Vídeo Ícone de Vídeo

Xadrez

Neste vídeo, você vai conhecer as regras básicas do xadrez, entender como suas peças se movem e descobrir por que esse jogo milenar continua a fascinar jogadores até hoje.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o xadrez, sua história e regras básicas, pesquise outros jogos de estratégia que são da família do xadrez. Compartilhe suas descobertas com os colegas.

Transcrição

[Música animada]

[Audiodescrição da abertura] Vinheta animada em textura de papel amassado, colagens com diversas fotos de jovens conversando e sorrindo. Na tela, o título:

[Narradora] Xadrez.

Apresentadora na tela

[Efeito sonoro: papel rasgando]

[Apresentadora] Olá! Antes de falar sobre o tema deste vídeo, vou fazer minha audiodescrição. Sou uma mulher negra, tenho cabelos curtos, castanhos e crespos. Estou usando blusa laranja e calça preta. Estou em uma sala com parede azul-marinho, sentada em uma poltrona clara. No canto inferior direito, há uma janela com intérprete de Libras e, ao lado dela, legendas descritivas.

O xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo. Para conhecermos um pouco sobre ele, vamos falar de suas regras básicas.

Trata-se de um jogo de tabuleiro que envolve dois jogadores. Cada jogador controla 16 peças: um rei, uma rainha, duas torres, dois bispos, dois cavalos e oito peões. O objetivo é colocar o rei do adversário em xeque-mate, o que significa que ele não terá mais movimentos legais para escapar do ataque.

Embora seja um dos jogos mais antigos que se conhece, não há consenso sobre sua origem.

Há evidências de que a forma atual do jogo exista desde o século VI d.C., sendo originada de um jogo indiano chamado chaturanga, que também teria sido precursor de outros jogos de estratégia.

Para ser considerado da “família do xadrez”, o jogo não pode envolver elementos de sorte, como dados, e a vitória deve acontecer com a captura de uma única peça – no caso do xadrez, o rei.

[Entra imagem em tela]

[Audiodescrição] Tabuleiro de chaturanga, Déli, Índia, 2018. Foto colorida de Tabuleiro do jogo indiano chaturanga. As peças estão dispostas em um tabuleiro de madeira em 4 cores distintas: amarelo, preto, verde e vermelho.

Apresentadora na tela

[Fundo musical]

[Apresentadora] O xadrez chegou à Europa por volta do século X, trazido pelos árabes, e por volta do ano 1000, o jogo já era amplamente conhecido no continente.

[Entra imagem em tela]

[Audiodescrição] Pessoa jogando xadrez, Phuket (Tailândia), 2021. Fotografia de partida de xadrez, pessoa movendo com a mão esquerda uma peça preta no tabuleiro, enquanto a mão direita está apoiada sobre a mesa. O tabuleiro tem peças brancas e pretas.

Apresentadora na tela

[Apresentadora] Ao longo da Idade Média, o jogo passou por diversas alterações em suas peças e em suas regras e se tornou uma prática muito difundida entre os nobres. Com a Idade Moderna, o xadrez popularizou-se como um jogo da classe média e, em 1851, aconteceu o primeiro torneio internacional de xadrez, realizado na cidade de Londres, na Inglaterra.

Desde então, com cada vez mais clubes e torneios de xadrez pelo mundo, o jogo se consolidou como esporte e, em 1924, foi fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

Jogar xadrez traz muitos benefícios: melhora a concentração, a memória, a tomada de decisões e a capacidade de resolver problemas. Além disso, é uma ótima forma de fazer novos amigos e se divertir. Então, que tal pegar um tabuleiro de xadrez e começar a praticar? Bom jogo e até mais!

[Fundo musical]

[Audiodescrição] Entram textos em tela com os créditos e as referências utilizadas no vídeo.


Créditos

Freepik/Freepik

Freepik/Freepik

Freepik/Freepik

SvetlanaSF/Shutterstock

89stocker/Shutterstock

 

Trilha sonora

Juqboxmusic – All Time High