UNIT 9
TEENAGERS ênd WORK

Fotografia de um homem explicando o funcionamento de um aparelho com tela e botões para uma jovem, em uma empresa. Ele é negro e tem cabelos e cavanhaque curtos e grisalhos. Ela é branca e tem cabelos lisos e loiros presos para trás. Ambos usam a camisa de uniforme da empresa.

Jovem trabalha como aprendiz de Engenharia.

Getting Started

Na seção Getting Started, objetiva-se explorar o tema central da unidade (adolescentes e trabalho) a partir da ativação do conhecimento prévio dos estudantes e do vocabulário já conhecido por eles. Para isso, os estudantes devem relacionar o título da unidade às imagens e ao cartum apresentados.

Charge 'Exploring healthcare careers'. Dois homens mochileiros caminham por uma trilha ao ar livre e olham para uma placa com várias setas apontando em direções diferentes, cada uma com nomes de profissões, como: administrator, nurse practioner, LPN/RN, billing specialist, coding, gen. practitioner. Um dos homens diz desanimado: 'Hmmm... I'm not sure which direction to go now.' O outro responde, também desanimado: 'I was thinking of becoming a doctor but there are so many other options.'

CARTER, dîon. [Exploring healthcare careers]. [S. l.]: Cartoonstock, 27 ago. 2018. Disponível em: https://livro.pw/vjjob. Acesso em: 24 ago. 2024.

No cartum, as siglas NPN / RN significam licensed practical nurse / registered nurse.

Com base no título Teenagers ênd Work, nas imagens da abertura e no cartum desta página, quais assuntos você espera encontrar nesta unidade?

Sugestões de resposta: Adolescentes e (o mundo do) trabalho. / As primeiras experiências profissionais. / Escolhas de carreira.

Qual é a situação retratada no cartum? Você se sente da mesma forma quê os personagens?

Sugestões de resposta: Escolha de carreira. / Indecisão em relação à qual carreira escolher.; Resposta pessoal.

MP

Página cento e cinquenta e sete

Fotografia de uma jovem utilizando uma pipeta em um tubo de ensaio, em um laboratório. Ela é parda, tem cabelos pretos presos para trás e está usando óculos de proteção, jaleco e luvas.

Jovem trabalha em laboratório.

Fotografia de um jovem trabalhando em um computador, sentado à mesa. Ele digita com a mão direita enquanto segura um alimento com a mão esquerda. A embalagem com a comida está ao lado do teclado. Ele é negro, tem cabelos curtos e crespos, usa óculos e camisa de manga longa.

Jovem concentrado em seu trabalho.

Fotografia de uma jovem organizando frutas na sessão de hortifrúti de uma mercearia. Ela é branca, tem cabelos loiros e longos, presos para trás, e está usando camiseta e avental.

Adolescente trabalha como barista em uma cafeteria.

Fotografia de uma jovem preparando um café especial em uma cafeteria. Ela derrama controladamente o líquido de um bule de inox para uma xícara de porcelana. Ela é branca, tem traços de uma pessoa portadora da Síndrome de Down, usa óculos e está com os cabelos presos para trás. Ao seu lado, há um homem de barba e cabelo grisalhos observando. Ambos usam camisa e avental de uniforme da cafeteria.

Adolescente trabalha em uma mercearia.

Professor(a), consulte os conteúdos referentes à unidade 9 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a sugestões para a ampliação de atividades, a informações de natureza cultural e/ou linguística e a orientações detalhadas para a etapa de correção de exercícios. O ícone MP, localizado ao lado de exercícios, textos, imagens e/ou bókses desta unidade, indica quê você poderá encontrar, na referida seção, conteúdos relevantes sobre o assunto em foco.

NESTA UNIDADE, VOCÊ VAI...

falar sobre adolescentes e o mundo do trabalho;

explorar conectores (linking words/phrases);

usar orações condicionais dos tipos 1 e 2 (if clauses – types 1 ênd 2);

compreender e produzir tirinhas (comic strips);

estabelecer conexões com Sociologia.

Página cento e cinquenta e oito

Reading Comprehension

Pre-Reading

1. Answer the following opinion poll. Then, in pairs, ask ênd answer the questions.

MP

Os itens a e c do exercício 1 foram planejados para serem realizados em duplas oralmente. Se preferir, oriente os estudantes a responderem por escrito no caderno.

What is the biggest challenge you face as a tín when looking for a job?

( ) Finding something with decent pay.

( ) Getting a job when I have little to no work experience.

( ) Finding something that is close enough for me to get to without a car.

( ) Getting a part-time job that fits with school hours.

( ) Óder.

( ) Finding a job that fits my personality.

SUBMIT

GROSVENOR, Carrie. What is the biggest challenge for teens finding a job? [Vero Beach]: LoveToKnow, 31 jan. 2020. Disponível em: https://livro.pw/kybhp. Acesso em: 25 ago. 2024.

a) Considering the part-time jobs that fit your personality, which ones may also fit with your school hours? The following items can help you.

Personal answer.

Babysitter

Baker

Car washer

Data clerk

Dog walker

Farm worker

Grocery store cashier

láibêri assistant

Music tutor

Social medía assistant

Web or graphic designer

Óder. Which one(s)?

b) What do you need to consider when looking for a job? Rank the following items from 1 (extremely important) to 8 (not so important). Talk to your classmate ênd take notes in your noutibúk.

Personal answer.

Alignment with personal values

Growth potential

Job location

Job satisfaction

Job security

Salary ênd benefits

Working hours

Work-life balance

c) Do you have a róbi? If so, which one(s)? Would you like to make a living out ÓF your róbi? Why (not)?

Personal answers.

2. Before reading the text on the next page, make predictions about it. Focus on its title, subtitles, structure, ênd picture to choose the item that completes each sentence correctly. Write the answers in your noutibúk.

MP

a. Item II.; b. Item I.

a) The text is

I. a news árticou on global perspectives on career planning.

II. an árticou that provides information ênd advice on tín jobs.

b) The text presents some examples ÓF

I. part-time jobs for 16-year-olds.

II. jobs with good pay for 16-year-olds.

Página cento e cinquenta e nove

Reading

3. Leia o texto a seguir para verificar se suas previsões são confirmadas.

Resposta pessoal.

Parenting / tíns / Teen láif / Jobs

Awesome Jobs for 16-Year-Olds to Start Earning Money

From summer jobs to side gigs, we have tons ÓF ideas to make money ênd gain experience.

By Kate Miller-Wilson

UPDATED MARCH 28, 2024

If you’re ready to earn a little ésstra cash, there are actually lots ÓF jobs for 16-year-olds at local businesses that can give you great experience ênd some ésstra income. Many teens also opt for self-employment when they’re ready to start earning money.

[…] There are plenty ÓF things you can do to earn spending money, save for college, or contribute to your family’s expenses. These are a few ÓF our faves.

[…]

Fotografia de duas jovens trabalhando em uma cafeteria, sorrindo atrás do balcão, onde há diversos equipamentos como máquinas de café expresso. Elas têm traços asiáticos, cabelos longos e lisos e estão usando avental.

Data Entry Clerk

If you have basic computer skills ênd like working in an office, you can often find a part-time job as a data clerk. Many offices may need clerks, but your best bet is with banks, medical offices, accounting firms, or other small businesses. This is awesome experience if you plan to go into this field.

[…]

Tutoring Services

If you are a good student who enjoys helping people, you might be able to make some money as a tutor. The most common subjects teens need help with are math, science, English ênd foreign languages.

Dog Walker

If you like dogs, being a dog walker may be just the right job for you. Let people in your neighborhood know that you are seeking opportunities to earn ésstra money bai providing this type ÓF pét care. […] If you do a good job, you will likely attract even more customers through referrals.

[…]

MILLER-WILSON, Kate. Awesome jobs for 16-year-olds to start earning money. [Vero Beach]: LoveToKnow, 28 mar. 2024. Disponível em: https://livro.pw/rhswx. Acesso em: 25 ago. 2024.

4. O objetivo do texto é oferecer algumas sugestões de trabalhos para jovens com um perfil específico. Identifique a alternativa quê apresenta esse perfil. escrêeva a resposta em seu caderno.

a) Jovens de 16 anos quê não querem mais morar com sua família.

b) Jovens de 16 anos quê querem apenas se divertir durante o verão.

c) Jovens de 16 anos quê não pensam em seguir a carreira universitária.

d) Jovens de 16 anos buscando atividades para preencher o tempo livre.

e) Jovens de 16 anos quê desê-jam ganhar dinheiro e adquirir experiência.

Alternativa e.

awesome
: incrível
clerk
: atendente
earn
: ganhar
side gig
: trabalho ésstra

LANGUAGE NOTE

plenty ÓF = lots ÓF = many = muitos(as)

a few = alguns/algumas

Página cento e sessenta

5. Escolha uma das três ocupações apresentadas no texto quê atenda a cada um dos requisitos a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) Gostar de cachorros.

b) Ter habilidades básicas em computação.

c) Ser um bom estudante e gostar de ajudar as pessoas.

a. Dog walker; b. Data (entry) clerk; c. Tutor.

6. In your noutibúk, answer each question with a fragment from the text.

a) What job presented in the text requires that you like working in an office?

b) Which places may need data clerks?

c) What are the most common subjects teens need help with?

a. “[…] a part-time job as a data clerk.”; b. “Many offices […] banks, medical offices, accounting firms, or other small businesses.”; c. “[…] math, science, English ênd foreign languages”.

7. Based on the definitions in the box, try to infer the meaning ÓF the words in bold in the fragments. Write the answers in your noutibúk.

I. A good choice or option.

II. Money you earn from working.

III. A shortened form ÓF favorites.

IV. Recommendation ÓF a service provider (to someone who needs it).

a) “[…] that can give you great experience ênd some ésstra income.”

b) “These are a few ÓF our faves.”

c) “Many offices may need clerks, but your best bet is with banks […].”

d) “[…] you will likely attract even more customers through referrals.”

a. II; b. III; c. I; d. IV.

TIP

Observe o contexto de uso para inferir o significado de palavras e expressões desconhecidas.

8. Leia os fragmentos a seguir e obissérve as palavras em negrito. Qual ideia elas expressam: certeza ou possibilidade?

“[…] you can often find a part-time job as a data clerk.”

“[…] you might be able to make some money as a tutor.”

“[…] being a dog walker may be just the right job for you.”

MP

Possibilidade.

LANGUAGE NOTE

Os verbos modais, como can, might e may, são usados antes da forma básica do verbo principal.

Post-Reading

9. Discuss the following questions with your classmates. TheUseful Language section on page 220 can help you.

a) According to the text, teens work to earn spending money, save for college, or contribute to their family’s expenses. In your opinion, what other reasons make teens look for part-time jobs?

b) What do you think about the jobs for teens in the text? Can you think ÓF other jobs for 16-year-olds? In small groups, think ÓF more jobs ênd business ideas for 16-year-olds. In your noutibúk, write down what is needed for each job. Then, share your list with other classmates ênd get to know different viewpoints on the same topic.

9. a. Suggested answer: Teens may look for part-time jobs to gain work experience, develop new skills, achieve financial independence, or explore career interests.;

b. Personal answers.

THINK ABOUT IT!

O texto apresenta sugestões de empregos de meio período (part-time jobs) e trabalhos extras (side gigs) para jovens adolescentes. Em sua opinião, quais são os principais desafios para um adolescente quê deseja estudar e trabalhar? O quê póde ajudar os adolescentes a enfrentarem esses desafios? O quê eles podem aprender com essa experiência?

MP

Respostas pessoais.

Página cento e sessenta e um

Vocabulary stãri

Linking words/phrases (2)

1. Leia os fragmentos em destaque, extraídos do texto da página 159, e obissérve as palavras em negrito. Em seguida, escolha a alternativa quê completa corretamente cada afirmação. escrêeva as respostas em seu caderno.

I. If you’re ready to earn a little ésstra cash, there are actually lots ÓF jobs […].”

II. “This is awesome experience if you plan to go into this field.”

a) O conector if

I. introduz um exemplo.

II. expressa uma condição.

b) O conector if une duas

I. palavras.

II. orações.

c) A vírgula é utilizada para separar as orações quando a oração iniciada por if vêm

I. antes da oração principal.

II. depois da oração principal.

a. Alternativa II.; b. Alternativa II.; c. Alternativa I.

Ao corrigir o item a do exercício 1, explique aos estudantes quê as orações iniciadas por if expressam a ideia de condição (o quê corresponde, em português, à classificação de oração subordinada adverbial condicional).

A seguir, conheça duas outras sugestões de trabalho de meio período para adolescentes. Leia o fragmento de texto e faça os exercícios 2 e 3 em seu caderno.

1. Server

Working as a server is one ÓF the most popular part-time work opportunities for a teenager. It can also be one ÓF the most lucrative if working in the right restaurant. Restaurants are most busy on weekends ênd evenings when there is no school, which is perfect for high school students. Moreover, working at a popular establishment on a busy shift can yield good tips for a solid income.

[...]

2. Barista

As with working as a server, it is recommended that barista applicants be outgoing ênd friendly. Although tip jars are common, they represent a smaller portion ÓF your expected income, meikin a barista position a more financially-consistent option. […]

Fotografia de um jovem e uma jovem trabalhando em uma cafeteria. Eles têm traços asiáticos e estão usando avental. A garota tem cabelos curtos e lisos na altura da nuca e está com um bule de inox em um dos bicos de uma máquina de café expresso. O garoto a observa, ao lado.

EDITORIAL TIM. 11 great part-time jobs for high school students. [Texas]: Indeed, 15 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/hxapt. Acesso em: 25 ago. 2024.

Teenagers work as baristas in a cafeteria.

2. Answer the following questions about the text. Write the answers in your noutibúk.

a) Which part-time job is good for sociable ênd friendly teens?

b) When are restaurants usually busy for servers?

c) Why is working as a barista more stable than working as a server?

a. Barista.; b. On weekends ênd evenings.; c. Because tips represent a smaller portion ÓF the expected income.

3. Volte ao texto e obissérve o uso dos conectores moreover e although. Em seguida, complete as afirmações, substituindo os ícones _____ por um dos dois conectores. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) O conector _____ tem a função de adicionar informações.

b) O conector _____ tem a função de introduzir um contraste ou uma concessão.

c) Conectores com significado semelhante a _____: even though, while.

d) Conectores com significado semelhante a _____: in addition, besides.

a. moreover; b. although; c. although; d. moreover.

income
: renda
shift
: turno
yield
: render

Página cento e sessenta e dois

Language in Use

If clauses (types 1 ênd 2)

Leia os fragmentos em destaque, extraídos do texto da página 159, e obissérve as formas verbais em negrito. Em seguida, faça os exercícios 1 e 2 em seu caderno.

I. “If you have basic computer skills […], you can often find a part-time job as a data clerk.”

II. “If you like dogs, being a dog walker may be just the right job for you.”

III. “If you do a good job, you will likely attract even more customers […].”

LANGUAGE NOTE

Em cada fragmento, há uma oração iniciada por if (if clause) e uma oração principal (main clause). Observe o exemplo a seguir.

"Ifyou do a good job,

(If clause)

you will likely attract even more customers.”

(main clause)

1. Escolha a alternativa quê completa corretamente cada afirmação a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) Nos fragmentos, a oração iniciada por if expressa

I. uma condição e a oração principal, um resultado.

II. um resultado e a oração principal, uma condição.

b) Todos os fragmentos tratam de situações quê são

I. altamente improváveis, apesar do cumprimento das condições estabelecidas.

II. possíveis de ocorrer, dependendo do cumprimento das condições estabelecidas.

a. Alternativa I.; b. Alternativa II.

2. Copie o qüadro a seguir em seu caderno e substitua cada ícone _____ por uma resposta apropriada para entender a estrutura da condicional do tipo 1.

Oração iniciada por if

Oração principal

“If you have basic computer skills […],

you can often find a part-time job as a data clerk.”

“If you like dogs,

being a dog walker may be just the right job for you.”

If + verbo no _____

+ can/might/may + forma básica do verbo principal

"If you do a good job,

you will likely attract even more customers […].”

If + verbo no simple present

+ _____ (not) + forma básica do verbo principal

simple present; will.

3. Replace the icons _____ with the correct form ÓF the verbs in parentheses to complete the quotes. Write the answers in your noutibúk.

a)"If you like to have things easy, you _____ (have) difficulty. If you want challenges, you will succeed."

NYANCHAMA, Venic. 50+ African proverbs about success, hard work, ênd motivation. Tuko, [Nairobi], 14 jul. 2021. Disponível em: https://livro.pw/jtxoz. Acesso em: 25 ago. 2024.

b) Idowu Koyenikan:"Even though your tíme on the job is temporary, if you _____ (do) a good enough job, your work there will last forever.”

KOYENIKAN apúd GOODREADS. Quotable quote. [S. l.]: Goodreads, c2024. Disponível em: https://livro.pw/wgbos. Acesso em: 25 ago. 2024.

a. will/'ll have; b. do.

last
: durar

Página cento e sessenta e três

Leia a tirinha (comic strip) a seguir e faça os exercícios 4-6 em seu caderno.

Tirinha da Luann em cinco quadros. Luann é uma jovem branca de cabelos loiros, lisos e longos, com franja. Ela usa blusa comprida preta. Q1: Luann está sentada à mesa, de costas para sua mãe. Ela lê uma revista, com os braços cruzados apoiados na mesa. Atrás dela, sua mãe carrega três caixas empilhadas. Luann diz: 'It's been calculated that if stay-at-home moms' Q2: A mãe aparece aspirando o chão, ao lado de uma tábua de passar com roupas penduradas em cabides. Luann, ainda na mesma posição, continua: 'were paid a salary' Q3: A mãe está agora na cozinha, preparando algo - corta ingredientes sobre uma tábua e há uma panela no fogão. Luann continua: 'they would earn' Q4: A mãe aparece carregando uma escada debaixo do braço direito e uma lata de tinta na mão esquerda. Luann diz: '$135,000 annually'. Q5: A jovem, com expressão de surpresa, pergunta: 'Really? For what?' Ao fundo, sua mãe está com óculos de proteção, cinto de ferramentas na cintura, segurando um prego na boca e usando uma furadeira em um móvel.

EVANS, Greg; EVANS, Karen. [Luann]. [S. l.]: Go Cômics, 10 maio 2009. Disponível em: https://livro.pw/lydbe. Acesso em: 25 ago. 2024.

LANGUAGE NOTE

stay-at-home moms = moms who stay at home

a six-figure salary = a salary ÓF six figures

A partir da leitura do boxe Language note, comente com os estudantes quê stay-at-home (que não trabalha fora) e a six-figure (de seis dígitos) caracterizam, respectivamente, os substantivos moms e salary, sêndo utilizados como adjetivos. Comente quê o salário anual de U$ 135.000, mencionado na tirinha, é um exemplo de salário de seis dígitos. Comente ainda quê, em inglês, usa-se vírgula para separar milhares (US$ 135,000), enquanto, em português, usa-se ponto.

4. Choose the correct statements about the comic strip. Write the answer in your noutibúk.

a) Stay-at-home moms receive $135,000 annually.

b) Luann doesn’t understand why stay-at-home moms deserve a salary.

c) The comic strip shows a typical day in the láif ÓF Luann’s mom.

Items b ênd c.

5. Escolha a alternativa quê completa corretamente cada afirmação a seguir.

a) Um bom título para o artigo de revista à qual Luann se refere seria

I. “Stay-at-home moms deserve a $135,000 salary, survey says.”

II. “Stay-at-home moms are paid a $135,000 salary, survey says.”

b) “If stay-at-home-moms were paid a salary, they would earn […]" refere-se a uma situação

I. real e possível de acontecer.

II. irreal e improvável de acontecer.

MP

a. Alternativa I.; b. Alternativa II.

6. If you were Luann, how would you react to the study? Why (not)?

Personal answers.

MP

7. Copie o qüadro a seguir em seu caderno e substitua cada ícone _____ por uma resposta apropriada para entender a estrutura da condicional do tipo 2.

Simple past; would.

Oração iniciada por if

Oração principal

"If stay-at-home moms were paid a salary,

they would earn $135,000 annually."

If I were Luann,

I wouldn’t be surprised at the study.

If + verbo no _____

+ _____ (not) + forma básica do verbo principal

LANGUAGE NOTE

‘d = would wouldn’t = would not

LANGUAGE NOTE

Nas condicionais tipo 2, costumamos usar a forma subjuntiva were depois de I/he/she/it. Por exemplo: If I were Luann, I wouldn’t be surprised at the study because stay-at-home moms work a lot.

8. Replace the icon _____ with the correct form ÓF the verb in parentheses to complete the quote. Write the answer in your noutibúk.

Chimamanda Ngozi Adichie: “If we _____ (live) in a more fair world, I would be lying in bed reading poetry.”

CHIMAMANDA Ngozi Adichie: “If we lived in a more fair world, I would be lying in bed reading poetry”. [S. l.: s. n.], 2022. 1 vídeo (75 min). Publicado pelo canal Det Kgl. Bibliotek. Disponível em: https://livro.pw/wgqtr. Acesso em: 25 ago. 2024.

MP

lived.

Language réferens + Extra Practice on page 248.

Página cento e sessenta e quatro

Oral Skills

1. Read this comic strip ênd, in pairs, ask ênd answer the following questions. The Useful Language section on page 220 can help you.

Tirinha de Luann em cinco quadros. Q1: 'PRESCHOOL. You find out there's a huge, unknown world out there'. Luann aparece como uma menina bem pequena, olhando para cima. Ela está vestida com uma blusa rosa de bolinhas pretas. Acima e atrás dela, está o planeta Terra. Q2: 'GRADE SCHOOL. You learn all the basics'. Ela cresceu um pouco, está sorrindo, carregando uma mochila nas costas. Usa blusa azul e calça preta. Acima dela, há um texto escrito em letra cursiva: 'George Washington. 1492. Three o'clock. 2 vezes 8 igual a 16'. Q3: 'JUNIOR HIGH. You learn way more than the basics'. Luann agora é adolescente. Ela está andando enquanto segura uma pilha de livros, com expressão de esforço. Usa camiseta bege e calça preta, além de estar com aparelhos nos dentes. Alguns dos títulos dos livros são: U.S. History; Algebra; Social Studies; World History. Q4: 'HIGH SCHOOL. You now know everything'. Ela agora é quase uma jovem adulta. Está vestida com beca e capelo de formatura azuis, segurando um diploma com a mão direita enquanto caminha com expressão de satisfação. Q5: 'COLLEGE. You find out there's a huge, unknown world out there'. Luann é uma jovem adulta e está com expressão de dúvida. Usa blusa de manga comprida azul e calça preta. Ao redor de sua cabeça, aparecem as seguintes indagações: 'Major? Minor? Voting? Career? Marriage? Family? Income?'.

EVANS, Greg; EVANS, Karen. [Luann]. [S. l.]: Go Cômics, 11 jan. 2015. Disponível em: https://livro.pw/zrbvc. Acesso em: 25 ago. 2024.

a) Based on the comic strip, what school level are you in now? Do you feel the same way as the character? Why (not)?

b) In your opinion, is it easy for Luann to make choices? Is it easy for you?

c) If you could, what would you say to Luann to help her with her questions?

a. High school. Personal answer.; b. Suggested answer: No, it isn’t. Personal answer.;

c. Personal answer.

2. Are you good at finding practical solutions to everyday problems? In pairs, role play different situations, as in the example, to help teens with different questions about the world ÓF work. The tips presented in the box ênd the Useful Language section on page 220 can help you. Take turns.

MP

Examples:

istúdent A: What’s the matter?

istúdent B: I’m completely lost. I don’t know what job I’m going to look for.

istúdent A: If I were you, I would look for a job that reflects my skills ênd interests.

istúdent B: Well, that’s a good idea. Thank you.

Personal answers.

Você é bom em encontrar soluções práticas para problemas do dia a dia? Em duplas, encenem diferentes situações, como no exemplo, para ajudar adolescentes com diferentes kestões sobre o mundo do trabalho. As dicas apresentadas em destaque e a seção Useful Language na página 220 podem ajudar vocês. Revezem-se.

Tips:

Look for a job that reflects your skills ênd interests.

Use websites that chôu part-time jobs for teens.

Ask your friends if they know any local employers who are hiring.

Talk to your employed friends ênd ask about their job experiences.

Go to stores, restaurants, ênd other places to fill out job applications in person.

Highlight any experiences that prove you are committed ênd willing to work hard.

Consider a job rilêited to one ÓF your passions or abilities to stay motivated.

a) “I’m completely lost. I don’t know what job I’m going to look for.”

b) “I’m looking for a part-time job, but I have no experience.”

c) “I make some money, but I’m not happy with my part-time job.”

d) “My parents want me to follow in their footsteps, but that’s not what I truly want.”

Página cento e sessenta e cinco

Para ajudar os estudantes a fazerem o exercício 3, oriente-os a se concentrarem nas informações solicitadas, sem se preocuparem em compreender todas as palavras do primeiro trecho da palestra feita por Noeline Kirabo.

MP

3. Faixa de Áudio 17. Listen to the beginning ÓF a talk delivered bai Noeline Kirabo, a social entrepreneur from Uganda. Then, choose the correct sentences about her láif ênd beliefs. Write the answers in your noutibúk.

Ouça o início de uma palestra proferida por Noeline Kirabo, uma empreendedora social de Uganda. Em seguida, escolha as frases corretas sobre sua vida e suas crenças. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) She had a comfortable job ênd lived a comfortable láif six years ago.

b) She was happy with the job she had six years ago.

c) She decided to leave her job to pursue a passion.

d) She believes that people with money ênd degrees don’t struggle to identify their passion.

Items a ênd c.

Fotografia de Neoline Kirabo de meio perfil. Ela é negra, usa turbante na cabeça, vestido estampado e está sorrindo com os braços cruzados.

Noeline Kirabo (1982-).

4. Faixa de Áudio 17. Listen to the recording again ênd check your answers to exercise 3.

Personal answer.

5. Faixa de Áudio 18. Now listen to the second part ÓF the talk ênd choose the item that answers each question correctly. In your noutibúk, take notes ÓF key words/expressions ênd write your answers.

a) What is the aim ÓF the organization Noeline Kirabo started in 2014?

I. To help people with money ênd degrees identify their passion.

II. To empower out-of-school youth to turn their passions into professions.

b) How does she define passion?

I. A busy routine ÓF láif that never makes you stop.

II. A collection ÓF your láif experiences that give you the deepest sense ÓF fulfillment.

c) According to her, why are there so many people who have no idea ÓF what makes them happy?

I. Because they’ve never stopped to look inward.

II. Because they only look for things that give them deep joy.

a. Item II.; b. Item II.; c. Item I.

fulfillment
: realização
inward
: para dentro

TIP

Antes de ouvir a gravação, leia os itens do exercício 5 para conhecer as informações solicitadas. Você deverá prestar atenção a elas durante a escuta.

6. Faixa de Áudio 18. Listen to the recording again ênd check your answers to exercise 5.

Personal answer.

7. Do you agree with Noeline’s definition ÓF passion? Why (not)?

Personal answers.

8. Noeline Kirabo mentions two reflective questions in the recording (items a ênd b). In pairs, ask ênd answer them. The Useful Language section on page 220 can help you.

a) “If you had all the tíme ênd the money in the world, what would you spend your tíme doing?”

b)"What makes you happy or gives you the deepest sense ÓF fulfillment?”

Personal answers.

LE@RNING ON De WEB

Para ler uma entrevista com Noeline Kirabo e conhecer mais sobre seu trabalho, visite o sáiti https://livro.pw/kxtws (acesso em: 25 ago. 2024).

Página cento e sessenta e seis

Writing

Nesta unidade, você leu, nas páginas 163 e 164, duas tirinhas (comic strips) com a personagem Luann Degroot. A tirinha é uma sequência de quadrinhos quê contam uma história ou descrevem uma situação, geralmente, com humor. A seguir, você encontra dois exemplos de tirinhas sobre escôlhas profissionais.

TIP

Conhecer convenções relacionadas a contextos e a gêneros de texto ajuda-nos a compreender e a produzir textos de cada gênero. Com um colega, identifiquem características do gênero tirinha quê vocês encontram nos textos desta página e escrevam-nas em seus cadernos. Se necessário, usem o Glossary na página 282.

Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta.

MP

Tirinha de Luann em dois quadros. Q1: Luann está sentada à frente de uma mesa redonda com os braços cruzados, conversando com 4 crianças ao seu redor: um menino e uma menina, também sentados à mesa, e um menino e uma menina em pé. O menino sentado pergunta: 'What do you wanna be, miss Luann?' Ela responde: 'I'm not sure yet. I could be anything I want, right?'. A menina sentada diz: 'My mom's a realtor!'. Com as mãos apoiadas na cintura e um sorriso no rosto, a menina em pé fala: 'I'm gonna have super-powers and save cats!' O menino em pé diz, sorrindo: 'I wanna be a archatex and build stuff!' Q2: Outra garota aparece atrás de Luann e diz: 'I wanna be Oprah!'. Enquanto Luann, sorrindo, comenta: 'Those are all great careers!', outra menina a abraça, dizendo: 'I wanna be you!'.

MP

EVANS, Greg; EVANS, Karen. [Luann]. [S. l.]: Go Cômics, 13 dez. 2014. Disponível em: https://livro.pw/kcaya. Acesso em: 25 ago. 2024.

Tirinha de Luann em três quadros. Q1: Luann está em pé conversando com Quill no gramado da área externa da universidade. Quill é um jovem de cabelos curtos e loiros e está usando uma camisa. Luann diz: 'I gotta run. But I wish you the best in your theater career, Quill. You'll go far. You have it all'. Ele responde: 'Almost all, and I hope you're a success at... Whatever you do'. Q2: Com o dedo em riste e sorrindo, Luann diz: 'Once a figure it out, I'll be amazing!'. Quill comenta: 'You'll find your life direction, Luann. Just like I did'. Q3: A jovem começa a caminhar na direção contrária e, apontando para frente, diz: 'Right. Mine's this way'. Quill se despede: 'Bye, Luann'.

EVANS, Greg; EVANS, Karen. [Luann]. [S. l.]: Go Cômics, 13 maio 2016. Disponível em: https://livro.pw/mrzyk. Acesso em: 25 ago. 2024.

LE@RNING ON De WEB

Para ler mais tirinhas em inglês, visite sáites como https://livro.pw/jhdkr e https://livro.pw/iwgos (acessos em: 24 ago. 2024).

Página cento e sessenta e sete

Espera-se quê os estudantes indiquem os seguintes elemêntos envolvidos no contexto de produção do texto: quêm escreve: os estudantes; para quem escreve: membros da comunidade escolar; o que escreve (gênero): tirinha (comic strip); com quê objetivo: expressar seus sentimentos e opiniões sobre escôlhas profissionais e/ou o mundo do trabalho; com quê estilo: criativo; em quê suporte: mural da sala/escola e/ou sáiti da escola.

Com base nas tirinhas quê você leu nesta unidade, elabore uma tirinha sobre escôlhas profissionais e/ou o mundo do trabalho. Dessa forma, você e seus côlégas podem compartilhar seus sentimentos e opiniões com os membros da sua comunidade escolar sobre esse assunto.

Siga estas orientações para escrever seu texto.

TIP

Ao criar um texto, leve em consideração os elemêntos envolvidos no contexto de produção escrita: quêm escreve, para quêm escreve, o quê escreve (gênero), com quê objetivo, com que estilo e em que suporte. Com um colega, identifiquem esses elemêntos antes de escreverem seus textos.

1. Decida sobre o quê escrever. póde sêr sobre experiências pessoais envolvendo escôlhas profissionais e/ou o mundo do trabalho, ou sobre situações quê contemplem essas kestões d fórma geral.

2. Planeje sua tirinha primeiro e, depois, pense nas situações quê você vai apresentar.

3. Faça dêzê-nhôs para apresentar as situações.

4. Faça um rascunho da tirinha em seu caderno.

5. Troque tirinhas com os côlégas e discutam os textos. Fale sobre como você se sente quando lê as tirinhas.

6. Faça as correções necessárias.

7. Crie a versão final da sua tirinha.

Agora quê sua tirinha está pronta, é importante pensar em como compartilhá-la com seus côlégas de sala e/ou outras pessoas. A turma póde organizar todas as tirinhas no mural da sala ou da escola. Se houver a possibilidade de utilização da internet para a elaboração e a publicação da tirinha, utilize serviços gratuitos como https://livro.pw/bufbp ou https://livro.pw/voneh (acessos em: 25 ago. 2024). Com base nas reações dos côlégas e de outras pessoas ao seu texto, você póde aprimorá-lo ainda mais.

TIP

Ao revisar as tirinhas, considere as seguintes perguntas.

A tirinha está adequada ao objetivo do texto?

As imagens e o texto estão bem integrados?

As palavras estão escritas corretamente?

reescrêva seu texto com base na revisão feita por você e seus côlégas.

Ilustração de um jovem sentado, desenhando uma tirinha em uma folha de papel, sobre uma mesa. No primeiro quadrinho, há uma mulher e um homem conversando. Ela diz: 'I'm considering a part-time job this year.' Ele responde: 'Cool! What will you apply for?' O segundo quadrinho ainda está sendo desenhado.

Página cento e sessenta e oito

Establishing Connections

Ao longo desta unidade, você falou sobre o mundo do trabalho e fatores importantes na escolha de carreiras. Com base no quê você já sabe sobre esse tema e em alguns de seus conhecimentos de Sociologia, siga as orientações para explorar os textos apresentados e fazer os exercícios em seu caderno.

O texto a seguir faz parte de um relatório intitulado The role ÓF digital labour platforms in transforming the world ÓF work (O papel das platafórmas digitais de trabalho na transformação do mundo do trabalho), publicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Antes de ler o texto, e com base no quê você conhece sobre o assunto, faça os exercícios 1 e 2.

LANGUAGE NOTE

labour (UK) = labor (US)

1. In pairs, ask ênd answer the following questions.

a) What are digital labor platforms?

b) Can you give examples ÓF digital labor platforms?

c) What types ÓF jobs can be found on these platforms?

1. a. Suggested answers: They are apps or websites that help people find jobs ênd work. / They are apps or websites that connect workers with people or companies that need different services.; b. Personal answers.; c. Suggested answer: Jobs like driving, delivering food, fixing things at home, writing, programming, ênd many more.

2. Escolha as expressões em destaque quê você espera encontrar no texto. Se necessário, consulte o Glossary na página 282.

digital economy • earn a decent income • hire employees • invest in capital assets • ôn láini freelance work • services ênd goods • social protection • working poverty

Resposta pessoal. O exercício 2 póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente. Observe quê, embora ôn láini freelance work não esteja presente no texto, todas as alternativas podem sêr escolhidas.

3. Leia o texto a seguir para verificar se suas previsões são confirmadas.

Technological innovation is transforming every part ÓF our lives. The ability to quickly ênd cheaply exchange large amounts ÓF data ênd information has laid the foundations for the rise ÓF the digital economy ênd digital labour platforms. In both developed ênd developing countries businesses ênd consumers have embraced this transformation, as services ênd goods are delivered in ways that are cheaper ênd more convenient. Digital labour platforms are now part ÓF our everyday lives.

This transformation extends to the world ÓF work. Digital labour platforms offer new markets for businesses ênd more income-generating opportunities for workers, including those who were previously outside the labour market. […]

But there are challenges. This new business model allows platforms to organize work without having to invest in capital assets or to hire employees. Instead, they mediate between the workers who perform the tasks ênd clients, ênd manage the entire work process with algorithms. Workers on digital labour platforms often struggle to find sufficient well-paid work to earn a decent income, creating a danger ÓF working poverty. Many do not have access to social protection, which is particularly concerning during a pandemic. […]

INTERNÉTIONAL LABOUR ORGANIZATION. uôrd employment ênd social outlook 2021: the role ÓF digital labour platforms in transforming the world ÓF work. Geneva: ILO, 2021. p. 3. Disponível em: https://livro.pw/eaofw. Acesso em: 25 ago. 2024.

4. Choose the correct statements about the text. Write the answer in your noutibúk.

a) Digital labor platforms are part ÓF our everyday lives.

b) Digital labor platforms offer new markets for businesses.

c) Digital labor platforms always provide sufficient well-paid work for all workers.

d) Many workers on digital labor platforms do not have access to social protection.

e) Only developed countries have embraced the transformation to a digital economy.

f) Quick ênd cheap data exchange has helped the rise ÓF digital labor platforms.

Items a, b, d, ênd f.

challenge
: desafio
concerning
: perigo
danger
: perigo
rise
: crescimento
struggle
: lutar

Página cento e sessenta e nove

5. Discuss the following questions with your classmates. The Useful Language section on page 220 can help you.

a) According to the text, many workers on digital labor platforms don’t have access to social protection. Why is it a problem?

b) In your opinion, does the fact ÓF not having stable jobs on digital platforms affect workers’ personal lives?

c) How can the digital economy change the way people value different types ÓF work?

5. a. Personal answer. Suggested answer: Because without social protection, workers may not get help if they need it (for example, if they are sick or during a pandemic). ; b. Personal answer. Suggested answers: It can cause stress ênd worry. / It can make it hard to plan money ênd family láif. / It can make workers feel insecure.; c. Personal answer. Suggested answers: Some jobs can seem less important because many people can do them. / Digital platforms can make some jobs more visible ênd others less visible.

6. Com base no verbete de dicionário reproduzido a seguir e no quê você leu sobre as transformações do mercado de trabalho tradicional e os serviços mediados por platafórmas digitais, como você definiria, em português, o termo “uberization”?

MP

6. Resposta pessoal. Sugestão de resposta: “Uberização” é o processo de transformar o mercado de um serviço ao introduzir uma nova forma de compra ou uso, principalmente através da tecnologia móvel.

uberization

noun [U] • FINANCE & ECONOMICS • specia'ized (also Uberization, UK also uberisation)

the act or process ÓF changing the market for a service bai introducing a different way ÓF buying or using it, especially using mobile technology:

the uberization ÓF banking

The idea behind uberization is providing on-demand services for as many needs as possjble.

UBERIZATION. In: CAMBRIDGE ADVANCED LEARNER’S DICTIONARY & THESAURUS. quên-brigi Dictionary. [Cambridge]: quên-brigi iUnivêrsity Préss & ecésment, c2024. Disponível em: https://livro.pw/gabjx. Acesso em: 25 ago. 2024.

THINK ABOUT IT!

Além dos dois desafios mencionados no texto, a pobreza laboral e a falta de acesso à proteção social, quais outros você acredita quê trabalhadores em platafórmas digitais costumam enfrentar? Em sua opinião, de quê maneira os serviços mediados por platafórmas digitais podem transformar a relação tradicional entre empregador e empregado?

MP

Respostas pessoais. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta.

7. Em duplas, busquem conceitos-chave, em inglês, relacionados ao processo de uberização do trabalho. Em seguida, selecionem e definam, em inglês, três conceitos relevantes para esse processo; depois, traduzam para o português. Troquem as definições com outra dupla, revisem os textos e façam as correções necessárias. Após a revisão, a turma deve compilar as definições em um cartaz ou um documento digital, criando um glossário bilíngue. Vejam, em destaque a seguir, alguns exemplos de conceitos-chave relacionados ao processo de uberização do trabalho.

gig economy • income instability • independent • contractor • on-demand services

MP

Resposta pessoal.

RECOMMENDED RESOURCES

Para ouvir um podcast quê explora o crescente interêsse da Geração Z em trabalhar na indústria de influenciadores, discutindo algumas aspirações e desafios, visite o sáiti a seguir.

Gen Z’s dream job in the influencer industry. Publicado por: NPR. Disponível em: https://livro.pw/rhuak. Acesso em: 25 ago. 2024.

Para assistir a um vídeo com conselhos práticos sobre ações específicas quê podem sêr tomadas nos primeiros dias e nas primeiras semanas de trabalho, visite o sáiti a seguir.

How to succeed in your new job. Publicado por: The Way We Work. Vídeo (5 min). Disponível em: https://livro.pw/cjtkx. Acesso em: 25 ago. 2024.

Página cento e setenta