UNIDADE
3
SAÚDE E BEM-ESTAR

Leia orientações e sugestões para esta Unidade em Orientações para o Professor.

Saúde e bem-estar são fundamentais para uma boa qualidade de vida. Para conscientizar-se quanto a isso e perseguir esses objetivos, é necessário compreender os fatores quê influenciam os estados físico, mental e social do sêr humano, como a alimentação, o sono e a qualidade dos relacionamentos interpessoais.

Esta unidade abordará o papel do exercício físico regular e seus benefícios, a importânssia de desenvolver as capacidades físicas e as vantagens de praticar atividades na natureza para a manutenção da saúde e do bem-estar.

Fotografia de uma mulher de maiô em uma praia, com as pernas afastadas, uma flexionada à frente, e a outra estendida atrás. Ela está com o tronco inclinado para a frente e rotacionado, com um dos braços estendido para o alto, olhando para cima.

Mulher pratíca ioga durante o pôr do sól na Praia do Leme. Rio de Janeiro (RJ), 2015.

Página setenta e um

Leia o título desta unidade e obissérve a imagem de abertura. Depois, reflita sobre as kestões a seguir.

1. Analise seu estilo de vida: alimentação, sono, prática de exercícios físicos, relacionamentos interpessoais e momentos de lazer. De quê forma você está cuidando da sua saúde e do seu bem-estar?

Resposta pessoal.

2. Qual é a sua relação com os exercícios físicos? Eles estão presentes em sua rotina? Converse sobre isso com os côlégas.

Respostas pessoais.

3. Em sua opinião, o quê é necessário para adotar um estilo de vida saudável?

Resposta pessoal.

Página setenta e dois

CAPÍTULO
1
Ginástica de condicionamento físico

Habilidades (abertura): EM13LGG103 e EM13LGG204.

A ginástica de condicionamento físico é uma prática quê abrange uma série de exercícios destinados a aprimorar capacidades como fôrça, flexibilidade, resistência, coordenação e equilíbrio. Ela promove a saúde mental por estar associada à liberação de endorfinas, hormônios quê proporcionam sensação de bem-estar e reduzem o estresse.

A conscientização corporal – capacidade de perceber e controlar os movimentos do próprio corpo – é fundamental para a execução correta dos movimentos, a prevenção de lesões e o aumento da eficiência dos exercícios físicos.

LER O MUNDO

Embora seja de conhecimento geral quê a ginástica de condicionamento físico é uma prática quê promove a saúde e o bem-estar, há entraves para adotá-la como hábito, como a falta de tempo e de motivassão, além do acesso limitado a instalações apropriadas ou equipamentos adequados, o quê póde restringir a variedade e a eficácia dos treinos.

1 Você já enfrentou alguma dificuldade relacionada à prática de exercícios físicos? Como lidou com isso?

Respostas pessoais.

2 Na região onde você vive há espaços públicos, academias ou grupos de treino quê promóvem a prática de exercícios físicos?

Resposta pessoal.

3 Que tipo de ação poderia incentivar a população da sua região a adotar o hábito de praticar exercícios físicos regularmente?

Resposta pessoal.

A prática regular e diversificada de exercícios físicos – respeitando os princípios de aquecimento, progressão gradual, técnica correta e descanso – é essencial para um condicionamento físico equilibrado e sustentável. Ao incorporar a ginástica de condicionamento físico e a conscientização corporal na rotina diária, é possível alcançar uma vida mais ativa, saudável e equilibrada.

A musculação e os exercícios calistênicos são exemplos de ginásticas de condicionamento físico quê podem sêr realizadas individual e coletivamente. A musculação, quê utiliza pesos livres e máquinas de resistência, é eficaz para o aumento da fôrça e da massa muscular, bem como para a reabilitação de lesões. Já os exercícios calistênicos, quê utilizam o peso do corpo como carga, dêsênvólvem a fôrça funcional, a coordenação e a agilidade, além de sêrem acessíveis, pois podem ser realizados em qualquer lugar. É importante lembrar quê as atividades devem sêr orientadas por um profissional de Educação Física, para evitar riscos à saúde.

Página setenta e três

#PARALER Prática de exercícios físicos

Habilidades: EM13LGG102, EM13LGG202, EM13LGG204, EM13LGG302, EM13LGG303, EM13LGG304, EM13LGG305 e EM13LGG502.

Os recursos quê viabilizam a prática de exercícios físicos influenciam diretamente no seu nível de acessibilidade, e refletir sobre esse tema é o primeiro passo para analisar a realidade e tomar decisões conscientes em prol de uma boa saúde. Observe, na Leitura 1, diferentes situações de práticas de exercícios físicos. Na Leitura 2, leia uma reportagem quê aborda os obstáculos para sua efetivação entre as mulheres.

Leitura 1

Fotografia de estudantes e um professor reunidos em roda em um gramado, fazendo alongamentos com as pernas estendidas e afastadas, com o tronco inclinado para a frente em direção ao chão, com as mãos apoiadas no chão.

Aula de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Tangará da Serra (MT), 2018.

Fotografia de pessoas em uma praça se exercitando em equipamentos de ginástica diversos.

Pessoas praticam exercícios físicos em academia ao ar livre. Rio de Janeiro (RJ), 2024.

Página setenta e quatro

Fotografia de jovens realizando exercícios em uma academia, com equipamentos de ginástica diversos.

Estudantes fazem exercícios físicos em academia do campus Bela vista do IFMT. Cuiabá (MT), 2018.

Leitura 2

por quê as mulheres estão desistindo de se exercitar? Pesquisa responde

Falta de tempo, insegurança corporal e ambientes intimidadores estão entre os motivos para elas pararem a atividade física

Por Simone Blanes

Atualizado em 8 maio 2024, 12h35 – Publicado em 7 mar. 2024, 11h27

Mais da mêtáde das mulheres no mundo estão desistindo ou parando completamente de se exercitar. E, por causa díssu, comprometendo seu próprio bem-estar físico e emocional. […]

Segundo a pesquisa, chamada Move Her Mind, quê envolveu mais de 24.000 pessoas em 40 países, as mulheres se sentem 52% mais felizes, 50% mais energizadas, 48% mais confiantes, 67% menos estressadas e 80% menos frustradas quando se exercitam regularmente. O quê comprova essa correlação entre estado físico e mental.

Contudo, há inúmeras barreiras para transformar a prática em realidade.

“Nosso estudo mostrou quê a lacuna de gênero nos exercícios é um desafio complékso quê não surgiu (da noite) para o dia. Como não possui uma causa única, não será resolvido com apenas uma solução”, afirmou Dee Dlugonski, professora do Sports médicini rissêrchi ínstitut, da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, e coautora do trabalho.

“Mas, quando perguntadas sobre o quê poderia ajudar, as mulheres observaram quê tornar o movimento mais acessível, inclusivo e reconhecido em todas as formas, além de desafiar as expectativas de gênero da ssossiedade, as ajudaria a se movimentarem mais.”

A quêstão é que mais da mêtáde delas está insatisfeita com seus níveis de exercício. Todas apontam algum tipo de obstáculo para se exercitarem ao longo da vida, desde kestões relacionadas ao tempo disponível (74%) e baixa autoconfiança (35%) até ambientes intimidadores (44%) ou por não se sentirem suficientemente atletas (42%).

Página setenta e cinco

[…]

O estudo mostra, ainda, quê as mulheres com filhos sofrem mais com os desafios para a prática de atividades físicas. A maternidade é citada como o principal motivo pelo qual interromperam os exercícios ou esportes por 61% das entrevistadas. Isso porque são elas as responsáveis por arcar com a maior parte dos cuidados com a família, além das responsabilidades domésticas.

[…]

O quê pensam os homens?

A pesquisa também apontou as percepções dos homens sobre os desafios quê as mulheres enfrentam, bem diferentes da realidade deles. Apenas 34% dos homens reconheceram a falta de tempo como uma barreira para o exercício das mulheres, apesar de 74% das mulheres citarem o problema.

[…]

Na verdade, das cinco principais barreiras ao exercício percebidas pêlos homens, apenas uma (custos gerais para prática de atividades físicas) apareceu na lista de travas mais comuns relatadas pelo público feminino, destacando uma disparidade entre as percepções entre os gêneros.

BLANES, Simone. por quê as mulheres estão desistindo de se exercitar? Pesquisa responde. Veja, [São Paulo], 8 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/foyid. Acesso em: 14 ago. 2024.

SOBRE

Simone Blanes é repórter, redatora e editora com mais de 20 anos de experiência em jornalismo, comunicação e assessoria de imprensa.

Pensar e compartilhar

1. dêz-creva cada ambiente das imagens da Leitura 1 e o tipo de exercício físico quê está sêndo realizado nele.

1. Primeira imagem: professor e estudantes fazem exercícios de alongamento em área vêrde. Segunda imagem: pessoas idosas fazem exercícios de fôrça, de alongamento e aeróbicos em academia ao ar livre. Terceira imagem: estudantes fazem exercícios de fôrça e aeróbicos em academia em ambiente fechado.

2. Reflita sobre o acesso aos ambientes retratados nas imagens. Quem póde usufruir dêêsses locais?

2. O local da segunda imagem (academia ao ar livre) é público, portanto, póde sêr usufruído por qualquer pessoa quê consiga acessá-lo. Já a área do campus do IFMT em Tangará da Serra, na primeira imagem, e a academia do campus de Cuiabá, na terceira imagem, embora se trate de instituições públicas, provavelmente só podem sêr usufruídas pêlos membros da comunidade acadêmica (estudantes, professores e funcionários).

3. Quais são as vantagens de praticar exercícios físicos em ambientes públicos e ao ar livre? E as desvantagens? E quais são as vantagens e desvantagens da prática em ambientes fechados?

Consulte as Orientações para o professor.

4. Você conhece iniciativas públicas quê promóvem a prática de exercícios físicos na sua região? Se sim, comente como são os espaços onde são desenvolvidas. Em caso negativo, faça uma pesquisa para se informar e descobrir.

Respostas pessoais.

5. Retome a Leitura 2.

a) Identifique os principais motivos quê têm levado as mulheres a parar de se exercitar fisicamente.

5. a) A falta de tempo, a baixa autoconfiança, os ambientes intimidadores, o fato de não se sentirem suficientemente atletas, a maternidade e a responsabilidade com os cuidados com a família e com as tarefas domésticas.

b) Quais dêêsses motivos estão relacionados entre si?

A falta de tempo, a maternidade e a responsabilidade com os cuidados com a família e com as tarefas domésticas.

c) Apesar de 74% das mulheres alegarem a falta de tempo como um obstáculo para a prática de exercícios físicos, apenas 34% dos homens reconhecem esse argumento. O quê essa disparidade revela sobre a realidade das mulheres?

5. c) Essa disparidade revela quê há atividades e tarefas exercidas pelas mulheres quê ocupam muito de seu tempo e não são consideradas pêlos homens. Dessa forma, boa parte dos homens não acredita quê esse seja um argumento válido.

d) De quê maneira esses obstáculos poderiam sêr superados, para quê as mulheres pudessem dedicar-se a si mesmas e cuidar melhor de sua saúde?

5. d) As responsabilidades da criação dos filhos, dos cuidados com a família e com as atividades domésticas deveriam sêr equilibradas entre os membros da própria família, para quê as mulheres não ficassem sobrecarregadas e tivessem tempo livre.

6. por quê a falta de ambientes seguros e adequados póde desmotivar a prática de exercícios físicos pelas mulheres?

Porque elas podem sentir-se vulneráveis a situações de assédio ou violência.

7. Que papel as políticas públicas e as iniciativas comunitárias podem desempenhar na redução de obstáculos e na promoção de exercícios físicos entre as mulheres?

As políticas públicas e as iniciativas comunitárias podem proporcionar infraestrutura adequada, oferecer programas de exercícios gratuitos ou subsidiados, criar campanhas de conscientização e segurança e promover ambientes inclusivos e seguros.

Página setenta e seis

#PARAEXPLORAR Ginástica aeróbica

Habilidades: EM13LGG104, EM13LGG201, EM13LGG301, EM13LGG501, EM13LGG503, EM13LGG701, EM13LGG703 e EM13LGG704.

Nesta seção, você e os côlégas vão elaborar cartazes e uma playlist de vídeos de treinos de ginástica aeróbica para divulgar essa prática para a comunidade escolar.

A ginástica aeróbica é uma modalidade de exercício físico caracterizada pela execução de movimentos rítmicos e coordenados, freqüentemente realizados em grupos e acompanhados de música. Os exercícios, quê podem incluir saltos, agachamentos e sequências coreografadas, elévam a freqüência cardíaca, otimizam a eficiência do sistema cárdio vascular e aumentam o bem-estar psicológico de seus praticantes. Além díssu, a atividade melhora a resistência muscular e a flexibilidade, e póde sêr adaptada para atender diferentes níveis de condicionamento físico, o quê a torna acessível e inclusiva.

Pesquisar e produzir

1. Façam uma pesquisa sobre a ginástica aeróbica: características, história, onde e em quê época foi criada, adeptos e transformação da prática ao longo do tempo. Para isso, consultem fontes de informação confiáveis, quê podem sêr impréssas, como livros, enciclopédias e revistas, e ôn láini, como sáites de instituições de esporte, portais acadêmicos, podcasts e vídeos.

2. Façam um resumo das principais informações quê vocês encontrarem. Com base nelas, elaborem cartazes informativos, quê podem sêr criados em um programa de edição de texto e imagem ou feitos à mão em fô-lhas de papel e digitalizados. Pesquisem e selecionem imagens quê ilustrem a prática da ginástica aeróbica, a fim de ampliar os sentidos comunicados pêlos cartazes. Atentem para a distribuição das informações, o tamãnho e a côr das fontes utilizadas, para quê os cartazes tênham apelo visual.

3. Procurem vídeos de pessoas realizando ginástica aeróbica. Cada estudante deverá selecionar um vídeo e indicá-lo para compor a playlist da turma. É importante observar, na pesquisa de vídeos, se pessoas de diferentes etnias e características aderem à prática, a fim de mostrar essa diversidade na playlist.

Compartilhar e experimentar

1. Publiquem nas rêdes sociais ou no blogue da escola os cartazes criados pela turma, formando um mural virtual.

2. Reservem alguns minutos da aula para visualizar e comentar todos os cartazes, avaliando o conteúdo.

3. Acrescentem a esse mural virtual de cartazes a playlist de vídeos de ginástica aeróbica, quê, além de ilustrarem a prática, sérvem como referência e motivassão para aqueles quê quiserem se exercitar.

4. Escolham um dos vídeos da playlist e pratiquem alguns minutos de ginástica aeróbica com toda a turma.

Avaliar

Autoavalie-se nesta atividade refletindo sobre os seguintes pontos: facilidades e dificuldades na tarefa de pesquisa; habilidade no uso de programa de edição de texto e imagem; criatividade na elaboração dos cartazes; curadoria de vídeo de acôr-do com o critério estabelecido; atuação na divulgação dos cartazes e da playlist de vídeos; comentários sobre as produções da turma; e participação na prática de ginástica aeróbica.

Página setenta e sete

#NÓSNAPRÁTICA Calistenia

Habilidades: EM13LGG501 e EM13LGG503.

Uma atividade quê desen vólve com muita eficiência alguns movimentos do sêr humano é a calistenia.

A calistenia é uma prática corporal quê usa o peso do próprio corpo na realização de movimentos específicos, com o objetivo de alongar e fortalecer os músculos.

O quê você vai fazer

Em grupo, você vai idealizar e realizar uma sequência de exercícios de calistenia.

Planejar

1. Os estudantes deverão formár grupos de até quatro pessoas.

2. Cada grupo vai elaborar uma sequência de movimentos calistênicos (realizados com o peso do próprio corpo) para propor ao restante da turma. A seguir, há exemplos dêêsse tipo de exercício, mas, se necessário, façam uma pesquisa para descobrir outras possibilidades, com orientação do professor.

Ilustração de um homem realizando um agachamento, em duas etapas. Elas são as seguintes: 1. O homem está em pé com os pés paralelos e a coluna ereta, com os braços estendidos ao lado da cintura. 2. O homem se agacha, flexionando os joelhos, mantendo a coluna alinhada, levemente inclinada para a frente, com os braços estendidos à frente, à altura dos ombros.

Representação de agachamento.

Ilustração de uma mulher realizando um exercício de tríceps, em duas etapas. Elas são as seguintes: 1. A mulher está sentada no ar, apoiando-se com as mãos em um banco atrás do quadril, com os braços estendidos, a coluna ereta e os joelhos flexionados. 2. Mantendo-se na mesma posição, a mulher desce o quadril em direção ao chão, flexionando os cotovelos atrás do tronco.

Representação de exercício de tríceps.

FICA A DICA

A calistenia é a terceira modalidade com mais interêsse no mundo. Publicado por: Jornal da úspi. Disponível em: https://livro.pw/wxgpu. Acesso em: 12 set. 2024.

A reportagem aborda a popularização da calistenia, os potenciais benefícios e os cuidados relacionados à prática.

Página setenta e oito

Ilustração de uma mulher em posição de prancha. Ela está com o corpo deitado próximo ao chão, com a barriga voltada para baixo, mantendo as pernas e a coluna alinhadas na horizontal, apoiando o corpo nas pontas dos pés e nos antebraços. Os cotovelos estão flexionados em um ângulo reto, de modo que ficam  alinhados com os ombros.

Representação de prancha.

Ilustração de um garoto realizando uma flexão de braços, em duas etapas. Elas são as seguintes: 1. O garoto está com o corpo inclinado, com a barriga voltada para o chão, apoiado com os joelhos e as palmas das mãos no chão, com os braços estendidos e paralelos abaixo dos ombros. 2. O garoto desce o corpo em direção ao chão, flexionando os cotovelos até que o peito quase toque o chão.

Representação de flexão.

3. Os movimentos deverão sêr realizados ao som de músicas; portanto, elas precisam sêr escolhidas préviamente.

Praticar

1. Na data combinada com o professor, cada grupo deverá ocupar um espaço no pátio ou na quadra de esportes para propor aos côlégas os exercícios de calistenia.

2. Os grupos deverão formár um circuito, de modo quê, ao término de um exercício, os estudantes sigam para a próxima prática, até passar por todos os grupos. O tempo sugerido para os exercícios em cada espaço é de 1 minuto. É necessário ter à disposição um aparelho de som para reproduzir as músicas escolhidas.

Avaliar

Faça uma autoavaliação após a atividade respondendo às perguntas a seguir.

1. Você teve limitações ao realizar os exercícios de calistenia? Como você lidou com isso?

2. Em comparação com outros exercícios físicos, o quê você achou da calistenia? Foi mais fácil ou mais desafiador? Foi prazeroso ou desagradável? Por quê?

3. Que efeitos você observou em si mesmo após a prática de exercícios de calistenia? Quais deles são positivos e quais são negativos?

4. Você se sente motivado a continuar praticando exercícios de calistenia? Por quê?

PARA A VIDA

Autoconsciência, consciência social e habilidades de relacionamento

Praticar exercícios em grupos e equipes nas aulas de Educação Física exige uma série de competências socioemocionais para garantir um ambiente saudável, colaborativo e produtivo. Algumas atitudes devem sêr tomadas para assegurar quê as aulas sêjam proveitosas para todos, como expressar-se claramente e ouvir com atenção; colocar-se no lugar do outro e não fazer julgamentos; e desenvolver a autoconfiança, acreditando em suas habilidades e potencialidades e desafiando-se a experimentar novas atividades.

Todas as pessoas encontram obstáculos e dificuldades. Converse com os côlégas: quais são os desafios enfrentados por vocês na prática de exercícios físicos? Como é possível superá-los na busca por um estilo de vida saudável? Como esses desafios sérvem de aprendizado para situações de outras áreas da vida?

Respostas pessoais.

Página setenta e nove

INTEGRANDO COM...
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS e CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Habilidades: EM13LGG103, EM13LGG104, EM13LGG204, EM13LGG302 e EM13LGG303; EM13CHS101 e EM13CHS106; EM13CNT207.

Saúde física da pessoa idosa

As habilidades físicas de fôrça, flexibilidade, resistência, coordenação e equilíbrio são necessárias em todas as fases da vida, especialmente a partir dos 60 anos, pois elas estão relacionadas à manutenção da boa saúde física e da independência para realizar tarefas diárias e corriqueiras.

Você vai ler, a seguir, o trecho de uma reportagem de divulgação científica sobre um estudo quê descobriu os benefícios do treino de fôrça para a saúde das pessoas idosas.

Aumento no volume de treino de fôrça reverte perda muscular em idosos

Pesquisa com idosos saudáveis de ambos os sexos mostrou quê aumentar séries de exercícios de resistência póde sêr uma estratégia simples para elevar a massa muscular e a fôrça entre os quê não respondem ao treino de baixo volume

[…]

Treinos de fôrça, como a musculação, são considerados altamente eficazes para promover ganhos de massa muscular (hipertrofia) em idosos e recuperar sua capacidade funcional, porém, nem todos respondem bem a essa atividade. Enquanto alguns apresentam aumentos expressivos de massa magra (considerados como “responsivos”) outros relatam ganhos insignificantes (“não responsivos”).

Pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da úspi demonstraram quê o aumento no volume de treinamento póde mitigar a falta de resposta entre idosos. Do total de voluntários não responsivos, 80% deles responderam melhor aos treinos após a intervenção, e entre os responsivos, 47% aumentaram ainda mais a massa muscular em função dos exercícios realizados.

Os resultados dêêsse trabalho foram publicados no artigo Resistance training volume ênd non responsiveness in older individual no Journal ÓF Applied Physiology, em fevereiro de 2024, […].

Segundo o estudo, após os 30 anos, o declínio de massa muscular acontece em torno de 3 a 8% e, depois dos 60 anos, […][o declínio] é ainda mais drástico. “Essa condição torna as pessoas mais vulneráveis e propensas a quedas, fraturas e a outros traumas”.

Embora se saiba quê a aplicação de estímulos de exercícios padronizados não resulta em respostas de ganhos de fôrça e de massa muscular uniformes entre sujeitos distintos, os reais motivos destas diferenças ainda não são totalmente compreendidos, diz [Hamilton] Roschel. Segundo o pesquisador, há fatores extrínsecos (a alimentação, o sono e níveis de estresse), mas existem também fatores intrínsecos (a genética e o perfil hormonal, por exemplo) quê dêsempênham papel igualmente importante na perfórmance do ganho de massa muscular.

FERREIRA, Ivanir. Aumento no volume de treino de fôrça reverte perda muscular em idosos. Jornal da úspi, São Paulo, 1 abr. 2024. Disponível em: https://livro.pw/yfgwi. Acesso em: 14 ago. 2024.

Página oitenta

Agora, reflita e converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.

1. Você convive com pessoas idosas? Em caso positivo, você percebe uma diminuição do volume e da fôrça muscular em pessoas dessa faixa etária, em comparação com pessoas mais jovens? Explique.

1. Respostas pessoais. É possível quê os estudantes confirmem quê as pessoas idosas têm menos volume e fôrça muscular. Isso é perceptível pela observação de sua constituição corporal e pela maneira como realizam atividades diárias.

2. Observe, a seguir, um gráfico quê apresenta dados de 2023 sobre a população adulta fisicamente inativa.

Gráfico 'Percentual de adultos (maiores de 18 anos) fisicamente inativos, por sexo, nas capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal, segundo faixa etária. Vigitel, 2023': Gráfico de barras com porcentagens referentes à inatividade física de populações em seis faixas de idade, para os sexos masculino, feminino e para todos. As porcentagens são as seguintes, aproximadamente: 18 a 24 anos:  Masculino: 5 por cento; Feminino: 18 por cento; Todos: 12 por cento; 25 a 34 anos: Masculino: 13 por cento; Feminino: 6 por cento; Todos: 9 por cento; 35 a 44 anos: Masculino: 13 por cento; Feminino: 8 por cento; Todos: 10 por cento; 45 a 54 anos: Masculino: 13 por cento; Feminino: 6 por cento; Todos: 10 por cento; 55 a 64 anos: Masculino: 21 por cento; Feminino: 17 por cento; Todos: 19 por cento; 65 anos e mais: Masculino: 32 por cento; Feminino: 33 por cento; Todos: 33 por cento.

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Percentual de adultos (≥ 18 anos) fisicamente inativos, por sexo, nas capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal, segundo faixa etária. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://livro.pw/ekdgf. Acesso em: 14 ago. 2024.

a) Observe as barras do gráfico. O quê é possível afirmar sobre o estilo de vida de homens e mulheres ao longo da vida?

2. a) As mulheres são menos fisicamente ativas dos 18 aos 24 anos e a partir dos 55 anos. Os homens vão ficando menos ativos fisicamente de maneira gradual ao longo da vida.

b) De acôr-do com a reportagem lida, o declínio de massa muscular após os 60 anos é drástico. Analise mais uma vez o gráfico e levante hipóteses: é a inatividade física quê leva ao declínio da massa muscular ou é a diminuição da massa muscular quê impede as pessoas de terem um estilo de vida ativo? Justifique.

2. b) Espera-se quê os estudantes percêbam quê as duas possibilidades são válidas. Considerando quê nas primeiras dékâdâs de vida o sêr humano tem mais massa muscular, pode-se entender quê a inatividade física leva à diminuição da massa muscular e, também, quê uma pessoa com pouca massa muscular e, consequentemente, pouca fôrça muscular, póde ter mais dificuldades para a prática.

3. Leia o artigo 9º do Estatuto da Pessoa Idosa e um trecho do artigo 3º da Lei Geral do Esporte, respectivamente.

Art. 9º É obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas quê permítam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.

BRASIL. Lei número 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2022]. Disponível em: https://livro.pw/pndig. Acesso em: 14 ago. 2024

Art. 3º Todos têm direito à prática esportiva em suas múltiplas e variadas manifestações.

§ 1º A promoção, o fomento e o desenvolvimento de atividades físicas para todos, como direito social, notadamente às pessoas com deficiência e às pessoas em vulnerabilidade social, são deveres do Estado e possuem caráter de interêsse público geral.

BRASIL. Lei número 14.597, de 14 de junho de 2023. Institui a Lei Geral do Esporte. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/rouvw. Acesso em: 14 ago. 2024.

a) A leitura do gráfico indica quê essas leis estão sêndo plenamente cumpridas? Explique.

3. a) Não. O percentual de pessoas quê inativas fisicamente na velhice ultrapassa os 30%.

b) Considerando os trechos de lei quê você leu, quê tipo de ação poderia sêr promovida pelo Estado para assegurar quê a pessoa idosa envelheça com saúde e um estilo de vida ativo?

3. b) Sugestão de resposta: Além de fazer campanhas de conscientização e incentivo à prática de exercícios físicos entre pessoas idosas, o Estado deve viabilizar a prática contratando profissionais de Educação Física para atendêê-las e dar aulas em centros sociais de atendimento a pessoas idosas, cujo acesso deve sêr gratuito.

Página oitenta e um

CAPÍTULO
2
Corpo e mente em equilíbrio

Habilidades (abertura): EM13LGG101, EM13LGG303 e EM13LGG502.

Realizar atividades quê trazem equilíbrio ao corpo e à mente é essencial para o bem-estar das pessoas. Essas práticas proporcionam uma pausa no ritmo acelerado da vida moderna, permitindo autocuidado e reconexão interna. Incorporá-las na rotina promove a saúde integral, abrangendo o aspecto físico e o mental, e prepara as pessoas para enfrentar desafios com mais equilíbrio e resiliência.

Fotografia de um grupo de pessoas em um parque, executando uma posição de ioga com as pernas afastadas e estendidas, tocando um dos pés com a mão esquerda e com o braço direito erguido e estendido para o alto, olhando para cima.

Grupo de pessoas pratíca ioga ao ar livre em parque. São José dos Campos (SP), 2023.

LER O MUNDO

As juventudes em todo o mundo vêm enfrentando problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e outros sofrimentos psíquicos. As expectativas sobre dêsempênho escolar, aparência física e sucesso futuro produzem pressão constante, afetando negativamente o bem-estar. Além díssu, a falta de apôio emocional adequado e de recursos para lidar com o estresse diário agrava essas dificuldades. Refletir sobre o quê leva a quadros como esses ajuda a reconhecer os desafios a serem superados e a procurar ajuda profissional.

1 Existem vários motivos quê podem levar um jovem a se sentir pressionado, sem autoconfiança ou com ansiedade, entre outras kestões. Você já passou por isso? É possível identificar os fatores quê levaram a essa situação?

1. Respostas pessoais. É possível quê os estudantes mencionem fatores como pressão acadêmica, expectativas familiares, rêdes sociais, insegurança sobre o futuro etc. A combinação dêêsses elemêntos póde gerar estresse, ansiedade e um sentimento de sobrecarga.

2 Você conhece alguém quê já sofreu com as kestões citadas na atividade 1 e quê usou exercícios físicos para ajudar a superá-las? Caso se sinta confortável, compartilhe com a turma.

Respostas pessoais.

3 Na comunidade ou região em quê vive, existe alguma iniciativa quê ôfereça apôio emocional, psicológico ou psiquiátrico para a população? Se sim, como funciona esse apôio?

3. Respostas pessoais. É possível quê os estudantes indiquem iniciativas públicas, como centros comunitários ou Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), programas de esportes e lazer, oficinas de; ár-te, eventos culturais, serviços de aconselhamento gratuito, e campanhas de conscientização sobre saúde.

Nos dias de hoje, em quê o ritmo de vida acelerado e a exposição excessiva às tecnologias podem prejudicar a saúde física e mental das pessoas, as ginásticas de conscientização corporal podem trazer muitos benefícios. Neste capítulo, você verá quê, por meio delas, é possível promover pausas conscientes no cotidiano agitado, permitindo um momento de reconexão consigo mesmo.

Página oitenta e dois

#PARALER Cuidar de si

Habilidades: EM13LGG101, EM13LGG102, EM13LGG202, EM13LGG302, EM13LGG303, EM13LGG502 e EM13LGG702.

A ssossiedade moderna muitas vezes impõe um ritmo frenético às pessoas, quê póde levar ao esgotamento físico e mental. Isso exige uma preocupação cada vez maior com o bem-estar e o autocuidado. A seguir, na Leitura 1, obissérve um cartum quê trata, com humor, de kestões existenciais da era digital. Depois, na Leitura 2, leia uma reportagem sobre práticas quê estão mudando a saúde e o bem-estar de um grupo de mulheres.

Leitura 1

Charge de Duke: Um homem deitado em um divã pergunta a um psicólogo sentado em uma poltrona ao lado dele: 'Doutor, quem eu sou? Onde estou? Pra onde vou?'; ao que o psicólogo responde, digitando em um notebook apoiado no colo: 'Minutinho só que eu vou pesquisar no Google!'

DUKE. [Doutor, quem eu sou?]. O Tempo, Belo Horizonte, dez. 2019.

SOBRE

Eduardo dos Reis Evangelista (1973-), conhecido pelo pseudônimo Duke, é um cartunista, chargista e ilustrador mineiro. É formado em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, publica suas charges e cartuns em diferentes veículos nacionais. Também teve participação relevante em eventos e premiações voltadas ao humor e aos quadrinhos.

Fotografia de Eduardo dos Reis Evangelista. Ele é um homem de cabelos curtos, sorridente, usando uma camiseta.

Duke.

Leitura 2

Práticas de promoção da saúde quê estão mudando os hábitos de vida de um grupo de mulheres

por Gerônimo Vicente Santos — Publicado: 18/10/2022 08h45, Última modificação: 16/02/2024 09h11

A dona Maria José, quê gosta de sêr chamada de Margarida, disse quê as dores nos óssos sumiram, assim como a dona Maria de Lourdes quê afirmou [que] está se movimentando melhor. “As dores nos óssos quê eu estava sentindo desapareceram e essa é a grande diferença”, relatou. A dona Josefa Ferreira explica quê as dores surgem depois das atividades, mas horas depois passam e ela se sente melhor do quê antes. Os relatos são de três mulheres sexagenárias quê estão mudando os seus hábitos depois quê foram inseridas no projeto de extensão denominado “Práticas Integradas na Promoção de Saúde da Comunidade”, realizado todas as quintas-feiras à tarde no campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) […].

A ação descrita pelas mulheres e quê mudou o estilo de vida das participantes é a ioga, uma prática quê trabalha com o corpo e mente d fórma interligada com exercícios quê auxiliam no contrôle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de promover o bem-estar das pessoas.

Página oitenta e três

Esta atividade faz parte de uma série de outras quê ocorrem desde o início do segundo semestre no campus para promover saúde e bem-estar das pessoas da comunidade integrante do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do conjunto Selma Bandeira, uma das localidades do bairro Benedito Bentes, na parte alta de Maceió. São cerca de 20 pessoas, entre adultos e idosos, quê estão engajadas no processo de reversão do sedentarismo e da ampliação de conhecimentos. No campus, além da ioga, essas mulheres recebem orientações em oficina sobre o autoconhecimento, saúde mental e sobre as práticas meditativas.

A oficina sobre autoconhecimento foi ministrada pelo professor Wellington Brito, do campus do Ifal Viçosa, e, na ocasião, foram aplicadas dinâmicas sobre a percepção de sensibilidade e sobre a capacidade de desenvolver habilidades. Em outra oportunidade, as mulheres receberam orientações da psicóloga do campus Benedito Bentes, Lívia Teixeira […].

[…]

Fotografia de um grupo de pessoas em uma sala, praticando ioga sobre colchonetes estendidos no chão. Uma instrutora está à frente do grupo, em pé, com os braços abertos à altura dos ombros e as pernas afastadas, estendendo a perna direita e flexionando a perna esquerda. As pessoas reproduzem a postura executada pela instrutora.

Aulas de ioga aplicadas com as integrantes do Cras Selma Bandeira.

Juliana Costa, autora do projeto de extensão e quê conduz as práticas de ioga, pensou na ideia há cerca de três anos, a partir de uma experiência própria em quê mudou seus hábitos a partir desta e de outras práticas de promoção do bem-estar. “Ioga tem contribuído com a recuperação da minha saúde e a intenção de fazer um projeto na área nasceu quando era servidora do campus Viçosa. Depois quê fui removida, coloquei em prática no campus Benedito Bentes. A ideia de promover práticas integrativas como a ioga veio com a identificação da sua capacidade transformadora a nível físico, mental e espiritual, como vêm atestando algumas pesquisas. Além díssu, pelo baixo custo na sua execução prática, não necessitando de outros recursos tecnológicos, e a possibilidade de diálogo com as mais diversas áreas. Basta um(a) instrutor(a) e uma comunidade dispostos a praticar”, ressaltou.

[…]

A comunidade participante tem dado um retorno positivo à ação e os relatos colhidos por meio de pesquisa interna mostram quê a maioria está empolgada, os hábitos mudaram para melhor depois de as mulheres serem acolhidas pelo projeto […].

SANTOS, Gerônimo Vicente. Práticas de promoção da saúde quê estão mudando os hábitos de vida de um grupo de mulheres. Maceió: Instituto Federal de Alagoas, 16 fev. 2024. Disponível em: https://livro.pw/wmtxz. Acesso em: 14 ago. 2024.

remover
: transferir funcionário de um lugar para outro.
prática integrativa
: tipo de prática quê utiliza recursos terapêuticos com base em conhecimentos de medicinas tradicionais, complementares e alternativas.

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Pensar e compartilhar

1. Analisando a Leitura 1, e com base em seus conhecimentos, responda às kestões a seguir.

a) Qual é a crítica presente no cartum? Como ela é construída?

1. a) O cartum critíca o uso excessivo e a dependência de tecnologias e ferramentas digitais. Isso é feito por meio do humor, ao colocar um psicólogo buscando na internet respostas às perguntas trazidas por um paciente.

b) Você concórda com essa crítica? Por quê?

Respostas pessoais.

c) Você conhece práticas quê podem ajudar a responder a perguntas importantes sobre a existência humana? Se sim, quais? Comente-as.

1. c) Os estudantes podem mencionar práticas como a psicoterapia, a ioga, a meditação, entre outras com potencial de trabalhar o corpo e a mente e promover reflekções sobre kestões importantes da vida.

2. Quais são as principais dificuldades quê jovens como você enfrentam ao tentar entender e gerenciar sua saúde física e mental em um mundo digital acelerado? Em sua opinião, o quê póde ajudar a superar essas dificuldades?

Respostas pessoais.

3. A reportagem da Leitura 2 fala da ioga como uma prática integrativa quê póde trazer diferentes benefícios aos praticantes.

a) Você conhecia essa prática? Já a experimentou ou se interessou por ela?

Respostas pessoais.

b) Quais são os benefícios quê ela poderia trazer, segundo a reportagem?

3. b) Por meio do trabalho com o corpo e a mente d fórma interligada, os exercícios da ioga podem auxiliar no contrôle do estresse, da ansiedade, das dores no corpo, além de promover o bem-estar das pessoas.

c) Em sua opinião, a ioga poderia ajudar a personagem retratada no cartum da Leitura 1 a responder às perguntas feitas por ela? Justifique.

Respostas pessoais.

4. O projeto Práticas Integradas na Promoção de Saúde da Comunidade, de quê trata a reportagem, é uma iniciativa individual ou coletiva? Explique.

4. Espera-se quê os estudantes infiram quê se trata de uma iniciativa coletiva, quê funciona como um projeto de extensão de uma instituição de ensino e envolve diferentes profissionais da instituição.

5. Além dos benefícios ao público diretamente atendido, quê outros atores envolvidos no projeto são beneficiados? Explique.

5. Os pesquisadores, bolsistas e servidores quê atuam no projeto, pois se dêsênvólvem no âmbito acadêmico, além do próprio Instituto Federal de Alagoas (Ifal), quê amplia sua relação com a comunidade e promove a difusão de conhecimento.

6. Quais benefícios você acredita quê a prática da ioga poderia trazer à sua vida? Comente.

Respostas pessoais.

A ioga é um tipo de ginástica de conscientização corporal. Trata-se de uma prática de origem oriental com técnicas quê podem ajudar a trabalhar, d fórma integrada, aspectos físicos, mentais e emocionais dos praticantes. Entre os principais benefícios da ioga estão o fortalecimento do corpo, o aumento da flexibilidade, a redução do estresse, a regulação do sistema nervoso e da respiração e o aumento da capacidade de concentração.

As ginásticas de conscientização corporal, também chamadas de práticas corporais alternativas, introjetivas, introspectivas ou suaves, trabalham a conscientização corporal por meio da execução de movimentos, a fim de proporcionar bem-estar e desenvolvimento integral ao indivíduo praticante. Alguns exemplos dessas práticas, além da ioga, são o tai chi chuan e a ginástica chinesa.

FICA A DICA

PODCAST Yoga além dos Ásanas # 023 - Como o Yoga póde nos ajudar a manter o equilíbrio. Publicado por: Instituto Hermógenes. Vídeo (38 min). Disponível em: https://livro.pw/mebms. Acesso em: 30 set. 2024.

Nesse vídeo, TIAGO Leão reflete sobre a importânssia da ioga no contrôle da ansiedade.

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#PARAEXPLORAR Ginásticas de conscientização corporal

Habilidades: EM13LGG101, EM13LGG102, EM13LGG103, EM13LGG201, EM13LGG202, EM13LGG203, EM13LGG301, EM13LGG305, EM13LGG501, EM13LGG502, EM13LGG503, EM13LGG701, EM13LGG703 e EM13LGG704.

Diversas ginásticas de conscientização corporal fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), estabelecida no Brasil em 2006, quê promove o oferecimento dessas práticas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

FICA A DICA

Brasil. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: https://livro.pw/etkfl. Acesso em: 26 jul. 2024.

O documento apresenta informações sobre o oferecimento das práticas integrativas e complementares no SUS, além de dêtálhes sobre as práticas contempladas pela política.

Para complementar seus conhecimentos acerca dessas práticas, forme um grupo de três ou quatro integrantes e, juntos, realizem as propostas a seguir.

Pesquisar e apresentar

1. Escolham uma ginástica de conscientização corporal e pesquisem suas origens, seus benefícios e como é praticada. Usem o roteiro a seguir para orientar a pesquisa.

Onde e quando a prática teve origem? Como ela se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil?

Quais são os benefícios físicos e mentais associados a essa prática? Existem estudos científicos quê comprovem ou rejeitem esses benefícios?

Quem são os principais praticantes (faixa etária, gênero, classe social etc.)?

Onde geralmente é praticada (academias, parques, escolas etc.)?

Quais são os materiais e os fundamentos necessários para a prática?

2. Reúnam e interpretem as informações e elaborem uma apresentação de até 10 minutos. Utilizem recursos de apôio, como vídeos, fotografias e slides, para enriquecer a apresentação.

3. Em um dia préviamente combinado, compartilhem os resultados da pesquisa com a turma.

Experimentar

Após as apresentações de todos os grupos, organizem uma sessão para experimentar, com a turma toda, as práticas pesquisadas. Para isso, providenciem os materiais necessários, preparem os locais e obissérvem como cada prática funciona, com a orientação do professor.

Avaliar

Ao final, reflitam sobre a pesquisa e as experimentações quê fizeram.

1. Durante a pesquisa, foram consultadas fontes confiáveis? Você e os côlégas de grupo ficaram satisfeitos com o resultado da apresentação? Por quê?

2. O quê você sentiu ao experimentar ginásticas de conscientização corporal? Houve alguma dificuldade?

3. Quais são as semelhanças e diferenças entre as práticas experimentadas?

4. Foi possível perceber benefícios físicos e mentais das práticas experimentadas? Comente.

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#NÓSNAPRÁTICA Ioga

Faixa 5: Música para relaxamento - Yoga Meditation.

Habilidades: EM13LGG104, EM13LGG201, EM13LGG301, EM13LGG501 e EM13LGG503.

Ao envolver o corpo e a mente d fórma harmoniosa, a ioga melhora a flexibilidade, a fôrça muscular e a postura, ao mesmo tempo quê póde ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Através de sua abordagem holística, isto é, quê busca um entendimento integral dos fenômenos, a ioga se destaca como uma ferramenta eficaz para a promoção da saúde e da qualidade de vida.

O quê você vai fazer

Nesta atividade, você terá a oportunidade de experimentar algumas posturas de ioga quê ajudam a desenvolver fôrça, flexibilidade e equilíbrio, enquanto conecta sua respiração com os movimentos, o quê é essencial para o desenvolvimento da prática de ioga.

Material

Tapetes de ioga ou placas de EVA para conforto e estabilidade durante as posturas.

Roupas confortáveis quê permítam liberdade de movimento.

Blocos de ioga para suporte adicional nas posturas (opcional).

Música calma para criar um ambiente relaxante (opcional).

Preparar

1. Com os côlégas, escôlham um local calmo e espaçoso, onde todos possam se mover livremente. Preparem os tapêtes de ioga alinhados e organizem os blocos, se forem utilizá-los.

2. Iniciem com um breve aquecimento para preparar o corpo. Façam exercícios leves como alongamentos de braços e pernas e respiração profunda para preparar os músculos e a mente.

Praticar

Ao praticar as posturas sugeridas a seguir, lembre-se de manter uma respiração profunda e conectada com os movimentos.

1. Postura da montanha (tadasana). Execução: fique em pé, com os pés juntos e o peso distribuído igualmente entre os dois pés. Mantenha a coluna ereta, os ombros relaxados e os braços ao longo do corpo. Respire profundamente e sinta o alinhamento do corpo.

Benefícios: melhora a postura e o equilíbrio.

Ilustração de um homem descalço, em pé sobre um colchonete, com a postura ereta e os braços relaxados ao lado do corpo.

Ilustração representativa da postura da montanha.

2. Postura do guerreiro I (virabhadrasana I). Execução: dê um passo grande para trás com a perna esquerda, mantendo o pé direito à frente. Flexione o joelho direito e estique os braços acima da cabeça, com as palmas voltadas uma para a outra. Mantenha a postura por 30 segundos e troque de lado.

Benefícios: fortalece as pernas e ábri os quadris.

Ilustração de uma mulher sobre um colchonete estendido no chão. Ela está em pé, com as pernas afastadas, estendendo a perna esquerda para trás e flexionando a perna direita à frente, com a coluna ereta e os braços estendidos para o alto ao lado da cabeça.

Ilustração demonstrativa da postura do guerreiro I.

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3. Postura da árvore (vrksasana). Execução: fique em pé, com o peso concentrado em uma perna, e coloque a sola do pé ôpôsto na parte interna da coxa da perna de apôio. Junte as palmas das mãos e estique os braços acima da cabeça. Mantenha a postura por 30 segundos e troque a perna de apôio.

Benefícios: melhora o equilíbrio e a concentração.

Ilustração de um homem em pé sobre um colchonete estendido no chão, apoiado sobre o pé direito, com a perna esquerda flexionada, apoiando a sola do pé esquerdo sobre a parte interna da coxa direita. Com a coluna ereta, ele ergue os braços para o alto, ao lado da cabeça, unindo as palmas das mãos sobre a cabeça.

Ilustração demonstrativa da postura da árvore.

4. Postura da ponte (setu bandhasana). Execução: deite-se de costas, com os joelhos dobrados e os pés alinhados com os quadris. Eleve os quadris em direção ao teto, mantendo os ombros e os pés no chão. Mantenha a posição por 30 segundos.

Benefícios: fortalece as costas e os glúteos, alonga o peito.

Ilustração de um homem deitado sobre um colchonete estendido no chão, com a barriga voltada para cima. Ele ergue o quadril para o alto, apoiando-se sobre os pés paralelos no colchonete, com os joelhos flexionados; e estende os braços sobre o colchonete ao lado do corpo, com a cabeça, os ombros e a cervical também apoiados no colchonete.

Ilustração demonstrativa da postura da ponte.

5. Postura da criança (balasana). Execução: sente-se sobre os calcanhares, estique os braços à frente e encoste a testa no chão. Relaxe na postura por 1 a 2 minutos.

Benefícios: relaxa a coluna e acalma a mente.

Ilustração de uma mulher ajoelhada sobre um colchonete estendido no chão. Sentada sobre os calcanhares, ela deita o tronco para a frente sobre as pernas, apoiando a testa no colchonete e estendendo os braços à frente, com as palmas das mãos apoiadas.

Ilustração demonstrativa da postura da criança.

Avaliar

Ao final, avalie a vivência com as posturas de ioga.

1. Como você se sentiu ao executar cada postura? Houve alguma dificuldade ou desconforto? Como você lidou com isso?

2. A conexão entre respiração e movimento foi fácil de seguir? Houve algum desafio específico na sincronização da respiração com os movimentos?

3. O quê você aprendeu a respeito das suas capacidades físicas e mentais durante a prática? Identifique aspectos quê foram desafiadores e aqueles quê você conseguiu realizar com facilidade.

4. Como foi a experiência de praticar ioga em grupo? A interação e o ambiente influenciaram sua prática de alguma forma?

5. Qual foi a sua sensação geral após a prática? Você percebeu alguma mudança no seu estado físico ou mental?

SAIBA MAIS

Origens da ioga

As origens da ioga são incertas. A hipótese mais difundida é de quê a prática foi criada na Índia, há cerca de 5 mil anos. A ioga intégra correntes filosóficas indianas, quê consideram concepções do sêr humano e de suas relações com a natureza. Por isso, a ioga é considerada um exercício físico abrangente.

Um dos primeiros registros de sistematização da ioga de quê se tem notícia data de 150 d.C.: são os chamados “Ioga sutras”, atribuídos ao indiano Patanjali, quê apresentam os valores da prática. Ao longo dos séculos, a ioga mudou e se adaptou, se espalhou pelo mundo e foi reconhecida por seus inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar dos praticantes.

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CAPÍTULO
3
As capacidades físicas dos sêres humanos

Habilidade (abertura): EM13LGG103.

óssos, músculos e tendões são algumas das partes do corpo quê propiciam os movimentos e a interação com o ambiente, permitindo quê o sêr humano pratique atividades e exercícios físicos, quê podem sêr potencializados pelas capacidades físicas (atributos físicos treináveis).

LER O MUNDO

Força, equilíbrio, resistência, flexibilidade, velocidade, agilidade e coordenação motora são capacidades físicas do corpo humano quê interferem no dêsempênho de atividades físicas, mesmo as diárias, como andar, correr ou subir escadas. Uma das principais características dessas capacidades é sêrem treináveis e passíveis de aprimoramento. Desenvolver as capacidades físicas possibilita ao ser humano ter uma melhor execução de toda a variedade dos gestos motores.

1 Observe a imagem desta abertura de capítulo. Que capacidades físicas você acha quê são utilizadas na prática do cabo de guerra?

1. Resposta pessoal. Flexibilidade para puxar a kórda para trás; coordenação motora para segurar a kórda e puxá-la para trás; fôrça para vencer a resistência do tíme adversário, quê está puxando a kórda no sentido contrário; velocidade para puxar a kórda o mais rápido possível e vencer a próva; equilíbrio, para manter-se em pé e não cair enquanto puxa a kórda; e resistência para manter-se puxando a kórda até vencer a equipe adversária.

2 por quê é importante quê as capacidades físicas sêjam desenvolvidas?

2. Os estudantes podem mencionar quê desenvolver as capacidades físicas póde sêr importante para os indivíduos realizarem tarefas básicas do dia a dia, executarem trabalhos ou participarem de práticas corporais.

3 Dê exemplos de como você imagina quê as capacidades físicas possam sêr aprimoradas.

Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes considerem quê as capacidades físicas são treináveis por meio de exercícios físicos diversos.

As capacidades físicas podem sêr aprimoradas por qualquer pessoa, ao longo da vida, sêjam crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas idosas e pessoas com ou sem deficiências ou dificuldades de mobilidade.

Fotografia de mulheres indígenas uniformizadas, usando adereços tradicionais no pescoço e nos braços, em fila, puxando uma corda em um campo de areia. Ao fundo, estão mulheres e homens indígenas sentados e em pé, assistindo.

Mulheres em competição de cabo de guerra nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Palmas (TO), 2015.

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#PARALER Capacidades físicas

Habilidades: EM13LGG204, EM13LGG302, EM13LGG601, EM13LGG602 e EM13LGG604.

Embora sêjam inerêntes a todos os sêres humanos, as capacidades físicas – também chamadas de aptidão física – podem sêr aprimoradas com treinamentos e estímulos direcionados. Na Leitura 1, obissérve imagens quê retratam situações de uso de algumas capacidades físicas. Na Leitura 2, leia o quê é aptidão física de acôr-do com o Glossário Saúde Brasil, do Ministério da Saúde.

Leitura 1

Pintura representando um garoto com as pernas afastadas e os braços abertos no ar, saltando sobre as costas de outro garoto que está agachado, com os joelhos flexionados e o tronco inclinado para a frente. Ao fundo há formas geométricas de cores quentes, em tons amarelados e alaranjados.

portinári, Candido. Moleques pulando sela. 1958. Óleo sobre tela, 59,5 cm × 72,5 cm. Projeto portinári, Rio de Janeiro (RJ).

SOBRE

Candido portinári (1903-1962) nasceu em Brodowski (SP) e foi pintor, gravador, ilustrador e professor. Em sua produção, é possível observar a ocorrência de mudanças de técnicas ao longo do tempo. Na obra reproduzida aqui, é possível perceber o lado lírico de sua ár-te, quê remete à infância e representa momentos de alegria e ternura.

Fotografia em preto e branco de Cândido Portinari. Ele é um homem com cabelos curtos, usando um paletó.

Candido portinári.

Fotografia de Juliana Campos: uma atleta com o corpo deitado no ar, com a barriga voltada para baixo, saltando sobre uma barra horizontal, tomando impulso com uma vara longa apoiada no chão, que ela segura com as mãos.

Atleta Juliana Campos em competição na modalidade salto com vara feminino nos Jogos Pan-Americanos. Santiago (Chile), 2023.

Página noventa

Fotografia de um grupo de homens e mulheres enfileirados à beira de uma praia, em pé, alongando o corpo com os braços erguidos para o alto e inclinando o tronco para a direita, puxando o braço esquerdo com a mão direita.

Aula de ginástica ao ar livre para pessoas idosas. Santos (SP), 2019.

Leitura 2

GLOSSÁRIO SAÚDE BRASIL

Aptidão física

Capacidade do corpo humano de realizar atividades físicas

Seja no tempo livre, no trabalho, no estudo, no deslocamento ou nas tarefas domésticas, a atividade física é parte natural do dia a dia do sêr humano. Ela é importante para uma vida plena. […]

A atividade física também tem a vêr com a aptidão física, […] conjunto de atributos relacionados aos aspectos funcionais do corpo humano.

E todos esses atributos podem derivar não só de uma vida fisicamente ativa, mas também de uma herança genética, do estado de saúde e da qualidade da alimentação do indivíduo. Outro ponto importante é quê o conceito de aptidão física se divide em outros dois: aptidão física relacionada à perfórmance/ao dêsempênho e aptidão física relacionada à saúde.

Aptidão física e perfórmance/desempenho

A aptidão física relacionada à perfórmance/ao dêsempênho, está relacionada aos atributos necessários para uma melhor perfórmance na execução das atividades físicas, seja no lazer, no trabalho, nos exercícios físicos ou nos esportes. Compõem a aptidão física relacionada à perfórmance/ao dêsempênho os seguintes atributos: […]

Agilidade: refere-se à habilidade de mudar a posição do corpo d fórma rápida e de controlar os movimentos corporais.

Equilíbrio: envolve a capacidade de manter a postura do corpo ereta enquanto se está parado ou em movimento.

Velocidade: diz respeito à habilidade de realizar um movimento ou cumprir uma determinada distância em um curto período de tempo.

Potência: refere-se à utilização da fôrça d fórma rápida. Ou seja, envolve tanto a fôrça quanto a velocidade.

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Coordenação: está relacionada à habilidade de utilizar os sentidos junto com os movimentos do corpo, por exemplo, dos braços e das pernas, ou de utilizar d fórma conjunta duas ou mais partes do corpo.

Tempo de reação: é a quantidade de tempo quê o indivíduo leva para se movimentar ou para reconhecer a necessidade de realizar uma ação.

Aptidão física e saúde

Entende-se como aptidão física relacionada à saúde os atributos considerados fundamentais para uma vida ativa e saudável. Isso porque os elemêntos descritos envolvem aspectos quê influenciam na prevenção de doenças, na disposição para executar as atividades cotidianas e na construção de uma vida com mais autonomia e longevidade. Compõem a aptidão física relacionada à saúde os seguintes atributos: […]

Força e resistência muscular: refere-se à capacidade dos músculos de produzir fôrça e de executar movimentos repetidos em um período determinado sem diminuir a eficiência.

Flexibilidade: refere-se à mobilidade corporal. Tem a vêr com a amplitude dos movimentos exercidos pelo corpo.

Aptidão cardiorrespiratória: refere-se à capacidade do coração e do aparelho respiratório de funcionar adequadamente durante a execução da atividade física.

Composição corporal: refere-se, principalmente, ao nível de gordura corporal, mas também à distribuição de outros elemêntos, como óssos, músculos, órgãos e tecídos.

BRASIL. Ministério da Saúde. Glossário Saúde Brasil. Aptidão física. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 7 nov. 2022. Disponível em: https://livro.pw/diyjp. Acesso em: 15 ago. 2024.

Pensar e compartilhar

1. Observe novamente as imagens apresentadas na Leitura 1.

a) Que capacidades físicas são mobilizadas na brincadeira de pular sela, retratada na obra de Candido portinári?

1. a) A brincadeira de pular sela mobiliza a flexibilidade e a fôrça muscular das pernas para saltar por cima de uma pessoa.

b) A atleta brasileira Juliana Campos mobiliza principalmente as capacidades físicas de fôrça e equilíbrio no esporte salto com vara. dêz-creva como essas capacidades são utilizadas por ela.

1. b) A capacidade física de fôrça é usada no salto com vara porque a atleta deve ter uma contração muscular para vencer uma carga ao saltar, a gravidade, quê puxa o peso do corpo dela para o chão. Já o equilíbrio é usado para quê a atleta mantenha-se firme no ar, apoiada na vara, enquanto ultrapassa o obstáculo sem encostar nele nem o derrubar.

c) As pessoas quê estão se exercitando ao ar livre estão fazendo alongamentos, quê mobilizam a flexibilidade. Explique, com suas palavras, o quê é essa capacidade física e reflita sobre a importânssia dela para as pessoas idosas.

1. c) Respostas pessoais. A flexibilidade faz com quê a pessoa consiga esticar a musculatura sem sentir alguma dor. Espera-se quê os estudantes reflitam quê essa capacidade ajuda pessoas idosas a continuar realizando movimentos simples em atividades diárias, como agachar e levantar, vestir uma peça de roupa etc.

2. Na Leitura 2, o Glossário Saúde Brasil descreve algumas capacidades físicas como atributos quê compõem a aptidão física relacionada à perfórmance/ao dêsempênho e à saúde.

a) No seu entendimento, agilidade, equilíbrio, velocidade, potência, coordenação e tempo de reação são capacidades necessárias apenas a atividades físicas de lazer, trabalho, exercícios e esportes? Explique.

2. a) Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes argumentem quê agilidade, equilíbrio e coordenação são capacidades necessárias também à vida diária e estão relacionadas a uma boa saúde.

b) Força e resistência muscular, flexibilidade, aptidão cardiorrespiratória e composição corporal, segundo o glossário, são atributos relacionados à saúde. Esses atributos são próprios de alguma faixa etária? Eles estão associados a indivíduos com características específicas?

2. b) Espera-se quê os estudantes argumentem quê essas aptidões são próprias a todas as faixas etárias e à diversidade de características físicas pessoais. As capacidades físicas podem sêr treinadas e aprimoradas por qualquer indivíduo.

3. Qual é a relação entre o desenvolvimento das capacidades físicas e a autonomia?

3. Desenvolver capacidades físicas permite ao sêr humano realizar tarefas diárias (como locomover-se, sentar-se e levantar-se, alcançar e carregar objetos, praticar exercícios etc.) de maneira independente e com menor risco de lesão.

4. Agora quê você já sabe o quê é capacidade física (ou aptidão física), reflita sobre a sua rotina diária.

a) Você considera quê tem uma boa aptidão física relacionada à perfórmance/ao dêsempênho e à saúde? Por quê?

4. a) Respostas pessoais. Incentive os estudantes a pensar em todos os atributos relacionados à aptidão física e como eles os utilizam ou não na rotina diária.

b) O quê é necessário para quê você melhore suas capacidades físicas?

Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes tênham compreendido quê a prática de exercícios físicos é um caminho quê leva à melhora das capacidades físicas, assim como adotar uma alimentação saudável e cuidar da saúde de modo geral.

Página noventa e dois

#PARAEXPLORAR Pega-pega pelo mundo

Habilidades: EM13LGG104, EM13LGG301, EM13LGG402, EM13LGG501, EM13LGG503, EM13LGG701 e EM13LGG704.

Não é incomum quê atividades consideradas brincadeiras infantis sêjam modificadas, organizadas de acôr-do com regras específicas, se tornem esportes e até mesmo cheguem a ter competições internacionais. É o caso do pega-pega, com múltiplas versões experimentadas mundo afora.

Em uma dessas competições, duas equipes de seis jogadores competem. A cada turno, um pegador e um fugitivo, um de cada equipe, se enfrentam. A arena tem vários obstáculos, como barras e rampas, para dificultar a fuga e a perseguição, por isso, os participantes utilizam algumas técnicas do parkour (prática quê propõe usar o próprio corpo e as capacidades de fôrça e agilidade para ultrapassar barreiras e obstáculos) para passar pêlos obstáculos de maneira mais rápida e eficiente.

Em grupos, você e os côlégas vão pesquisar variações da brincadeira pega-pega quê se tornaram competições mundiais ou são muito populares em uma região. Depois, a turma deverá experimentar cada modalidade apresentada.

Planejar

1. Formem grupos de até quatro estudantes.

2. Pesquisem, em fontes confiáveis, variações de pega-pega quê se tornaram competições mundiais ou quê são muito populares em uma região. São fontes confiáveis jornais, revistas, sáites institucionais e artigos e pesquisas acadêmicas, por exemplo. Outra fonte de informação quê também póde sêr consultada são familiares e integrantes da comunidade com saberes específicos, quê podem contar se há uma variação regional da brincadeira onde vocês moram.

3. Atentem para as características quê diferenciam a variação escolhida da brincadeira original e obissérvem, também, quais são as capacidades físicas mais mobilizadas na prática.

4. Algumas modalidades de pega-pega fazem uso de equipamentos e obstáculos. Se esse for o caso da variação escolhida pelo seu grupo, verifiquem com antecedência de quê maneira vocês podem utilizar os materiais disponíveis na escola no momento da prática.

5. Escrevam a definição da variação e as regras estabelecidas para apresentar a prática aos côlégas em uma data combinada com o professor.

Praticar

1. Na data combinada, façam um sorteio para definir a ordem de apresentação de cada variação do pega-pega.

2. O primeiro grupo a se apresentar deve ler para a turma as características e regras do pega-pega escolhido, enfatizando também as capacidades físicas mobilizadas. Certifiquem-se de quê os côlégas entenderam as regras antes de começar a praticar o pega-pega.

Página noventa e três

3. Se for o caso, organizem o espaço e disponham equipamentos e obstáculos necessários para a prática.

4. Estabeleçam um tempo-limite para vivenciar cada prática. Ao término da primeira variação, o segundo grupo deve se apresentar, arrumar o espaço e propor a próxima modalidade.

5. Sigam essas instruções até quê todos os grupos tênham apresentado as variações escolhidas e a turma tenha experimentado as diferentes modalidades.

Avaliar

Depois de ter vivenciado muitas possibilidades da brincadeira de pega-pega, faça uma avaliação da atividade e uma autoavaliação respondendo às perguntas a seguir.

1. Qual foi o seu nível de dedicação em cada etapa da atividade? Considere a pesquisa, a iniciativa de organizar equipamentos e obstáculos, a escrita das características e regras da variação escolhida, a observação das capacidades físicas mobilizadas de acôr-do com os conceitos construídos no capítulo, a apresentação da modalidade à turma e a participação no pega-pega.

2. Pensando na interação social, como foi seu dêsempênho em cada etapa da atividade?

3. Considerando todas as variações quê você conheceu, qual foi a capacidade física mais exigida nos diferentes tipos de pega-pega e por quê?

4. Entre os conceitos quê você aprendeu no capítulo, você considera quê há alguma capacidade física quê não foi mobilizada em nenhuma variação de pega-pega? Se sim, qual?

5. Pense em outras brincadeiras infantis quê você conhece. Elas podem se transformar em um esporte? O quê é necessário para quê isso aconteça?

FICA A DICA

Mapa do Brincar. Publicado por: Folha de São Paulo. Disponível em: https://livro.pw/twsjc. Acesso em: 21 ago. 2024.

O Mapa do Brincar é um sáiti quê reúne brincadeiras populares em todo o país. Essas informações foram compartilhadas por crianças em alguns estados brasileiros, durante a curadoria dos dados, seus relatos foram preservados nas descrições das brincadeiras. Essa é uma fonte de pesquisa quê póde sêr utilizada na proposta da seção.

Ilustração de uma menina correndo e fugindo de um menino com os olhos vendados, que corre atrás dela.

Representação de variação de pega-pega.

SAIBA MAIS

Cabo de fôrça

Outra brincadeira popular entre as crianças e quê se tornou uma modalidade esportiva, nesse caso, olímpica, é o cabo de fôrça ou cabo de guerra. Nessa prática, duas equipes se enfrentam, cada uma puxando, com fôrça, uma ponta de uma grande kórda, até quê a outra equipe sáia do lugar e cruze uma linha no chão.

O cabo de fôrça foi uma modalidade presente nas Olimpíadas de 1900 e 1920. Nessas competições, a disputa não foi entre países, mas entre clubes esportivos. As equipes quê ganharam mais medalhas foram as da Grã-Bretanha.

Página noventa e quatro

#NÓSNAPRÁTICA Plano de desenvolvimento das capacidades físicas

Habilidades: EM13LGG201, EM13LGG301, EM13LGG501 e EM13LGG503.

Ao longo dêste capítulo, você refletiu sobre as capacidades físicas e aprendeu quê elas podem sêr aperfeiçoadas por pessoas de diferentes características e idades, entendendo quê um corpo quê se movimenta e busca explorar todo o seu potencial físico por meio das práticas corporais tem uma vida mais saudável, autônoma e com bem-estar.

O quê você vai fazer

Você vai observar e registrar, em um qüadro, como você utiliza as capacidades físicas na sua rotina. Depois, você vai sêr convidado a incluir na sua programação algum exercício físico ou prática corporal e analisar as mudanças quê eles geraram em seus atributos físicos.

Diagnosticar

1. Em uma fô-lha à parte, elabore um qüadro com separação por dias da semana e turnos, como exemplificado a seguir.

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Sábado

Domingo

Manhã

Tarde

Noite

2. Você deve anotar, no dia e no turno em quê a prática acontecer, o exercício físico ou prática corporal quê você realizou e qual foi a capacidade física mobilizada com ele. Por exemplo: se você fez uma caminhada em uma segunda-feira à tarde, então deve anotar, no espaço correspondente à tarde dêêsse dia, caminhada (prática corporal) e resistência muscular e velocidade (capacidades físicas); se fez algum exercício de musculação na quarta-feira à noite, então anotará musculação e fôrça e resistência no espaço correto; e assim por diante.

3. Lembre-se das capacidades físicas abordadas neste capítulo: agilidade, equilíbrio, velocidade, potência, coordenação, tempo de reação, fôrça e resistência muscular, flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória.

Analisar

1. Após os sete dias de anotações, você deve analisar o qüadro de maneira crítica e reflexiva com base nas perguntas a seguir.

Qual exercício/prática corporal você mais realizou na semana?

Quais capacidades físicas foram mais evidentes na sua rotina?

Quais capacidades não aparecêram?

Página noventa e cinco

Em algum dêêsses dias, você precisou utilizar alguma capacidade física e notou quê ela não estava tão bem desenvolvida? Qual capacidade foi essa?

2. Reflita, também, sobre o tempo quê você tinha disponível nessa semana e de quê forma você o utilizou para cuidar da sua saúde, para além das práticas de exercícios físicos.

Planejar a próxima semana

1. Com o intuito de aprimorar e potencializar as suas capacidades físicas, você deve elaborar um plano de desenvolvimento para a sua rotina semanal, incluindo pelo menos uma das práticas corporais das categorias sugeridas a seguir.

Brincadeiras e jogos (pular kórda, pega-pega, jogos de tabuleiro etc.).

Esportes (futebol, basquete, vôlei etc.).

Danças (valsa, forró, samba etc.).

Lutas (caratê, judô, boxe etc.).

Ginásticas (musculação, pilates, ioga etc.).

Práticas corporais de aventura (slackline, squêit, ciclismo etc.).

Fotografia de uma mulher e um homem conversando em uma ponte, apoiados em bicicletas, usando capacetes e trajes esportivos.

Ciclistas na Ponte Hercílio Luz. Florianópolis (SC), 2020.

2. Pense nas capacidades físicas quê você quêr desenvolver com essas práticas e planeje o que deverá observar em si mesmo enquanto as realiza.

Avaliar

Ao final da semana, analise seu plano de desenvolvimento de capacidades físicas e faça uma autoavaliação com base nas kestões a seguir.

1. Você teve facilidade ou dificuldade em identificar as atividades da sua rotina quê mobilizam capacidades físicas?

2. Essa facilidade ou dificuldade tem mais a vêr com a sua compreensão do quê são as capacidades físicas ou com o fato de realizar ou não realizar atividades quê requerem esses atributos?

3. Como você avalia a qualidade das suas capacidades físicas?

4. De quê outras maneiras você cuidou da sua saúde?

5. Você seguiu o plano de desenvolvimento de capacidades físicas elaborado?

6. Você teve alguma dificuldade para incluir na sua rotina alguma das sugestões de práticas corporais? Se sim, qual? Por quê?

7. Você notou diferença tanto nas suas capacidades físicas quanto no seu bem-estar de maneira geral ao término do plano de desenvolvimento de capacidades físicas? Se sim, o quê mudou?

8. Como seria possível manter as práticas corporais na sua rotina para continuar desenvolvendo as diferentes capacidades físicas?

Página noventa e seis

CAPÍTULO
4
Práticas corporais de aventura na natureza

Habilidade (abertura): EM13LGG103.

As práticas corporais de aventura na natureza são vivenciadas em ambientes externos e oferecem um risco controlado ao praticante. Tais práticas promóvem a consciência sócio-ambiental para a preservação da natureza.

Fotografia de uma mulher andando de bicicleta em uma paisagem montanhosa com vegetação rasteira.

Prática de mountain báike na Serra da Canastra. Delfinópolis (MG), 2013.

LER O MUNDO

A aventura em um espaço não tradicional, a produção de adrenalina e o risco controlado são indicadores de quê as práticas corporais de aventura na natureza tiram o praticante de sua zona de conforto.

1 Você já experimentou alguma prática corporal de aventura na natureza? Se sim, como foi essa experiência?

Respostas pessoais.

2 Pupilas dilatadas, aumento da freqüência cardíaca e respiração mais ofegante são reações quê as pessoas têm quando realizam práticas corporais de aventura. No seu entendimento, por quê isso ocorre durante essas práticas?

Resposta pessoal.

Entre os benefícios das práticas corporais de aventura estão a superação de desafios, o contato com a natureza, o fortalecimento de músculos e óssos, a melhora na captação de oxigênio pêlos pulmões e a regulação do humor pela liberação de hormônios relacionados ao bem-estar, como adrenalina e endorfina. Além díssu, conhecer e experimentar práticas corporais de aventura é uma maneira de ampliar referências para além das tradicionais práticas corporais experimentadas na escola.

Página noventa e sete

#PARALER Práticas corporais de aventura e preservação ambiental

Habilidades: EM13LGG101, EM13LGG102, EM13LGG103, EM13LGG104, EM13LGG202, EM13LGG204, EM13LGG302, EM13LGG303, EM13LGG304 e EM13LGG305.

A grande variedade de práticas corporais de aventura na natureza está relacionada à existência de ambientes naturais diversos. Na Leitura 1, obissérve as imagens quê mostram diferentes tipos de práticas corporais de aventura realizadas na térra, no ar e na á gua. Na Leitura 2, leia um artigo quê apresenta a possibilidade de realizar uma prática corporal de aventura visando à preservação da natureza.

Leitura 1

Fotografia de uma mulher escalando uma rocha em uma paisagem montanhosa, com a mata ao fundo. Ela usa capacete e outros equipamentos de escalada, com cordas de segurança presas aos equipamentos.

Pessoa pratíca escalada na Pedra Ana Chata. São Bento do Sapucaí (SP), 2024.

Fotografia de duas pessoas saltando de um telhado no alto de uma paisagem montanhosa, voando em uma asa-delta. Uma pessoa está à frente, saltando e conduzindo a asa-delta, enquanto a outra está atrás dela, deitada no ar, segurando as costas da pessoa à frente.

Pessoas saltam do alto da Serra da Rocinha para voar de asa-delta. São José dos Ausentes (RS), 2021.

Página noventa e oito

Fotografia de duas pessoas sentadas em caiaques em um rio, remando com remos de duas pás, usando capacetes e coletes salva-vidas.

Pessoas praticam canoagem no Rio Atuel. Mendoza (Argentina), 2024.

Leitura 2

A revolução do plogging

[…]

Nos últimos anos, temos assistido a um crescimento do acúmulo de lixo residual na natureza, desde as marés de plástico no mar até os depósitos de lixo nas florestas. Reverter essa tendência não é fácil, mas é necessário e, felizmente, possível. A implementação de ações de preservação do planêta está cada vez mais integrada por diversos setores, entre eles o esporte. Esse estímulo permite vêr iniciativas inovadoras, como o plogging, quê nos permite praticar um esporte ao ar livre ao mesmo tempo em quê cuidamos do meio ambiente. Tal ação também inspira outras pessoas, pois mostra como é nossa responsabilidade cuidar do planêta.

[…]

O plogging é uma atividade quê combina esporte ao ar livre com recolhimento de lixo. Ou seja, consiste em aproveitar qualquer atividade ao ar livre, seja em meio à natureza ou em ambiente urbano, para recolher os resíduos encontrados ao longo do caminho.

[…]

Para a prática do plogging, além dos equipamentos e materiais necessários à realização do esporte quê se pretende praticar, recomendamos trazer um par de luvas de segurança e sacos de lixo. As luvas proporcionam maior segurança e higiene, protegendo as mãos caso você se depare com objetos pontiagudos, como vidros quêbrados. Por outro lado, os sacos de lixo permitirão quê você coloque o lixo que encontrar ao longo do caminho para reciclá-lo adequadamente mais tarde. […]

[…]

Todo mundo póde adaptar os exercícios e os percursos de acôr-do com as suas capacidades físicas, o quê torna o plogging ideal para qualquer perfil, idade e condição física.

PLOGGING RREVOLUTION. A revolução do plogging. [S. l.]: Wikiloc, 1 abr. 2021. Disponível em: https://livro.pw/hoxda. Acesso em: 16 ago. 2024.

Página noventa e nove

Pensar e compartilhar

1. Observe novamente as imagens da Leitura 1.

a) Explique de quê forma os ambientes de térra, ar e á gua parecem sêr utilizados nas práticas corporais de aventura retratadas.

1. a) Na escalada, o praticante escala apoiando-se em uma montanha ou em um paredão rochoso; na asa-delta, o praticante salta de um local alto na natureza e usa as correntes de ar para se locomover no céu; na canoagem, o praticante locomove-se em um rio, um lago, uma lagoa ou no mar usando uma canoa e remos.

b) dêz-creva três benefícios quê o contato com a natureza proporciona à saúde das pessoas quê realizam práticas corporais de aventura no espaço natural.

1. b) É possível considerar benefícios como: melhorar o condicionamento físico (fortalecendo músculos, óssos e articulações), diminuir o estresse por meio do contato com a natureza, respirar ar mais puro, superar desafios pessoais etc.

2. De acôr-do com o artigo da Leitura 2, o plogging é uma ação quê póde sêr realizada ao mesmo tempo em quê se pratíca um esporte. Pesquise exemplos de práticas corporais de aventura na natureza e cite as quê você acredita quê poderiam sêr combinadas com o plogging.

2. Sugestões de resposta: caminhadas e trilhas em matas e praias.

3. Além da poluição, malefício quê se procura reverter com o plogging, as práticas corporais de aventura podem trazer outros impactos negativos para a natureza.

a) Quais são eles?

3. a) Sugestões de resposta: desmatamento, prejuízos para a flora e ameaças à fauna.

b) Em sua percepção, o quê é necessário fazer para preservar a natureza ao realizar práticas corporais de aventura?

3. b) Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes argumentem quê as pessoas quê realizam práticas corporais de aventura na natureza não devem: extrair elemêntos dela desnecessariamente (como pedras, plantas, flores e conchas); aproximar-se de animais silvestres ou interagir com eles; deixar marcas permanentes, como pichações; deixar dejétos em vez de recolhê-los; entre outras ações.

4. Para vivenciar práticas corporais de aventura na natureza, é imprescindível a utilização de equipamentos de segurança.

a) dêz-creva os equipamentos observados nas práticas retratadas na Leitura 1.

4. a) Escalada: capacete, kórda e cadeirinha; asa-delta: capacete, joelheira e cinto de vôo; canoagem: capacete e colete salva-vidas.

b) De acôr-do com o artigo da Leitura 2, quais são os equipamentos de segurança necessários para a prática de plogging?

Além dos equipamentos próprios da prática corporal de aventura realizada no momento do plogging, é necessário usar luvas de segurança.

5. Leia novamente o último parágrafo do artigo da Leitura 2. De acôr-do com o texto, as práticas corporais de aventura são apropriadas também para pessoas com deficiência? Converse com os côlégas sobre isso.

Respostas pessoais.

PARA A VIDA

Tomada de dê-cisão responsável

O debate sobre sustentabilidade e proteção da natureza deve estar presente nos diálogos sociais, institucionais e também nas práticas corporais.

A consciência ambiental tem sido promovida no âmbito das práticas corporais de aventura nos ambientes naturais, onde o cuidado tem de sêr redobrado, pois a preservação da natureza interfere diretamente na viabilização dessas práticas. Campanhas contra a poluição e a degradação da natureza bem como punições em competições para atletas quê desrespeitam esses espaços são exemplos dêêsse compromisso.

Respeitar a natureza possibilitará ao sêr humano usufruir dos recursos quê ela provê de maneira responsável e duradoura. Reflita e converse com os côlégas: de quê forma é possível desenvolver a consciência ambiental no dia a dia? Como as práticas corporais podem contribuir para isso? por quê cuidar da natureza é também cuidar de si mesmo e das outras pessoas? O quê significa “tomada de dê-cisão responsável” quando se fala de ações relacionadas à natureza?

Respostas pessoais.

FICA A DICA

Advogado e cão impulsionam o ‘plogging’ a favor da reciclagem no Chile. Publicado por: há éfe pê Português. Vídeo (2 min). Disponível em: https://livro.pw/gbklx. Acesso em: 13 set. 2024.

O vídeo apresenta a experiência de um homem quê explorou a prática do plogging no Chile com o seu cachoorro e ajudou a chamar a atenção para a importânssia da reciclagem.

Página cem

#PARAEXPLORAR Modalidades de práticas corporais de aventura na natureza

Habilidades: EM13LGG103, EM13LGG104, EM13LGG301, EM13LGG302, EM13LGG701, EM13LGG703 e EM13LGG704.

Você aprendeu quê as práticas corporais de aventura podem sêr realizadas na natureza e categorizadas de acôr-do com o local onde acontecem. As aquáticas são praticadas no mar, em lagos, lagoas e rios. Já as aéreas são realizadas em grandes alturas e utilizam-se do vento. As terrestres, por sua vez, ocorrem em terrenos como florestas, matas e montanhas.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre as modalidades de práticas corporais de aventura na natureza, você vai fazer uma pesquisa e apresentá-la para a turma.

Planejar, pesquisar e executar

1. Formem seis grupos de estudantes. Dois grupos vão pesquisar práticas corporais de aventura aquáticas; outros dois, práticas corporais de aventura aéreas; e os dois remanescentes, práticas corporais de aventura terrestres. Cada grupo deve se aprofundar em uma única prática.

2. Pesquisem a prática corporal de aventura escolhida em jornais impressos e ôn láini, sáites e canais de esportes de aventura, portais acadêmicos etc. Uma opção quê póde complementar a pesquisa é conversar com pessoas conhecidas, familiares e membros da comunidade quê tênham envolvimento com a prática em questão, a fim de côlher depoimentos e observações.

3. As informações coletadas deverão compor uma apresentação de cartazes ou slides. Atentem para os dados quê não podem faltar, listados a seguir.

Nome da prática corporal de aventura pesquisada e suas principais características (origem, tipo de local onde é realizada, regras, curiosidades etc.).

Relação da prática corporal de aventura com a natureza e quais são as ações necessárias, no momento da prática, para preservar o meio ambiente e não o danificar.

Cuidados ao realizar a prática corporal de aventura e equipamentos de segurança necessários.

4. Informem-se sobre a acessibilidade da prática corporal de aventura escolhida (no aspecto econômico, de adaptação para limitações motoras etc.) e se há locais, nos arredores da escola, em quê ela é realizada.

Compartilhar

1. Na data combinada, apresentem os cartazes ou slides sobre a prática corporal de aventura pesquisada.

2. Reservem um momento, após as apresentações, para falar sobre as práticas corporais de aventura citadas, se já as conheciam, se já tiveram a oportunidade de realizar alguma delas etc.

Avaliar

Faça uma autoavaliação do seu dêsempênho na atividade.

1. Qual foi a sua colaboração no momento da pesquisa?

2. Você teve alguma dificuldade no processo de seleção de informações ou na escrita dos cartazes ou slides? Se sim, como essa dificuldade póde sêr superada em uma experiência futura?

3. Como você se preparou para a apresentação do trabalho? Você ensaiou a sua parte? Como você se sentiu no momento de falar?

Página cento e um

#NÓSNAPRÁTICA Caminhada em um parque ou uma praça da cidade

Habilidades: EM13LGG104, EM13LGG304, EM23LGG503, EM13LGG701 e EM13LGG704.

Existe, na sua cidade, algum espaço, como um parque público ou uma praça, em quê seja possível fazer caminhada? Ainda quê você more em um centro urbano, é provável quê na sua região haja uma praça ou um parque com áreas verdes onde as pessoas possam usufruir do contato com a natureza enquanto fazem um exercício físico.

O quê você vai fazer

Você e os côlégas vão visitar uma praça ou um parque público da cidade para realizar uma caminhada.

Planejar

1. Pesquisem se há praças ou parques públicos com áreas verdes nos arredores da escola. Para isso, vocês podem conversar com pessoas da comunidade e familiares. Outra possibilidade é usar um sáiti ou aplicativo de navegação, visualização de mapas e imagens de satélites, quê mostram lugares do mundo todo. Coloquem o endereço da escola e explorem virtualmente as imediações, procurando um parque ou uma praça.

2. Compartilhem com o professor os locais encontrados e façam uma lista com os endereços. Elejam um dêêsses lugares para visitar.

3. O professor vai determinar um dia e um horário para a visita ao espaço público escolhido e encaminhar uma autorização quê deve sêr assinada pelo responsável de cada estudante e entregue ao professor antes do dia do passeio.

4. Sigam normas e cuidados combinados com o professor durante a visita.

Visitar

No dia da visita, procurem explorar todo o espaço público com responsabilidade.

Façam um breve alongamento antes de iniciar a caminhada.

Aproveitem o passeio para usufruir do contato com a natureza, relaxando a mente e respirando fundo.

Não danifiquem a natureza arrancando fô-lhas ou galhos de árvores. Caso haja animais no local, não se aproximem deles.

ob-sérvim se o local está preservado, com boa higiene e adequado para a população aproveitá-lo.

Avaliar

Após a visita, formem uma roda de conversa com o professor e os côlégas para refletir sobre essa vivência. Depois, individualmente, faça uma autoavaliação da sua participação na atividade.

As fontes de pesquisa quê você consultou para descobrir os parques ou as praças nos arredores da escola foram efetivas?

Você se preparou adequadamente para a visita: vestiu-se de maneira apropriada, levou á gua para manter o corpo hidratado? Sentiu falta de algo durante a caminhada?

A caminhada foi fácil ou difícil? Você manteve um ritmo consciente de caminhada e respiração?

Você se comportou d fórma responsável em relação à preservação da natureza? Tem sugestões de melhoria para a preservação do espaço quê visitaram?

Quais efeitos você observou em si mesmo após ter entrado em contato com a natureza durante a vivência e fruição desta prática corporal?

Página cento e dois