Vídeo Ícone de Vídeo

Maracatu

O maracatu é uma manifestação cultural popular típica do Brasil, que combina elementos de música e dança. Neste vídeo, você vai conhecer mais sobre duas formas de expressão do maracatu: o maracatu nação e o maracatu rural.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o maracatu, junte-se aos seus colegas e façam uma pesquisa para descobrir quais manifestações culturais afro-brasileiras ainda resistem na sua cidade ou região.

Transcrição

[Música animada]

[Audiodescrição da abertura] Vinheta animada em textura de papel amassado, colagens com diversas fotos de jovens conversando e sorrindo. Na tela, o título: [narradora] Maracatu.

[Música animada]

[Apresentadora na tela]

[Efeito sonoro: papel rasgando]

Olá! Antes de falar sobre o tema deste vídeo, vou fazer minha audiodescrição. Sou uma mulher negra, tenho cabelos curtos, castanhos e crespos. Estou usando blusa vermelha e calça preta. Estou em uma sala com parede azul-marinho, sentada em uma poltrona clara. No canto inferior direito, há uma janela com intérprete de Libras e, ao lado dela, legendas descritivas.

Você conhece essa manifestação popular? O Maracatu é uma manifestação cultural tradicional de Pernambuco que combina elementos rituais de dança e música ressignificados pelos africanos no Brasil. Na festa do maracatu acontece um cortejo de coroamento de reis e rainhas negros, acompanhado de um grupo musical com instrumentos de percussão e de sopro.

[Entra imagem em tela]

[Fundo musical]

[Audiodescrição] Legenda da imagem: Pessoas dançando maracatu rural em Olinda (PE), 2020. Imagem de encontro de grupos de maracatu de baque solto ao ar livre. Em destaque, uma pessoa usando um grande chapéu com fitas metalizadas nas cores azul, amarelo e verde. Ela está vestida com um traje colorido com tiras de tecidos de cores diversas. Ao fundo, há outras pessoas também vestidas com o mesmo traje.

[Apresentadora na tela]

Existem duas formas de celebrar o maracatu: o maracatu nação ou maracatu de baque virado, e o maracatu rural ou maracatu de baque solto. Cada forma tem personagens, estéticas e musicalidades distintas.

O maracatu nação é a expressão mais antiga dessa manifestação e surgiu na região metropolitana de Recife no século XVIII. O batuque do maracatu nação é formado por instrumentos de percussão, como alfaias, tambores, caixas de guerra, taróis, gonguês e ganzás. Entre seus personagens estão as damas do paço, as calungas, o caboclo arreamar, as baianas e os lanceiros.

Já o maracatu rural surgiu com os trabalhadores nos engenhos de cana-de-açúcar da Zona da Mata Norte, também em Pernambuco. Acredita-se que essa tradição tenha surgido na virada do século XIX para o século XX. O grupo musical do maracatu de baque solto incorpora, além dos instrumentos originais de percussão, instrumentos de sopro, como o trombone, o pistom, o trompete e o saxofone. Os personagens do maracatu de baque solto que mais se destacam são o caboclo de lança, os caboclos de pena, as damas de buquê e as catitas.

Atualmente, o maracatu faz parte do circuito do Carnaval de Recife e, desde 2014, tem o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, reconhecido como um elemento identitário da nossa cultura e um elo valioso entre o passado e o presente do nosso país. Um reconhecimento importante, né? E você? Gostou de aprender sobre a história e a cultura do Maracatu? Que tal pesquisar sobre essa manifestação cultural e aprender ainda mais? Bons estudos!

[Fundo musical]

[Audiodescrição] Entram textos em tela com os créditos e as referências utilizadas no vídeo.


Créditos

Freepik/Freepik

Freepik/Freepik

Freepik/Freepik

Erica Catarina Pontes/Shutterstock


Trilha sonora

Juqboxmusic – All Time High