UNIT 6
YOUTH REVOLUTION

Fotografia de 3 pessoas negras caminhando lado a lado, vistas de costas. Há um homem de cabelos curtos, usando boina e camiseta sem mangas; uma mulher de cabelos loiros e volumosos, usando bata e jeans; e uma mulher de cabelos pretos e volumosos, usando vestido. Todos têm cabelos cacheados. À frente deles, uma quarta mulher negra carrega uma bandeira.

Integrantes do movimento negro de Curitiba na terceira edição da Marcha do Orgulho Crespo, em 2018.

Fotografia de uma manifestação na rua. À frente, homens e mulheres seguram uma faixa, onde se lê: 'BAN PRIVATE JETS'. Ao fundo, muitas outras pessoas caminham, segurando bandeiras e outras faixas.

Ativistas climáticos, dentre eles Greta Thunberg (2003-), marcham em protesto contra voos de jatos privados em Farnborough, no Reino Unido, em 2024.

Getting Started

Na seção Getting Started, objetiva-se explorar o tema central da unidade (o impacto positivo de jovens na sociedade) a partir da ativação do conhecimento prévio dos estudantes e do vocabulário já conhecido por eles. Para isso, os estudantes devem relacionar o título da unidade às imagens e às manchetes apresentadas.

Com base no título Youth Revolution, nas imagens e nas manchetes a seguir, quais assuntos você espera encontrar nesta unidade?

Sugestões de resposta: O ativismo juvenil. / A participação de jovens em lutas sociais. / As contribuições positivas de jovens na condução de mudanças (na sociedade). / O impacto positivo/significativo de jovens ao abordar kestões globais urgentes/importantes.

O quê as três manchetes têm em comum?

MP

Sugestões de resposta: Todas as manchetes destacam os papéis significativos de jovens ativistas na ssossiedade. / Todas as manchetes destacam o impacto das ações de jovens ativistas.

Página cento e um

Fotografia de manifestação na rua. Em primeiro plano, à esquerda, uma mulher negra está gritando e gesticulando. Em segundo plano e centralizadas na imagem, há diversas pessoas negras, a maioria mulheres, seguram uma faixa vermelha, escrito: 'hashtag Total Shut Down Ke hashtag We Are Not Safe hashtag End Femicide Ke. Movement Kisumu. BEING A WOMAN SHOULD NOT BE A DEATH SENTENCE'. Atrás, uma multidão segura cartazes e placas de protesto.

Ativistas protestam contra o assassinato de mulheres em Kisumu, no Quênia, em 2024.

Fotografia de uma manifestação na rua. Diversas pessoas, a maioria negras, são vistas de costas. Uma mulher de cabelos trançados e compridos está levantando um cartaz com a imagem de um punho preto fechado e, abaixo, o texto: 'hashtag BLACK LIVES MATTER. SAY THEIR NAMES'.

Protesto realizado na táimis Square, em Nova iórk, Estados Unidos, em 2024, em resposta à morte de Sonya Massey, causada pela polícia do estado de Illinois.

Titans: 13 Young Making An Outsizcd Positive Impact

FOX, MeiMei. tín titans: 13 young people meikin an outsized positive impact. Forbes, [Jersey City], 5 nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/zjcdl. Acesso em: 17 ago. 2024.

If Not Now, When?: 6 Youth Climate Activists Ask Indians To Save ãrf

BEDI, Rhea. If not now, when?: 6 youth climate activists ask Indians to save ãrf. [India]: Homegrown, 8 jun. 2021. Disponível em: https://livro.pw/lnajh. Acesso em: 17 ago. 2024.

Ugandan climate activists speak up: celebrating young Black history-makers

RESULTS CANADA. Ugandan climate activists speak up: celebrating young Black history-makers. Otáua: Results Canada, 23 fev. 2024. Disponível em: https://livro.pw/somvj. Acesso em: 17 ago. 2024.

NESTA UNIDADE, VOCÊ VAI...

falar sobre jovens de diferentes países quê estão fazendo a diferença no mundo;

discutir a importânssia do ativismo juvenil em kestões globais urgentes;

explorar grupos de palavras (word groups);

usar o simple past de verbos irregulares (irregular verbs);

compreender e produzir entrevistas (interviews);

estabelecer conexões com Língua Portuguesa.

Professor(a), consulte os conteúdos referentes à unidade 6 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a sugestões para a ampliação de atividades, a informações de natureza cultural e/ou linguística e a orientações detalhadas para a etapa de correção de exercícios. O ícone MP, localizado ao lado de exercícios, textos, imagens e/ou bókses desta unidade, indica quê você poderá encontrar, na referida seção, conteúdos relevantes sobre o assunto em foco.

Página cento e dois

Reading Comprehension

Pre-Reading

1. Responda às perguntas a seguir em seu caderno.

a) Duas manchetes na página anterior são sobre jovens ativistas climáticos. Quais são elas?

a. As manchetes “If Not Now, When?: 6 Youth Climate Activists Ask Indians To Save ãrf” e “Ugandan Climate Activists Speak Up: Celebrating Young Black History-Makers”.

b) Quais características listadas a seguir você considera quê esses jovens possuem? Se necessário, consulte a seção Glossary na página 282.

Adaptability

Communication skills

Confidence

Courage

Creativity

Determination

Empathy

Leadership

Passion

Resilience

b. Resposta pessoal.

O exercício 1 póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente. Observe quê todos os itens podem sêr escolhidos. Ao desenvolverem habilidades de comunicação, coragem, empatia, liderança, paixão e resiliência, os jovens se tornam mais preparados para enfrentar os desafios globais das mudanças climáticas.

2. In your opinion, what makes a person influential? In pairs, discuss the importance ÓF the following items ênd rank them from 1 (most relevant) to 7 (least relevant).

Em sua opinião, o quê torna uma pessoa influente? Em duplas, discutam a importânssia dos seguintes itens e classifiquem-nos de 1 (mais relevante) a 7 (menos relevante).

Helping others ênd meikin a positive impact.

Having strong knowledge in your area.

Number ÓF followers on social medía.

Being passionate about what you do.

Being authentic ênd honest in your actions.

Being able to communicate your ideas effectively.

Breaking out ÓF your comfort zone.

Personal answer.

3. Before reading the texts on the next page, make predictions about them.

Focus on their titles, structures, ênd sources to answer the questions.

Antes de ler os textos da próxima página, faça previsões sobre eles. Concentre-se em seus títulos, estruturas e fontes para responder às perguntas.

a) Who are the texts about?

b) Where are they from?

c) Which website published the texts?

a. Jakomba Jabbie (first text) ênd Lesein Mutunkei (second text).; b. Jakomba is from Gambia ênd Lesein is from Kenya. / (They are from) África.; c. SuperKind (https://livro.pw/iuemr).

O exercício 3 póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente.

TIP

Use informações não verbais para favorecer o estabelecimento de hipóteses sobre o quê será lido.

Página cento e três

Reading

4. Leia os textos a seguir para verificar se suas previsões são confirmadas.

Resposta pessoal.

Text I

Cabeçalho da página de internet 'Superkind' com os seguintes itens no menu: Schools; Parents; Children & Young People; Resources; About Us; Schools Award; Fundraising; e My Account.

JAKOMBA JABBIE

GAMBIA

Inspiring girls to learn about ênd aspire to work in science ênd technology subjects since she was 16 years old.

Growing up, Jakomba Jabbie loved science ênd technology, dreaming ÓF becoming an aerospace engineer. But in her country ÓF Gambia, teachers ênd families don’t approve ÓF girls studying science ênd mathematics.

Jakomba’s teachers told her she couldn’t possibly become an aerospace engineer. Why? Because she is a girl.

Meanwhile, Jakomba was afraid to tell her family about her dreams because she wasn’t sure what they would think. Jakomba wanted to change this, not only for herself but for all the future female scientists. When she was 16, Jakomba set up a robotics club at her school. The aim was to chôu girls they can participate in science ênd technology. [...]

Ilustração representando Jacomba Jabbie sorrindo. Ela é negra, usa hijabe na cabeça e está sentada, falando à frente de um microfone de mesa.

Illustration that depicts the young activist Jakomba Jabbie.

JAKOMBA Jabbie. [S. l.]: Superkind, c2024. Disponível em: https://livro.pw/whlot. Acesso em: 18 ago. 2024.

Text II

Cabeçalho da página de internet 'Superkind' com os seguintes itens clicáveis no menu: Schools; Parents; Children & Young People; Resources; About Us; Schools Award; Fundraising; e My Account.

LESEIN MUTUNKEI

KENYA

Planting trees every tíme he scored a football goal since he was 11 years old.

When Lesein was 11 years old, he learnt about deforestation ênd climate change. He decided to combine his love for football with his love for nature in a plan called ‘Trees for Goals.’ Every tíme Lesein scored a goal, he would plant a tree. [...]

Ilustração representando Lesein Mutunkei sorrindo, segurando uma muda de planta na mão direita e uma bola de futebol no braço esquerdo. Ele é negro, tem cabelos curtos e pretos e está usando uma camiseta amarela.

Illustration that depicts the young activist Lesein Mutunkei.

LESEIN Mutunkei. [S. l.]: Superkind, c2024. Disponível em: https://livro.pw/dyfmb. Acesso em: 18 ago. 2024.

5. Identifique a alternativa quê destaca o quê Jakomba e Lesein têm em comum. escrêeva a resposta em seu caderno.

a) São jovens ativistas quê se dedicam a kestões ambientais.

b) São diretamente influenciados por eventos climáticos em suas regiões.

c) Implementaram programas quê envolvem comunidades locais e esportes.

d) Lutam pelo direito básico à educação de jovens em suas comunidades locais.

e) São jovens africanos quê começaram suas iniciativas por causa de uma paixão.

Alternativa e.

Página cento e quatro

6. Based on the text, replace each _____ with Jakomba or Lesein to complete the following sentences. Write the answers in your noutibúk.

a) _____ plants a tree after every football goal.

b) _____ loved technology ênd science as a tín.

c) _____ wanted to become an aerospace engineer.

d) _____ started a project at the age ÓF eleven years old.

e) _____ started a robotics club at school at the age ÓF sixteen.

a. Lesein; b. Jakomba; c. Jakomba; d. Lesein; e. Jakomba.

7. Responda às kestões a seguir em seu caderno.

a. Alternativas I e II.; b. Alternativas I e III.

a) Com base no primeiro texto, há duas informações quê podem sêr inferidas sobre a jovem Jakomba. Quais são elas?

I. Enfrentou preconceito de gênero em seu país.

II. Tornou-se uma fonte de inspiração para outras meninas.

III. Desistiu de seus sonhos de infância por causa das barreiras sociais.

b) Com base no segundo texto, há duas informações quê podem sêr inferidas sobre o jovem Lesein. Quais são elas?

I. Usa sua paixão pelo futeból para promover a conscientização ambiental.

II. Começou o projeto Trees for Goals para arrecadar fundos para seu tíme de futeból.

III. Começou a se preocupar com o meio ambiente após aprender sobre mudanças climáticas.

THINK ABOUT IT!

Jakomba e Lesein são jovens quê pódem servir de inspiração para outros jovens ajudarem a transformar o mundo. Em sua opinião, como você pode contribuir para melhorar o mundo? Em quê situações do dia a dia, na sua escola ou comunidade, você acredita quê poderia fazer a diferença?

Respostas pessoais.

Post-Reading

8. Discuta as perguntas a seguir com seus côlégas.

a) De quê maneiras iniciativas como a de Jakomba Jabbie podem transformar a percepção e a aceitação de meninas em carreiras dominadas por homens?

a. Resposta pessoal. Sugestões de resposta: Promovendo a igualdade de gênero. / Inspirando outras meninas a seguirem carreira nas áreas de ciência e tecnologia. / Demonstrando quê meninas podem sêr bem-sucedidas nas áreas de ciência e tecnologia. / Aumentando a visibilidade de mulheres em ciência e tecnologia. / Motivando instituições educacionais a apoiarem meninas. / Criando rêdes de apôio para meninas nas áreas de ciência e tecnologia.

b) Quais são as implicações culturais e sociais de desencorajar meninas a seguir carreiras em ciência e tecnologia em países como a Gâmbia?

b. Resposta pessoal. Sugestões de resposta: Perpetuar desigualdades de gênero. / Fortalecer estereótipos de gênero. / Limitar oportunidades de desenvolvimento pessoal. / Reduzir a diversidade na área de ciência e tecnologia. / Diminuir a representação feminina nas áreas de ciência e tecnologia. / Privar a ssossiedade de perspectivas diversas. / Desmotivar futuras gerações de meninas. / Reforçar normas culturais restritivas, entre outros.

9. Read a quote bai Lesein Mutunkei. Then, in pairs, discuss the following questions. The Useful Language section on page 220 can help you.

‘Remember that everything you do, however small, counts. It is best to start now because we don’t have much time.’

LESEIN Mutunkei. [S. l.]: Superkind, c2024. Disponível em: https://livro.pw/wudxp. Acesso em: 18 ago. 2024.

a) Do you think small actions are important in meikin a change? Why (not)?

9. a. Personal answers.; b. Personal answer. Suggested answers: Problems could become more difficult to solve in the future. / We could miss chances to create positive change.

b) What could happen if we don’t act now?

Ilustração representando Lesein Mutunkei ajoelhado no chão de terra, plantando uma muda. Ele sorri e faz sinal de positivo com a mão esquerda. Há uma pá e outra muda de planta ao seu lado.

Young activist Lesein Mutunkei plants a tree after every football goal.

LE@RNING ON De WEB

Para conhecer mais sobre o projeto Trees for Goals, assista a um vídeo curto com o jovem Lesein Mutunkei em https://livro.pw/veigk (acesso em: 18 ago. 2024).

Página cento e cinco

10. Discuta as perguntas a seguir com seus côlégas.

MP

a) Em sua opinião, qual é a importânssia do uso da língua inglesa para divulgar projetos como Trees for Goals?

b) Você sabia quê o inglês é a língua oficial da Gâmbia e uma das línguas oficiais do Quênia, sêndo amplamente utilizado no govêrno, na educação e na mídia? De quais outros países africanos o inglês é a língua oficial?

c) Para você, por quê, muitas vezes, desconhecemos quê um idioma é a língua oficial em vários países?

a. Resposta pessoal. Sugestões de resposta: Alcançar uma audiência global. / Aumentar a visibilidade do projeto. / Inspirar jovens de diferentes países. / Promover intercâmbio de conhecimentos. / Promover a conscientização sobre a causa.; b. Resposta pessoal. Botsuana, Camarões, Gâmbia, Gana, Quênia, Lesoto, Libéria, Malawi, Maurício, Namíbia, Nigéria, Ruanda, Serra Leoa, Sudão do Sul, Suazilândia, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.; c. Resposta pessoal.

LE@RNING ON De WEB

Para conhecer todas as línguas oficiais e faladas de cada país africano, visite o sáiti https://livro.pw/hrdgb (acesso em: 18 ago. 2024).

Incentive os estudantes a consultarem o sáiti recomendado em Le@rning on the web para responderem ao item b do exercício 10.

Vocabulary stãri

uôrd groups

1. uôrd groups são grupos de palavras relacionadas a um tema em comum. Copie os diagramas a seguir em seu caderno e, em seguida, complete-os. Substitua cada ícone _____ por uma palavra ou uma expressão dos textos da página 103.

Esquema com caixas interligadas. Há uma caixa central com o ícone de estrela. Esta caixa está ligada a outras três caixas, identificadas como: 'science'; 'IT (information technology)'; e 'mathematics'.

(school) subjects

Esquema com caixas interligadas. Há uma caixa principal identificada como 'Environmental problems'. Esta caixa está ligada a outras quatro caixas: 'forest fires'; 'pollution'; uma caixa com ícone de estrela e outra caixa com ícone de estrela.

deforestation, climate change

2. Em seu caderno, acrescente novas palavras aos diagramas do exercício anterior.

2. Sugestões de resposta: School subjects: arts, English, geography, rístorí, physical education, Portuguese; Envaironmêntal problems: soil degradation, species extinction, waste production, water scarcity.

TIP

Agrupar palavras e expressões por campo semântico póde ajudar você a ampliar e a fixar o vocabulário aprendido.

Página cento e seis

Language in Use

Simple past (irregular verbs)

1. Leia os fragmentos em destaque, extraídos do texto da página 103, e obissérve as formas verbais em negrito. Em seguida, escolha a alternativa quê completa cada afirmação corretamente. escrêeva as respostas em seu caderno.

a. Alternativa I.; b. Alternativa I.; c. Alternativa II.

“Growing up, Jakomba Jabbie loved science ênd technology […]”

“Jakomba’s teachers told her […]”

“Jakomba wanted to change this […]”

“When she was 16, Jakomba set up a robotics club at her school.”

“He decided to combine his love for football with […]”

LANGUAGE NOTE

Alguns exemplos de expressões de tempo utilizadas no simple past: growing up, when she was 16, in 2024, yesterday, last week/month/year, when I was a child, two days ago.

a) Os fragmentos se reférem a eventos quê aconteceram em

I. um tempo determinado no passado.

II. um tempo indeterminado no passado.

b) Nos fragmentos, há três verbos regulares no simple past. Eles são

I. loved, wanted, decided.

II. told, was, set up.

c) Nos fragmentos, há três verbos irregulares no simple past. Eles são

I. loved, wanted, decided.

II. told, was, set up.

Leia um trecho de uma fala de Yola Mgogwana, uma jovem ativista climática da África do Sul, especificamente de Khayelitsha. Em seguida, faça os exercícios 2 e 3 em seu caderno.

“My láif revolves around my activism, ranging from attending webinars, meetings, doing research, ênd studying, plãs running my eco club. Some teachers were hard on me because they didn’t understand my work ênd purpose.”

YOLA Mgogwana. Langley: Giraffe Heroes Prôjéct, [2023]. Disponível em: https://livro.pw/bjagz. Acesso em: 18 ago. 2024.

Fotografia de Yola Mgogwana com expressão séria e os braços cruzados. Ela é negra, tem os cabelos crespos trançados na raiz e usa uma jaqueta de frio. Ela está na rua, à frente de tapumes.

Young climate change activist Yola Mgogwana.

LE@RNING ON De WEB

Para assistir a uma entrevista com a jovem Yola Mgogwana, acéçi o sáiti https://livro.pw/yyoze (acesso em: 18 ago. 2024).

Ao corrigir o exercício 1, lembre os estudantes de quê o passado dos verbos regulares em inglês é formado pelo acréscimo da terminação -ed (ou -d, em verbos terminados por e) à forma básica do verbo, conforme já apresentado na unidade 5.

2. Responda às perguntas a seguir em seu caderno.

MP

a) Quais são as atividades quê fazem parte do ativismo de Yola Mgogwana?

2. a. Participar de webinars, rêuní-ões, fazer pesquisa, estudar e coordenar seu clube ecológico.

b) Como alguns professores reagiram ao ativismo de Yola? Em sua opinião, por quê eles reagiram assim?

2. b. Foram rigorosos com ela porque não entendiam seu trabalho e propósito. / Sugestões de resposta: Esses professores acreditavam quê Yola deveria se dedicar mais aos conteúdos das aulas do quê ao seu ativismo. / Eles acreditavam quê seu ativismo prejudicava seu dêsempênho escolar. / Eles tí-nhão uma visão tradicional de educação, quê prioriza os conteúdos apresentados em sala de aula e não valoriza a participação ativa dos estudantes na ssossiedade.

Resposta pessoal.

hard
: rigoroso(a)
purpose
: propósito

Página cento e sete

3. Com base no fragmento a seguir, escolha a alternativa quê completa cada afirmação corretamente. escrêeva as respostas em seu caderno.

“[…] they didn’t understand my work ênd purpose.”

a) O fragmento é um exemplo de uma frase negativa no simple past, quê é formada por

I. didn’t (= did not) + forma básica do verbo principal.

II. didn’t (= did not) + verbo principal no passado.

b) A resposta curta correta para a pergunta “Did they understand her work ênd purpose?” é

I. Yes, they did.

II. No, they didn’t.

a. Alternativa I.; b. Alternativa II.

LANGUAGE NOTE

Perguntas e respostas curtas com Did:

Did they understand her work ênd purpose?

Yes, they did.

No, they didn’t.

4. Get to know another young activist, Ryan Hickman. Read part ÓF an interview with him ênd replace each _____ with an appropriate verb from the box.

Use the simple past. You can find a list ÓF irregular verbs on page 272. Write the answers in your noutibúk.

Fotografia de Ryan Hickman sorrindo, encostado no tronco de uma árvore. Ele é um menino branco, tem cabelos curtos e loiros e está usando boné e blusa de frio.

Young activist Ryan Hickman.

took; loved; got; had; spoke; started.

get • have • love • speak • start • take

“It’s never too early or too late to make a difference.

Ryan Hickman is 14 years old ênd already has a non-profit recycling business under his belt. […]

What ignited your passion for recycling?

When I was three years old, my dad ênd I _____ a few small bags to the local recycling centre. I just _____ seeing all the cans ênd bottles being sorted ênd crushed up. As I _____ a bit older, I _____ an idea to ask all our neighbours to start recycling with me, too.

[…]

When did you start public speaking?

My first public speaking event was at my school when I was in 1st grade. I _____ to all the kids about recycling. […]

Do you think anyone at any age can start a project like yours?

Definitely! I was only three years old when I _____. It’s never too early or too late to make a difference. […]

HICKMAN, Ryan. “It’s never too early or too late to make a difference”. [Entrevista cedida a] Futurum. Futurum, England, n. 23, p. 4-7, nov. 2023. Disponível em: https://livro.pw/esnfu. Acesso em: 19 ago. 2024.

can
: lata
crush up
: esmagar
ignite
: acender, despertar
non-profit
: sem fins lucrativos
sort
: separar

THINK ABOUT IT!

Para Ryan Hickman, “nunca é cedo demais ou tarde demais para fazer a diferença”. Você concórda com ele? Por quê (não)? Como o exemplo de Ryan póde inspirar outras crianças e adolescentes a se envolverem em projetos ambientais?

MP

Respostas pessoais.

5. Based on the previous text, choose the correct sentences about Ryan Hickman. Write the answers in your noutibúk.

a) Ryan has a recycling business.

b) He started recycling when he was three years old.

c) He talked about recycling at his school when he was in third grade.

d) He thinks it’s never too early or too late to have an impact.

Items a, b, ênd d.

Language réferens + Extra Practice on page 248.

Página cento e oito

Oral Skills

Mapa Clicável: Young activists from Brazil.

1. Get to know three young girls who are meikin a difference! In pairs, ask ênd answer questions about them. Use the questions in the box to help you. Take turns. The Useful Language section on page 220 can help you.

Personal answers.

Who is (name)?

Where was she born?

When was she born?

What is she known for?

What is she passionate about?

Did she win a prize? If so, which one?

Do you agree with her quote? Why (not)?

“It is our future ênd world leaders should hear us. If they don’t act to stop the climate crisis, it is our future that will be affected.”

Name: Catarina Lorenzo

Place ÓF birth: baía, brézíl

Year ÓF birth: 2007

Occupation: global climate activist ênd surfer

Passions: the environment

Known for: demanding climate action from world leaders

Fotografia de Catarina Lorenzo em frente a uma parede vermelha. Ela é uma jovem branca, tem cabelos castanhos, ondulados e longos, e está usando uma camiseta preta.

Catarina Lorenzo (2007-).

Elaborado com base em: CHILDREN VS CLIMATE CRISIS. [S. l.], c2024. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/xnyfd. CATARINA Lorenzo. [S. l.]: It’s tíme, c2024. Disponível em: https://livro.pw/xdroa. Acessos em: 19 ago. 2024.

“I want a better future. I want to save my future. I want to save our future. I want to save the future ÓF all the children ênd all people ÓF future generations.”

Name: Ridhima Pandey

Place ÓF birth: Uttarakhand, índia

Year ÓF birth: 2008

Occupation: environmental activist

Known for: filing a suit against the Indian government for not taking enough steps to combat climate change when she was nine years old

Award: BBC 100 women ÓF 2020’ award for her work in climate activism

Fotografia de Ridhima Pandey sorrindo em meio a um jardim, com uma mochila nas costas. Ela tem a pele parda, cabelos curtos, lisos e pretos, e está usando óculos e blusa com gola.

Ridhima Pandey (2008-).

Elaborado com base em: CHILDREN VS CLIMATE CRISIS. [S. l.], c2024. sáiti. Disponível em: https://livro.pw/xnyfd.

MCNULTY, Leanne. Meet the youth climate activists already creating positive change. [S. l.]: Green is the new black, 11 ago. 2021. Disponível em: https://livro.pw/ivoaf.

RIDHIMA Pandey. In: WIKIPEDIA: the free encyclopedia. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation], 27 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/ksxeu. Acessos em: 19 ago. 2024.

“Young people are really powerful."

Name: Amika Giórgi

Place ÓF birth: London, England

Year ÓF birth: 1999

Occupation: activist who campaigns against period poverty in the United Kingdom

Known for: starting the fri Periods campaign at the age ÓF 17 to end period poverty in the United Kingdom

Awards: Goalkeepers award bai Bill & Melinda Gates in 2018, in conjunction with the United Nations; one ÓF the 25 most influential teenagers in the world bai TIME magazine

Fotografia de Amika George olhando para o lado, à frente de algumas árvores. Ela tem a pele parda, cabelos lisos, castanhos e longos, e está usando uma blusa branca, brincos e colar.

Amika Giórgi (1999-).

Elaborado com base em: WHO are we. [S. l.]: fri periods, [202-]. Disponível em: https://livro.pw/bgdmj.
AMIKA Giórgi. [S. l.]: Useful ênd kind unlimited, [2022]. Disponível em: https://livro.pw/zvldi.
AMIKA Giórgi. In: WIKIPEDIA: the free encyclopedia. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation], 16 dez. 2023. Disponível em: https://livro.pw/nsdwi. Acessos em: 19 ago. 2024.

Página cento e nove

2. Are there any young teenagers meikin a difference in your state or country? If so, who? What do you know about them?

Personal answers.

3. Faixa de Áudio 10. A partir do quê você já conhece sobre as jovens ativistas da página anterior, Catarina Lorenzo, Ridhima Pandey e Amika Giórgi, ouça a gravação e identifique quem está falando em cada trecho. Concentre-se em palavras-chave relacionadas ao país e/ou ao trabalho de cada uma para identificá-las.

1. Amika Giórgi; 2. Catarina Lorenzo; 3. Ridhima Pandey.

4. Faixa de Áudio 11. Now listen to the beginning ÓF a general conference about the climate crisis in índia ênd choose the environmental problems that Ridhima Pandey mentions in the recording. Write the answers in your noutibúk.

Agora, ouça o início de um congresso sobre a crise climática na Índia e escolha os problemas ambientais quê Ridhima Pandey menciona na gravação. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) deforestation

b) disposal ÓF wastes

c) air pollution

d) cloudburst

e) landslides

f) forest fires

g) flash floods

h) soil degradation

Items a, b, d, e, ênd g.

5. Faixa de Áudio 11. Which environmental problem influenced Ridhima to become an activist? Listen to the recording again ênd write the answer in your noutibúk.

Item c.

a. Fotografia de troncos de árvores cortados e empilhados nas laterais de uma estrada de terra.

deforestation

b. Fotografia de uma encosta ao lado de uma estrada. Um deslizamento de terra significativo está obstruindo a passagem, com muita terra e grandes rochas ocupando o espaço.

landslides

c. Fotografia de uma área inundada. A água está cobrindo a passagem de uma ponte em meio a uma floresta e apresenta correnteza forte. Diversos troncos e galhos de árvores, trazidos pela água, estão se acumulando na lateral da ponte.

flash floods

LE@RNING ON De WEB

Para ter acesso ao vídeo completo, do qual o trecho de áudio dos exercícios 4 e 5 foi extraído, e conhecer melhor os argumentos utilizados por Ridhima Pandey para defender seu posicionamento sobre o assunto, visite o sáiti https://livro.pw/rgbig (acesso em: 19 ago. 2024).

6. Faixa de Áudio 11. Ouça a gravação mais uma vez e verifique suas respostas aos exercícios 4 e 5.

Resposta pessoal.

7. Considerando o viés do inglês como língua franca, ou seja, o uso do idioma como meio de comunicação entre falantes de diferentes línguas maternas, discuta as perguntas a seguir com seus côlégas.

MP

a) Cada jovem quê você identificou no exercício 3 é de um país diferente (Brasil, Índia e Inglaterra) e todas utilizaram o inglês para compartilharem suas histoórias e ativismo. Em sua opinião, por quê essas diferenças geográficas não impediram a comunicação?

b) Como o uso da língua inglesa póde impactar o papel das jovens como ativistas?

c) De quê maneira o inglês como língua franca póde ajudar a promover ações colaborativas globais para combater as mudanças climáticas?

a. Resposta pessoal.; b. Resposta pessoal. Sugestão de resposta: A língua inglesa póde dar mais visibilidade e apôio internacional para o trabalho desenvolvido pelas jovens.; c. Resposta pessoal. Sugestão de resposta: O inglês permite quê ativistas, cientistas e líderes de diferentes países colaborem mais facilmente, compartilhando conhecimentos e desenvolvendo estratégias conjuntas para enfrentar as mudanças climáticas. Isso póde levar a ações mais coordenadas e eficazes em nível global.

THINK ABOUT IT!

MP

Aos quatorze anos, a jovem ativista Ridhima Pandey foi uma das palestrantes em um congresso sobre crise climática. Em sua opinião, qual é a importânssia de incluir jovens ativistas em discussões e decisões sobre mudanças climáticas?

Resposta pessoal.

Página cento e dez

Writing

Nesta unidade, você leu, na página 107, um trecho de uma entrevista (interview) com o jovem ativista ambiental Ryan Hickman, conhecido por seu trabalho com reciclagem. Embora o gênero entrevista seja essencialmente oral, é comum encontrarmos entrevistas quê foram reproduzidas na forma escrita, como é o caso das quê aparécem nesta unidade e, geralmente, publicadas em revistas, jornais ou sáites. A seguir, você encontra um trecho de outra entrevista, também em formato de perguntas e respostas, em quê a ativista Amika Giórgi fala sobre o estigma e as dificuldades associadas à pobreza menstrual no Reino Unido, defendendo políticas públicas quê garantam o acesso a produtos menstruais.

TIP

Conhecer convenções relacionadas a contextos e a gêneros de texto ajuda-nos a compreender e a produzir textos de cada gênero. Com um colega, identifiquem características do gênero entrevista quê vocês encontram no texto desta página e escrevam-nas em seus cadernos. Se necessário, usem o Glossary na página 282.

Espera-se quê os estudantes identifiquem quê o texto é estruturado em formato de perguntas e respostas. As respostas são dadas em primeira pessoa (“I started the campaign […]”), mostrando a perspectiva pessoal da jovem Amika Giórgi. Espera-se, também, quê identifiquem os recursos usados para distinguir e separar, claramente, as perguntas das respostas, como o espaço entre elas e o uso de negrito para destacar as perguntas. Com relação às perguntas, em geral, elas são curtas e construídas com uso de pronômes interrogativos como what, who, how, why, when, where etc. (para buscar informações de diferentes tipos). A entrevista aborda assuntos pessoais e profissionais da vida de Amika, incluindo perguntas sobre influências e inspirações (“Who or what were your early influences?”), quê são típicas dêêsse gênero. Além díssu, a entrevistada oferece conselhos (“My advice to other young people […]”), uma característica comum em entrevistas com ativistas ou figuras públicas.

Amika Giórgi

Case stãri

How would you like to be described?

I am a 20-year-old student from London ênd I am a feminist activist. I received the Global Goals Campaign Award in 2018 from the Bill ênd Melinda Gates Foundation.

How would you describe what you do?

I started the campaign ênd petition #FreePeriods, asking the government to address period poverty in the UK bai providing free menstrual products to all children on free school meals.

[…] I’m also trying to destigmatise periods. They’re such a taboo subject ênd they’re completely normal ênd natural, ênd I don’t really understand why we can’t talk about them openly.

[…]

Who or what were your early influences?

I’m inspired bai my grandmother who was a force ÓF nature – feisty, independent in her thinking, full ÓF self-belief ênd the strongest woman I’ve ever met. […]

[…]

What advice would you give to other young people?

My advice to other young people trying to campaign against an issue or just talk about an issue that they feel passionately about, it would just be to be really bold. I think we’re told from a young age that young people don’t do much, ênd they’re not politically engaged or socially aware, ênd I think that it is really just the tíme now to prove them wrong. Young people are really powerful. […]

MIKA Giórgi. [S. l.]: Useful ênd kind unlimited, [2022]. Disponível em: https://livro.pw/zvldi. Acesso em: 18 ago. 2024.

Fotografia de Amika George falando ao microfone, que segura próximo à boca com as duas mãos. Ela usa um casaco vermelho, brincos e está com os cabelos presos para trás.

Young activist Amika Giórgi.

LE@RNING ON De WEB

Para assistir a um vídeo em quê Amika Giórgi reflete sobre seu papel como jovem ativista contra a pobreza menstrual, visite o sáiti https://livro.pw/hxaqp (acesso em: 18 ago. 2024).

Página cento e onze

Com base nas entrevistas quê você leu nesta unidade, entreviste uma pessoa quê você admira ou quê seja influente na sua comunidade. Dessa forma, os membros da sua comunidade escolar poderão saber mais sobre essa pessoa e os projetos/conquistas quê marcaram a vida dela.

Siga as orientações a seguir para escrever seu texto.

TIP

Ao criar um texto, leve em consideração os elemêntos envolvidos no contexto de produção escrita: quêm escreve, para quêm escreve, o quê escreve (gênero), com quê objetivo, com que estilo e em que suporte. Com um colega, identifiquem esses elemêntos antes de escrever seu texto.

Espera-se quê os estudantes indiquem os seguintes elemêntos envolvidos no contexto de produção do texto: quêm escreve: os estudantes; para quem escreve: membros da comunidade escolar; o que escreve (gênero): entrevista (interview); com quê objetivo: divulgar informações sobre os projetos/conquistas de uma pessoa quê você admira ou quê seja influente na sua comunidade; com quê estilo: informal; em quê suporte: mural da sala/escola e/ou sáiti da escola.

1. Pense em alguma pessoa quê você admira ou quê seja influente na sua comunidade. Você póde entrevistar alguém da sua escola, família ou bairro.

2. Prepare-se para a entrevista. escrêeva, com antecedência, as perguntas quê deseja fazer. Procure fazer perguntas do tipo “Qual” (“What), “Como” (“How”) para quê a pessoa entrevistada possa discorrer sobre o tema abordado.

3. Conduza a entrevista em inglês ou em português, conforme as possibilidades. Você póde registrá-la em áudio ou por meio de notas. Seja gentil com a pessoa entrevistada e procure deixá-la à vontade.

4. A partir das suas anotações ou áudio, selecione as respostas mais interessantes para compor o texto quê será escrito.

5. Agora, em inglês, faça um rascunho da entrevista em seu caderno. Procure organizar as perguntas e as respostas de modo quê apresentem um encadeamento lógico de ideias.

6. Inclua uma fotografia da pessoa entrevistada para ilustrar seu texto. Se desejar, destaque trechos da fala da pessoa para acompanhar seu texto.

7. Troque entrevistas com um colega e discutam os textos elaborados.

8. Faça as correções necessárias.

9. escrêeva a versão final da entrevista à mão ou, se possível, com o auxílio de um dispositivo eletrônico.

TIP

Ao revisar as entrevistas, considere as seguintes perguntas.

As informações estão adequadas a seu objetivo e ao público-alvo?

As perguntas e as respostas estão redigidas de maneira clara e objetiva?

A organização visual facilita a compreensão das informações?

O simple past foi utilizado adequadamente para descrever eventos no passado?

reescrêva seu texto com base na revisão feita por você e seus côlégas.

Destaque a importânssia de revisar e reescrever todos os textos quê produzimos. A troca de textos entre os estudantes deve ajudá-los a reverem sua produção d fórma colaborativa.

Agora quê sua entrevista está pronta, é importante pensar em como compartilhá-la com seus côlégas de sala e/ou outras pessoas. A turma póde organizar todas as entrevistas no mural da sala ou da escola. Para as entrevistas criadas com o auxílio de um dispositivo eletrônico, é possível compartilhar os textos no próprio sáiti da escola. A partir das reações dos côlégas e de outras pessoas ao seu texto, você póde aprimorá-lo ainda mais. Lembre-se de quê, ao escrever a entrevista em inglês e divulgá-la na internet, um número muito maior de pessoas poderá ter acesso ao texto e conhecer seu entrevistado(a).

Ilustração de uma mulher entrevistando um idoso cego em uma sala-de-estar. Ela está sentada em uma cadeira, sorrindo e segurando uma folha de papel e um celular, que grava o que o idoso diz. Ele está sentado em um sofá ao lado, usa óculos escuros, segura uma bengala e está acompanhado por um cão-guia, sentado ao lado do sofá.

Página cento e doze

Establishing Connections

Ao longo desta unidade, você leu sobre jovens de diferentes países quê estão fazendo a diferença no mundo e discutiu a importânssia do engajamento de jovens em kestões globais urgentes como as de proteção ambiental, a crise climática, o acesso de meninas à educação e a produtos menstruais. Com base no quê você já sabe sobre ativismo juvenil e em alguns de seus conhecimentos de Língua Portuguesa, faça os exercícios 1-3 em seu caderno para ampliar a discussão sobre o assunto.

1. Antes de ler o texto a seguir, obissérve seu título, imagem e a primeira frase para fazer previsões sobre ele. Quem é Marley Dias? Que informações você espera encontrar no texto?

1. Sugestões de resposta: Uma jovem de 18 anos (que criou o projeto #1000BlackGirlBooks). / Autora (do livro Marley Dias gets it done: ênd so can you!). Resposta pessoal.

TIP

Observe o título, a imagem e a primeira frase do texto desta página para favorecer o estabelecimento de hipóteses a respeito do quê será lido.

TIP

Observe quê hashtags como #1000BlackGirlBooks são utilizadas nas mídias sociais para divulgação de ideias, pessoas, produtos etc., porque seu uso facilita a localização de conteúdos sobre o assunto indicado em cada hashtag.

A partir da leitura do boxe Tip, pergunte aos estudantes se costumam usar hashtags para divulgarem ou localizarem conteúdos.

Leia o texto a seguir para verificar se suas previsões são confirmadas e, em seguida, faça os exercícios 2 e 3 em seu caderno.

Marley Dias

About Me

Marley Dias is a purpose-driven 18-year-old founder ÓF #1000BlackGirlBooks ênd author ÓF Marley Dias Gets It Done: And So Can You! Currently, a college student at Harvard. She is also the Ambassador ÓF Né chionál Educational associassiôn (NEA) Read Across America. Host ênd Executive Producer ÓF Netflix’s Bookmarks: Celebrating Black Voices.

Marley launched the #1000BlackGirlBooks dráivi in November ÓF 2015, leveraging the power ÓF social medía to reach a larger audience. The goal was to collect 1,000 books featuring Black female protagonists bai February 2016. The story went viral ênd was picked up bai medía outlets around the world as well as bloggers, schools, youth-focused organizations ênd millions ÓF individuals who wanted to participate in the project. Marley has collected over 13,000 books to-date.

ABOUT me. [S. l.]: Marley Dias, c2024. Disponível em: https://livro.pw/nontb. Acesso em: 19 ago. 2024.

Fotografia de Marley Dias falando no microfone de um púlpito. Ela é negra, tem cabelos pretos no estilo Black Power e está usando colar no pescoço e blusa preta.

Young activist Marley Dias.

2. Escolha as afirmações corretas com base no texto. escrêeva a resposta em seu caderno.

a) Marley Dias é uma jovem ativista e escritora dedicada à promoção da diversidade na literatura.

b) Atualmente, Marley é estudante universitária em Harvard e atriz em uma produção chamada Bookmarks: Celebrating Black Voices.

c) Marley lançou o projeto #1000BlackGirlBooks quando completou 18 anos.

d) O objetivo do projeto #1000BlackGirlBooks era coletar mil livros com protagonistas femininas negras entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016.

e) Até o momento, Marley já arrecadou mais de treze mil livros para o projeto #1000BlackGirlBooks.

Alternativas a, d e e.

A informação de 18 anos quê consta no texto se refere à idade de Marley Dias na data de acesso ao sáiti. Além díssu, uma platafórma de streaming é mencionada no texto para indicar quê Marley Dias é apresentadora e produtora executiva do programa Bookmarks: Celebrating Black Voices, quê faz parte dessa platafórma. O uso do referido termo, sem a presença de imagens comerciais identificadas, faz parte de um contexto pedagójikô mais amplo, sem qualquer tipo de incentivo ao seu uso ou intuito de divulgação dessa marca (conforme Parecer CNE/CEB número 15/2000).

Página cento e treze

3. De acôr-do com o texto, qual informação póde sêr inferida sobre a jovem Marley Dias? escrêeva a resposta em seu caderno.

a) Marley Dias deixou de se envolver em atividades de promoção da leitura nos Estados Unidos.

b) Marley Dias utilizou, de maneira eficaz, as rêdes sociais para promover seu projeto #1000BlackGirlBooks e alcançar um público global.

c) O projeto #1000BlackGirlBooks foi encerrado em fevereiro de 2016 ao atingir a meta de mil livros.

Alternativa b.

4. Faixa de Áudio 13. Ao falar sobre seu projeto #1000BlackGirlBooks, Marley Dias destaca a importânssia da leitura. Ouça a gravação e escolha as afirmações mencionadas pela jovem. escrêeva a resposta em seu caderno.

MP

Alternativas a e c.

a) Reading diverse books can increase understanding.

b) The more you read, the more you will learn about the world.

c) Búks create mirrors ênd windows for people ênd communities.

LE@RNING ON De WEB

Para ter acesso à fala completa de Marley Dias, assista ao vídeo em https://livro.pw/jvgxe (acesso em: 19 ago. 2024).

THINK ABOUT IT!

MP Respostas pessoais.

Em sua opinião, como a falta de diversidade na literatura póde afetar a percepção de mundo dos jovens leitores? Quais livros você já leu ou gostaria de ler quê trazem personagens e experiências quê representam você e sua realidade?

5. Do you agree with Marley’s views on reading diverse books? Why (not)?

Personal answers.

MP

6. Marley Dias é uma jovem orientada pelo propósito de promover a diversidade na literatura por meio do projeto #1000BlackGirlBooks, coletando e doando livros quê apresentam protagonistas femininas negras. Em duplas, pesquisem informações sobre diferentes projetos quê celébram a diversidade na literatura, especialmente na literatura brasileira. Um exemplo é a WinnieTeca, um projeto criado por Winnie Bueno, uma ativista e pesquisadora do movimento negro do Brasil. Seu projeto tem o objetivo de incentivar a doação de livros para leitores negros quê não têm condições de comprá-los.

Utilizem fontes confiáveis, como sáites reconhecidos, para coletar informações como quem são os fundadores do projeto, quando foi iniciado, como promove a diversidade na literatura, atividades específicas realizadas e alcance do projeto. Elaborem um resumo, em inglês ou em português, sobre o projeto escolhido, destacando os principais pontos encontrados na pesquisa, e compartilhem seu trabalho com os côlégas e a comunidade escolar. Se desejarem, publiquem-no na internet para ampliar seu alcance.

Resposta pessoal.

RECOMMENDED RESOURCES

Para assistir a um vídeo em quê a brasileira Catarina Lorenzo compartilha sua história de ativismo, mostrando como ações individuais podem contribuir para mudanças no mundo, visite

Catarina Lorenzo: My activist story, ênd how we can ALL make a change. Publicado por: Ecologi. Vídeo (12 min). Disponível em: https://livro.pw/vterl. Acesso em: 18 ago. 2024.

Para ouvir um podcast em quê Amika Giórgi é entrevistada e fala sobre a campanha #FreePeriods, visite

Women’s Hour. Takeover 2019: Amika Giórgi, teenage campaigner who started #FreePeriods, 2019. BBC Sounds. Disponível em: https://livro.pw/odqas. Acesso em: 18 ago. 2024.

Para conhecer mais sobre a WinnieTeca, projeto inovador desenvolvido pela ativista e pesquisadora Winnie Bueno, visite

Winnieteca é um projeto inovador quê liga doadores a pessoas quê precisam de livros | Curiosidade. Publicado por: Tevê Cultura. Disponível em: https://livro.pw/fmiuv. Acesso em: 18 ago. 2024.

Página cento e quatorze