REVIEW 4

Em Review 4 o objetivo é rever conteúdos das unidades 7 e 8 e oferecer um instrumento de autoavaliação aos estudantes. Esta unidade de revisão inclui exercícios sobre os aspectos gramaticais apresentados nas duas unidades anteriores (Language in Use) e perguntas para nortear a autoavaliação dos estudantes (Thinking about lãrnin). Além de abordar os aspectos gramaticais d fórma contextualizada, esta unidade traz exercícios de compreensão e/ou sugestões para o(a) professor(a) quê exploram a leitura dos textos apresentados.

Language in Use

MAKING COMPARISONS

1. The following fragments present some psychological benefits ÓF listening to music. Complete them bai replacing the _____ with the comparative form ÓF the adjectives in the box. Write the answers in your noutibúk.

a. healthier; b. better; c. easier; harder; d. happier; e. faster; more motivated; greater.

easy • fast • good • great • hard • happy • healthy • motivated

Os fragmentos a seguir apresentam alguns benefícios psicológicos de ouvir música. Complete-os, substituindo os ícones pela forma comparativa dos adjetivos em destaque. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) “Listening to music can be entertaining, ênd some research suggests that it might even make you _____.”

b) “While listening to music at any point in tíme was effective, the researchers noted that listening to music pre-surgery resulted in _____ outcomes.”

c) “There is a good reason why you find it _____ to exercise while you listen to music. rissêrchis have found that listening to fast-paced music motivates people to work out _____.”

d) “Another ÓF the science-backed benefits ÓF listening to music is that it just might make you _____.”

e) “Runners are not only able to run _____ while listening to music; they also feel _____ to stick with it ênd display _____ endurance.”

CHERRY, Kendra. How listening to music can have psychological benefits. [New iórk, USA]: Verywell mind, 24 abr. 2024. Disponível em: https://livro.pw/thwdr. Acesso em: 24 ago. 2024.

endurance
: resistência
outcome
: resultado
stick with
: manter, continuar
work out
: exercitar-se

2. Quais fragmentos, no exercício 1, apresentam benefícios psicológicos da música relacionados à prática de exercícios físicos?

Leia o cartum a seguir e faça os exercícios 3-5 em seu caderno.

Charge intitulada 'Cornered'. Um homem em uma loja de música 'music world', está em pé na frente de um mostruário com CDs expostos de forma organizada com uma placa escrito: 'Greatest hits 20 dollars'. Ele segura um CD enquanto olha para o lado, onde há outr mostruário, menor e mais simples, com vários CDs desorganizados, e com a placa: 'Greatest misses 5 dollars'.

bálduin, Máike. [Greatest hits $20]. [S. l.]: Go Cômics, 1 dez. 2001. Disponível em: https://livro.pw/wzxvd. Acesso em: 24 ago. 2024.

Fragmentos c e e.

Página cento e quarenta e sete

3. Choose the correct statements about the cartoon. Write the answers in your noutibúk.

MP

a) The characters are in a store that sells cê(Dêss).

b) óll the cê(Dêss) in the store cost the same.

c) The “Greatest Hits” are the most popular cê(Dêss).

d) The “Greatest Misses” are the most unpopular cê(Dêss).

Items a, c, ênd d.

LANGUAGE NOTE

unpopular = not popular

4. No cartum, qual adjetivo foi usado no grau superlativo? escrêeva a resposta em seu caderno.

Greatest.

5. Substitua os _____ por cheaper than, as cheap as ou the cheapest para completar as frases sobre o cartum. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) The “Greatest Misses” are _____ cê(Dêss) in the store.

b) The “Greatest Misses” are _____ the “Greatest Hits” in the store.

c) The “Greatest Hits” aren’t _____ the “Greatest Misses” in the store.

a. the cheapest; b. cheaper than; c. as cheap as.

6. Leia a citação a seguir e complete-a, substituindo os ícones _____ pela forma comparativa dos adjetivos entre parênteses. escrêeva as respostas em seu caderno.

larger, more beautiful, more powerful.

“To dance is to be out ÓF yourself. _____ (large), _____ (beautiful), _____ (powerful)… This is power, it is glory on ãrf ênd it is yours for the taking.”

– Agnes DeMille

DEMILLE apúd AUBURN IULNIVÃRCITI. Department ÓF tíatêr & Dance: minor in dance. Auburn: Auburn iUnivêrsity, c2024. Disponível em: https://livro.pw/fzpka. Acesso em: 24 ago. 2024.

THINK ABOUT IT!

Na situação retratada no cartum, observamos a baratos (aqueles sôbi a oferta de produtos mais placa “Greatest Misses”) do quê outros de uma mesma categoria (no caso, cê dê), o quê póde incentivar compras por impulso. Em sua opinião, de quê maneira o consumo consciente póde melhorar o bem-estar individual e social?

MP

Resposta pessoal.

FUTURE WITH WILL/BE GOING TO

Leia o texto a seguir e faça os exercícios 7-9 em seu caderno.

If art is how we express our humanity, where does AI fit in?

MIT postdoc Ziv Epstein SM ’19, PhD ’23 discusses issues arising from the use ÓF generative AI to make art ênd other medía.

Zach Winn | MIT nius Office June 15, 2023

The rapid advance ÓF artificial intelligence has generated a lot ÓF buzz, with some predicting it will líd to an idyllic utopia ênd others warning it will bring the end ÓF humanity. But speculation about where AI technology is going, while important, can also drown out important conversations about how we should be handling the AI technologies available today.

Ilustração abstrata de uma paisagem. Em primeiro plano, há um lago com ondas intensas e desordenadas que se projetam para cima, em tons de azul e branco. Ao fundo, estende-se um campo coberto por gramado verde, sob um céu azul límpido.

WINN, Zach. If art is how we express our humanity, where does AI fit in? MIT nius, quên-brigi, USA, 15 jun. 2023. Disponível em: https://livro.pw/blksh. Acesso em: 24 ago. 2024.

buzz
: agitação
drown out
: abafar
fit in
: encaixar-se
handle
: lidar com
warn
: alertar

Página cento e quarenta e oito

7. Escolha as afirmações corretas sobre o texto. escrêeva a resposta em seu caderno.

a) O título explora a relação entre a inteligência artificial (IA) e a expressão artística humana.

b) Especulações sobre a IA não são importantes para as discussões atuáis.

c) A maioria das pessoas acredita quê a IA causará o fim da humanidade.

d) O rápido avanço da inteligência artificial tem gerado muita agitação.

e) Algumas pessoas preveem quê a IA levará a uma utopia idílica.

Alternativas a, d e e.

Ao corrigir o exercício 7, peça aos estudantes quê indiquem trechos do texto para justificar suas respostas aos diversos itens: a.If art is how we express our humanity, where does AI fit in?”; d.The rapid advance ÓF artificial intelligence has generated a lot ÓF buzz”; e.some predicting it will líd to an idyllic utopia”.

8. Leia o fragmento em destaque, extraído do texto anterior, e obissérve as formas verbais em negrito. Em seguida, escolha a alternativa quê justifica o uso de will no fragmento corretamente. escrêeva a resposta em seu caderno.

“[…] with some predicting it will líd to an idyllic utopia ênd others warning it will bring the end ÓF humanity.”

a) No fragmento, will descreve ações habituais.

b) No fragmento, will faz previsões sobre o futuro.

Alternativa b.

9. As frases a seguir estão relacionadas a algumas das ideias expressas no texto anterior. Complete-as, substituindo os _____ pêlos verbos entre parênteses. Use will ou won’t e escrêeva as respostas em seu caderno.

a) Some people think AI _____ (create) an idyllic utopia.

b) Some people warn AI _____ (bring) only positive outcomes.

c) Speculation about AI _____ (continue) to grow as technology advances.

d) Talking about AI today _____ (help) us deal with its impact better.

a. will create; b. won’t bring; c. will continue; d. will help.

A seguir, leia outro trecho quê faz parte do texto “If art is how we express our humanity, where does AI fit in?” e faça os exercícios 10 e 11 em seu caderno.

MIT nius spoke with Epstein, the líd author ÓF the paper.

Q: Why did you write this paper?

A: Generative AI tools are doing things that even a few years ago we never thought would be possible. This raises a lot ÓF fundamental questions about the creative process ênd the human’s role in creative production. Are we going to get automated out ÓF jobs? How are we going to preserve the human aspect ÓF creativity with all ÓF these new technologies?

WINN, Zach. If art is how we express our humanity, where does AI fit in? MIT nius, quên-brigi, USA, 15 jun. 2023. Disponível em: https://livro.pw/blksh. Acesso em: 24 ago. 2024.

10. Observe quê, ao sêr entrevistado, o estudioso Ziv Epstein formúla duas perguntas para provocar uma reflekção sobre os impactos da IA generativa. Identifique as alternativas quê correspondem a preocupações expressas por Epstein. escrêeva a resposta em seu caderno.

a) O futuro do trabalho.

b) A preservação da espécie humana.

c) A essência da criatividade humana.

Alternativas a e c.

11. Volte ao texto anterior e obissérve novamente as duas perguntas feitas por Epstein. Em seguida, escolha a alternativa quê justifica corretamente o uso de be going to nas perguntas. escrêeva a resposta em seu caderno.

a) Nas perguntas, be going to indica eventos futuros com alta probabilidade de acontecer.

b) Nas perguntas, be going to indica eventos futuros com baixa probabilidade de acontecer.

Alternativa a.

THINK ABOUT IT!

Para você, como a automação póde transformar o mercado de trabalho? Quais são os possíveis impactos sociais dessa mudança?

Respostas pessoais. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta.

MP

Página cento e quarenta e nove

Thinking about lãrnin

Nesta seção, reflita sobre a sua aprendizagem e, em seu caderno, escrêeva a resposta para cada pergunta.

Para ajudar os estudantes a avaliarem o quê já conseguem fazer em língua inglesa, verifique se eles compreenderam todas as frases dos quadros apresentados e oriente-os a consultarem o

Glossary na página 282 sempre quê necessário.

1. Como você se sente ao realizar cada uma das seguintes ações?

Escolha a opção quê melhor descreve seu nível de confiança

Emoji formado por um círculo amarelo, com olhos pretos e um sorriso largo que mostra os dentes. Totalmente confiante

Emoji formado por um círculo amarelo, com olhos pretos e um sorriso discreto. Moderadamente confiante

Emoji formado por um círculo amarelo, com olhos pretos e dentes cerrados. Pouco confiante

Unit 7

Falar sobre o pôdêr transformador da música e da dança.

Explorar collocations.

Usar as formas comparativas e superlativas de adjetivos.

Compreender e produzir pesquisas de opinião (opinion polls).

Unit 8

Falar sobre como a IA está transformando diversos aspectos da ssossiedade.

Discutir como a IA póde perpetuar desigualdades e reforçar sistemas de pôdêr desiguais.

Explorar prefixos e sufixos (prefixes ênd suffixes).

Usar as formas com will e be going to para falar sobre o futuro.

Compreender e produzir poemas (poems).

2. Quais recursos de aprendizagem você usou em Unit 7 e Unit 8?

No livro

Além do livro

Le@rning on the web

Recommended resources

Useful Language

Language réferens + Extra Practice

Glossary

Outro(s)

Dicionários

Aplicativos

sáites

Outro(s)

3. O quê você póde fazer para melhorar sua aprendizagem?

Buscar oportunidades para praticar o idioma.

Registrar, em seu caderno, novas palavras/expressões.

Usar a internet para encontrar exercícios e jogos adicionais em inglês.

Outro(s).

Página cento e cinquenta