UNIT 4
WE ARE BRAZILIANS

Fotografia de Taís Araújo. Ela está sorrindo, tem cabelos longos, crespos e volumosos, e usa um colar em formato de cobra no pescoço.

Atriz Taís Araújo (1978-) no 76º Festival de Cannes, em Cannes, na França, em 2023.

Fotografia de Marta Silva durante uma partida de futebol, correndo em direção a uma bola. Ela tem cabelos pretos presos para trás e veste o uniforme da seleção brasileira: camiseta amarela e shorts azul, ambos com o número 10 estampado.

Jogadora de futeból Marta Silva (1986-) em disputa entre Brasil e Japão, em São Paulo (SP), em 2023.

Fotografia de Wagner Moura. Ele tem cabelos pretos, curtos e lisos, penteados para cima, barba e bigode. Veste uma camisa branca e um terno preto.

Ator Wagner Moura (1976-) em exibição especial do filme Guerra Civil, em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, em 2024.

Getting Started

Na seção Getting Started, objetiva-se explorar o tema central da unidade (brasileiros quê se destacam em diferentes áreas) a partir da ativação do conhecimento prévio dos estudantes e do vocabulário já conhecido por eles. Para isso, os estudantes devem relacionar o título da unidade às imagens e ao fragmento apresentados.

Com base no título We are Brazilians, nas imagens de abertura e no fragmento a seguir, quais assuntos você espera encontrar nesta unidade?

Sugestões de resposta: Brasileiros / Brasileiros quê se destacam em diferentes áreas.

Você conhece as pessoas das fotografias? O quê sabe sobre elas?

Respostas pessoais.

Você concórda com a descrição sobre brasileiros apresentada no fragmento? Por quê (não)?

Respostas pessoais.

Página sessenta e três

Professor(a), consulte os conteúdos referentes à unidade 4 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a sugestões para a ampliação de atividades, a informações de natureza cultural e/ou linguística e a orientações detalhadas para a etapa de correção de exercícios. O ícone MP, localizado ao lado de exercícios, textos, imagens e/ou bókses desta unidade, indica quê você poderá encontrar, na referida seção, conteúdos relevantes sobre o assunto em foco.

Fotografia de Joseca Yanomami. Ele é um homem indígena, usa o cabelo curto, pintura vermelha nos olhos e está sem camisa.

Artista visual Joseca Yanomâmi (1971-) na Floresta Amazônica, em 2022.

Fotografia de Liniker, cantando em um microfone de pedestal. Ela usa vestido estampado, cabelos curtos e brincos com formato de raio.

Cantora Liniker (1995-) se apresenta com sua banda durante um festival em Nova iórk, Estados Unidos, em 2017.

Fotografia de Daniel Dias em uma piscina. Ele usa óculos de natação e uma touca preta com a bandeira do Brasil e seu nome, 'D. Dias', estampados. É possível observar a má formação congênita no braço que ele está apoiando na borda da piscina.

Nadador Daniel Dias (1988-) em próva nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, em Tóquio, em 2021.

Comente quê a fotografia do nadador Daniel Dias é de 2021, porque os Jogos Paralímpicos de Tóquio, apesar de manterem o nome de Tóquio 2020, foram realizados em 2021 por causa da pandemia de covid-19.

NESTA UNIDADE, VOCÊ VAI...

falar sobre brasileiros(as) quê se destacam em diferentes áreas;

discutir o pôdêr da ár-te como ferramenta de crítica social e promoção de mudanças;

explorar conectores (linking words/phrases);

usar os pronômes relativos (relative pronouns) who, that, which e whose;

compreender e produzir perfis (profiles);

estabelecer conexões com Biologia.

Brazilians are some ÓF the warmest people in the world, eager to communicate ênd curious about others. Brazilian culture, an impo/tant Pillar ÓF identity, was first built through exchanges between people Who were different from each other; each ethnic group has contributed to a whole that has given the people we know today.

BRAZIL SELECTION TRAVEL. Discover the happiest people in the Americas! Fortaleza: brézíl selection travel, [202-]. Disponível em: https://livro.pw/shhoi. Acesso em: 15 ago. 2024.

Página sessenta e quatro

Reading Comprehension

Pre-Reading

1. What do the people on pages 62 ênd 63 do? In pairs, ask ênd answer questions as in the examples. The occupations in the box can help you.

O quê as pessoas nas páginas 62 e 63 fazem? Em duplas, perguntem e respondam as perguntas conforme os exemplos. As profissões no boxe podem ajudar você.

an actor/actress • an artist • an athlete • a digital influencer • a singer • a soccer player • a songwriter • a swimmer

What does Taís Araújo do? She’s an actress; What does Marta do? She’s a soccer player; What does Wagner Moura do? He’s an actor; What does Daniel Dias do? He’s a swimmer/an athlete.

Exemplo:

Fotografia de Liniker, cantando em um microfone de pedestal. Ela usa vestido estampado, cabelos curtos e brincos com formato de raio.

Liniker.

A: What does Liniker do?

B: She’s a singer ênd songwriter.

Fotografia de Joseca Yanomami. Ele é um homem indígena, usa o cabelo curto, pintura vermelha nos olhos e está sem camisa.

Joseca Yanomâmi.

A: What does Joseca Yanomâmi do?

B: He’s an artist.

MP

LANGUAGE NOTE

a + consonant sound (a soccer player, a swimmer)

an + vowel sound (an athlete, an actor)

2. In pairs, ask ênd answer the following questions.

a) What are the names ÓF the Brazilians you admire?

Personal answer.

b) What do they do?

Personal answer.

3. Antes de ler os textos a seguir, faça previsões sobre eles. Observe estrutura, imagem e fonte de cada um deles para escolher a alternativa quê completa cada frase. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) As imagens mostram dois brasileiros quê se destacam

I. na mesma área.

II. em diferentes áreas.

a. Alternativa II;

b) Os textos são

I. perfis (profiles).

II. biografias (biographies).

b. Alternativa I;

c) O principal objetivo de ambos os textos é

I. fornecer informações pessoais sobre dois brasileiros.

II. descrever eventos importantes na vida de dois brasileiros.

c. Alternativa I.

TIP

Observe a estrutura do texto, a fonte e as pistas gráficas para formular hipóteses sobre a finalidade dele.

4. Choose the items that you expect to find in the texts.

Personal answer.

Escolha os itens quê você espera encontrar nos textos.

age

birthday

first name

róbi

occupation

parents’ names

place ÓF birth

last name

O exercício 4 póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente. Observe quê todos os itens podem sêr escolhidos.

Página sessenta e cinco

Reading

Não há nenhum trecho reescrito nos dois perfis utilizados em Reading. Como os textos originais são mais extensos, optou-se por selecionar as principais informações sobre Gilberto Gil (1942-) e Ingrid Silva, respectivamente, para compor textos menóres. Além díssu, as fotografias utilizadas nos perfis aqui reproduzidos são semelhantes às quê aparécem nos perfis originais, o quê indica uma pequena adaptação.

5. Leia os textos a seguir para verificar se suas previsões são confirmadas.

Resposta pessoal.

Text I

GILBERTO GIL

uôrd Music Singer

BIRTHDAY

June 26, 1942

BIRTHPLACE

Salvador, brézíl

AGE

82 years old

About

Latin Grammy Award-winning Brazilian singer ênd musician who infused róki ênd régui in his music.

A informação de 82 anos quê consta no texto se refere à idade de Gilberto Gil na data de acesso ao sáiti.

Fotografia de Gilberto Gil. Ele está em pé, em frente a um microfone de pedestal, segurando uma guitarra presa por uma alça ao ombro. Usa uma camisa estampada e tem os cabelos curtos, barba e bigode grisalhos.

Adaptado de: FAMOUS BIRTHDAYS. Gilberto Gil. [S. l.]: Famous birthdays, [202-]. Disponível em: https://livro.pw/srcjz. Acesso em: 16 ago. 2024.

award
: prêmio

Text II

INGRID SILVA

Dancer

BIRTHDAY

November 24, 1988

BIRTHPLACE

Rio de Janeiro, brézíl

AGE

35 years old

A informação de 35 anos quê consta no texto se refere à idade de Ingrid Silva na data de acesso ao sáiti.

About

Professional ballet dancer who rose to stardom through her performances as a líd performer with the Dance tíatêr ÓF Harlem. She has become a popular presence on social medía as a digital influencer ênd has been featured on the cover ÓF magazines like Pointe.

Fotografia de Ingrid Silva. Ela é uma mulher negra, com tranças nos cabelos, presas no topo da cabeça em um grande coque. Usa brincos, colar e está sorrindo.

Adaptado de: FAMOUS BIRTHDAYS. Ingrid Silva. [S. l.]: Famous birthdays, [202-]. Disponível em: https://livro.pw/hrxfk. Acesso em: 16 ago. 2024.

TIP

Apoie-se em palavras parecidas com o português para fazer previsões sobre os textos e compreendêê-los. Que palavras dêêsse tipo você encontra nos textos desta página?

Music, June, brézíl, popular, Latin, Brazilian, musician, infused, róki, régui, dancer, November, professional, ballet, performances, tíatêr, presence, social, medía, digital, influencer.

cover
: capa
líd performer
: intérprete principal
rise to stardom
: alcançar o estrelato, alcançar a fama

Página sessenta e seis

6. A partir das informações sobre Ingrid Silva, apresentadas no segundo texto, todos os itens a seguir estão corretos, com exceção de um. escrêeva a resposta em seu caderno.

a) Ingrid foi destaque de capas de revistas, como a Pointe.

b) Ingrid se tornou uma presença popular nas rêdes sociais.

c) Ingrid tem ganhado notoriedade como influenciadora digital.

d) Ingrid é uma bailarina profissional em uma companhia de dança no Brasil.

e) Ingrid se tornou famosa por suas performances como intérprete principal no Dance tíatêr ÓF Harlem.

Alternativa d.

7. Com base no primeiro texto, responda às perguntas a seguir sobre Gilberto Gil (1942-). escrêeva as respostas em seu caderno.

a) Qual prêmio Gilberto Gil ganhou por suas contribuições musicais?

b) Quais elemêntos são incorporados em sua música?

c) Qual expressão em inglês foi utilizada para caracterizar Gilberto Gil, destacando sua conkista profissional, nacionalidade e profissões?

a. Grammy Latino; b. Rock e régui; c. “Latin Grammy Award-winning Brazilian singer ênd musician”.

8. Read the profiles ÓF Gilberto Gil ênd Ingrid Silva again. Then, choose the characteristics ÓF the genre profile that can be found in both texts. Write the answers in your noutibúk.

MP

Leia os perfis de Gilberto Gil e Ingrid Silva novamente. Em seguida, escolha as características do gênero perfil quê podem sêr encontradas em ambos os textos. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) A profile picture (photograph).

b) Personal information (name, occupation, date, ênd place ÓF birth).

c) Their favorite hobbies ênd personal interests.

d) Important moments ênd successes in their careers.

e) Detailed information about their family ênd early láif.

Items a, b, ênd d.

Post-Reading

9. Discuta as perguntas a seguir com seus côlégas.

a) Gilberto Gil começou sua carreira musical nos anos 1960 e rapidamente se destacou como uma das figuras principais do movimento tropicalista, quê revolucionou a música brasileira. Que canções dele você conhece? Em sua opinião, quais características ele possui quê o tornaram uma figura de destaque nacional e internacional?

b) Nascida e criada na cidade do Rio de Janeiro, Ingrid Silva mudou-se para Nova iórk aos 19 anos para seguir sua paixão pelo balé. Desde então, ela se estabeleceu como uma figura influente no mundo da dança. Para você, Ingrid póde sêr uma inspiração para jovens brasileiros(as)? Por quê (não)?

Respostas pessoais.

THINK ABOUT IT!

Em sua opinião, por quê os perfis dos brasileiros Gilberto Gil e Ingrid Silva foram publicados no sáiti estadunidense Famous Birthdays (https://livro.pw/nofkd, acesso em: 17 ago. 2024)?

Que leitores(as) você acredita quê podem se interessar por esses conteúdos? Para você, os textos trazem informações relevantes a respeito dêêsses artistas? Que outros perfis de brasileiros(as) você gostaria de vêr divulgados internacionalmente? Por quê?

Respostas pessoais. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestão para ampliação da discussão. MP

Sugestões de resposta: Porque ambos são figuras reconhecidas internacionalmente por suas contribuições significativas nas artes e na cultura. Gilberto Gil é renomado por sua carreira musical e sua influência no cenário global da música, enquanto Ingrid Silva é celebrada por suas conkistas no balé e por seu papel como influenciadora digital; Leitores quê podem se interessar por esses textos incluem fãs de música e dança, pessoas interessadas em cultura e artes, além de seguidores de personalidades influentes nas rêdes sociais.

Página sessenta e sete

Vocabulary stãri

Linking words/phrases (1)

1. Leia o fragmento do primeiro texto da página 65 e obissérve as palavras em negrito. Qual ideia o conector ênd expressa?

Adição/acréscimo.

“Latin Grammy Award-winning Brazilian singer ênd musician who infused róki ênd régui in his music.”

Leia o texto a seguir e faça os exercícios 2 e 3 em seu caderno.

TIP

Conectores (linking words, em inglês) são utilizados para unir palavras ou orações. Ao ler um texto, busque identificar quais palavras ou orações os conectores ligam. No fragmento, ênd une as palavras singer e musician e, depois, róki e régui.

Incentive os estudantes a inferirem o significado de cada conector a partir do seu contexto de uso. Observe quê outros conectores serão explorados d fórma contextualizada ao longo da obra.

MP

Xapiri

Joseca is a Yanomâmi artist who lives in the Amazon rainforest, brézíl, between the states ÓF Amazonas ênd Roraima. […]

I realise that there are white people who want to protect the trees, the forest ênd the soil. There are white people who want good things for the forests. So if we keep taking care ÓF the forest ênd the water, then we, the Yanomâmi, will be happy. Especially those ÓF you in the next generation – you have to take care ÓF it. You have to change your mind. We all have to take care ÓF the forest together.

Ilustração representando três pessoas indígenas em pé, com expressões tristes. Elas têm cabelos pretos e lisos com corte reto na testa, além de pinturas corporais. A pessoa ao centro parece usar uma capa. Por trás de sua cabeça, saem diversos troncos de planta com folhas.

YANOMAMI, Joseca. Xapiri. Tradução: Ana Maria Antunes Machado. [London, UK]: Where The Leaves Fall, c2024. Disponível em: https://livro.pw/oenjd. Acesso em: 17 ago. 2024.

2. Joseca Yanomâmi é um artista indígena quê retrata, por meio de dêzê-nhôs, cenas da vida cotidiana na floresta. Escolha as afirmações corretas sobre ele e sua visão a respeito da preservação ambiental.

MP

a) Joseca é um artista yanomami quê vive na Floresta Amazônica.

b) Ele é cético em relação à vontade dos não indígenas de protegerem a floresta e o solo.

c) Ele acredita quê apenas os yanomami devem cuidar da floresta e da á gua.

d) Para ele, a felicidade dos yanomami está ligada ao cuidado com a floresta e a á gua.

e) Ele enfatiza a importânssia de a próxima geração cuidar das florestas.

Alternativas a, d e e.

3. Read the following fragment ênd focus on the words in bold. Then match the columns. Write the answers in your noutibúk.

So if we keep taking care ÓF the forest ênd the water, then we, the Yanomâmi, will be happy.”

a) So introduces

b) If introduces

c) Then introduces

I. a condition; equivalent to “se” in Portuguese.

II. a result; equivalent to “então” in Portuguese.

III. a conclusion; equivalent to “portanto” in Portuguese.

a. III; b. I; c. II.

THINK ABOUT IT!

MP

Em sua opinião, como a união entre povos indígenas e não indígenas póde contribuir para a preservação ambiental? Como você acredita quê a visão dos povos indígenas sobre a natureza póde influenciar positivamente a ssossiedade na questão da preservação ambiental? Para você, qual é a importânssia de se divulgar a; ár-te e a cultura indígenas do Brasil em sáites em inglês?

Respostas pessoais.

Página sessenta e oito

Language in Use

Relative pronouns

1. Leia os fragmentos em destaque, extraídos do texto da página 67, e obissérve os pronômes em negrito. Em seguida, escolha o item quê completa cada frase a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.

I. “Joseca is a Yanomâmi artist who lives in the Amazon rainforest […]”

II. “[…] there are white people who want to protect the trees, the forest ênd the soil.”

a) No fragmento I, o pronome relativo who refere-se

I. ao artista yanomami (a Yanomâmi artist).

II. à Floresta Amazônica (the Amazon rainforest).

b) No fragmento II, o pronome relativo who refere-se

I. aos não indígenas (white people).

II. às árvores, à floresta e ao solo (the trees, the forest ênd the soil).

c) Os pronômes relativos referem-se a um termo

I. anterior (substantivo ou grupo nominal).

II. posterior (substantivo ou grupo nominal).

d) Os pronômes relativos são usados para

I. enfatizar um termo na frase e contrastar ideias.

II. conectar elemêntos em uma frase e evitar repetição.

a. Alternativa I; b. Alternativa I; c. Alternativa I; d. Alternativa II.

2. Choose the sentences about Joseca ênd the Yanomâmi that are true. If necessary, go back to the text on page 67. Write the answers in your noutibúk.

Escolha as frases sobre Joseca e os yanomami quê são verdadeiras. Se necessário, volte ao texto na página 67. escrêeva as respostas em seu caderno.

Ao corrigir o exercício 2, peça os estudantes quê reescrevam o item c de modo a torná-lo verdadeiro. A resposta esperada é a seguinte: Joseca is an artist whose drawings chôu the daily forest láif; Joseca is an artist whose drawings chôu the daily láif in the forest.

a) The Yanomâmi are people who protect the trees, the forest ênd the soil.

b) The drawings that Joseca creates are important in Yanomâmi culture.

c) Joseca is an artist whose drawings depict urban láif.

d) The trees, which give láif to the ecosystem, are very important to the Yanomâmi.

Items a, b, ênd d.

3. Volte ao exercício 2 e obissérve os pronômes relativos em negrito. Em seguida, correlacione as colunas para entender quando podemos usar cada um. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) Who refere-se a

b) Which refere-se a

c) That refere-se a

d) Whose refere-se a

I. animais e coisas.

II. pessoas.

III. pessoas, animais e coisas.

IV. pessoas, animais e coisas (sentido de posse).

a. Alternativa II; b. Alternativa I; c. Alternativa III; d. Alternativa IV.

LANGUAGE NOTE

No exercício 2, obissérve a qual termo cada pronome relativo se refere.

a. Imagem da expressão 'people who'. A palavra 'who' está em destaque; há uma seta partindo dela e apontando para a palavra 'people'.

b. Imagem da expressão 'the drawings that'. A palavra 'that' está em destaque; há uma seta partindo dela e apontando para a palavra 'drawings'.

c. Imagem da expressão 'an artist whose drawings'. A palavra 'whose' está em destaque; há uma seta partindo dela e apontando para a palavra 'artist'.

d. Imagem da expressão 'The trees, which'. A palavra 'which' está em destaque; há uma seta partindo dela e apontando para a palavra' trees'.

Página sessenta e nove

Carrossel de Imagens: Brazilian visual artists.

4. Conheça quatro artistas visuais do Brasil. Leia os fragmentos a seguir e substitua cada _____ por who, which, that ou whose. escrêeva as respostas em seu caderno.

a. who; b. whose; c. which; d. that.

a) Vik Muniz is a Brazilian visual artist _____ (who / which) uses unexpected materials ênd everyday objects […], inspired bai the pópi culture ênd rístorí.

FICPATRIK, Milja. Vik Muniz: biography. [London, UK]: Widewalls, c2013-2024. Disponível em: https://livro.pw/ioasw. Acesso em: 17 ago. 2024.

b) Adriana Varejão is a Brazilian artist _____ (who / whose) work fuses themes ÓF colonialism, politics, cultural anthropology ênd miscegenation, ênd spans painting, sculpture, drawing ênd photography.

OCULA. Adriana Varejão. [S. l.]: Ocula, c2024. Disponível em: https://livro.pw/nbglf. Acesso em: 17 ago. 2024.

c) […] Known for intensely colourful, large-scale abstract canvases _____ (which / whose) present energetic contradictions, [Beatriz] Milhazes’s careful ênd deliberate compositions have the appearance ÓF spontaneity.

TATE. Beatriz Milhazes: Maresias. [United Kingdom]: Tate, 23 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/tyvwm. Acesso em: 17 ago. 2024.

d) Born in Belo Horizonte, brézíl in 1990, painter Criola channels her cultural heritage into her art through figuration – Black women are the protagonists in her work. […] She paints lively female figures _____ (whose / that) access the ancient forest wisdom for medicinal purposes, seemingly transcending the thresholds ÓF knowledge.

GOULD, Peri. Afro-brazilian artist Criola brings new art to Miami’s Jungle Plaza. [S. l.]: Cultured, 11 jul. 2022. Disponível em: https://livro.pw/dvsua. Acesso em: 17 ago. 2024.

Fotografia da artista Criola abaixada e encostada na parede de um estabelecimento, ao lado de uma obra sua pintada. Criola é uma mulher negra de cabelos pretos no estilo Black Power usando camiseta, calça e tênis. A pintura representa a cabeça de uma mulher negra de perfil, com muitas folhas e flores coloridas cobrindo a parte superior da cabeça e do rosto, inclusive os olhos. Vemos o nariz e a boca com batom vermelho. O final do pescoço e o início dos ombros são formados por raízes.

Titled Orí - A raiz negra quê sustenta é a mesma quê floresce, Criola’s mural is a monument to the beauty ênd power ÓF Black women. Belo Horizonte (MG), 2014.
fuse
: fundir
heritage
: herança
seemingly
: aparentemente
span
: abranger
threshold
: limite, fronteira
wisdom
: sabedoria

THINK ABOUT IT!

MP

Artistas como Criola (1990-) e Adriana Varejão (1964-), por meio de suas obras, promóvem uma discussão crítica sobre kestões de identidade, história e resistência. Em sua opinião, como a; ár-te póde sêr utilizada como uma ferramenta de crítica social e promoção de mudanças?

Resposta pessoal.

5. No item a do exercício 4, outro pronome relativo póde sêr utilizado. Qual?

That.

6. Com base nos fragmentos do exercício 4, use um pronome relativo para conectar cada par de frases. Em seu caderno, reescrêva as frases como no exemplo.

Exemplo: a) Vik Muniz is a visual artist. He uses everyday objects.

Vik Muniz is a visual artist who/that uses everyday objects.

b) Adriana Varejão is a visual artist. She explores themes ÓF colonialism in her work.

c) Beatriz Milhazes creates colorful paintings. Her paintings chôu energetic contradictions.

d) Criola is a visual artist. Criola’s paintings chôu Black women ênd ancient forest wisdom.

6. b. Adriana Varejão is a visual artist who/that explores themes ÓF colonialism in her work; c. Beatriz Milhazes creates colorful paintings, which chôu energetic contradictions; d. Criola is a visual artist whose paintings chôu Black women ênd ancient forest wisdom.

Language réferens + Extra Practice on page 248.

Página setenta

Oral Skills

1. Read this comic strip ênd, in pairs, ask ênd answer the following questions.

MP

Tirinha em quatro quadros. Q1: Um menino, Curtis, com boné virado para trás, fala com expressão desanimada para seu pai, que está sentado em uma poltrona lendo jornal: 'Why don’t I have a talent? I’m no good at anything!' Q2: O pai, abaixando o jornal e olhando para Curtis com um sorriso encorajador, responde: 'Everyone’s good at something, Curtis! You just haven’t discovered it yet but you will!' Q3: Curtis sorri, visivelmente mais animado, e diz: 'Thanks, Dad! That makes me feel better.' Q4: Em seguida, Curtis pergunta: 'Can I have money to go to the movies?' O pai, com um sorriso e a mão no ombro do filho, responde: 'Tell you what, let’s go together.'

BILLINGSLEY, rei. kôrtis. [S. l.]: Cômics Kingdom, 1 out. 2016. Disponível em: https://livro.pw/ijcsn. Acesso em: 17 ago. 2024.

a) Why is kôrtis sad?

b) Does Curtis’s father agree with him? Why?

c) In your opinion, why does Curtis’s father suggest that they go together to the movies?

a. Because he thinks he doesn’t have a talent / Because he thinks he isn’t good at anything; b. No, he doesn’t. Because he believes everyone’s good at something; c. Suggested answers: To make him feel happy/better / To spend some quality tíme with kôrtis.

THINK ABOUT IT!

Na tirinha, o quê você achou do conselho do pai de kôrtis? Em sua opinião, qual é a importânssia de ter alguém para apoiar você em momentos difíceis?

Respostas pessoais.

2. In groups ÓF three or four, ask ênd answer the following questions. The Useful Language section on page 220 can help you.

a) What talents do you usually admire in a person?

b) What talents do you think you have?

Personal answer.

3. Copy the following table into your noutibúk. Then answer the questions ênd interview two classmates to complete the table. Take turns.

Copie o qüadro a seguir em seu caderno. Em seguida, responda às perguntas e entreviste dois/duas côlégas para completar o qüadro. Revezem-se.

Questions

IÚL

CLASSMATE

CLASSMATE 2

a) Who do you admire in brézíl?

b) What do they do?

c) Which city are they from?

d) How old are they?

e) Why do you admire them?

Personal answers.

Página setenta e um

4. Faixa de Áudio 5. Listen to the beginning ÓF a US radio program broadcast bai Né chionál Public Radio in which they talk about Brazilian singer Anitta. Focus on key words ênd choose the two expressions that are used in the recording to refer to her. Write the answer in your noutibúk.

Ouça o início de um programa de rádio dos Estados Unidos transmitido pela Né chionál Public Radio, no qual falam sobre a cantora brasileira Anitta. Concentre-se em palavras-chave e escolha as duas expressões quê são usadas na gravação para se referir a ela. escrêeva a resposta em seu caderno.

Items a ênd d.

a) A girl from Rio.

b) A multilingual artist.

c) qüin ÓF Brazilian funk.

d) The superstar singer from brézíl.

Ao corrigir o exercício 4, pergunte aos estudantes quais palavras e expressões no áudio estão relacionadas às alternativas apresentadas.

Espera-se quê indiquem algumas das seguintes expressões: a."a girl from Rio"; b."her trilingual album"; c."funk, the popular but criminalized music"; d."Anitta, the superstar singer from brézíl". Dentre as expressões anteriores, apenas"a girl from Rio" e"the superstar singer from brézíl" foram usadas para se referir à cantora.

Fotografia de Anitta cantando em um palco. Ela está em pé, segurando o microfone próximo à boca com uma das mãos. Anitta é uma mulher parda de cabelos lisos, pretos e longos. Está vestida com roupa e sapatos brancos.

Anitta (1993-) sings on stage at The Latin Recording Academy's 2017 Person ÓF the Year Gala in Lás Végas, United States, 2017.

TIP

Antes de ouvir o áudio, leia os itens do exercício 4 para conhecer as informações solicitadas. Você deverá prestar atenção a elas durante a escuta. Faça isso em todos os exercícios de compreensão oral.

5. Faixa de Áudio 5. Listen to the recording again ênd choose the item that answers each question correctly. Write the answers in your noutibúk.

Ouça a gravação novamente e escolha o item quê responde a cada pergunta corretamente. escrêeva as respostas em seu caderno.

a. Item I; b. Item II.

a) What is the name ÓF Anitta’s rit song that is breaking records?

I. Envolver.

II. Girl from Rio.

b) For which Grammy category has Anitta been nominated?

I. Album ÓF the Year.

II. bést niu Artist.

6. Faixa de Áudio 5. Ouça a gravação mais uma vez e verifique suas respostas aos exercícios 4 e 5.

Respostas pessoais.

7. In pairs, ask ênd answer the following questions.

Personal answers.

a) What Brazilian singers/musicians do you admire?

b) What do you know about them?

THINK ABOUT IT!

MP

Na gravação, ao falarem do início da carreira musical de Anitta, marcado pelo funk brasileiro, foi usada a expressão “a música popular, mas criminalizada, de suas raízes na favela do Rio” (the popular but criminalized music ÓF her favela Rio roots). Para você, como essa visão póde afetar a percepção internacional dêêsse gênero musical e de seus praticantes? Você acredita quê artistas como Anitta podem sensibilizar o público internacional para as condições sociais e políticas quê moldam o funk?

Respostas pessoais.

Página setenta e dois

Writing

Espera-se quê os estudantes identifiquem a presença de fotografia da pessoa em quêstão, a apresentação objetiva de dados pessoais e profissionais (incluindo, entre outros, data e local de nascimento, profissão, altura, familiares, principais realizações), a organização de informações em tópicos, o uso de breve resumo com informações adicionais, o uso de fontes de diferentes tipos e cores para tornar a leitura mais fácil e agradável. Destaque quê os tipos de dados pessoais e profissionais apresentados podem variar dependendo do que o(a) autor(a) do perfil considera mais relevante para o público-alvo e/ou mais adequado ao local e ao contexto de publicação do perfil.

Nesta unidade, você leu, na página 65, perfis (profiles) de dois brasileiros – Gilberto Gil e Ingrid Silva. Perfis apresentam breves informações sobre uma pessoa e podem sêr organizados em tópicos para facilitar a leitura. Pode-se incluir dados pessoais, como data e lugar de nascimento, e/ou profissionais (principais realizações, prêmios recebidos etc.). A seguir, você encontra mais dois exemplos de perfis de brasileiros: da ginasta Rebeca Andrade (1999-) e do ator Rodrigo Santoro (1975-).

Não há nenhum trecho reescrito nos dois perfis utilizados em Writing. Como os textos originais são mais extensos, optou-se por selecionar as principais informações sobre Rebeca Andrade e Rodrigo Santoro, respectivamente, para compor textos menóres. Além díssu, as fotografias utilizadas nos perfis aqui reproduzidos são semelhantes às quê aparécem nos perfis originais, o quê indica uma pequena adaptação.

MP

TIP

Conhecer convenções relacionadas a contextos e a gêneros de texto ajuda-nos a compreender e a produzir textos de cada gênero. Com um colega, identifiquem características do gênero perfil quê vocês encontram nos textos desta página e escrevam-nas em seus cadernos. Se necessário, usem o Glossary na página 282.

A informação de 25 anos quê consta no texto se refere à idade de Rebeca Andrade na data de acesso ao sáiti. Além díssu, a rê-de social Instagram é mencionada para indicar o número de seguidores da ginasta. O uso do referido termo sem a presença de imagens comerciais identificadas faz parte de um contexto pedagójikô mais amplo, sem qualquer tipo de incentivo ao seu uso ou intuito de divulgação dessa marca, conforme estabelece o parecer CNE/CEB número 15/2000.

Text I

REBECA ANDRADE

Gymnast

BIRTHDAY

May 8, 1999

BIRTHPLACE

São Paulo, brézíl

AGE

25 years old

About

Gymnast who represented brézíl at the 2016 Summer Olympics. She has gained over 2.6 million followers on her Instagram account.

Fotografia de Rebeca Andrade sorrindo e exibindo uma medalha de ouro com uma das mãos, enquanto aponta para cima com a outra mão. Ela é negra e tem os cabelos trançados, presos para cima.

Adaptado de: FAMOUS BIRTHDAYS. Rebeca Andrade. [S. l.]: Famous birthdays, [202-]. Disponível em: https://livro.pw/gxotp. Acesso em: 17 ago. 2024.

Text II

Rodrigo Santoro

(Brazilian Actor Known for His Role as ‘Xerxes’ in the Films ‘300’ ênd ‘300: Rise ÓF an Empire’)

Quick Facts

Also Known As: Rodrigo Junqueira Reis Santoro

êígi: 48 Years

Family:

Father: Frantiesco Santoro

Mother: Maria José Junqueira Dos Reis

Partner: Mel Fronckowiak (2013-)

Height: 6’2” (188 cm)

Ancestry: Italian Brazilian, Portuguese Brazilian

A informação de 48 anos quê consta no texto se refere à idade de Rodrigo Santoro na data de acesso ao sáiti.

Fotografia de Rodrigo Santoro franzindo o cenho. Ele é branco, tem cabelos lisos, curtos, e barba e bigode grisalhos. Está vestido com uma camisa e uma jaqueta.

Adaptado de: SINGH, Dharmendra. Rodrigo Santoro. [S. l.]: The famous people, 30 jul. 2024. Disponível em: https://livro.pw/ewgdn. Acesso em: 17 ago. 2024.

Página setenta e três

Espera-se quê os estudantes indiquem os seguintes elemêntos envolvidos no contexto de produção do texto: quêm escreve: os estudantes; para quem escreve: membros da comunidade escolar; o que escreve (gênero) perfil (profile); com quê objetivo: divulgar informações sobre a vida e a carreira de algum(a) brasileiro(a) quê admira; com quê estilo: informativo; em quê suporte: mural da sala/escola e/ou sáiti da escola.

Com base nos perfis quê você leu nesta unidade, escrêeva o perfil de algum brasileiro ou brasileira quê você admira. Dessa forma, os membros da sua comunidade escolar podem saber mais sobre quem você admira.

TIP

Ao criar um texto, leve em consideração os elemêntos envolvidos no contexto de produção escrita: quêm escreve, para quêm escreve, o quê escreve (gênero), com quê objetivo, com que estilo e em que suporte.

Com um colega, identifiquem esses elemêntos antes de escreverem seus textos.

Siga estas orientações para escrever seu texto.

1. Pense em um brasileiro ou uma brasileira quê você admira.

2. Descubra mais sobre sua vida e carreira. Faça buscas na internet e consulte diferentes fontes para verificar as informações obtidas.

3. A partir dos itens listados nos perfis desta unidade, como profissão, data de aniversário, lugar de nascimento, idade, decida quais informações você deve incluir.

4. Faça um rascunho do perfil em seu caderno.

5. Inclua uma fotografia da pessoa para ilustrar seu texto.

6. Troque perfis com um colega e discutam os textos elaborados.

7. Faça as correções necessárias.

8. escrêeva a versão final do perfil à mão ou, se possível, com o auxílio de um dispositivo eletrônico.

TIP

Ao revisar os perfis, considere as seguintes perguntas.

O perfil está adequado ao público-alvo e ao seu objetivo?

É recomendável retirar ou incluir alguma informação?

As palavras estão escritas corretamente?

As cores utilizadas e a disposição das informações estão adequadas?

reescrêva seu texto com base na revisão feita por você e seu colega.

Agora quê seu perfil está pronto, é importante pensar em como compartilhá-lo com seus côlégas de sala e/ou outras pessoas. A turma póde organizar todos os perfis no mural da sala ou da escola. Os perfis criados com o auxílio de um dispositivo eletrônico podem sêr compartilhados no sáiti da escola. Com base nas reações dos côlégas e de outras pessoas ao seu texto, você poderá aprimorá-lo ainda mais.

Ilustração de dois jovens em um ambiente escolar. Eles estão sentados lado a lado, em uma mesa comprida, cada um utilizando um computador. Ambos mantêm uma das mãos no mouse e a outra no teclado. Ao lado, há uma estante com livros e, ao fundo, cartazes coloridos colados na parede.

Página setenta e quatro

Establishing Connections

1. Sugestão de resposta: Alysson R. Muotri é um professor e pesquisador dos Departamentos de Pediatria e Medicina Celular e Molecular, na Universidade da Califórnia, em Diego.

Ao longo desta unidade, você explorou textos sobre brasileiros e brasileiras quê se destacam em diferentes áreas, como Gilberto Gil na música, Ingrid Silva na dança e, nas artes visuais, artistas como Joseca Yanomâmi, Adriana Varejão e Criola. A seguir, leia o texto sobre outro brasileiro, quê tem seu trabalho amplamente reconhecido na área da neurociência, e faça os exercícios 1-6 em seu caderno. Utilize alguns de seus conhecimentos de Biologia para ajudar você a compreender o texto e a realizar as tarefas propostas.

1. Antes de ler o texto a seguir, obissérve o título, a imagem e a primeira frase para fazer previsões sobre ele. Quem é Dr. Alysson R. Muotri (1974-)?

Leia o texto a seguir para verificar se suas previsões são confirmadas e, em seguida, faça os exercícios 2-4 em seu caderno.

RESEARCH

HUMAN BRAIN ORGANOGENESIS

Dr. Alysson R. Muotri, a professor in the Departments ÓF Pediatrics ênd Cellular & Molecular médicini at the iUnivêrsity ÓF California, Diego, is focusing his research on solving one ÓF life’s greatest mysteries: What is it that makes us uniquely human? rissêrchi tells us that one ÓF the most influential characteristics ÓF modern humans is our sophisticated brains, ênd all ÓF the abilities that its complexity grants us. […] Dr. Muotri is studying the brain from an evolutionary ênd developmental perspective, differentiating stem cells to recreate “brain organoids” in the controlled setting ÓF a lab.

This work has implications for the generation ÓF human disease models bai determining the molecular ênd cellular mechanisms driving neurological complex disorders, such as autism. It is also creating opportunities for identifying ênd testing novel therapeutic approaches; the nature ÓF this work reduces the amount ÓF tíme required for moving new drugs to clinical trials. Gaining a clearer understanding ÓF human brain evolution is crucial for interpreting human genetic variants which líd to disease.

Fotografia de Alysson R. Muotri. Ele tem pele branca, cabelos curtos, castanhos e ondulados e usa uma camisa preta.

UC SAN DIEGO DEPARTMENT OF PEDIATRICS. Muotri lab. La Jolla, USA: UC Diego, c2024. Disponível em: https://livro.pw/wtcey. Acesso em: 17 ago. 2024.

2. Identifique as afirmações corretas sobre a pesquisa realizada pelo Dr. Muotri. escrêeva as respostas em seu caderno.

Alternativas a, b, c e e.

a) Sua pesquisa busca compreender melhor o quê nos torna unicamente humanos.

b) Seus estudos investigam o cérebro humano sôbi uma perspectiva evolutiva e de desenvolvimento.

c) O objetivo de sua pesquisa é diferenciar células-tronco para recriar “organoides cerebrais” em um ambiente controlado de laboratório.

d) Sua pesquisa não tem implicações para o entendimento de transtôrnos neurológicos compléksos.

e) Sua pesquisa cria oportunidades para identificar e testar novas abordagens terapêuticas.

f) A natureza de seu trabalho aumenta o tempo necessário para transferir novos medicamentos para ensaios clínicos.

brain
: cérebro
clinical trial
: ensaio clínico
disease
: doença
drug
: medicamento
grant
: conceder
research
: pesquisa
stem cell
: célula-tronco

TIP

Apoie-se em palavras-chave das alternativas de resposta para verificar se as informações apresentadas em cada uma delas podem sêr encontradas no texto.

Página setenta e cinco

3. Qual exemplo de transtorno neurológico é mencionado no texto como sêndo impactado pela pesquisa do Dr. Muotri? Qual conector, em inglês, foi utilizado para introduzir esse exemplo?

Transtorno do espectro autista / Autismo (autism). Utilizou-se o conector such as.

4. A pesquisa conduzida pelo Dr. Muotri utiliza células-tronco (stem cells, em inglês). Com base no texto e no quê você sabe sobre o assunto, qual é a melhor definição para células-tronco? Identifique, a seguir, a alternativa quê responde corretamente à pergunta e escrêeva a resposta em seu caderno.

a) Células especializadas quê não podem se transformar em outros tipos de células.

b) Células indiferenciadas com a capacidade de se transformar em diversos tipos de células especializadas.

MP

Alternativa b.

5. O fragmento a seguir traz uma fala do Dr. Alysson Muotri sobre a relação entre a ciência e as políticas públicas. Com base no texto, discuta as perguntas a seguir com seus côlégas.

MP

Respostas pessoais.

Alysson defendeu quê os conhecimentos sobre o autismo orientam as políticas públicas. “Se [você] não tem a ciência pra fazer isso, você não tem a política pública. Então, bloquear a ciência é um tiro no pé”, argumentou.

CANAL AUTISMO. Alysson Muotri: ‘bloquear a ciência é um tiro nopé’. [S. l.]: Canal autismo, 25 maio 2023. Disponível em: https://livro.pw/uakrj. Acesso em: 17 ago. 2024.

a) Você concórda com a fala dele? Por quê?

b) Quais são as possíveis consequências sociais e econômicas de ignorar as evidências científicas na elaboração de políticas públicas?

c) Em sua opinião, qual é a importânssia da divulgação ampla e acessível dos resultados de pesquisas científicas para a população em geral?

d) Para você, como a língua inglesa póde ajudar e/ou prejudicar essa divulgação?

6. Em duplas, visitem os sáites recomendados a seguir (e outros quê desejarem) sobre pesquisas com células-tronco realizadas por diferentes pesquisadores, como o Dr. Alysson Muotri. Anotem as principais informações sobre o quê está sêndo estudado, os resultados e a importânssia dessas pesquisas. Elaborem um resumo claro e simples, em inglês, com as informações coletadas e preparem uma apresentação para a turma.

MP

Respostas pessoais.

LE@RNING ON De WEB

Alysson Muotri: como organoides cerebrais estão revolucionando a neurociência. Publicado por: G1. Disponível em: https://livro.pw/bolml. Acesso em: 17 ago. 2024.

Early-stage stem cell therapy trial shows promise for treating progressive MS. Publicado por: sáience Daily. Disponível em: https://livro.pw/kinse. Acesso em: 17 ago. 2024.

Breakthrough research could bring stem cell therapy to the masses. Publicado por: Phys.org. Disponível em: https://livro.pw/vzpfb. Acesso em: 17 ago. 2024.

RECOMMENDED RESOURCES

Para ler uma entrevista com a artista Criola sobre seu interêsse na ár-te pública e no pôdêr de provocar mudanças positivas por meio de suas obras, visite o sáiti a seguir.

Criola Creates an Interdimensional Portal in the Miami disáini District. Publicado por: Whitewall. Disponível em: https://livro.pw/xbpmw. Acesso em: 17 ago. 2024.

Para assistir a uma palestra em quê o pesquisador Alysson Muotri fala sobre o uso de células-tronco para modular o TEA, acéçi o endereço a seguir.

Modelando autismo com neurônios humanos: Alysson Muotri at TEDxFortaleza. Publicado por: TEDx Talks. Vídeo (15 min). Disponível em: https://livro.pw/yetib. Acesso em: 17 ago. 2024.

Para assistir a um vídeo curto sobre a bailarina Ingrid Silva, em quê ela fala sobre os desafios de trajetória profissional, visite o sáiti a seguir.

Ingrid Silva: revolucionando o clássico. Publicado por: Trip Tevê. Vídeo (2 min). Disponível em: https://livro.pw/anccw. Acesso em: 17 ago. 2024.

Página setenta e seis