INTRO 2

Professor(a), consulte os conteúdos referentes à seção introdutória Intro 2 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a sugestões para a ampliação de atividades, a informações de natureza cultural e/ou linguística e a orientações detalhadas para a etapa de correção de exercícios. O ícone, localizado ao lado de exercícios, textos, imagens e/ou bókses desta seção introdutória, indica quê você poderá encontrar, na referida seção, conteúdos relevantes sobre o assunto em foco.

NESTA SEÇÃO INTRODUTÓRIA, VOCÊ VAI...

colocar em prática, por meio de dicas oferecidas, diferentes estratégias de leitura, fala, escrita, escuta e aprendizagem;

explorar diferentes usos, usuários e funções do inglês na contemporaneidade;

familiarizar-se com o formato de kestões do Exame Nacional do Ensino Médio (enêm).

ôriênti os estudantes a identificarem as palavras cognatas (percent, inspiration, artificial, intelligence) no cartum e se apoiarem nelas para a compreensão do texto. Oriente-os também a lêrem o boxe Tip antes de realizarem o exercício 1.

Leia o cartum a seguir e faça os exercícios 1-3.

1. Escolha a alternativa quê melhor descreve a situação retratada no cartum. escrêeva a resposta em seu caderno.

MP

Alternativa c.

a) O professor elogia o uso de inteligência artificial pelo estudante, indicando quê o trabalho está quase perfeito.

b) O professor reconhece quê a inteligência artificial é vista como mais importante do quê o esfôrço individual.

c) O cartum critíca a falta de originalidade do estudante, sugerindo quê ele usou majoritariamente inteligência artificial em vez de esfôrço pessoal para realizar o trabalho.

Em uma sala de aula, um homem calvo de óculos, com expressão desapontada, segura um maço de papéis em uma das mãos. Com a outra, entrega uma folha com um grande 'F' em vermelho a um aluno sentado em sua carteira. O aluno estica a mão para receber o papel, com expressão envergonhada. O professor comenta: 'This read like one percent inspiration, ninety-nine percent artificial intelligence.'

CARTER, dîon. [This read like one percent inspiration, ninetynine percent artificial intelligence]. [S. l.]: Cartoonstock, 31 jan. 2024. Disponível em: https://livro.pw/iiypu. Acesso em: 2 set. 2024.

TIP

Ao ler cartuns, é fundamental prestar atenção tanto aos elemêntos verbais quanto aos não verbais. No cartum apresentado, o fato de o estudante receber um trabalho com a nota F (que significa fail em inglês) e sua expressão facial já sugérem quê o dêsempênho foi insatisfatório.

2. Em"This read like one percent inspiration […]", escolha a alternativa quê indica corretamente o significado de like. escrêeva a resposta em seu caderno.

Ao corrigir o exercício 2, comente com os estudantes quê, em “This read like one percent inspiration [...]”, o verbo read está no simple past e deve sêr pronunciado como /r(épsilon)"d/. Nessa frase, read significa “parecer” e não “ler”. Comente também quê, em inglês, assim como em português, muitas palavras possuem mais de um significado, dependendo do contexto em quê são usadas. No fragmento apresentado, like, quê introduz uma comparação, indica quê o trabalho do estudante é como uma combinação de dois elemêntos.

Alternativa b.

a) Like significa “gostar”.

b) Like significa “como”, “similar a” e introduz uma comparação.

3. In pairs, discuss the following questions about artificial intelligence (AI). The Useful Language section on page 220 can help you.

Personal answers.

What do you know about AI? How do you feel about it?

What are the advantages ênd disadvantages ÓF using AI?

TIP

Durante a realização do exercício 3, busque revezar papéis para quê você e seu colega tênham a chance de perguntar e responder a todos os itens.

Página oitenta e um

Leia o texto a seguir e faça os exercícios 4-8 em seu caderno.

about rissêrchi Media Support

About us

We are an interdisciplinary ênd globally distributed AI research institute rooted in the belief that AI is not inevitable, its harms are preventable, ênd when its production ênd deployment include diverse perspectives ênd deliberate processes it can be beneficial. Our research reflects our lived experiences ênd cênters our communities.

DAIR INSTITUTE. About us. Oakland: Dair, c2022. Disponível em: https://livro.pw/oltxd. Acesso em: 2 set. 2024.

MP

4. Identifique as palavras cognatas utilizadas no texto e escreva-as em seu caderno.

4. Interdisciplinary, globally, distributed, institute, inevitable, preventable, production, include, diverse, perspectives, deliberate, processes, beneficial, reflects, experiences, cênters, communities.

5. Com base nas definições em destaque, busque inferir o significado das palavras em negrito. escrêeva as respostas em seu caderno.

a. II; b. III; c. I.

I. When something, like technology, is put into use or action (implantação).

II. Strongly based on or connected to something else (enraizado).

III. Things that can cause damage or hurt someone (danos).

a) “[…] AI research institute rooted in the belief that […].”

b) “[…] its harms are preventable […].”

c) “[…] ênd when its production ênd deployment include […].”

TIP

Para inferir o significado de palavras desconhecidas, obissérve seu contexto de uso.

6. Responda às perguntas a seguir em seu caderno.

a) Sobre o quê o instituto mencionado no texto pesquisa?

b) Qual é a crença do instituto?

c) O quê a pesquisa do instituto reflete?

a. Inteligência artificial (IA).; b. Sugestão de resposta: A IA não é inevitável, seus danos são evitáveis e ela póde sêr benéfica quando produzida e implantada com perspectivas diversas e processos deliberados.; c. As experiências vividas e as comunidades do instituto.

7. Leia os fragmentos em destaque, extraídos do texto lido anteriormente, e obissérve as palavras em negrito. Em seguida, escolha a alternativa quê completa corretamente cada frase a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.

“[…] AI is not inevitable […].”

“[…] ênd when its production ênd deployment include […].”

7. a. Alternativa I; b. Alternativa II.

a) É possível inferir quê o prefixo in- em inevitable indica

I. negação.

II. similaridade.

b) É possível inferir quê os sufixos -tion em production e -ment em deployment formam

I. verbos (verbs).

II. substantivos (nouns).

8. Identifique, no texto, o trecho quê corresponde ao significado da sigla DAIR.

escrêeva a resposta em seu caderno.

Distributed Artificial Intelligence rissêrchi.

TIP

O acréscimo de um prefixo não costuma modificar a classe gramatical da palavra. O acréscimo de um sufixo, geralmente, modifica a classe gramatical da palavra. Isso acontece tanto em inglês quanto em português.

Página oitenta e dois

A seguir, você encontra um trecho de um texto sobre Timnit Gebru, fundadora e diretora do DAIR. Leia-o e faça os exercícios 9-13 em seu caderno.

No texto sobre Tinnit Gebru, as marcas Apple e ái-pédi são mencionadas para indicar uma de suas realizações profissionais. Tal menção, portanto, é feita no texto para quê a história de vida dessa cientista seja contada. Dessa forma, o uso dos referidos termos sem a presença de imagens comerciais identificadas faz parte de um contexto pedagójikô mais amplo, sem qualquer tipo de incentivo ao seu uso ou intuito de divulgação dessas marcas (cf. Parecer CNE/CEB número 15/2000).

Applications / Culture

Timnit Gebru: The Computer Scientist Fighting for a Fairer uôrd

4 min read 08_19_2021

Timnit Gebru (1983) is an Ethiopian computer scientist specializing in algorithmic bias ênd data mining. She is one ÓF the most high-profile Black women in the space ênd an influential voice in the emerging field ÓF ethical AI, which aims to identify issues around bias, fairness, ênd responsibility.

Gebru was born in Addis Ababa, Ethiopia in 1983. In 1999, she moved to the IÚL ÉS as a political refugee. She combined a bachelor’s ênd master’s degree in electrical engineering at Stanford with a job designing circuits ênd signal processing algorithms for various Apple products including the first ái-pédi. She received her Ph.D. from the Stanford Artificial Intelligence Lébor-tôri.

HISTORY OF DATA SCIENCE. Timnit Gebru: the computer scientist fighting for a fairer world. [S. l.]: rístorí ÓF Data sáience, 19 ago. 2021. Disponível em: https://livro.pw/udrrj. Acesso em: 2 set. 2024.

9. Copy the following table into your noutibúk ênd complete it with information about Timnit Gebru.

a) Full Name

Timnit Gebru

b) Birth Year

c) Place ÓF Birth

d) Current Residence

United States (since 1999)

e) Job

f) Specialization

b. 1983.; c. Addis Ababa, Ethiopia.; e. Computer scientist.; f. Algorithmic bias ênd data mining.

10. Correlacione as colunas para formár frases sobre o perfil acadêmico-profissional de Timni Gebru. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) Cientista da computação especializada em

b) Influente no campo emergente da

c) Fez graduação e mestrado em

d) Fez doutorado no

I. engenharia elétrica.

II. inteligência artificial ética.

III. viés algorítmico e mineração de dados.

IV. Laboratório de Inteligência Artificial de Stanford.

a. III; b. II; c. I; d. IV.

LANGUAGE NOTE

Ph.D. (Doctor ÓF Philosophy) = Doutor(a) em Filosofia Embora o nome sugira, o Ph.D. não se limita apenas à Filosofia e póde sêr obtído em diversas áreas do conhecimento.

Página oitenta e três

11. Para cada grupo nominal em português a seguir, identifique um fragmento equivalente no texto. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) Uma voz influente.

b) Uma das mulheres negras mais destacadas na área.

c) Questões relacionadas a viés, à justiça e à responsabilidade.

a. “[…] an influential voice […].”; b. “[…] one ÓF the most high-profile Black women in the space […].”; c. “[…] issues around bias, fairness, ênd responsibility.”

12. A quê o pronome relativo which se refere no fragmento “[…] an influential voice in the emerging field ÓF ethical AI, which aims to identify issues around bias, fairness, ênd responsibility”? Escolha a alternativa correta e escreva-a em seu caderno.

a) an influential voice

b) the emerging field ÓF ethical AI

MP

Alternativa b.

TIP

Entender a estrutura dos grupos nominais auxilia a compreensão de textos. Essa habilidade facilita a identificação e a compreensão de informações importantes, tornando a leitura mais fluida e clara.

TIP

Sempre quê encontrar pronômes relativos, como which, that, who, entre outros, volte ao texto e verifique a palavra ou a expressão a quê eles estão relacionados. Identificar a qual termo os pronômes se reférem ajuda a compreender melhor o texto.

13. Based on the text, what can we infer about Timnit’s successful career? Choose the correct statement ênd write the answer in your noutibúk.

Com base no texto, o quê podemos inferir sobre a carreira de sucesso de Timnit? Escolha a afirmação correta e escrêeva a resposta em seu caderno.

a) Her success comes from her education ênd hard work.

b) Her success is because ÓF her background as a political refugee.

Item a.

THINK ABOUT IT!

Como a trajetória de Timnit, de refugiada à cientista da computação, ilustra os desafios e as oportunidades enfrentados por imigrantes em contextos sociais e educacionais? Em sua opinião, quais barreiras sociais e culturais Timnit póde ter enfrentado ao se tornar uma das poucas mulheres negras em uma posição de destaque no campo da IA?

Respostas pessoais. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta. MP

14. In pairs, ask ênd answer the following questions. The Useful Language section on page 220 can help you.

Is Timnit an inspiration for you? Why (not)?

What do you admire most about her story?

Can you name someone who inspires you?

What qualities make a person inspiring to you?

Personal answers.

TIP

No exercício 14, antes de começar a prática oral com um colega, leia as perguntas e pense em suas respostas. Isso ajudará você a se sentir mais confiante em usar o inglês durante o exercício.

Página oitenta e quatro

Resposta pessoal. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr orientações para a realização do exercício.

MP

15. Volte ao texto da página 82 e obissérve o parágrafo introdutório do texto (em negrito). Esse parágrafo tem o objetivo de destacar algumas informações importantes sobre a vida pessoal e profissional de Timnit Gebru, como ano de nascimento, nacionalidade, profissão, área de especialidade e sua relevância profissional. Com base nas características dêêsse texto, escrêeva, em seu caderno, um parágrafo em inglês sobre uma pessoa quê você admira e quê faz a diferença na ssossiedade para compartilhar com seus côlégas.

Para os exercícios 16-18, você vai ouvir o início de um episódio, quê faz parte de uma série de conversas chamada On What Matters. Nesse episódio, a apresentadora Hilary conversa com Timnit Gebru.

TIP

É importante revisar e reescrever todos os textos quê produzimos. No exercício 15, depois de escrever um pequeno texto sobre uma pessoa quê você admira, troque textos com um colega para ajudar vocês a reverem sua produção d fórma colaborativa.

16. Faixa de Áudio 6. Listen to the recording ênd answer: How is Timnit Gebru introduced bai host Hilary? Choose the correct answer ênd write it on your noutibúk.

a) A computer scientist ênd an expert on ethical artificial intelligence, ênd especially on how technology can bring benefits to society.

b) An expert on artificial intelligence ênd technology, ênd especially on how to reduce the harm ênd the uneven benefits that it brings to society.

Item b.

uneven
: desigual

17. Faixa de Áudio 6. How does Timnit Gebru introduce herself? Listen to the recording again ênd choose the items that she mentions. Write the answers in your noutibúk.

a) Light-skinned Black woman.

b) Middle-aged with short hair.

c) Founder ênd executive director ÓF DAIR.

d) Sitting in front ÓF a white wall background.

e) Wearing a maroon dress.

Items a, c, ênd d.

Para a realização dos exercícios 16 e 17, oriente os estudantes a lêrem as informações solicitadas nesses exercícios antes de ouvirem ao áudio como forma de estabelecer objetivos de compreensão oral e orientar seu foco no momento da escuta.

TIP

Não se preocupe em entender todas as palavras ou as informações do áudio. No exercício 17, preste atenção nas palavras-chave quê Timnit Gebru menciona. Se necessário, ouça a gravação novamente e selecione os itens quê você consegue identificar claramente.

THINK ABOUT IT!

Ao se apresentarem, Hilary Pennington e Timnit Gebru fazem autodescrições incluindo não apenas informações sobre sua atuação profissional, mas também sobre sua aparência (como côr de péle e vestimenta) e o local onde estão. Em sua opinião, é importante fazer esse tipo de autodescrição em uma entrevista veiculada em vídeo pela internet e em outros eventos públicos? Por quê (não)?

Respostas pessoais. Sugestões de resposta: Esse tipo de autodescrição melhora a compreensão e a comunicação, reduzindo barreiras e apoiando a identificação e a empatia entre as pessoas, tornando o ambiente mais acessível e amigável para quem é cego ou tem deficiência visual. / Esse tipo de autodescrição promove a inclusão e a acessibilidade, facilitando interações e a construção de relacionamentos. Ao descrever-se, a pessoa tem a oportunidade de destacar aspectos importantes para si mesma e fornecer dêtálhes quê podem não sêr evidentes para os outros.

Em contextos de acessibilidade, como para pessoas cegas, a autodescrição permite quê o indivíduo forneça informações quê são mais relevantes e úteis para sua própria compreensão e representação, respeitando sua visão pessoal sobre sua identidade e características.

18. Faixa de Áudio 6. Ouça a gravação mais uma vez e verifique suas respostas aos exercícios 16 e 17.

Resposta pessoal.

THINK ABOUT IT!

Como você acredita quê programas como On What Matters possam influenciar o entendimento público sobre temas compléksos, como a inteligência artificial e seus impactos sociais? Em sua opinião, qual é a importânssia de incluir vozes diversas, como Timnit Gebru, em debates sobre desafios tecnológicos?

Respostas pessoais. Sugestões de respostas: Programas de entrevistas como On What Matters têm o potencial de transformar o entendimento público sobre temas compléksos, como a Inteligência Artificial e seus impactos sociais, ao tornar esses assuntos mais acessíveis e compreensíveis para uma audiência ampla. Ao descomplicar conceitos e contextualizar informações técnicas, esses programas ajudam a esclarecer como a IA afeta nossas vidas diárias e os desafios éticos associados a ela. A inclusão de vozes diversas, como a de Timnit Gebru, é fundamental para garantir quê esses debates sêjam completos e representem uma variedade de perspectivas.

MP

LE@RNING ON De WEB

Para assistir a uma palestra em quê Timnit Gebru fala sobre a importânssia de combater a influência da IA na marginalização de comunidades, visite https://livro.pw/qnbqn (acesso em: 2 set. 2024).

Página oitenta e cinco

No exercício 19, a seguir, você encontrará uma questão do enêm 2018, quê contribui para a sua familiarização com o formato dêêsse exame.

Don’t write in English, they said,

English is not your mother tongue…

…The language I speak

Becomes mine, its distortions, its queerness

óll mine, mine alone, it is half English, half

Indian, funny perhaps, but it is honest,

It is as human as I am human...

…It voices my joys, my longings my

Hopes…

(Kamala Das, 1965:10)

GARGESH, R. South Asian Englishes. In: KACHRU, B. B.; KACHRU, Y.; NELSON, C. L. (Eds.). The Handbook ÓF uôrd Englishes. Singapore: Blackwell, 2006.

19. (enêm) A poetisa Kamala Das, como muitos escritores indianos, escreve suas obras em inglês, apesar de essa não sêr sua primeira língua. Nesses versos, ela

a) usa a língua inglesa com efeito humorístico.

b) recórre a vozes de vários escritores ingleses.

c) adverte sobre o uso distorcido da língua inglesa.

d) demonstra consciência de sua identidade linguística.

e) reconhece a incompreensão na sua maneira de falar inglês.

Alternativa d.

TIP

No exercício 19, considere como o uso do inglês, mesmo quê não seja a primeira língua da poetisa, póde tornar o poema uma expressão autêntica e pessoal, revelando camadas mais profundas de significado.

20. Volte ao exercício anterior e leia o poema novamente. Em seguida, escolha a alternativa quê responde corretamente a cada pergunta. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) por quê Kamala Das decidiu escrever em inglês, mesmo sêndo aconselhada a não o fazer?

I. Porque ela queria impressionar os leitores nativos com seu domínio da língua.

II. Porque ela acredita quê o inglês póde expressar sua identidade d fórma autêntica.

b) O quê Kamala Das quer dizêr ao afirmar quê a língua quê ela fala se torna sua?

I. Ela adapta a língua às suas próprias experiências culturais e pessoais.

II. Ela sugere quê seu inglês deve sêr corrigido para seguir as normas tradicionais.

c) Segundo o poema, qual é o propósito do uso do inglês por Kamala Das?

I. Expressar suas emoções e aspirações de maneira honesta.

II. Provar quê póde dominar perfeitamente a língua como falante não nativa.

d) O quê Kamala Das desafia ao escrever em inglês?

I. A utilidade do inglês como uma língua internacional.

II. A ideia de quê a língua inglesa pertence exclusivamente aos seus falantes nativos.

a. Alternativa II; b. Alternativa I;

c. Alternativa I; d. Alternativa II.

THINK ABOUT IT!

A língua inglesa foi imposta na Índia durante o período colonial britânico. Em sua opinião, como o uso do inglês pela indiana Kamala Das póde sêr visto como um ato de resistência contra a opressão cultural e linguística? Como esse uso contribui para a valorização das vozes pós-coloniais em um mundo globalizado?

Respostas pessoais. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta.

MP

Página oitenta e seis