, o quê, por um lado, póde incentivar as pessoas a reagir, a resolver problemas e a superar desafios. Contudo, quando se torna excessiva e persistente, a ansiedade póde prejudicar a saúde. Por exemplo, ela póde levar as pessoas a terem comportamentos impulsivos para aliviar a tensão acumulada, como alimentar-se d fórma desbalanceada ou usar aparelhos digitais de maneira exagerada.
O conhecimento sobre esses e outros assuntos quê serão abordados neste Tema é importante para auxiliar a enfrentar e vencer diversos desafios. Parte deles se faz presente principalmente durante a adolescência, um período de intensas mudanças e transição para a vida adulta.
PENSE E RESPONDA
1 Considerando suas experiências e vivências, quais poderiam sêr os principais fatores causadores da ansiedade entre os jovens?
2 Hábitos saudáveis são fundamentais para manter a saúde em equilíbrio. Quais são os hábitos quê você possui e considera importantes para se manter saudável?
Página cento e vinte e nove
Nutrição
A nutrição é um processo biológico pelo qual os organismos assimilam os nutrientes necessários para a realização de suas funções vitais. De modo geral, nutrir-se é importante para a obtenção de energia necessária à manutenção do metabolismo celular e para a síntese de moléculas necessárias ao crescimento, ao desenvolvimento e à reprodução.
Os nutrientes compreendem os carboidratos, as proteínas, os lipídios, as vitaminas e os sais minerais, quê, no caso dos animais, são obtidos por meio da alimentação. Contudo, a manutenção das funções do organismo também depende da ingestão de á gua e fibras.
A á gua é essencial para a existência da vida e desempenha funções diversas no organismo, entre as quais: a dissolução de substâncias, a facilitação da ocorrência de diversas reações químicas e o transporte e distribuição de substâncias em nível celular e no organismo.
A fibra alimentar é um carboidrato presente em alimentos de origem vegetal quê não é digerido pelo nosso organismo. Por conta díssu, as fibras alimentares auxiliam na regulação do trânsito intestinal, modulando a velocidade com quê a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes ocorrem. Também contribuem para a prevenção de algumas doenças.
A seguir, algumas informações sobre esses nutrientes.
Os carboidratos são fontes para a obtenção de energia química e fazem parte da constituição do organismo. São exemplos de alimentos ricos em carboidratos: cereais, pães, massas, bolos e frutas.
As proteínas fazem parte da constituição estrutural do organismo e participam de processos celulares, como sinalização, transporte e defesa. São exemplos de alimentos ricos em proteínas: carnes, ovos e leite.
Os lipídios constituem uma importante reserva energética, fazem parte da constituição da membrana plasmática, participam da síntese de hormônios e atuam como isolantes térmicos e elétricos. São exemplos de alimentos ricos em lipídios: óleos (como os de soja, milho e azeites) e gorduras (como manteigas, banha e bacon).
As vitaminas e os sais minerais possuem funções diversas no organismo, sobretudo no metabolismo. Os sais minerais, ainda, podem participar da constituição dos óssos, da contração muscular e da condução de impulsos nervosos, por exemplo. São encontrados em abundância em hortaliças, frutas, leites e carnes.
No geral, uma alimentação adequada e saudável inclui alimentos variados e fornece todos os nutrientes necessários ao funcionamento do organismo em quantidades ideais.
Página cento e trinta
Problemas associados à má alimentação
Um dos desafios enfrentados pela juventude diz respeito à qualidade de sua alimentação. A alta ingestão de alimentos de baixo valor nutricional (como doces, salgadinhos, frituras e fast foods) é um mau hábito alimentar quê, associado ao sedentarismo, póde levar ao desenvolvimento de algumas doenças, como a obesidade, a diabetes tipo 2, a aterosclerose e a hipertensão arterial.
A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Entre suas causas, estão fatores genéticos, a ingestão excessiva de nutrientes, sobretudo de açúcares e gorduras, e o sedentarismo. A obesidade reduz a mobilidade das pessoas, além de ocasionar problemas articulares e cardiovasculares. Também póde prejudicar a saúde mental, gerando ansiedade e diminuindo a autoestima.
A diabetes tipo 2 é uma doença caracterizada pela concentração elevada de glicose no sangue devido à resistência das células à ação da insulina. Suas causas incluem fatores genéticos, hábitos alimentares inadequados, normalmente associados à alta ingestão de açúcares, e sedentarismo. A doença póde ter sintomas leves, quando acompanhada adequadamente. Em casos de complicações, póde prejudicar o funcionamento dos rins, provocar cegueira e afetar a circulação sanguínea e a cicatrização.
A aterosclerose é uma condição na qual se formam placas de gordura na parede das artérias. A ingestão excessiva de gorduras, sobretudo de colesterol, e o sedentarismo estão entre suas causas. Nessa condição, póde ocorrer o enrijecimento das artérias, além de sua obstrução, interrompendo a passagem do sangue e comprometendo a oxigenação e a nutrição dos tecídos. Falta de ar e dores no peito são sintomas comuns.
Página cento e trinta e um
A hipertensão arterial é uma doença caracterizada pêlos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Fatores genéticos, maus hábitos alimentares, sobretudo relacionados à ingestão de alimentos com alto teor de sódio, e sedentarismo estão entre suas causas. Nessa condição, a fôrça exercida pelo sangue na parede dos vasos sangüíneos é alta, podendo comprometer o funcionamento dos rins e do coração.
Muitas dessas doenças podem sêr evitadas ao se adotar uma alimentação saudável e praticar regularmente atividades físicas.
ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM
• Com seu professor, organize a visita de um nutricionista até a escola para conversar sobre alimentação adequada a cada pessoa. Aproveite para perguntar sobre fontes de nutrientes, diéta balanceada e hábitos saudáveis.
PENSE E RESPONDA
3 Forme um grupo com seus côlégas e pesquisem hábitos quê podem sêr adotados para se ter uma alimentação saudável. Produzam panfletos informativos com os resultados da pesquisa e os distribua à comunidade escolar.
Transtornos alimentares
A preocupação com a estética do corpo, associada ao medo de engordar, póde levar muitos jovens a desenvolver transtôrnos alimentares. Os transtôrnos alimentares caracterizam-se por mudanças nos comportamentos de uma pessoa quanto à sua alimentação, afetando o consumo ou a absorção de alimentos, o quê provoca impactos negativos em sua saúde física e mental. A bulimia e a anorexia nervosa são exemplos dêêsses transtôrnos.
Em casos de bulimia, a pessoa ingére uma grande quantidade de alimentos em um pequeno intervalo de tempo. Logo em seguida, para evitar o ganho de peso, realiza ações para eliminar akilo quê foi ingerido, como induzir o vômito ou usar laxantes.
Na anorexia nervosa, a pessoa restringe consideravelmente sua alimentação, deixando de comer por longos períodos e em quantidades adequadas. Devido à ingestão insuficiente de nutrientes, é possível ocorrer um qüadro de desnutrição, quê afeta o desenvolvimento do corpo, prejudica a aprendizagem e debilita a imunidade das pessoas, tornando-as mais suscetíveis a doenças.
Página cento e trinta e dois
Os transtôrnos alimentares costumam estar associados à percepção distorcida do próprio corpo. Também se relacionam com o medo de engordar, devido aos padrões de beleza irreais quê são impostos pela ssossiedade e reforçados pela mídia.
Para evitar maiores danos à saúde, esses transtôrnos precisam sêr diagnosticados e tratados o mais cedo possível.
Acompanhe, a seguir, o relato de uma adolescente quê vivenciou um qüadro de anorexia aos 13 anos de idade.
Antes do transtorno, minha relação com a comida era normal. Por algum motivo quê desconheço, passei a quêstionar se deveria comer. Acho quê os padrões que a ssossiedade impõe contribuíram para o desenvolvimento dêêsse transtorno. Tempo depois, parei de comer, chegando a ficar 30 horas sem me alimentar. Eu não conseguia me vêr como realmente era. Odiava vêr comida na minha frente e detestava quê insistissem para quê eu comesse, mesmo sabendo quê era para o meu bem. Durante o processo, as rêdes sociais, os comentários, potencializaram a situação.
Perceber quê tinha um problema foi difícil, e só consegui aceitar isso quando estava melhorando. Durante a minha recuperação, tive contato com profissionais especializados: uma psicóloga e uma nutricionista. Elas foram fundamentais. O apôio da minha família também foi essencial. Eles se esforçaram muito, mesmo que nêm sempre soubessem como me ajudar.
Perceber os sinais iniciais do transtorno é crucial para evitar problemas maiores. Se eu pudesse dar conselhos para outros quê estão passando por situações similares, diria para buscarem grupos de apôio de pessoas quê já passaram por isso. Essas pessoas podem direcionar a busca por ajuda.
Hoje eu estou bem. Consigo comer normalmente, mas ainda carrego algumas marcas. Faço cálculos sem pensar sobre as calorias dos alimentos. É algo automático. Percebo quê é um processo lento, mas com o tempo vou me recuperar totalmente.
Depoimento exclusivo para esta obra. O relato será mantido em anonimato para preservação da privacidade da pessoa.
ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM
• A cartilha a seguir traz informações importantes sobre as relações quê estabelecemos com a comida e com nosso corpo, visando o bem-estar.
Instituto Federal do Ceará. Você não é (só) o quê você come:despertando o olhar para a relação com a comida e com o corpo.
Fortaleza: IFCE,2021. Disponível em: https://livro.pw/uwxsi. Acesso em: 9 nov. 2024.
Página cento e trinta e três
Dependência
No contexto médico e psicológico, dependência é a necessidade compulsiva de uma pessoa na busca de um prazer quê póde sêr decorrente de uma substância ou de um hábito. Existem diversos tipos de dependência. Aqui serão apresentadas as mais comuns entre os jovens: a dependência digital e a dependência química.
Dependência digital
São inegáveis os benefícios quê a tecnologia traz a todos os setores da ssossiedade. A internet é um claro exemplo díssu. Entretanto, existem problemas relacionados à utilização em excésso da tecnologia, especificamente de aparelhos eletrônicos e da internet, quê podem ocasionar problemas à vida social e à saúde física e mental dos usuários.
Estudos demonstram quê as mídias sociais, também chamadas de rêdes sociais, utilizam mecanismos para promover a liberação do neurotransmissor dopamina, relacionado à sensação de prazer. Isso significa quê, de maneira semelhante às drogas, seu uso excessivo póde levar à dependência, nesse caso, à dependência digital. Segundo um estudo feito pela Universidade de Harvard, 80% do tempo na internet é dedicado para falar de si, enquanto em uma conversa presencial esse tempo é de 30%. Segundo as pesquisas, falar de si póde gerar prazer. O mesmo tipo de mecanismo de recompensa póde acontecer com o uso excessivo de videogueimes, quê, segundo a Organização Mundial da Saúde (hó ême ésse), se tornou uma doença – o distúrbio de guêimes (gaming disorder em inglês).
O uso prolongado da internet ou dos videogueimes não é necessariamente considerado uma dependência. Entretanto, dependendo de fatores como a predisposição da pessoa, maus hábitos podem se tornar o início de situações mais compléksas, quê podem levar à dependência.
ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM
• Seu celular é a primeira e a última coisa quê você vê em seu dia? Que tal conhecer algumas dicas para desapegar dêêsse aparelho? O livro a seguir apresenta hábitos quê podem sêr adotados para auxiliar a diminuir o uso do celular.
kétrin Price. Celular: como dar um tempo. Rio de Janeiro: Fontanar, 2018.
PENSE E RESPONDA
4 Identifique fatores quê podem prejudicar a saúde do adolescente da fotografia a seguir.
Página cento e trinta e quatro
De qualquer maneira, os excessos podem levar os usuários a deixar de se alimentar por horas e, quando o fazem, optam por alimentos prontos, industrializados, calóricos e pouco nutritivos, como refrigerantes, salgadinhos e chocolates.
O uso excessivo dos aparelhos digitais póde privar os usuários de sono, quê passam a dormir pouco. Ter uma boa qualidade de sono é importante para o descanso físico, o bem-estar mental, a restauração de tecídos, o fortalecimento da imunidade e o crescimento. Quando o sono é insuficiente, esses processos são comprometidos.
Outro problema está associado à má postura durante o manuseio dos aparelhos digitais, quê normalmente envolve a curvatura do pescoço e/ou da coluna. A longo prazo, essa postura póde prejudicar a saúde da coluna vertebral, ocasionando desvios. Os desvios de coluna causam dor e, em alguns casos, limitam a execução de movimentos.
A dependência digital também póde diminuir a concentração para estudar e a motivassão para realizar atividades cotidianas, como a higiene básica. Além díssu, póde prejudicar a vida social dos usuários ao diminuir seu contato físico com as pessoas. Em alguns casos, eles podem se isolar de tal forma quê não chegam a sair de seus quartos; e, quando saem, podem apresentar uma comunicação reduzida, pois têm sua atenção voltada ao aparelho eletrônico.
Analise o relato de um adolescente e de sua família frente à dependência de seu videogame.
[...] Quase sem perceber, passava os dias trancado em seu quarto, quase não comia, e deixou de tomar banho. Sem se comunicar com a família, sua única atividade era jogar [...]. “Meus horários mudaram, passava a noite toda acordado e à tarde descansava algumas horas. Quando tinha fome, ia à cuzinha buscar mais [...] bebida energética, fazia alguns sanduíches e pegava um saco de batatas fritas”, conta o jovem. No dia em quê seus pais começaram a se preocupar, tiraram-lhe o console, o esconderam no carro e o menino se agarrou a ele d fórma doentia, diz I., a mãe. Tiveram de ir a uma delegacia para pôr fim ao conflito. “A. não era mais A., sempre foi carinhoso e agora se comportava d fórma violenta.”
[...]
MENÁRGUEZ, Ana Torres. Os dependentes de telas: o “vício sem substância” quê começa aos 14 anos. El País, madrí, Espanha, 12 abr. 2019. Disponível em: https://livro.pw/qxwuh. Acesso em: 29 jul. 2024.
Situações como essa podem sêr evitadas quando são adotadas ações mais conscientes e responsáveis, administrando o tempo, o modo e a finalidade para a qual os aparelhos digitais são utilizados.
PENSE E RESPONDA
5 Faça uma autoavaliação do modo como você usa aparelhos digitais e mídias sociais, considerando a freqüência e as finalidades de uso. Após a avaliação, liste atitudes para adotar em seu cotidiano quê podem te auxiliar a gerenciar o uso de tecnologias digitais de maneira mais responsável.
Página cento e trinta e cinco
Dependência química
De acôr-do com a hó ême ésse, as drogas são substâncias quê alteram os processos fisiológicos e bioquímicos dos organismos. Isso significa quê as drogas podem alterar como as pessoas pensam, se sentem e se comportam, gerando dependência química.
Nesse sentido, os medicamentos podem sêr considerados drogas, já quê são substâncias quê alteram esses processos. De modo geral, os medicamentos são comercializados legalmente e utilizados para fins terapêuticos, visando à melhoria das condições de saúde de uma pessoa. Para tanto, eles devem sêr prescritos por um profissional da saúde. A automedicação nunca deve sêr praticada.
DIÁLOGOS DA NATUREZA
êste assunto permite um trabalho em conjunto com o componente curricular de Química. Mais informações nas Orientações para o professor.
Remédio ou medicamento?
No cotidiano, é comum quê os termos remédio e medicamento sêjam utilizados como sinônimos. Contudo, eles possuem diferenças.
De acôr-do com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um remédio é qualquer medida tomada para curar ou aliviar os sintomas de uma doença, ou para reduzir o desconforto e o mal-estar. Por exemplo, o repouso póde sêr considerado um remédio se aliviar uma dor de cabeça. Outros exemplos de remédios incluem chás caseiros feitos com plantas, compressas kemtes ou frias e até o uso de medicamentos, desde quê sêjam prescritos por um médico.
Os medicamentos, por sua vez, são produtos farmacêuticos desenvolvidos para prevenir, tratar ou aliviar os sintomas de doenças, ou até para diagnosticá-las. Seu efeito é alcançado por meio de um ou mais princípios ativos, substâncias químicas com propriedades terapêuticas comprovadas pela Ciência. A produção e comercialização de medicamentos são rigorosamente regulamentadas, incluindo requisitos legais sobre as informações quê devem constar nos rótulos. Analise a ilustração quê apresenta alguns dêêsses elemêntos obrigatórios.
Página cento e trinta e seis
PENSE E RESPONDA
6 O preparo de chás caseiros é um costume presente em diversas culturas ao redor do mundo. Em muitas sociedades, o uso de infusões de plantas para tratar doenças, aliviar sintomas ou simplesmente promover o bem-estar é uma prática passada de geração em geração. Você já fez uso de algum chá caseiro preparado por membros de sua família ou responsáveis? Converse com eles sobre os chás caseiros quê conhecem, registre as informações obtidas em seu caderno e as compartilhe com a turma.
Já as drogas psicoativas são aquelas quê produzem efeitos no sistema nervoso, afetando a cognição. Elas podem sêr classificadas em depressoras, estimulantes e perturbadoras, dependendo do modo como afetam o sistema nervoso. Grande parte delas é considerada ilícita no Brasil.
As informações referentes a cada uma dessas drogas são apresentadas a seguir.
Tipo |
Ação |
Exemplos |
---|---|---|
Depressoras |
Deprimem a atividade do sistema nervoso, deixando o organismo mais lento. Entre seus efeitos, estão a redução da capacidade intelectual, da memória, da concentração e da atenção, além de sonolência e embriaguez. Podem levar o indivíduo a um estado de inconsciência. |
Calmantes, tranquilizantes, inalantes (como colas, tintas e removedores) e áucôl. |
Estimulantes |
Aumentam a atividade do sistema nervoso, deixando a pessoa agitada. Alguns de seus efeitos são a diminuição da fome, do cansaço, da fadiga e do sono e o aumento da ansiedade. |
Nicotina, (substância presente no tabaco do cigarro) e cocaína. |
Perturbadoras |
Modificam a atividade do cérebro, alterando a percepção, o pensamento e os sentidos. Produzem alucinações e delírios. Também são chamadas de alucinógenos. |
Maconha, ecstasy e LSD. |
As drogas iludem os usuários devido à sensação de prazer conferida pela liberação de dopamina no corpo. Entretanto, o prazer produzido é apenas imediato, enquanto as consequências negativas são duradouras, podendo perdurar por toda a vida.
Além de prejudicar o funcionamento do organismo, o uso de drogas póde afetar a saúde mental. Em períodos de abstinência, por exemplo, os usuários podem se tornar extremamente ansiosos e irritados. Essa tensão interfere na realização de suas atividades cotidianas, como estudo e trabalho, além de prejudicar seus projetos de vida. O uso de drogas também gera impactos nos relacionamentos afetivos dos usuários com familiares, amigos e parceiros(as) conjugais.
Página cento e trinta e sete
A busca incessante pelo prazer ilusório póde levar à dependência química, quê é considerada uma doença crônica e social. Os usuários, também chamados de dependentes químicos, precisam, na maioria dos casos, da ajuda da família, de programas de govêrno e unidades de recuperação, onde terão atendimento médico e psicológico especializado. Entre as estratégias de tratamento, estão o restabelecimento de um estilo de vida positivo livre do consumo de drogas.
Considere o relato de um jovem cuja dependência química começou na adolescência.
[...] “Não usava cocaína, nem crack, mas me afundei no uso da maconha. Usava também drogas comuns em festas e baladas, como ecstasy e LSD. [...] No komêsso, eu conseguia ficar uns três ou quatro meses fazendo uso de drogas lícitas como áucôl e cigarro, e suspendia a maconha. Mas era o mássimo de tempo quê conseguia suportar até ter uma nova recaída, porque eu não ficava abstêmio. Tentava substituir uma droga pela outra”, conta.
[...]
“Eu não queria parar de usar drogas, mas também queria sêr ajudado. Por isso, quando tinha esses lapsos, eu aceitava a ajuda da minha família para ir ao médico consultar com algum terapeuta. [...] Até quê, em uma dessas consultas, [...] fui internado involuntariamente. E foi a melhor coisa quê minha família poderia ter feito por mim”.
[...]
- Abstêmio
- : sóbrio
PENSE E RESPONDA
7 Forme um grupo com seus côlégas e conversem sobre os pontos a seguir.
• Como a dependência das drogas póde afetar a vida de uma pessoa?
• Qual a importânssia da família no tratamento e na recuperação de um dependente químico?
8 Com o mesmo grupo, elaborem cartazes a respeito dos efeitos das drogas na vida de uma pessoa, considerando diversos aspectos. Exponham os cartazes na escola, buscando a conscientização da comunidade escolar.
Página cento e trinta e oito
ATIVIDADES
1. O quê é saúde? Explique.
2. Registre em seu caderno os alimentos ingeridos em suas refeições diárias ao longo de uma semana. Identifique os nutrientes quê compõem suas refeições, avaliando se seus hábitos alimentares são saudáveis.
3. Analise a tirinha e responda às kestões a seguir.
BECK, Alexandre. Armandinho: nove. Florianópolis: Belas lêtras, 2016. p. 83.
a) Explique as falas do personagem Armandinho. Em sua resposta, aponte um exemplo estudado no Tema e quê represente o conteúdo das falas dêêsse personagem.
b) De quê maneira a consequência apontada na última fala do personagem Armandinho póde sêr evitada? Liste algumas atitudes quê podem sêr adotadas no cotidiano para evitá-la. Se necessário, realize uma pesquisa sobre o assunto.
4. Analise a imagem a seguir.
A respeito da imagem e dos assuntos tratados neste Tema, faça o quê se propõe a seguir.
a) O quê a imagem representa? Explique sua resposta utilizando elemêntos da imagem.
b) A situação expressa na imagem póde desencadear sérios problemas na vida de uma pessoa. Que problemas são esses?
c) Forme um grupo com seus côlégas e produzam um vídeo de valorização à diversidade humana, de modo a promover a autoaceitação e a inclusão. O vídeo deve trazer mensagens quê encorajem os telespectadores a aceitarem seus traços físicos, suas personalidades e suas identidades. Compartilhem o vídeo produzido com a comunidade escolar.
5. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (hí bê gê hé) realiza, periodicamente, uma pesquisa nacional a respeito do uso da internet pêlos domicílios localizados no país. Analise alguns resultados dessa pesquisa para os anos de 2016 e 2022.
Fonte: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2022. Rio de Janeiro: hí bê gê hé, 2022. p. 9-10. Disponível em: https://livro.pw/dqukc.
pê êne há dê Contínua TIC 2016: 94,2% das pessoas quê utilizaram a Internet o fizeram para trocar mensagens. Agência hí bê gê hé, Rio de Janeiro, 21 fev.2018. Disponível em: https://livro.pw/gkqjm. Acessos em: 29 set. 2024.
Página cento e trinta e nove
Com base nos resultados apresentados, responda às kestões propostas a seguir.
a) Houve mudança entre os aparelhos utilizados para acessar a internet em 2016 e 2022 no Brasil? Explique sua resposta.
b) Qual foi o aparelho digital mais utilizado no Brasil para acessar a internet no período considerado?
c) Em 2022, em qual região brasileira o uso da internet foi mais expressivo? Em qual foi menos expressivo? E no ano de 2016?
d) Forme um grupo com seus côlégas e construam gráficos de barras quê expressem os dados apresentados utilizando um programa de edição de planilhas. A partir dos gráficos construídos, elaborem um texto quê destaque a influência da internet na ssossiedade. Se necessário, realizem uma pesquisa sobre o assunto em sáites e fontes confiáveis.
e) Que problemas de saúde podem sêr provocados pelo uso excessivo de tecnologias digitais? Proponha atitudes quê podem sêr adotadas para minimizá-los.
f) O medo irracional de ficar sem o celular é denominado nomofobia. Essa condição póde sêr relacionada à dependência digital? Explique sua resposta. Se necessário, faça uma pesquisa para complementar a sua resposta.
6. A ingestão de bebidas alcoólicas está entre as principais causas de acidentes de trânsito no Brasil. Com o objetivo de promover a segurança no trânsito, em 19 de junho de 2008, foi instituída a lei número 11.705 no Brasil, quê proíbe os motoristas de dirigir sôbi os efeitos de bebidas alcoólicas ou outras substâncias quê alterem a capacidade de direção. Essa lei ficou popularmente conhecida por Lei Seca e foi incorporada ao cóódigo de Trânsito Brasileiro (CTB).
A respeito do assunto, responda às kestões a seguir.
a) O áucôl é uma droga depressora, estimulante ou perturbadora?
b) Quais são os efeitos provocados pela ingestão de bebidas alcoólicas?
c) Forme um grupo com seus côlégas e elaborem um panfleto informativo para conscientizar as pessoas sobre os problemas ocasionados pela associação da direção de veículos ao consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas.
7. De acôr-do com um recente estudo realizado por uma revista científica de Medicina em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (hó ême ésse), existiam mais de 1 bilhão de pessoas obesas no mundo em 2022. Em comparação com 1990, o número de adultos obesos foi duas vezes maior. Já entre crianças e adolescentes de 5 a 19 anos de idade, o número foi quatro vezes maior. Considerando as informações do texto e os seus conhecimentos sobre o assunto, responda às perguntas a seguir.
a) O aumento considerável de pessoas obesas se deve, em parte, aos hábitos de vida da ssossiedade. Que hábitos são esses?
b) A obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças, como a diabetes tipo 2. Explique essa informação e aponte algumas características da diabetes tipo 2.
8. Sentir-se parte de um grupo é uma necessidade essencial do sêr humano. Compartilhar gostos, interesses e até comportamentos póde proporcionar segurança, apôio emocional e conferir um senso de identidade. Por exemplo, praticantes de squêit podem frequentar os mesmos locais, adotar um estilo de vestir semelhante e usar gírias e expressões próprias. No entanto, na busca por aceitação, algumas pessoas podem modificar sua personalidade e assumir comportamentos não saudáveis.
a) Você se sente pertencente a algum grupo?
Explique.
b) Você já fez algo para se sentir aceito em um grupo?
c) Em grupo, criem uma produção artística (música, vídeo, peça de teatro, poema etc.) quê conte a história de uma pessoa quê, em busca de aceitação, tornou-se dependente química. Destaquem as dificuldades vivenciadas por essa pessoa e como ela superou a dependência. Ao final, apresentem sua produção à turma.
Página cento e quarenta
ORGANIZANDO AS IDEIAS
Analise o esquema a seguir, quê apresenta e relaciona os principais conceitos estudados nesta Unidade.
No caderno, elabore o seu próprio esquema. Organize os principais conceitos da Unidade e inclúa outros termos e ideias quê se relacionam ao quê foi estudado, realizando as associações quê considerar importantes. Por fim, elabore um pequeno texto quê conecte os conceitos e as ideias presentes no esquema.
Página cento e quarenta e um
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Respostas e comentários estão disponíveis nas Orientações para o professor.
Tema 7: Regulação hormonal
1. Entre os hormônios utilizados no doping esportivo estão a eritropoietina (EPO), o GH e a testosterona.
Sobre esse assunto, faça o quê se propõe a seguir.
a) Realize uma pesquisa e explique por quê o uso dêêsses hormônios por atletas póde sêr considerado doping esportivo.
b) O uso de hormônios quê ofereçam vantagens para atletas é contra as regras do esporte. Essa situação envolve algumas kestões sobre os princípios do esporte, como: “fair play”, “ética” e a expressão “o importante é competir”. Forme um grupo e discuta essas kestões com os côlégas. Aproveite o momento para relatar alguma experiência vivida ou conhecida sobre ética no esporte, e de quê maneira ela se aplica na vida.
2. (Unicamp-SP) Os hormônios são substâncias quê contrólam diversas funções do organismo. Eles são liberados na corrente sanguínea e atuam em várias partes do corpo e agem, praticamente, sobre todos os sistemas. Sobre os hormônios, assinale a alternativa correta.
a) A adrenalina é liberada em situações de emergência para a redução da freqüência cardíaca.
b) A insulina é produzida na tireoide, atua no metabolismo da proteína e provoca a diabetes.
c) A ocitocina atua nas contrações do útero durante o parto, estimulando a expulsão do bebê.
d) O hormônio antidiurético é estimulado pela ingestão de áucôl, gerando grande produção de urína.
Resposta: c)
3. (Enem/MEC) Um estudo demonstrou quê o bisfenol
A, compôzto usado na fabricação de materiais plásticos, associado a uma longa lista de doenças, impediu a ação das desiodases, enzimas quê atuam na transformação do hormônio T4 em T3.
TOLEDO, K. Disponível em: https://livro.pw/idehp. Acesso em: 13 jun. 2019 (adaptado).
Esses hormônios são produzidos na(s) glândula(s)
a) paratireoides.
b) pancreática.
c) tireoide.
d) hipófise.
e) adrenal.
Resposta: c)
Tema 8: Sistema genital e puberdade
4. Leia um trecho do poema feito por um estudante durante a aula de Ciências da Natureza e, a seguir, responda às kestões.
Texto dos autores.
a) O poema do estudante se refere às mudanças ocorridas durante a adolescência. Que mudanças são essas?
b) Em seu caderno, escrêeva um poema a respeito de suas vivências durante a adolescência. Se desejar, leia seu poema ao restante da classe e converse a respeito do assunto dos poemas quê foram compartilhados.
5. Leia o trecho e responda às kestões a seguir.
De acôr-do com um estudo do Ministério da Saúde, divulgado em 2020, naquele ano, cerca de 380 mil partos foram de jovens com até 19 anos de idade, o quê correspondeu a 14% de todos os nascimentos no Brasil. Por dia, 1.043 adolescentes
Página cento e quarenta e dois
tornaram-se mães no Brasil, por hora são 44 bebês nascidos de genitoras nessa faixa etária, sêndo quê dessas, duas têm idade entre 10 e 14 anos. [...]
BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Brasília, DF. “Respeito e Cuidado”: 01 a 08/02 - Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. [S. l.]: MS: BVS, [202-]. Disponível em: https://livro.pw/ftymz. Acesso em: 2 set. 2024.
a) Considerando quê um ano tenha 365 dias, qual é o número de adolescentes quê se tornam mães no Brasil por ano, segundo os dados informados?
b) Segundo os dados informados, qual o percentual aproximado de adolescentes entre 10 e 14 anos quê se tornam mães no Brasil por hora?
c) Forme um grupo com seus côlégas e confeccionem cartazes quê busquem conscientizar a juventude a respeito da gravidez na adolescência, seus riscos à saúde da mãe, cujo corpo está em desenvolvimento, e as mudanças quê trazem à vida dos pais. Se desejarem, pesquisem relatos de mães e pais adolescentes na internet para a confekissão dos cartazes.
6. (UFRR) As características sexuais e a produção de gametas estão sôbi o contrôle de hormônios produzidos em diferentes órgãos e glândulas do corpo.
Em relação ao contrôle hormonal da reprodução na espécie humana, é CORRETO afirmar quê:
a) O hormônio foliculoestimulante (FSH) é produzido pêlos ovários e pêlos testículos.
b) Os hormônios luteinizante (LH) e foliculoestimulante (FSH) atuam somente nos ovários.
c) A progesterona e o estrogênio são produzidos no útero durante o ciclo menstrual.
d) O hormônio foliculoestimulante (FSH) estimula o espessamento do endométrio.
e) O hormônio luteinizante (LH) estimula a produção de testosterona.
Resposta: e)
Tema 9: Gestação e parto
7. (UFAC) Na maior parte das fecundações em humanos, o encontro dos gametas masculino e feminino se dá no terço distal das tubas uterinas. Após ocorrer a fecundação, o zigôto percórre um longo caminho até alcançar o útero, local apropriado para o desenvolvimento
gestacional. Ao processo de fixação do zigôto no endométrio dá-se o nome de:
a) Gastrulação.
b) Nidação.
c) Ovulação.
Resposta: b)
d) Fertilização.
e) Captação.
8. (Unicentro-PR) Considere quê um casal impossibilitado de ter filhos em condições normais tiveram gêmeos, sêndo um do sexo masculino e outro do sexo feminino. Isso só foi possível depois quê um especialista em reprodução humana sugeriu quê, para o caso, o método mais indicado seria o da fertilização in vítro. A técnica consiste na estimulação ovariana para aumentar a produção de óvulos. Em seguida, os óvulos são coletados e levados ao laboratório, onde são colocados em meio artificial juntamente com espermatozoides para quê ocorra a fecundação. Se a fertilização for bem-sucedida, no terceiro dia após a fecundação, os embriões são transferidos para o útero da mãe.
Em relação à formação dêêsses gêmeos, o quê pode-se afirmar?
a) Foram produzidos de um único óvulo fecundado por dois espermatozoides e não compartilharam a mesma placenta.
b) Formaram-se a partir do desenvolvimento de embriões distintos e compartilharam a mesma placenta na barriga da mãe.
c) São geneticamente idênticos, originados de um único óvulo fecundado por um único espermatozóide.
d) São univitelinos e vieram da fecundação de gametas masculinos e femininos com materiais genéticos distintos.
e) São chamados de dizigóticos, pois vieram de zigotos diferentes e cada um ocupou sua própria placenta.
Resposta: e)
Tema 10: Contracepção e prevenção de ISTs
9. (Ufla-MG) Observe as figuras e analise as afirmativas referentes a métodos anticoncepcionais:
Página cento e quarenta e três
I – A vasectomia é caracterizada pela retirada do órgão representado por 1.
II – O diafragma é um dispositivo de borracha quê deve sêr introduzido na região indicada por 2.
III – O dispositivo intrauterino (DIU) atua no órgão indicado em 3.
IV – A laqueadura tubária consiste no seccionamento das estruturas representadas por 4.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Resposta: d)
10. (UFV-MG) Métodos contraceptivos são métodos utilizados por pessoas com vida sexual ativa, visando evitar uma gravidez indesejada. Doenças sexualmente transmissíveis são doenças quê se transmitem, principalmente, através de relações sexuais com parceiros infectados e sem a devida proteção. Assinale a opção quê apresenta métodos contraceptivos quê também protegem contra a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.
a) vasectomia e laqueadura.
b) contraceptivo oral (pílula anticoncepcional) e contraceptivo injetável.
c) contraceptivo de emergência (pílula do dia seguinte).
d) preservativo (camisinha) masculino e feminino.
Resposta: d)
Tema 11: Sexualidade
11. Analise a fotografia a seguir.
A cena representada nessa fotografia está relacionada a qual(is) dimensão(ões) da sexualidade humana? Explique sua resposta.
Tema 12: A juventude e seus desafios
12. Leia os trechos a seguir.
Texto A
No Brasil, um levantamento mostra como aumentaram as mensagens de ódio nas rêdes sociais nos últimos anos.
DENÚNCIAS de crimes envolvendo discurso de ódio nas rêdes sociais triplicaram nos últimos 6 anos, aponta levantamento. G1, [s. l.], 1 maio 2023. Disponível em: https://livro.pw/aeblk. Acesso em: 3 set. 2024.
Texto B
A liberdade de expressão é uma das liberdades fundamentais previstas na Constituição Federal. Assegura o direito de cada um de expressar ideias, manifestar opiniões, sem sofrer censura. No entanto, [...] no campo da liberdade de expressão, assim como em outros campos de direitos, há diversas situações em quê limites se fazem necessários.
COSTA, Karoline. Qual o limite da liberdade de expressão? Humanista, Porto Alegre, 18 nov. 2021. Disponível em: https://livro.pw/efwnc. Acesso em: 3 set. 2024.
Forme um grupo com seus côlégas e organizem um debate a respeito dos textos A e B, considerando os pontos a seguir.
• Quais os motivos para o aumento das mensagens de ódio nas rêdes sociais?
• Como distinguir opinião e ofensa?
• Quais os limites da liberdade de expressão?
13. Desde 2009, a comercialização de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos, é proibida no Brasil. Mesmo assim, esses dispositivos estão cada vez mais populares entre os jovens. Faça uma pesquisa sobre os problemas de saúde ocasionados pelo uso dos DEFs e anote os resultados em seu caderno.
Página cento e quarenta e quatro
INTEGRANDO COM...
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
Búlin e sáiber-búlin
O búlin é uma prática repetitiva e persistente quê visa agredir física, verbal e emocionalmente uma pessoa ou grupo. Essa prática envolve o agressor, a vítima e a plateia. O agressor promove a ação ofensiva; a vítima sofre a agressão, tendo sua integridade afetada; e a plateia observa, podendo sêr passiva e não se intrometer por medo de sofrer consequências, ou ativa, incentivando a prática.
Com o aumento do uso da internet e das rêdes sociais, o búlin ultrapassou o ambiente presencial, transformando-se em sáiber-búlin. Esse tipo de búlin se manifesta através de comentários ofensivos nas rêdes sociais, insultos em jogos ôn láini e compartilhamento de informações sem consentimento. As fêik news também contribuem, pois incitam ódio e ataques direcionados.
O anonimato e o grande número de usuários ôn láini agravam o sáiber-búlin, criando uma falsa sensação de impunidade. As consequências para as vítimas são sérias e incluem problemas de saúde como ansiedade, depressão e transtôrnos alimentares. A insegurança e o medo de locais públicos podem levar as vítimas a evitarem sair de casa ou irem à escola.
Para se proteger de ataques virtuais, é importante não compartilhar informações pessoais ou fotos íntimas na internet, mesmo com pessoas de confiança. Evitar adicionar desconhecidos nas rêdes sociais e verificar a autenticidade dos perfis também ajuda.
Denunciar os agressores é essencial para combater o búlin e o sáiber-búlin. Comunicar a situação a pessoas de confiança, como pais, responsáveis, professores ou coordenadores é crucial. No caso do sáiber-búlin, bloquear e denunciar os perfis dos agressores nas platafórmas digitais póde aumentar a chance de serem banidos. A prática do sáiber-búlin é punível por lei quando configura crimes de calúnia, difamação, injúria racial e exposição de imagens de conteúdo íntimo, erótico ou sexual.
Página cento e quarenta e cinco
A prevenção e a ação contra o búlin dependem da conscientização e do apôio coletivo para proteger as vítimas e criar um ambiente seguro e respeitoso para todos. Uma ssossiedade de paz e justiça é construída ao se rejeitar a violência em qualquer uma de suas formas e ao se praticar a empatia e a solidariedade.
Agora, faça o quê se pede em cada item
Respostas e comentários estão disponíveis nas Orientações para o professor.
1. Um grupo de amigos fazia piadas entre si na escola e nas rêdes sociais. Um membro expressou desconforto com as piadas feitas sobre ele, e outro admitiu quê também não gostava, mas seguia a prática porque todos faziam. Mesmo assim, o grupo continuou dizendo quê “era só uma brincadeira”.
Em grupo, conversem sobre os seguintes pontos.
• A situação descrita póde sêr considerada búlin e/ou sáiber-búlin?
• O quê o colega insatisfeito poderia fazer?
• Você já se sentiu como algum dos côlégas quê se manifestaram?
• O quê o grupo deveria ter feito para resolver os conflitos?
2. Com seu grupo inicial, elabore uma propaganda quê possa sêr postada na internet contra o sáiber-búlin. Ela póde sêr um vídeo, uma apresentação digital, uma entrevista, uma música, um clipe. Use a criatividade!
3. Considerando quê o sáiber-búlin é uma forma de violência atual, promover e divulgar a cultura de paz, tal como propôsto pela Ônu, é uma solução para esse problema. Com um colega, pesquise, debata e reflita sobre como a cultura de paz póde contribuir para o combate ao sáiber-búlin.
4. Originada durante o movimento de vanguarda concretista do século XX, a poesia concreta explora a relação entre a palavra, a sonoridade e a imagem. Faça uma pesquisa sobre esse movimento e elabore uma poesia concreta para transmitir uma mensagem de combate à violência, utilizando valores da cultura de paz.
ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM
• Para saber mais sobre o sáiber-búlin, leia o texto Cyberbullying: o quê é e como pará-lo.
Publicado por Unicef Brasil. Disponível em: https://livro.pw/sxunm; acesso em: 3 set. 2024.
Página cento e quarenta e seis