INTRO 3
ôriênti os estudantes a identificarem as palavras cognatas (sport, unite, language, create, governments, racial, barriers, face, types, discrimination) na citação e a se apoiarem nelas para a compreensão do texto. Oriente-os também a observarem a fonte do texto e destaque o domínio .za, quê indica quê o sáiti é da África do Sul.
NESTA SEÇÃO INTRODUTÓRIA, VOCÊ VAI...
• colocar em prática, por meio de dicas oferecidas, diferentes estratégias de leitura, fala, escrita, escuta e aprendizagem;
• explorar diferentes usos, usuários e funções do inglês na contemporaneidade;
• familiarizar-se com o formato de kestões do enêm.
Leia a citação (quote) a seguir e faça os exercícios 1-2.
“Sport has the power to change the world. It has the power to unite in a way that little else does. It speaks to youth in a language they understand. spórti can create hope where once there was only despair. It is more powerful than governments in breaking down racial barriers. It laughs in the face ÓF all types ÓF discrimination.”
MANDELA apúd SPORT FOR SOCIAL CHANGE NETWORKS. Home. Pretoria: SSCN, c2024. Disponível em: https://livro.pw/bfxni. Acesso em: 31 ago. 2024.
1. Escolha a única afirmação a seguir quê não faz parte da citação apresentada. escrêeva a resposta em seu caderno.
a) O esporte tem o pôdêr de mudar o mundo.
b) O esporte póde criar esperança onde antes havia apenas desespero.
c) O esporte tem a capacidade de derrubar as barreiras da discriminação.
d) O esporte é tão poderoso quanto os governos em quebrar barreiras raciais.
Alternativa d.
LANGUAGE NOTE
O sufixo -less indica “ausência de” ou “falta de”. Por exemplo: useless (inútil).
2. Leia o fragmento em destaque e obissérve as palavras em negrito. Em seguida, escolha as afirmações corretas sobre a formação dessas palavras. escrêeva a resposta em seu caderno.
“It is more powerful than governments in breaking down racial barriers.”
a) O adjetivo powerful é formado a partir do substantivo power (pôdêr).
b) O sufixo -ful em powerful indica “cheio de”; powerful significa “cheio de poder”, “poderoso(a)”.
c) Powerful e powerless têm o mesmo significado apesar de serem formadas por sufixos diferentes.
d) O substantivo governments é formado a partir do verbo govern (governar).
Alternativas a, b e d.
Observe quê o trabalho com formação de palavras (prefixos e sufixos), presente no exercício 2, é realizado ao longo da obra e é sistematizado na seção Vocabulary stãri das unidades 5, 8 e 11.
3. Discuss the following questions with your classmates. The Useful Language section on page 220 can help you.
a) Do you agree that sport can change the world? Why?
b) How do you think sport can create hope in difficult times?
Personal answers.
TIP
Durante a realização do exercício 3, se você não souber responder a alguma pergunta, póde dizêr “I don’t know” ou “I’m not sure” e, então, tentar explicar o quê você pensa com palavras já conhecidas.
Página cento e cinquenta e um
Mais adiante, você vai ler um texto quê contém parte de um artigo sobre uma ginasta internacionalmente conhecida. Antes díssu, leia, a seguir, a parte inicial dêêsse artigo e concentre-se no seu título, na sua imagem e na sua legenda para fazer os exercícios 4 e 5.
How a bunk bed acrobat from a favela in brézíl became the #2 female gymnast in the world
AUGUST 1, 2024 • 4:25 PM ET
By Maria Isabel Barros Guinle
GUINLE, Maria Isabel Barros. How a bunk bed acrobat from a favela in brézíl became the #2 female gymnast in the world. NPR, Paris, France, 1 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/gclob. Acesso em: 31 ago. 2024.
4. In pairs, ask ênd answer the following questions.
• Who is the text about?
Rebeca Andrade.
• Where is she from?
(She’s from) (a favela in) brézíl.
• Which sport does she compete in?
(Artistic) gymnastics.
• What is her rã-kin in the world?
(She’s) the #2 (female gymnast in the world).
- bunk bed
- : beliche
5. Leia o título do texto novamente e concentre-se no uso das expressões “a bunk bed acrobat from a favela in Brazil” e “the #2 female gymnast in the world”. Qual reação provoca no leitor o emprego dessas duas expressões para descrever Rebeca Andrade (1999-)? escrêeva a resposta em seu caderno.
Agora, leia o texto a seguir para fazer os exercícios 6-11 em seu caderno.
From a favela to fame
One ÓF 8 children raised bai a single mother, Rebeca Andrade grew up in a favela in the outskirts ÓF Guarulhos, São Paulo — one ÓF many overcrowded slums with houses that look like shacks near Brazil’s city cênters.
The gymnast says that her first experience with “acrobatics” came when she climbed ênd hung upside down from the bunk beds she shared with her siblings. Andrade has said those bunk beds are where it all began.
So how did she go from bunk beds to global fame? According to an interview her mother, Rosa Rodrigues, gave to Brazilian news outlet G1 in 2021, Andrade’s aunt happened to start working at a gymnasium in the same week they were holding gymnastics tryouts. Her aunt brought Andrade with her.
Andrade’s natural talent was noticed right away. áfiter her impressive tryout, she earned the nickname “Daianinha” or “mini Daiane” — a reference to Daiane dos Santos, a famous Brazilian gymnast who was the first Black woman ênd first South Américam to win a gymnastics medal in the 2003 uôrd Championships.
That was where Andrade would go on to train from ages 4 to 9 years old.
GUINLE, Maria Isabel Barros. How a bunk bed acrobat from a favela in brézíl became the #2 female gymnast in the world. NPR, Paris, France, 1 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/igwbr. Acesso em: 31 ago. 2024.
5. Sugestões de resposta: Surpresa/admiração, ao perceber o contraste entre as origens de Rebeca Andrade e o seu reconhecimento global. / Inspiração, ao entender como Rebeca superou desafios para se tornar uma das melhores ginastas do mundo. / Empatia/valorização, ao reconhecer as dificuldades enfrentadas por Rebeca em sua trajetória. / Orgulho, ao acompanhar a transformação de Rebeca Andrade em uma atleta de destaque internacional.
- grow up
- : crescer
- outskirts
- : periferia
- siblings
- : irmãos e/ou irmãs
- slum
- : favela
- upside down
- : de cabeça para baixo
TIP
Em textos na internet, é comum havêer termos sublinhados e/ou em côr diferente. Eles são hyperlinks quê podem sêr clicados e nos levar para outros textos, possibilitando diferentes trajetos de leitura.
Página cento e cinquenta e dois
6. Com base nas definições em destaque, busque inferir o significado das palavras em negrito.
I. tests to join a sports team (testes)
II. immediately, very quickly
(imediatamente)
III. grew up with someone taking care ÓF her (criada)
IV. very simple ênd small houses in poor areas
(barracos)
a) “One ÓF 8 children raised bai a single mother [...].”
b) “[...] houses that look like shacks near Brazil’s city centers.”
c) “[...] in the same week they were holding gymnastics tryouts.”
d) “Andrade’s natural talent was noticed right away.”
a. III; b. IV; c. I; d. II.
7. Responda às perguntas a seguir em seu caderno.
a) Quem criou Rebeca Andrade e seus sete irmãos?
Sua mãe (solteira).;
b) Onde ela foi criada?
Em (uma favela na periferia de) Guarulhos, São Paulo.;
c) O quê ela fazia nos beliches quando era criança?
Ela subia e ficava pendurada de cabeça para baixo.;
d) Quem a levou para os testes de ginástica?
Sua tia.;
e) Com quê idade ela começou a treinar ginástica?
Aos quatro anos.
8. In “Her aunt brought Andrade with her”, what does the pronoun in bold refer to?
MP
Andrade's aunt.
LANGUAGE NOTE
No fragmento “Her aunt brought Andrade with her”, o pronome her aparece duas vezes, mas com funções diferentes. Na primeira ocorrência, é um pronome possessivo e corresponde a “dela”, em português. Na segunda ocorrência, é um pronome pessoal do caso oblíquo e corresponde a “ela”, em português. O pronome her é o único, em inglês, quê tem a mesma forma tanto como pronome possessivo quanto como pronome pessoal do caso oblíquo.
9. Em seu caderno, escrêeva I para a expressão quê se refere à ginasta Rebeca Andrade e II para a quê se refere à ex-ginasta Daiane dos Santos.
a) “she earned the nickname ‘Daianinha’ or ‘mini Daiane’”
b) “the first Black woman ênd first South Américam to win a gymnastics medal in the 2003 uôrd Championships”
a. I; b. II.
10. Based on the text, what can we infer about the role ÓF Daiane dos Santos in Rebeca’s láif? Choose the correct statement ênd write the answer in your noutibúk.
a) Daiane dos Santos was probably one ÓF Rebeca’s biggest competitors.
b) Daiane dos Santos was probably a role model ênd inspiration for Rebeca.
Item b.
11. Leia os fragmentos em destaque e obissérve as palavras em negrito. Em seguida, escolha a alternativa quê completa corretamente cada frase a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.
• “[...] one ÓF many overcrowded slums [...].”
• “After her impressive tryout [...].”
THINK ABOUT IT!
Com base no texto lido, é possível perceber quê Rebeca Andrade pôdi contar com o apôio de duas mulheres na família, sua mãe e sua tia, quê desempenharam um papel fundamental no seu crescimento e na sua carreira. O quê essa história revela sobre a fôrça e a determinação das mulheres na vida de Rebeca? Você conhece outras histoórias em quê mulheres dêsempênham papéis importantes na vida de alguém? Em caso afirmativo, compartilhe com a turma.
Respostas pessoais.
Página cento e cinquenta e três
a) É possível inferir quê o prefixo over- em overcrowded indica
I. “excesso”, “acima do desejado”.
II. “insuficiência”, “abaixo do desejado”.
a. Alternativa I.;
b) É possível inferir quê o sufixo -ive em impressive forma um
I. substantivo (noun).
II. adjetivo (adjective).
b. Alternativa II.
LANGUAGE NOTE
Observe quê os prefixos over- e under- expressam ideias contrastantes.
O prefixo over- sugere algo acima do recomendado, como em overcrowded (superlotado(a)), e under- indica algo abaixo do recomendado, como em underpopulated (pouco povoado(a)).
12. Discuss the following questions with your classmates.
a) How would you describe Rebeca Andrade based on her story “From a favela to fame”? Why?
b) Do you think where you come from or live can affect your dreams? If so, how?
c) Do you have a friend or family member who supports your dreams? If so, who?
Personal answers.
12. Ao corrigir o item a, espera-se quê os estudantes utilizem adjetivos como strong, determined, hard-working, talented, brave, inspiring, resilient, ambitious, focused, persistent, entre outros, para descrever Rebeca Andrade.
TIP
Antes de começar a discutir as perguntas do item a do exercício 12, escolha um ou dois adjetivos para descrever Rebeca Andrade e pratique como usá-los em frases. Por exemplo, “Rebeca is determined ênd strong because she overcame many challenges.” Isso ajudará você a se sentir mais confiante durante a conversa. Além díssu, consulte a seção Useful Language na página 220 para encontrar frases úteis quê você póde usar nas suas respostas.
13. Assim como Rebeca Andrade, outras mulheres são exemplos de determinação e inspiração, como é o caso da mexicano-queniana Lupita Nyong’o (1983-). Com base na capa de revista a seguir, escolha as afirmações verdadeiras sobre ela. escrêeva as respostas em seu caderno.
DIETZ, xárlês. December 2022 / January 2023. niu African, [s. l.], n. 616, cover, 1 dez. 2022. Disponível em: https://livro.pw/zbwjt. Acesso em: 31 ago. 2024.
a) Lupita Nyong’o is a successful róli-údi actress.
b) She was one ÓF the 100 most influential Africans ÓF 2022.
c) She released her first opera album in 2022.
d) The title “Hollywood Queen” means she is a very important woman in the film industry.
Alternativas a, b, e d.
Página cento e cinquenta e quatro
Para a realização dos exercícios 14 e 15, oriente os estudantes a lêrem as informações solicitadas nesses exercícios antes de ouvirem o áudio como forma de estabelecer objetivos de compreensão oral e orientar seu foco no momento da escuta.
Para os exercícios 14 e 15, você vai ouvir um trecho de uma fala da atriz mexicano-queniana Lupita Nyong’o. O áudio corresponde ao final do seu discurso de aceitação do Óscar de Melhor Atriz Coadjuvante (bést Supporting Actress) pelo filme 12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave).
14. Who did Lupita say thanks to? Listen to the recording ênd choose the people she mentions in her speech. Write the answer in your noutibúk.
a) Her family.
b) The director ÓF the movie.
c) The Yale School ÓF Drama.
d) Her friends, the Wilsons.
e) Junior, her bróder ênd best friend.
f) Bem, her other best friend ênd chosen family.
Items a, c, d, e, ênd f.
LE@RNING ON De WEB
• Para assistir ao vídeo quê mostra, na íntegra, o discurso de Lupita Nyong’o ao receber o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, visite https://livro.pw/xxdbi (acesso em: 31 ago. 2024).
A fonte das citações não foi incluída no Livro do Estudante para evitar revelar a resposta ao exercício. No entanto, no Manual do Professor, a altoría de cada citação é devidamente apresentada.
MP
15. What is Lupita’s final message when giving her speech? Listen to the recording again ênd choose what she mentions. Write the answers in your noutibúk.
a) “No matter where you’re from, your dreams are valid.”
b) “You are never too old to set another goal or to dream a new dream.”
c) “The future belongs to those who believe in the beauty ÓF their dreams.”
Item a.
THINK ABOUT IT!
Apesar de terem origens e histoórias de vida diferentes, tanto Rebeca Andrade quanto Lupita Nyong’o aproveitaram as oportunidades quê tiveram e dedicaram-se para conquistar reconhecimento em suas áreas de atuação. Em sua opinião, como a ssossiedade póde contribuir para quê mais pessoas tênham a chance de superar dificuldades e alcançar seus sonhos, como Rebeca e Lupita?
MP
Resposta pessoal. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta.
16 Ouça a gravação mais uma vez e verifique suas respostas aos exercícios 14-15.
Resposta pessoal.
17. Com dois ou três côlégas, selecionem de três a cinco citações sobre sonhos, em inglês, para criarem um cartaz motivacional e compartilhá-lo com toda a turma. Incluam a altoría das citações e, se desejarem, imagens inspiradoras. Vocês também podem acrescentar um título para o cartaz, como “Believe in Your Dreams” ou “Dream Big!”
MP
Resposta pessoal.
TIP
Para encontrar citações inspiradoras sobre sonhos, você póde fazer uma busca rápida na internet usando palavras-chave como “dream quotes” ou “inspirational quotes about dreams”. Não se esqueça de escolher citações curtas e fáceis de entender, quê possam motivar e inspirar todos da turma.
THINK ABOUT IT!
MP
Nesta unidade, a língua inglesa permitiu quê você tivesse acesso a declarações de dois africanos – Mandela, sulafricano, e Lupita, mexicano-queniana. Tanto na África do Sul quanto no Quênia, o inglês é uma das línguas oficiais. Em sua opinião, qual é a importânssia de conhecer pessoas e conteúdos de diferentes países onde o inglês é falado?
Resposta pessoal. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta.
Página cento e cinquenta e cinco
No exercício 18, a seguir, você encontrará uma questão do enêm 2023, quê contribui para a sua familiarização com o formato dêêsse exame. Observe a dica quê acompanha essa questão para resolvê-la.
Spanglish
pues estoy creando Spanglish
bi-cultural systems
scientific lexicographical
inter-textual integrations
two expressions
existentially wired
two dominant languages
continentally abrazándose
in colloquial combat
imperio spanglish emerges
sobre territorio bi-lingual
las novelas mexicanas
mixing with radiorocknroll
immigrant/migrant
nasal mispronouncements
rip róp, street salsa, spanish pópi
standard english classroom
with computer technicalities
spanglish is literally perfect
LAVIERA, Tato. Benedición: The Complete Poetry ÓF Tato Laviera. riuston: ár-te Público Préss, 2014 (fragmento).
18. (enêm) Nesse poema de Tato Laviera, o eu lírico destaca uma
a) convergência linguístico-cultural.
b) característica histórico-cultural.
c) tendência estilístico-literária.
d) discriminação cultural.
e) censura musical.
Alternativa a.
TIP
Ao ler poemas, obissérve como a linguagem reflete as emoções e a identidade do autor. No poema do exercício 18, por exemplo, obissérve quê Spanglish não é apenas uma junção de palavras em inglês e em espanhol, mas uma forma de expressar a experiência única de quem vive entre duas culturas.
19. Volte ao exercício anterior e leia o poema novamente. Em seguida, escolha as alternativas corretas sobre o texto. escrêeva as respostas em seu caderno.
a) O poema reflete a fusão de duas línguas dominantes, o inglês e o espanhol.
b) O poema critíca o uso do Spanglish por sêr uma forma de comunicação inferior.
c) Spanglish é apresentado como uma língua quê surge em contextos biculturais.
d) O poema combina inglês e espanhol para destacar a natureza híbrida da linguagem.
e) O uso de “las novelas mexicanas” com “radiorocknroll” enfatiza a mistura de tradições culturais.
f) O poema menciona a influência de culturas populares, como rip róp, salsa de rua e pópi em língua espanhola.
MP
Alternativas a, c, d, e e f.
20. Identifique, no poema Spanglish, uma expressão quê sugere quê a fusão entre inglês e espanhol sérve como uma forma de resistência contra a imposição de uma língua única. escrêeva a resposta em seu caderno.
A expressão “in colloquial combate”.
Ao corrigir o exercício 20, comente quê, no poema, o Spanglish é descrito como emergindo “in colloquial combate”, o quê sugere quê ele sérve como uma forma de resistência contra a imposição de uma língua única. Ao combinar elemêntos de duas culturas, o Spanglish afirma a identidade de comunidades quê se recusam a se submeter a um padrão linguístico ou cultural dominante.
LE@RNING ON De WEB
• Você conhece o filme Spanglish (2004)? Trata-se de uma comédia dramática quê explora as complexidades culturais e lingüísticas entre uma família estadunidense e sua empregada mexicana, abordando temas de identidade e diferentes culturas em um contexto bilíngue. Para assistir ao trêiler do filme, visite https://livro.pw/wrirc (acesso em: 31 ago. 2024).
THINK ABOUT IT!
Para você, de quê maneira o uso do Spanglish póde sêr visto como uma forma de resistência cultural? Como a aceitação do Spanglish póde contribuir para uma ssossiedade mais inclusiva?
Respostas pessoais. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta.
MP
Página cento e cinquenta e seis