Notas de Rodapé
Notas de rodapé, quando existentes, estão indicadas em ordem de ocorrência.
Nota 1 CAPARROZ, Francisco Eduardo; BRACHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 21-37, 2007.
Nota 2 GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. Cadernos de formação RBCE, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 9-24, 2009. Disponível em: https://livro.pw/ehgim. Acesso em: 12 out. 2024.
Nota 3 BRACHT, Valter. A educação física escolar no Brasil: o quê ela vêm sêndo e o quê póde sêr: elemêntos de uma teoria pedagógica para a Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2019.
Nota 4 PICH, Santiago. Cultura Corporal de Movimento. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEITER, Paulo Evaldo (org.). Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2019. E-book. p. 163.
Nota 5 FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
Nota 6 FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 55. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2023.
Nota 7 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2011.
Nota 8 FREIRE, ref. 6.
Nota 9 FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2021.
Nota 10 FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 84. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019.
Nota 11 FREIRE, ref. 7.
Nota 12 MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Educação física no ensino médio: experiências educativas inspiradas pêlos ensináhmentos freireanos. Caderno de educação física e esporte, Marechal Cândido rondôn, v. 18, n. 1, p. 49-54, jan./abr. 2020.
Nota 13 CHARLOT, Bernár. Da relação com o saber: elemêntos para uma teoria. Porto Alegre: Artméd, 2000.
Nota 14 FRANCO, ref. 5.
Nota 15 FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Nota 16 FREIRE, João Batista; SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003. p. 32.
Nota 17 CHARLOT, ref. 13.
Nota 18 mô rãn, Edgar. Educação e complexidade: os setes saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.
Nota 19 CHARLOT, ref. 13.
Nota 20 CHARLOT, Bernár. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
Nota 21 CHARLOT, ref. 13.
Nota 22 CHARLOT, ref. 20.
Nota 23 LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
Nota 24 SPINOZA, Baruch. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.
Nota 25 LARROSA, ref. 23.
Nota 26 FREIRE, ref. 6, 7, 10.
Nota 27 Elaborado pêlos autores.
Nota 28 LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
Nota 29 LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
Nota 30 LONGAREZI, Andrea Maturano; PIMENTA, Selma Garrido; PUENTES, Roberto Valdés (org.). Didática crítica no Brasil. São Paulo: Cortez, 2023.
Nota 31 BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artméd, 1996.
Nota 32 FREIRE; SCAGLIA, ref. 16, p. 33.
Nota 33 SPINOZA, ref. 24.
Nota 34 SCAGLIA, Alcides José. jôgo: um sistema complékso. In: VENÂNCIO, Silvana; FREIRE, João Batista. O jôgo dentro e fora da escola. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 37-69.
Nota 35 HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de pôdêr. Belo Horizonte: Âyiné, 2018. p. 69.
Nota 36 BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 96-97.
Nota 37 FREINET, Célestin. Educação do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Nota 38 SCAGLIA, ref. 34.
Nota 39 FREIRE, João Batista. O jôgo entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados, 2002.
Nota 40 GRILLO, Rogério de Melo; SCAGLIA, Alcides José; CARNEIRO, Kleber Tüxen (org.). Em defesa do jôgo: diálogos epistemológicos contemporâneos. Curitiba: Appris, 2022.
Nota 41 FREIRE, João Batista; SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.
Nota 42 FREINET, ref. 37.
Nota 43 FREINET, Célestin. Pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Nota 44 FREINET, Célestin. Para uma escola do povo. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
Nota 45 FREINET, ref. 37.
Nota 46 LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José. “Temos quê devolver o jôgo ao(à) jogador(a)”: as dimensões éticas e morais da pedagogia dos esportes coletivos a partir de abordagens baseadas no jôgo. Movimento, Porto Alegre, v. 28, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://livro.pw/lvmym. Acesso em: 4 out. 2024.
Nota 47 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. p. 9-10. Disponível em: https://livro.pw/cjlob. Acesso em: 11 out. 2024.
Nota 48 BRASIL, ref. 47, p. 490.
Nota 49 BRASIL, ref. 47, p. 17.
Nota 50 BRASIL, ref. 47, p. 495.
Nota 51 mô rãn, ref. 18.
Nota 52 mô rãn, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: berrtrã Brasil, 2000.
Nota 53 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF: MEC/SEB, 2019. p. 13. Disponível em: https://livro.pw/cpeww. Acesso em: 24 set. 2024.
Nota 54 ROZENGARDT, Rodolfo. Avaliação. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEITER, Paulo Evaldo (org.). Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2019. E-book. p. 71-74.
Nota 55 Elaborado com base em: BONINO, Raquel; FIRMINO, Carol. por quê e como ir além das provas tradicionais? São Paulo: Nova Escola, 27 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/xkmnt. Acesso em: 14 out. 2024.
Nota 56 FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 19, n. 41, p. 347–372, 2008. p. 358. Disponível em: https://livro.pw/djikp. Acesso em: 14 out. 2024.
Nota 57 AVALIA e aprende. Avaliações formativas. São Paulo: Instituto Reúna, 2021. Disponível em: https://livro.pw/atxfi. Acesso em: 14 out. 2024.
Nota 58 BETTI apúd BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista ma-kênze de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 73-81, jan. 2002. p. 75. Disponível em: https://livro.pw/rdegp. Acesso em: 24 set. 2024.
Nota 59 delórs, Jáquis éti áu. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI: destaques. Brasília, DF: Unesco, 2010. Disponível em: https://livro.pw/dqlsy. Acesso em: 12 out. 2024.
Nota 60 RÊ, Eduardo de éti áu. O quê é racismo estrutural? [S. l.]: Politize!, 2021. Disponível em: https://livro.pw/itpcb. Acesso em: 19 set. 2024.
Nota 61 BRASIL. Ministério da Educação. Competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao búlin. Brasília, DF: MÉC, [20--]. Disponível em: https://livro.pw/ezkzk. Acesso em: 24 set. 2024.
Nota 62 BRASIL, ref. 47, p. 474.
Nota 63 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular Computação: complemento à BNCC. Brasília, DF: MÉC, 2022. Disponível em: https://livro.pw/jhrkv. Acesso em: 11 out. 2024.