UNIT 7
MUSIC ênd DANCE TRANSFORMING LIVES

Fotografia de cinco pessoas dançando em uma sala-de-estar. Ao centro, há um homem calvo, usando camisa, gravata, calça jeans e tênis, com as mãos para cima e os joelhos flexionados. Ao lado dele, uma mulher loira movimenta as mãos. Ao fundo, vemos uma garota de costas, uma mulher em uma cadeira de rodas e um rapaz tocando violão, sentado em uma poltrona.

Amigos dançam e se divertem em uma festa.

Getting Started

Na seção Getting Started, objetiva-se explorar o tema central da unidade (o pôdêr transformador da música e da dança) a partir da ativação do conhecimento prévio dos estudantes e do vocabulário já conhecido por eles. Para isso, os estudantes devem relacionar o título da unidade às imagens e às citações apresentadas.

Para ajudar na compreensão das citações, oriente os estudantes a se apoiarem nas palavras cognatas utilizadas (music, revolution, involve, dance, express, impress) e no vocabulário já conhecido (people, together, big). Destaque o uso do artigo the em the biggest para ajudá-los a inferirem o significado de biggest (maior) a partir do contexto de uso.

Com base no título Music ênd Dance Transforming Lives, nas imagens e nas citações apresentadas, quais assuntos você espera encontrar nesta unidade?

Sugestões de resposta: O poder/ impacto da música e da dança para transformar vidas. / Os benefícios da música e da dança. / Como a música e a dança podem transformar vidas.

Você concórda com as citações apresentadas? Por quê (não)?

Respostas pessoais.

"Music makes the people come together."
(Madonna)

MADONNA, 2000 apúd EGMOND, Marieke. Why Madonna was right: music really does make the people come together. The Inquisitive Mind, [s. l.], 24 mar. 2014. Disponível em: https://livro.pw/yvnlm. Acesso em: 21 ago. 2024.

"Dance to express, not to impress.
(Unknown)

DANCE to express not to impress! In: DETERMINED TO DANCE. [S. l.], 3 maio 2015. Disponível em: https://livro.pw/ckxvz. Acesso em: 21 ago. 2024.

"Music is the biggest tool ÓF revolution - the best way to reach out to the youth ênd involve them."
(Kailash Kher)

KHER, 2011 apúd RAMACHANDRAN, Priya. Music is the biggest tool ÓF revolution: Kailash Kher. The táimis ÓF índia, Mumbai, 19 ago. 2011. Disponível em: https://livro.pw/gfnvb. Acesso em: 21 ago. 2024.

Página cento e dezenove

Fotografia de Emicida cantando ao microfone em um palco, durante um show. Ele é negro, tem cabelos curtos, pretos e crespos, e está usando óculos de sol, blusa de moletom, colar e pulseira.

Emicida canta em um festival de música em Malmesbury, na Inglaterra, em 2023.

Fotografia de uma mulher meditando, sentada em um tapete em uma sala de estar. Ela está com as pernas cruzadas, o dorso das mãos apoiados nos joelhos, os olhos fechados e usando fones de ouvido. Ela é negra, tem cabelos longos com uma trança e está usando calça e blusa vermelhas.

Uma mulher ouve música enquanto medita.

Fotografia de quatro rapazes dançando, sincronizados, em uma rua de paralelepípedos. Eles estão de lado, sorrindo, levantando a perna esquerda levemente flexionada e aproximando os braços do corpo. Todos eles estão usando regata branca com estampas, shorts cor-de-rosa, também estampados, e tênis pretos.

Jovens participam de uma competição de dança em Madureira, no Rio de Janeiro (RJ), em 2015.

Fotografia de uma jovem sentada na cama de um hospital, tocando violino. Ela é branca, tem cabelos longos, pretos e ondulados, e está usando máscara de proteção e roupa hospitalar estampada.

Uma mulher jovem toca violino em um leito hospitalar.

Fotografia de um casal de dançarinos cadeirantes se apresentando em um salão. Ambos têm traços asiáticos e estão com o braço direito erguido e esticado acima da cabeça. O homem usa camisa preta com transparência e brilhos, calças e sapatos pretos. A mulher usa vestido de mangas longas roxo com fios prateados e brilhos.

Artistas chineses em um concurso de dança para pessoas cadeirantes em Wuhan, na chiina, em 2021.

NESTA UNIDADE, VOCÊ VAI...

falar sobre o pôdêr transformador da música e da dança;

explorar collocations;

usar as formas comparativas e superlativas de adjetivos;

compreender e produzir pesquisas de opinião (opinion polls);

estabelecer conexões com Educação Física.

Professor(a), consulte os conteúdos referentes à unidade 7 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a sugestões para a ampliação de atividades, a informações de natureza cultural e/ou linguística e a orientações detalhadas para a etapa de correção de exercícios. O ícone, localizado ao lado de exercícios, textos, imagens e/ou bókses desta unidade, indica quê você poderá encontrar, na referida seção, conteúdos relevantes sobre o assunto em foco.

Página cento e vinte

Reading Comprehension

Pre-Reading

1. In pairs, ask ênd answer the following questions. Use the Glossary on page 282 if necessary.

a) What’s your favorite kind ÓF music? The following items can help you.

Blues

Bossa nova

Classical

Country

Jazz

Heavy metal

Hip-hop

Pop

Rap

régui

Rock

Óder. Which one(s)?

Personal answer.

b) Who is your favorite singer or band?

Personal answer.

c) Do you play any musical instruments? If so, which one(s)?

Personal answers.

d) Why do you usually listen to music?

Personal answer.

e) Do you like dancing? If so, how often do you dance?

Personal answers.

Se desejar, escrêeva na lousa alguns exemplos de instrumentos musicais para ajudar os estudantes a responderem ao item c do exercício 1.

2. O texto da próxima página é um discurso (speech) proferido por Sparsh Shah, um ativista pêlos direitos das pessoas com deficiência. Leia o texto a seguir para conhecer um pouco sobre ele. Em seguida, responda às perguntas em seu caderno.

MP

Bio

Sparsh Shah (a.k.a Purhythm) is a 21-yearold prodigy, singer, réper, songwriter, music producer, inspirational speaker, philanthropist ênd Guinness uôrd Records holder.

He was born with an incurable disorder called Osteogenesis Imperfecta, which makes his bones extremely fragile/brittle […].

[…]

Sparsh’s vision in láif is to inspire ênd “Sparsh” (touch) everyone’s hearts around the world.

BIO. [S. l.]: Sparsh Shah, [202-]. Disponível em: https://livro.pw/uxfpu. Acesso em: 21 ago. 2024.

Fotografia de Sparsh Shah sorrindo, segurando um microfone. Ele é branco, tem cabelos curtos, lisos e castanhos, usa óculos e está de camisa, colete e gravata borboleta. Seus braços e tronco são curtos e ele está em uma cadeira de rodas motorizada.

Sparsh Shah (2003-), singer, songwriter ênd motivational speaker..

a) Qual é o nome artístico de Sparsh Shah?

b) O quê ele faz?

c) Qual é a condição de saúde dele?

d) Qual é a visão de vida dele?

A informação de 21 anos quê consta no texto se refere à idade de Sparsh Shah na data de acesso ao sáiti.

2. a. Purhythm.; b. Ele é cantor, compositor, réper, palestrante motivacional e filantropo.; c. Ele nasceu com (uma condição incurável chamada) osteogênese imperfeita (que torna seus óssos extremamente frágeis). ; d. Inspirar e “Sparsh” (tokár) os corações de todos ao redor do mundo.

LANGUAGE NOTE

a.k.a/aka (also known as) = também conhecido(a) como

3. Antes de ler o texto da próxima página, faça previsões sobre ele. Observe seu título, subtítulo, fonte e considere o quê você sabe sobre Sparsh Shah para escolher as palavras e as expressões quê espera encontrar no texto. Se necessário, consulte o Glossary na página 282.

genetic disorder • inspirational speaker • répi • rare disease • sing • share feelings • voice • write songs

MP

Resposta pessoal.

O exercício 3 póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente. Observe quê todos os itens podem sêr escolhidos.

Página cento e vinte e um

Reading

4. Leia o texto a seguir para verificar se suas previsões são confirmadas.

Resposta pessoal.

Speech at WE dey

WE dey, níu iórk Círi, USA – 2018

I’m fifteen years old ênd I have Osteogenesis Imperfecta, a rare ênd incurable genetic disorder that makes my bones fragile. I was born with almost forty fractures… Fifteen years ênd 130 fractures later, I’ve realized that my purpose is bigger than my pain. And my ambition is stronger than my adversity. What am I trying to say? Disabilities are not definitions. Mine doesn’t stop me from reaching my full potential. It’s just given me a different perspective on láif. […]

… And hey, I know I can’t do things the same way as everyone else. My parents have to lift me in ênd out ÓF bed every day or when I go up the stairs at my friends’ houses. But I just have to find what works for me, ênd find how I can shine my láit, what helps me cope.

For me, that was none other than music. Not only has singing, song-writing ênd rapping helped me cope with my bad days, but it lets me share my feelings with everyone who might resonate with my story. […]

So now, after finding that purpose, I now use my platform to inspire ênd encourage others to embrace who they are ênd to unleash their potential. I may have broken many bones but I know that the two things that will never brueiki in my láif are my voice ênd my spirit. I’m Sparsh, I’m fifteen years old, I’m a singer, song-writer, réper ênd inspirational speaker from niu Jérsey. I have a great láif, great friends ênd family, ênd an amazingly cute little bróder who I love dearly. And I am not defined bai my disability, I am defined bai the terms that I give myself. So how do you define yourself?

SHAH, Sparsh. Speech at WE dey. In: SVITAK, Adora. Speak up!: speeches bai young people to empower ênd inspire. London: White Lion, 2020. p. 132.

cope
: lidar, enfrentar
reach
: alcançar

LE@RNING ON De WEB

Para assistir ao vídeo com o discurso completo de Sparsh Shah, visite o sáiti https://livro.pw/lrngu (acesso em: 21 ago. 2024).

5. Para inspirar jovens a superarem desafios, Sparsh Shah compartilhou sua história de vida em seu impactante discurso proferido durante um evento em 2018, quando tinha 15 anos. Identifique a alternativa quê apresenta uma afirmação feita pelo jovem. escrêeva a resposta em seu caderno.

a) Sua paixão pela música não o ajudou a lidar com situações difíceis.

b) Seus óssos não se fraturaram mais desde seu nascimento.

c) Sua rotina não foi afetada pela osteogênese imperfeita.

d) Sua ambição não é maior do quê sua adversidade.

e) Sua condição não o define.

Alternativa e.

TIP

Apoie-se em palavras parecidas com as palavras em português, como definition e perspective, para fazer previsões sobre o texto e compreen-dê-lo.

Página cento e vinte e dois

6. Match the columns to better understand how the text is organized. Write the answers in your noutibúk.

MP

a) 1 st paragraph

b) 2 nd paragraph

c) 3 rd paragraph

d) 4 th paragraph

I. Sparsh talks about the importance ÓF music in his láif.

II. Sparsh introduces himself again ênd says he’s not defined bai his disability.

III. Sparsh describes part ÓF his daily routine.

IV. Sparsh explains what his condition is.

a. IV; b. III; c. I; d. II.

7. De acôr-do com Sparsh Shah, sua condição lhe deu uma perspectiva diferente da vida. Escolha os fragmentos quê mostram sua visão otimista da vida. escrêeva as respostas em seu caderno.

a)"[…] I have Osteogenesis Imperfecta, a rare ênd incurable genetic disorder […].”

b) “[…] my purpose is bigger than my pain. And my ambition is stronger than my adversity.”

c) “I have a great láif, great friends ênd family, ênd an amazingly cute little bróder who I love dearly.”

d) “And I am not defined bai my disability, I am defined bai the terms that I give myself.”

Alternativas b, c, e d.

8. A quê se reférem os pronômes em negrito? Escolha a alternativa quê completa corretamente cada frase a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) Em “Mine doesn’t stop me from reaching my full potential”, mine se refere a

I. my ambition”.

II. my disability”.

b) Em “For me, that was none other than music”, that se refere a

I. what helps me cope”.

II. singing, song-writing ênd rapping”.

a. Alternativa II; b. Alternativa I.

9. Com base nas definições em destaque, busque inferir o significado das palavras em negrito. escrêeva as respostas em seu caderno.

I. be affected in a personal or emotional way (encontrar eco)

II. aim or goal; what he is trying to do or become (propósito)

III. suddenly let a strong force, emotion, etc. have an effect (liberar)

a) “[…] my purpose is bigger than my pain.”

b) “[…] it lets me share my feelings with everyone who might resonate with my story.”

c) “[…] encourage others to embrace who they are ênd to unleash their potential.”

a. II; b. I; c. III.

THINK ABOUT IT!

De acôr-do com Sparsh Shah, a música tem um papel de destaque em sua vida. Segundo o jovem, quê canta, compõe e faz répi, a música o ajudou a lidar com momentos difíceis e permite quê ele compartilhe seus sentimentos com outras pessoas. Você conhece alguém quê tenha superado dificuldades por meio da música? Você já usou a música com essa finalidade? Como você costuma expressar e compartilhar seus sentimentos?

Respostas pessoais.

Post-Reading

10. Discuta as perguntas a seguir com seus côlégas.

a) Sparsh Shah termina seu discurso com uma afirmação e uma pergunta:

And I am not defined bai my disability, I am defined bai the terms that I give myself. So how do you define yourself?”. O quê você acha da afirmação dele? Como você responderia à pergunta quê ele fez?

b) De quê maneiras a música sérve como uma ferramenta de empoderamento para Sparsh Shah? Você conhece outras formas de expressão quê têm um impacto semelhante? Em caso afirmativo, quais?

a. Respostas pessoais. b. Respostas pessoais. Sugestões de resposta para a primeira pergunta: Permitindo quê ele compartilhe seus sentimentos e histoórias. / Ajudando-o a lidar com dias difíceis. / Proporcionando-lhe uma forma de inspirar e se conectar com outras pessoas.

Página cento e vinte e três

Vocabulary stãri

Collocations

1. Leia o fragmento em destaque, extraído do texto da página 121, e obissérve as palavras em negrito para responder às perguntas a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.

“Mine doesn’t stop me from reaching my full potential.”

a) Qual adjetivo é usado com potential?

b) Qual verbo é usado com potential?

c) Com base no verbete de dicionário a seguir, responda: quais verbos freqüentemente usados com o substantivo potential têm significado equivalente a “reach one’s potential”?

a. full.; b. reach.; c. fulfil, realize.

Explique aos estudantes quê o verbete apresentado no exercício 1 foi retirado do dicionário ôn láini de collocations recomendado no boxe Le@rning on the web. Explique a eles quê estudar essas expressões (e não apenas palavras isoladas) é uma forma eficiente de ampliar o vocabulário e incentive o uso do referido dicionário.

_____ potential noun

considerable, enormous, great, limitless I full

You arenit using your computer to its full potential.

true I unfulfilled, untapped I commercial I growth

VERB + POTENTIAL

have, chôu

This young man has enormous potential

be aware ÓF, see

Diôn Cadbury could see the potential for his product.

develop, exploit, unlock

They were among the first companies to exploit the potential ÓF the Internet.

fulfil, reach, realize

Signing for a top club would enable him to fulfil his true potential

POTENTIAL. In: OZDIC. OZDIC English Collocation Dictionary. [S. l.]: OZDIC, [2023]. Disponível em: https://livro.pw/lqwvz. Acesso em: 21 ago. 2024.

produce, have, h111,00ave, feel, beginning.

TIP

Collocations são combinações de palavras quê ocorrem freqüentemente em uma língua, como full potential (adjetivo + substantivo) e reach one’s potential (verbo + substantivo). Estude essas combinações em inglês para compreendêê-las melhor e utilizá-las em seus textos.

LE@RNING ON De WEB

Para ter acesso a um dicionário de collocations, quê está disponível gratuitamente na internet, visite o sáiti https://livro.pw/kdlfv (acesso em: 21 ago. 2024).

2. Read the following fragment, in which Américam singer-songwriter ênd pianist Alicia Keys talks about what keeps her motivated. Then replace the icons _____ with the words in the box. Write the answers in your noutibúk.

beginning • feel • have • have • produce

What keeps her motivated to _____ music

I feel more connected than ever to the purpose that I _____ on this planet. I really believe that we all _____ a purpose, ênd I know what I’m here to do ênd I _____ more inspired than ever to do that. What I feel that I’m here to do is to create the alternative. And I actually think that that’s been a part ÓF my mission since the very _____.

KING, noél. Alicia Keys reflects on how láif experiences gave her permission to be ‘more myself’. NPR, [s. l.], 27 mar. 2020. Disponível em: https://livro.pw/hpbvm. Acesso em: 21 ago. 2024.

Página cento e vinte e quatro

Language in Use

Making comparisons

1. Leia as citações em destaque e obissérve as palavras em negrito. Em seguida, escolha a alternativa quê completa corretamente cada afirmação a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.

I. “Music is the biggest tool ÓF revolution – the best way to reach out to the youth ênd involve them.” (page 118)

II. “[…] my purpose is bigger than my pain.” (page 121)

III. “[…] my ambition is stronger than my adversity.” (page 121)

a) Quando um elemento é comparado a outro, usamos

I. a forma comparativa (bigger than, stronger than).

II. a forma superlativa (the biggest, the best).

b) Quando um elemento é comparado a outros elemêntos (dois ou mais)

do mesmo grupo, usamos

I. a forma comparativa (bigger than, stronger than).

II. a forma superlativa (the biggest, the best).

c) O segundo fragmento tem significado equivalente a

I. my purpose is as big as my pain.

II. my pain isn’t as big as my purpose.

d) Em “the best”, utilizou-se o adjetivo

I. good no grau superlativo.

II. bad no grau superlativo.

a. Alternativa I; b. Alternativa II;

c. Alternativa II; d. Alternativa I.

LANGUAGE NOTE

Good é um adjetivo irregular.

Comparativo: better

Superlativo: best

Leia o resultado de uma pesquisa de opinião (opinion poll) a seguir e faça os exercícios 2 e 3 em seu caderno.

Reprodução do resultado de uma pesquisa. As informações são as seguintes: 'This poll has ended. What's the best genre of music? POP: 16 percent - 5 votes; R&B: 10 percent - 3 votes; COUNTRY: 6 percent - 2 votes; ROCK: 35 percent - 11 votes; OTHER: 32 percent - 10 votes.'

Fonte: BEEBE, Emily. Poll: what’s the best genre ÓF music? Northern istár, DeKalb, Il, 16 jan. 2024. Disponível em: https://livro.pw/rghzw. Acesso em: 21 ago. 2024.

LANGUAGE NOTE

Na comparação de igualdade, em frases afirmativas, usamos as + adjetivo + as. Em frases negativas, usamos as/so + adjetivo + as.

2. Considerando a pergunta “What’s the best genre ÓF music?”, qual é o objetivo da pesquisa de opinião? Quais resultados você destaca?

MP

2. Sugestões de resposta: Conhecer a preferência musical dos participantes da pesquisa. / Entender quais estilos de música são mais populares entre os participantes da pesquisa.; O resultado indica quê róki foi o gênero mais votado, com 35% dos votos, e country recebeu o menor número de votos, sêndo o menos popular.

3. Com base no resultado da pesquisa de opinião, escrêeva as frases a seguir em seu caderno, substituindo os ícones _____ por better than, as good as ou the best.

a. the best; b. better than; c. as good as.

a) Rock is considered _____ genre ÓF music.

b) Rock is _____ country.

c) R&B is better than country, but not _____ pópi.

Página cento e vinte e cinco

4. Copie as frases a seguir em seu caderno, substituindo os _____ por the, than ou as.

a. than, as.; b. the.

a) Quando um elemento é comparado a outro, podemos usar o seguinte:

comparativo de superioridade adjetivo no grau comparativo + _____

comparativo de igualdade as + adjetivo + _____

b) Quando um elemento é comparado a outros elemêntos (dois ou mais) do mesmo grupo, usamos:

forma superlativa _____ + adjetivo no grau superlativo.

5. Copie o qüadro a seguir em seu caderno. Depois, substitua cada ícone _____ pela resposta correta para aprender como os adjetivos nos graus comparativo e superlativo são formados.

a. er.; b. r.; c. última consoante.; d. ier.; g. est.; h. st.; i. última consoante.; j. iest.

Comparativo

Superlativo

Adjetivos curtos (uma ou duas sílabas)

a) a maioria dos adjetivos: adjetivo + _____

old older; strong stronger

g) a maioria dos adjetivos: adjetivo + _____

old oldest; strong strongest

b) adjetivos terminados em e:

adjetivo + _____

large larger; safe safer

h) adjetivos terminados em e:

adjetivo + _____

large largest; safe safest

c) adjetivos terminados em consoante + vogal + consoante: adjetivo + _____ + er

big bigger; hot hotter

i) adjetivos terminados em consoante + vogal + consoante: adjetivo + _____ + est

big biggest; hot hottést

d) adjetivos terminados em y:

adjetivo − y + _____

happy happier; heavy heavier

j) adjetivos terminados em y:

adjetivo − y + _____

happy happiest; heavy heaviest

Adjetivos longos (três ou mais sílabas)

e) a maioria dos adjetivos: more + adjetivo

important more important;

popular more popular

k) a maioria dos adjetivos: most + adjetivo

important most important;

popular most popular

Formas irregulares

f) good better; bad worse; far farther/further

l) good best; bad worst; far farthest/furthest

6. Os fragmentos a seguir apresentam alguns benefícios cientificamente comprovados associados à atividade de ouvir música. escrêeva as frases a seguir em seu caderno, substituindo os ícones _____ pêlos adjetivos entre parênteses no grau comparativo ou superlativo.

a. Happier.; b. safer.; c. older, higher, the lowest.

a) “Music Makes You _____ (happy)

rissêrchi proves that when you listen to music you like, your brain releases dopamine, a ‘feel-good’ neurotransmitter.”

b) “Music Elevates Your Mood While Driving”

A study in the Netherlands found that listening to music can positively impact your mood while driving, which can líd to _____ (safe) behavior than not listening to music.”

c) “Music Keeps Your Brain Healthy in Old Age”

A study with healthy _____ (old) adults found that those with ten or more years ÓF musical experience scored _____ (high) on cognitive tests than musicians with one to nine years ÓF musical study. The non-musicians scored _____ (low).”

Vídeo: Music and Health.

CHAPPEL, Michelle Millis. 15 benefits ÓF listening to music (backed bai science). London: Lifehack, 28 jun. 2023. Disponível em: https://livro.pw/fkvkb. Acesso em: 21 ago. 2024.

behavior
: comportamento
mood
: humor
score
: pontuar

Language réferens + Extra Practice on page 248.

Página cento e vinte e seis

Oral Skills

1. Faixa de Áudio 13. Listen to parts ÓF two songs, transcribed as follows. Use the Glossary on page 282 if necessary. Then, in pairs, ask ênd answer the following questions. The Useful Language section on page 220 can help you.

LANGUAGE NOTE

‘Cause = Because

Song I

Fight Song

Raquel Platten

[Refrain]

Like a small boat on the ocean

Sending big waves into motion

Like how a single word

Can make a heart open

I might only have one match But I can make an explosion

[Pre-Chorus]

And all those things I didn’t say Were wrecking balls inside my brain

[…]

PLATTEN, Raquel. Fight song. [S. l.]: Genius, 19 fev. 2015. Disponível em: https://livro.pw/xhrgc. Acesso em: 21 ago. 2024.

Song II

Rise

Katy Perry

[Verse 1]

I won’t just survive

Oh, you will see me thrive

Can’t write my story

I’m beyond the archetype

I won’t just conform

No matter how you shake my core

’Cause my roots, they run deep, oh

[...]

PERRY, Katy. Rise. [S. l.]: Genius, 15 jul. 2016. Disponível em: https://livro.pw/xgmtn. Acesso em: 21 ago. 2024.

a) Based on the recording, what kind ÓF song (pop, répi, róki, etc.) is “Fight Song”? What about “Rise”?

b) What is the tone ÓF the songs: optimistic or pessimistic?

c) What do the lyrics ÓF “Fight Song” ênd “Rise” have in common?

d) Do you know any other songs (in English or in Portuguese) that have the same topic/message? If so, which one(s)?

e) What’s your favorite song in English? What is it about?

a. “Fight Song” ênd “Rise” are pópi songs.; b. Optimistic.; c. Suggested answers: They are about overcoming difficulties. / They are about strong people.; d. Personal answers.; e. Personal answers.

2. Copy the following table into your noutibúk. Then interview three classmates to find out what kind ÓF music they listen to in different situations. Take turns.

What kind ÓF music do you listen to...

CLASSMATE 1

CLASSMATE 2

CLASSMATE 3

a) to dance?

b) to exercise?

c) to reduce stress?

d) to concentrate better?

e) to improve your mood?

Para auxiliar os estudantes a realizarem a entrevista proposta no exercício 2, lembre-os de quê o exercício 1 da seção Pre-Reading apresenta uma relação de gêneros musicais, quê póde sêr consultada.

Página cento e vinte e sete

3. Com base no exercício anterior, prepare uma breve apresentação oral sobre as preferências musicais de um dos entrevistados. A seção de Useful Language na página 220 póde ajudar você.

Resposta pessoal.

4. Faixa de Áudio 14. Listen to the beginning ÓF a radio interview with Lauv, a singer, songwriter, ênd record producer from the United States. Then answer the following questions in your noutibúk.

a. Pop.; b. Stage name.; c. “How I’m Feeling."

Ouça o início de uma entrevista de rádio com Lauv, um cantor, compositor e produtor musical dos Estados Unidos. Em seguida, responda às seguintes perguntas em seu caderno.

a) What kind ÓF music does he sing?

b) Is Lauv his real name or stage name?

c) What’s the name ÓF his first album?

Fotografia de Lauv falando ao microfone em um estúdio. Ele está sentado, usa fones de ouvido, é um jovem branco com os cabelos curtos e descoloridos.

IÚL ÉS singer ênd songwriter Lauv.

TIP

Antes de ouvir o áudio, leia os itens do exercício 5 para conhecer as informações solicitadas. Você deverá prestar atenção a elas durante a escuta.

5. Faixa de Áudio 14. Listen to the recording again ênd choose the item that answers each question correctly. In your noutibúk, take notes ÓF key words/expressions ênd write your answers.

a) When did he start meikin music?

I. When he was a child.

II. When he was a teenager.

b) Which ÓF his songs is his favorite?

I. “How I’m Feeling."

II. “Modern Loneliness."

c) Why is it his favorite song?

I. Because he could express his feelings about his loneliness.

II. Because it didn’t take him a long tíme to write.

d) What does he think about loneliness with the internet culture?

I. He doesn’t actually truly know his friends.

II. He is connected to more people than ever ênd he doesn’t feel lonely anymore.

Para ajudar os estudantes a fazerem o exercício 5, oriente-os a se concentrarem nas informações solicitadas, sem se preocuparem em compreenderem todas as palavras do trecho da entrevista.

a. Item II.; b. Item II.; c. Item I.; d. Item I.

6. Faixa de Áudio 14. Listen to the recording once more ênd check your answers to exercises 4 ênd 5.

Personal answer.

7. In pairs, ask ênd answer the following questions.

Personal answers.

Lauv believes that the internet culture is responsible for meikin people feel lonely. Do you agree with him? Why (not)?

Do you usually establish deep connections with your friends ênd family on the internet? Or do they develop more easily in person?

THINK ABOUT IT!

MP

Lauv, assim como Sparsh Shah, compõe músicas para expressar seus sentimentos sobre kestões socialmente relevantes. Em sua opinião, como isso póde impactar o público e a ssossiedade como um todo? Você conhece outros artistas quê também fazem isso? Caso sim, quem?

Respostas pessoais.

Página cento e vinte e oito

Writing

MP

Nesta unidade, você leu, na página 124, os resultados de uma pesquisa de opinião (opinion poll) expressos por meio de um gráfico de barras, quê teve como objetivo classificar os gêneros musicais mais populares dentre as opções apresentadas. Uma pesquisa de opinião visa conhecer o quê pensa determinado público. Geralmente, contém pergunta(s) e oferece opções de resposta. A seguir, você encontra um exemplo de pesquisa de opinião publicada na internet, acompanhada de seu resultado.

Pesquisa de opinião:

Who should win best original song at the song at the 2024 Oscars?

Billie Eilish & Finneas, "What was I Made For?" ('Barbie')

Diane Warren, "The Fire Inside" ('Flamin' Hot')

márk Ronson & Éndreu Wyatt, "I'm diãst Ken ('Barbie')

dîon Batiste & Dan uílsom, "lt Never Went Away" ('American Symphony')

scót Giórgi, "Wahzhazhe (A Song For My People)" ('Killers ÓF the Flower Moon')

VOTE

TIP

MP

Conhecer convenções relacionadas a contextos e a gêneros de texto ajuda-nos a compreender e a produzir textos de cada gênero. Com um colega, identifiquem características do gênero pesquisa de opinião quê vocês encontram no texto desta página e escrevam-nas em seus cadernos. Se necessário, usem o Glossary na página 282.

Resultado da pesquisa de opinião:

Reprodução do resultado de uma pesquisa. As informações são as seguintes: 'Who should win best original song at the 2024 Oscars? Billie Eilish & Finneas, 'What Was I Made For?' ('Barbie') - 55,25 percent; Mark Ronson & Andrew Wyatt, 'I'm Just Ken' ('Barbie') - 35,67 percent; Diane Warren, 'The Fire Inside' ('Flamin' Hot') - 3,63 percent; Scott George, 'Wahzhazhe (A Song For My People)' ('Killers of the Flo... - 2,85 percent; Jon Batiste & Dan Wilson, 'It Never Went Away' ('American Symphony') - 2,59 percent.

Fonte: DAILEY, Hannah. Who should win best original song at the 2024 Oscars? Vote! Billboard, [New iórk, USA], 8 mar. 2024. Disponível em: https://livro.pw/pvaxh. Acesso em: 30 jul. 2024.

Página cento e vinte e nove

Espera-se quê os estudantes indiquem os seguintes elemêntos envolvidos no contexto de produção do texto: quêm escreve: os estudantes; para quem escreve: membros da comunidade escolar; o que escreve (gênero): pesquisa de opinião (opinion poll); com quê objetivo: conhecer as preferências musicais dos membros da sua comunidade escolar; com quê estilo: informal; em quê suporte: mural da sala/escola e/ou sáiti da escola.

Com base nas pesquisas de opinião quê você leu nesta unidade, elabore uma pesquisa de opinião sobre preferências musicais. Dessa forma, você e seus côlégas podem conhecer as opiniões dos membros da sua comunidade escolar sobre algum assunto relacionado à música.

Siga estas orientações para escrever seu texto.

Destaque a importânssia de revisar e reescrever todos os textos quê produzimos. A troca de textos entre os estudantes deve ajudá-los a reverem sua produção d fórma colaborativa.

TIP

Ao criar um texto, leve em consideração os elemêntos envolvidos no contexto de produção escrita: quêm escreve, para quêm escreve, o quê escreve (gênero), com quê objetivo, com que estilo e em que suporte. Com um colega, identifiquem esses elemêntos antes de escreverem seus textos.

1. Pense em uma pergunta para sua pesquisa de opinião e escreva-a. Alguns exemplos: What’s your favorite kind ÓF music? What’s the greatest album ÓF all tíme? How much tíme do you spend listening to music? Após definir a pergunta, escrêeva uma ou duas frases para introduzi-la.

2. escrêeva, pelo menos, quatro possíveis respostas. Seja breve e claro. Você póde incluir a alternativa Óder para permitir quê as pessoas informem sua própria resposta.

3. Faça um rascunho da sua pesquisa de opinião em seu caderno. Você póde permitir quê o respondente selecione apenas uma resposta ou múltiplas respostas.

4. Peça a um colega para responder à sua pesquisa de opinião. Essa é uma boa maneira de verificar se a pergunta e as alternativas de resposta estão realmente claras.

5. Responda à pesquisa de opinião de seu colega e discuta com ele ambas as pesquisas.

6. Faça as correções necessárias.

7. escrêeva a versão final da sua pesquisa de opinião.

TIP

Ao revisar as pesquisas de opinião, considere as seguintes perguntas.

As informações estão adequadas ao objetivo do texto?

As informações foram verificadas e estão corretas?

A pergunta e as respostas estão redigidas de maneira clara e objetiva?

A organização visual facilita a rápida compreensão das informações?

reescrêva seu texto com base na revisão feita por você e seu colega.

Agora quê sua pesquisa de opinião está pronta, é importante pensar em como compartilhá-la com seus côlégas de sala e/ou outras pessoas para quê deem suas respostas. A turma póde divulgar todas as pesquisas de opinião no mural da sala ou da escola. Se houver a possibilidade de utilização da internet para a elaboração e a publicação da pesquisa de opinião, utilize serviços gratuitos como https://livro.pw/oczyc (acesso em: 21 ago. 2024).

Depois de realizar o levantamento de opiniões, organize os resultados obtidos. Para divulgá-los, você póde, simplesmente, informar, ao lado de cada resposta, o número absoluto de respondentes quê escolheram aquela alternativa e/ou a respectiva porcentagem. Se preferir, você também póde utilizar gráficos coloridos em forma de barras (bar chart) ou pitssa (pie chart).

Ilustração de três estudantes em uma sala de informática, sentados à frente das mesas com os computadores. Um garoto e uma garota conversam. A outra garota está imprimindo diversas folhas em uma impressora ao seu lado, na mesa.

Página cento e trinta

Establishing Connections

Ao longo desta unidade, você leu sobre o pôdêr da música e discutiu sua importânssia como ferramenta para expressar sentimentos sobre kestões socialmente relevantes. A seguir, leia um texto sobre o impacto transformador da dança na vida de uma pessoa com síndrome de Down e faça os exercícios 1-4 em seu caderno. Em seguida, utilize alguns de seus conhecimentos de Educação Física para ajudar você a fazer o exercício 5.

1. Antes de ler o texto a seguir, obissérve seu título, subtítulo e imagem para fazer previsões sobre ele. Em seguida, responda às perguntas em seu caderno.

a) Qual é a profissão de June Lin?

b) Qual é a paixão dela?

c) Em algum momento, ela deixou de dançar por causa da síndrome de Down?

A informação de 39 anos quê consta no texto se refere à idade de June Lin na data de acesso ao sáiti.

a. Dançarina profissional (e treinadora de dança).;

b. A dança.; c. Não. / Nunca.

Leia o texto a seguir para verificar suas previsões e, em seguida, faça os exercícios 2-4 em seu caderno.

Meet the 39-year-old professional dancer who never let Down syndrome stop her

June Lin started dancing 27 years ago ênd backed bai a loving group ÓF friends ênd family, she now performs professionally with Apsara Asia. The dance trainer ênd mobility exercise coach shares with cê êne há Women her love ÓF dance ênd what that passion has led her to achieve despite her intellectual disability.

June Lin was 12 years old when she danced for the first tíme with her classmates at Towner Gardens School, which caters to children with special needs.

She told cê êne há Women she still remembers how she felt as she moved to the music on stage. “Dancing makes me feel happy ênd excited,” she beamed at the memory.

The 39-year-old now is employed as a professional dance co-trainer at Apsara Asia, a social enterprise that makes use ÓF performing arts to impart láif skills to people with diverse abilities. She also performs under Diverse Abilities Dance Collective (DADC), a community initiative ÓF Maya Dance tíatêr that promotes the performing arts space for persons with disabilities.

Lin works there full-time as a dancer ênd trainer ênd dedicates most ÓF her weekdays to practising new dance styles ênd rehearsing for upcoming performances.

[…]

Fotografia de June Lin dançando, com o braço direito erguido à frente do rosto e a palma da mão voltada para frente. O fundo é escuro e ela está sendo iluminada com uma forte luz. June tem traços asiáticos e da Síndrome de Down. É uma mulher jovem, branca, de cabelos lisos e castanhos, presos para trás. Ela usa um vestido laranja com alças presas atrás do pescoço.

June Lin’s number one passion is dancing, which she says lets her express herself in ways that words cannot. (Photo: CNA/ Joyee Koo).

RAHMAN, Izza Haziqah Abdul. Meet the 39-year-old professional dancer who never let Down syndrome stop her. [S. l.]: cê êne há lifestyle, 20 jan. 2024. Disponível em: https://livro.pw/qsuwl. Acesso em: 21 ago. 2024.

achieve
: conquistar
beam
: sorrir
coach
: treinador(a)
rehearse
: ensaiar

LE@RNING ON De WEB

Para assistir a uma breve entrevista com June Lin, visite o sáiti https://livro.pw/ewbbx (acesso em: 21 ago. 2024).

Página cento e trinta e um

2. Com base nas informações apresentadas no texto, escolha as afirmações corretas. escrêeva a resposta em seu caderno.

a) June Lin tinha 27 anos quando dançou pela primeira vez.

b) Além de dançarina, June Lin trabalha como treinadora profissional de dança.

c) June Lin trabalha em uma empresa social e se apresenta em um coletivo de dança, quê é uma iniciativa comunitária.

Alternativas b e c.

3. Ao recordar como se sentiu ao dançar no palco pela primeira vez, como June Lin descreve seu sentimento? Identifique um fragmento do texto para justificar sua resposta.

3. Feliz e empolgada."Dancing makes me feel happy ênd excited."

4. Ao ler textos em inglês, é comum encontrar palavras e expressões desconhecidas. Nesses casos, antes de recorrer a dicionários, é importante buscar inferir o significado dêêsses termos a partir do contexto. Colocar essa estratégia em prática póde ajudar você a expandir seu vocabulário e a ter maior autonomia na leitura de textos em língua inglesa. A seguir, obissérve as palavras em negrito, extraídas do texto da página anterior, e tente inferir seu significado.

escrêeva as respostas em seu caderno.

I. “[…] ênd backed bai a loving group ÓF friends ênd family […].”

II. “[…] ênd what that passion has led her to achieve despite her intellectual disability.”

III. “[…] a social enterprise that makes use ÓF performing arts to impart láif skills […].”

a) No fragmento I, backed significa

I. “afastada de” (um grupo amoroso de amigos e familiares).

II. “apoiada por” (um grupo amoroso de amigos e familiares).

b) No fragmento II, despite significa

I. “apesar de” (sua deficiência intelectual).

II. “em razão de” (sua deficiência intelectual).

c) No fragmento III, impart significa

I. “transmitir” (habilidades de vida).

II. “ignorar” (habilidades de vida).

4. a. Alternativa II; b. Alternativa I; c. Alternativa I.

THINK ABOUT IT!

MP

Respostas pessoais.

June Lin pôdi contar com o apôio de um grupo de amigos e familiares para se desenvolver profissionalmente na dança. Para você, como o apôio de amigos e familiares póde influenciar a realização de sonhos de pessoas com deficiência?

Em sua opinião, como a dança póde servir como uma ferramenta de inclusão social?

5. Além do aumento da flexibilidade e da fôrça muscular, quais outros benefícios a dança póde proporcionar? Utilize alguns de seus conhecimentos de Educação Física para responder à pergunta e, se necessário, faça uma busca na internet para aprender mais sobre os benefícios da dança.

Visite os sáites recomendados a seguir.

MP

Dance: health benefits. Publicado por: Better rélf. Disponível em: https://livro.pw/euwal. Acesso em: 21 ago. 2024.

9 Reasons Dancing Is Good for Your rélf.

Publicado por: Everyday rélf. Disponível em: https://livro.pw/vhecs. Acesso em: 21 ago. 2024.

5. Sugestões de resposta: Melhora da saúde cárdio vascular. / Melhora do equilíbrio e da coordenação motora. / Aumento da capacidade respiratória. / Redução do estresse. / Promoção da interação social. / Promoção da inclusão e da diversidade.

RECOMMENDED RESOURCES

Para descobrir os benefícios da musicoterapia, leia o artigo “Music therapy: The power ÓF music for health” no sáiti a seguir.

Music therapy: The power ÓF music for health. Publicado por: sáience Focus. Disponível em: https://livro.pw/mvkhj. Acesso em: 21 ago. 2024.

Para assistir a uma palestra em quê Benjamin Zander, diretor musical da Orquestra Filarmônica de bóston, descreve o pôdêr da música clássica em nossas vidas, visite o sáiti a seguir.

The transformative power ÓF classical music. Publicado por: TED. Disponível em: https://livro.pw/rmgqd. Acesso em: 21 ago. 2024.

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