UNIT 8
ARTIFICIAL INTELLIGENCE CHANGING De FUTURE
Getting Started
Na seção Getting Started, objetiva-se explorar o tema central da unidade (inteligência artificial mudando o futuro) a partir da ativação do conhecimento prévio dos estudantes e do vocabulário já conhecido por eles. Para isso, os estudantes devem relacionar o título da unidade às imagens e às capas de revista apresentadas.
MP
• Com base no título Artificial Intelligence Changing the Future, nas imagens da abertura e nas capas de revista a seguir, quais assuntos você espera encontrar nesta unidade?
Sugestões de resposta: Inteligência artificial. / Como a inteligência artificial está transformando diversos aspectos da ssossiedade. / A inteligência artificial e o quê podemos esperar para o futuro.
• As capas de revista indicam aspectos positivos ou negativos da inteligência artificial (IA)? Qual delas destaca os avanços em diagnósticos de saúde na Índia impulsionados pela IA?
Aspectos positivos. A capa da revista índia Today.
Página cento e trinta e três
Professor(a), consulte os conteúdos referentes à unidade 8 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a sugestões para a ampliação de atividades, a informações de natureza cultural e/ou linguística e a orientações detalhadas para a etapa de correção de exercícios. O ícone MP, localizado ao lado de exercícios, textos, imagens e/ou bókses desta unidade, indica quê você poderá encontrar, na referida seção, conteúdos relevantes sobre o assunto em foco.
ARTIFICIAL intelligence. [Capa]. Time, [New iórk, USA], special edition, 2023. Disponível em: https://livro.pw/msnki. Acesso em: 24 ago. 2024.
HOW well you will be tomorrow. [Capa]. índia Today, Delhi, v. 48, n. 34, 21 ago. 2023. Disponível em: https://livro.pw/wzalb. Acesso em: 24 ago. 2024.
'AIwill be as big as internet ênd mobile'. [Capa]. bíz-nês Today, Faridabad, 19 fev. 2023. Disponível em: https://livro.pw/yejdv. Acesso em: 24 ago. 2024.
NESTA UNIDADE, VOCÊ VAI...
• falar sobre como a IA está transformando diversos aspectos da ssossiedade;
• discutir como a IA póde perpetuar desigualdades e reforçar sistemas de pôdêr desiguais;
• explorar prefixos e sufixos (prefixes ênd suffixes);
• usar as formas com will e be going to para falar sobre o futuro;
• compreender e produzir poemas (poems);
• estabelecer conexões com Educação Digital e Filosofia.
Página cento e trinta e quatro
Reading Comprehension
Pre-Reading
1. Você percebe impactos da IA na sua vida e/ou no cotidiano de pessoas quê você conhece? Caso sim, como?
Respostas pessoais.
2. The items in the box are some examples ÓF the pros ênd cons ÓF artificial intelligence (AI). Copy the following table into your noutibúk ênd complete it with these items.
MP
Os itens em destaque são alguns exemplos dos prós e dos contras da inteligência artificial (IA). Copie o qüadro a seguir em seu caderno e complete-o com esses itens.
• Helps translate languages
• Can create a dependency on technology
• Offers help to customers all day ênd night
• Performs repetitive tasks without getting tired
• Raises concerns about ethical decisions
• Reduces the human touch in services
Pros ÓF AI
Assists doctors in diagnosing patients
Helps translate languages; Offers help to customers all day ênd night; Performs repetitive tasks without getting tired
Cons ÓF AI
Continues gender bias
Can create a dependency on technology; Raises concerns about ethical decisions; Reduces the human touch in services
- gender bias
- : viés de gênero
3. Can you think ÓF other advantages ênd disadvantages ÓF AI? You can add them to the table from exercise 2.
Personal answer.
4. Observe as capas de revista a seguir e escolha qual item do exercício 2 é abordado em cada uma.
a)
ALLAN, Katy. Year ÓF covers: chatbots, ethical AI, ênd IoT devices. IA magazine, [s. l.], 22 dez. 2023. Localizável em: October 2023. Disponível em: https://livro.pw/uhlqw. Acesso em: 24 ago. 2024.
b)
HILL, Jéc. BizClik medía launches the August edition ÓF AI magazine. [S. l.]: BizClick, 12 ago. 2022. Disponível em: https://livro.pw/mgcfr. Acesso em: 24 ago. 2024.
a. Raises concerns about ethical decisions. b. Continues gender bias.
5. Before reading the text on the next page, make predictions about it. Focus on its title, first paragraph, picture, ênd source to answer the following questions.
a) Does the text discuss a positive or negative aspect ÓF AI?
b) Which item from exercise 2 is discussed in the text?
c) Where was the text published?
a. A negative aspect ÓF AI.; b. “Continues gender bias”.; c. UN Women (United Nations Women) / https://livro.pw/chgmb.
Página cento e trinta e cinco
Reading
6. Leia o texto a seguir para verificar se suas previsões são confirmadas.
Resposta pessoal.
Artificial Intelligence ênd gender equality
22 MAY 2024
The world has a gender equality problem, ênd Artificial Intelligence (AI) mirrors the gender bias in our society.
Although globally more women are accessing the internet every year, in low-income countries, only 20 pêr cent are connected. The gender digital divide creates a data gap that is reflected in the gender bias in AI.
Who creates AI ênd what biases are built into AI data (or not), can perpetuate, widen, or reduce gender equality gaps.
Young women participants work together on a lép tóp at an African Girls Can Code Initiative’s coding bootcamp held at the GIZ Digital Transformation Center in Kigali, Rwanda in April 2024. foto: UN Women
IÚLNÁITED NATIONS WOMEN. Artificial intelligence ênd gender equality. [New iórk, USA]: UN Women, 22 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/vxcnj. Acesso em: 24 ago. 2024.
7. O texto aponta uma divisão digital entre homens e mulheres em países de baixa renda, indicando quê, nesses países, apenas 20% das mulheres têm acesso à internet. Escolha a alternativa quê apresenta a relação entre essa divisão digital e a IA, de acôr-do com o texto. escrêeva a resposta em seu caderno.
a) A criação de IA por mulheres resolveria a desigualdade de gênero na tecnologia.
b) Em países de alta renda, não há viés de gênero na IA, porque não há divisão digital.
c) O viés de gênero na IA é causado pela falta de interêsse das mulheres em tecnologia.
d) Há mais desigualdade de gênero no mundo digital do quê no analógico por causa da IA.
e) A divisão digital de gênero cria uma lacuna de dados quê se reflete no viés de gênero na IA.
Alternativa e.
8. Identifique um fragmento do texto quê corresponde à ideia a seguir. escrêeva a resposta em seu caderno.
• Quem cria IA e quais vieses são incorporados aos dados da IA (ou não), podem perpetuar, ampliar ou reduzir as desigualdades de gênero.
“Who creates AI ênd what biases are built into AI data (or not), can perpetuate, widen, or reduce gender equality gaps.”
Página cento e trinta e seis
A seguir, você encontra outra parte do texto “Artificial Intelligence ênd gender equality”. Leia-o e faça os exercícios 9-13 em seu caderno.
How to avoid gender bias in AI?
Removing gender bias in AI starts with prioritizing gender equality as a goal, as AI systems are conceptualized ênd built. This includes assessing data for misrepresentation, providing data that is representative ÓF diverse gender ênd racial experiences, ênd reshaping the teams developing AI to make them more diverse ênd inclusive.
According to the Global Gender Gap Report ÓF 2023, there are only 30 pêr cent women currently working in AI.
“When technology is developed with just one perspective, it’s like looking at the world halfblind,” concurred Mahfouz. She is currently working on a project to create an AI-powered platform that would connect Afghan women with each other.
“More women researchers are needed in the field. The unique lived experiences ÓF women can profoundly shape the theoretical foundations ÓF technology. It can also open new applications ÓF the technology,” she added.
IÚLNÁITED NATIONS WOMEN. Artificial intelligence ênd gender equality. [New iórk, USA]: UN Women, 22 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/vxcnj. Acesso em: 24 ago. 2024.
9. Todas as ações a seguir podem responder corretamente à pergunta “How to avoid gender bias in AI?”, mas apenas três foram mencionadas no texto. Identifique-as e escreva-as em seu caderno.
a) Avaliar dados para identificar representações equivocadas.
b) Fornecer dados quê representem experiências diversas de gênero e etnia.
c) Promover programas de conscientização sobre viés de gênero para desenvolvedores de IA.
d) Reformular as equipes quê dêsênvólvem IA para torná-las mais diversificadas e inclusivas.
e) Incentivar a colaboração entre desenvolvedores de IA e especialistas em igualdade de gênero.
Alternativas a, b e d.
10. Com base no texto lido, busque inferir quem é Mahfouz. escrêeva a resposta em seu caderno.
a) Pesquisadora ou profissional com foco em IA quê está desenvolvendo um programa de conscientização sobre viés de gênero no Afeganistão.
b) Pesquisadora ou profissional com foco em IA quê está trabalhando na criação de uma platafórma baseada em IA para conectar mulheres afegãs entre si.
Alternativas b
11. In your noutibúk, write F if the fragment refers to a fact presented in the text or O if it refers to an opinion.
a) “According to the Global Gender Gap Report ÓF 2023, there are only 30 pêr cent women currently working in AI.”
b) “’When technology is developed with just one perspective, it’s like looking at the world half-blind,’ concurred Mahfouz.”
c) “She [Mahfouz] is currently working on a project to create an AI-powered platform that would connect Afghan women with each other.”
d) “’More women researchers are needed in the field. The unique lived experiences ÓF women can profoundly shape the theoretical foundations ÓF technology. It can also open new applications ÓF the technology,’ she added."
MP
a. F; b. O; c. F; d. O.
12. Volte ao exercício 11 e identifique de quem são as opiniões apresentadas. Se necessário, leia o texto novamente. escrêeva a resposta em seu caderno.
Mahfouz.
Página cento e trinta e sete
Post-Reading
13. Discuta as perguntas a seguir com seus côlégas.
a) Segundo Mahfouz, as experiências únicas vividas pelas mulheres podem moldar profundamente as bases teóricas da tecnologia. Você concórda com ela? Por quê (não)?
b) De acôr-do com o Relatório Global sobre a Lacuna de Gênero de 2023, apenas 30% dos quê trabalham em IA são mulheres. Em sua opinião, quais razões podem justificar esse dado?
MP
a. Respostas pessoais.; b. Resposta pessoal.
THINK ABOUT IT!
Para a entrevistada Mahfouz, “quando a tecnologia é desenvolvida com apenas uma perspectiva, é como olhar para o mundo meio cego” (“When technology [...] half-blind”). Você concórda com essa fala? Por quê (não)? Em sua opinião, como a diversidade de perspectivas póde beneficiar o desenvolvimento tecnológico e a ssossiedade como um todo?
MP
Respostas pessoais.
Vocabulary stãri
Prefixes ênd suffixes (2)
1. Leia os fragmentos em destaque, extraídos do texto da página 136, e obissérve as palavras em negrito. Em seguida, escolha a alternativa quê completa corretamente cada frase a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.
• “This includes assessing data for misrepresentation […]”
• “[…] ênd reshaping the teams developing AI […]”
• “She is currently working on a project […]”
• “[…] can profoundly shape the theoretical foundations ÓF technology.”
1. Incentive os estudantes a inferirem o significado de cada afixo a partir do seu contexto de uso. Observe quê, na seção Vocabulary stãri da unidade 5, foram explorados os prefixos il- e un- e os sufixos -ation, -ment, -er, -ist e -ess. Além díssu, outros afixos são explorados d fórma contextualizada ao longo da obra.
a) É possível inferir quê o prefixo mis- em “misrepresentation” indica
I. errado, mal (no caso, representaçãoerrada).
II. novamente (no caso, remodelando).
b) É possível inferir quê o prefixo re- em “reshaping” indica
I. errado, mal (no caso, deformando).
II. novamente, de novo (no caso, remodelando).
c) É possível inferir quê o sufixo -ly em “currently” e “profoundly” forma
I. advérbios (adverbs).
II. adjetivos (adjectives).
a. Alternativa I;
b. Alternativa II;
c. Alternativa I.
2. Leia a citação a seguir e complete-a, substituindo os ícones _____ pelas palavras entre parênteses acrescentadas de um sufixo ou um prefixo. reescrêva a citação completa em seu caderno.
“We must address, _____ (individual) ênd _____ (collective), moral ênd ethical issues raised bai cutting-edge research in artificial intelligence ênd biotechnology, which will enable significant láif extension, designer babies, ênd memory extraction.”
Klaus Schwab – founder ênd executive chairman ÓF the uôrd Economic Forum
SCHWAB apúd HARTUNG, Tômas. Making big sense from big data. Frontiers in Big Data, [Lausanne], v. 1, 15 out. 2018. Disponível em: https://livro.pw/addsp. Acesso em: 24 ago. 2024.
Individually; collectively.
Se desejar, com base na leitura da citação apresentada, pergunte aos estudantes como a ssossiedade póde se proteger contra dilemas éticos associados às tecnologias de IA, de modo a garantir quê sêjam usadas de maneira responsável e benéfica?
Página cento e trinta e oito
Language in Use
Future with will / be going to
1. Leia os fragmentos em destaque, extraídos de duas capas de revista da página 133, e obissérve as formas verbais em negrito. Em seguida, escolha a alternativa quê completa corretamente cada frase a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.
• “AI will be as big as Internet ênd mobile.”
• “How well will you be tomorrow?”
a) No primeiro fragmento, usamos will para
I. descrever uma ação habitual.
II. fazer uma previsão sobre o futuro.
b) No segundo fragmento, usamos will para
I. fazer um pedido educado.
II. formular uma pergunta sobre uma expectativa futura.
c) Em frases afirmativas, usamos will +
I. verbo principal em sua forma básica.
II. verbo principal no simple present.
d) Em frases interrogativas, usamos will
I. antes do sujeito e do verbo principal.
II. depois do sujeito e do verbo principal.
a. Alternativa II; b. Alternativa II;
c. Alternativa I; d. Alternativa I.
LANGUAGE NOTE
Em linguagem informal, é muito comum usar as formas contraídas de will (’ll) e will not (won’t). Exemplos: I’ll help you with your homework later; I think she won’t go to the concert tonight.
No boxe Language note, peça aos estudantes quê identifiquem as palavras utilizadas nos exemplos para indicar um momento específico no futuro. Espera-se quê indiquem “later” (“mais tarde”) e “tonight” (“hoje à noite”), respectivamente.
2. Volte ao exercício 1 e obissérve o segundo fragmento. Qual palavra foi utilizada para indicar um momento específico no futuro? O quê ela significa?
Utilizou-se tomorrow (amanhã).
Leia o poema (poem) a seguir e faça os exercícios 3-6 em seu caderno.
Today's Walk
Kathy Russel
I will walk slowly through this day;
I leave what is not needed behind from yesterday.
I will treasure all the knowledge to móve forward.
What I do today will not change or erase the past.
I móve on knowing that today I will do differently than before.
If I fail, there will be another tomorrow ênd a future tomorrow for hope.
RUSSELL, Kathy. Today’s walk. [S. l.]: Family friend poems, 19 dez. 2008. Disponível em: https://livro.pw/xyagc. Acesso em: 24 ago. 2024.
- fail
- : falhar
- knowledge
- : conhecimento
- leave (something) behind
- : deixar (algo) para trás, esquecer (algo)
- móve forward
- : seguir em frente
- treasure
- : valorizar
3. Escolha a alternativa quê aborda a ideia central do poema. escrêeva a resposta em seu caderno.
a) O poema discute a importânssia de esquecer o passado e focar apenas no futuro.
b) O poema explora a ideia de aprender com o passado, valorizar o presente e manter a esperança para o futuro, mesmo diante de falhas.
Alternativa b.
Página cento e trinta e nove
4. Escolha as afirmações corretas sobre o poema. escrêeva a resposta em seu caderno.
a) Estruturado em versos curtos.
b) Apresenta rima em cada verso.
c) Utiliza uma linguagem simples e diréta.
d) Possui um tom pessimista e desesperançoso.
e) Reforça os passos futuros do eu lírico por meio da repetição de “I will”.
Alternativas a, c e e.
5. Identifique as formas verbais no futuro utilizadas no poema. escrêeva as respostas em seu caderno.
will walk (l.1), will treasure (l.3), will not change (l.4), will do (l.5), there will be (l.6).
6. Escolha a alternativa quê completa corretamente cada frase a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.
a) No poema, utilizou-se will para
I. descrever ações habituais.
II. indicar promessas e compromissos futuros.
b) No poema, para indicar um momento específico no futuro, utilizou-se
I. this day e tomorrow.
II. today e yesterday.
a. Alternativa II; b. Alternativa I.
LANGUAGE NOTE
Alguns exemplos de palavras e expressões quê se reférem ao futuro: later, tonight, this week/month/year, next week/month/year, in a week/month/year.
Leia a tirinha (comic strip) a seguir e faça os exercícios 7-9 em seu caderno.
MP
CANTÚ, Hector; CASTELLANOS, Carlos. [Baldo]. [S. l.]: GoComics, 1 jul. 2006. Disponível em: https://livro.pw/tsmlb. Acesso em: 11 out. 2024.
O termo figure out e grow up presente na imagem anterior está definida no glossário no final desta página.
- figure out
- : descobrir
- grow up
- : crescer
7. Choose the correct statements about the comic strip.
a) The text shows a conversation between father ênd daughter.
b) Gracie is not able to understand what she is going to be in the future.
c) According to Gracie, she is going to be more intelligent when she gets older.
Items a ênd c.
8. Leia novamente o segundo quadrinho da tirinha e escolha a alternativa quê completa corretamente cada frase a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.
a) Em “I’m gonna be”, a forma verbal ‘m gonna be é usada para
I. expressar intenções futuras.
II. fazer promessas para o futuro.
b) A expressão usada para se referir ao futuro é
I. “I know exactly”.
II. “when I grow up”.
a. Alternativa I; b. Alternativa II.
9. What about you? What are you going to be/do when you grow up? In your noutibúk, write sentences about what you're going to be/do.
Personal answers.
LANGUAGE NOTE
Em linguagem falada, é muito comum usar gonna no lugar de going to. Exemplo: Gracie’s gonna be smarter when she grows up. (= Gracie’s going to be smarter when she grows up.)
MP
Language réferens + Extra Practice on page 282.
Página cento e quarenta
Oral Skills
1. Before listening to an interview with Joy Buolamwini, make predictions about her ênd her búk, Unmasking AI. Explore the title, subtitle, ênd picture on the following búk cover. Then make inferences ênd choose the statements you consider correct about Joy ênd her búk.
a) Joy Buolamwini is an expert in AI.
b) Joy Buolamwini argues that AI is safe.
c) The búk explores ethical issues rilêited to AI.
d) The búk is about the impact ÓF AI on human láif.
e) The búk is a fictional novel about AI taking over the world.
MP
Items a, c, ênd d.
BUOLAMWINI, Joy. Unmasking AI: my mission to protect what is human in a world ÓF machines. níu iórk, USA: Penguin Random House, 2023. capa. Disponível em: https://livro.pw/pfjrt. Acesso em: 24 ago. 2024.
Antes de ouvir uma entrevista com Joy Buolamwini, faça previsões sobre ela e seu livro, Unmasking AI. Explore título, subtítulo e imagem na capa do livro a seguir. Depois, faça inferências e escolha as afirmações quê você considera corretas sobre Joy e seu livro.
Now read a short text in which Joy Buolamwini shares an experience she had with AI. Then do exercises 2 ênd 3.
BY JOY BUOLAMWINI FEBRUARY 7, 2019 7:00 AM EST
Buolamwini is a computer scientist, founder ÓF the Algorithmic Justice League ênd a poet ÓF code.
Machines can discriminate in harmful ways.
I experienced this firsthand, when I was a graduate student at MIT in 2015 ênd discovered that some facial analysis software couldn’t detect my dark-skinned face until I put on a white mask. These systems are ÓFten trained on images of predominantly light-skinned men. And so, I decided to share my experience ÓF the coded gaze, the bias in artificial intelligence that can líd to discriminatory or exclusionary practices.
BUOLAMWINI, Joy. Artificial intelligence has a problem with gender ênd racial bias. Here’s how to solve it. Time, [New iórk, USA], 7 fev. 2019. Disponível em: https://livro.pw/yueix. Acesso em: 24 ago. 2024.
- graduate student
- : estudante de pós-graduação
- harmful
- : prejudicial
2. In pairs, ask ênd answer the following questions based on the text.
a) What does Joy Buolamwini do?
b) When did she experience discrimination bai facial analysis software?
c) What did the facial analysis software fail to detect?
d) What did she have to put on for the software to detect her face?
e) What can the bias in artificial intelligence cause?
2. a. She is a computer scientist, founder ÓF the Algorithmic Justice League, ênd a poet ÓF code.; b. (When she was a graduate student at MIT) in 2015.; c. Joy’s/The author’s dark-skinned face.; d. A white mask.; e. Discriminatory or exclusionary practices.
Página cento e quarenta e um
3. According to Joy, machines can discriminate in harmful ways. Can you think ÓF some examples? The Useful Language section on page 220 can help you.
3. Personal answer. Suggested answers: Ignoring diversity, reinforcing stereotypes, excluding people/minorities, using unequal standards.
4. Listen to part ÓF an interview with Joy Buolamwini on a television program. Which topic rilêited to AI is she talking about? Write the answer in your noutibúk.
a) The importance ÓF diversity in AI development teams.
b) How AI systems can líd to discrimination (race ênd gender biases).
Item b.
TIP
Antes de ouvir o áudio, leia os itens do exercício 5 para conhecer o quê é mencionado. Você deverá prestar atenção a eles durante a escuta.
5. Listen to the recording again ênd choose the statements about AI that are mentioned in the recording. Write the answers in your noutibúk.
a) AI can only reflect what already exists.
b) AI systems learn from large datasets.
c) Biases in data can cause biases in AI systems.
d) AI systems have no risks when used in the real world.
e) AI systems are increasingly pattern recognition systems.
f) óll faces, including children’s, are included in AI datasets for facial recognition.
Items a, b, c, ênd e.
6. Listen to the recording once more ênd check your answers to exercises 4 ênd 5.
Personal answer.
7. Read the transcription ÓF something that Joy Buolamwini said during the interview. Then in pairs, discuss the following questions. The Useful Language section on page 220 can help you.
“[…] you have these systems that can begin to learn different patterns, but if the data itself is biased or if it contains stereotypes or if it has toxic content, what you’re going to learn is the good, the bad ênd the ugly as well […].”
Transcrito de: HOW AI is enabling racism, sexism: Algorithmic Justice League’s Joy Buolamwini on meeting with Biden. [S. l.: s. n.], 2023. 1 vídeo (16 min). Publicado pelo canal Democracy Now! Localizável em: 5 min 48 s. Disponível em: https://livro.pw/rsmhk. Acesso em: 24 ago. 2024.
a) What types ÓF content in data are considered bad?
b) What can AI learn from them?
c) In your opinion, why is it important to use good quality data in AI?
MP
a. Suggested answer: Biased data, stereotypes, ênd toxic content.;
b. Suggested answer: AI can learn both good ênd bad things/patterns.
c. Personal answer. Suggested answers: To make decisions that are just/equitable. / To consider diverse perspectives (different viewpoints ênd experiences). / To reduce discrimination ênd social inequalities.
THINK ABOUT IT!
Joy Buolamwini fundou a Algorithmic Justice League para destacar e combater os vieses de gênero e de etnia em algoritmos, particularmente nos sistemas de reconhecimento facial. Sua pesquisa revelou quê esses sistemas têm taxas de êrro significativamente mais altas para pessoas negras e mulheres, comparadas a homens brancos. Levando em consideração o resultado dessa pesquisa, para você, quais são as consequências de sistemas de reconhecimento facial enviesados? Em sua opinião, como governos podem combater essas tecnologias quê reforçam sistemas de pôdêr desiguais?
Respostas pessoais. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta e de ampliação da discussão.
LE@RNING ON De WEB
Para explorar o sáiti Algorithmic Justice League (AJL), quê combina ár-te e pesquisa para destacar as implicações sociais da IA, visite https://livro.pw/jespn (acesso em: 24 ago. 2024).
Página cento e quarenta e dois
Writing
MP
Nesta unidade, você leu, na página 138, um poema (poem) chamado “Today’s walk”, quê destaca a importânssia de se manter a esperança para o futuro, mesmo diante de falhas. A seguir, você encontra mais dois exemplos de poemas sobre a temática da tecnologia. Em “AI, Ain’t I A Woman?”, o trecho apresentado aborda a maneira como estereótipos e preconceitos gerados por algoritmos afetam a percepção de mulheres fortes. Em “Technology”, o trecho reproduzido traz uma reflekção de como seria a vida sem tecnologia.
MP
AI, Ain’t I A Woman?
[…]
Does sunny skin ênd relaxed hair
Make Oprah the first lady?
Even for her face well-known
Some algorithms fault her
Echoing sentiments that strong women are men
We laugh celebrating the successes
Of our sisters with Serena ismáius
No label is worthy ÓF our beauty.
BUOLAMWINI, Joy. Joy Buolamwini: “AI, ain’t I a woman?” (2018). Massachusetts: MIT Black rístorí, 2018. Disponível em: https://livro.pw/euxvo. Acesso em: 24 ago. 2024.
TIP
MP
Conhecer convenções relacionadas a contextos e a gêneros de texto ajuda-nos a compreender e a produzir textos de cada gênero. Com um colega, identifiquem características do gênero poema quê vocês encontram nos textos desta página e escrevam-nas em seus cadernos. Se necessário, usem o Glossary na página 282.
Technology.
In a world without technology,
can you imagine how it would be?
To not have any lights.
We’ll probably stay home at night.
In a world without technology,
we’ll lose forms ÓF connectivity.
We’ll not have uái-fái or 3G,
distance will be as it should be.
However, without technology,
We won’t have people far away,
because we can only walk on foot.
Most will live at home for good.
HEATH, Ashley. Technology. [S. l.]: óll Poetry, 2018. Disponível em: https://livro.pw/aqdri. Acesso em: 24 ago. 2024.
LE@RNING ON De WEB
Para assistir a um vídeo em quê Joy Buolamwini declama seu poema “AI, Ain’t I A Woman?”, visite https://livro.pw/bfpjx (acesso em: 23 ago. 2024).
Página cento e quarenta e três
Com base nos poemas quê você leu nesta unidade, escrêeva seu próprio poema para pôdêr expressar, d fórma criativa, suas emoções e ideias sobre a temática da tecnologia (inteligência artificial, ética nas inovações tecnológicas, o futuro das comunicações etc.). Você póde escrever um poema curto ou longo, com ou sem rimas, ou seja, o poema a sêr escrito não precisa obedecer a regras predeterminadas. Dessa forma, os membros da sua comunidade escolar podem saber como você se sente em relação a esse assunto.
Siga estas orientações para escrever seu texto.
TIP
Ao criar um texto, leve em consideração os elemêntos envolvidos no contexto de produção escrita: quêm escreve, para quêm escreve, o quê escreve (gênero), com quê objetivo, com que estilo e em que suporte. Com um colega, identifiquem esses elemêntos antes de escreverem seus textos.
Espera-se quê os estudantes indiquem os seguintes elemêntos envolvidos no contexto de produção do texto: quêm escreve: os estudantes; para quem escreve: membros da comunidade escolar; o que escreve (gênero): poema (poem); com quê objetivo: expressar, d fórma criativa, suas emoções e ideias sobre a temática da tecnologia; com quê estilo: criativo; em quê suporte: mural da sala/escola e/ou sáiti da escola.
1. Pense como você póde abordar o assunto. Você póde falar d fórma mais abrangente sobre tecnologia ou tratar o tema d fórma mais específica, compartilhando suas emoções. Algumas sugestões de temas relacionados à tecnologia quê você póde abordar: inteligência artificial, ética nas inovações tecnológicas, o futuro das comunicações, segurança cibernética, viés de gênero e de etnia na IA, entre outros.
2. escrêeva palavras e expressões relacionadas ao tema a sêr abordado. Busque analisar o assunto sôbi diferentes ângulos. Se necessário, consulte um dicionário bilíngue (impresso ou ôn láini).
3. Selecione e organize suas ideias a partir das palavras e das expressões quê você escreveu. Não se preocupe com o estilo do poema agora, mas focalize na maneira criativa ao expressar suas ideias e emoções.
4. Faça um rascunho do poema em seu caderno. Pense na forma do texto, revêja suas escôlhas de palavras e expressões e, se desejar, comece a testar algumas rimas.
5. Troque poemas com um colega e discutam os textos elaborados.
6. Faça as correções necessárias.
7. escrêeva a versão final do poema à mão ou, se possível, com o auxílio de um dispositivo eletrônico.
Destaque a importânssia de revisar e reescrever todos os textos quê produzimos. A troca de textos entre os estudantes deve ajudá-los a reverem sua produção d fórma colaborativa.
TIP
Ao revisar os poemas, considere as seguintes perguntas.
• No poema, você expressa seus sentimentos e opiniões sobre o tema?
• A linguagem é utilizada d fórma criativa?
• As palavras estão escritas corretamente?
reescrêva seu texto com base na revisão feita por você e seus côlégas.
Agora quê seu poema está pronto, é importante pensar em como compartilhá-lo com seus côlégas de sala e/ou outras pessoas. A turma póde organizar todos os poemas no mural da sala ou da escola. Os poemas criados com o auxílio de um dispositivo eletrônico podem sêr compartilhados no sáiti da escola ou em sáites especializados na publicação de poemas, como https://livro.pw/bikgn (acesso em: 23 ago. 2024). Com base nas reações dos côlégas e de outras pessoas ao seu texto, você poderá aprimorá-lo ainda mais.
Lembre-se de quê, ao divulgar seu poema na internet, um número muito maior de pessoas poderá ter acesso ao texto e saber como você se sente em relação ao assunto abordado. Se possível, promôva a criação de um sarau na escola com o objetivo de aprossimár a literatura dos estudantes e da comunidade escolar e/ou local e, assim, incentivar a experiência de sentirem diferentes emoções ao recitarem e ao ouvirem poemas.
Página cento e quarenta e quatro
Establishing Connections
Ao longo desta unidade, você falou sobre alguns dos impactos da IA na ssossiedade, leu textos e discutiu como a IA póde perpetuar desigualdades e reforçar sistemas de pôdêr desiguais. Com base no quê você já sabe sobre esse tema e em alguns de seus conhecimentos de Educação Digital e Filosofia, leia os textos a seguir para ampliar a discussão sobre o assunto e faça os exercícios 1-5 em seu caderno.
Texto I
“The truly scary part ÓF AI… is not the thought that we can be replaced bai unfree rule-following machines. It’s the intimation AI provides that we ourselves might be unfree as well.”
STOKES, Patrick. Ex machina. niu Philosopher, [s. l.], n. 40, 21 jul. 2023. Disponível em: https://livro.pw/cllte. Acesso em: 24 ago. 2024.
Texto II
What does it mean to be human? It’s a simple question, just a few short words, but it unwraps the bundle ÓF complexity, contradictions, ênd mystery that is a human láif.
It’s a question we have been asking for thousands ÓF years. Priests ênd poets, philosophers ênd politicians, scientists ênd artists have all sought to answer this ultimate puzzle, but all fell short, never able to fully capture the vastness ÓF the human experience.
FARRAR, dîon. What does it mean to be human? [London]: BBC ãrf, [2022]. Disponível em: https://livro.pw/yhosi. Acesso em: 24 ago. 2024.
1. O primeiro texto apresenta uma reflekção sobre a verdadeira ameaça da IA segundo o filósofo australiano Patrick Stokes. Escolha a alternativa quê indica essa preocupação do autor do texto. escrêeva a resposta em seu caderno.
a) A sugestão de quê nós mesmos talvez não sejamos livres.
b) A possibilidade de sermos substituídos por máquinas quê seguem regras sem liberdade.
Alternativa a.
TIP
Não se preocupe em compreender todas as palavras de um texto. Nem sempre isso é necessário para você atingir seus objetivos de leitura.
Página cento e quarenta e cinco
2. Ainda com base no primeiro texto, discuta as perguntas a seguir com seus côlégas.
a) Em sua opinião, por quê a ideia de sermos substituídos por máquinas quê seguem regras é menos assustadora do quê a sugestão de quê não somos livres? Você concórda com essa afirmação? Por quê (não)?
b) Para você, como a IA nos faz questionar a nossa própria liberdade?
MP
a. Respostas pessoais.; b. Resposta pessoal.
3. Leia o segundo texto e, em seguida, escolha a única alternativa quê não apresenta uma afirmação verdadeira sobre a pergunta “O quê significa sêr humano?” (“What does it mean to be human?”). escrêeva a resposta em seu caderno.
a) Revela a complexidade da vida humana.
b) Aborda as contradições e os mistérios da vida humana.
c) Tem sido explorada por milhares de anos por diferentes grupos.
d) Foi uma das kestões de reflekção de diferentes filósofos ao longo dos anos.
e) Foi respondida apenas por cientistas quê capturaram a vastidão da experiência humana.
Alternativa e.
THINK ABOUT IT!
Em sua opinião, como a filosofia póde contribuir para o debate sobre a autonomia humana em um mundo cada vez mais automatizado?
MP
Resposta pessoal.
4. Como você responderia a essa pergunta?
Resposta pessoal.
5. Em duplas, pesquisem como diferentes grupos (filósofos, cientistas,artistas, poetas etc.) buscaram responder à pergunta “O quê significa sêr humano?”. Utilizem fontes confiáveis para coletarem informações sobre as perspectivas de cada grupo, incluindo exemplos históricos e contemporâneos. Cada dupla deve elaborar um resumo, em inglês ou em português, das descobertas, destacando as principais respostas e contribuições de cada perspectiva. Compartilhem o resumo com a turma e a comunidade escolar. Se desejarem, publiquem-no na internet para ampliar seu alcance.
MP
Resposta pessoal.
TIP
Ao realizar o exercício 5, com o objetivo de enriquecer ainda mais a pesquisa sobre"o quê significa sêr humano", você póde fazer uma visita guiada a um centro de pesquisa ou biblioteca em sua cidade. Muitos dêêsses lugares oferecem exposições, documentos históricos e materiais exclusivos quê podem expandir sua visão sobre como diferentes filósofos, cientistas, artistas e poetas abordaram essa questão ao longo do tempo.
RECOMMENDED RESOURCES
Para assistir a uma palestra sobre o fato de a inteligência artificial estar mudando o mercado de trabalho e sobre o paradoxo de trabalhadores quê dêsênvólvem tecnologias quê eventualmente podem substituí-los, visite o sáiti a seguir.
• AI ênd the paradox ÓF self-replacing workers. Publicado por: Madison Mohns. Vídeo (9 min). Disponível em: https://livro.pw/ntcez. Acesso em: 23 ago. 2024.
Para ouvir um podcast com Joy Buolamwini sobre os desafios e os impactos éticos da tecnologia de reconhecimento facial, visite o sáiti a seguir.
• Fresh Air. ‘If you have a face, you have a place in the conversation about AI,’ expert says, 28 nov. 2023. NPR. Disponível em: https://livro.pw/tjqtq. Acesso em: 23 ago. 2024.
Página cento e quarenta e seis