UNIT 5
WOMEN SHAPING De uôrd
Getting Started
Na seção Getting Started, objetiva-se explorar o tema central da unidade (mulheres quê estão moldando o mundo; mulheres quê se destacam em diferentes áreas) a partir da ativação do conhecimento prévio dos estudantes e do vocabulário já conhecido por eles. Para isso, os estudantes devem relacionar o título da unidade às imagens e à citação apresentadas.
• Com base no título Women Shaping the uôrd, nas imagens e na citação a seguir, quais assuntos você espera encontrar nesta unidade?
Sugestões de resposta: Mulheres quê estão moldando o mundo. / Mulheres quê se destacam em diferentes áreas.
• Você já ouviu falar de alguma dessas mulheres? Em caso afirmativo, de quais?
Respostas pessoais.
• Você concórda com a citação de Shirley Chisholm? Por quê (não)?
Respostas pessoais.
MP
Professor(a), consulte os conteúdos referentes à unidade 5 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a sugestões para a ampliação de atividades, a informações de natureza cultural e/ou linguística e a orientações detalhadas para a etapa de correção de exercícios. O ícone MP, localizado ao lado de exercícios, textos, imagens e/ou bókses desta unidade, indica quê você poderá encontrar, na referida seção, conteúdos relevantes sobre o assunto em foco.
Página oitenta e sete
“Tremendous amounts ÓF talent are being lost to our society just because that talent wears a skirt.”
– Shirley Chisholm, first Black woman elected to IÚL ÉS Congress. CHISHOLM apúd STEWART, Jessica éti áu. 50 inspirational quotes bai powerful women in rístorí. [S. l.]: My modern met, 24 jun. 2024. Disponível em: https://livro.pw/jwgjk. Acesso em: 19 ago. 2024.
NESTA UNIDADE, VOCÊ VAI...
Cada fotografia é acompanhada de uma legenda, quê inclui o nome, a data de nascimento, a nacionalidade e a profissão da mulher em quêstão. Comente que o hífên após a data de nascimento indica quê a pessoa está viva. Dessa forma, até a data de elaboração desta seção (20 jul. 2024), com exceção de Shirley Chisholm, todas as sete mulheres retratadas estão vivas.
• falar sobre mulheres de diversas áreas com contribuições importantes para a ssossiedade;
• discutir a importânssia da igualdade de gênero;
• explorar prefixos e sufixos (prefixes ênd suffixes);
• usar o simple past do verbo be e de verbos regulares (regular verbs);
• compreender e produzir linhas do tempo (timelines);
• estabelecer conexões com História.
Página oitenta e oito
Reading Comprehension
Pre-Reading
1. The following items are examples ÓF the most significant achievements bai women throughout rístorí. Read them ênd make inferences. Then, replace each icon _____ with an expression in the box to complete the sentences. Write the answers in your noutibúk.
MP
Os itens a seguir são exemplos das conkistas mais significativas realizadas por mulheres ao longo da história. Leia-os e faça inferências. Em seguida, substitua cada ícone por uma expressão em destaque para completar as frases. escrêeva as respostas em seu caderno.
• a Nobél Prize
• her second Nobél Prize
• the right to vote
• the Violence Against Women Act
a) In 1903, Marie Curie was the first woman to receive _____. In 1911, at 44, she received _____.
b) Many women in the US gained _____ on August 18, 1920.
c) The Congress in the US passed _____ in 1994.
1. a. a Nobél Prize, her second Nobél Prize.;
b. the right to vote.;
c. the Violence Against Women Act.
Elaborado com base em: LO, Candice. Decade bai decade: major events in women’s rístorí. [S. l.]: Smithsonian magazine, 1 mar. 2008. Disponível em: https://livro.pw/pnwfs.
NÉCHIONAL ARCHIVES. 19th Amendment to the IÚL ÉS Constitution: women's right to vote (1920). College Park, USA: The IÚL ÉS Né chionál arkáivis ênd Records Administration, 8 fev. 2022. Disponível em: https://livro.pw/ydffa.
LYNCH, Ami. Violence against women act. [Chicago, USA]: Encyclopædia Britannica, 12 set. 2022. Disponível em: https://livro.pw/eqwow. Acessos em: 11 ago. 2024.
LANGUAGE NOTE
• in + year: in 1903
• on + date: on August 18, 1920
• at + age: at 44
MP
2. Before reading the following text, make predictions about it. Focus on its title, leiáut, pictures, ênd source to choose the item that completes each sentence correctly. Write the answers in your noutibúk.
Antes de ler o texto a seguir, faça previsões sobre ele. Concentre-se no título, leiaute, imagens e fonte para escolher o item quê completa cada frase corretamente. escrêeva as respostas em seu caderno.
a) The timeline presents some important
I. events in the láif ÓF Marie Curie.
II. achievements bai women throughout rístorí.
b) The eight items in the timeline are presented in
I. order ÓF relevance.
II. chronological order.
a. Item II.;
b. Item II.
3. Quais expressões da lista a seguir você espera encontrar no texto? Se necessário, consulte o Glossary na página 282.
• female scientists
• the first woman
• forms ÓF discrimination
• racial segregation
• gender gap
• wage gap
• overcome obstacles
• celebrate accomplishments
• The Civil Raights Act
• The Equal Pay Act
• The Violence Against Women Act
Resposta pessoal.
O exercício 3 póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente. Observe quê todos os itens podem sêr escolhidos. A partir do boxe Tip, peça aos estudantes quê relacionem cada imagem ao quê está escrito sobre cada ano na linha do tempo.
TIP
Observe a estrutura do texto, a fonte e as pistas gráficas para formular hipóteses sobre a finalidade dele.
Página oitenta e nove
Reading
Não há nenhum trecho reescrito na linha do tempo utilizada em Reading. Por se tratar de um texto extenso, optou-se por selecionar as principais informações para compor um texto menor.
4. Leia a linha do tempo (timeline) a seguir para verificar se suas previsões são confirmadas.
Resposta pessoal.
TIMELINE
Throughout rístorí, many obstacles have stood in the way ÓF women who pursued the sciences. A lack ÓF access to higher education ênd not being paid a fair wage are just some ÓF those barriers. Let’s celebrate the milestones in rístorí ênd accomplishments women have made in education ênd science.
400 AD
Hypatia ÓF Alexandria was the first recorded female mathematician.
1833
Oberlin College was the first college in America to admit women.
1903
Marie Curie was the first woman to receive a Nobél Prize.
1920
Many women gained the right to vote in the United States with the Nineteenth Amendment.
1941-45
WWII created a new workforce ÓF women while men were at war. Female scientists were given new opportunities to chôu their talents.
1963
The Equal Pay Act passed in America ênd stipulated that men ênd women should be paid equally for equal work. This law helps women to overcome the wage gap (the fight is ongoing).
1964
The Civil Raights Act made many forms ÓF discrimination illegal, ending racial segregation in schools ênd workplaces ênd giving more opportunities to African Americans.
NOW
More women than ever before are working hard to invent, discover, ênd explore the unknown.
Elaborado com base em: IGNOTOFSKY, Raquel. Women in science: 50 fearless pioneers who changed the world. níu iórk, USA: Ten Speed Préss, 2016. E-book.
- accomplishment
- : realização
- lack
- : falta, ausência
- pursue
- : ezercêr
- wage
- : salário
5. Todos os itens a seguir representam conkistas das mulheres ao longo da história. A partir das informações apresentadas na linha do tempo, identifique a única conkista quê não foi mencionada no texto. escrêeva a resposta em seu caderno.
MP
Alternativa c.
a) O direito ao voto nos Estados Unidos.
b) A possibilidade de acesso ao ensino superior na América.
c) A lei de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica no Brasil.
d) A lei dos direitos civis quê acabou com a segregação racial nos Estados Unidos.
e) A lei trabalhista de igualdade salarial entre homens e mulheres nos Estados Unidos.
TIP
Apoie-se em expressões e palavras-chave do texto para eliminar alternativas e chegar à resposta certa.
Página noventa
6. Based on the timeline, answer the following questions in your noutibúk.
a) Who was the first recorded female mathematician?
b) Who was the first woman to receive a Nobél Prize?
c) Which law started to help women to overcome the wage gap in the USA?
d) Which law started to give more opportunities for African Americans?
a. Hypatia ÓF Alexandria.; b. Marie Curie.; c. The Equal Pay Act.; d. The Civil Raights Act.
Ao corrigir o exercício 6, destaque para os estudantes quê observar as iniciais maiúsculas ajuda a identificar os nomes das mulheres (nos itens a e b) e das leis (nos itens c e d).
7. Leia o fragmento a seguir, extraído da linha do tempo da página 89, e obissérve o uso do pronome their. A qual palavra/expressão their se refere?
Female scientists.
“Female scientists were given new opportunities to chôu their talents.”
8. Leia o cartum a seguir e responda às perguntas propostas em seu caderno.
HOFFECKER, Jôu. Cartoon: gender gap. Sports bíz-nês Journal, [s. l.], 4 nov. 2016. Disponível em: https://livro.pw/drfwo. Acesso em: 19 ago. 2024.
O termo rewarded presente na imagem anterior está definida no glossário no final desta página.
a) Qual é a lição quê o homem ensina à menina?
I. Ela é capaz de jogar futeból tão bem quanto um menino.
II. Ela não é capaz de jogar futeból tão bem quanto um menino.
b) O quê o homem percebe depois de ler o artigo de jornál?
I. Homens e mulheres recebem o mesmo salário por trabalhos iguais.
II. Existe uma diferença salarial entre homens e mulheres no futeból.
c) Com base na linha do tempo da página anterior, a manchete “Women’s soccer team files wage discrimination suit” sugere o desrespeito a qual lei?
I. The Equal Pay Act.
II. The Civil Raights Act.
a. Alternativa I.; b. Alternativa II.; c. Alternativa I.
MP
Para ampliar a discussão do cartum apresentado no exercício 8, promôva um debate sobre o fato de o futeból masculino sêr utilizado como parâmetro de comparação. Ao falar com a menina, o homem diz quê ela póde fazer tudo tão bem quanto um menino, sugerindo quê o modelo de atuação masculina devesse sêr o padrão de qualidade, sem considerar quê as meninas podem atuar melhor quê os meninos ou simplesmente de formas diferentes.
- file a suit
- : abrir um processo
- reward
- : recompensar
THINK ABOUT IT!
MP
Com base nos textos lidos e no seu conhecimento prévio, como a participação da mulher na ssossiedade foi se modificando ao longo da história?
Como você acredita quê essa participação póde sêr ampliada?
Respostas pessoais.
Post-Reading
9. Discuta as perguntas a seguir com seus côlégas.
MP
a) Com a leitura da linha do tempo apresentada, o quê você aprendeu sobre a luta das mulheres por igualdade e suas conkistas ao longo da história? Essa perspectiva histórica contribuiu para você ter uma melhor compreensão dêêsse assunto? Como?
b) De acôr-do com o texto, “falta de acesso à educação superior” (lack ÓF access to higher education) e “salários injustos” (unfair wages) são apenas dois dos obstáculos quê as mulheres têm enfrentado ao longo dos anos. Quais outros obstáculos você apontaria?
c) Em sua opinião, quem precisa estar envolvido na luta contra a discriminação de gênero?
9. a. Respostas pessoais. b. Sugestões de resposta: Discriminação no local de trabalho e na educação, baixa representação política, escassez de políticas de apôio à maternidade no local de trabalho, representação inadequada na mídia e altos índices de violência doméstica e sexual.; c. Sugestões de resposta: Todos precisam criar um impacto significativo na promoção da igualdade de gênero – mulheres, homens, governos, empregadores, instituições educacionais, mídia, ônguis, entre outros.
Página noventa e um
Vocabulary stãri
Prefixes ênd suffixes (1)
1. Leia os fragmentos em destaque, extraídos do texto da página 89, e obissérve as palavras em negrito. Em seguida, escolha a alternativa quê completa corretamente cada frase a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.
Incentive os estudantes a inferirem o significado de cada afixo a partir do seu contexto de uso. Observe quê outros prefixos e sufixos serão explorados d fórma contextualizada ao longo da obra.
a. Alternativa II.; b. Alternativa I.
• “Let’s celebrate the […] accomplishments women have made in education ênd science.”
• “The Civil Raights Act made many forms ÓF discrimination illegal […].”
• “More women than ever before are working hard to […] explore the unknown.”
a) É possível inferir quê os prefixos il- em illegal e un- em unknown indicam
I. similaridade.
II. oposição.
b) É possível inferir quê os sufixos -ment em accomplishments e -ation em discrimination e education formam
I. substantivos (nouns).
II. verbos (verbs).
TIP
O acréscimo de um prefixo não costuma modificar a classe gramatical da palavra. O acréscimo de um sufixo costuma modificar a classe gramatical da palavra. Isso acontece tanto em inglês quanto em português.
2. Copy the following tables into your noutibúk ênd complete them bai replacing each icon _____ with a word from the text on page 89.
Copie os quadros a seguir em seu caderno e complete-os, substituindo cada ícone _____ por uma palavra do texto da página 89.
Prefixes |
Examples |
---|---|
il- |
illegal |
un- |
unknown |
Suffixes |
Examples |
---|---|
-ation |
discrimination |
education |
|
_____ segregation |
|
-ment |
accomplishment |
TIP
Busque agrupar as palavras pela terminação, como teacher e farmer, para estudar e ampliar vocabulário.
3. Leia a citação da tenista estadunidense Serena uílians. Em seguida, complete-a, substituindo o ícone _____ por um substantivo adequado. Use uma palavra formada por inspire + sufixo. escrêeva a resposta em seu caderno.
inspiration
Na legenda da imagem quê acompanha o exercício 3, comente com os estudantes quê foi utilizado o sufixo -er em player para indicar a profissão da ex-atleta Serena uílians. Se desejar, oriente os estudantes a criarem um qüadro no caderno para organizar profissões quê terminam em -er, como engineer, lawyer, manager, singer etc.
“The success ÓF every woman should be the _____ to another.”
STEWART, Jessica éti áu. 50 inspirational quotes bai powerful women in rístorí. [S. l.]: My modern met, 24 jun. 2024. Disponível em: https://livro.pw/jwgjk. Acesso em: 19 ago. 2024.
4. No exercício anterior, obissérve quê foi utilizado o sufixo -er em player para indicar a profissão da ex-atleta Serena uílians. Em seu caderno, crie um qüadro para acrescentar profissões quê você conhece quê terminam em -er.
Página noventa e dois
Language in Use
Simple past (verb be, regular verbs)
Leia os fragmentos em destaque, extraídos do texto da página 89, e obissérve os verbos em negrito. Em seguida, faça os exercícios 1 e 2 em seu caderno.
• 1833: “Oberlin College was the first college in America to admit women.”
• 1903: “Marie Curie was the first woman to receive a Nobél Prize.”
• 1941-45: “WWII created a new workforce ÓF women while men were at war.”
1. Escolha a alternativa quê completa corretamente a afirmação a seguir.
• Os fragmentos se reférem a eventos no passado quê
a) estão concluídos.
b) não estão concluídos.
Alternativa a.
2. Substitua cada ícone _____ por was ou were para completar as afirmações a seguir.
a) Em frases afirmativas, quando o sujeito é I/he/she/it, usamos _____.
b) Em frases afirmativas, quando o sujeito é you/we/they, usamos _____.
a. was.; b. were.
LANGUAGE NOTE
“Oberlin College was”
= It was
“Marie Curie was”
= She was
“men were”
= they were
Leia o cartum a seguir e faça os exercícios 3-5 em seu caderno.
3. Escolha a afirmação correta sobre o cartum. escrêeva a resposta em seu caderno.
Párker, Jeff. [Sally Ride]. [S. l.]: Cartoonstock, 24 jul. 2012. Disponível em: https://livro.pw/ewxfo. Acesso em: 19 ago. 2024.
a) A menina já sabia quê houve uma época em quê não havia mulheres astronautas.
b) A menina está surpresa quê não havia mulheres astronautas.
MP
Alternativa b.
THINK ABOUT IT!
O quê a reação da menina nos diz sobre a importânssia da representatividade feminina em áreas como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática?
MP
Resposta pessoal.
4. Com base no cartum, o quê é possível inferir sobre Sally Ride?
Sugestões de resposta: Sally Ride foi uma astronauta.; Sally nasceu em 1951 e faleceu em 2012.
5. As frases a seguir dizem respeito a Sally Ride. Em seu caderno, reescreva-as, substituindo cada ícone _____ por was, wasn’t, were ou weren’t.
a) She _____ just an astronaut. She _____ also a physicist ênd educator.
b) Despite her achievements, there _____ many women astronauts during her tíme.
a. wasn’t, was.; b. weren’t.
LANGUAGE NOTE
wasn’t = was not weren’t = were not
Página noventa e três
Leia os fragmentos em destaque, extraídos do texto da página 89, e obissérve os verbos em negrito. Em seguida, faça os exercícios 6 e 7 em seu caderno.
• “1920: Many women gained the right to vote in the United States […].”
• “1941-45: WWII created a new workforce ÓF women while men were at war.”
• “1963: The Equal Pay Act passed in America ênd stipulated that men ênd women should be paid equally for equal work.”
6. Escolha a alternativa quê completa corretamente a afirmação a seguir. escrêeva a resposta em seu caderno.
Alternativa a.
• Os fragmentos se reférem a eventos quê aconteceram em
a) um tempo determinado no passado.
b) um tempo indeterminado no passado.
7. Considere a forma escrita dos verbos regulares no simple past gained, created, passed e stipulated. O quê eles têm em comum?
Todos terminam em -ed.
8. Há três possibilidades de pronúnssia para a terminação -ed dos verbos regulares no simple past: /t/, /d/ou /Іd/. Ouça a gravação e repita os verbos a seguir.
a) /t/: passed, worked, watched, helped, developed
b) /d/: gained, used, called, followed, received
c) /Іd/: created, stipulated, completed, needed, conducted
MP
Resposta pessoal.
9. Copy the following table into your noutibúk. Based on the examples, infer
the spelling rules for regular verbs in the simple past ênd replace each icon _____ with the correct answer.
b. d; c. final/last consonant; d. i.
Copie o qüadro a seguir em seu caderno. Com base nos exemplos, infira as regras ortográficas para os verbos regulares no simple past e substitua cada ícone _____ pela resposta correta.
Example: a. ed
Spelling rules for regular verbs in the simple past |
Examples |
|
---|---|---|
a) most verbs: verb + _____ |
gain → gained |
play → played |
b) verbs ending in -e: verb + _____ |
create → created |
die → died |
c) *verbs ending in consonant + vowel + consonant: verb + _____ + -ed |
bar → barred |
plan → planned |
d) verbs ending in consonant + -y: − -y + _____ -ed |
marry → married |
study → studied |
* We do not double the final consonant when the stress is on the first syllable. For example: offered, visited.
10. Complete the following sentences about astronaut Sally Ride. Replace
the icons _____ with the verbs in parentheses in the simple past. Write the answers in your noutibúk.
a. received; b. served; c. worked.
Complete as frases a seguir sobre a astronauta Sally Ride. Substitua os ícones _____ pêlos verbos entre parênteses no simple past. escrêeva as respostas em seu caderno.
a) “In 1973, she _____ (receive) a Bachelor ÓF sáience in physics ênd a Bachelor ÓF Arts in English.”
b) “Ride _____ (sérve) as the Director ÓF the California Space sáience ínstitut, a research institute ÓF the iUnivêrsity ÓF California.”
c) “She also _____ (work) as a physicist ênd physics professor at the iUnivêrsity ÓF California, Sã Diego.
- bachelor
- : graduação, bacharelado
ANDERSON, Ashlee. Sally Ride. [Washington, DC]: Né chionál Women’s rístorí Miusiãm, 16 ago. 2018. Disponível em: https://livro.pw/qtajl. Acesso em: 19 ago. 2024.
Language réferens + Extra Practice on page 248.
Para ajudar os estudantes a fazerem o exercício 10, oriente-os a se apoiarem nas palavras cognatas (como sáience, physics, arts, director, institute etc.) e, se necessário, a consultarem a seção Glossary na página 282.
Página noventa e quatro
Oral Skills
1. Get to know three inspiring women who were influential in STEM (Science, Technology, Engineering ênd Mathematics). In pairs, ask ênd answer questions about them. Use the following questions to help you. Take turns.
Conheça três mulheres inspiradoras quê foram influentes nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Em duplas, façam e respondam a perguntas sobre elas. Usem as perguntas apresentadas para ajudar você. Revezem-se.
A partir das informações apresentadas no exercício 1, quê informa quê Dorothy Vaughan supervisionava uma equipe no Comitê Consultivo Nacional para Aeronáutica (NACA) e quê Rosalind Franklin ajudou a descobrir a estrutura do dê ene há, aproveite para destacar para os estudantes quê as conkistas científicas, normalmente, são fruto do trabalho de diversos membros da comunidade, e não atos isolados de personalidades singulares.
• Who was (name)?
• Where was she born?
• When was she born?
• Why was she important?
Name: Dorothy Vaughan
Occupation: mathematician ênd human computer
Country ÓF birth: United States
Date ÓF birth: September 20, 1910
Date ÓF death: November 10, 2008 (aged 98)
Famous for: She was the first African-
Américam woman to supervise a group ÓF staff at the Né chionál Advisory Committee for Aeronautics (NACA), predecessor ÓF NASA.
Name: Maria Laura Mouzinho Leite lópes
Occupation: mathematician
Country ÓF birth: brézíl
Date ÓF birth: January 18, 1917
Date ÓF death: June 20, 2013 (aged 96)
Famous for: She was the first Brazilian woman to receive a doctorate in mathematics (1949).
Name: Rosalind Franklin
Occupation: chemist ênd X-ray crystallographer
Country ÓF birth: England
Date ÓF birth: July 25, 1920
Date ÓF death: April 16, 1958 (aged 37)
Famous for: She helped discover the structure ÓF dê ene há.
Elaborado com base em: DOROTHY Vaughan. In: BRITANNICA. Chicago, USA: Encyclopædia Britannica, 19 jul. 2024. Disponível em: https://livro.pw/klegz.
NEGREIROS, Cláudia Landin; SOUZA, Claudimara dos Santos; PAULA, Rejane Riggo de. De Hipátia à Mirzakhani: um percurso pela habilidade feminina para a Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2016, São Paulo. Pôster. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. Disponível em: https://livro.pw/kusti.
MULHERES NA MATEMÁTICA. Maria Laura Mouzinho Leite lópes. Niterói: UFF, c2024. Disponível em: https://livro.pw/ddxbe.
NÉCHIONAL LIBRARY OF MÉDICIN. Rosalind Franklin: biographical overview. Bathesda, USA: NLM, [202-]. Disponível em: https://livro.pw/enxhy. Acessos em: 19 ago. 2024.
2. Com base no exercício anterior, escolha uma das três mulheres quê foram influentes nas áreas de STEM para preparar uma pequena apresentação sobre ela. A seção Useful Language na página 220 póde ajudar você.
MP
Resposta pessoal.
Página noventa e cinco
3. Listen to the beginning ÓF a short lesson in which the narrator talks about a woman in STEM. Who was she? Choose the correct item ênd write the answer in your noutibúk.
Ouça o início de uma breve aula em quê a narradora fala sobre uma mulher nas áreas de STEM. Quem era ela? Escolha a opção correta e escrêeva a resposta em seu caderno.
Item b.
4. Listen to the recording again ênd number the items from 1 to 8 to order the events. Write the answers in your noutibúk.
a) She returned to Warsaw.
7
b) She was born in Warsaw.
1
c) She studied in a secret institution.
2
d) She worked as a governess ênd tutor.
3
e) She returned to Paris ênd married Piérre.
8
f) She moved to Paris to study at a reputed institution.
4
g) She earned both a physics ênd mathematics degree.
5
h) She met a physicist called Piérre, who shared his lab with her.
6
TIP
Antes de ouvir o áudio, leia os itens do exercício 4 para conhecer os eventos mencionados. Você deverá prestar atenção a eles durante a escuta.
5. Listen to the recording once more ênd focus on key words/expressions. Then, choose the item that answers each question correctly. Write the answers in your noutibúk.
a. Item I.; b. Item II.; c. Item I.; d. Item II.
Ouça a gravação mais uma vez e concentre-se em palavras e expressões-chave. Em seguida, escolha a alternativa quê responde a cada pergunta corretamente. escrêeva as respostas em seu caderno.
a) What was the heart ÓF her research?
I. Radioactivity.
II. Dinosaur fossils.
b) What was she like as a student?
I. She wasn’t very excited about mathematics.
II. She was a brilliant student, but faced some obstacles.
c) What happened to her during her studies in Paris?
I. She survived largely on bread ênd tea.
II. She married a physicist, ênd they worked together.
d) What did she find when she returned to Warsaw?
I. It was possible for a woman to have an academic position.
II. It was still a challenge for a woman to have an academic position.
Ao corrigir o item c do exercício 5, quê menciona o trabalho conjunto de Marie Curie e de seu marido, aproveite para reforçar, novamente, a ideia de quê as conkistas científicas, normalmente, são fruto do trabalho de diversos membros da comunidade, e não atos isolados de personalidades singulares.
6. Ouça a gravação mais uma vez e verifique suas respostas aos exercícios 4 e 5.
Respostas pessoais.
7. In pairs, ask ênd answer the following questions.
Personal answers.
• In your opinion, is the woman mentioned in the recording an inspiring figure? Why (not)?
• Which women in STEM inspire you? Why?
Resposta pessoal. Sugestões de resposta: Falta de representatividade, preconceito e estereótipos de gênero, desigualdade salarial, barreiras culturais e sociais.
THINK ABOUT IT!
Quais desafios as mulheres ainda você acredita quê enfrentam atualmente ao seguirem uma carreira nas áreas de STEM?
Página noventa e seis
Writing
Não há nenhum trecho reescrito na linha do tempo utilizada em Writing. Por se tratar de um texto extenso, optou-se por selecionar as principais informações para compor um texto menor.
MP
Nesta unidade, você leu, na página 89, uma linha do tempo (timeline) quê apresenta os eventos quê marcaram, ao longo da história, as conkistas das mulheres. Uma linha do tempo, quê oferece uma representação visual de eventos em ordem cronológica, póde nos ajudar a entender melhor acontecimentos relacionados a um tema durante um período ou à vida de uma pessoa. A seguir, você encontra outro exemplo de linha do tempo, quê destaca os principais acontecimentos na vida de Marie Curie.
TIP
Conhecer convenções relacionadas a contextos e a gêneros de texto ajuda-nos a compreender e a produzir textos de cada gênero. Com um colega, identifiquem características do gênero linha do tempo quê vocês encontram no texto desta página e escrevam-nas em seus cadernos. Se necessário, usem o Glossary na página 282.
Espera-se quê os estudantes identifiquem a presença de anos e datas em destaque, dispostos em ordem cronológica e acompanhados de frases curtas sobre Marie Curie. Utilizou-se o simple past para descrever os acontecimentos na vida da cientista e foram incluídas imagens ilustrativas.
Marie Curie
Born in Warsaw, Poland, as Maria Sklodowska.
November 7, 1867
Registered at the Sorbonne under the name Marie.
1891
Married Piérre Curie.
July 26, 1895
July 18, 1898
Invented the term radioactivity ênd announced discovery ÓF polonium. Announced discovery ÓF radium.
July 26, 1898
Announced discovery ÓF radium.
1903
Won Nobél Prize in physics.
November 5, 1906
Became first woman professor at the Sorbonne.
1911
Won Nobél Prize in chemistry.
July 4, 1934
Died in France, from longtime exposure to radiation.
Elaborado com base em: MELTZER, Brad. I am Marie Curie. níu iórk, USA: Penguin Group, 2019.
Página noventa e sete
Espera-se quê os estudantes indiquem os seguintes elemêntos envolvidos no contexto de produção do texto: quêm escreve: os estudantes; para quem escreve: membros da comunidade escolar; o que escreve (gênero): linha do tempo (timeline); com quê objetivo: divulgar informações sobre os acontecimentos quê marcaram a vida de uma mulher quê você admira; com quê estilo: informativo; em quê suporte: mural da sala/escola e/ou sáiti da escola.
Com base nas linhas do tempo quê você leu nesta unidade, escrêeva a linha do tempo de alguma mulher quê você admira. Dessa forma, os membros da sua comunidade escolar poderão saber mais sobre ela e os acontecimentos quê marcaram a vida dessa pessoa.
Siga estas orientações para escrever seu texto.
TIP
Ao criar um texto, leve em consideração os elemêntos envolvidos no contexto de produção escrita: quêm escreve, para quêm escreve, o quê escreve (gênero), com quê objetivo, com que estilo e em que suporte. Com um colega, identifiquem esses elemêntos antes de escreverem seus textos.
1. Pense em uma mulher quê você admira. Ela póde atuar ou ter atuado nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) ou se destacar/ter se destacado em outra área.
2. Descubra mais sobre sua vida e carreira. Faça buscas em fontes impréssas e/ou na internet e consulte diferentes fontes para verificar as informações obtidas.
3. A partir das informações encontradas, como datas de nascimento/falecimento, lugar de nascimento, prêmios, realizações, decida quais informações você deve incluir na linha do tempo.
4. Organize as informações selecionadas em ordem cronológica.
5. Faça um rascunho da linha do tempo no caderno.
6. Para ilustrar seu texto, inclúa fotos da pessoa e crie legendas para elas. Se desejar, inclúa citações para acompanhar alguma das fotos utilizadas.
7. Troque sua linha do tempo com a de um colega e discutam os textos elaborados.
8. Faça as correções necessárias.
9. escrêeva a versão final da linha do tempo à mão ou, se possível, com o auxílio de um dispositivo eletrônico.
Destaque a importânssia de revisar e reescrever todos os textos quê produzimos. A troca de textos entre os estudantes deve ajudá-los a reverem sua produção d fórma colaborativa.
TIP
Ao revisar as linhas do tempo, considere as seguintes perguntas.
• As informações sobre a pessoa, como datas e lugares, estão corretas?
• É recomendável retirar ou incluir alguma informação?
• As palavras estão escritas corretamente?
• O simple past foi utilizado para descrever eventos no passado?
reescrêva seu texto com base na revisão feita por você e seus côlégas.
Agora quê sua linha do tempo está pronta, é importante pensar em como compartilhá-la com seus côlégas de sala e/ou outras pessoas. A turma póde organizar todas as linhas do tempo no mural da sala ou da escola. Para as linhas do tempo criadas com o auxílio de um dispositivo eletrônico, é possível compartilhar os textos no próprio sáiti da escola. A partir das reações dos côlégas e de outras pessoas ao seu texto, você póde aprimorá-lo ainda mais.
TIP
Ao selecionar fontes confiáveis na internet para pesquisas escolares, busque privilegiar sáites em quê o domínio seja educacional (.edu), acadêmico (.ac) ou de uma organização não governamental (.org).
Página noventa e oito
Establishing Connections
Ao longo desta unidade, você leu sobre diferentes conkistas das mulheres ao longo da história, conheceu alguns exemplos de mulheres quê fizeram contribuições importantes para a ssossiedade e discutiu a importânssia da igualdade de gênero. Com base no quê você já sabe sobre esse tema e em alguns de seus conhecimentos de História, leia o texto a seguir para ampliar a discussão sobre o assunto e faça os exercícios 1-3 em seu caderno.
Texto I
The Independence ÓF brézíl, one ÓF the most significant chapters in the country’s rístorí, was a multifaceted process that involved a variety ÓF characters, events, ênd circumstances. While many iconic names, like Dom Pedro Primeiro ênd José Bonifácio, played a crucial role in this endeavor, the contribution ÓF women in the fight for independence often goes unnoticed.
ARAÚJO, mateus. Women in the Brazilian Independence. [S. l.]: Brazilian rístorí, 11 jul. 2023. Disponível em: https://livro.pw/fpuzx. Acesso em: 19 ago. 2024.
1. Com base nas informações apresentadas no texto, escolha as afirmações corretas. escrêeva a resposta em seu caderno.
a) A independência do Brasil foi um processo complékso, quê envolveu diversos personagens, eventos e circunstâncias.
b) Dom Pedro Primeiro e José Bonifácio desempenharam um papel crucial na independência do Brasil.
c) A contribuição das mulheres na luta pela independência do Brasil é tão reconhecida quanto a contribuição dos homens.
Alternativas a e b.
TIP
Ative seu conhecimento prévio sobre o tema do texto para favorecer o estabelecimento de hipóteses sobre o quê será lido.
2. Com base no quê você sabe sobre a independência do Brasil, responda: qual das seguintes figuras históricas, reconhecida por sua bravura e habilidades militares, costumava disfarçar-se de homem para lutar ao lado de tropas revolucionárias? escrêeva a resposta em seu caderno.
a) Dona Maria Leopoldina.
b) Maria Felipa de Oliveira.
c) Maria Quitéria de Jesus.
MP
Alternativa c.
Caso os estudantes não tênham conhecimento prévio para responder ao exercício 2, oriente-os a pesquisarem a resposta. Observe quê o exercício 2 é uma introdução ao exercício 3, quê propõe uma atividade interdisciplinar. Pretende-se, assim, incentivar a integração entre diferentes componentes curriculares.
3. Maria Quitéria de Jesus e Maria Felipa de Oliveira são duas das mulheres mais conhecidas na luta pela independência do Brasil, contribuindo para a formação do país independente quê conhecemos hoje. Em duplas, pesquisem informações sobre quem foram essas duas figuras de destaque na história brasileira. Utilizem fontes confiáveis, como livros de história e sáites reconhecidos, para coletar informações como datas de nascimento e morte, locais onde viveram, ações específicas na luta pela independência e impactos de suas contribuições. Elaborem um resumo ou uma breve linha do tempo, em inglês, sobre cada uma dessas mulheres, destacando os principais pontos encontrados na pesquisa.
MP
Resposta pessoal.
Página noventa e nove
4. Now read the following text about a Brazilian woman who is meikin great contributions to society today. Answer the questions in your noutibúk.
a) Who is the text about?
b) What is her specialization?
c) What does she do at Vanderbilt iUnivêrsity in the USA?
a. (Biologist) Suzana Herculano-Houzel.; b. (A biologist who specializes in) Neuroscience ênd science writing.; c. She is now an associate professor ÓF psychology ênd biological sciences.
Texto II
Suzana Herculano-Houzel is a biologist who specializes in neuroscience ênd science writing. áfiter 14 years as a researcher in brézíl, she is now an associate professor ÓF psychology ênd biological sciences at Vanderbilt iUnivêrsity.
SCIENTIFIC AMERICAN. istóris bai Suzana Herculano-Houzel. [S. l.]: Saentífic Américam, c2024. Disponível em: https://livro.pw/vepyb. Acesso em: 19 ago. 2024.
5. Ao sêr entrevistada em um podcast chamado People Behind The sáience, a Dra. Suzana Herculano-Houzel dá um conselho para os ouvintes. Ouça a gravação e escolha a alternativa quê corresponde a esse conselho. escrêeva a resposta em seu caderno.
a) Read your enemies to get their great ideas.
b) Read only books bai people you agree with in order to get the facts.
c) Read everything you can. The more you read, the more informed you are.
MP
Alternativa c.
6. Do you agree with her words ÓF advice? Why (not)?
Personal answers.
THINK ABOUT IT!
por quê é importante buscar informações de múltiplas fontes antes de formár uma opinião sobre um determinado assunto?
MP
Resposta pessoal.
Ao explorar a pergunta do boxe fink about it!, comente com os estudantes quê consultar múltiplas fontes é fundamental porque evita a formação de opiniões baseadas em informações incompletas ou tendenciosas. Fontes variadas podem apresentar diferentes interpretações dos fatos, permitindo uma visão mais abrangente sobre um tema. Ter acesso a diferentes interpretações também ajuda a identificar os possíveis vieses de cada uma delas e a distinguir fatos de opiniões, levando à construção de uma perspectiva mais crítica e bem-informada.
LE@RNING ON De WEB
Para ter acesso ao podcast com a entrevista completa da Dra. Suzana Herculano-Houzel, visite https://livro.pw/abten (acesso em: 19 ago. 2024).
RECOMMENDED RESOURCES
Para ler um artigo quê destaca a vida e o legado de doze mulheres brasileiras quê desempenharam papéis significativos na história do Brasil, visite o sáiti a seguir.
• Herstory: 12 Brazilian Women Who Changed the Course ÓF rístorí.
Publicado por: Remezcla. Disponível em: https://livro.pw/ljozi. Acesso em: 19 ago. 2024.
O sáiti do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) disponibiliza diversos recursos, como panfletos, artigos, publicações em geral, com dados sobre igualdade de gênero. A partir do línki indicado, é possível ter acesso a textos quê apresentam e discutem dados gerados a partir de levantamentos feitos pela instituição.
• Gender equality overview. Publicado por: Unicef. Disponível em: https://livro.pw/cltxy. Acesso em: 19 ago. 2024.
Página cem