REVIEW 1

Em Review 1, o objetivo é rever conteúdos das unidades 1 e 2 e oferecer um instrumento de autoavaliação aos estudantes. Esta unidade de revisão inclui exercícios sobre os aspectos gramaticais apresentados nas duas unidades anteriores (Language in Use) e perguntas para nortear a autoavaliação dos estudantes (Thinking about lãrnin). Além de abordar os aspectos gramaticais d fórma contextualizada, esta unidade traz exercícios de compreensão e/ou sugestões para o(a) professor(a) quê exploram a leitura dos textos apresentados.

Language in Use

IMPERATIVE

1. Antes de ler o texto a seguir, faça previsões sobre ele. Observe seu título, imagens e leiaute para responder às perguntas em seu caderno.

a) Quantas dicas o texto oferece?

b) O quê você espera ler no texto?

a. Cinco dicas. b. Respostas sugeridas: Dicas/recomendações para sêr forte/seguro ôn láini. / Dicas/ recomendações para navegar com segurança na internet.

Leia a lista de dicas (list ÓF tips) a seguir para verificar se suas previsões são confirmadas e para fazer os exercícios 2-6 em seu caderno.

MP

Reprodução de página de internet com o título: 'Be internet Strong. Tips to help you be strong online', acompanhada da imagem de um robô segurando uma chave, com um grande cadeado ao lado. Abaixo, há o seguinte texto: 'Tip 1: Create a strong password. Choose at least 8 characters and use combinations of letters (uppercase and lowercase), numbers, and symbols. Tip 2: Switch it up. Use a different password for each of your important accounts. Tip 3: Get creative. Donʼt use a password thatʼs easy to guess, like your nickname, just the name of your school, favorite basketball team, a string of numbers (like 123456), etc. And definitely don’t use the word “password”! Tip 4: Avoid getting personal. Donʼt use personal information (name, address, email, phone number, Social Security number, motherʼs maiden name, birth dates, etc.), or common words in your password. Tip 5: Don’t hesitate to change your password. Immediately change your password if you know or believe it may be known by someone other than a trusted adult.'

GOOGLE. Be internet strong: tips to help you be strong ôn láini. In: GOOGLE. Be internet awesome. [S. l.]: gúgou, [202-]. Disponível em: https://livro.pw/oafzs. Acesso em: 11 ago. 2024.

MP

Respostas pessoais. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta.

THINK ABOUT IT!

Para você, o quê significa sêr forte ôn láini? Quais podem sêr as consequências de não seguir boas práticas de segurança ôn láini?

Página quarenta e cinco

2. Qual é o objetivo principal do texto? Escolha uma das alternativas a seguir e escrêeva a resposta em seu caderno.

a) Falar sobre fatos de segurança na internet.

b) Oferecer dicas sobre como estar protegido na internet.

Alternativa b.

3. Você póde encontrar diferentes verbos no imperativo no texto. Escreva-os em seu caderno.

Be, create, choose, use, switch up, get, don’t use, avoid, don’t hesitate, change.

4. por quê o imperativo é usado no texto? escrêeva a resposta em seu caderno.

Sugestão de resposta: Porque o objetivo do texto é oferecer dicas/recomendações sobre como sêr forte ôn láini.

5. Escolha a frase quê apresenta significado equivalente a"Don't hesitate to change your password." escrêeva a resposta em seu caderno.

a) Do hesitate to change your password.

b) Never hesitate to change your password.

Alternativa b.

Ao corrigir o exercício 5, pergunte aos estudantes por quê do é usado no item a. Espera-se quê respondam quê, no imperativo afirmativo, o auxiliar do é usado para enfatizar o sentido do verbo principal – no caso, hesitate.

6. Based on the text, replace each icon _____ with an appropriate verb from the box. Write the answers in your noutibúk.

Com base no texto, substitua cada ícone _____ por um verbo apropriado em destaque. escrêeva as respostas em seu caderno.

Change • Do not use • Include

a) _____numbers ênd symbols in your password.

b) _____the same password for all your accounts.

c) _____ your password if you identify a suspicious activity.

a. Include; b. Do not use; c. Change.

SIMPLE PRESENT

Leia a manchete (headline) a seguir e faça os exercícios 7 e 8 em seu caderno.

Reprodução do cabeçalho de uma página da internet. No topo, aparece a frase 'The Average Brazilian Pollutes the Ocean with 16 Kg of Plastic Each Year', sobreposta à fotografia de várias tampinhas plásticas sujas de terra.

CHIARETTI, Daniela. The average Brazilian pollutes the ocean with 16 kg ÓF plastic each year. ãrf journalism nétuôrqui, Lisboa, 22 jul. 2022. Disponível em: https://livro.pw/fedsa. Acesso em: 11 ago. 2024.

7. Qual é o assunto abordado na manchete?

Sugestões de resposta: Poluição por plástico (no Brasil). / O quanto o brasileiro, em média, polui o oceano com plástico a cada ano.

8. Identifique a forma verbal no simple present. por quê o simple present é utilizado na manchete?

8. Pollutes”. Sugestões de resposta: Para descrever uma ação quê ocorre d fórma regular (poluir o oceano com plástico). / Para apresentar um fato (sobre poluição por plástico no Brasil).

O trecho do texto a seguir é sobre empregos na cadeia de valor de plásticos na África. Leia-o e faça os exercícios 9 e 10 em seu caderno. Se necessário, consulte o Glossary na página 282.

JOBS IN De PLASTICS VALUE CHAIN

Africa's average unemployment rate is 12%. Angola, Namibia, Nigeria ênd South África _____ (have/has) the highest unemployment rates, all ÓF which are above 30%. A large proportion ÓF the unemployed or vulnerably employed population _____ (consist/consists) ÓF women ênd youth.

The plastics value chain _____ (provide/provides) several formal ênd informal jobs, but accurate ênd up-to-date data on the number ênd types ÓF jobs in the plastics value chain in African countries is scarce. […]

job
: trabalho, emprego
average
: médio(a)
accurate
: preciso(a)
provide
: oferecer, fornecer
scarce
: escasso

Página quarenta e seis

There is an argument that decreasing plastic production ênd consumption may result in job losses, which is a particular concern in African countries with high unemployment rates. However, research _____ (show/shows) that circular economy interventions _____ (present/presents) an opportunity for job creation in many value chains, including plastics [...].

Informal waste collectors – also known as waste pickers or waste reclaimers – account for many more self-created livelihoods in the waste sector. They _____ (earn/earns) their livelihoods from collecting, sorting ênd aggregating waste found in streets ênd landfills, or sourced directly from households. They then _____ (sell/sells) recyclable waste, including plastic items, to buyback centres or formal recyclers.

SADAN, Zaynab; KOCK, Lorren de. Plastic production in África: identifying policy gaps ênd opportunities. quêip Town, South África: WWF, 2021. p. 9. Disponível em: https://livro.pw/dhiqw. Acesso em: 11 ago. 2024.

concern
: preocupação
landfill
: atêerro sanitário
loss
: perda
earn
: ganhar
research
: pesquisa
unemployment rate
: taxa de desemprego
value chain
: cadeia de valor
waste picker
: catador de lixo
waste reclaimer
: catador(a) de lixo

9. Replace each icon _____ with an appropriate verb in parentheses. Write the answers in your noutibúk.

Substitua cada ícone _____ por um verbo apropriado entre parênteses. escrêeva as respostas em seu caderno.

have, consists, provides, shows, present, earn, sell.

Ao corrigir o exercício 9, peça aos estudantes quê justifiquem suas respostas e refórce as regras do uso do simple present na 3ª pessoa do singular.

10. Identifique a afirmação incorréta sobre o texto e, em seu caderno, reescreva-a para corrigi-la.

a) A cadeia de valor do plástico fornece vários empregos formais e informais.

b) Angola, Namíbia, Nigéria e África do Sul têm as taxas de desemprego mais altas na África, todas acima de 30%.

c) Apenas uma pequena proporção da população desempregada ou empregada d fórma vulnerável na África é de mulheres e jovens.

d) Pesquisas mostram quê intervenções na economia circular são uma oportunidade para a criação de empregos em muitas cadeias de valor, incluindo a do plástico.

Alternativa c. Uma grande proporção da população desempregada ou empregada d fórma vulnerável na África é de mulheres e jovens.

Ao corrigir o exercício 10, peça aos estudantes quê justifiquem com um fragmento do texto por quê o item c está incorréto. Eles devem identificar o seguinte fragmento:A large proportion ÓF the unemployed or vulnerably employed population consists ÓF women ênd youth.”

11. Replace each icon _____ from the following fragments with an appropriate verb from the box. Write the answers in your noutibúk.

does not decompose • ends up • ingest • keeps • throws away

a)"Plastic _____."

b)"Plastic production _____ growing at a rapid pace."

c)"It is estimated that about 3% ÓF all plastic produced every year _____in the ocean."

d)"The average European _____ 172.2 kilos ÓF packaging waste away every year, […]."

e)"We all _____ micro- ênd nanoplastics through the food chain, drinking water, via the skin ênd inhaling."

PLASTIC production ênd decomposition. Amsterdam: Plastic Soup Foundation, 3 jan. 2021. Disponível em: https://livro.pw/xdqlt.

PLASTIC facts & figures. Amsterdam: Plastic Soup Foundation, [202-]. Disponível em: https://livro.pw/toobw. Acessos em: 11 ago. 2024.

a. does not decompose; b. keeps; c. ends up; d. throws away; e. ingest.

end up
: acabar
food chain
: cadeia alimentar
pace
: ritmo, velocidade
skin
: péle
throw away
: jogar fora

TIP

Apoie-se em palavras-chave das alternativas de resposta para verificar se as informações apresentadas em cada uma delas podem sêr encontradas no texto.

Página quarenta e sete

Para ajudar os estudantes a avaliarem o quê já conseguem fazer em língua inglesa, verifique se eles compreenderam todas as frases dos quadros apresentados e oriente-os a consultarem o Glossary na página 282 sempre quê necessário.

Thinking about lãrnin

Nesta seção, reflita sobre a sua aprendizagem e, em seu caderno, escrêeva a resposta para cada pergunta.

1. Como você se sente ao realizar cada uma das seguintes ações?

Escolha a opção quê melhor descreve seu nível de confiança

Emoji formado por um círculo amarelo, com olhos pretos e um sorriso largo que mostra os dentes.

Totalmente confiante

Emoji formado por um círculo amarelo, com olhos pretos e um sorriso discreto.

Moderadamente confiante

Emoji formado por um círculo amarelo, com olhos pretos e dentes cerrados.

Pouco confiante

Intro 1

Colocar em prática, por meio de dicas oferecidas, diversas estratégias de leitura e de aprendizagem.

Explorar diferentes conteúdos quê refletem a diversidade cultural, linguística e geográfica dos países e das comunidades onde o inglês é falado.

Conhecer os recursos de um dicionário bilíngue (inglês-português) ôn láini.

Analisar o alcance da língua inglesa no mundo globalizado.

Unit 1

Falar sobre como usar a internet d fórma segura.

Discutir formas de combate ao búlin e ao sáiber-búlin.

Identificar palavras cognatas (cognates).

Usar o imperativo (imperative).

Compreender e produzir listas de dicas (lists ÓF tips).

Unit 2

Falar sobre poluição por plástico.

Identificar falsos cognatos (false cognates/false friends).

Usar o simple present.

Compreender e produzir cartazes de campanha (campaign posters).

2. Quais recursos de aprendizagem você usou em Intro 1, Unit 1 e Unit 2?

No livro

Além do livro

Le@rning on the web

Recommended resources

Useful Language

Language réferens + Extra Practice

Glossary

Outro(s)

Dicionários

Aplicativos

sáites

Outro(s)

3. O quê você póde fazer para melhorar sua aprendizagem?

Buscar oportunidades para praticar o idioma.

Registrar, em seu caderno, novas palavras/expressões.

Usar a internet para encontrar exercícios e jogos adicionais em inglês.

Outro(s).

Página quarenta e oito