REVIEW 3
Em Review 3, o objetivo é rever conteúdos das unidades 5 e 6 e oferecer um instrumento de autoavaliação aos estudantes. Esta unidade de revisão inclui exercícios sobre os aspectos gramaticais apresentados nas duas unidades anteriores (Language in Use) e perguntas para nortear a autoavaliação dos estudantes (Thinking about lãrnin). Além de abordar os aspectos gramaticais d fórma contextualizada, esta unidade traz exercícios de compreensão e/ou sugestões para o(a) professor(a) quê exploram a leitura dos textos apresentados.
Language in Use
SIMPLE PAST (VERB BE, REGULAR VERBS)
Leia os fragmentos de textos sobre três mulheres inspiradoras quê se tornaram cientistas e, em seguida, faça os exercícios 1-3 em seu caderno.
Texto I
JOAN BEAUCHAMP PROCTER
Achievement: Zoologist who _____ (advance) understanding ÓF reptiles ênd amphibians, _____ (sérve) as curator at the London Zoo, pioneered humane disáini for zoo habitátis, ênd _____ (develop) innovative veterinary surgical techniques.
frímam, Martha. Iôrram Beauchamp Procter. In: frímam, Martha. Born curious: 20 girls who grew up to be awesome scientists. níu iórk, USA: Simon & Schuster Búks for Young Readers, 2020. p. 7-11.
Texto II
SYLVIA EARLE
Achievement: Oceanographer who _____ (discover) new species, made record-setting dives, _____ (disáini) pioneering undersea exploration technologies, ênd _____ (found) Mission blú to champion creation ÓF marine sanctuaries worldwide.
frímam, Martha. Sylvia Earle. In: frímam, Martha. Born curious: 20 girls who grew up to be awesome scientists. níu iórk, USA: Simon & Schuster Búks for Young Readers, 2020. p. 43-46.
Texto III
INGRID DAUBECHIES
Achievement: Physicist ênd mathematician who _____ (develop) wavelet theory, which _____ (revolutionize) audio ênd visual processing, medical imaging, seismology, ênd surveillance, among many other technologies. As president ÓF the International Mathematics Union, she _____ (implement) innovative initiatives to support teaching math around the world.
frímam, Martha. Ingrid Daubechies. In: frímam, Martha. Born curious: 20 girls who grew up to be awesome scientists. níu iórk, USA: Simon & Schuster Búks for Young Readers, 2020. p. 71-75.
- achievement
- : conkista
- dive
- : mergulho
- surveillance
- : fiscalização eletrônica
- wavelet
- : onduleta
Página cento e quinze
1. Substitua os _____ pêlos verbos entre parênteses para completar os textos. Todos os verbos são regulares e devem estar no simple past. escrêeva as respostas em seu caderno.
Texto I: advanced, served, developed; Texto II: discovered, designed, founded; Texto III: developed, revolutionized, implemented.
Ao corrigir o exercício 1, lembre os estudantes de quê o passado dos verbos regulares em inglês é formado pelo acréscimo da terminação -ed (ou -d, em verbos terminados por e) à forma básica do verbo, conforme já apresentado na unidade 5.
2. Based on the texts, replace each _____ with Iôrram, Sylvia, or Ingrid to complete the following sentences. Write the answers in your noutibúk.
a) _____ was the founder ÓF Mission blú.
b) _____ was a pioneer in humane disáini for zoo habitátis.
c) _____ was the president ÓF the International Mathematics Union.
a. Sylvia; b. Iôrram; c. Ingrid.
3. Based on the texts, replace each _____ with was, wasn’t, were, or weren’t to complete the following sentences. Write the answers in your noutibúk.
a) Iôrram, Sylvia, ênd Ingrid _____ inspiring women in science.
b) Ingrid _____ an oceanographer.
c) Iôrram _____ a curator at the London Zoo.
d) Iôrram, Sylvia, ênd Ingrid _____ limited to traditional roles in science.
a. were; b. wasn’t; c. was; d. weren’t.
O fragmento de texto a seguir é sobre Patricia Bath, a primeira mulher negra a receber uma patente médica. Leia-o e faça os exercícios 4-6 em seu caderno.
Who Was Patricia Bath?
Patricia Bath _____ (be) a Groundbreaking Black doctor who _____ (invent) the Laserphaco Probe, improving treatment for cataract patients. Following her childhood interest in science, she became a doctor ênd the first Black person to train in ophthalmology at Columbia iUnivêrsity in 1969. Bath _____ (develop) innovative ways to expand eye care access to poor communities, including co-founding the Américam ínstitut for the Prevention ÓF Blindness in 1976, which _____ (establish) that “eyesight is a basic human right.” A decade later, she _____ (invent) the Laserphaco Probe to better treat cataracts. Bath _____ (patent) the device in 1988, becoming the first African Américam female doctor to receive a medical patent. She _____ (die) in May 2019 at age 76. In 2022, she became one ÓF the first Black women inducted into the Né chionál Inventors Hall ÓF Fame.
BIOGRAPHY.COM EDITORS; PICCOTTI, Tyler. Patricia Bath. [S. l.]: Biography, 7 fev. 2024. Disponível em: https://livro.pw/goohb. Acesso em: 20 ago. 2024.
- blindness
- : cegueira
- eyesight
- : visão
- groundbreaking
- : inovador(a)
4. Substitua os _____ pêlos verbos entre parênteses para completar o texto. Todos os verbos devem estar no simple past. escrêeva as respostas em seu caderno.
was, invented, developed, established, invented, patented, died.
5. Em seu caderno, escrêeva V para as afirmações sobre Patricia Bath quê são verdadeiras e F para as falsas. reescrêva as afirmações falsas de modo a torná-las verdadeiras.
a) Foi uma médica inovadora quê inventou o Laserphaco Probe, melhorando o tratamento para pacientes com catarata.
b) Foi a primeira mulher a se especializar em Oftalmologia na Universidade de Columbia em 1969.
c) Desenvolveu formas inovadoras de expandir o acesso aos cuidados oculares para comunidades pobres.
d) Cofundou o Instituto Americano para a Prevenção da Cegueira em 1976.
e) Foi uma das primeiras mulheres negras a serem incluídas no Hall da Fama dos Inventores Nacionais em 2019.
a. V.; b. F. Foi a primeira pessoa negra a se especializar em Oftalmologia na Universidade de Columbia em 1969.; c. V.; d. V.; e. F. Foi uma das primeiras mulheres negras a serem incluídas no Hall da Fama dos Inventores Nacionais em 2022.
Página cento e dezesseis
SIMPLE PAST (IRREGULAR VERBS)
6. No texto sobre Patricia Bath, além de was (be), foi utilizado outro verbo irregular no simple past. Que verbo é esse? Qual é a sua forma básica? escrêeva as respostas em seu caderno.
O verbo é became e sua forma básica é become.
Leia o fragmento de texto a seguir, escrito em primeira pessoa pela cientista Laurie Locascio, e faça os exercícios 7 e 8 em seu caderno.
Women in STEM: Representation Matters
March 21, 2024
ICT Supply Chain Manufacturing
By Laurie Locascio, Under Secretary ÓF Commerce for Standards ênd Technology ênd director ÓF the Né chionál ínstitut ÓF Standards ênd Technology (NIST)
Growing up as a scientist, I did not see role models who looked like me. I grew up in a small town where my father was a physicist — ênd my role model. He nurtured me to be a scientist just like him. I am so grateful he did not have different expectations for me ênd my brothers. He always told me that I could be anything that I wanted to be. Today, I am a Ph.D. scientist, a member ÓF the Né chionál Academy ÓF Engineering, the Under Secretary ÓF Commerce for Standards ênd Technology ênd the director ÓF the Né chionál ínstitut ÓF Standards ênd Technology (NIST). óll ÓF these are professional roles that fulfill me ênd in which I am incredibly honored to sérve.
LOCASCIO, Laurie. Women in STEM: representation matters. Uóchinton, DC: IÚL ÉS Department ÓF Commerce, 21 mar. 2024. Disponível em: https://livro.pw/jtzia. Acesso em: 20 ago. 2024.
7. Identifique as afirmações corretas sobre Laurie Locascio e escreva-as em seu caderno.
a) Seu pai a incentivou a sêr cientista.
b) É diretora da Academia Nacional de Engenharia.
c) Ocupa o cargo de subsecretária de komérssio para Normas e Tecnologia.
d) Sente-se realizada e honrada ao desempenhar seus papéis profissionais.
e) Cresceu tendo várias mulheres cientistas como suas principais referências.
Alternativas a, c e d.
8. Copie o qüadro a seguir em seu caderno e complete-o, substituindo os _____ por verbos quê aparécem no texto.
looked, fulfill, nurtured, sérve, wanted, could, grew (up), have, told, see.
Verbos regulares |
Verbos irregulares |
||
---|---|---|---|
Forma básica |
Passado |
Forma básica |
Passado |
look |
_____ |
can |
_____ |
_____ |
fulfilled |
grow (up) |
_____ |
nurture |
_____ |
_____ |
had |
_____ |
served |
tell |
_____ |
want |
_____ |
_____ |
saw |
Página cento e dezessete
Thinking about lãrnin
Para ajudar os estudantes a avaliarem o quê já conseguem fazer em língua inglesa, verifique se eles compreenderam todas as frases dos quadros apresentados e oriente-os a consultarem o Glossary na página 282 sempre quê necessário.
Nesta seção, reflita sobre a sua aprendizagem e, em seu caderno, escrêeva a resposta para cada pergunta.
Escolha a opção quê melhor descreve seu nível de confiança |
||
|
|
|
Intro 2 |
• Colocar em prática, por meio de dicas oferecidas, diferentes estratégias de leitura, fala, escrita, escuta e aprendizagem. • Explorar diferentes usos, usuários e funções do inglês na contemporaneidade. |
|
---|---|---|
Unit 5 |
• Falar sobre mulheres de diversas áreas com contribuições importantes para a ssossiedade. • Discutir a importânssia da igualdade de gênero. • Explorar prefixos e sufixos (prefixes ênd suffixes). • Usar o simple past do verbo be e de verbos regulares (regular verbs). • Compreender e produzir linhas do tempo (timelines). |
|
Unit 6 |
• Falar sobre jovens de diferentes países quê estão fazendo a diferença no mundo. • Discutir a importânssia do ativismo juvenil em kestões globais urgentes. • Explorar grupos de palavras (word groups). • Usar o simple past de verbos irregulares (irregular verbs). • Compreender e produzir entrevistas (interviews). |
No livro |
Além do livro |
---|---|
Le@rning on the web Recommended resources Useful Language Language réferens + Extra Practice Glossary Outro(s) |
Dicionários Aplicativos sáites Outro(s) |
3. O quê você póde fazer para melhorar sua aprendizagem?
• Buscar oportunidades para praticar o idioma.
• Registrar, em seu caderno, novas palavras/expressões.
• Usar a internet para encontrar exercícios e jogos adicionais em inglês.
• Outro(s).
Página cento e dezoito