Notas de Rodapé

Notas de rodapé, quando existentes, estão indicadas em ordem de ocorrência.

Nota 1 CAPARROZ, Francisco Eduardo; BRACHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 21-37, 2007.

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Nota 2 GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. Cadernos de formação RBCE, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 9-24, 2009. Disponível em: https://livro.pw/ehgim. Acesso em: 12 out. 2024.

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Nota 3 BRACHT, Valter. A educação física escolar no Brasil: o quê ela vêm sêndo e o quê póde sêr: elemêntos de uma teoria pedagógica para a Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2019.

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Nota 4 PICH, Santiago. Cultura Corporal de Movimento. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEITER, Paulo Evaldo (org.). Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2019. E-book. p. 163.

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Nota 5 FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

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Nota 6 FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 55. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2023.

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Nota 7 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2011.

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Nota 9 FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2021.

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Nota 10 FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 84. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019.

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Nota 12 MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Educação física no ensino médio: experiências educativas inspiradas pêlos ensináhmentos freireanos. Caderno de educação física e esporte, Marechal Cândido rondôn, v. 18, n. 1, p. 49-54, jan./abr. 2020.

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Nota 13 CHARLOT, Bernár. Da relação com o saber: elemêntos para uma teoria. Porto Alegre: Artméd, 2000.

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Nota 15 FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

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Nota 16 FREIRE, João Batista; SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003. p. 32.

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Nota 18 mô rãn, Edgar. Educação e complexidade: os setes saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.

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Nota 20 CHARLOT, Bernár. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

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Nota 23 LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

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Nota 24 SPINOZA, Baruch. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.

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Nota 28 LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

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Nota 29 LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

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Nota 30 LONGAREZI, Andrea Maturano; PIMENTA, Selma Garrido; PUENTES, Roberto Valdés (org.). Didática crítica no Brasil. São Paulo: Cortez, 2023.

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Nota 31 BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artméd, 1996.

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Nota 32 FREIRE; SCAGLIA, ref. 16, p. 33.

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Nota 34 SCAGLIA, Alcides José. jôgo: um sistema complékso. In: VENÂNCIO, Silvana; FREIRE, João Batista. O jôgo dentro e fora da escola. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 37-69.

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Nota 35 HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de pôdêr. Belo Horizonte: Âyiné, 2018. p. 69.

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Nota 36 BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 96-97.

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Nota 37 FREINET, Célestin. Educação do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

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Nota 39 FREIRE, João Batista. O jôgo entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados, 2002.

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Nota 40 GRILLO, Rogério de Melo; SCAGLIA, Alcides José; CARNEIRO, Kleber Tüxen (org.). Em defesa do jôgo: diálogos epistemológicos contemporâneos. Curitiba: Appris, 2022.

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Nota 41 FREIRE, João Batista; SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.

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Nota 43 FREINET, Célestin. Pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

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Nota 44 FREINET, Célestin. Para uma escola do povo. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

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Nota 46 LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José. “Temos quê devolver o jôgo ao(à) jogador(a)”: as dimensões éticas e morais da pedagogia dos esportes coletivos a partir de abordagens baseadas no jôgo. Movimento, Porto Alegre, v. 28, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://livro.pw/lvmym. Acesso em: 4 out. 2024.

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Nota 47 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. p. 9-10. Disponível em: https://livro.pw/cjlob. Acesso em: 11 out. 2024.

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Nota 52 mô rãn, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: berrtrã Brasil, 2000.

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Nota 53 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF: MEC/SEB, 2019. p. 13. Disponível em: https://livro.pw/cpeww. Acesso em: 24 set. 2024.

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Nota 54 ROZENGARDT, Rodolfo. Avaliação. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEITER, Paulo Evaldo (org.). Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2019. E-book. p. 71-74.

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Nota 55 Elaborado com base em: BONINO, Raquel; FIRMINO, Carol. por quê e como ir além das provas tradicionais? São Paulo: Nova Escola, 27 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/xkmnt. Acesso em: 14 out. 2024.

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Nota 56 FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 19, n. 41, p. 347–372, 2008. p. 358. Disponível em: https://livro.pw/djikp. Acesso em: 14 out. 2024.

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Nota 57 AVALIA e aprende. Avaliações formativas. São Paulo: Instituto Reúna, 2021. Disponível em: https://livro.pw/atxfi. Acesso em: 14 out. 2024.

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Nota 58 BETTI apúd BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista ma-kênze de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 73-81, jan. 2002. p. 75. Disponível em: https://livro.pw/rdegp. Acesso em: 24 set. 2024.

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Nota 59 delórs, Jáquis éti áu. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI: destaques. Brasília, DF: Unesco, 2010. Disponível em: https://livro.pw/dqlsy. Acesso em: 12 out. 2024.

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Nota 60 RÊ, Eduardo de éti áu. O quê é racismo estrutural? [S. l.]: Politize!, 2021. Disponível em: https://livro.pw/itpcb. Acesso em: 19 set. 2024.

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Nota 61 BRASIL. Ministério da Educação. Competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao búlin. Brasília, DF: MÉC, [20--]. Disponível em: https://livro.pw/ezkzk. Acesso em: 24 set. 2024.

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Nota 63 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular Computação: complemento à BNCC. Brasília, DF: MÉC, 2022. Disponível em: https://livro.pw/jhrkv. Acesso em: 11 out. 2024.

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