UNIT 2
NO MORE PLASTIC!
Getting Started
Na seção Getting Started, objetiva-se explorar o tema central da unidade (poluição por plástico) a partir da ativação do conhecimento prévio dos estudantes e do vocabulário já conhecido por eles/as. Para isso, os estudantes devem relacionar o título da unidade às imagens e ao cartaz de campanha apresentados.
• Com base no título da unidade, No More Plastic!, nas imagens e no cartaz a seguir, quais assuntos você espera encontrar nesta unidade?
Sugestões de resposta: Poluição por plástico; poluição plástica nos mares/oceanos.; perigo da poluição com plástico para os animais marinhos.
• Em sua opinião, qual é o objetivo do cartaz?
Sugestões de resposta: Convencer as pessoas a limitarem o uso de plásticos descartáveis. / Conscientizar/mobilizar as pessoas sobre a importânssia de reduzir a poluição dos oceanos (causada por plásticos descartáveis).
Página trinta e um
Professor(a), consulte os conteúdos referentes à unidade 2 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a sugestões para a ampliação de atividades, a informações de natureza cultural e/ou linguística e a orientações detalhadas para a etapa de correção de exercícios. O ícone MP, localizado ao lado de exercícios, textos, imagens e/ou bókses desta unidade, indica quê você poderá encontrar, na referida seção, conteúdos relevantes sobre o assunto em foco.
AUSTRALIAN MARINE CONSERVATION SOCIETY. I want our seas plastic free. [2019.] 1 cartaz. Disponível em: https://livro.pw/nfnfv. Acesso em: 2 maio 2025.
NESTA UNIDADE, VOCÊ VAI...
• falar sobre poluição por plástico;
• identificar falsos cognatos (false cognates / false friends);
• usar o simple present;
• compreender e produzir cartazes de campanha (campaign posters);
• estabelecer conexões com ár-te.
Página trinta e dois
Reading Comprehension
Pre-Reading
1. Which environmental problems do these fótos chôu? Use the expressions in the box to identify the fótos.
Quais problemas ambientais estas fotografias mostram? Use as expressões em destaque para identificar as fotografias.
air pollution • deforestation • waste production • water pollution
a. water pollution; b. waste production; c. deforestation; d. air pollution. O exercício 1 póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente.
LANGUAGE NOTE
Note quê as palavras pollution, deforestation e production são substantivos formados pelo sufixo -tion. O acréscimo de um sufixo, geralmente, modifica a classe gramatical da palavra. Isso acontece tanto em inglês quanto em português.
• pollute (verbo) pollution (substantivo)
• deforest (verbo) deforestation (substantivo)
• produce (verbo) production (substantivo)
TIP
Ative seu conhecimento prévio sobre o tema e o gênero do texto para favorecer o estabelecimento de hipóteses a respeito do quê será lido.
2. Em sua opinião, dentre os problemas ambientais apresentados no exercício anterior, quais são os mais graves quê ocorrem no Brasil?
Resposta pessoal.
3. Antes de ler o texto a seguir, faça previsões sobre ele. Observe seu título, subtítulo, imagem, organização e fonte para responder às perguntas em seu caderno.
a) Onde e quando o texto foi publicado?
b) O texto é de natureza científica ou jornalística?
c) Qual é o tema da seção da revista em quê o texto foi publicado?
a. Revista Pesquisa FAPESP, em novembro de 2022; b. Científica; c. Meio ambiente (environment).
4. Escolha entre as palavras e as expressões em destaque aquelas quê você espera encontrar no texto. Se necessário, consulte o Glossary na página 282.
decompose • ecosystems • fish • marine environment • nature • ocean • plastic waste • serious consequences
Resposta pessoal. O exercício 4 póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente. Observe quê, embora fish e nature não estejam presentes no texto, todas as alternativas podem sêr escolhidas.
Página trinta e três
Reading
A versão em português do texto “Brazil dumps 3.44 million tons ÓF plastic waste into the sea every year” foi publicada na versão impressa da revista, n. 312, p. 56-61, nov. 2022, em https://livro.pw/thhxz (acesso em: 2 maio 2025).
LANGUAGE NOTE
UN (United Nations) = Ônu (Organização das Nações Unidas)
5. Leia o texto a seguir para verificar se suas previsões são confirmadas.
ENVÁIROMENT
brézíl dumps 3.44 million tons ÓF plastic waste into the sea every year
Studies reveal the impact ÓF plastic bags, bottles, straws, ênd other polymeric materials on marine organisms ênd ecosystems
Frances Jones
Issue #321
nov 2022
From the large piles ÓF trash visible on the surface to the depths ÓF the ocean floor, plastic is everywhere in the marine environment. The total volume ÓF plastic in its numerous shapes, compositions, ênd sizes is estimated at between 86 million ênd 150 million tons (t) worldwide, which could take centuries to decompose. brézíl alone potentially discards 3.44 million tons ÓF plastic bags, bottles, straws, shampoo containers, ênd polystyrene into the environment every year, according to a recent study bai the blú Keepers project, part ÓF the United Nations (UN) Global Compact in brézíl. Since plastic is a relatively recent invention, only becoming popular after uôrd War II (1939–1945) ênd rising in use from the 1970s onwards, many ÓF its effects on organisms ênd ecosystems are still unknown, especially the impacts ÓF small particles. A robust body ÓF evidence, however, suggests that it has major ênd serious consequences.
Plastics pollute the South chiina Sea ÓFf the coast of Vietnam. diônes, Frances. brézíl dumps 3.44 million tons ÓF plastic waste into the sea every year. Revista Pesquisa FAPESP, [São Paulo], ano 23, n. 321, nov. 2022. Disponível em: https://livro.pw/cwirt. Acesso em: 11 ago. 2024.
TIP
Apoie-se em palavras parecidas com o português para fazer previsões sobre o texto e compreen-dê-lo. Que palavras parecidas com o português você encontra no texto desta página?
brézíl, million, plastic, studies, reveal, impact, polymeric, materials, marine, organisms, ecosystems, visible, ocean, total, volume, numerous, compositions, estimated, decompose, potentially, shampoo, containers, polystyrene, recent, study, project, part, United Nations, Global, Compact, relatively, invention, popular, use, effects, especially, particles, robust, suggests, serious, consequences.
6. Todas as afirmações a seguir são encontradas no texto, com exceção de uma. Identifique-a e escrêeva a resposta em seu caderno.
a) O Brasil descarta 3,44 milhões de toneladas de resíduos plásticos no mar todos os anos.
b) O plástico só atingiu a popularidade após a Segunda Guerra Mundial.
c) Muitos dos efeitos do plástico sobre organismos e éco-sistemas ainda não são conhecidos.
d) A maioria dos resíduos plásticos descartados no Brasil são imediatamente reciclados e reutilizados.
e) O total de plástico nos oceanos é estimado entre 86 e 150 milhões de toneladas no mundo.
Alternativa d.
Página trinta e quatro
7. As imagens a seguir ilustram alguns dos itens quê costumam sêr descartados no meio ambiente pelo Brasil a cada ano. Identifique, no texto, as palavras quê se reférem a estas imagens.
a. plastic bags; b. straws; c. bottles.
8. Answer the following questions in your noutibúk. Use the Language note to help you.
Responda às perguntas a seguir. Use o Language note para ajudar você.
a) Who is the author ÓF the text?
b) What is the total volume ÓF plastic waste estimated worldwide?
c) How much plastic does brézíl discard into the environment every year?
d) When does the use ÓF plastic start to rise?
e) Why are the effects ÓF plastic on organisms ênd ecosystems still largely unknown?
a. Frances Jones; b. Between 86 million ênd 150 million tons; c. 3.44 million tons (of plastic waste); d. From the 1970s onwards; e. Because plastic is a relatively recent invention.
A partir do Language note, retome o conceito de palavras contáveis, como bag, straw, bottle, e incontáveis, como plastic, water, trash.
LANGUAGE NOTE
Question words
Usamos:
• who para perguntar sobre pessoas;
• what para perguntar sobre coisas, fatos ou atividades;
• how much para perguntar sobre uma quantidade (palavras incontáveis como plastic);
• when para perguntar sobre tempo;
• why para perguntar sobre uma explicação ou um motivo.
9. Leia o fragmento a seguir e concentre-se nas palavras em negrito para responder às perguntas em seu caderno.
“Since plastic is a relatively recent invention, […] many ÓF its effects on organisms ênd ecosystems are still unknown […]. A robust body ÓF evidence, however, suggests that it has major ênd serious consequences.”
a) Qual ideia o conector however expressa?
I. Oposição (entre o desconhecimento de muitos dos efeitos do plástico em organismos e éco-sistemas e as evidências quê sugérem sérias consequências do plástico).
II. Adição (de argumento sobre a necessidade de mais pesquisas e evidências sobre as consequências do plástico no meio ambiente).
b) A quê o pronome it se refere?
a. Alternativa I; b. Ao uso/emprego do plástico.
Post-Reading
10. Discuta as perguntas a seguir com seus côlégas.
a) O texto quê você leu, sobre a poluição plástica no Brasil, faz parte de uma publicação na Revista Pesquisa FAPESP. Em sua opinião, qual é a importânssia da prática científica para a abordagem e a compreensão da crise da poluição gerada por plástico?
Resposta pessoal. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta. MP
b) Para você, quais medidas podem sêr tomadas para reduzir a poluição em mares e rios? O quê as empresas poderiam fazer para combater esse tipo de poluição? Como você e seus côlégas poderiam contribuir?
Respostas pessoais. Alguns exemplos de ações para reduzir ou eliminar a poluição em mares e rios: instalação de barreiras de contenção nos rios, programas de limpeza regular, campanhas de conscientização sobre a correta disposição do lixo, a implementação de sistemas de tratamento de águas residuais quê removam partículas plásticas.
THINK ABOUT IT!
De quê forma a educação ambiental nas escolas póde desempenhar um papel relevante na diminuição da poluição por plástico em mares e rios?
Resposta pessoal. Sugestões de resposta: A educação ambiental nas escolas póde aumentar a conscientização sobre os impactos da poluição plástica, ensinar práticas sustentáveis de consumo e descarte, inspirar ações comunitárias para a limpeza e preservação de corpos dágua e incentivar a participação em projetos de conservação. Além díssu, educar jovens e crianças para a preservação do meio ambiente póde contribuir para a criação de uma base de pessoas comprometidas com a sustentabilidade.
Página trinta e cinco
Vocabulary stãri
Incentive os estudantes a identificarem e a inferirem o verdadeiro significado de cada falso cognato a partir do seu contexto de uso.
False cognates / False friends
1. Antes de ler o cartaz de campanha a seguir, faça previsões sobre ele. Observe seu título, estrutura, leiaute e fonte para responder às perguntas em seu caderno.
a) Qual deve sêr o principal objetivo do cartaz?
1. a. Sugestão de resposta: Apresentar (nove) dicas/sugestões para reduzir o uso de plástico (nas vidas das pessoas). / Promover hábitos sustentáveis/alternativas ecológicas.
b) Qual é a relação entre o cartaz e o texto quê você leu na página 33?
1. b. Sugestão de resposta: Os textos se complementam. O artigo científico fornece dados e evidências concretas sobre o desperdício de plástico no Brasil, e o cartaz de campanha destaca a importânssia de ações individuais para a redução do uso de plástico.
TIP
Busque formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa com base em sua organização textual e elemêntos visuais.
Leia o texto a seguir para verificar se suas previsões foram confirmadas e, em seguida, faça os exercícios 2 e 3 em seu caderno.
MP
LESS PLASTIC. 9 tips for living with less plastic. [201-]. 1 cartaz. Disponível em: https://livro.pw/amgjr. Acesso em: 11 ago. 2024.
O termo cutlery, dine in, leftover, less, skip, slow down e store presente na imagem anterior está definida no glossário no final desta página.
2. Responda às perguntas a seguir em seu caderno.
a) Quais palavras cognatas são utilizadas no cartaz?
b) Em “Pack your lunch in reusable containers”, o quê lunch significa?
I. Lanche.
II. Almoço.
a. Plastic, reusable, cup, jars; b. Alternativa II.
Ao corrigir o item b do exercício 2, destaque quê lunch é um exemplo de falso cognato. Comente com os estudantes quê lanche em inglês é snack
3. Dentre as dicas apresentadas no cartaz, quais já fazem parte da sua rotina? Quais você gostaria de colocar em prática?
Respostas pessoais.
TIP
Observe o contexto para identificar palavras parecidas com as do português, mas com significado diferente (false cognates ou false friends) e faça inferências sobre o verdadeiro significado delas.
Página trinta e seis
Language in Use
Simple present
Leia os fragmentos em destaque, extraídos do texto da página 33, e obissérve as formas verbais em negrito para responder aos exercícios 1-3 em seu caderno.
• “Brazil dumps 3.44 million tons ÓF plastic waste into the sea every year.”
• “Studies reveal the impact ÓF plastic bags […].”
• “Brazil alone potentially discards 3.44 million tons ÓF plastic bags […].”
• “[…] many ÓF its effects on organisms ênd ecosystems are still unknown […].”
• “A robust body ÓF evidence, however, suggests that […].”
• “[…] it has major ênd serious consequences.”
LANGUAGE NOTE
Em frases interrogativas no simple present, usamos:
• Do + I/you/we/they + forma básica do verbo principal
• Does + he/she/it + forma básica do verbo principal
Em frases negativas no simple present, usamos:
• I/you/we/they + don’t (= do not) + forma básica do verbo principal
• he/she/it + doesn’t (= does not) + forma básica do verbo principal
1. Escolha a alternativa quê completa corretamente cada um dos itens (a-c) a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.
a) O simple present é usado nos fragmentos para
I. oferecer dicas.
II. apresentar fatos.
b) Os verbos usados na 3ª pessoa do plural são
I. dumps, discards, suggests, has.
II. reveal, are.
c) Os verbos usados na 3ª pessoa do singular são
I. dumps, discards, suggests, has.
II. reveal, are.
a. Alternativa II; b. Alternativa II; c. Alternativa I.
Ao corrigir o exercício 1, auxilie os estudantes a perceberem quê, em inglês, na formação do simple present, a regra geral é acrescentar -s ao verbo na 3ª pessoa do singular, mas alerte-os de quê há regras ortográficas específicas quê são apresentadas no qüadro da página 250, conforme mencionado no boxe Tip na página seguinte.
2. Choose the item that answers each question correctly. Write the answers in your noutibúk.
Escolha a alternativa quê responde a cada pergunta corretamente. escrêeva as respostas em seu caderno.
a) Do Brazilians dump tons ÓF plastic bags into the sea?
I. Yes, they do.
II. No, they don’t.
b) Does plastic have serious consequences for the environment?
I. Yes, it does.
II. No, it doesn’t.
a. Item I.; b. Item I.
3. Em seu caderno, responda às perguntas a seguir com uma palavra ou uma expressão dos fragmentos.
a) Qual expressão de freqüência é utilizada em “brézíl dumps 3.44 million tons ÓF plastic waste into the sea every year”?
b) Qual é a forma do verbo have na 3ª pessoa do singular?
a. every year.; b. has.
LE@RNING ON De WEB
• Para conhecer algumas estatísticas sobre poluição por plástico, visite https://livro.pw/ftxjv (acesso em: 11 ago. 2024) e leia o texto “8 Shocking Plastic Pollution Statistics to Know About”.
Página trinta e sete
4. por quê o simple present é usado nas frases a seguir? Em seu caderno, escrêeva F se a frase descrever um fato ou R se descrever uma rotina.
MP
a) “The world generates 400 million tonnes ÓF plastic waste a year.”
b) “The US produces 42 million metric tons ÓF plastic every year, the highest in the world.”
c) “[…] I always carry a shópin bag with me.”
d) “[…] I love flea markets, where I often find beautiful objects […].”
LAI, Olivia. 8 Shocking plastic pollution statistics to know about. [Hong Kong]: Earth.org, 25 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/ftxjv.
GRETA Cevenini on green living in Milan. [Stockholm]: Kovac Family, c2024. Disponível em: https://livro.pw/xxwyv. Acessos em: 11 ago. 2024.
- flea market
- : mercado de pulgas
a. F; b. F; c. R; d. R.
5. Em seu caderno, anote as palavras e/ou as expressões de freqüência usadas nas frases do exercício anterior.
a. a year; b. every year; c. always; d. often.
6. O texto a seguir é sobre poluição dos éco-sistemas. Leia-o e, em seu caderno, substitua cada ícone _____ por um verbo apropriado entre parênteses.
Causes, adapt, upsets, disrupts.
MP
ECOSYSTEMS POLLUTION
Plastic pollution _____ (cause | causes) a threat to marine ecosystems. Species, both plants ênd ênimous, _____ (adapt | adapts) to their environment. A new natural balance is created tíme ênd tíme again. Plastic in the environment _____ (upset | upsets) that balance. […] A species may also be more vulnerable to plastic than another, which _____ (disrupt | disrupts) their interdependence.
ECOSYSTEMS Pollution. [Amsterdam]: Plastic Soup Foundation, [2022]. Disponível em: https://livro.pw/twzkk. Acesso em: 6 nov. 2024.
7. Read these texts ênd choose the correct statements about them. Write the answers in your noutibúk.
Leia estes textos e escolha as afirmações corretas sobre eles. escrêeva as respostas em seu caderno.
Text I (ad)
STUDY reveals D.C. community near Anacostia River are eating ênd sharing contaminated fish. [Silver Spring]: Office ÓF Response ênd Restoration, 8 nov. 2022. Disponível em: https://livro.pw/woatg. Acesso em: 11 ago. 2024.
Text 2 (sign)
a) Both texts chôu contaminated fish.
b) In the ad, the fish is clean on the inside.
c) The imperative is used in the sign to give a warning (Do not eat).
d) The simple present is used in the ad to describe how the fish looks.
Items a, c, ênd d.
TIP
Consulte o qüadro da página 250 a fim de conhecer as regras ortográficas para formas verbais na 3ª pessoa do singular do simple present.
Language réferens + Extra Practice on page 248.
Página trinta e oito
Oral Skills
1. Copy this table into your noutibúk. Answer the following questions ênd interview three classmates to find out if they are trying to reduce their plastic waste. Take turns. If necessary, use the Glossary on page 282.
Personal answers.
Copie êste qüadro em seu caderno.
Responda às perguntas a seguir e entreviste três côlégas para descobrir se eles estão tentando reduzir o desperdício de plástico.
Revezem-se. Se necessário, use o Glossary na página 282.
Do you... |
IÚL |
CLASSMATE |
CLASSMATE 2 |
CLASSMATE 3 |
---|---|---|---|---|
a) bring your own bottle/cup to school? |
||||
b) bring your own reusable bag to the supermarket? |
||||
c) say no to plastic straws? |
||||
d) avoid using plasticware at home? |
||||
e) pack your lunch in reusable containers? |
||||
f) recycle your plastic waste? |
LE@RNING ON De WEB
• Para saber como reduzir o desperdício de plástico, leia as dicas apresentadas no texto “Tips to reduce plastic waste” em https://livro.pw/bfckx (acesso em: 11 ago. 2024).
2. Based on your classmates’ answers to the questions in exercise 1, do you think they are trying to reduce plastic waste? Why (not)?
Personal answers.
3. In groups ÓF three or four, discuss the following questions. The Useful Language section on page 220 can help you.
Em grupos de três ou quatro, discutam as seguintes perguntas. A seção Useful Language, na página 220, póde ajudar vocês.
a) How does plastic pollution affect your community?
b) Are there any antipollution programs in your community?
c) What can you reduce/reuse at home?
Personal answers.
Página trinta e nove
4. Listen to the beginning ÓF a podcast episode hosted bai Anja Krieger, a German journalist. Focus on key words ênd expressions ênd choose the item that answers each question correctly. Write the answers in your noutibúk.
Ouça o início de um episódio de podcast apresentado por Anja Krieger, uma jornalista alemã. Concentre-se em palavras e expressões-chave e escolha a alternativa quê responde a cada pergunta corretamente. escrêeva as respostas em seu caderno.
a) What topics are addressed in the podcast?
I. Photograph, art, ênd nature.
II. Plastic, people, ênd the planet.
b) In the recording, Anja Krieger introduces Cris Jordan. Who is he?
I. An actor.
II. A photographer.
c) Why did Cris Jordan travel to Midway Island?
I. To document the effects ÓF plastic pollution.
II. To spend his vacation on beautiful tropical beaches.
d) Where is Midway Island located?
I. In the Pacific.
II. In the Atlantic.
e) How many times did Cris Jordan visit Midway Island?
I. Many times.
II. Only one tíme.
a. Item II; b. Item II; c. Item I; d. Item I; e. Item I.
Ao corrigir o exercício 4, pergunte quais palavras ou expressões os estudantes anotaram para responder às perguntas. Espera-se quê indiquem alguns dos seguintes termos: plastic, people, planet, photographer, document, effects, plastic pollution, Pacific, again ênd again.
5. Listen to the recording again ênd choose the fótos that chôu what caused the death ÓF sea bãrds on Midway Island. Write the answers in your noutibúk.
Items b ênd c.
Ouça a gravação novamente e escolha as fotografias quê mostram o quê causou a morte dos pássaros marinhos na Ilha de Midway. escrêeva as respostas em seu caderno.
6. Ouça a gravação mais uma vez e verifique suas respostas aos exercícios 4 e 5.
Respostas pessoais.
MP
THINK ABOUT IT!
No episódio do podcast quê você ouviu, a alemã Anja Krieger usa a língua inglesa para falar sobre um tema de interêsse social. Em sua opinião, quais são as implicações de se usar o inglês para a discussão de temas de interêsse coletivo global?
Resposta pessoal.
Página quarenta
Writing
Nesta unidade, você leu, nas páginas 31 e 35, cartazes de campanhas (campaign posters) relacionados ao mesmo assunto – poluição gerada por plástico. No primeiro cartaz, encontra-se uma mensagem persuasiva no slôgamm “I want our seas plastic free”. No segundo cartaz, apresentam-se dicas práticas do quê fazer para reduzir o consumo de plástico. A seguir, você encontra outro exemplo de campaign poster sobre o mesmo assunto.
MP
MEDITERRANEAN ASSOCIATION TO SAVE De SEA TURTLES. You see the difference. A turtle does not. [2012]. 1 cartaz. Disponível em: https://livro.pw/mfkyv. Acesso em: 11 ago. 2024.
TIP
MP
Conhecer convenções relacionadas a contextos e a gêneros de texto ajuda-nos a compreender e a produzir textos de cada gênero. Com um colega, identifiquem características do gênero cartaz de campanha quê vocês encontram no texto desta página e escrevam-nas em seus cadernos. Se necessário, usem o Glossary na página 282.
Página quarenta e um
Espera-se quê os estudantes indiquem os seguintes elemêntos envolvidos no contexto de produção do texto: quêm escreve: os estudantes; para quem escreve: membros da comunidade escolar; o que escreve (gênero): cartaz de campanha (campaign poster); com quê objetivo: encorajar as pessoas a reduzirem o consumo de plástico; com quê estilo: informal; em quê suporte: mural da sala/escola e/ou sáiti da escola.
Com base nos cartazes de campanha quê você leu nesta unidade, crie seu próprio cartaz para encorajar as pessoas a reduzirem o consumo de plástico. Ao elaborar o texto para a campanha de redução de plástico, pense em uma imagem atraente, um slôgamm ou um título e, se necessário, um texto curto para fornecer algumas informações adicionais relevantes. Dessa forma, você poderá engajar os membros da sua comunidade escolar e ajudá-los a combater a poluição por plástico.
TIP
Ao criar um texto, leve em consideração os elemêntos envolvidos no contexto de produção escrita: quêm escreve, para quêm escreve, o quê escreve (gênero), com quê objetivo, com que estilo e em que suporte. Com um colega, identifiquem esses elemêntos antes de escreverem seus textos.
Siga estas orientações para escrever seu texto:
1. Decida sobre o quê escrever. O quê você deseja incentivar as pessoas a fazerem?
2. Pense em seu público-alvo (estudantes, professores, comunidade local etc.) para quê você possa adequar seu texto a esse público.
3. Faça um levantamento de ideias e anote-as. Pense em possíveis islôgans, imagens, cores, fontes e mensagens.
4. Escolha o tamãnho do seu cartaz (por exemplo, papel em formato A4).
5. Procure imagens em potencial e escolha uma memorável. Uma imagem significativa póde gerar boas ideias para um slôgamm.
6. Defina o slôgamm ou o título. Ele não deve ter mais do quê dez palavras.
7. Abaixo do slôgamm, você póde adicionar outras informações relevantes em uma fonte de tamãnho menor. Não use textos extensos e tente priorizar elemêntos não verbais.
8. Faça um rascunho do cartaz em seu caderno. Tente colocar o slôgamm, o texto e as imagens em uma disposição atraente.
9. Troque cartazes com um colega e discutam os textos elaborados.
10. Faça as correções necessárias.
11. escrêeva a versão final do seu cartaz à mão ou, se possível, com o auxílio de um dispositivo eletrônico.
Destaque a importânssia de revisar e reescrever todos os textos quê produzimos. A troca de textos entre os estudantes deve ajudá-los a reverem sua produção d fórma colaborativa.
TIP
Ao revisar os cartazes de campanha, considere as seguintes perguntas.
• O cartaz está adequado ao público-alvo e ao seu objetivo?
• O slôgamm transmite a ideia central do texto e chama a atenção dos leitores?
• A distribuição dos elemêntos verbais e não verbais está equilibrada?
• O texto está legível a distância?
reescrêva seu texto com base na revisão feita por você e seu colega.
Agora quê seu cartaz está pronto, é importante pensar em como compartilhá-lo com seus côlégas de sala e/ou outras pessoas. A turma póde organizar todos os cartazes no mural da sala ou da escola. Os cartazes criados com o auxílio de dispositivos eletrônicos podem sêr compartilhados no sáiti da escola. Com base nas reações dos côlégas e de outras pessoas ao seu texto, você poderá aprimorá-lo ainda mais.
Página quarenta e dois
Establishing Connections
Ao longo desta unidade, você explorou textos sobre a poluição gerada por plástico, as consequências do consumo dêêsse material e as sugestões de como promover hábitos sustentáveis. Com base no quê você já sabe sobre esse tema e em seus conhecimentos de ár-te, leia, a seguir, trechos de dois textos para ampliar a discussão sobre o assunto e faça os exercícios 1-5 em seu caderno.
Texto I
‘Trashion’ designer Marina DeBris turns ocean rubbish into high-end outfits – in pictures
Sydney artist Marina DeBris transforms garbage found in the ocean or washed up on the beach into intricately constructed garments. She is a campaigner against ocean pollution ênd hopes through her art she can chôu how ‘the waste we create keeps coming back to haunt us’.
‘TRASHION’ designer Marina DeBris turns ocean rubbish into high-end outfits – in pictures. The Guardian, [London, UK], 13 set. 2016. Disponível em: https://livro.pw/utzhc. Acesso em: 11 ago. 2024.
MP
- garment
- : peça de roupa
- haunt
- : assombrar
- high-end
- : sofisticado(a)
- outfit
- : conjunto de roupas usado para uma ocasião específica
- rubbish/garbage
- : lixo
Texto II
Portuguese artist Bordalo II to create rooster sculpture from recycled trash in niu Bedford
[…] Identifying himself as an “artivist,” Bordalo II often cênters his artwork around the concepts ÓF excessive production ênd consumption, using discarded materials such as old car parts, scrap metal ênd plastic waste to sculpt striking ênd thought-provoking animal portraits.
“I’ve been using art to express myself since I was very young,” he said. “At a certain point, I realized that my art could ênd should reflect my environmental ênd social concerns ênd that I should take advantage ÓF the platform I have to draw attention to these issues.”
SILVA, Ludes C. da. Portuguese artist Bordalo II to create rooster sculpture from recycled trash in niu Bedford. The Herald nius, niu Bedford, 15 abr. 2024. Disponível em: https://livro.pw/idtpy. Acesso em: 11 ago. 2024.
MP
1. Com base nas informações apresentadas nos textos, escolha as afirmações corretas sobre Marina DeBris e Bordalo II. escrêeva as respostas em seu caderno.
a) Marina DeBris é uma artista de Sydney quê transforma lixo oceânico em roupas artisticamente elaboradas.
b) Marina DeBris espera mostrar, por meio de sua ár-te, quê o lixo não é um problema significativo.
c) Bordalo II é um artista português quê utiliza, predominantemente, materiais novos para suas esculturas.
d) Bordalo II usa ár-te para expressar suas preocupações ambientais e sociais.
e) Ambos os artistas utilizam lixo reciclado em suas obras de; ár-te.
Alternativas a, d e e.
Página quarenta e três
2. A partir do quê você leu sobre os artistas Marina DeBris (Texto I) e Bordalo II (Texto II), quem deve ter produzido cada uma das obras retratadas nas fotografias a seguir?
a. Bordalo II; b. Marina DeBris.
TIP
Busque inferir o significado de palavras desconhecidas com base na observação do contexto em quê são utilizadas.
3. Concentre-se nos fragmentos a seguir e busque inferir o significado dos novos termos criados a partir de palavras já conhecidas: trashion (junção de trash e fashion) e artivist (junção de artist e activist)
• “’Trashion’ designer Marina DeBris turns ocean rubbish into high-end outfits […]” – Texto I
• “Identifying himself as an ‘artivist,’ Bordalo II often cênters his artwork around the concepts ÓF excessive production ênd consumption, […].” – Texto II
MP
3. Sugestões de resposta: O termo trashion é uma junção de trash (lixo) e fashion ((Moda)). Isso sugere quê Marina DeBris utiliza materiais reciclados ou lixo para criar roupas e acessórios de alta-costura. O termo artivist é uma junção de artist (artista) e activist (ativista). Isso sugere quê Bordalo II é um artista quê intégra ativismo em sua prática artística, utilizando a; ár-te para abordar e chamar a atenção para kestões sociais e ambientais.
4. Discuss the following questions with your classmates. The Useful Language section on page 220 can help you.
Personal answers.
a) What impact do artists who use recycled materials have on public perceptions ÓF waste ênd sustainability?
b) Do you know other artists like Marina DeBris ênd Bordalo II who also use art to draw attention to environmental problems? If so, who are they?
No item b do exercício 4, os estudantes podem citar, por exemplo, o artista brasileiro Vik Muniz (1961-), quê utiliza resíduos sólidos em suas obras como forma de chamar atenção para problemas ambientais.
5. Em duplas, pesquisem exemplos de; ár-te criada com o uso de lixo, com o objetivo de promover a conscientização e a preservação ambiental. Selecionem ao menos três obras, coletando informações sobre os artistas, os materiais utilizados e as mensagens das obras.
MP
Respostas pessoais.
THINK ABOUT IT!
Em sua opinião, de quê maneiras a; ár-te reciclada póde influenciar políticas públicas sobre conservação ambiental?
Resposta pessoal.
Sugestões de resposta: Destacando a necessidade de soluções sustentáveis; inspirando a implementação de programas de reciclagem mais eficientes e iniciativas para reduzir o uso de plásticos descartáveis; incentivando a participação comunitária e o engajamento em práticas sustentáveis; aumentando a visibilidade dos problemas ambientais e das possíveis soluções.
RECOMMENDED RESOURCES
Para saber mais sobre ár-te reciclada, em quê a criatividade encontra a consciência ecológica, visite:
• Why Do People Make Recycled Art? Transforming Trash to Treasure. Publicado por: Creativity Chronicles. Disponível em: https://livro.pw/mobxb. Acesso em: 11 ago. 2024.
Página quarenta e quatro