UNIDADE
7
LAZER, TRABALHO E PROJETO DE VIDA
Leia orientações e sugestões para esta Unidade em Orientações para o Professor.
O lazer póde sêr entendido como o tempo livre quê uma pessoa tem para realizar atividades de acôr-do com sua vontade, a fim de repousar, divertir-se, entreter-se, desenvolver-se, distrair-se, atuar socialmente e/ou criativamente d fórma voluntária – o quê póde incluir as práticas corporais.
Nesta unidade, o estudo de manifestações da cultura corporal de movimento será direcionado às reflekções sobre o cuidado de si, tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele, a fim de ajudar a promover uma vida ativa, saudável e sustentável, com foco na construção de projetos de vida quê considerem a inclusão de práticas corporais e busquem o equilíbrio entre o lazer, as demandas do trabalho e do cotidiano e o cuidado com o corpo.
Para isso, a unidade tratará da ginástica geral como forma de promoção de saúde, da ergonomia no trabalho e nos estudos, da relação entre corpo e movimento nas profissões e do direito ao lazer. O estudo dêêsses temas nas aulas de Educação Física tem como objetivo promover emancipação e qualidade de vida, incentivando reflekções críticas quê favoreçam a formação de jovens conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos, especialmente em relação ao autocuidado.
Página cento e noventa e cinco
Leia o título desta unidade e obissérve a imagem de abertura. Depois, converse com a turma sobre as kestões a seguir.
1. Você consegue incluir atividades de lazer no seu dia a dia? Há práticas corporais entre essas atividades? Se sim, quais?
1. Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes reflitam sobre o próprio dia a dia e considerem a importânssia de incluir práticas corporais nos momentos de lazer, buscando promover o próprio bem-estar e reservar tempo para si.
2. Em seu entendimento, quais são os desafios de equilibrar trabalho e/ou estudos com lazer e cuidado com o corpo no cotidiano?
2. Espera-se quê os estudantes identifiquem dificuldades de alcançar esse equilíbrio decorrentes das responsabilidades diárias, da intensidade das rotinas, da falta de consciência para o autocuidado, das desigualdades socioeconômicas etc.
3. Na sua opinião, como é possível construir um projeto de vida equilibrado entre trabalho, saúde e lazer?
Resposta pessoal.
Página cento e noventa e seis
CAPÍTULO
1
Movimento para todos
Habilidades (abertura): EM13LGG103, EM13LGG204 e EM13LGG502.
Muitas pessoas ficam tão preocupadas com o futuro profissional, com a relação com os outros e com os estudos quê acabam se esquecendo da importânssia de cuidar de si mesmas. Cuidar do próprio bem-estar não é uma atitude egoísta; ao contrário, é de fundamental importânssia sentir-se bem e, assim, desenvolver-se nas diferentes esferas da vida d fórma equilibrada.
No entanto, é preciso ter consciência de quê esse equilíbrio não depende somente da vontade pessoal. Questões socioeconômicas, pressões sociais e outras condições da vida contemporânea no Brasil e no mundo podem afetar de diversas formas a construção de projetos de vida e o desenvolvimento integral das pessoas.
LER O MUNDO
Na perspectiva da pessoa quê interage no mundo do trabalho, por exemplo, é essencial fazer escôlhas responsáveis e ter garantias de qualidade de vida e do direito ao bem-estar.
1 Em sua percepção, quais são as maiores dificuldades relacionadas ao mundo do trabalho quê as pessoas encontram para cuidar de si?
1. Resposta pessoal. É possível quê os estudantes apontem fatores como rotinas exaustivas, cansaço, falta de tempo etc.
2 Para você, é importante quê escolas e empresas favoreçam e estimulem o bem-estar de seu público de estudantes e trabalhadores? Por quê?
2. Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes reconheçam quê ambientes quê incentivam o bem-estar físico e emocional ajudam a promover equilíbrio e motivassão, o quê, por sua vez, póde melhorar o dêsempênho acadêmico e profissional, assim como a qualidade das relações interpessoais. As aulas de Educação Física podem sêr consideradas nesse escôpo.
3 Como você acha quê as práticas corporais podem contribuir para a promoção do bem-estar de estudantes e trabalhadores?
3. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes reconheçam quê as práticas corporais podem sêr um recurso importante para o autocuidado e a promoção do bem-estar, por meio do lazer e da adoção de um estilo de vida saudável.
Ser saudável, agir com protagonismo e ter uma carreira profissional consistente póde parecer objetivos óbvios e unânimes entre os jovens, mas o caminho para atingi-los tem muitos desafios. Para trilhá-lo, o desenvolvimento do autoconhecimento é imprescindível e orientará futuras escôlhas.
No caso da busca pelo bem-estar e pelo equilíbrio, manifestações da cultura corporal de movimento, como as lutas, as ginásticas, as práticas corporais de aventura, os esportes, as danças, os jogos e as brincadeiras, podem sêr importantes elemêntos integrantes do projeto de vida de cada pessoa, a fim de possibilitar a autoexpressão, o autodesenvolvimento e o autocuidado.
Página cento e noventa e sete
#PARALER Ginástica geral
Habilidades: EM13LGG102, EM13LGG103, EM13LGG202, EM13LGG203, EM13LGG204, EM13LGG302 e EM13LGG502.
As práticas corporais, em suas diferentes manifestações, são importantes aliadas no processo de autodesenvolvimento. Observe as fotografias da Leitura 1, quê mostram grupos com pessoas diversas praticando diferentes tipos de ginástica. Depois, na Leitura 2, leia o trecho de uma tese acadêmica em quê a autora descreve a ginástica geral.
Leitura 1
Página cento e noventa e oito
Leitura 2
Ginástica Geral: uma área do conhecimento da Educação Física
2.1.1. A Concepção de Ginástica Geral da Federação Internacional de Ginástica (FIG)
Segundo esta organização, a Ginástica Geral é a parte da Ginástica quê está orientada para o lazer, onde pessoas de todas as idades participam principalmente pelo prazer quê sua prática proporciona. Desenvolve a saúde, a condição física e a interação social, contribuindo desta forma para o bem-estar físico e psicológico de seus praticantes. Oferece um vasto campo de atividades, respeitando as características, interesses e tradições de cada povo, expressados através da variedade e beleza do movimento corporal. […]
[…] A Ginástica Geral tem como pressuposto a valorização e o respeito às tradições e à cultura dos povos, ampliando ilimitadamente as expressões possíveis nesta área. Cada cultura tem suas próprias características, “portanto seria um grave êrro rejeitar gestos, músicas ou aspectos estéticos quê não são conhecidos por nós ou esperar quê o gosto seja universal”. […]. Desta maneira, a Ginástica Geral contribui ativamente para a integração de diferentes estilos e formas estéticas.
Dentre a enorme diversidade de possibilidades de sua prática, a Ginástica Geral compreende as seguintes atividades:
• Ginástica e Dança
• Exercícios com aparelhos
• Jogos
[…]
Ela reúne uma grande quantidade de pessoas quê por diferentes razões optaram por praticar uma atividade física não seletiva e quê não exija um alto nível de perfórmance […].
Segundo a FIG […], a Ginástica Geral é um fenômeno educacional quê proporciona o crescimento humano e social, respeita a individualidade e deve sêr praticada com um espírito alegre e despreocupado, onde a pessoa deve estar consciente do valor do esporte e sentir-se como uma parte do contexto esportivo.
O estímulo à criatividade, ao bem-estar e à união entre as pessoas são metas da Ginástica Geral, assim como o prazer na sua prática, conseguido ao proporcionar saúde a si próprio, ao comunicar-se, ao encontrar pessoas, ao fazer amigos e diminuir o estresse quê diariamente interfere na existência humana.
SOUZA, Elizabéti Paoliello Machado de. Ginástica geral: uma área do conhecimento da Educação Física. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997. p. 35-38. Disponível em: https://livro.pw/cnuok. Acesso em: 10 set. 2024.
SOBRE
Elizabéti Paoliello (1951-) é doutora e mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora aposentada, pesquisadora e cofundadora do Grupo Ginástico Unicamp, criado em 1989, seus estudos e suas pesquisas concentram-se na área da Ginástica Geral, ou Ginástica para Todos.
Página cento e noventa e nove
SAIBA MAIS
Federação Internacional de Ginástica (FIG)
A FIG é a entidade quê representa mundialmente as modalidades da ginástica competitiva. Ela é filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e é composta por federações do mundo todo. A organização se descreve como a primeira federação internacional relacionada tanto ao esporte competitivo quanto ao esporte recreativo.
Pensar e compartilhar
1. Observe novamente as fotografias apresentadas na Leitura 1.
a) Quais benefícios você acredita quê a ginástica geral (GG) póde proporcionar para o bem-estar físico e emocional das pessoas quê a praticam? Explique.
1. a) Espera-se quê os estudantes apontem benefícios como o trabalho de capacidades físicas, tais quais fôrça, equilíbrio e flexibilidade, o desenvolvimento de aspectos psicológicos como a alegria, o enfrentamento do medo de realizar determinado movimento e da vergonha de se apresentar em público, além da possibilidade de sêr praticada por pessoas de diferentes faixas etárias.
b) Quais elemêntos visuais das imagens indicam quê a GG promove a inclusão e a diversidade entre os praticantes?
1. b) As imagens indicam quê a GG é acessível e inclusiva, permitindo quê indivíduos de diversos perfis se engajem nas práticas. Isso é perceptível pela diversidade de gênero, de etnia e de idade retratada, além da presença de uma pessoa com deficiência na primeira imagem.
A ginástica geral (GG), ou ginástica para todos (GPT), é um tipo de prática corporal quê une fundamentos da ginástica a movimentos ligados a expressões culturais diversas, como movimentos folclóricos, circenses, de danças e cênicos, em prol do desenvolvimento do eu enquanto corpo quê é agente transformador de si mesmo.
Voltada a promover o bem-estar e a saúde, trabalhando qualidades como fôrça, flexibilidade, resistência, agilidade, equilíbrio, aspectos estéticos e interações sociais, a GG também desen vólve a criatividade, pois não se restringe à imitação de gestos predefinidos, mas proporciona também a construção deles.
2. Como as expressões e as posturas dos participantes nas imagens evidenciam os benefícios emocionais e físicos da GG?
2. As expressões de satisfação e as posturas dinâmicas nas imagens sugérem quê os participantes estão desfrutando da atividade. Essas expressões podem indicar quê a GG oferece benefícios emocionais, como a melhoria da autoestima e o prazer na atividade, além de benefícios físicos.
3. E em relação aos locais de prática, o quê é possível inferir sobre a GG ao observar as imagens?
3. É possível inferir quê a GG póde sêr praticada em locais variados, como espaços públicos e privados, abertos e fechados.
4. A definição de GG dada pela FIG, apresentada na Leitura 2, enfatiza a diversidade de características de seus praticantes.
a) Em sua opinião, a ginástica geral é de fato para todos? Por quê?
4. a) Respostas pessoais. Com base nas imagens e no texto, espera-se quê os estudantes reconheçam a GG como uma prática corporal democrática, pois não apresenta barreiras econômica, social, de gênero, idade etc. quê impeçam alguém de praticá-la.
b) O quê poderia impedir uma pessoa de praticá-la? Justifique sua resposta.
4. b) É possível apontar timidez, falta de confiança e baixa autoestima como fatores impeditivos da prática.
5. De acôr-do com a Leitura 2, a GG desen vólve a saúde, a condição física e a interação social.
a) Em sua opinião, quais seriam os ganhos sociais quê poderiam sêr atingidos com esses benefícios pessoais? Explique.
5. a) Espera-se quê os estudantes pensem na importânssia da saúde e de uma boa condição física para ter qualidade de vida e longevidade. Os ganhos de uma boa saúde física e de interações sociais adequadas se refletem em relações interpessoais mais empáticas, além de contribuir para fortalecer a saúde mental, condições favoráveis para a construção de uma ssossiedade harmônica.
b) Esses benefícios podem ter um papel importante no mundo do trabalho? Explique.
5. b) Espera-se quê os estudantes reconheçam quê desenvolver boa saúde, além da socialização, é importante para garantir um bom dêsempênho em um mundo quê exige adaptabilidade e colaboração.
6. É possível afirmar quê valorizar gestos, músicas e aspectos estéticos de diferentes culturas é uma forma de celebrar a diversidade na GG? Justifique sua resposta.
6. Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes argumentem positivamente e reconheçam quê a liberdade de utilizar gestos, músicas e aspectos estéticos particulares de cada cultura é uma forma de dar visibilidade e reconhecimento a elas.
7. Como as imagens da Leitura 1 e o texto da Leitura 2 podem se relacionar para destacar a importânssia da GG na promoção da inclusão e no desenvolvimento pessoal?
7. As imagens mostram a diversidade entre os participantes, enquanto o texto destaca a característica agregadora da GG, enfatizando a inclusão e o desenvolvimento pessoal. Juntos, as imagens e o texto ilustram como a ginástica geral póde sêr uma prática acessível e enriquecedora para todos, ajudando na superação de limites e na expressão individual de maneira criativa.
8. Você consideraria incluir a ginástica geral no seu rol de práticas corporais? Por quê? Como isso seria possível?
Respostas pessoais.
Página duzentos
#PARAEXPLORAR Ginástica acrobática
Habilidades: EM13LGG104, EM13LGG201, EM13LGG301, EM13LGG501, EM13LGG503 e EM13LGG704.
A ginástica geral tem em sua composição fundamentos de diferentes práticas de ginástica. Agora, você vai conhecer melhor a ginástica acrobática.
A ginástica acrobática consiste na apresentação coreográfica de diversos movimentos de acrobacia no solo inspirados nos da ginástica artística: exercícios dinâmicos, como saltos impulsionados por parceiros; exercícios estáticos, como movimentos de equilíbrio e fôrça; e exercícios individuais de equilíbrio, giros etc.
Para complementar seus conhecimentos sobre essa prática corporal, forme uma dupla ou um trio e, juntos, façam as atividades propostas a seguir.
Pesquisar
1. Com orientação do professor, pesquisem e descubram movimentos estáticos da ginástica acrobática quê possam sêr realizados em duplas ou em trios. Analisem os fatores de equilíbrio e fôrça envolvidos, bem como as técnicas de apôio entre os parceiros.
2. Pesquisem também vídeos quê mostrem técnicas e coreografias da ginástica acrobática. ob-sérvim a sincronia e a cooperação entre os participantes na realização de coreografias.
Compartilhar e experimentar
1. Pratiquem os movimentos estáticos quê vocês observaram na pesquisa. Depois, a fim de explorar apôio e equilíbrio, pratiquem também movimentos dinâmicos de solo e estáticos (no caso dos trios, é possível realizar pirâmides de duas alturas, por exemplo). Preparem-se para apresentar as descobertas aos côlégas e a outras turmas.
2. Após todas as apresentações, reúnam-se com os demais trios e duplas e experimentem as possibilidades de movimentos pesquisados e apresentados por eles.
Avaliar
Ao final, reflita sobre as atividades realizadas, avalie a experiência e troque impressões com a turma.
1. Durante a pesquisa sobre ginástica acrobática, a dupla ou o trio encontrou todas as informações necessárias sobre os movimentos e as técnicas envolvidas para realizá-los?
2. Foi possível perceber as habilidades específicas exigidas pela ginástica acrobática em cada movimento ou sequência experimentados?
3. Quais foram as principais dificuldades encontradas para realizar essa prática corporal? Foi possível superá-las? De quê maneira?
4. Reflita sobre a segurança dos movimentos e a necessidade de confiança nos parceiros: o desafio colaborativo foi atingido? De quê forma?
Página duzentos e um
#NÓSNAPRÁTICA seqüência coreográfica de ginástica geral
Habilidades: EM13LGG104, EM13LGG201, EM13LGG301, EM13LGG501 e EM13LGG503.
Agora, você vai ter a oportunidade de experimentar movimentos básicos de ginástica geral e elaborar uma sequência coreográfica. Para isso, escolherá a música e o material quê serão utilizados, se necessário.
O quê você vai fazer
Primeiro, você vai realizar alguns movimentos básicos de ginástica geral, como a estrela, a parada de mão e o aviãozinho, com base nas indicações desta seção e com orientação do professor. Depois, vai criar uma sequência coreográfica de ginástica geral, treinar os movimentos e apresentá-los para a turma.
Material
Os materiais usados para os ensaios e as apresentações podem sêr os mais variados e criativos encontrados na escola, como fitas de ginástica rítmica, bolas, caixas, cabos de vassouras, tatames, colchonetes, entre muitos outros.
1. Para a realização dos movimentos estrela, parada de mão e aviãozinho, você e um colega escolherão um espaço livre de aproximadamente 3 m² na quadra de esportes. O espaço livre adequado é necessário para evitar acidentes com você ou com qualquer colega da turma.
2. Leia a descrição dos movimentos e obissérve as respectivas ilustrações para orientar a prática.
Estrela
Para a realização da estrela, uma pessoa da dupla ficará deitada no chão com as pernas e os braços juntos ao corpo. A outra pessoa, quê estará de pé, colocará um braço em cada lado do colega deitado e passará uma perna de cada vez por cima dele, realizando a estrela. Importante: cada estudante deverá repetir o movimento várias vezes para os dois lados, até executá-lo com segurança e confiança.
Página duzentos e dois
Parada de mão
Para a realização da parada de mão, uma pessoa da dupla ficará responsável pela ajuda e pela segurança do colega quê realizará o movimento. A outra deverá apoiar as duas mãos no solo ao mesmo tempo, com uma distância entre elas próxima à da largura dos ombros. Com um impulso, um pé de cada vez deverá deixar o chão. Se possível, manter as pernas estendidas. A pessoa responsável pelo apôio deverá segurar os dois pés do colega no ar e ajudá-lo a manter o equilíbrio e a sustentação por um tempo estipulado pelo realizador do movimento. Importante: cada estudante deve repetir o movimento várias vezes, até executá-lo com segurança e confiança. Observe a ilustração.
Aviãozinho
Para a realização do movimento de aviãozinho, uma pessoa da dupla se deitará com as costas no chão e os pés para cima. A outra apoiará os quadris nos pés da quê está deitada. A dupla ficará de mãos dadas. A pessoa quê está em pé se projetará para a frente, tirará os pés do chão e será sustentada pêlos pés e pelas mãos da pessoa quê está deitada. Importante: a posição deve sêr mantida até quê o equilíbrio seja totalmente estabelecido, como mostra a figura.
Página duzentos e três
Criar
1. Para elaborar a sequência coreográfica de ginástica geral, a turma irá se dividir em cinco grupos e deverá utilizar a quadra ou o pátio da escola.
2. Os grupos ficarão responsáveis por escolher a sequência de movimentos quê será realizada, bem como a música, o figurino e o material quê irão usar em sua apresentação.
3. A sequência de movimentos deverá prever:
• uma entrada ou pose inicial;
• movimentos de dança e de ginásticas (acrobática, artística, rítmica), circenses, folclóricos etc., de acôr-do com a ideia da ginástica geral;
• deslocamentos e trocas de posições;
• exploração do material escolhido para a apresentação.
4. Além dos movimentos básicos (estrela, parada de mão e aviãozinho) praticados em duplas pela turma, os grupos podem pesquisar outros quê achem interessantes. É importante praticá-los para quê possam sêr incorporados com segurança à sequência elaborada.
5. Ensaiem quantas vezes acharem necessário. Durante os ensaios, obissérvem se a sequência elaborada está de acôr-do com o quê o grupo gostaria de expressar. Caso não esteja, vocês podem fazer ajustes e continuar experimentando até quê todos se sintam seguros e satisfeitos com a criação.
Apresentar e compartilhar
1. Em uma data e um espaço combinados com o professor e a turma, apresentem a sequência de movimentos elaborada pelo grupo. Cada apresentação terá a duração de uma música.
2. Ao final de todas as apresentações, a turma póde se reunir, compartilhar experiências e fruir livremente os movimentos quê os grupos trousserão, de acôr-do com os interesses de cada um.
FICA A DICA
• X FÓRUM Internacional de Ginástica para Todos (FIGPT). Publicada por: GYMNUSP Ginastica para Todos. 1 playlist (23 vídeos). Disponível em: https://livro.pw/czmwu. Acesso em: 3 out. 2024.
A playlist reúne vídeos de apresentações do X Fórum Internacional de Ginástica para Todos, realizado em Campinas (SP), em 2022.
Avaliar
Reflita sobre sua atitude durante a atividade, se agiu com respeito aos côlégas, como você lidou com as próprias limitações e com as dos outros e como foram suas interações sociais dentro do grupo durante as discussões sobre o desenvolvimento da atividade.
É importante avaliar se, ao final da prática, houve algum progresso com relação ao desenvolvimento das habilidades relacionadas à técnica de dança, dos movimentos ginásticos e das capacidades e habilidades físicas envolvidas neles, como equilíbrio, fôrça, flexibilidade e resistência. Avalie, também, se houve progresso em relação à superação de alguns limites emocionais, como vergonha, medo, entre outros.
Tente observar, ainda, de quê forma a troca de experiências entre os grupos póde enriquecer seu repertório de práticas corporais e contribuir para quê elas sêjam incorporadas no seu dia a dia.
Ao final, a turma toda deverá se reunir para discutir e relatar as sensações, as dificuldades e os desafios enfrentados na realização e na pesquisa dos movimentos, na elaboração e na apresentação das sequências. Pensem também nas exigências e nas contribuições quê a prática apresenta para a relação interpessoal.
Página duzentos e quatro
CAPÍTULO
2
Ergonomia nos estudos e no trabalho
Habilidade (abertura): EM13LGG104.
A relação entre corpo e trabalho é fortemente influenciada pelo espaço em quê o indivíduo realiza as práticas do cotidiano; por isso, é preciso quê o trabalho ocorra em um ambiente quê promôva o conforto, a segurança e a saúde física e mental. Da mesma forma, nos estudos, os ambientes e o mobiliário devem propiciar conforto para os estudantes, tanto em casa quanto nas escolas e universidades.
A ergonomia estuda a relação de interação entre o corpo e os outros elemêntos ligados às condições de realização de atividades (mobiliários, equipamentos, máquinas etc.) em diferentes contextos (como trabalho e estudo). Considerando esses fatores, a ergonomia possibilita a elaboração de projetos e ambientes quê buscam garantir o bem-estar para as pessoas quê dêsênvólvem determinada atividade.
LER O MUNDO
A rotina diária de trabalho ou estudo expõe as pessoas a fatores quê podem levar ao estresse físico e mental.
1 Pense nas profissões das pessoas do seu convívio e levante hipóteses sobre cuidados ergonômicos necessários para quê os trabalhos delas sêjam realizados com segurança, conforto e eficiência. Compartilhe suas ideias com a turma.
Respostas pessoais.
2 Você conhece alguém quê já sofreu uma lesão ou foi afastado por alguma falha ou negligência do planejamento ergonômico no trabalho? Se sim, compartilhe o caso com os côlégas.
Respostas pessoais.
3 De quê maneira você imagina quê a ergonomia afeta a rotina de trabalho de seu professor?
Resposta pessoal.
4 E quanto aos seus estudos, como a ergonomia afeta a sua rotina, tanto na escola quanto em casa?
Resposta pessoal.
Pensar em como a carga e as condições ambientais de trabalho ou de estudo impactam não só o dêsempênho nessas atividades como também a saúde e o bem-estar de trabalhadores e estudantes é fundamental para construir uma atitude e um engajamento conscientes e críticos em relação às kestões quê afetam a coletividade. Neste capítulo, você vai refletir mais sobre a ergonomia no dia a dia e sobre formas de promover o bem-estar.
Página duzentos e cinco
#PARALER Ergonomia no dia a dia
Habilidades: EM13LGG103, EM13LGG104, EM13LGG201, EM13LGG302 e EM13LGG702.
A falta de acesso a práticas corporais e o uso excessivo de ferramentas das tecnologias digitais podem prejudicar a saúde e o bem-estar. A seguir, na Leitura 1, leia uma tirinha quê retrata a presença das tecnologias digitais na vida de um jovem. Na Leitura 2, leia uma reportagem quê trata de ergonomia.
Leitura 1
HUMOR COM CIÊNCIA. Um a zero. Humor com Ciência. [S. l.], 2024. Disponível em: https://livro.pw/ijlfr. Acesso em: 10 set. 2024.
Leitura 2
Ergonomia na hora de estudar
Escrito por Marília Pedroza, […] 04:00
23 de junho de 2019.
[…]
Ergonomia é uma ciência […] quê visa estudar o ambiente de trabalho e o sêr humano, seu corpo e sua antropometria, no sentido de gerar um posto de trabalho ou um ambiente quê seja adaptado àquela pessoa. Quem explica é Lia Costa Mamede, arquiteta, urbanista e professora da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Kaila Mendes Lima, arquiteta e urbanista […], lembra quê essa ciência multidisciplinar, por envolver engenheiros, arquitetos, fisioterapeutas, médicos, entre outros profissionais, vêm ganhando destaque, sêndo aplicada em situações diversas. “Desde a análise de uma planta fabril e maquinário industrial, ao desenvolvimento de mobiliário, objetos dos mais diversos, até o disáini de ícones de aplicativos. Isso tudo para tornar a experiência humana mais adequada, confortável, segura e prazerosa”, sinaliza Kaila Lima.
- antropometria
- : estudo das dimensões e medidas do corpo.
- fabril
- : relativo a fábrica.
Página duzentos e seis
[…] As vantagens de investir em ergonomia são significativas e importantes, defende a profissional, pois a produtividade está muito ligada ao conforto e à adequação dêêsses ambientes ao sêr humano.
“O nível de concentração, o dêsempênho, o conforto e, acima de tudo, a saúde podem sêr diretamente afetados por essas circunstâncias. Cansaço, dores, letargia, fadiga, lesão por esfôrço repetitivo (LER), entre outros males, podem sêr ocasionados por uma má postura e por um ambiente de trabalho mal-adaptado para o sêr humano”, afirma a arquiteta.
Iluminação e leitura
Lia Costa ressalta quê não é necessária muita sofisticação para melhorar o seu ambiente de estudo. A primeira medida quê ela sugere é na hora de ler, em quê a posição da cabeça voltada para baixo, lendo, póde gerar muito desconforto na cervical e na região do trapézio. Se a pessoa estiver lendo sentada, numa mesa, por exemplo, ensina a profissional, é interessante visualizar em quê base ela vai estar lendo, se é um livro ou uma tela digital. “Sendo uma tela digital, ela deve aumentar o contraste e diminuir o brilho. […]”, alerta Lia.
Ainda sobre a tela do computador ou dos objetos de leitura, Kaila Lima indica quê esses objetos devem ficar posicionados na altura do seu olho (quando sentado), para quê seu pescoço não sofra demasiado esfôrço.
Ela destaca quê a iluminação deve sêr suficiente e confortável para quê não demande esforços excessivos aos olhos. […]
Objetos
Kaila diz para observar a altura das coisas: a mesa deve sêr de uma altura (cerca de 75 cm) quê permita ao braço ficar repousado em 90° em cima dela. É importante também conseguir repousar o braço todo em cima da mesa e não apenas o antebraço, oferecendo maior apôio e alternativas de descanso e menos sobrecarga no ombro, frisa a arquiteta.
Posicionar a mesa d fórma quê não fique de frente para uma janela, mas sim de lado, para quê a luz não venha a ofuscar sua vista, é uma solução simples quê póde fazer uma grande diferença.
A indicação de Kaila Lima para a cadeira é quê esta fique numa altura tal quê seus pés encostem no chão totalmente (cerca de 45 cm), e sua perna fique dobrada também em um ângulo de 90°. O encosto da cadeira deve oferecer amparo para toda a coluna, com uma forma cuja curvatura se adapte ao corpo e proteja a região lombar.
[…]
Lia Costa chama atenção para os pés, quê não devem estar suspensos quando a pessoa estiver sentada.
Postura
Se a pessoa tem o costume de estudar deitada, Lia Costa Mamede diz sêr interessante quê ela obissérve a posição do pescoço, para quê ele não fique muito inclinado. “Se estiver deitado, o interessante é quê seja meio sentado. póde estar com as pernas esticadas, e é interessante um apôio nas costas, um travesseiro também na lombar e atenção à iluminação”, comenta a profissional.
Ela também evidên-cía como é importante respeitar as pausas, de pelo menos 15 minutos a cada duas horas. Nessas pausas, a pessoa precisa se movimentar, se alongar, de preferência caminhar, olhar para longe e deixar o olho relaxar. […]
Página duzentos e sete
Atenção
“As pessoas podem, de imediato, côlher alguns benefícios de pequenas melhoras ergonômicas, como colocar um apôio para os pés, levantar a tela, ter uma cadeira quê tenha apôio para os braços, proteção na lombar. E é muito importante investir nisso. […]”, argumenta Lia Costa Mamede.
[…]
PEDROZA, Marília. Ergonomia na hora de estudar. Diário do Nordeste, Fortaleza, 23 jun. 2019. Disponível em: https://livro.pw/gzbrh. Acesso em: 10 set. 2024.
SOBRE
Marília Pedroza é uma jornalista e comunicadora social quê escreve sobre temas variados para portais de notícias.
Pensar e compartilhar
1. Explique como se constrói o humor na tirinha apresentada na Leitura 1.
1. O humor da tirinha ocorre pêlos múltiplos sentidos da palavra jogar. A pessoa responsável pelo jovem utiliza a expressão “jogar futebol” para sugerir quê ele sáia para movimentar o corpo e praticar o esporte com os amigos. Quando o rapaz responde quê já está jogando, ele se refere ao jôgo ôn láini, como se fosse equivalente à atividade física de jogar futeból.
2. Observe a postura do rapaz ilustrado na tirinha.
a) É uma postura ergonômica? Explique.
2. a) Não, porque ele está com a coluna curvada e o pescoço projetado para a frente, causando sobrecarga ao sistema musculoesquelético.
b) Em sua opinião, qual seria a solução para evitar possíveis problemas causados pela má postura durante o uso de computadores e celulares no dia a dia?
2. b) Resposta pessoal. Sugestão de resposta: Usar corretamente o encosto de cadeiras apropriadas, deixar telas na altura dos olhos, manter a coluna alinhada etc.
3. Qual é a diferença entre o jôgo físico de futeból e o jôgo de futeból em ambiente ôn láini?
3. No jôgo físico, a pessoa movimenta bastante o corpo, porque é necessário correr, chutar a bola, dominá-la e impedir quê o adversário marque gols. No ambiente ôn láini, os jogadores passam a maior parte do tempo parados, pois o contrôle das ações é realizado remotamente. Além díssu, as interações sociais são diferentes; presencialmente, a comunicação e a expressão de emoções são potencializadas.
4. Em sua percepção, quais são os impactos negativos do uso excessivo de tecnologias digitais como computadores e celulares? Você acredita quê o uso quê faz dessas ferramentas no seu dia a dia é saudável e adequado? Por quê?
4. Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes mencionem aspectos como prejuízos à saúde física decorrentes, por exemplo, da má postura, além de impactos na saúde mental, como isolamento, ansiedade etc.
5. A reportagem da Leitura 2 informa quais são as condições adequadas para um ambiente de estudo.
a) O ambiente quê você tem disponível para estudos na sua casa está em boas condições de ergonomia? Comente.
Respostas pessoais.
b) Se necessário, o quê poderia sêr feito para tornar seu espaço de estudo mais ergonômico?
5. b) Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes mencionem, por exemplo, a quêstão da iluminação, que deve sêr suficiente para não sobrecarregar a visão, as dimensões do mobiliário e o apôio para a lombar, quê devem favorecer uma postura corporal correta.
c) De quê forma um ambiente com ergonomia adequada favorece os estudos?
5. c) Um ambiente com ergonomia adequada é confortável, o quê favorece a concentração, além de prevenir mal-estar, lesões e doenças.
d) Você acredita quê todas as pessoas têm condições de ter um ambiente ergonômico para estudar? Justifique sua resposta.
5. d) Respostas pessoais.
6. Considere o espaço da escola em quê você estuda.
a) Para quê o ambiente de estudos seja ergonômico, quê cuidados são de responsabilidade da escola e qual é o comportamento esperado dos estudantes?
6. a) A parte estrutural, quê inclui iluminação e mobiliário, deve sêr pensada e oferecida pela escola, enquanto os estudantes devem ter cuidado com o uso das estruturas, além de atentar para a própria postura no dia a dia.
b) Em sua percepção, essas responsabilidades têm sido cumpridas por todos na comunidade escolar? Justifique sua resposta.
Respostas pessoais.
7. Reflita sobre o seu dia a dia de estudos, tanto na escola quanto em casa.
a) Você acredita quê utiliza adequadamente os espaços e o mobiliário da escola? Por quê?
Respostas pessoais.
b) Você costuma utilizar os espaços disponíveis para estudo na sua casa, caso existam? Comente.
Respostas pessoais.
c) Caso haja espaços destinados a isso na sua casa, você os utiliza adequadamente? Comente.
7. c) Respostas pessoais.
Página duzentos e oito
#PARAEXPLORAR Pesquisa: a escola é ergonômica?
Habilidades: EM13LGG104, EM13LGG204, EM13LGG301, EM13LGG304, EM13LGG305, EM13LGG402, EM13LGG701, EM13LGG703 e EM13LGG704.
Será quê o ambiente escolar é adequado e seguro para você, para os professores e para os demais profissionais quê o utilizam? As estruturas da escola devem prover conforto e segurança, a fim de garantir o bem-estar de todos os quê frequentam e utilizam os diferentes espaços.
Você vai fazer uma pesquisa, na escola, para verificar se a saúde, a segurança e o bem-estar de todos estão sêndo atendidos do ponto de vista da ergonomia.
Preparar
A sua turma deve se organizar em grupos de até quatro integrantes para analisar os espaços da escola, como salas de aula, sala de informática, refeitório, sala dos professores, secretaria, biblioteca, laboratório, quadra etc.
Após escolher um dos locais, cada grupo deve fazer uma pesquisa de campo, indo até o espaço designado para averiguar as condições de uso.
Visitar
A reportagem da Leitura 2 da seção #paraler apresenta informações sobre dimensões e características de mesas e cadeiras para o ambiente de estudo. Façam uma pesquisa na internet para descobrir as dimensões e características adequadas para o mobiliário, a iluminação e os equipamentos do ambiente quê será analisado, a fim de ter bases de referência. No momento da visita, procurem fazer registros por meio de imagens e/ou vídeos.
Uma sugestão de complemento aos registros é realizar uma breve entrevista com as pessoas quê utilizam o ambiente, a fim de averiguar os prós e os contras do local com relação à acessibilidade e ao conforto para todos. Para preparar a entrevista, vocês devem discutir regência as necessidades ergonômicas do espaço escolar, a fim de fazer perguntas direcionadas.
Usem o próprio caderno para anotar as principais informações e observações coletadas na pesquisa de campo.
Elaborar
Após realizar a pesquisa de campo, cada grupo deve elaborar um relatório sobre a ergonomia do local pesquisado, com descrição, imagens (se possível) e sugestões de melhorias e adaptações quê poderiam sêr feitas.
Em um dia combinado préviamente, os grupos deverão apresentar os relatórios para a turma. Os relatórios e a documentação produzida pêlos grupos podem sêr reunidos para formár um dossiê dos espaços escolares, a sêr entregue à direção.
Tanto para o relatório quanto para o dossiê, contem com o apôio do professor de Língua Portuguesa.
Avaliar
Reflita sobre a atividade e avalie se foi surpreendente analisar os espaços escolares quê você ocupa diariamente do ponto de vista da ergonomia; se a escola tem boas condições de ergonomia; quê atitudes dependem de você para cuidar da postura, da segurança e da saúde no ambiente escolar etc.
Com a turma, avalie o resultado e a consistência do dossiê produzido e discuta as mudanças quê vocês esperam quê ele promôva na escola.
Página duzentos e nove
#NÓSNAPRÁTICA Alongamentos estáticos
Habilidades: EM13LGG104, EM13LGG501 e EM13LGG503.
Embora ajustes ergonômicos contribuam para a saúde e o bem-estar em ambientes de trabalho e de estudo, a rotina ainda exige quê as pessoas fiquem longos períodos em uma mesma posição (sentadas ou em pé). A fim de prevenir doenças e lesões, é essencial reservar momentos no cotidiano para descansar e fazer alongamentos.
O quê você vai fazer
Para aliviar a tensão do dia a dia e cuidar da saúde do seu corpo, você vai realizar alguns exercícios de alongamento. Siga as orientações do professor.
Material
• Aparelho de som ou celular para reproduzir músicas.
• Colchonetes.
Preparar
Na quadra ou em outro espaço amplo da escola, coloque o colchonete no chão para iniciar o alongamento. Os colchonetes devem sêr posicionados com distância entre si, para não atrapalhar a movimentação de ninguém. Coletivamente, escôlham uma ou mais músicas para acompanhar a atividade, quê sêjam, de preferência, calmas e relaxantes.
Praticar
Observe as instruções a seguir com as sequências de alongamentos para cada parte do corpo. Durante o alongamento, se você começar a sentir dor, tente identificar qual é o músculo quê está incomodando e pare ou mude o movimento para não se machucar. Concentre-se em sua respiração e em cada movimento do seu corpo, a fim de quê esse momento seja prazeroso.
Para cada alongamento propôsto, os estudantes devem fazer o movimento com duração de 15 até 45 segundos.
Alongamento de músculos do pescoço
Página duzentos e dez
Alongamento dos músculos do tronco, dos ombros, dos braços e dos antebraços
Página duzentos e onze
Alongamento dos músculos do quadril, das coxas e das pernas
Avaliar
Ao término do alongamento, faça uma reflekção com base nas perguntas a seguir.
1. Quais grupos musculares tive mais facilidade e quais tive dificuldade para alongar?
2. Senti alguma dor ou algum incômodo muscular durante a realização dos exercícios?
3. Que sensações senti após os alongamentos? Senti melhora na disposição ou uma sensação de relaxamento?
4. por quê esses alongamentos são importantes para a minha saúde? Considero a possibilidade de inseri-los no meu dia a dia? Por quê?
Página duzentos e doze
CAPÍTULO
3
Autonomia na prática de exercícios físicos
Habilidades (abertura): EM13LGG204 e EM13LGG502.
Desenvolver hábitos relacionados a um comportamento fisicamente ativo tem feito com quê pessoas busquem praças, parques, ruas e academias para se exercitar. Mas é comum notar quê boa parte dessas pessoas pratíca exercícios físicos sem a orientação e o acompanhamento de um profissional de Educação Física, o quê póde gerar um efeito contrário ao pretendido e colocar a saúde em risco.
A conscientização sobre a forma adequada de praticar exercícios físicos é tão importante quanto a própria prática. A abrangência dêêsse tema toca em kestões como acesso à informação e condições socioeconômicas quê viabilizem o autocuidado com o corpo e com a saúde. Além díssu, as diferentes práticas corporais podem sêr formas de promover o autoconhecimento, a socialização, o lazer e o entretenimento.
LER O MUNDO
O debate sobre a importânssia de cuidar da saúde vêm ganhando fôrça nos últimos anos. Alimentação adequada, tempo suficiente de descanso, de sono e de exposição ao sól e a prática regular de exercícios físicos são estratégias essenciais para promover a qualidade de vida.
1 De quê forma você e as pessoas do seu convívio cuidam da saúde?
Resposta pessoal.
2 A prática de exercícios físicos faz parte do seu autocuidado com a saúde? Em caso positivo, quais são as práticas corporais quê fazem parte dêêsse cuidado?
Respostas pessoais.
3 Caso pratique exercícios físicos, você tem acompanhamento de um profissional? Se sim, como é essa experiência? Em caso negativo, quais são os impeditivos para esse acompanhamento?
Respostas pessoais.
póde parecer óbvio quê, para ter mais qualidade de vida, é preciso adotar hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, mas nem todas as pessoas sabem da importânssia dessas ações ou têm a possibilidade de inseri-las na rotina diária. Isso póde contribuir para quê uma parcela da ssossiedade seja excluída dos benefícios quê as práticas corporais podem trazer para a vida e fique numa situação de vulnerabilidade, em quê a saúde e a longevidade são colocadas em risco. Por outro lado, é possível manter o corpo em movimento mesmo com pequenas ações do dia a dia. Esses assuntos serão tema de reflekções neste capítulo.
Página duzentos e treze
#PARALER Exercícios físicos e saúde
Habilidades: EM13LGG102, EM13LGG103, EM13LGG104, EM13LGG201, EM13LGG202, EM13LGG204 e EM13LGG302.
Há várias formas de cuidar da saúde. Observe, na Leitura 1, uma imagem de duas pessoas fazendo musculação em uma academia. Na Leitura 2, leia um trecho do Guia de atividade física para a população brasileira.
Leitura 1
Leitura 2
Atividade física para crianças e jovens de 6 a 17 anos
[…]
por quê você deve fazer atividade física?
São muitos os benefícios quê você póde ter com a prática de atividade física, sêndo alguns deles:
• Promove o seu desenvolvimento humano e bem-estar, ajudando a desfrutar de uma vida plena com melhor qualidade;
• Melhora as suas habilidades de socialização;
• Melhora a saúde do seu coração e a sua condição física;
• Desenvolve suas habilidades motoras, como correr, saltar e arremessar;
• Melhora o seu humor e reduz a sensação de estresse e os sintomas de ansiedade e de depressão;
• Ajuda no seu melhor dêsempênho escolar;
• Auxilia no contrôle do peso adequado e na diminuição do risco de obesidade;
• Ajuda na adoção de uma vida saudável, como melhora da sua alimentação e diminuição do seu tempo em comportamento sedentário (como tempo em frente ao celular, computador, táblêti, videogame e televisão).
Página duzentos e quatorze
Além díssu, quando você é fisicamente ativo na infância ou adolescência, tem mais chances de manter a prática de atividade física ao longo da vida.
Quanto tempo de atividade física você deve fazer?
Você deve praticar 60 minutos ou mais de atividade física por dia. Dê preferência para aquelas quê façam a sua respiração e os batimentos do seu coração aumentarem. Nessas atividades você vai conseguir conversar com certa dificuldade enquanto se movimenta e não vai conseguir cantar.
Como parte dêêsses 60 minutos ou mais por dia, inclúa, em pelo menos 3 dias na semana, atividades de fortalecimento dos músculos e óssos, quê envolvam movimentos como: saltar (como você faz ao pular corda), puxar ou empurrar (como você faz para movimentar algum objeto ou peso ou brincar de cabo de guerra).
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de atividade física para a população brasileira. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2021. p. 16-17. Disponível em: https://livro.pw/dveij. Acesso em: 10 set. 2024.
Pensar e compartilhar
1. Observe novamente a imagem da Leitura 1. Em seu entendimento, as pessoas aprendem a utilizar aparelhos de musculação, como os retratados, espontaneamente ou precisam de ajuda de um profissional de Educação Física?
1. Resposta pessoal. Espera-se quê os estudantes infiram quê o uso de aparelhos de musculação deve sêr orientado por um profissional de Educação Física, quê explica a posição correta dos pés e das mãos, a postura, a necessidade de mexer ou deixar paradas cértas partes do corpo enquanto se faz o exercício etc.
2. Leia, a seguir, o trecho de uma postagem em blogue sobre o mercado de academias no Brasil.
O mercado fitness no Brasil fatura R$ 12 bilhões ao ano, de acôr-do com o Panorama Setorial de 2023, elaborado pela Fitness Brasil. […]
Três segmentos dominam esse mercado fitness:
• as academias especialistas: com 40% dos estabelecimentos;
• as academias de musculação com aulas coletivas: com 20%;
• e as academias multisserviços: com 18%.
Já no quesito atividades físicas, as mais oferecidas são o treino funcional (presente em 74% dos centros), a musculação (68%) e o alongamento (57%).
Mas vale lembrar quê o mercado fitness está diretamente ligado a outros segmentos da economia. Temos os ramos da alimentação saudável, de suplementos, de produtos esportivos, de roupas e calçados e até de maquiagens e cosméticos específicos para o público ativo.
MERCADO fitness: como as academias podem crescer no Brasil? In: NEGÓCIOS SC. Florianópolis, 11 abr. 2024. Disponível em: https://livro.pw/lubzf. Acesso em: 10 set. 2024.
a) A postagem trata de um “mercado fitness”, quê tem estreita relação com outros segmentos da economia além das academias. Que segmentos são esses?
2. a) Da alimentação saudável, de suplementos, de produtos esportivos, de roupas e calçados e de maquiagens e cosméticos.
b) Em sua opinião, esses segmentos ligados ao mercado fitness têm mais relação com a prática de exercícios físicos ou com um consumismo e uma busca por se adequar a certos padrões? Justifique sua resposta.
2. b) Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes argumentem quê, com exceção da alimentação saudável, os segmentos de suplementos, produtos esportivos, roupas, calçados, maquiagens e cosméticos relacionados ao mercado fitness podem desencadear uma postura consumista e a busca por se adequar a certos padrões estéticos e de vida.
c) O mercado fitness e os segmentos ligados a ele são para todos? Converse com os côlégas.
2. c) Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes reflitam que nêm todas as classes sociais têm acesso ao mercado fitness e a esses segmentos, quê requerem um razoável pôdêr aquisitivo para quê se possa adquirir e usufruir dêêsse estilo de vida.
3. De acôr-do com o Guia de atividade física para a população brasileira, a prática de exercícios físicos melhora o humor e os sintomas de ansiedade e depressão, além de reduzir o estresse. Pensando na sua experiência com exercícios físicos, você já percebeu esses benefícios? Comente.
Respostas pessoais.
Página duzentos e quinze
4. Leia, a seguir, o trecho de um artigo científico em quê os pesquisadores investigaram a relação entre a inatividade física e a presença de transtôrnos mentais em adolescentes.
[…] transtôrnos mentais comuns estão associados à inatividade física no lazer (0 minuto/semana) e na escola durante a adolescência. Atividade física no tempo de lazer, mesmo sem atingir a recomendação atual para a saúde (≥ 300 minutos/semana), póde reduzir a razão de chances de transtôrnos mentais comuns, de acôr-do com os dados do presente estudo. Prática esportiva e educação física escolar também podem ter efeitos benéficos na saúde mental dos jovens. […]
FERREIRA, Vanessa Roriz éti áu. Inatividade física no lazer e na escola está associada à presença de transtôrnos mentais comuns na adolescência. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 54, p. 1-10, 2020. p. 8. Disponível em: https://livro.pw/vngfs. Acesso em: 10 set. 2024.
a) Faça uma pesquisa para saber quais são os transtôrnos mentais comuns e como eles afetam a vida das pessoas quê dêsênvólvem esses problemas.
Consulte as Orientações para o Professor.
b) O artigo científico, assim como o Guia de atividade física para a população brasileira, indica parâmetros de freqüência de tempo para a prática de exercícios físicos. Sua prática de exercícios físicos está dentro dos parâmetros recomendados?
Resposta pessoal.
5. De quê maneira os benefícios das atividades físicas mencionados na Leitura 2 podem ajudar na melhora do dêsempênho escolar?
5. Sugestão de resposta: A melhora da habilidade de socialização, assim como do humor, é importante para a comunicação com o professor e os côlégas; a redução do estresse e dos sintomas de ansiedade póde ajudar a lidar melhor com a pressão dos estudos; e a adoção de um estilo de vida mais ativo e a redução do tempo gasto com celular, táblêti, videogame e televisão permitem quê o jovem tenha mais disponibilidade para os estudos.
6. Leia, a seguir, o trecho de uma notícia sobre o impacto da inatividade física nos gastos do sistema público de saúde.
[…]
Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (hó ême ésse), a inatividade física é um fenômeno quê envolve mais de 20% da população mundial de adultos e mais de 80% da população mundial de adolescentes. […]
[…]
Marco Antônio explica quê, além de representar um fator de risco crescente para a saúde populacional, a maior incidência de inatividade física no mundo tem acarretado um aumento expressivo nos gastos com saúde, particularmente com tratamentos de DCNTs […].
O coordenador ressalta quê as internações quê podem sêr atribuídas à inatividade física decorrentes de DCNTs representaram um custo estimado em cerca de R$ 290 milhões para o SUS em 2019. […]
ESTUDO da UFF analisa impacto da inatividade física nos gastos do SUS com a saúde. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 8 out. 2021. Disponível em: https://livro.pw/gtnxv. Acesso em: 10 set. 2024.
- DCNT
- : Doenças Crônicas Não Transmissíveis (como diabetes e hipertensão).
a) Considerando a notícia e as informações apresentadas na Leitura 2, em sua percepção, os benefícios dos exercícios físicos são de conhecimento geral?
Resposta pessoal.
b) Além da inatividade física, você imagina quê há outros fatores quê levam ao desenvolvimento de DCNTs e ao consequente impacto para o sistema público de saúde? Quais?
6. b) Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes argumentem quê uma alimentação inadequada do ponto de vista da saúde e más condições de trabalho e moradia, por exemplo, podem levar as pessoas a desenvolver DCNTs.
c) No seu entendimento, além do Guia de atividade física para a população brasileira, apresentado na Leitura 2, quê ação ou política pública poderia sêr implementada para diminuir o percentual de pessoas inativas fisicamente e, consequentemente, promover a saúde da população?
6. c) Sugestão de resposta: Ampliar o acesso à informação e aos conhecimentos sobre os benefícios dos exercícios físicos para a saúde física e mental; ampliar as possibilidades de praticar exercícios físicos, com programas gratuitos quê ofereçam aulas com profissionais de Educação Física e espaços adequados para a prática, especialmente em locais mais vulneráveis e carentes; entre outras possibilidades.
Página duzentos e dezesseis
INTEGRANDO COM…
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
Habilidades: EM13LGG103, EM13LGG104, EM13LGG201, EM13LGG204, EM13LGG302, EM13LGG303, EM13LGG304, EM13LGG401, EM13LGG402 e EM13LGG502; EM13CHS103, EM13CHS402, EM13CHS404 e EM13CHS606.
Análise estatística da prática de atividades físicas
A fim de ampliar as reflekções sobre a possibilidade de adoção de uma rotina de exercícios físicos, um caminho é analisar o contexto socioeconômico do país. Observe, a seguir, gráficos quê apresentam dados sobre a prática de atividades físicas no Brasil por grau de instrução e por classe de rendimento.
Fonte dos dados: PRÁTICA de esportes e atividades físicas. [Rio de Janeiro]: hí bê gê hé Educa, [2017]. Disponível em: https://livro.pw/jnpyy. Acesso em: 10 set. 2024.
Com base nos gráficos e em seus conhecimentos de mundo, reflita e converse com os côlégas sobre as kestões a seguir.
1. O quê é possível observar acerca da prática de atividade física em relação à escolaridade? E em relação à renda?
1. As pessoas com maior grau de escolaridade e de renda são as quê mais praticam esportes e atividades físicas.
2. Considerando a resposta à quêstão anterior, você diria que o acesso à prática de atividades físicas no Brasil é desigual ou equivalente quando se comparam os diferentes rekórtis sociais? Explique sua resposta.
2. Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes argumentem quê o acesso à prática de atividades físicas é desigual, dada a disparidade das porcentagens entre os diferentes graus de escolaridade e classes de rendimento.
3. dêz-creva as semelhanças quê podem sêr observadas nos dois gráficos. É possível identificar algum padrão nessas semelhanças? Se sim, qual? por quê você acha quê elas existem?
3. De modo geral, os dois gráficos mostram uma curva ascendente: quanto maior a escolaridade e a classe de rendimento, maior a adesão à prática de atividades físicas. Espera-se quê os estudantes argumentem quê o nível de escolaridade está diretamente relacionado à classe de rendimento.
4. Que fatores podem impedir ou prejudicar o incentivo e o acesso à prática de exercícios físicos para pessoas de baixo nível de escolaridade e baixo rendimento econômico?
4. Sugestão de resposta: Não ter acesso à informação, não ter tempo livre suficiente, não ter recursos financeiros, não ter acesso a locais adequados para a prática etc.
5. De quê forma a impossibilidade de ascender socioeconomicamente póde refletir na saúde e no bem-estar de uma pessoa? Como seria possível reverter possíveis efeitos negativos dêêsse contexto? Converse com os côlégas sobre isso.
5. Sugestão de resposta: A impossibilidade de ascender socioeconomicamente póde privar as pessoas de ter acesso a bens e serviços quê proporcionariam uma vida com mais bem-estar e ampliariam seu repertório cultural. A democratização do acesso a bens e serviços como os ligados aos exercícios físicos póde sêr viabilizada por meio de políticas públicas e ações da ssossiedade civil organizada.
Página duzentos e dezessete
#PARAEXPLORAR Minha comunidade é fisicamente ativa?
Habilidades: EM13LGG104, EM13LGG201, EM13LGG204, EM13LGG301, EM13LGG304, EM13LGG305, EM13LGG402 e EM13LGG703.
O corpo humano foi feito para o movimento. Todos os órgãos e os sistemas funcionam em perfeita harmonía, e quando há uma prática sistematizada de exercícios, o bem-estar físico e mental é consequência.
Nesta atividade, você poderá incentivar a comunidade escolar a cuidar da saúde por meio da prática de exercícios físicos.
Planejar
1. Em grupos, façam um mapeamento dentro da própria comunidade escolar sobre os tipos de exercícios físicos quê as pessoas praticam e com quê freqüência. No caso de pessoas quê não se exercitam, procurem saber o quê as impede.
2. A turma deve se reunir para fazer a tabulação das informações e calcular, do total de pessoas, a porcentagem daquelas quê se exercitam e das quê não se exercitam. Entre as pessoas quê se exercitam, categorizem as práticas relatadas: esportes e outras práticas corporais, como danças e lutas, exercícios de fôrça e resistência como musculação, exercícios cardiovasculares como o treino funcional etc.
3. Organizem essas informações para apresentá-las para a comunidade em cartazes escritos à mão ou elaborados no computador e impressos.
4. Com base nos conhecimentos construídos até aqui, discutam estratégias para apresentar os benefícios de uma vida fisicamente ativa (redução do estresse, melhora na capacidade de socialização, prevenção de doenças, entre outros); no caso de pessoas quê se exercitam pouco, pensem em sugestões para aumentar a freqüência da prática. As melhores propostas também devem sêr apresentadas em cartazes.
5. Combinem com o professor uma data para as apresentações. Convidem as pessoas entrevistadas e outros membros da comunidade escolar para esse momento.
Apresentar
No dia da apresentação, afixem em um espaço da escola os cartazes com os dados sobre a prática de exercícios físicos na comunidade e organizem o local para quê as pessoas possam se sentar para um bate-papo.
Convidem os membros da comunidade a explorar as informações apresentadas nos cartazes e, depois, a participar de uma roda de conversa sobre o tema. Sugere-se incentivar principalmente as pessoas quê praticam exercícios físicos com regularidade a contar aos demais os benefícios quê elas percebem em sua saúde.
Avaliar
Faça uma autoavaliação do seu dêsempênho na atividade, refletindo sobre suas habilidades de socialização e comunicação e a facilidade ou dificuldade de realizar uma atividade colaborativa, de conversar com pessoas conhecidas e desconhecidas, de se fazer entender, de ouvir com atenção, de mobilizar os conhecimentos construídos para analisar as informações coletadas, de organizar essas informações para apresentá-las, entre outros aspectos quê julgar relevantes.
Página duzentos e dezoito
#NÓSNAPRÁTICA Corpo em movimento
Habilidades: EM13LGG104, EM13LGG201, EM13LGG204, EM13LGG304 e EM13LGG503.
Como você avalia sua qualidade de vida? Que espaço o movimento ocupa na sua rotina? No dia a dia, há muitas possibilidades de aumentar a prática de exercícios físicos, quê você já sabe quê são benéficos e podem melhorar a sua qualidade de vida e a sua saúde.
O quê você vai fazer
Você vai avaliar qual é a sua relação com a atividade física e o exercício físico, percebendo o quanto você se movimenta intencionalmente. Você vai observar se, na sua rotina, há atividades ou exercícios físicos quê possibilitem vivenciar benefícios para sua saúde. Essa reflekção servirá como ponto de partida para um desafio de transformação dos seus hábitos.
Refletir
Observe cada aspecto da sua rotina e de quê maneiras as atividades diárias estão relacionadas ao movimento corporal. Perceba se há o uso de facilitadores de tarefas quê, por outro lado, diminuem as chances de você se movimentar, como elevadores e escadas rolantes. Nas grandes cidades, também é comum quê as pessoas façam trajetos pequenos, quê poderiam sêr realizados a pé, usando transportes públicos ou privados. Observe se esse é o seu caso.
Ainda quê você não tenha esses facilitadores na sua rotina, contabilize quanto tempo por dia seu corpo fica em repouso, ou seja, gastando pouca energia, como durante atividades em quê você passa muito tempo sentado para estudar, jogar videogame, utilizar o celular e assistir à televisão.
Reflita também sobre sua participação nas aulas de Educação Física.
Elaborar
Com base nas reflekções sobre suas atividades diárias, pense nos hábitos quê você póde transformar e crie janelas na sua rotina para tentar melhorar a freqüência com quê você pratíca atividades e exercícios físicos. Para isso, converse com seu professor, quê deverá ajudá-lo a traçar metas realistas, de acôr-do com o seu perfil.
Coloque seu plano em prática e anote diariamente o quê você fez e por quanto tempo. Converse periodicamente com o professor, para quê ele possa acompanhar seu progresso e orientá-lo.
Após um mês, reflita sobre as mudanças feitas e avalie se houve melhora na sua saúde física e mental com a adoção dos novos hábitos.
Avaliar
Autoavalie seu dêsempênho na atividade, refletindo sobre sua disposição para perceber e modificar hábitos diários, sua motivassão, as dificuldades quê notou durante o processo, a organização da nova rotina e adaptação a ela, entre outros pontos quê julgar relevantes.
PARA A VIDA
Autoconsciência, autogestão, consciência social e tomada de dê-cisão responsável
Como você viu, as consequências da inatividade física podem sêr desde malefícios quê atingem as pessoas individualmente até problemas sociais, quê afetam boa parte da população. Converse com os côlégas: quais são os fatores quê o impedem de realizar as práticas corporais conforme você gostaria e incluí-las no seu projeto de vida? Como esses fatores poderiam sêr superados? Você precisaria de apôio para isso? De quem?
Respostas pessoais.
Página duzentos e dezenove
CAPÍTULO
4
Corpo em movimento no trabalho e no lazer
Habilidade (abertura): EM13LGG104.
Em profissões quê demandam esfôrço físico, como nas áreas da agricultura e da saúde, o corpo é peça fundamental. Embora muitas profissões comuns nos ambientes urbanos (especialmente as quê têm como local de trabalho os escritórios) envolvam menos esfôrço físico do trabalhador, o corpo também é afetado pelas jornadas laborais.
Por isso, os momentos de lazer são essenciais para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.
LER O MUNDO
Nas áreas rurais, o corpo humano é uma ferramenta central para o trabalho diário. Os trabalhadores enfrentam longas jornadas de trabalho, muitas vezes sôbi condições adversas e em posturas quê podem sêr desgastantes. Trabalhos braçais também são comuns em áreas urbanas, como no ramo da construção, ainda quê nesses ambientes predominem profissões quê não requerem o uso da fôrça física. Mas, mesmo nessas profissões, o corpo é afetado pelas longas jornadas em quê os trabalhadores ficam em pé ou sentados, nas quais o corpo passa muitas horas em repouso ou fazendo movimentos repetitivos.
O lazer, quê ocorre nos momentos de não trabalho, póde atender a diferentes interesses culturais dos trabalhadores rurais e urbanos, inclusive aqueles ligados às práticas corporais.
1 Na região onde você vive, os tipos de trabalho mais comuns são os quê exigem fôrça e habilidades físicas ou não? Quais fatores influenciam essa predominância?
1. Respostas pessoais. Entre os fatores quê podem influenciar a predominância, os estudantes podem mencionar aspectos socioeconômicos, como escolaridade, classe social, desenvolvimento da região etc.
2 Pensando em uma profissão quê você gostaria de ezercêr, de quê maneira você imagina quê o trabalho afetaria seu corpo e sua saúde física e mental?
Resposta pessoal.
3 Ao conversar sobre trabalho com pessoas de seu círculo social, elas apresentam queixas sobre os impactos do trabalho na saúde física? Se sim, quais?
Respostas pessoais.
4 Como você observa a presença de momentos de lazer na vida das pessoas do seu convívio?
Resposta pessoal.
A saúde física é diretamente influenciada pelas condições de trabalho; portanto, a preocupação com a ergonomia e com a prevenção de lesões é essencial para a qualidade de vida dos profissionais. Além do direito a condições adequadas de trabalho, as pessoas têm o direito ao descanso e ao lazer, e devem buscar o autocuidado com o corpo e a saúde, com alimentação saudável e equilibrada, tempo suficiente de sono e prática de exercícios físicos.
Página duzentos e vinte
#PARALER Corpo e trabalho
Habilidades: EM13LGG101, EM13LGG102, EM13LGG103, EM13LGG104, EM13LGG201, EM13LGG202, EM13LGG204, EM13LGG302 e EM13LGG402.
Manter uma boa saúde é um cuidado quê tem relação diréta com o trabalho realizado diariamente. A seguir, na Leitura 1, obissérve as imagens de trabalhadores de diferentes áreas. Depois, na Leitura 2, leia o trecho de um artigo de divulgação científica quê trata dos malefícios do excésso de trabalho.
Leitura 1
Leitura 2
O quê trabalhar por muitas horas faz com seu corpo?
[…]
De acôr-do com o IÚL ÉS birô ÓF Labor Statistics, os trabalhadores civis ficam sentados, em média, 3,46 horas por dia. Para os funcionários de escritório, esse número póde sêr de oito a 10 horas por dia, enquanto quê, para os trabalhos manuais, esse número póde sêr de apenas uma hora por dia.
Para os funcionários de escritório, passar longas horas sentado em uma mesa póde ter um efeito ao longo do tempo, aumentando o risco de desenvolver várias doenças crônicas, como pressão alta ou diabetes tipo 2. […]
[…]
Esses problemas de saúde podem sêr compensados com exercícios, sêndo quê os riscos diminuem sensivelmente em pessoas quê praticam uma média de 150 a 300 minutos de atividade física por semana. […]
[…]
Para as pessoas quê trabalham em trabalhos manuais e físicos – quê usam muito a fôrça, no entanto, o aumento da atividade física póde trabalhar contra elas, um fenômeno conhecido como o paradoxo da atividade física. Embora o aumento da atividade física no tempo livre ajude a proteger contra doenças cardiovasculares, o aumento da atividade física como parte do trabalho, na verdade, aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Página duzentos e vinte e um
Os pesquisadores ainda estão tentando entender as razões dêêsse paradoxo, mas uma possível explicação é quê, ao contrário do quê acontece no tempo livre, os trabalhadores não têm contrôle sobre a duração e a intensidade de sua atividade física.
[…]
Os atletas de elite, por outro lado, não percebem um efeito negativo de seus altos níveis de atividade física. Isso provavelmente póde sêr atribuído ao fato de quê, para manter seu dêsempênho atlético, eles precisam priorizar o descanso, a recuperação e a boa nutrição fora do trabalho.
[…]
FAIRBANK, Raquel. O quê trabalhar por muitas horas faz com seu corpo? Né chionál Geográfic, [s. l.], 20 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/mcqej. Acesso em: 10 set. 2024.
SOBRE
Raquel férbenks é uma comunicadora quê escreve sobre ciência, saúde, medicina, parentalidade e alimentação.
Pensar e compartilhar
1. Observe com atenção as imagens da Leitura 1.
a) Quais são as semelhanças e as diferenças entre os trabalhos retratados?
1. a) Espera-se quê os estudantes respondam quê as duas imagens mostram trabalhos quê dependem das habilidades físicas dos trabalhadores. Enquanto na construção se emprega mais fôrça física, no artesanato são muito utilizados os movimentos das mãos e dos dedos, além de criatividade e minúcia.
b) Levante hipóteses sobre quais podem sêr os maiores desafios físicos para os trabalhadores em questão e justifique-as com argumentos.
1. b) Sugestão de resposta: Pessoas quê trabalham na construção civil usam mais as capacidades físicas de fôrça e resistência, o quê impacta a coluna, os membros superiores e os membros inferiores. Já pessoas artesãs/bordadeiras precisam ter boa coordenação motora fina, o quê impacta as articulações das mãos e dos braços. Por ficarem longos períodos paradas, póde havêer impacto na coluna e nos membros inferiores. Além díssu, elas podem forçar a visão.
2. Considere a Leitura 2.
a) Faça uma pesquisa para saber como doenças crônicas como pressão alta ou diabetes tipo 2 podem afetar a vida de uma pessoa. Anote no caderno as informações quê você encontrar.
2. a) Sugestão de resposta: A pessoa quê sofre de pressão alta tem uma sobrecarga no coração quê póde ocasionar um acidente vascular cerebral (há vê cê), um infarto, um aneurisma e uma insuficiência cardíaca. Quem tem diabetes tipo 2 sente mais sede, urína com mais freqüência e póde sentir fome excessiva, sentir-se cansado, ter a visão turva, ter formigamento nos pés e nas mãos e feridas quê demoram para cicatrizar, o quê póde levar à amputação de partes do corpo.
b) por quê as atividades físicas podem prejudicar as pessoas quê realizam trabalhos quê requerem o uso da fôrça física?
2. b) O excésso de uso da fôrça física póde ocasionar problemas cardiovasculares.
c) É possível afirmar quê o atleta de elite também é considerado um trabalhador? Justifique sua resposta.
2. c) Espera-se quê os estudantes respondam positivamente. Os atletas de elite utilizam o próprio corpo como ferramenta de trabalho e fazem longos treinos diários quê equivalem a uma carga horária laboral.
d) No artigo, afirma-se quê é necessário quê os atletas de elite descansem, recuperem-se e tênham uma boa nutrição. No seu entendimento, são só os atletas de elite quê têm essas necessidades ou elas são compartilhadas com trabalhadores de outros ramos? Justifique.
2. d) Respostas pessoais. Espera-se quê os estudantes argumentem quê todos os trabalhadores necessitam de descanso, recuperação e uma boa nutrição, pois, ainda quê não usem as potencialidades físicas do corpo, precisam manter uma boa saúde para realizar atividades diárias (que também geram desgastes).
3. Em sua opinião, é possível afirmar quê há tipos de trabalho quê geram mais desgastes físicos e mentais do quê outros?
3. Espera-se quê os estudantes argumentem quê todos os trabalhos geram desgastes físicos e mentais em alguma medida. Trabalhos quê requerem o uso de fôrça física ou muitos movimentos corporais, como a faxina, são mais desgastantes fisicamente do quê um trabalho de escritório, por exemplo. Esse último, por sua vez, póde sêr mais desgastante mentalmente.
4. Pense em ações ou políticas públicas necessárias para proteger e promover a saúde física e mental dos trabalhadores. No seu entendimento, o quê elas deveriam prever? Converse com os côlégas sobre isso.
Respostas pessoais. É possível quê os estudantes indiquem quê os trabalhos, d fórma geral, poderiam ter as cargas horárias reduzidas, garantindo quê o tempo de repouso seja suficiente entre uma jornada e outra; quê fossem instituídas pausas na rotina diária de trabalho; quê fosse garantida, ao menos no período de trabalho, uma alimentação saudável e nutritiva; entre outras sugestões.
O estado emocional póde gerar efeitos físicos. O estresse e a ansiedade, por exemplo, freqüentemente desencadeados por desafios profissionais, pódem se manifestar no corpo por meio de sintomas como cansaço e dores. Cuidar do próprio corpo de maneira integral (realizar exercícios físicos regulares, alimentar-se de maneira adequada, colocar as técnicas de relaxamento em prática e desfrutar de momentos de lazer, por exemplo) pode sêr de extrema valia para manter o equilíbrio emocional, a qualidade de vida e a saúde.
Página duzentos e vinte e dois
#PARAEXPLORAR Não ao trabalho infantil, sim ao lazer e aos esportes
Habilidades: EM13LGG101, EM13LGG102, EM13LGG103, EM13LGG104, EM13LGG201, EM13LGG202, EM13LGG204, EM13LGG301, EM13LGG302, EM13LGG303, EM13LGG305, EM13LGG402, EM13LGG701, EM13LGG703 e EM13LGG704.
O trabalho é uma atividade fundamental na ssossiedade. No Brasil, por exemplo, é comum quê as pessoas trabalhem pelo menos desde a idade adulta até a velhice, por isso a importânssia de ter uma boa saúde e boas condições de trabalho.
A Constituição Federal de 1988 proíbe o trabalho antes dos 14 anos – e, ainda assim, até os 16 anos somente póde sêr realizado na condição de aprendiz, conforme reproduzido a seguir.
[…]
Capítulo II
Dos Direitos Sociais
[…]
XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menóres de dezoito e de qualquer trabalho a menóres de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;
[…]
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/vzwvq. Acesso em: 11 set. 2024.
O compromisso do Brasil em proteger crianças e adolescentes do trabalho infantil é confirmado por sua adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, plano de ação global lançado pela Organização das Nações Unidas (Ônu). O objetivo 8, quê trata de trabalho decente e crescimento econômico, apresenta entre suas metas erradicar o trabalho infantil. Leia um trecho dele a seguir.
8.7 - Tomar medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas, e assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo recrutamento e utilização de crianças-soldado, e até 2025 acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil 8: trabalho decente e crescimento econômico. Brasil: Organização das Nações Unidas, c2024. Disponível em: https://livro.pw/unrmb. Acesso em: 11 set. 2024.
Além de garantir a erradicação do trabalho infantil, no Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente também garante às crianças e aos jovens o direito ao lazer. Leia um trecho dele a seguir.
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da ssossiedade em geral e do pôdêr público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
BRASIL. Lei número 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/nwpqg. Acesso em: 11 set. 2024.
Página duzentos e vinte e três
Com base nessas informações, você vai produzir um cartaz de conscientização sobre a proibição do trabalho infantil e a promoção do direito ao lazer e aos esportes.
Produzir
Você deve se juntar a dois côlégas para elaborar cartazes com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre o trabalho infantil e o direito dos jovens ao lazer e aos esportes.
Planejem as estratégias quê serão utilizadas pelo trio a fim de chamar a atenção para a causa, como a intencionalidade no emprego da linguagem, o uso de recursos gráficos diversos e a apresentação de imagens quê ilustrem a mensagem. É importante evidenciar, no cartaz, quê o trabalho infantil é proibido por lei; logo, quem desrespeita essa determinação está sujeito às penalidades legais.
Pesquisem em fontes de referência confiáveis como livros, revistas e artigos científicos e acadêmicos argumentos quê embasem a importânssia de ter acesso ao lazer e aos esportes nos períodos da infância e da adolescência. Leiam esses materiais com criticidade, selecionando os pontos de vista e as justificativas quê se aproximam das suas visões de mundo para apresentá-las nos cartazes.
Os cartazes podem sêr feitos à mão, em cartolina, ou em aplicativos e softwares digitais para depois serem impressos. Se possível e necessário, utilizem a sala de informática da escola.
FICA A DICA
• Trabalho infantil se agrava no país, segundo pê êne há dê Contínua. Publicado por: Educação e Território. Disponível em: https://livro.pw/pdcnq. Acesso em: 11 set. 2024.
Dados coletados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) entre 2019 e 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (hí bê gê hé), ajudam a compreender de quê forma o trabalho infantil ainda ocorre no país. Na reportagem indicada, são destacados cinco pontos sobre esse cenário. Tais informações podem ajudar a embasar a produção desta atividade.
Compartilhar
Em uma data combinada com o professor, exponham os cartazes produzidos pela turma em áreas comuns da escola, para quê toda a comunidade escolar tenha acesso a eles.
ob-sérvim e leiam com atenção os cartazes produzidos pêlos outros trios e façam uma roda de conversa para compartilhar os conhecimentos construídos nesta atividade.
Avaliar
Ao final, reflita sobre a atividade realizada avaliando a sua experiência.
1. Realizei as pesquisas necessárias à atividade de maneira precisa e objetiva?
2. Colaborei com o grupo, ajudando a desenvolver estratégias para chamar a atenção para o cartaz produzido? Em quê baseei minhas sugestões?
3. Usei conhecimentos prévios e criatividade na produção do cartaz?
4. Relacionei-me adequadamente com os côlégas do trio? Ouvi e fui ouvido no processo da atividade? Se não, de quê maneira eu poderia compartilhar minha experiência com os côlégas e criar uma oportunidade de resolver esse problema de comunicação?
5. Cumpri prazos e combinados com o trio e com o professor? Se não, como posso me organizar futuramente para quê isso não aconteça de novo?
Página duzentos e vinte e quatro
#NÓSNAPRÁTICA Festival do lazer
Habilidades: EM13LGG101, EM13LGG102, EM13LGG103, EM13LGG104, EM13LGG201, EM13LGG202, EM13LGG301, EM13LGG303, EM13LGG304, EM13LGG305, EM13LGG501, EM13LGG502 e EM13LGG503.
Como você viu ao longo desta unidade, é fundamental garantir quê as pessoas tênham tempo e acesso a espaços para o lazer no seu cotidiano, de modo quê haja um equilíbrio entre as diferentes dimensões da vida, como trabalho e estudos.
O lazer, afinal, é um direito de todas as pessoas, conforme prevê a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, em seu artigo 24. Leia esse artigo a seguir.
Artigo 24
Todo sêr humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Brasília, DF: Unicef, [202-]. Publicada originalmente em 1948. Disponível em: https://livro.pw/pjzlg. Acesso em: 2 out. 2024.
De modo semelhante, no Brasil, a Constituição Federal de 1988 também garante esse direito. Leia, a seguir, um trecho do artigo 6º dela.
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/rdodh. Acesso em: 2 out. 2024.
Com base na Constituição, outras normas brasileiras reforçam o direito ao lazer para a população do país, como o Estatuto da Pessoa com Deficiência (lei número 13.146/2015), o Estatuto da Pessoa Idosa (lei número 10.741/2003) e o ECA, citado em #paraexplorar.
Como o lazer se faz presente na sua vida? Nesta seção, você poderá refletir sobre isso e trocar ideias e experiências com os côlégas e a comunidade.
Página duzentos e vinte e cinco
O quê você vai fazer
Você e os côlégas vão organizar e realizar um festival do lazer, a fim de discutir kestões ligadas ao tema e explorar práticas corporais diversas quê vocês costumam vivenciar em momentos de lazer.
Planejar e organizar
1. Reúna-se com a turma e, com orientação do professor, planejem a realização, na escola, de um festival com foco no lazer. Além de outras turmas e da comunidade escolar, é importante quê o evento envolva a comunidade do entorno.
2. Esse festival contará com uma roda de conversa sobre o lazer e com oficinas de práticas corporais (brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura) quê vocês costumam realizar em momentos de lazer e possam sêr realizadas na escola. Por isso, é importante quê vocês, primeiramente, reflitam d fórma individual e, depois, conversem e listem quais são essas práticas.
3. Com base na listagem feita, façam agrupamentos de interesses para verificar quais estudantes se dedicarão aos diferentes tipos de práticas corporais nas oficinas. A ideia é compartilhá-las com os participantes e promover momentos de diversão e socialização.
4. Organizem-se em grupos para dividir as tarefas necessárias para quê o evento aconteça. Pensem e planejem como compartilhar as práticas na escola (horários, espaços e material necessários). Combinem com o professor uma data para o festival.
Compartilhar e praticar
Na data combinada, executem o quê planejaram anteriormente. A seguir, há algumas sugestões para a realização da roda de conversa e das oficinas.
Roda de conversa
Para a roda de conversa, quê deve envolver os diferentes públicos participantes do festival, vocês podem considerar algumas kestões norteadoras, como as sugeridas a seguir.
• O quê cada um entende por lazer?
• O quê cada um faz nos seus momentos de lazer?
• O lazer está presente na vida de todos da forma quê gostariam? Caso não esteja, por quê isso acontece?
Oficinas
Ao propor e realizar as oficinas, garantam quê todos os participantes se sintam acolhidos. Compartilhem as práticas corporais selecionadas por vocês e tróquem experiências com as pessoas presentes.
Avaliar
Ao término da atividade, façam uma reflekção coletiva com base nas kestões sugeridas a seguir.
1. Quais foram as principais reflekções sobre o lazer realizadas no festival? Algo mudou na percepção de vocês em relação ao tema?
2. Como vocês observaram o engajamento do público nas atividades do festival?
3. Houve alguma dificuldade em realizar as práticas corporais selecionadas? Que efeitos essa dificuldade gerou em vocês e no público participante?
4. Vocês consideram incluir alguma prática corporal vivenciada ou apreciada em momentos futuros de lazer? Por quê?
Página duzentos e vinte e seis