UNIT 3
GETTING NILS ONLÁINE
Getting Started
Na seção Getting Started, objetiva-se explorar o tema central da unidade (consumo de notícias ôn láini) a partir da ativação do conhecimento prévio dos estudantes e do vocabulário já conhecido por eles. Para isso, os estudantes devem relacionar o título da unidade às imagens e ao cartum apresentados.
• Com base no título da unidade, Getting nius on láine, nas imagens e no cartum a seguir, quais assuntos você espera encontrar nesta unidade?
MP
Sugestões de resposta: Consumo de notícias ôn láini/na internet. / Confiabilidade das notícias veiculadas. / Avaliação da veracidade de notícias na internet. / Identificação de fêik news (notícias falsas).
• Segundo o cartum, qual é a principal notícia do momento (the leading news story)? Qual é a reação do homem?
Sugestões de resposta: Segundo o cartum, a principal notícia do momento é sobre notícias falsas (fêik news). A reação do homem é dizêr quê isso é uma má notícia (bad news).
STAHLER, Jeff. [Seems that'fake news' is the leading news story]. [S. l.]: GoComics, 7 dez. 2016. Disponível em: https://livro.pw/fyxni. Acesso em: 12 ago. 2024.
Página quarenta e nove
NESTA UNIDADE, VOCÊ VAI...
Professor(a), consulte os conteúdos referentes à unidade 3
na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a sugestões para a ampliação de atividades, a informações de natureza cultural e/ou linguística e a orientações detalhadas para a etapa de correção de exercícios. O ícone, localizado ao lado de exercícios, textos, imagens e/ou bókses desta unidade, indica quê você poderá encontrar, na referida seção, conteúdos relevantes sobre o assunto em foco.
• falar sobre o consumo de notícias na era digital;
• discutir formas de combate à desinformação e às fêik news;
• identificar grupos nominais em inglês (noun phrases);
• usar o present continuous;
• compreender e produzir manchetes (headlines) de jornais, revistas e sáites de notícias;
• estabelecer conexões com Educação Digital.
Página cinquenta
Reading Comprehension
Pre-Reading
1. These fótos chôu people consuming news differently. In your noutibúk, write the captions for the fótos as in the example. Use the captions from the box.
Estas fotografias mostram pessoas consumindo notícias de maneiras diferentes. Em seu caderno, escrêeva as legendas para as fotografias como no exemplo. Use as legendas a seguir.
• She’s using her smartphone.
• They’re watching the news on Tevê.
• He’s listening to a podcast.
• She’s reading the newspaper.
Example: a. He’s listening to a podcast.
b. They’re watching the news on Tevê.; c. She's reading the newspaper.; d. She's using her smartphone.
2. In pairs, ask ênd answer the following questions. The Useful Language section on page 220 can help you.
a) Do you have access to the internet?
Personal answer.
b) If so, how do you usually get news ôn láini?
Personal answer.
• I follow different websites.
• I use social medía platforms.
• I use an artificial intelligence assistant.
• I watch videos from my favorite influencers.
• I read respected ôn láini newspapers ênd magazines.
• Óder. Which one(s)?
c) If you have access to the internet, how do you usually communicate with other people ôn láini?
Personal answer.
3. Antes de ler o texto a seguir, faça previsões sobre ele. Observe seu título, imagem acompanhada de legenda e fonte para responder às perguntas em seu caderno.
a) A qual ferramenta tecnológica o texto se refere?
b) A quem essa invenção beneficia?
c) Quais temas devem sêr abordados no website em quê o texto foi publicado?
3. a. A um aplicativo. / Ao aplicativo Linklado.; b. Aos indígenas brasileiros.; c. Temas relacionados à tecnologia/inovação/ tendências na área da tecnologia.
Página cinquenta e um
Reading
4. Leia o trecho do texto a seguir para verificar se suas previsões são confirmadas.
MP
Resposta pessoal.
App lets Indigenous Brazilians connect in own languages
bai Morrráméd RACHEDI
For Indigenous communities in the Brazilian Amazon, getting ôn láini is a challenge. Now, a smartphone app is meikin it easier to connect bai allowing them to use their own native languages.
Hyper-connected brézíl has more cell phones than people—over 250 million, for a population ÓF 203 million, according to communications consultancy Teleco.
But even when they have smartphones ênd internet connections, the sprawling country’s 1.7 million Indigenous inhabitants have often been excluded from the connectivity revolution, since devices typically have keyboards in Brazilian Portuguese ênd not Indigenous languages.
“Linklado,” an app developed bai two young friends from the Amazon region, offers a fix: It is a digital keyboard enabling native communities to write with the mix ÓF Latin letters, bars, swoops, accents ênd other marks used in many Indigenous alphabets in brézíl.
Launched in 2022, it is helping Indigenous users communicate with each other ênd the world, whether from far-flung villages deep in the Amazon or the cities ênd towns that dot the region.
Cristina Quirino Mariano, a member ÓF the Ticuna people, writes a message using the Linklado app in Manaus (AM), northern brézíl, 2024.
RACHEDI, Morrráméd. App lets Indigenous Brazilians connect in own languages. Tech Xplore, [s. l.], 30 jan. 2024. Disponível em: https://livro.pw/wwmtq. Acesso em: 12 ago. 2024.
- allow/let
- : permitir
- far-flung village
- : vilarejo remoto
- fix
- : solução
- own
- : próprio(a)
- sprawling
- : extenso(a), vasto(a)
5. O texto lido é uma notícia publicada em um sáiti britânico sobre tecnologia. Escolha, a seguir, a alternativa quê indica o objetivo do texto. escrêeva a resposta em seu caderno.
a) Descrever as funcionalidades do teclado digital Linklado.
b) Anunciar o lançamento do aplicativo Linklado em Manaus.
c) Homenagear os dois jovens da região amazônica quê desenvolveram o aplicativo.
d) Denunciar a exclusão da revolução da conectividade sofrida pelas comunidades indígenas brasileiras em um país hiperconectado.
e) Apresentar como o aplicativo Linklado está ajudando as comunidades indígenas brasileiras a se conectarem e a se comunicarem em suas próprias línguas.
Alternativa e.
TIP
Para identificar mais facilmente a ideia principal de um texto, obissérve o título ou a manchete e a primeira frase ou parágrafo.
Página cinquenta e dois
6. What do the following numbers refer to? Match the columns. Write the answers in your noutibúk.
A quê se reférem os seguintes números? Correlacione as colunas. escrêeva as respostas em seu caderno.
a) 250 million
b) 203 million
c) 1.7 million
d) 2022
I. Refere-se ao total da população brasileira.
II. Refere-se ao número de celulares no Brasil.
III. Refere-se ao ano em quê Linklado foi lançado.
IV. Refere-se ao número de habitantes indígenas no Brasil.
a. II; b. I; c. IV; d. III.
7. Encontre um fragmento no texto quê confirma cada uma das afirmações a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.
a) Acessar a internet é um grande desafio para as comunidades indígenas na Amazônea brasileira.
a. “For Indigenous communities in the Brazilian Amazon, getting ôn láini is a challenge.”;
b) Os dispositivos, no Brasil, costumam ter teclados apenas em português brasileiro e não em línguas indígenas.
b. “[…] devices typically have keyboards in Brazilian Portuguese ênd not Indigenous languages”;
c) Muitos alfabetos indígenas, no Brasil, utilizam uma mistura de lêtras latinas, barras, curvas, acentos e outros sinais para representar suas línguas.
c. “[…] the mix ÓF Latin letters, bars, swoops, accents ênd other marks used in many Indigenous alphabets in Brazil.”
8. Qual abreviação é utilizada no texto para se referir ao aplicativo para smartphone?
8. App.
Ao corrigir o exercício 8, comente com os estudantes quê app é a forma abreviada de application.
9. Observe os dois fragmentos a seguir e escolha a alternativa quê indica corretamente a relação entre eles. escrêeva a resposta em seu caderno.
Alternativa b.
I. “For Indigenous communities in the Brazilian Amazon, getting ôn láini is a challenge.”
II. “Now, a smartphone app is meikin it easier to connect bai allowing them to use their own native languages.”
a) O fragmento II contradiz o fragmento I, mostrando quê as comunidades indígenas não enfrentam mais dificuldades para acessar a internet.
b) O fragmento II apresenta uma solução para o problema mencionado no fragmento I, destacando como um aplicativo está ajudando as comunidades indígenas a se conectarem à internet.
THINK ABOUT IT!
Segundo o texto, há mais celulares do quê pessoas no Brasil. Quais desafios ambientais podem surgir do fato de havêer mais celulares do quê pessoas no país? Apesar do grande número de celulares, nem todas as pessoas têm acesso a eles. Em sua opinião, quê impactos essa exclusão digital póde ter na ssossiedade brasileira? Você acredita quê basta ter um celular para uma pessoa estar incluída digitalmente? Por quê?
Respostas pessoais. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta. MP
Post-Reading
10. Discuta as perguntas a seguir com seus côlégas.
10. Respostas pessoais.
Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta. MP
a) O desenvolvimento de tecnologias adaptadas às necessidades dos usuários, como a criação de teclados digitais quê suportem línguas indígenas, póde contribuir para a inclusão digital de diversas comunidades indígenas no Brasil. Quais outras medidas podem sêr tomadas para garantir a inclusão digital dêêsses povos?
b) Como a inclusão digital póde beneficiar as comunidades indígenas brasileiras?
Página cinquenta e três
Vocabulary stãri
Explique aos estudantes quê entender a estrutura usual do sintagma (ou grupo) nominal auxilia a sua compreensão e, por consequência, a compreensão de textos em quê sintagmas nominais exercem funções importantes.
Noun phrases
1. Leia os fragmentos a seguir, extraídos do texto da página 51, e obissérve as palavras em negrito. Em seguida, substitua cada ícone _____ por uma dessas palavras em negrito para completar as frases em seu caderno.
• “App lets Indigenous Brazilians connect in own languages.”
• “Hyper-connected brézíl has more cell phones than people [...]."
a) Em “Indigenous Brazilians”, a palavra _____ é modificada por Indigenous, ou seja, Indigenous caracteriza um grupo específico de brasileiros. Dessa forma, “Indigenous Brazilians” refere-se, especificamente, aos brasileiros quê pertencem às comunidades indígenas.
b) Em “hyper-connected brézíl”, a palavra _____ é modificada por hyper-connected, ou seja, hyper-connected caracteriza o Brasil. Dessa forma, “hyper-connected brézíl” corresponde a “Brasil hiperconectado”.
a. Brazilians; b. brézíl.
2. Observe as combinações com languages e alphabet e escolha as afirmações corretas a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.
O objetivo do exercício 2 não é ensinar classes de palavras, mas levar os estudantes a identificarem o núcleo de um grupo nominal (que é um substantivo) e as palavras quê o modificam (artigos, pronômes, adjetivos etc.). Destaque quê, em inglês, a posição mais comum dos adjetivos em um grupo nominal é antes do substantivo, como em Indigenous languages.
a) Em cada expressão, languages sempre é a palavra principal (núcleo).
b) A palavra language é modificada por Indigenous, Latin e their own native.
c) É possível inverter a ordem das palavras de modo quê languages seja a primeira.
d) Em Indigenous languages, o adjetivo Indigenous caracteriza o substantivo languages.
e) O substantivo alphabet é modificado por Portuguese e Indigenous.
f) Em Portuguese alphabet e Indigenous alphabet, alphabet é a palavra principal, mas, em simplified Arabic alphabet, o núcleo é simplified.
Alternativas a, b, d e e.
3. Copy the following noun phrases into your noutibúk ênd underline the main words as in the example. If necessary, go back to the text on page 51 to refer to the noun phrases.
Copie os seguintes grupos nominais em seu caderno e sublinhe as palavras principais como no exemplo. Se necessário, volte ao texto na página 51 para consultar os grupos nominais.
Example: a. Indigenous communities
b) a smartphone app
c) internet connections
d) the connectivity revolution
e) Brazilian Portuguese
f) two young friends
g) the Amazon region
h) a digital keyboard
b. app; c. connections; d. revolution; e. Portuguese; f. friends; g. region; h. keyboard.
Página cinquenta e quatro
Language in Use
Present continuous
1. Leia os fragmentos a seguir, extraídos do texto da página 51, e obissérve as formas verbais em negrito. Em seguida, escolha o item quê completa cada frase. escrêeva as respostas em seu caderno.
• “Now, a smartphone app is meikin it easier to connect […].”
“[…] it is helping Indigenous users communicate […].”
a) O present continuous é usado nos fragmentos para
I. descrever ações habituais ou rotineiras.
II. falar sobre mudanças quê estão acontecendo na atualidade.
b) O present continuous é formado por
I. verbo auxiliar be (am/is/are) + verbo principal com a terminação -ing.
II. verbo principal com a terminação -ing.
a. Alternativa II.; b. Alternativa I.
As frases a seguir são as legendas das fotografias usadas no exercício 1 da página 50. Leia-as novamente e responda aos exercícios 2-4 em seu caderno.
• She’s using her smartphone.
• They’re watching the news on Tevê.
• He’s listening to a podcast.
• She’s reading the newspaper.
2. Para quê o present continuous foi usado nas frases anteriores? escrêeva a resposta em seu caderno.
a) Para descrever ações quê estão em progresso.
b) Para falar sobre mudanças quê estão acontecendo na atualidade.
Alternativa a.
3. Copie as quatro frases em seu caderno e sublinhe as formas verbais no present continuous.
3. She’s using her smartphone.; They’re watching the news on Tevê.; He’s listening to a podcast.; She’s reading the newspaper.
4. Agora, obissérve os verbos principais com a terminação -ing. O quê acontece com os verbos quê terminam em -e? escrêeva a resposta em seu caderno.
a) Adiciona-se a terminação -ing ao -e.
b) Substitui-se o -e pela terminação -ing.
Alternativa b.
Read the following headlines ênd do exercises 5-10 in your noutibúk.
Leia as seguintes manchetes e faça os exercícios 5-10 em seu caderno.
I. Social medía is meikin kids sad ênd it's bad news for democracy
vã Badham
BADHAM, vã. Social medía is meikin kids sad – ênd it’s bad news for democracy. The Guardian, [Londres], 23 mar. 2024. Disponível em: https://livro.pw/hnmhl. Acesso em: 12 ago. 2024.
II. Community radio: young South Africans are helping shape the news through social medía
NKOALA, Sisanda; MAKWAMBENI, Blessing; MATSILELE, Trust. Community radio: young South Africans are helping shape the news through social medía. The Conversation, [São Paulo], 22 out. 2023. Disponível em: https://livro.pw/tlybh. Acesso em: 13 ago. 2024.
- shape
- : moldar, influenciar
Página cinquenta e cinco
III. Beijing is considering ways to limit children's use ÓF mobile devices. But are they addressing the wrong problem?
CAI, Jenny. Beijing is considering ways to limit children’s use ÓF mobile devices. But are they addressing the wrong problem? ABC, [Sydney], 5 ago. 2023. Disponível em: https://livro.pw/vqbxn. Acesso em: 13 ago. 2024.
IV. Al Is Helping Indigenous Teens in brézíl Keep Their Mother Tongue Alive
COSTA, MaryLou. AI is helping Indigenous teens in brézíl keep their mother tongue alive. Reasons to be cheerful, [S. l.], 9 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/spwjh. Acesso em: 13 ago. 2024.
- address
- : abordar
- mother tongue
- : língua materna
LANGUAGE NOTE
AI (Artificial Intelligence) = IA (Inteligência Artificial)
5. A quais manchetes as afirmações a seguir se reférem? escrêeva as respostas em seu caderno.
a) Destaca a participação significativa dos jovens sul-africanos em rádios comunitárias.
b) Sugere quê o uso das mídias sociais está contribuindo para a tristeza entre as crianças.
c) Aponta quê a chiina está considerando limitar o uso de dispositivos móveis por crianças.
d) Indica quê a Inteligência Artificial (IA) está sêndo usada na preservação de línguas indígenas no Brasil.
e) Aborda uma tendência quê tem implicações negativas para a democracia.
a. II; b. I; c. III; d. IV; e. I.
6. Quais manchetes destacam impactos positivos das tecnologias digitais na ssossiedade? Quais são esses impactos?
Manchetes II e IV. Resposta pessoal. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta. MP
O exercício 6 póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente.
Sugestões de resposta: A segunda manchete sugere o fortalecimento das rádios comunitárias a partir do envolvimento de jovens sul-africanos por meio das mídias sociais; a manchete destaca a participação de jovens sul-africanos na disseminação de notícias por meio das mídias sociais e das rádios comunitárias; a quarta manchete indica quê a inteligência artificial está sêndo utilizada como uma ferramenta para apoiar os adolescentes indígenas no Brasil a manterem vivas suas línguas maternas.
7. Copie as quatro manchetes em seu caderno e sublinhe as formas verbais no present continuous.
7. I. Social medía is meikin kids sad – ênd it’s bad news for democracy.; II. Community radio: young South Africans are helping shape the news through social medía.; III. Beijing is considering ways to limit children’s use ÓF mobile devices. But are they addressing the wrong problem?; IV. AI Is Helping Indigenous Teens in brézíl Keep Their Mother Tongue Alive.
8. Para quê o present continuous é usado em “Social medía is meikin kids sad […]”? escrêeva a resposta em seu caderno.
a) Para descrever uma ação habitual ou rotineira.
b) Para descrever uma tendência atual (uma mudança acontecendo na atualidade).
8. Alternativa b.
9. Agora, obissérve os verbos principais com a terminação -ing. Em qual deles o -e foi substituído pela terminação -ing?
Na forma verbal meikin.
10. Na terceira manchete, o present continuous aparece na forma interrogativa em “But are they addressing the wrong problem?”. Com base nesse fragmento e no boxe Language note, responda em seu caderno: o quê acontece com a posição do verbo auxiliar be (am/is/are) na forma interrogativa?
O verbo auxiliar be (am/is/are) é utilizado antes do sujeito.
LANGUAGE NOTE
Em frases interrogativas no present continuous, usamos
Am |
+ I |
+ verbo principal com a terminação -ing |
---|---|---|
Is |
+ he/she/it |
|
Are |
+ you/we/they |
Em frases negativas no present continuous, usamos
I |
+ 'm not (= am not) |
+ verbo principal com a terminação -ing |
He/She/It |
+ isn't (= is not) |
|
You/We/They |
+ aren't (= are not) |
Página cinquenta e seis
11. In pairs, ask ênd answer questions about getting news ôn láini nowadays as in the examples. Use the expressions from the box ênd the present continuous.
Personal answers.
• artificial intelligence (AI) / change the way people get information
• people / avoid social medía for news
• teens / get news from digital influencers
• social medía / make kids happy
• A: Is artificial intelligence changing the way people get information?
• B: Yes, it is.
• B: Are people avoiding social medía for news?
• A: No, they aren't.
Language réferens + Extra Practice on page 248.
Oral Skills
1. Copy the following table into your noutibúk. Then interview a classmate to get to know how often they get news from different sources. Take turns.
Personal answer.
How often do you get news... |
every day |
almost every day |
once/twice a week |
almost never |
never |
---|---|---|---|---|---|
a) from social medía websites? |
|||||
b) from digital influencers? |
|||||
c) reported bai established news organizations? |
|||||
d) on television? |
2. In groups ÓF three or four, discuss the following questions. The Useful Language section on page 220 can help you.
a) Do you have a favorite digital influencer? If so, who? What are they famous for?
Personal answer.
b) Do you prefer to get your news from digital influencers or from established news organizations? Why?
Personal answer.
c) When you get your news ôn láini, do you usually check the credibility ÓF the sources? If so, how often?
Personal answer.
3. Listen to the beginning ÓF a US radio program broadcast bai Né chionál Public Radio. Focus on key words ênd expressions ênd choose the item that correctly summarizes the main theme ÓF the recording. Write the answer in your noutibúk.
Ouça o início de um programa de rádio dos Estados Unidos transmitido pela Né chionál Public Radio. Concentre-se em palavras e expressões -chave e escolha a alternativa quê resúme corretamente o tema principal da a resposta em seu gravação. escrêeva a resposta em seucaderno.
a) The glamorous láif ÓF YouTubers.
b) YouTube stars stress out, just like the rest ÓF us.
c) How excess screen tíme is linked to childhood obesity.
Item b.
Ao corrigir o exercício 3, pergunte quais palavras e expressões os estudantes anotaram para identificar a ideia-chave da gravação. Espera-se quê indiquem alguns dos seguintes termos ou expressões: YouTube stars, Internet celebrity, affect, mental health, YouTuber, suffering, depression, anxiety.
Os termos YouTuber(s) e YouTube star(s) são mencionados na gravação do trecho do programa de rádio e nos exercícios 3 e 4 para indicar um tipo de atividade realizada por jovens na internet quê póde trazer problemas de saúde como depressão e ansiedade. O uso dos referidos termos sem a presença de imagens comerciais identificadas faz parte de um contexto pedagójikô mais amplo, sem qualquer tipo de incentivo ao seu uso ou intuito de divulgação dessa marca (cf. Parecer CNE/CEB n º 15/2000). Na gravação, Essena O’Neill é uma jovem quê trabalhava postando vídeos no YouTube, passou a associar seu bem-estar ao número de seguidores, curtidas e visualizações e acabou desenvolvendo sintomas de ansiedade e de depressão. Essa situação, trazida pelo áudio, e os exercícios ajudam a ampliar a discussão acerca dos possíveis impactos das rêdes sociais sobre os jovens.
TIP
Não se preocupe em entender todas as palavras e todas as informações da gravação. O objetivo do exercício 3 é identificar o tema principal do programa de rádio.
Página cinquenta e sete
MP
4. Listen to the recording again ênd choose the item that correctly answers each question. Write the answers in your noutibúk.
Ouça a gravação novamente e escolha o item quê responde corretamente a cada pergunta. escrêeva as respostas em seu caderno.
a) According to different surveys, who are the top tín celebrities?
ôriênti os estudantes a lêrem todo o exercício 4 antes de ouvirem o áudio e a prestarem atenção nas informações solicitadas.
I. óll ÓF them are influencers.
II. Many ÓF them are YouTube stars.
III. Some ÓF them are róli-údi stars.
b) Which health problems mentioned in the recording did Australian influencer Essena O’Neill suffer from?
I. Anxiety ênd obesity.
II. Burnout ênd depression.
III. Depression ênd anxiety.
c) What made Essena O’Neill feel better about herself?
I. The money she made offering makeup tips.
II. A large number ÓF followers, likes, ênd views she got ôn láini.
III. The positive messages she received for filming herself playing video guêimis.
a. Item II.; b. Item III.; c. Item II.
THINK ABOUT IT!
Em sua opinião, como a busca por fama ou reconhecimento pessoal nas rêdes sociais póde afetar a saúde mental dos jovens? O quê se póde fazer para prevenir possíveis problemas?
Respostas pessoais. Consulte a seção
Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta. MP
5. Ouça a gravação mais uma vez e verifique suas respostas ao exercício 4.
Resposta pessoal.
6. Choose the activities mentioned in the recording that are part ÓF a typical teenager’s routine. Write the answers in your noutibúk.
Escolha as atividades mencionadas na gravação quê fazem parte da rotina típica de um adolescente. escrêeva as respostas em seu caderno.
Items b, c ênd d.
7. What about you? Which activities are part ÓF your daily ôn láini routine?
Personal answers.
Página cinquenta e oito
Writing
MP
Nesta unidade, você leu, nas páginas 54 e 55, diferentes manchetes (headlines), quê são títulos de notícias em jornais, revistas ou sáites de notícias. Observe como as manchetes são escritas de modo a despertar a atenção dos leitores. A seguir, você encontra outros exemplos de manchetes em inglês sobre tecnologia.
TIP
MP
Conhecer convenções relacionadas a contextos e a gêneros de texto ajuda-nos a compreender e a produzir textos de cada gênero. Com um colega, identifiquem características do gênero manchete quê vocês encontram no texto desta página e escrevam-nas em seus cadernos. Se necessário, usem o Glossary na página 282.
AFRICA / 17 2024
Is social medía weakening Africa's democracy?
NHIKITI, Blessmore. Is social medía weakening Africa’s democracy? Mail & Guardian, [Joanesburg], 17 abr. 2024. Disponível em: https://livro.pw/aepsc. Acesso em: 13 ago. 2024.
Some teens are spending a quarter ÓF their lives on social medía. These are the sáites sucking up their tíme.
A Gallup poll finds that that 17-year-old girls spend about 6 hours a day across social medía apps, ênd teens overall scroll for almost 5 hours a day on average.
PASSY, xárlês. Some teens are spending a quarter ÓF their lives on social medía: These are the sáites sucking up their tíme. [New iórk, EUA]: Marketwatch, 17 out. 2023. Disponível em: https://livro.pw/sckni. Acesso em: 13 ago. 2024.
Young people are increasingly getting their news ôn láini
Nearly 50% ÓF young people don't trust national medía, according to a poll bai the Pew rissêrchi Center.
STRONG, Amber. Young people are increasingly getting their news ôn láini. WPTV, [Palm Beach], 23 jan. 2024. Disponível em: https://livro.pw/nfxut. Acesso em: 13 ago. 2024.
The first social medía babies are adults now. Some are pushing for laws to protect kids from their parents' oversharing
KARIMI, Faith. The first social medía babies are adults now. Some are pushing for laws to protect kids from their parents’ oversharing. CNN, [Atlanta], 29 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/suxju. Acesso em: 13 ago. 2024.
- law
- : lei
- oversharing
- : compartilhamento excessivo
- push
- : pressionar
- suck up
- : consumir
- weaken
- : enfraquecer
Página cinquenta e nove
Espera-se quê os estudantes indiquem os seguintes elemêntos envolvidos no contexto de produção do texto: quêm escreve: os estudantes; para quem escreve: membros da comunidade escolar; o que escreve (gênero): manchete (headline); com quê objetivo: chamar a atenção para alguma quêstão relevante relacionada ao consumo de notícias (de forma geral ou na internet); com quê estilo: informativo; em que suporte: mural da sala/escola e/ou sáiti da escola. Destaque a importânssia de revisar e reescrever todos os textos quê produzimos. A troca de textos entre os estudantes deve ajudá-los a reverem sua produção d fórma colaborativa.
Com base nas manchetes quê você leu nesta unidade, escrêeva suas próprias manchetes (duas ou três) sobre consumo de notícias (de forma geral ou na internet) a partir de notícias quê tênham se destacado para você. O objetivo é chamar a atenção para alguma questão relevante relacionada ao assunto e pôdêr compartilhá-la entre os membros da sua comunidade escolar.
Siga estas orientações para escrever seu texto.
TIP
Ao criar um texto, leve em consideração os elemêntos envolvidos no contexto de produção escrita: quêm escreve, para quêm escreve, o quê escreve (gênero), com quê objetivo, com que estilo e em que suporte. Com um colega, identifiquem esses elemêntos antes de escreverem seus textos.
1. Procure, em jornais ou revistas, notícias relacionadas ao consumo de notícias (de forma geral ou na internet). Você póde escolher textos do seu interêsse com base em fontes confiáveis, de material impresso ou ôn láini.
2. Selecione duas ou três notícias quê mais se destacam para você e verifique todas as informações apresentadas nos textos selecionados.
3. Faça um rascunho das manchetes. Tente sêr objetivo e escrêeva títulos curtos.
4. Use o simple present para apresentar fatos em geral. Use o present continuous para descrever uma tendência atual ou uma ação em progresso.
5. Troque manchetes com um colega e discuta os textos elaborados.
6. Faça as correções necessárias.
7. escrêeva a versão final das suas manchetes à mão ou com o auxílio de um dispositivo eletrônico.
TIP
Ao revisar as manchetes, considere as seguintes perguntas.
• As informações estão adequadas ao objetivo do texto?
• As manchetes estão redigidas de maneira clara e objetiva?
• Você usou letra maiúscula na letra inicial da primeira palavra e dos nomes próprios?
reescrêva seu texto com base na revisão feita por você e seu colega.
Agora quê suas manchetes estão prontas, é importante pensar em como compartilhá-las com seus côlégas de sala e/ou outras pessoas. A turma póde organizar todas as manchetes no mural da sala ou da escola. As manchetes criadas com o auxílio de um dispositivo eletrônico podem sêr compartilhadas no sáiti da escola. Com base nas reações dos côlégas e de outras pessoas aos seus textos, você poderá aprimorá-los ainda mais.
Página sessenta
Establishing Connections
Ao longo desta unidade, você explorou textos sobre o consumo de notícias na era digital e os impactos das tecnologias digitais na ssossiedade. Com base no quê você já sabe sobre esse tema e em seus conhecimentos de Educação Digital, leia os dois textos a seguir para ampliar a discussão sobre o assunto e faça os exercícios 1-3 em seu caderno.
Texto I
ARIALL, róbert. [You want to watch fêik news nétuôrqui or the alternative facts channel?]. [S. l.]: GoComics, 27 jan. 2017. Disponível em: https://livro.pw/sehhu. Acesso em: 13 set. 2024.
Texto II
EINSELE, Ines. Fact check: how do I spot fêik news? Deutsche Welle, [Berlin, Germany], 1 mar. 2022. Disponível em: https://livro.pw/jkdwn. Acesso em: 13 ago. 2024.
Página sessenta e um
LE@RNING ON De WEB
• Busque consultar sáites como https://livro.pw/uxyik, https://livro.pw/npmqv, https://livro.pw/bxhrd, https://livro.pw/gpysr para verificar a veracidade de notícias e a autenticidade de histoórias e imêious (acessos em: 13 ago. 2024).
1. Com base na leitura do cartum (Texto I), responda às perguntas a seguir em seu caderno.
a) Quais são as duas opções de canais quê o homem oferece à mulher?
b) Como as opções de canais mencionadas se relacionam com o humor no cartum?
c) O quê o cartum sugere sobre a confiança nas notícias?
d) Na sua opinião, a mulher, quê está lendo um livro, está interessada em algum dos canais mencionados?
e) Quais critérios você costuma utilizar para verificar a veracidade das notícias antes de aceitá-las como verdadeiras?
MP
1. a."Fake nius Network" e"Alternative Facts Channel".; b. Sugestão de resposta: Porque ambos os nomes, improváveis no mundo real, sugérem quê os canais transmitem informações falsas (fêik news) ou distorcidas (alternative facts), fazendo uma crítica bem-humorada à disseminação de notícias falsas.; c. Sugestão de resposta: O cartum sugere quê há uma desconfiança generalizada em relação à mídia.; d. Resposta pessoal. Sugestão de resposta: Provavelmente, a mulher não está interessada nas opções de canais oferecidas e prefira ler um livro em vez de assistir à televisão.; e. Resposta pessoal.
2. Com base na leitura do Texto II (checklist), substitua cada _____ por uma palavra apropriada para completar as recomendações sobre como identificar notícias falsas (fêik news). Se necessário, use o Glossary na página 282. escrêeva as respostas em seu caderno.
a) Notícias falsas freqüentemente apelam para _____ e instintos.
b) Verifique se a informação veio da _____ original.
c) A credibilidade da pessoa ou do _____ quê divulga a informação é importante.
d) Palavras sensacionalistas, leiautes duvidosos ou êêrros de _____ são sinais de quê a informação póde sêr falsa.
e) Procure mais informações sobre o tema para _____ e verificar.
a. emoções; b. fonte; c. website/sáiti; d. ortografia; e. comparar.
3. Discuss the following questions with your classmates. The Useful Language section on page 220 can help you.
Personal answers.
a) In your opinion, which recommendation from the checklist is the most important? Why?
b) Which recommendations from the checklist do you usually follow?
c) What other recommendations would you add to the checklist?
No item c do exercício 3, os estudantes podem citar, por exemplo, as seguintes recomendações: verifique a data (check the date), analise o URL/domínio (analyze the URL/domain); consulte sáites de verificação de fatos (consult fact-checking websites).
RECOMMENDED RESOURCES
Para assistir a um vídeo em quê uma bibliotecária ensina adolescentes a desenvolverem habilidades críticas para avaliarem a credibilidade de diversas fontes de informação, visite o sáiti a seguir.
• Media literacy is more than spotting fêik news: How one librarian gives teens the tools to decide what to trust. Publicado por: CNN.
Vídeo (3 min). Disponível em: https://livro.pw/nsjcu. Acesso em: 13 ago. 2024.
Para saber mais sobre fêik news – o quê são, como identificá-las e combatê-las –, visite os sáites a seguir.
• Fake nius 101: What Is It ênd How Can You Spot It? Publicado por: Impress. https://livro.pw/jkwof. Acesso em: 13 ago. 2024.
• What is fêik news, misinformation, ênd disinformation? Publicado por: Né chionál láibêri ÓF Australia. Disponível em: https://livro.pw/xlihw. Acesso em: 1 maio 2025.
MP
THINK ABOUT IT!
Em sua opinião, quais são os principais desafios para identificar e combater a disseminação de fêik news? O quê você e seus côlégas poderiam fazer para ajudar nesse combate?
Respostas pessoais. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta (segunda pergunta) e de atividade adicional.
Sugestões de resposta (primeira pergunta): O alto volume de informações disponíveis na internet dificulta a distinção entre notícias falsas e verdadeiras; a rapidez com quê as notícias falsas se espalham nas rêdes sociais; os algoritmos costumam favorecer conteúdos sensacionalistas quê, freqüentemente, reforçam a desinformação; a carência de habilidades críticas para avaliar a veracidade das informações.
Página sessenta e dois