REVIEW 2
Em Review 2, o objetivo é rever conteúdos das unidades 3 e 4 e oferecer um instrumento de autoavaliação aos estudantes. Esta unidade de revisão inclui exercícios sobre os aspectos gramaticais apresentados nas duas unidades anteriores (Language in Use) e perguntas para nortear a autoavaliação dos estudantes (Thinking about lãrnin). Além de abordar os aspectos gramaticais d fórma contextualizada, esta unidade traz exercícios de compreensão e/ou sugestões para o(a) professor(a) quê exploram a leitura dos textos apresentados.
Language in Use
PRESENT CONTINUOUS
Leia a tirinha (comic strip) a seguir e faça os exercícios 1-3 em seu caderno.
MP
SCHORR, Bill. The Grizzwells. [S. l.]: Go Cômics, 24 abr. 2010. Disponível em: https://livro.pw/fihqp. Acesso em: 13 set. 2024.
TIP
Ao ler tirinhas, busque identificar as relações entre a parte verbal e a não verbal.
1. Choose the item(s) that answer(s) each question correctly. Write the answers in your noutibúk.
a. Items II ênd III.; b. Item I.
a) What are the characters doing?
I. They are reading a newspaper.
II. They are watching the news on Tevê.
III. They are reacting to a news program.
b) Why does the character say “they’re being honest about it”?
I. Because the news program admits that the news is fêik.
II. Because the character believes everything on the news is always true.
LANGUAGE NOTE
A palavra news é incontável e sempre usada no singular.
2. Identifique a forma verbal no present continuous na tirinha.
"'rebeing".
3. Para quê o present continuous é usado na tirinha? Identifique a alternativa quê responde corretamente à pergunta e escrêeva a resposta em seu caderno.
a) Para falar sobre uma mudança quê está acontecendo (o combate à disseminação de fêik news).
b) Para se referir a um comportamento quê está ocorrendo no momento (ser honesto sobre as notícias veiculadas no programa).
Alternativa b.
Página setenta e sete
Leia as duas manchetes (headlines) a seguir e faça os exercícios 4-7 em seu caderno.
I. More Americans are getting news on TikTok, bucking the trend seen on most other social medía sáites
MP
MATSA, Katerina éva. More Americans are getting news on TikTok, bucking the trend seen on most other social medía sáites. Uóchinton, DC: Pew rissêrchi Center, 15 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/mdecb. Acesso em: 17 ago. 2024.
II. Art & enterteiment
Rocinha's Passinho: How a Cultural Dance Is Shaping Community Identity
Discover Rocinha 's Passinho dance, a vibrant expression ÓF culture ênd identity in Rio de Janeiro 's largest favela, challenging stereotypes with every step.
OUTLOOK ENTERTAINMENT DESK. Rocinha's passinho: how a cultural dance is shaping community identity. Outlook, [New Delhi], 12 abr. 2024. Disponível em: https://livro.pw/baxut. Acesso em: 17 ago. 2024.
4. A quais manchetes as afirmações a seguir se reférem? escrêeva as respostas em seu caderno.
a. I; b. II; c. I.
a) Sugere quê uma rê-de social está sêndo mais usada pêlos estadunidenses para consumir notícias ôn láini.
b) Destaca um tipo de dança como manifestação cultural de uma comunidade no Rio de Janeiro.
c) Aborda uma tendência quê tem implicações para a dinâmica das rêdes sociais.
5. Para quê o present continuous é usado nas duas manchetes? Escolha a alternativa quê responde corretamente à pergunta e escrêeva a resposta em seu caderno.
Alternativa b.
a) Para descrever ações quê estão em progresso.
b) Para descrever tendências acontecendo na atualidade.
6. Copie as duas manchetes em seu caderno e sublinhe os verbos no present continuous.
6. I. More Americans are getting news on TikTok, bucking the trend seen on most other social medía sáites.; II. Rocinha’s Passinho: How a Cultural Dance Is Shaping Community Identity.
7. Agora obissérve os verbos principais com a terminação -ing. Em qual deles, o -e é substituído pela terminação -ing?
shaping
8. What are these Brazilian athletes doing? In your noutibúk, write sentences about them as in the example. Example: a. They’re running.
8. b. He’s swimming. / He is swimming.; c. She’s playing soccer. / She is playing soccer.
O quê estes atletas brasileiros estão fazendo? Em seu caderno, escrêeva frases sobre eles como no exemplo.
a)
Sprinter Terezinha Guilhermina (1978-) ênd her guide.
b)
Swimmer Daniel Dias (1988-).
c)
sóquer player Marta Silva (1986-).
Página setenta e oito
RELATIVE PRONOUNS
9. Read the following quote bai Daniel Dias ênd replace the icon _____ with an appropriate relative pronoun. Write the answer in your noutibúk.
that
Leia a seguinte citação de Daniel Dias e substitua o ícone _____ por um pronome relativo adequado. escrêeva sua resposta em seu caderno.
“Disability is a limiting word _____ classifies a person. We all have deficiencies ênd limits. I am not a disabled athlete. I am not a disabled athlete, I am a Paralympic athlete."
DIAS, 2013 apúd GOODE, frânki. What about me? Recognizing ênd building on each child’s strengths. In: YARBROUGH, Jillian (ed.). Understanding parent experiences ênd supporting autistic children in the K-12 school system. [Hershey]: IGI Global, c2022. p. 58. Disponível em: https://livro.pw/hxobk. Acesso em: 17 ago. 2024.
10. Com base na citação do exercício anterior, use who ou whose para conectar cada par de frases a seguir. reescrêva as frases em seu caderno.
a) Daniel Dias is a Paralympic athlete. Daniel Dias swims.
a. Daniel Dias is a Paralympic athlete who swims.; b. Daniel Dias is an athlete whose disability doesn’t make him a disabled athlete.
b) Daniel Dias is an athlete. His disability doesn’t make him a disabled athlete. Leia o fragmento a seguir sobre a artista visual Criola e faça os exercícios 11 e 12 em seu caderno.
Criola’s style combines dense geometric patterns ênd color-blocked surfaces to highlight the intersection between African matrices ênd Brazilian flora ênd fauna. Through her artwork, Criola aims to actively confront racism ênd state repression; the vibrant mural challenges contemporary social justice issues bai affirming the role ÓF women in society.
GOULD, Peri. Afro-brazilian artist Criola brings new art to Miami’s Jungle Plaza. Cultured, [s. l.], 11 jul. 2022. Disponível em: https://livro.pw/kgezt. Acesso em: 17 ago. 2024.
11. Identifique as afirmações corretas sobre Criola e escreva-as em seu caderno.
MP
Alternativas a, c e d.
a) O estilo de Criola combina padrões geométricos densos e superfícies em blocos de côr.
b) A ár-te de Criola aborda temas relacionados à flora e à fauna africanas.
c) Por meio de sua ár-te, Criola busca confrontar, ativamente, o racismo e a repressão estatal.
d) Criola usa seu trabalho para afirmar o papel das mulheres na ssossiedade.
12. Substitua cada ícone _____ por who, which, that ou whose para completar as frases sobre Criola com base no texto do exercício anterior. escrêeva as respostas em seu caderno.
a. who/that; b. whose; c. which; d. that; e. which.
a) Criola is an artist _____ creates vibrant murals.
b) She is an artist _____ work aims to actively confront racism.
c) Her style, _____ includes dense geometric patterns, is very distinctive.
d) One ÓF the themes _____ she addresses in her art is contemporary social justice.
e) Her artwork challenges racism ênd state repression, _____ are important themes.
Ao corrigir o item e do exercício 12, destaque quê, na frase, “challenges” é um verbo (desafiar) e não um substantivo (desafio).
Página setenta e nove
Thinking about lãrnin
Para ajudar os estudantes a avaliarem o quê já conseguem fazer em língua inglesa, verifique se eles compreenderam todas as frases dos quadros apresentados e oriente-os a consultarem o Glossary na página 282 sempre quê necessário.
Nesta seção, reflita sobre a sua aprendizagem e, em seu caderno, escrêeva a resposta para cada pergunta.
Escolha a opção quê melhor descreve seu nível de confiança |
||
|
|
|
Unit 3 |
• Falar sobre o consumo de notícias na era digital. • Discutir formas de combate à desinformação e às fêik news. • Identificar grupos nominais em inglês (noun phrases). • Usar o present continuous. • Compreender e produzir manchetes (headlines) de jornais, revistas e sáites de notícias. |
|
---|---|---|
Unit 4 |
• Falar sobre brasileiros(as) quê se destacam em diferentes áreas. • Discutir o pôdêr da ár-te como ferramenta de crítica social e promoção de mudanças. • Explorar conectores (linking words/phrases). • Usar os pronômes relativos (relative pronouns) who, that, which e whose. • Compreender e produzir perfis (profiles). |
No livro |
Além do livro |
---|---|
Le@rning on the web Recommended resources Useful Language Language réferens + Extra Practice Glossary Outro(s) |
Dicionários Aplicativos sáites Outro(s) |
3. O quê você póde fazer para melhorar sua aprendizagem?
• Buscar oportunidades para praticar o idioma.
• Registrar, em seu caderno, novas palavras/expressões.
• Usar a internet para encontrar exercícios e jogos adicionais em inglês.
• Outro(s).
Página oitenta