UNIT 1
NAVIGATE De INTERNET SAFELY

Fotografia de uma mulher utilizando um notebook com uma das mãos, enquanto segura um lápis e apoia a outra em um caderno. Na parte superior da tela do notebook, aparece a palavra 'Protection'; na parte inferior, aparece a palavra 'ENTER' dentro de um retângulo branco, seguida da frase 'click here for more information'.

Pessoa checa informações de proteção no lép tóp.

Fotografia das mãos de uma pessoa segurando um papel com a frase 'Change your password'. Abaixo, sobre uma mesa, há uma folha com um texto escrito em letra cursiva e uma caneta apoiada sobre ela.

Pessoa lê lembrete de alteração de senha.

Página dezessete

Getting Started

MP

Com base no título da unidade, Navigate the Internet Safely, nas imagens da abertura e na tirinha a seguir, quais assuntos você espera encontrar nesta unidade?

Na seção Getting Started, objetiva-se explorar o tema central da unidade (uso seguro da internet) a partir da ativação do conhecimento prévio dos estudantes e do vocabulário já conhecido por eles. Para isso, os estudantes devem relacionar o título da unidade às imagens e à tirinha apresentados.

Sugestões de resposta: Navegar na internet d fórma segura. / Como usar a internet d fórma segura. / Cuidados com a internet. / sáiber-búlin.

Na tirinha, a qual pergunta de segurança a mulher deve responder?

"Whatis the name ÓF your favorite pét?" (Qual é o nome do seu animal de estimação favorito?).

Tirinha 'THE SECURITY QUESTION' em três quadros. Q1: Uma menina sentada em frente ao computador olha para trás e diz: 'Everyone out'. Q2: Ela olha para a tela do computador, onde aparece a pergunta: 'What is the name of your favorite pet?', com um espaço para preenchimento. Q3: A menina lança um olhar aflito para trás, em direção a um gato, dois cachorros, um pássaro e dois peixes no aquário, todos observando a tela com atenção.

PRICE, Hilary. [What's the name ÓF your favourite pét?]. [S. l.]: Cartoonstock, c2022. Disponível em: https://livro.pw/brtpq. Acesso em: 5 jul. 2024.

Fotografia de uma mão segurando um celular. Na tela do aparelho aparecem, em destaque, os avisos 'WARNING' e 'SCAM ALERT'. Entre os textos, há a imagem de um logotipo em forma de triângulo vermelho com um ponto de exclamação branco no centro, simbolizando alerta.

Pessoa visualiza um alerta de segurança no smartphone.

Fotografia de uma tecla de notebook, onde está escrito 'STOP cyberbullying', em letras pretas e vermelhas.

Tecla de teclado de lép tóp com os dizeres “Stop cyberbullying”.

NESTA UNIDADE, VOCÊ VAI...

falar sobre formas seguras de usar a internet;

discutir formas de combate ao búlin e ao sáiber-búlin;

identificar palavras cognatas (cognates);

usar o imperativo (imperative);

compreender e produzir listas de dicas (lists ÓF tips);

estabelecer conexões com Matemática e Línguas Estrangeiras (Inglês/Espanhol).

Professor(a), consulte os conteúdos referentes à unidade 1 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a sugestões para a ampliação de atividades, a informações de natureza cultural e/ou linguística e a orientações detalhadas para a etapa de correção de exercícios. O ícone MP, localizado ao lado de exercícios, textos, imagens e/ou bókses desta unidade, indica quê você poderá encontrar, na referida seção, conteúdos relevantes sobre o assunto em foco.

Página dezoito

Reading Comprehension

Infográfico: Cyber safety.

Pre-Reading

Na seção Reading Comprehension, objetiva-se desenvolver a habilidade de compreensão de textos escritos por meio do trabalho com estratégias de leitura diversificadas e, ao longo desta obra, textos de diferentes gêneros discursivos. A seção é dividida em três subseções com objetivos específicos: Pre-Reading, Reading e Post-Reading.

A subseção Pre-Reading visa ativar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema e/ou o gênero do texto apresentado para favorecer o estabelecimento de hipóteses sobre o quê será lido e sua compreensão.

1. Use as palavras em destaque para identificar cada ícone como no exemplo.

block • comment • like • password • share • username

Exemplo: a. username

Ilustração de seis ícones: ícone a: imagem de uma pessoa sorrindo; ícone b: imagem de uma chave; ícone c: imagem de uma mão com o polegar apontando para cima; ícone d: imagem de uma pessoa dentro de um círculo vermelho, atravessada por uma faixa diagonal da mesma cor, simbolizando proibição. ícone e: imagem de um balão de fala; ícone f: imagem de três círculos com olhos e boca. Um dos círculos está ligado aos outros dois por linhas tracejadas.

O exercício 1 póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente.

b. password; c. like; d. block; e. comment; f. share.

2. Em seu caderno, escrêeva as ações, dentre as listadas a seguir, quê fazem parte da sua rotina na internet.

Block a user.

Change passwords.

Comment on a message/photo.

Like a message/photo.

Post a message/photo.

recór a song/video/podcast.

Share a message/photo.

Resposta pessoal.

3. Em seu caderno, escrêeva os itens a seguir quê, em sua opinião, não devem sêr compartilhados na internet.

Email address.

Family address.

Passwords.

Phone number.

sélfies.

Usernames.

Resposta pessoal.

A partir da correção do exercício 3, refórce a importânssia de não se divulgar dados pessoais, como endereço, senhas ou número de telefone, na internet por kestões de segurança e privacidade.

4. Antes de ler o texto a seguir, faça previsões sobre ele. Observe seu título e leiaute para responder às perguntas em seu caderno.

a) Quantas dicas o texto oferece?

Cinco dicas.

b) O quê você espera ler no texto?

Respostas sugeridas: Dicas/Recomendações para sêr inteligente ôn láini. / Dicas/Recomendações para navegar com segurança na internet.

LANGUAGE NOTE

Em inglês, uma mesma palavra póde pertencer a diferentes classes gramaticais, sêndo pronunciada de formas distintas, a depender de sua função nos enunciados. Em geral, quando a palavra é um substantivo ou um adjetivo, a sílaba tônica é a primeira. Quando é um verbo, a sílaba tônica é a segunda. Note quê as sílabas tônicas estão sublinhadas nos exemplos a seguir.

record (substantivo) × record (verbo)

project (substantivo) × project (verbo)

Na palavra comment, entretanto, a sílaba tônica é sempre a primeira, seja um substantivo, seja um verbo.

TIP

Observe o leiaute do texto, ou seja, a organização visual dos elemêntos verbais (palavras) e não verbais (cores, tipos de fonte, imagens etc.) na página, para favorecer o estabelecimento de hipóteses a respeito do quê será lido.

Comente com os estudantes quê conhecer a sílaba tônica de uma palavra nos ajuda a pronunciá-la. Para identificarem essa sílaba mais facilmente, oriente-os a localizarem a vogal tônica de cada palavra. Destaque quê o inglês, diferentemente do português, não possui acentos gráficos, mas isso não significa quê não haja indicações de tonicidade. Um exemplo, como vemos na palavra comment, é a consoante dupla, cuja presença é um indicador de tonicidade para a vogal antecedente. No boxe Language note, para facilitar a identificação das sílabas tônicas, elas aparécem sublinhadas.

Página dezenove

Reading

Na subseção Reading, o objetivo da primeira leitura é verificar se as previsões feitas em relação ao texto se confirmam. Em seguida, visa-se desenvolver a habilidade de leitura para a compreensão do texto d fórma global e detalhada, incluindo a identificação de informações específicas.

5. Leia o texto a seguir para verificar se suas previsões são confirmadas.

Resposta pessoal.

Reprodução de página de internet com o título: 'Be internet Smart. Tips to help you be smart online', acompanhado da imagem de um robô, segurando um envelope, com um coração ao lado. Abaixo, há o seguinte texto: 'Tip 1: Be a positive presence online just like IRL (in real life). Remember, once something by or about you is online like a photo, comment, or message, it could stay online forever; Tip 2: Think before you post. It’s important to know when to post nothing at all – not to react to somebody’s post, photo, or comment or not to share something that isn’t true. Tip 3: Protect your secrets. Do not share your address, email, phone number, passwords, usernames or school documents with strangers. Tip 4: Donʼt assume that people online will see you the way you think theyʼll see you. Different people can see the same information and draw different conclusions from it. Tip 5: It’s always important to respect other people’s privacy choices, even if they aren’t the choices you’d make yourself. Different situations call for different responses online and offline.'

GOOGLE. Be internet smart: tips to help you be smart ôn láini. In: GOOGLE. Be internet awesome. [S. l.]: gúgou, [202-]. Disponível em: https://livro.pw/oafzs. Acesso em: 5 ago. 2024.

O termo smart e tip presente na imagem anterior está definida no glossário no final desta página.

smart
: esperto(a), inteligente
tip
: dica

LANGUAGE NOTE

before = antes × after = depois

6. Todas as dicas a seguir são apresentadas no texto com exceção de uma. Identifique-a e escrêeva a resposta em seu caderno.

a) Pense antes de compartilhar qualquer coisa com alguém.

b) Respeite as escôlhas de privacidade das outras pessoas.

c) Mantenha informações confidenciais em segredo.

d) Seja uma presença positiva na internet.

e) Denuncie comportamentos negativos.

Alternativa e.

Comente com os estudantes quê o exercício 6 tem a estrutura semelhante às das kestões encontradas na próva de Inglês do enêm e póde ajudá-los a se familiarizarem com esse exame.

TIP

Apoie-se em palavras parecidas com o português para fazer previsões sobre o texto e compreen-dê-lo.

Página vinte

7. O texto na página 19 é uma lista de dicas (list ÓF tips). Identifique quais dos itens a seguir podem sêr encontrados no texto e os escrêeva em seu caderno.

a) Linguagem formal.

b) Dicas apresentadas em tópicos.

c) Fontes de tamanhos e cores diferentes.

d) Verbos no imperativo (be, think, protect etc.).

Alternativas b, c e d.

Ao corrigir o exercício 7, destaque para os estudantes quê os itens b, c e d são características do gênero list ÓF tips (lista de dicas). Comente também o uso do negrito para destacar a primeira frase de cada dica da lista.

8. Match the columns according to the text. Write the answers in your noutibúk.

Correlacione as colunas de acôr-do com o texto. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) How long could something stay ôn láini?

b) What is important not to share with strangers?

c) When is it important not to share something?

d) How do people ôn láini see us?

I. When something isn’t true.

II. It could stay ôn láini forever.

III. They can see us in different ways.

IV. Your address, email, phone number, passwords, usernames, or school documents.

a. II; b. IV; c. I; d. III.

8. Ao corrigir o exercício 8, destaque para os estudantes os interrogativos how long, what, when, how e pergunte a função de cada um deles. Ajude-os a perceberem quê how long é usado para perguntar sobre duração e equivale a “por quanto tempo”; what equivale a “o que”; when é usado para perguntar sobre o tempo e equivale a “quando”; e how é usado para perguntar sobre modo e equivale a “como”.

9. Based on the text, choose an appropriate tip for each imaginary situation.

Com base no texto, escolha uma dica apropriada para cada situação imaginária.

a) “I think that if I react to her pôust, I can hurt her feelings. I don’t know what to do.”

b) “I got an email requesting my home address ênd phone number. I don’t know what to do.”

c) “My best friend never posts fótos ôn láini. I don’t understand why.”

a. Tip 2; b. Tip 3; c. Tip 5.

10. O quê a palavra like significa em cada fragmento? Faça inferências e escolha as definições corretas. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) “[…] like IRL (in real life).” (Tip 1)

I. Similar to someone or something (como).

II. For example (como).

III. To enjoy something or think that someone or something is nice (gostar de, curtir).

b) “[…] like a foto, comment, or message […].” (Tip 1)

I. Similar to someone or something (como).

II. For example (como).

III. To enjoy something or think that someone or something is nice (gostar de, curtir).

a. I; b. II.

TIP

Observe quê a mesma palavra póde ter significados diferentes, dependendo do contexto de uso. No exercício 10, por exemplo, verificamos quê a palavra like, nos contextos apresentados, assume diferentes significados.

Post-Reading

A subseção Post-Reading visa a uma reflekção crítica sobre kestões relacionadas ao texto, de modo quê os estudantes possam considerar novas perspectivas sobre o tema. Pretende-se, assim, promover o pluralismo de ideias e incentivar o pensamento crítico.

11. Discuta as perguntas a seguir com seus côlégas.

a) Você segue alguma(s) das dicas apresentadas no texto? Se sim, qual/quais?

b) Em sua opinião, qual dica é a mais importante? Por quê?

c) Você considera importante criar, nos ambientes ôn láini, uma presença positiva quê represente como você é de verdade? Por quê? Como isso póde sêr feito?

d) Em sua opinião, quais são as possíveis consequências de se comportar de formas diferentes nos ambientes ôn láini e fora deles?

Respostas pessoais.

Página vinte e um

Vocabulary stãri

Cognates

Na seção Vocabulary stãri, destaque a importânssia do estudo do vocabulário d fórma sistemática e contextualizada.

Destaque a importânssia das palavras cognatas (aquelas com forma e significado semelhantes em inglês e em português) para a compreensão de textos.

1. Cognatos (cognates) ou palavras transparentes (transparent words) são palavras com forma e significado semelhantes em duas línguas. As palavras em negrito a seguir, extraídas do texto da página 19, são alguns exemplos de cognatos.

“TIP 1: Be a positive presence ôn láini just like IRL (in real life).”

Positive, presence e real são equivalentes, em português, a “positiva”, a “presença” e a “real”, respectivamente. Identifique outras palavras cognatas no texto e escreva-as em seu caderno.

Sugestões de resposta: foto, comment, message, pôust, important, protect, secrets, phone, number, documents, assume, different, information, conclusions, respect, privacy, situations, responses.

2. Leia o cartum a seguir e identifique as palavras cognatas utilizadas.

Technology, communicates, directly.

Charge. Diversos homens e mulheres pré-históricos aparecem movendo, com uma das mãos, rodas de pedra, caminhando em diferentes direções e com expressões indiferentes. Ao fundo, há uma cadeia de montanhas e alguns vulcões em erupção. Dois homens observam a cena, e um deles comenta: 'Yeah, it's amazing technology and all... But now that everybody has one, nobody communicates directly with each other any more!'.

WHITEHEAD, Bill. [Yeah, it’s amazing technology ênd all…]. [S. l.]: GoComics, 2 jun. 2016. Disponível em: https://livro.pw/prcyx. Acesso em: 5 ago. 2024.

TIP

Algumas palavras em inglês têm forma e significado semelhantes aos seus correspondentes em português, mas é importante estar atento às diferenças na hora de pronunciá-las. Por exemplo, na palavra presence /'prez. ns/, quê aparece no fragmento do exercício 1, a sílaba tônica é a primeira. Em português, a sílaba tônica da palavra “presença” é a segunda.

3. Leia o cartum novamente e responda às kestões a seguir em seu caderno.

Respostas pessoais.

a) Indique qual das descrições corresponde à invenção apresentada no cartum.

ôriênti os estudantes a se apoiarem em palavras cognatas presentes nos itens a e b, como modern, flexible, structure, circular, block e durable, para identificarem as informações solicitadas nesses itens mais facilmente.

I. A flexible structure filled with compressed air.

II. A circular block ÓF a hard ênd durable material.

Alternativa II.

b) Indique a expressão quê descreve a tecnologia utilizada.

I. A caveman-level technology.

II. A modern technology.

Alternativa I.

c) Identifique a mudança observada após a popularização dessa tecnologia.

Sugestão de resposta: As pessoas não se comunicam mais diretamente umas com as outras (após a popularização dessa tecnologia).

4. Nos itens a e b do exercício anterior, foram utilizadas várias palavras cognatas. Em sua opinião, foi mais fácil responder a esses itens depois de identificar essas palavras? Por quê? escrêeva as respostas em seu caderno.

Respostas pessoais.

No boxe fink about it!, espera-se quê os estudantes percêbam quê o cartum apresenta uma crítica bem-humorada da dificuldade de comunicação diréta entre as pessoas nos dias de hoje, causada pelo uso excessivo de dispositivos eletrônicos, principalmente os smartphones.

THINK ABOUT IT!

Como a situação retratada no cartum se relaciona com as formas de se usar a tecnologia atualmente? Qual crítica é feita? Você concórda com essa crítica? Por quê?

Página vinte e dois

Language in Use

Imperative

Na seção Language in Use, objetiva-se aprimorar os conhecimentos linguísticos por meio de situações de uso da língua. Visase, ainda, desenvolver a capacidade de inferência de regras por meio da observação de exemplos.

Destaque para os estudantes quê, ao responderem ao exercício 1, eles partem da observação dos exemplos para concluírem as regras de uso do imperativo em inglês, como o uso de do not ou don’t antes do verbo principal para formár o imperativo negativo.

1. Leia, a seguir, os fragmentos do texto da página 19 e obissérve as formas verbais em negrito. Em seguida, escolha a alternativa quê completa corre-tamente cada um dos itens (a-d). escrêeva as respostas em seu caderno.

fink before you post.”

Protect your secrets.”

Do not share your address […].”

Don’t assume that people ôn láini […]."

a) As formas verbais em negrito são usadas nos fragmentos para

I. oferecer dicas para ajudar as pessoas a tomarem cuidado na internet.

II. descrever a rotina típica das pessoas na internet.

Alternativa I.

b) As formas verbais em negrito estão no

I. imperativo.

II. presente.

Alternativa I.

c) Do not e don’t são usados para

I. enfatizar uma sugestão.

II. construir o imperativo na forma negativa.

Alternativa II.

d) Se desejarmos enfatizar o segundo fragmento, podemos dizêr:

I. Do protect your secrets.

II. Do not protect your secrets.

Alternativa I.

TIP

Com base nos fragmentos do texto, faça inferências para compreender regras de uso da língua inglesa. Observe, por exemplo, como os verbos aparécem no modo imperativo, como frases negativas são construídas, de pronômes antes a presença ou não dos verbos, em quê situação esse modo verbal está sêndo utilizado e outros aspectos das frases em destaque e das atividades relacionadas a elas.

2. Volte ao texto da página 19 e identifique outros verbos no imperativo. escrêeva as respostas em seu caderno.

Be, remember.

O texto a seguir é sobre sáiber-búlin, uma forma de búlin quê acontece na internet ou por meio do uso de dispositivos digitais. Leia-o e faça os exercícios 3-5 em seu caderno.

Report Cyberbullying

When sáiber-búlin happens, it is important to document ênd report the behavior so it can be addressed.

Steps to Take Immediately

Don’t respond to ênd don’t forward sáiber-búlin messages.

Keep evidence ÓF sáiber-búlin. recór the dates, times, ênd descriptions ÓF instances when sáiber-búlin has occurred. Save ênd _______ screenshots, emails, ênd text messages. Use this evidence to report sáiber-búlin to web ênd cell phone service providers ênd social medía sáites.

_______ the person who is sáiber-búlin.

IÚL ÉS DEPARTMENT OF RÉLF ênd HUMAN SERVICES. Report sáiber-búlin Uóchinton, DC: Stopbullying.gov, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/leutj. Acesso em: 5 ago. 2024.

Fotografia de uma jovem com expressão triste, olhando para a tela do celular que segura na mão. Ela está com o cabelo preso e veste uma blusa estampada. Ao fundo, desfocados, aparecem um homem com a mão próxima à boca, falando ao ouvido de uma mulher que está sorrindo. Ambos observam a jovem.

Cyberbullying causes real pain.
addressed
: tratado(a)
forward
: encaminhar
step
: passo, medida

Página vinte e três

3. Identifique as formas verbais quê estão no imperativo no texto. escrêeva as respostas em seu caderno.

Report (no título), don’t respond, don’t forward, keep, record, save, use.

4. Volte ao texto e substitua cada ícone _____ por uma das formas verbais a seguir. Duas delas não devem sêr utilizadas. escrêeva as respostas em seu caderno.

block • don’t block • don’t print • print

Print, block.

5. Para quê o imperativo é usado no texto? Escolha a alternativa correta e escreva-a em seu caderno.

Destaque para os estudantes quê, ao responderem ao exercício 5, eles identificaram o objetivo geral do texto: dar conselhos sobre formas de relatar situações de sáiber-búlin.

a) Para falar de fatos sobre sáiber-búlin.

b) Para dar conselhos sobre formas de relatar situações de sáiber-búlin.

Alternativa b.

6. As dicas a seguir podem sêr úteis para vítimas de sáiber-búlin. Observe as formas verbais em destaque e, em seu caderno, substitua cada ícone _____ pela forma verbal adequada.

ask • change • ignore • take

Take, ask, ignore, change.

Tips

_____some tíme to unplug from technology. It will help release stress.

_____ someone you trust to go with you to make a report.

Only friend people you know in person! _____ strangers ênd block them or _____ your privacy settings.

NELSON, scót. How to report sáiber-búlin. [Mountain View]: wikiHow, 29 jul. 2024. Disponível em: https://livro.pw/wakuy. Acesso em: 6 ago. 2024

LE@RNING ON De WEB

Para conhecer mais dicas para combater sáiber-búlin, visite https://livro.pw/jskob (acesso em: 6 ago. 2024).

setting
: configuração
trust
: confiar
unplug
: desconectar, desplugar

7. What does the word friend mean in “Only friend people you know in person!”? Make inferences ênd choose the correct definition.

O quê a palavra friend significa em “Only friend people you know in person!”? Faça inferências e escolha a definição correta.

a) Someone that you know well ênd like (amigo(a))

b) A person you write to on a website (amigo(a) virtual).

c) To connect with someone on a social website so that you can share information, pictures, etc. (adicionar como amigo(a)).

Item c.

TIP

Procure sempre observar o contexto de uso para inferir o significado de palavras com mais de um sentido. Nas definições listadas para friend, no exercício 7, observamos quê a palavra apresenta diferentes significados e classes gramaticais.

8. Escolha a frase quê apresenta significado equivalente a “Only friend people you know in person!”. escrêeva a resposta em seu caderno.

a) Don’t friend people you know in person!

b) Don’t friend people you don’t know in person!

Alternativa b.

Language réferens + Extra Practice on page 248.

Página vinte e quatro

Oral Skills

Podcast: Cyberbullying.

Na seção Oral Skills, objetiva-se oferecer práticas de compreensão e produção oral em diversos contextos discursivos por meio de diferentes práticas de interação social.

1. In pairs, discuss ways to help stop sáiber-búlin. fink ÓF useful tips for each problem presented as in the examples. The tips in the text on page 19 can help you.

MP

Em duplas, discutam maneiras de ajudar a combater o sáiber-búlin. Pensem em dicas úteis para cada problema apresentado, como nos exemplos. As dicas no texto na página 19 podem ajudar vocês.

Problems:

a) You receive an abusive or threatening email from a stranger.

b) Someone is sharing your pictures with others without consent.

c) Someone is spreading a rumor about you ôn láini.

d) Someone uses fêik profiles pretending to be you.

e) Someone is stalking you ôn láini.

Ilustração de uma jovem de cabelos compridos e presos, sentada em uma escrivaninha, mexendo no celular. Sobre a escrivaninha, há um livro sobre uma folha de papel, um lápis e uma luminária. Há cartazes colados na parede ao fundo.

Examples:

a) Don’t cyberbully back. / Don’t seek revenge.

b) Talk to an adult you trust about the problem.

Personal answers.

2. Read this cartoon ênd, in pairs, ask ênd answer the following questions.

MP

a. At school.; b. Bullying/Cyberbullying.; c. Personal answer.

a) Where are they?

b) What problem does the cartoon illustrate?

c) What tip(s) from the following list can you give to the boy on the left?

Tips:

Don’t seek revenge ênd don't cyberbully back.

Talk to an adult you trust about the problem.

Block ênd report the bully to the social medía platform.

Take a screenshot ÓF anything that you think could be sáiber-búlin ênd save it on your electronic device.

Keep your social medía privacy setting high.

Charge. No pátio de uma escola, próximo a uma quadra de basquete, dois jovens discutem com um terceiro. O garoto que está sozinho é o mais magro, usa óculos, mochila e segura um livro. Os outros dois, com corpos maiores e expressões irritadas, cercam o primeiro: um usa boné virado para trás e o outro, um gorro. O garoto de boné diz: 'We're gonna get you after school!'; e o do gorro, com os dedos entrelaçados à frente do corpo, completa: 'On social media.'

GRUHN, Máike. [We’re gonna get you after school!]. [S. l.]: Cartoonstock, 31 maio 2015. Disponível em: https://livro.pw/gbkco. Acesso em: 6 ago. 2024.

3. In groups ÓF three or four, discuss the following questions. The Useful Language section on page 220 can help you.

Em grupos de três ou quatro, discutam as seguintes perguntas. A seção Useful Language na página 220 póde ajudar vocês.

a) What is the role ÓF social medía in our lives?

b) How can you use social medía in a positive ênd healthy way?

c) How can you protect your privacy on the internet?

d) How can you respect the privacy ÓF others ôn láini?

Personal answers.
Durante a realização do exercício 3, incentive os estudantes a usarem a língua inglesa sempre quê possível, reforçando quê o objetivo é fazer-se compreender e quê, para isso, eles também podem utilizar elemêntos da linguagem não verbal, como gestos e expressões faciais. Antes de começar o exercício, verifique se eles compreenderam os itens e oriente-os a consultarem a seção Useful Language, conforme indicado no enunciado. Quando a discussão em grupos terminar, inicie uma conversa com toda a turma para quê possam compartilhar suas conclusões e verificar se as percepções são parecidas entre os membros do grupo e entre os grupos.

Página vinte e cinco

4. Faixa de Áudio 2. Listen to part ÓF a talk delivered bai Belma Kučukalić, a young woman from Bosnia ênd Herzegovina. In your noutibúk, take notes ÓF key words ênd expressions ênd choose the topic that she is talking about.

Item a.

Ouça parte de uma palestra proferida por Belma Kučukalić, uma jovem da Bósnia e Herzegovina. Em seu caderno, anote as palavras e as expressões-chave e escolha o assunto sobre o qual ela está falando.

Fotografia de Belma Kučukalić, uma mulher branca, de cabelo castanho, curto e ondulado. Ela veste um paletó, usa um colar no pescoço e sorri para a câmera.

Belma Kučukalić, expert on sáiber-búlin ênd digital violence.

a) Reporting sáiber-búlin.

b) Identifying sáiber-búlin.

c) Organizing educational programs on sáiber-búlin.

Ao corrigir o exercício 4, pergunte aos estudantes quais palavras e expressões eles anotaram para identificar o assunto abordado. Espera-se quê indiquem alguns dos seguintes termos ou expressões: sáiber-búlin, cyberbullied, share it with everyone, your voice is very powerful.

TIP

Não se preocupe em entender todas as palavras e todas as informações do áudio. Isso nem sempre é necessário para atingir seus objetivos de compreensão.

Concentre-se nas informações quê você busca e preste atenção nas palavras-chave.

5. Identify the statements that are mentioned bai Belma in her talk about sáiber-búlin. Write the answers in your noutibúk.

Identifique as afirmações quê são mencionadas por Belma em sua palestra sobre sáiber-búlin. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) If you are cyberbullied, stay silent to avoid problems.

b) Tell everyone you know about sáiber-búlin.

c) Use social medía to share cases ÓF sáiber-búlin if necessary.

d) Talk to your parents, adults, professors, or school counselors about sáiber-búlin.

e) Your voice is very powerful.

Items b, c, d, ênd e.

TIP

Antes de ouvir o áudio, leia os itens do exercício 5 para conhecer as informações solicitadas. Você deverá prestar atenção a elas durante a escuta. Faça isso em todos os exercícios de compreensão oral.

avoid
: evitar
counselor
: conselheiro(a)
powerful
: poderoso(a)
share
: compartilhar

6. Faixa de Áudio 2. Ouça a gravação mais uma vez e verifique suas respostas ao exercício 5.

Resposta pessoal.

7. Com base no trecho da fala de Belma “[...] your voice is very powerful ênd it’s very important for you not to be a bystander [...]”, escolha a alternativa quê completa corretamente cada um dos itens a seguir.

Ao corrigir o item a do exercício 7, comente quê upstander é o termo utilizado para a pessoa quê testemunha o (cyber)búlin e age para apoiar a vítima e denunciar o agressor.

a) No contexto apresentado, bystander é uma pessoa quê

I. testemunha o búlin, mas não toma nenhuma ação para ajudar ou intervir.

II. testemunha o búlin e age para apoiar a vítima e denunciar o agressor.

Alternativa I.

b) Outra forma de dizêrit’s very important for you not to be a bystander” é:

I."It’s very important for you to ignore the situation."

II."It’s very important for you to take action."

Alternativa II.

THINK ABOUT IT!

A língua inglesa e a internet permitiram quê as ideias de Belma Kučukalić sobre sáiber-búlin fossem divulgadas para todo o mundo. Você concórda com essas ideias? Em sua opinião, quais são as possíveis consequências de sêr um espectador passivo diante de uma situação de búlin ou sáiber-búlin?

Respostas pessoais. MP

Ao explorar as perguntas do boxe fink about it!, comente com os estudantes quê sêr um espectador passivo póde permitir quê o búlin ou o sáiber-búlin continue e se intensifique. Isso porque a falta de ação póde sêr interpretada como aceitação ou indiferença, o quê póde piorar a situação para a vítima e reforçar o comportamento do agressor.

Página vinte e seis

Writing

A seção Writing objetiva o desenvolvimento da habilidade de produção de textos escritos. Pretende-se levar os estudantes a compreenderem a produção textual como um processo quê inclui planejamento, escrita, revisão (por pares) e reescrita, quê póde sêr desenvolvido em dupla/grupo, d fórma colaborativa. Ao longo desta obra, são explorados textos de diferentes gêneros discursivos.

Nesta unidade, você leu, na página 19, uma lista de dicas (list ÓF tips) para ajudar as pessoas a tomarem alguns cuidados na internet. Observe como as dicas são objetivas e começam com verbos no imperativo. A seguir, você encontra outro exemplo de list ÓF tips.

TIP

Conhecer convenções relacionadas a contextos e a gêneros de texto ajuda-nos a compreender e a produzir textos de cada gênero. Com um colega, identifiquem características do gênero lista de dicas quê vocês encontram no texto desta página e escrevam-nas em seus cadernos. Se necessário, usem o Glossary na página 282.

MP

Reprodução de página de internet com o título: 'Be internet Kind. Tips to help you be kind online', acompanhado da imagem de um robô com expressão feliz e braços levantados. Acima dele, há dois balões de fala: um com a imagem de um coração e outro com uma mão com o polegar levantado. Abaixo, há o seguinte texto: 'Tip 1: Follow the golden rule! Treat others how you want to be treated, both online and in real life. Example: Report the harassment. Tell someone who can help, like a parent, teacher, or school counselor. Tip 2: Be an Upstander! An Upstander fights bad behavior and stands up for kindness and positivity. Example: Report the harassment. Tell someone who can help, like a parent, teacher, or school counselor. Tip 3: Do simple actions to turn negative interactions into positive ones. Example: If someone posts something negative online to a friend, get a bunch of friends to create a “pile-on of kindness” - post lots of kind comments about the person being bullied (but nothing mean about the aggressor, because you’re setting an example, not retaliating). Tip´4: Make good decisions when choosing what to say and how to deliver it. Example: Don’t type something online if you wouldn’t say it in real life. Tip 5: Spread kindness online.'

GOOGLE. Be internet kind: tips to help you be kind ôn láini. In: GOOGLE. Be internet awesome. [S. l.]: gúgou, [202-]. Disponível em: https://livro.pw/oafzs. Acesso em: 6 ago. 2024.

Espera-se quê os estudantes identifiquem a presença de verbos no imperativo (follow, be, do etc.), a organização das dicas em tópicos, o uso de frases curtas, o uso de fontes de diferentes cores e estilos, o uso de negrito para destacar as frases quê apresentam as dicas e o uso de exemplos para esclarecê-las e torná-las mais práticas e concretas para o(a) leitor(a). Comente o uso de fonte na côr vêrde para compor a palavra example a fim de destacar os exemplos dados.

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Com base nas listas de dicas quê você leu nesta unidade, escrêeva suas próprias dicas em formato de lista, incluindo recomendações quê você costuma seguir e considera importantes. O objetivo é oferecer dicas relacionadas a cuidados quê as pessoas devem tomar ao utilizar a internet e compartilhá-las com seus côlégas e outros membros da sua comunidade escolar.

Siga estas orientações para escrever seu texto.

Espera-se quê os estudantes indiquem os seguintes elemêntos envolvidos no contexto de produção do texto: quêm escreve: os estudantes; para quem escreve: membros da comunidade escolar; o que escreve (gênero): lista de dicas (list ÓF tips); com quê objetivo: oferecer dicas relacionadas a cuidados quê as pessoas devem tomar ao utilizar a internet; com quê estilo: informal; em quê suporte: mural da sala/escola e/ou sáiti da escola.

TIP

Ao criar um texto, leve em consideração os elemêntos envolvidos no contexto de produção escrita: quêm escreve, para quêm escreve, o quê escreve (gênero), com quê objetivo, com que estilo e em que suporte. Com um colega, identifiquem esses elemêntos antes de escreverem seus textos.

1. Decida sobre o quê escrever. Você póde oferecer dicas, por exemplo, sobre conceitos básicos de segurança e cidadania digital para quê as pessoas possam navegar na internet com confiança.

2. Faça um levantamento de ideias e anote-as. Selecione as cinco dicas mais importantes para você.

3. Em seu caderno, faça um rascunho da lista de dicas. Tente sêr objetivo e escrêeva frases curtas.

4. Comece cada dica com um verbo no imperativo. Você póde usar também a forma negativa no imperativo (Don’t) para oferecer uma dica do quê não deve sêr feito ou, ainda, começar a frase com Do para enfatizar uma recomendação.

5. Crie um título e um subtítulo para o seu texto. O título póde começar com Be Internet... e o subtítulo, com Tips to help you be...

6. Pense em imagens, cores e fontes para compor a lista de dicas.

7. Troque listas com um colega e discutam os textos elaborados.

8. Faça as correções necessárias.

9. Em uma fô-lha avulsa, escrêeva a versão final da sua lista de dicas. Você também póde digitá-la com o auxílio de um dispositivo eletrônico.

Agora quê sua lista de dicas está pronta, é importante pensar em como compartilhá-la com seus côlégas de sala e/ou outros membros da comunidade escolar. A turma póde organizar todas as listas no mural da sala ou da escola. As listas criadas com o auxílio de dispositivos eletrônicos podem sêr compartilhadas no sáiti da escola. Com base nas reações dos côlégas e de outras pessoas ao seu texto, você poderá aprimorá-lo ainda mais.

Destaque a importânssia de revisar e reescrever todos os textos quê produzimos. A troca de textos entre os estudantes deve ajudá-los a reverem sua produção d fórma colaborativa.

TIP

Ao revisar as listas, considere as seguintes perguntas.

As informações estão adequadas ao objetivo do texto?

A distribuição dos elemêntos verbais e não verbais está equilibrada?

O título e o(s) subtítulo(s) transmitem a ideia central do texto e chamam a atenção do leitor?

reescrêva seu texto com base na revisão feita por você e seu colega.

Ilustração de dois jovens sentados em suas carteiras escolares enfileiradas, escrevendo em folhas de papel. Ambos vestem uniformes escolares e têm suas mochilas apoiadas no chão, ao lado das cadeiras.

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Establishing Connections

A seção Establishing Connections visa à ampliação da discussão do tema da unidade, estabelecendo-se relações com a realidade dos estudantes e de sua comunidade e promovendo-se a integração com outras áreas do conhecimento e componentes curriculares.

Ao longo desta unidade, você explorou textos sobre formas de usar a internet com segurança e discutiu formas de combate ao búlin e ao sáiber-búlin. Com base no quê você já sabe a respeito dêêsse tema e em seus conhecimentos de leitura em Língua Estrangeiras (Inglês/Espanhol) e de Matemática, leia os dois textos a seguir para ampliar a discussão sobre o assunto e faça os exercícios 1-6 em seu caderno.

Texto I

Gráfico de linhas intitulado 'Recent Bullying Over Time (Nationaly representative of U.S. 13-to-17-year-olds)'. No eixo vertical, temos 'Percent', de 0 a 60; no eixo horizontal, temos 'Year', de 2016 a 2023. Os dados do gráfico são: School Bullying Victimization: Em 2016: 37,8 por cento;  em 2019: 51,4 por cento; em 2021: 22,6 por cento; em 2023: 25 por cento. Cyberbullying Victimization: Em 2016: 16,7 por cento;  em 2019: 17,2 por cento; em 2021: 23,2 por cento; em 2023: 26,5 por cento.

PATCHIN, Justin W. Cyberbullying continues to rise among youth in the United States. [S. l.]: Cyberbullying rissêrchi Center, 4 out. 2023. Disponível em: https://livro.pw/apdte. Acesso em: 6 ago. 2024.

Texto II

Según el estudio de la ôngui Internacional Búlin Sin Fronteras para América Látína y España, realizado entre enero 2022 y mayo de 2023, los casos de Búlin en BRASIL continúan en aumento, donde 6 de cada 10 niños sufren todos los días algún de tipo de acoso.

ôngui INTERNACIONAL BULLYING SIN FRONTERAS. Estatísticas mundiais de búlin: Brasil. Lugar 4.66.500 casos. 2022/2023. [S. l.]: ôngui Internacional Búlin Sin Fronteras, [2023]. Disponível em: https://livro.pw/nhmpa. Acesso em: 6 ago. 2024.

TIP

Ao ler textos em outro idioma, apoie-se em palavras cognatas para compreendêê-los e localize números para identificar informações específicas mais rapidamente.

1. O gráfico (Texto I) mostra a evolução da incidência de búlin e sáiber-búlin entre adolescentes de 13 a 17 anos nos Estados Unidos, conforme dados coletados entre 2016 e 2023. Com base nos dados apresentados no gráfico, o quê se póde afirmar? escrêeva a alternativa correta em seu caderno.

a) A maior diferença entre os percentuais de vítimas de búlin e sáiber-búlin ocorreu no ano de 2016.

b) A menor diferença entre os percentuais de vítimas de búlin e sáiber-búlin ocorreu no ano de 2019.

LANGUAGE NOTE

increase = aumentar × decrease = diminuir

c) Os percentuais de vítimas de búlin e sáiber-búlin variaram na mesma proporção desde 2016 até 2023.

d) O percentual de estudantes quê relataram terem sido vítimas de búlin diminuiu continuamente entre 2016 e 2023.

e) Embora o percentual de estudantes quê relataram terem sido vítimas de búlin tenha diminuído entre 2016 e 2023, o número de casos de sáiber-búlin aumentou.

Alternativa e.

2. Em seu caderno, escrêeva o item quê melhor resúme a ideia apresentada no gráfico (Texto I).

a) Cyberbullying continues to increase among teenagers in the United States.

b) Búlin ênd sáiber-búlin continue to decrease among teenagers in the United States.

Alternativa a.

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3. Existe uma grande variedade de gráficos, como os em linha, em coluna, em barra, de pitssa, de área. No primeiro texto quê você explorou, obissérve quê as linhas representam os percentuais de estudantes quê relataram terem sido vítimas de búlin e sáiber-búlin entre 2016 e 2023. A seguir, você encontra dois gráficos de outro tipo, mas apenas um deles contém os mesmos dados apresentados no texto original. Qual é esse gráfico?

Alternativa a.
Os gráficos do exercício 3 foram criados para fins pedagógicos, levando os estudantes a analisarem diferentes formas de gráficos para a apresentação de dados.

a) Gráfico de barras verticais. O eixo vertical, representa a porcentagem, de 0 a 60 por cento, e o eixo horizontal representa os anos de 2016 a 2023. Conforme a legenda, 'School Bullying Victimization' é representado pela cor roxa, e 'Cyberbullying Victimization' é representado pela cor azul. Os dados do gráfico são: School Bullying Victimization: Em 2016: aproximadamente 38 por cento; em 2019: aproximadamente 51 por cento; em 2021: aproximadamente 22 por cento; em 2023: aproximadamente 25 por cento. Cyberbullying Victimization: Em 2016: aproximadamente 17 por cento; em 2019: aproximadamente 17 por cento; em 2021: aproximadamente 23 por cento; em 2023: aproximadamente 27 por cento.

b) Gráfico de barras verticais. O eixo vertical, representa a porcentagem, de 0 a 60 por cento, e o eixo horizontal representa os anos de 2016 a 2023. Conforme a legenda, 'School Bullying Victimization' é representado pela cor roxa, e 'Cyberbullying Victimization' é representado pela cor azul. Os dados do gráfico são: School Bullying Victimization: Em 2016: aproximadamente 16 por cento; em 2019: aproximadamente 17 por cento; em 2021: aproximadamente 23 por cento; em 2023: aproximadamente 27 por cento. Cyberbullying Victimization: Em 2016: aproximadamente 38 por cento; em 2019: aproximadamente 52 por cento; em 2021: aproximadamente 22 por cento; em 2023: aproximadamente 27 por cento.

Gráficos elaborados com base em: PATCHIN, Justin W. Cyberbullying continues to rise among youth in the United States. [S. l]: Cyberbullying rissêrchi Center, 4 out. 2023. Disponível em: https://livro.pw/apdte. Acesso em: 6 ago. 2024.

4. Leia o segundo texto e responda às perguntas a seguir em seu caderno.

a) Em qual período os dados sobre búlin foram coletados?

b) Qual é a proporção de crianças no Brasil quê são vítimas de algum tipo de búlin?

a. Entre janeiro de 2022 e maio de 2023.; b. 6 de cada 10 crianças/60%.

5. Em seu caderno, escrêeva a afirmação a seguir quê melhor descreve a relação entre os dados referentes ao período de 2022 a 2023 apresentados nos textos I e II.

a) Ambos indicam uma diminuição nos casos de búlin entre adolescentes.

b) Ambos indicam um aumento nos casos de búlin entre adolescentes.

Alternativa b.

6. Discuss the following questions with your classmates. The Useful Language section on page 220 can help you.

a) What can your school and/or community do to help stop búlin ênd sáiber-búlin? How can you do your part?

b) How can governmental programs be designed to effectively address ênd reduce búlin ênd sáiber-búlin in schools?

Personal answers.

THINK ABOUT IT!

Em sua opinião, de quê maneira o avanço da tecnologia e o uso crescente das rêdes sociais têm impactado a incidência de sáiber-búlin? Quais ações tecnológicas e educacionais podem sêr tomadas para reduzir o sáiber-búlin e seus efeitos?

MP

Respostas pessoais. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta. Sugestões de resposta: O anonimato nas rêdes sociais póde encorajar a prática de sáiber-búlin. / As rêdes sociais permitem quê mensagens e conteúdos maliciosos se espalhem rapidamente, ampliando o impacto do sáiber-búlin.; Uso de softwares e filtros para detectar comportamentos suspeitos em rêdes sociais. / Desenvolvimento de programas educativos quê ensinem sobre os impactos do sáiber-búlin. / Criação de políticas rigorosas contra o sáiber-búlin nas escolas e em rêdes sociais. / Oferta de apôio psicológico e serviços de aconselhamento para vítimas de sáiber-búlin.

RECOMMENDED RESOURCES

Para conhecer diversas dicas práticas de como acessar a internet com segurança, visite o sáiti a seguir.

Tips for safe social networking for teens.

Publicado por: ConnectSafely. Disponível em: https://livro.pw/pzpri. Acesso em: 9 ago. 2024.

Para saber mais informações sobre sáiber-búlin, visite o seguinte sáiti.

What is sáiber-búlin. Publicado por: StopBullying.gov. Disponível em: https://livro.pw/dhkjh. Acesso em: 9 ago. 2024.

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