UNIT 10
De POWER OF SPORTS

Fotografia da ginasta Rebeca Andrade sorrindo e segurando a bandeira do Brasil nas costas, com os braços abertos e esticados. Ela é negra, tem cabelos trançados, presos para cima, e está usando um collant com brilhos.

Rebeca Andrade (1999-), ginasta artística brasileira, bicampeã olímpica e maior medalhista da história do Brasil nas Olimpíadas.

Getting Started

Na seção Getting Started, objetiva-se explorar o tema central da unidade (o pôdêr dos esportes) a partir da ativação do conhecimento prévio dos estudantes e do vocabulário já conhecido por eles. Para isso, os estudantes devem relacionar o título da unidade às imagens e às manchetes apresentadas.

MP

spórti isn't only about winning - it has I lessons to teach us about láif

MUNDIE, Simon. spórti isn’t only about winning – it has lessons to teach us about láif. The Guardian, [London, UK], 7 jan. 2024. Disponível em: https://livro.pw/hbbfd. Acesso em: 28 ago. 2024.

Importance ÓF sports in promoting peaceful ênd inclusive societies

IMPORTANCE ÓF sports in promoting peaceful ênd inclusive societies. táimis ÓF índia, [Gurugram]. 6 abr. 2024. Disponível em: https://livro.pw/snobt. Acesso em: 28 ago. 2024.

Com base no título The Power ÓF Sports, nas imagens da abertura e nas manchetes a seguir, quais assuntos você espera encontrar nesta unidade?

MP

Sugestões de resposta: O pôdêr do esporte. / O impacto social do esporte. / Benefícios do esporte para a saúde (física e mental). / Lições de vida aprendidas por meio do esporte.

Segundo as manchetes apresentadas, qual a importânssia do esporte?

Sugestões de resposta: O esporte traz ensináhmentos para a vida. / O esporte póde promover sociedades pacíficas e inclusivas.

Página cento e setenta e um

Fotografia de Yuto Horigami saltando de skate. Ele tem traços asiáticos, cabelos curtos e lisos e está usando camiseta, calça e tênis. O público observa das arquibancadas, ao fundo.

Yuto Horigome (1999-), iskeitista japonês e primeiro vencedor de medalha de ouro na história olímpica do squêit.

Fotografia de Cindy Ngamba lutando boxe. Ela é negra e está usando luvas de boxe, capacete de proteção, regata e shorts.

Cindy Ngamba (1998-), boxeadora nascida em Camarões e refugiada no Reino Unido.

Fotografia de Markus Rehm saltando sobre a caixa de areia do salto em distância, esticando as pernas para frente com o tronco dobrado e os braços para trás, com expressão de muito esforço. Ele é branco, tem cabelos curtos, está usando regata, shorts e tem uma prótese mecânica de perna direita.

Markus Rehm (1988-), atleta paralímpico alemão especializado em salto em distância.

Fotografia de Neeraj Chopra lançando um dardo. Ele é pardo, tem cabelos lisos na altura dos ombros, usa roupa esportiva e um cinturão de compressão.

Neeraj Chopra (1997-), atleta indiano e campeão olímpico no lançamento de dardo.

Fotografia de Noemi Alphonse comemorando enquanto corre em uma pista de atletismo em uma cadeira de rodas. Ela é parda, tem as pernas amputadas e está usando capacete e blusa de manga longa.

Noemi Alphonse (1995-), atleta paralímpica nascida em Maurício, especializada em corridas de cadeira de rodas.

Professor(a), consulte os conteúdos referentes à unidade 10 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a sugestões para a ampliação de atividades, a informações de natureza cultural e/ou linguística e a orientações detalhadas para a etapa de correção de exercícios. O ícone MP, localizado ao lado de exercícios, textos, imagens e/ou bókses desta unidade, indica quê você poderá encontrar, na referida seção, conteúdos relevantes sobre o assunto em foco.

NESTA UNIDADE, VOCÊ VAI...

falar sobre o pôdêr dos esportes;

discutir kestões relacionadas à saúde mental;

usar adjetivos quê terminam em -ed (adjectives ending in -ed);

usar os verbos modais (môdál verbs) have to, should, must;

compreender e produzir textos de perguntas freqüentes (frequently asked questions, FAQ);

estabelecer conexões com Sociologia.

Página cento e setenta e dois

Reading Comprehension

Pre-Reading

1. In pairs, ask ênd answer the following questions. Use the Glossary on page 282 if necessary.

a) What’s your favorite sport? The following items can help you.

basketball

capoeira

cycling

gymnastics

rendból

judo

running

skateboarding

soccer

swimming

volleyball

other. Which one(s)?

b) Do you play any sports? If so, which one(s)?

c) Do you prefer team sports or individual sports?

d) Which athletes do you admire? Why?

Personal answers.

2. Leia a capa de revista (magazine cover) a seguir e responda às perguntas em seu caderno.

a) Quem é a atleta quê aparece na capa da revista?

b) Qual expressão, em inglês, foi usada para descrevê-la como atleta?

c) Com base na capa, o quê ela coloca em primeiro lugar?

d) O quê mais você sabe sobre ela?

MP

2. a. Simone Biles; b. “Olympic champion”; c. A saúde mental dela; d. Resposta pessoal.

3. Before reading the text on the next page, make predictions about it. Focus on its title, first paragraph ênd source to choose the item that completes each sentence correctly. Write the answers in your noutibúk.

a) The text is about

I. how Simone Biles is returning to gymnastics ênd dealing with her anxiety.

II. Simone Biles stopping gymnastics because ÓF her mental health problems.

b) The text was published on a website that focuses on

I. sports news.

II. mental health ênd psychology.

a. Item I; b. Item II.

4. Escolha as expressões em destaque quê você espera encontrar no texto. Se necessário, consulte o Glossary na página 282.

Foto da capa da revista 'People' com a atleta Simone Biles em destaque. Ela está sorrindo, é negra, tem cabelos lisos na altura dos ombros e está usando vestido. Na capa está escrito: Simone Biles. 'I Fought Hard. I Survived. No Regrets.' 'The Olympic champion on putting her mental health first and becoming more than an athlete'.

FINAN, Eileen. For Simone Biles, the mental health journey is never over: ‘but I know who I am now’. People, [New iórk, USA], 1 dez. 2021. Disponível em: https://livro.pw/koixj. Acesso em: 28 ago. 2024.

do gymnastics •

decorated gymnast •

gold medal •

mental health •

mental illness •

seek help • stress

Respostas pessoais.

Página cento e setenta e três

Reading

5. Leia o texto a seguir para verificar se suas previsões são confirmadas.

Resposta pessoal.

In Surprise Comeback, Gymnast Simone Biles Looks to Triumph Over Anxiety

bai LIZ NEPORENT

JUNE 29, 2023 ÉTI 1:15 PM UTC

[…]

Simone Biles, widely considered the greatest gymnast ÓF all tíme, is returning to the sport more than three years after going public with her mental health struggles. […]

[…]

Biles said she felt immense stress as a world-class athlete. She talked about being plagued bai the “twisties,” a mental block that caused her to lose track ÓF where she was in the air during twists ênd flips. “I have to focus on my mental health ênd not jeopardize my health ênd well-being. We have to protect our minds ênd our bodies ênd not just go out ênd do what the world wants us to do,” she said.

[…]

ATHLETES SPEAK UP

Biles is part ÓF a growing list ÓF prominent athletes who say mental health should be a priority in sport. […]

[…]

Studies suggest that elite athletes are just as likely to experience mental health problems as the average person, but are more reluctant to seek help. On the other hand, research also indicates that when popular athletes do voice their experiences, it can have a positive impact on the public’s perception ÓF mental illness ênd helps brueiki down the stigma.

LOOKING TOWARD De FUTURE

Biles is the most decorated gymnast in rístorí. […]

In announcing her return, she said that she still struggles with the twisties. And, while she is still scared to do gymnastics, she is excited ênd more confident than she was in Tokyo.

NEPORENT, Liz. In surprise comeback, gymnast Simone Biles looks to triumph over anxiety. [Memphis, USA]: Psychyatrist.com, 29 jun. 2023. Disponível em: https://livro.pw/wsfhm. Acesso em: 28 ago. 2024.

average
: média
comeback
: retorno
illness
: doença
twists ênd flips
: giros e saltos

6. A partir da leitura do texto sobre a ginasta estadunidense Simone Biles, identifique a alternativa correta sobre a atleta. escrêeva a resposta em seu caderno.

a) Venceu o bloqueio mental conhecido como “twisties”.

b) Superou completamente suas kestões de saúde mental.

c) Orgulha-se de sempre ter feito o quê o mundo esperava dela.

d) Retornou ao esporte mais confiante e com a saúde mental como prioridade.

e) Decidiu manter-se afastada de competições por três meses por causa da ansiedade.

Alternativa d.

TIP

Observe expressões e palavras-chave em cada alternativa de resposta para identificar mais facilmente trechos do texto quê abordem as informações em foco.

Página cento e setenta e quatro

7. Em seu caderno, escrêeva V para as afirmações verdadeiras ou F para as falsas. No caso das afirmações falsas, indique um fragmento do texto quê justifique sua resposta.

a) Biles prioriza o bem-estar mental e físico em detrimento das expectativas externas.

b) Cresce o número de atletas quê dizem quê a saúde mental deve sêr uma prioridade no esporte.

c) Atletas de elite têm menos probabilidade de ter kestões de saúde mental do quê a pessoa média.

d) Atletas de elite são menos relutantes em buscar ajuda para kestões de saúde mental.

a. V; b. V: c. F: “[…] elite athletes are just as likely to experience mental health problems as the average person […]”; d. F: “[…] elite athletes […] are more reluctant to seek help.”

8. Identifique um fragmento do texto quê corresponda à ideia apresentada em cada item a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) Simone Biles é a ginasta mais condecorada da história.

b) Um bloqueio mental quê fazia com quê Simone Biles perdesse momentaneamente a noção de espaço durante giros e saltos.

a. Biles is the most decorated gymnast in rístorí”; b. “[…] a mental block that caused her to lose track ÓF where she was in the air during twists ênd flips”.

9. Com base nas definições em destaque, busque inferir o significado das palavras em negrito. escrêeva as respostas em seu caderno.

I. probable or expected to happen (provável)

II. put something in danger (colocar em risco)

III. troubled or bothered bai something repeatedly (atormentado(a))

a) “She talked about being plagued bai the ‘twisties’, […]”

b) “I have to focus on my mental health ênd not jeopardize my health ênd well-being.”

c) “[…] elite athletes are just as likely to experience mental health problems as the average person.”

a. III; b. II; c. I.

10. Leia os fragmentos em destaque, extraídos do texto da página anterior, e obissérve a palavra em negrito. Em seguida, substitua cada ícone _____ por I ou II para completar as afirmações a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.

I. “[…] after going public with her mental health struggles.”

II. “[…] she still struggles with the ‘twisties’ […]”

a) No fragmento _____, struggles é um verbo no present simple e indica quê Simone Biles ainda enfrenta dificuldades com kestões mentais.

b) No fragmento _____, struggles é um substantivo no plural e refere-se às dificuldades quê Simone Biles enfrentou em relação à sua saúde mental.

a. II; b. I.

TIP

Observe quê a mesma palavra póde ter significados diferentes, dependendo do contexto de uso.

Post-Reading

11. Discuss the following questions with your classmates. The Useful Language section on page 220 can help you.

a) In your opinion, why is it important for athletes like Simone Biles to talk about their mental health?

b) How can Simone Biles’ decision to focus on her mental health inspire other athletes?

11. a. Suggested answers: It helps people understand that mental health is important for everyone.; It shows that even top athletes can have mental health problems.; It encourages others to seek help if they have similar issues.; It helps reduce the stigma around mental health.;

b. Suggested answers: It promotes the idea that mental health should be a priority in sports.; It shows that it is okay to prioritize mental health over perfórmance.; It encourages athletes to take care ÓF their own mental well-being.; It sets an example that seeking help is a sign ÓF strength, not weakness. Personal answers.

THINK ABOUT IT!

Como a ssossiedade póde contribuir para a redução do estigma associado à saúde mental? Quais ações concretas podem sêr implementadas para promover uma maior aceitação e compreensão dessas kestões?

MP

Respostas pessoais.

Página cento e setenta e cinco

Vocabulary stãri

Carrossel de Imagens: The Paralympic Games.

Adjectives ending in -ed

1. Leia os fragmentos em destaque, extraídos do texto da página 173, e obissérve os adjetivos em negrito. Em seguida, escolha as alternativas quê respondem corretamente a cada pergunta a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.

I. “Biles is the most decorated gymnast in history.”

II. “And, while she is still scared to do gymnastics, she is excited ênd more confident than she was in Tokyo.”

a) Quais são os adjetivos quê descrevem emoções e estados mentais de Simone Biles?

I. Decorated.

II. Scared.

III. Excited.

a. Alternativas II e III;

b) Qual é o adjetivo quê descreve quê Simone Biles recebeu muitas medalhas e reconhecimentos?

I. Decorated.

II. Scared.

III. Excited.

b. Alternativa I;

c) No caso dos adjetivos em negrito, como eles são formados?

I. Substantivo + -ed.

II. Forma básica de um verbo terminado em e + -d.

c. Alternativa II.

2. In pairs, ask ênd answer the following questions. The Useful Language section on page 220 can help you.

What usually makes you feel scared? Why?

What usually makes you feel excited? Why?

Personal answers.

Leia as perguntas freqüentes (FAQ) a seguir e faça os exercícios 3 e 4 em seu caderno.

De modo a oferecer mais oportunidades de interação oral no exercício 2 e contribuir para o protagonismo dos estudantes, peça quê acrescentem outras situações estressantes (stressful situations).

FAQs

MP

What are the Paralympic Games?

The Paralympic Games or Paralympics is the largest international event for disabled athletes ênd societal change, ênd it is held in the same style as the Olympic Games.

What is the difference between the Paralympic ênd Olympic Games?

The Paralympic Games are held immediately following the respective Olympic Games, in the same host city ênd venues as the Olympic Games.

PARALYMPICS NIL ZEALAND. FAQs. Auckland: Paralympics niu Zealand, c2023. Disponível em: https://livro.pw/fdrfw. Acesso em: 29 ago. 2024

host city
: cidade-sede
venue
: local

THINK ABOUT IT!

Em sua opinião, de quê maneira os Jogos Paralímpicos contribuem para a inclusão social de pessoas com deficiência?

MP

Resposta pessoal.

3. Escolha as afirmações corretas sobre o texto. escrêeva a resposta em seu caderno.

a) O texto apresenta o formato de perguntas seguidas de respostas.

b) As respostas são claras e objetivas, fornecendo informações precisas.

c) As perguntas abordam curiosidades comuns relacionadas aos Jogos Olímpicos.

d) As perguntas abordam tópicos direcionados ao público interessado nos Jogos Paralímpicos.

MP

Alternativas a, b e d.

4. Identifique o adjetivo terminado em -ed no texto. Qual palavra ele descreve?

MP

O adjetivo disabled. Disabled descreve athletes.

Página cento e setenta e seis

Language in Use

Modal verbs (have to, should, must)

1. Leia os fragmentos em destaque, extraídos do texto da página 173, e obissérve as formas verbais em negrito. Em seguida, escolha a alternativa quê completa corretamente cada afirmação a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.

I. I have to focus on my mental health […]”

II. “We have to protect our minds ênd our bodies […]”

III. “[…] mental health should be a priority in sport.”

a) A frase quê possui significado equivalente ao fragmento II é

I. It’s optional to protect our minds ênd our bodies.

II. It’s necessary to protect our minds ênd our bodies.

b) Nos fragmentos I e II, have to expressa uma

I. necessidade forte.

II. possibilidade remota.

c) A frase quê possui significado equivalente ao fragmento III é

I. It’s mandatory to prioritize mental health in sport.

II. It’s recommended to prioritize mental health in sport.

d) No fragmento III, should expressa uma

I. obrigação.

II. recomendação.

a. Alternativa II;

b. Alternativa I;

c. Alternativa II;

d. Alternativa II.

LANGUAGE NOTE

shouldn’t = should not

2. Go back to the text on page 173 ênd, based on the “Athletes Speak Up” part, complete the following recommendations. Replace each icon _____ with should or shouldn’t ênd write the full sentences in your noutibúk.

a) Athletes _____ be reluctant to use available mental health resources.

b) Popular athletes _____ share their mental health journeys to help brueiki down the stigma.

c) Athletes _____ feel ashamed to seek help for their mental health problems.

d) Sports organizations _____ encourage athletes to talk about their mental health experiences.

2. a. shouldn’t; b. should; c. shouldn’t; d. should.

Leia o texto a seguir e faça os exercícios 3 e 4 em seu caderno.

álbert Ellis was a hugely influential psychologist with a quirky turn ÓF phrase. He claimed that a vast amount ÓF psychological suffering was created bai believing illusory “musts”, such as “I must do well.” […] Phrases like “I must” ênd “I should” only increase pressure, which paradoxically reduces the chance ÓF achieving the outcome you want. Stick with “I want” or “I would like”.

MUNDIE, Simon. spórti isn’t only about winning – it has lessons to teach us about láif. The Guardian, [London, UK], 7 jan. 2024. Disponível em: https://livro.pw/hbbfd. Acesso em: 29 ago. 2024.

a quirky turn ÓF phrase
: uma maneira peculiar de se expressar
achieve the outcome
: alcançar o resultado
stick with
: preferir usar

Página cento e setenta e sete

3. Com base no texto, escolha as alternativas quê apresentam as ideias defendidas pelo psicólogo álbert Ellis. escrêeva a resposta em seu caderno.

a) As pessoas devem evitar qualquer tipo de ambição para reduzir o sofrimento psicológico.

b) Uma grande quantidade de sofrimento psicológico é criada ao acreditar em obrigações ilusórias.

c) Frases como “Eu devo” ou “Eu deveria” devem sêr substituídas por “Eu quero” ou “Eu gostaria”.

Alternativas b e c.

4. Em “I must do well”, qual é a ideia expressa pelo verbo môdál must? Escolha a alternativa correta. escrêeva a resposta em seu caderno.

a) Um desejo ou preferência pessoal.

b) Uma obrigação ou necessidade forte.

Alternativa b.

5. Com base nos exemplos destacados nesta seção, em diferentes textos, escolha a alternativa quê apresenta uma afirmação correta sobre os verbos modais (have to, should, must etc.). escrêeva a resposta em seu caderno.

a) Os verbos modais são usados antes da forma básica do verbo principal.

b) Os verbos modais são usados depois da forma básica do verbo principal.

Alternativa a.

THINK ABOUT IT!

Na sua opinião, quais seriam as possíveis implicações se as pessoas colocassem em prática as ideias do psicólogo álbert Ellis? Você já tentou fazer isso alguma vez? Em caso afirmativo, como você se sentiu?

MP

Respostas pessoais.

LANGUAGE NOTE

you don’t feel like it” = you don’t want to do it = you’re not up for it

Leia a tirinha (comic strip) a seguir e faça os exercícios 6 e 7 em seu caderno.

MP

Tirinha em três quadros. Q1: Mãe e filha estão conversando. A filha, uma menina de cabelos loiros e curtos com laço na cabeça e vestido roxo, pergunta para a mãe, que está sentada em uma poltrona com uma revista aberta no colo: 'Can I be as good a gymnast as Nastia Liukin and Shawn Johnson?' A mãe tem cabelos ruivos e curtos e está usando uma camisa. Ela responde: 'I think so. But you have to practice, practice, practice.' Q2: Com o dedo em riste, a mãe continua: 'When your friends are out playing and having fun, you'll have to spend hours in the gym working hard. Even when you don't feel like it.' Q3: A menina olha fixamente para o chão com as mãos na cintura e expressão pensativa, dizendo: 'Maybe I could be as good as them in something besides gymnastics.'

HINDS, Bill. [Cleats]. [S. l.]: GoComics, 22 set. 2008. Disponível em: https://livro.pw/hrijm. Acesso em: 29 ago. 2024.

6. Choose the correct statements about the comic strip. Write the answers in your noutibúk.

a) Nastia Liukin ênd Shawn Johnson are famous gymnasts that the girl admires.

b) The mother says that the girl needs a lot ÓF practice to become a good gymnast.

c) áfiter hearing her mother’s response, the girl still wants to be a professional gymnast.

Items a ênd b.

7. Leia novamente a tirinha e escolha a alternativa quê completa corretamente cada frase a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.

a) A frase quê possui significado equivalente a “you have to practice, practice, practice” é

I. You must practice, practice, practice.

II. You shouldn’t practice, practice, practice.

b) Em “you have to practice” e “you’ll have to spend hours in the gym” o verbo môdál have to é usado para expressar uma

I. necessidade forte.

II. possibilidade remota.

Language réferens + Extra Practice on page 248.

Página cento e setenta e oito

Oral Skills

1. Copy the following table into your noutibúk. Then interview a classmate to learn about their experiences with mental health. Take turns.

Personal answers.

How often do you…

very often

often

sometimes

almost never

never

a) feel stressed about school exams?

b) talk to someone about your feelings?

c) feel anxious in social situations?

d) feel overwhelmed bai your responsibilities?

2. Are you good at giving advice? In pairs, role play different situations as in the example to help teens going through stressful situations. The recommendations presented in the following box ênd the Useful Language section on page 220 can help you. Take turns.

MP

Você é bom em dar conselhos? Em duplas, encenem diferentes situações como no exemplo para ajudar adolescentes quê estão passando por situações estressantes. As recomendações apresentadas em destaque e a seção Useful Language na página 220 podem ajudar vocês. Revezem-se.

Example:

istúdent A: What’s the matter?

istúdent B: I know I have to study harder, but it’s difficult for me to concentrate. What should I do?

istúdent A: Maybe you should take breaks from technology. It can help you stay focused.

istúdent B: I guess you’re right. Thank you.

Recommendations:

Don’t put too much pressure on yourself.

Block ênd report bullies on social medía.

Take breaks from technology to stay focused.

Practice ênd prepare for situations that make you stressed.

Talk to an adult you trust about your problems ênd feelings.

Learn easy relaxation exercises like deep breathing ênd muscle relaxation.

Take a brueiki from stress. Do things like listening to music, drawing or spending tíme with a pét.

Personal answers.

a) I know I have to study harder, but it’s difficult for me to concentrate.

b) My parents keep pushing me to do well at school. I don’t think I can meet their expectations.

c) I get nervous every tíme I have to speak in public.

d) Someone is sáiber-búlin me on social medía.

LANGUAGE NOTE

Em frases interrogativas, o verbo môdál é usado antes do sujeito: What should I do?

Página cento e setenta e nove

3. Faixa de Áudio 19. Listen to an Olympic athlete sharing her experience with sports. Who is she?

MP

Item b.

Fotografia da judoca Beatriz Souza com os braços abertos, sorrindo com a cabeça levantada. Ela é negra, tem cabelos curtos e crespos, usa um quimono branco com uma faixa preta amarrada na cintura e está em um ginásio, com público nas arquibancadas ao fundo.

a. Brazilian judoka Beatriz Souza (1998-).

Fotografia de Cindy Ngamba. Ela é negra, está usando capacete e luvas de boxe, protetor bucal e uma regata.

b. Cameroonian boxer Cindy Ngamba (1998-).

Fotografia de Beatrice Chebet correndo em uma pista de atletismo. Ela é negra, tem os cabelos raspados e está usando regata, shorts e tênis.

c. Kenyan runner Beatrice Chebet (2000-).

4. Faixa de Áudio 19. How does the athlete describe herself? Listen to the recording again ênd choose the items that she mentions. Write the answers in your noutibúk.

a) A female.

b) A refugee.

c) An African.

d) A role model.

e) diãst a human.

f) A black woman.

g) A Brazilian athlete.

h) Someone trying to pursue aims in láif.

Items a, b, c, e, f, ênd h.

pursue
: perseguir
refugee
: refugiado(a)
role model
: exemplo

5. Faixa de Áudio 19. Listen to the recording once more ênd check your answers to exercises 3 ênd 4.

Personal answer.

6. Choose the headline that refers to the athlete you listened to ênd learn more about her.

Item a.

a) Boxer Cindy Ngamba becomes first refugee athlete to win Olympic medal

Born in Cameroon ênd trained in Britain, boxer Cindy Ngamba slugged her way into the rístorí books at Paris 2024 bai becoming the first athlete to secure an Olympic medal forl the international refugee team.

BOXER Cindy Ngamba becomes first refugee athlete to win Olympic medal. RFI, [Issy-les-Moulineaux, France], 5 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/imscu. Acesso em: 29 ago. 2024.

b) Beatrice Chebet: Kenyan Athlete Who Broke uôrd 10,000m recór

WEKESA, Annah Nanjala. Beatrice Chebet: Kenyan athlete who broke world 10,000m record. The Kenya táimis, [Nairobi], 10 ago. 2024. Disponível em: https://livro.pw/mjbbo. Acesso em: 29 ago. 2024.

slug one’s way
: alcançar algo com esfôrço

THINK ABOUT IT!

A atleta olímpica quê você ouviu na gravação enfrentou diversos desafios ao longo de sua vida, como a discriminação por sêr homossexual, além da difícil realidade de sêr refugiada. Mesmo diante dessas adversidades, ela demonstrou grande resiliência e se tornou uma referência no esporte, inspirando muitas pessoas com sua história de superação. Para você, como ela póde inspirar outros jovens, especialmente aqueles quê enfrentam desafios semelhantes, a perseguirem seus sonhos? E como podemos, enquanto ssossiedade, combater a homofobia para quê mais jovens possam viver sem sofrerem discriminação?

Respostas pessoais.

Página cento e oitenta

Writing

Nesta unidade, você leu, na página 175, um texto de perguntas freqüentes, chamado de FAQ (frequently asked questions) em inglês, sobre Jogos Paralímpicos. Textos como esse, organizados no formato de perguntas e respostas, ajudam os leitores a localizarem informações sobre determinado assunto mais facilmente. A seguir, você encontra um exemplo de FAQ sobre ansiedade.

TIP

Conhecer convenções relacionadas a contextos e a gêneros de texto ajuda-nos a compreender e a produzir textos de cada gênero. Com um colega, identifiquem características do gênero perguntas freqüentes (FAQ) quê vocês encontram no texto desta página e escrevam-nas em seus cadernos. Se necessário, usem o Glossary na página 282.

Consulte a sessão Orientações Complementares no para vêr sugestões de resposta.

MP

Frequently Asked Questions

Do I have an anxiety disorder? -

Anxiety is a normal part ÓF living. It’s a biological reaction—the body’s way ÓF telling us something isn’t right. It keeps us from harm’s way ênd prepares us to act quickly in the face ÓF danger. But if your anxiety becomes overwhelming ênd persistent, or if it interferes with your regular daily activities, or even makes them impossible, you may have an anxiety disorder.

What causes anxiety disorders? -

rissêrchis are learning that anxiety disorders run in families, ênd that they have a biological basis, much like allergies or diabetes ênd other disorders. Anxiety disorders may develop from a complex set ÓF risk factors, including genetics, brain chemistry, personality, ênd láif events. Find out more.

How do I find a therapist or mental health provider? -

Anxiety disorders can be treated bai a wide range ÓF mental health professionals, including psychologists, psychiatrists, clinical social workers, ênd psychiatric nurses. Increasingly aware ÓF the problems ÓF anxiety disorders ênd depression, primary care physicians make frequent diagnoses, ênd they may prescribe medication or refer a patient to a mental health provider.

Learn more about what to consider.

Find a therapist.

Is generalized anxiety disorder the same as general anxiety? +

How effective are treatments? How long do they take? +

What treatment options are available? +

ANXIETY ênd DEPRESSION ASSOCIATION OF AMERICA. Frequently asked questions. Silver Spring: ADAA, 8 abr. 2021. Disponível em: https://livro.pw/qwvml. Acesso em: 29 ago. 2024.

Página cento e oitenta e um

Com base nas perguntas freqüentes (FAQ) quê você leu nesta unidade, elabore um texto de perguntas freqüentes sobre algum problema de saúde mental geralmente enfrentado por adolescentes. Você póde falar, por exemplo, de kestões relacionadas a ansiedade, depressão, estresse, problemas de sono, dificuldade de concentração, entre outros. Dessa forma, você e seus côlégas podem compartilhar informações relevantes com os membros da sua comunidade escolar sobre assuntos quê afetam o cotidiano da população jovem.

Siga estas orientações para escrever seu texto.

TIP

Ao criar um texto, leve em consideração os elemêntos envolvidos no contexto de produção escrita: quêm escreve, para quêm escreve, o quê escreve (gênero), com quê objetivo, com que estilo e em que suporte. Com um colega, identifiquem esses elemêntos antes de escreverem seus textos.

Espera-se quê os estudantes indiquem os seguintes elemêntos envolvidos no contexto de produção do texto: quêm escreve: os estudantes; para quem escreve: membros da comunidade escolar; o que escreve (gênero): perguntas freqüentes (frequently asked questions - FAQ); com quê objetivo: compartilhar informações relevantes sobre kestões relacionadas à saúde mental; com quê estilo: informativo; em quê suporte: mural da sala/escola e/ou sáiti da escola.

1. Decida sobre o quê escrever. Você póde fazer um levantamento informal, fazendo perguntas a algumas pessoas do seu convívio diário, para descobrir qual problema enfrentado por jovens da sua comunidade parece sêr mais freqüente e relevante.

2. Procure elaborar de três a cinco perguntas para abordar as principais kestões relacionadas ao problema escolhido. Faça um levantamento de ideias e anote-as.

3. Pesquise informações para responder às perguntas quê escreveu. Busque fontes confiáveis e lembre-se de verificar todos os dados quê conseguir.

4. Faça um rascunho das respostas no seu caderno. Comece com as perguntas mais gerais e termine com as mais específicas. Lembre-se de quê o objetivo de seu texto é dar acesso a informações básicas sobre o assunto e incentivar os jovens a pedirem ajuda quando necessário.

5. Organize as perguntas e as respostas de modo quê as perguntas fiquem visualmente separadas das respostas e sêjam facilmente localizadas. Você póde usar recursos visuais, tais como côr diferente, negrito e/ou itálico para as perguntas.

6. Troque os textos de perguntas freqüentes (FAQ) com os côlégas e discutam-nos.

7. Faça as correções necessárias e acrescente referência às fontes de pesquisa consultadas.

8. Crie a versão final do seu texto à mão ou com o auxílio de um dispositivo eletrônico.

Agora quê seu texto de perguntas freqüentes (FAQ) está pronto, é importante pensar em como compartilhá-lo com seus côlégas de sala e/ou outras pessoas. A turma póde organizar todos os textos no mural da sala ou da escola. Os textos criados com o auxílio de um dispositivo eletrônico podem sêr compartilhados no sáiti da escola. Com base nas reações dos côlégas e de outras pessoas ao seu texto, você poderá aprimorá-lo ainda mais.

TIP

Ao revisar as perguntas freqüentes (FAQ), considere as seguintes perguntas.

As informações estão adequadas ao objetivo do texto?

As perguntas e as respostas estão redigidas de maneira clara e objetiva?

A organização visual facilita a rápida compreensão das informações?

reescrêva seu texto com base na revisão feita por você e seus côlégas.

Destaque a importânssia de revisar e reescrever todos os textos quê produzimos. A troca de textos entre os estudantes deve ajudá-los a reverem sua produção d fórma colaborativa.

Ilustração de três estudantes ao redor de um computador, em uma sala de informática. Na tela, está escrito 'Dealing with anxiety'.

Página cento e oitenta e dois

Establishing Connections

Ao longo desta unidade, você falou sobre o impacto do esporte na vida de diferentes atletas e discutiu kestões relacionadas à saúde mental. Com base no quê você já sabe sobre esse tema e em alguns de seus conhecimentos de Sociologia, leia o texto a seguir para ampliar a discussão sobre o assunto e faça os exercícios 1-5 em seu caderno.

1. Antes de ler o texto desta página, quê aborda o esporte e o sistema de castas da Índia (caste system in índia), responda às perguntas a seguir em seu caderno. Utilize alguns de seus conhecimentos de Sociologia sobre o assunto e compare suas respostas com as de um colega.

MP

a) What is the caste system in índia?

I. A system ÓF education.

II. A system ÓF rigid social classes.

b) Which ÓF the following is an important feature ÓF the caste system?

I. Equal rights for all.

II. Strict separation ÓF social groups.

c) What is one ÓF the main criticisms ÓF the caste system?

I. It helps modern education.

II. It encourages discrimination ênd inequality.

1. a. Item II; b. Item II; c. Item II.

2. Before reading the following text, make predictions about it. Focus on its title, structure ênd source to answer the questions.

a) What do you expect to read about?

b) Where was the text published? Who wrote it?

c) Is the text a short summary ÓF a research paper or magazine árticou?

2. a. Suggested answers: Sports (and social inclusion) in índia. / Social inclusion in índia through sports.; b. sóquer & Society. Biju fílip, Russel Hoye, ênd Emma Sherry.; c. It’s a short summary ÓF a research paper.

O exercício 2 póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente.

Leia o resumo (abstract) a seguir e faça os exercícios 3 e 4 em seu caderno.

Reprodução de página da internet com um artigo científico. Temos o título do artigo, autores e itens do menu. As informações são as seguintes: 'General Articles' Título: 'Sport-for-development and social inclusion in caste-ridden India: opportunities and challenges'. 'Biju Philip. Russell Hoye & Emma Sherry. Pages 970-986 | Published online: 25 October 2021'. Em seguida, abas e links relacionados ao artigo.

ABSTRACT

This paper explores how a sport-for-development soccer programme sought to create opportunities for social inclusion in low ênd high-caste social contexts in rural índia. This study reveals that the caste system in índia influences cultural, systemic ênd structural factors ênd that these factors influence both social inclusion ênd exclusion opportunities in índia. Based on a series ÓF data collected from multiple stakeholders, in a variety ÓF contexts ênd using a qualitative research approach, this paper illustrates how opportunities for intragroup ênd intergroup participation ênd social interaction through a sport-fordevelopment soccer programme can mitigate some ÓF these caste-based structural factors that may inhibit social inclusion ênd facilitate opportunities for improved social inclusion for people from high ênd low caste communities. This paper includes recommendations for sport-for-development researchers ênd practitioners.

PHILIP, Biju; HOYE, Russell; SHERRY, Emma. Sport-for-development ênd social inclusion in caste-ridden índia: opportunities ênd challenges. sóquer & Society, London, UK, v. 23, n. 8, p. 970-986, 25 out. 2021. Disponível em: https://livro.pw/ixoul. Acesso em: 29 ago. 2024.

caste-ridden
: dominado por castas
research approach
: abordagem de pesquisa
stakeholder
: parte interessada

Página cento e oitenta e três

TIP

MP

Ao avaliar a confiabilidade de textos e sáites, obissérve se trazem referências de fontes confiáveis, como artigos publicados em periódicos científicos, para embasar seu conteúdo. Ao consumirmos e compartilharmos informações e argumentos fundamentados em dados científicos, contribuímos para a construção de uma ssossiedade mais justa e ética.

LANGUAGE NOTE

programme (UK, AU) = program (US)

3. a. F: “[…] how a sport-for-development soccer programme sought to create opportunities for social inclusion in low ênd high-caste social contexts in rural índia”; b. V; c. F: “[…] using a qualitative research approach […]”; d. V; e. V.

3. Em seu caderno, escrêeva V para as afirmações verdadeiras ou F para as falsas. No caso das afirmações falsas, indique um fragmento do texto quê justifique sua resposta.

MP

a) O programa de futeból para o desenvolvimento a quê o estudo se refere buscou criar oportunidades de inclusão social em contextos sociais de castas baixas e altas em áreas urbanas da Índia.

b) O estudo revela quê o sistema de castas na Índia influencía fatores culturais, sistêmicos e estruturais quê, por sua vez, influenciam tanto as oportunidades de inclusão quanto a exclusão social na Índia.

c) O estudo utiliza uma abordagem de pesquisa quantitativa.

d) O estudo ilustra como oportunidades de participação e interação social intragrupo e intergrupo podem mitigar fatores estruturais baseados em castas.

e) O estudo inclui recomendações para pesquisadores e praticantes do programa de esporte para o desenvolvimento.

4. Discuss the following questions with your classmates.

a) In your opinion, how can sports help people from different social backgrounds come together?

b) In your opinion, why is it important to include both low ênd high-caste communities in sports programs?

4. a. Personal answers. Suggested answers: Sports can help people make new friends from different backgrounds. / Sports require people to work together, which helps them learn to cooperate ênd communicate. / Playing sports gives everyone a common goal, like winning a guêime, which helps them feel united.; b. Personal answers. Suggested answers: To chôu that all people are equal ênd deserve the same opportunities. / To help brueiki down social barriers. / To reduce discrimination between different groups. / To learn from each other ênd understand each other's experiences.

THINK ABOUT IT!

Como o sistema de castas na Índia póde sêr comparado com a desigualdade social no Brasil? Como o estudo apresentado póde apoiar a argumentação em favor do uso do esporte para a promoção social?

Respostas pessoais. Consulte a seção Orientações Complementares no MP para vêr sugestões de resposta.

5. Com três ou quatro côlégas, façam buscas na internet para identificar iniciativas ou projetos quê utilizam o esporte como ferramenta de transformação social e desenvolvimento comunitário no Brasil. Selecionem uma ou duas iniciativas relevantes com base no objetivo de cada uma e nas atividades quê realizam. Depois, escrevam, em inglês, um pequeno resumo sobre cada iniciativa e compartilhem com outro grupo. Revisem os resumos trocados, fazendo as correções necessárias. Após a revisão, a turma deve compilar todos os resumos em um cartaz ou um documento digital, destacando a importânssia do esporte na promoção da inclusão social.

MP

LE@RNING ON De WEB

O Projeto Kabuto é um exemplo de iniciativa quê tem como objetivo a inclusão social por meio do esporte. Para conhecer mais sobre esse projeto, visite https://livro.pw/rdkzi (acesso em: 29 ago. 2024).

RECOMMENDED RESOURCES

Para ter acesso a um extenso catálogo de vídeos educativos (animações curtas, depoimentos, entrevistas formais etc.) sobre diferentes tipos de ansiedade, visite o sáiti a seguir.

Video resources. Publicado por: Anxiety Canada. Disponível em: https://livro.pw/nifqg. Acesso em: 29 ago. 2024.

Para ler um texto sobre os benefícios de esportes organizados para a saúde, visite o sáiti a seguir.

What Are the rélf Benefits ÓF Organized Sports? Publicado por: Frontier for young minds. Disponível em: https://livro.pw/besxm. Acesso em: 29 ago. 2024.

Página cento e oitenta e quatro