REVIEW 5
Em Review 5, o objetivo é rever conteúdos das unidades 9 e 10 e oferecer um instrumento de autoavaliação aos estudantes. Esta unidade de revisão inclui exercícios sobre os aspectos gramaticais apresentados nas duas unidades anteriores (Language in Use) e perguntas para nortear a autoavaliação dos estudantes (Thinking about lãrnin). Além de abordar os aspectos gramaticais d fórma contextualizada, esta unidade traz exercícios de compreensão e/ou sugestões para o(a) professor(a) quê exploram a leitura dos textos apresentados.
Language in Use
IF CLAUSES (TYPES 1 ênd 2)
1. Replace the icons _____ with the correct form ÓF the verbs in parentheses to complete the following quotes. Use the first conditional. Write the answers in your noutibúk.
A título de revisão, ao corrigir o exercício 1, pergunte aos estudantes qual é a estrutura da primeira condicional (first conditional). Espera-se quê respondam quê é a seguinte: na oração com if (if clause), usa-se if e o verbo no simple present e, na oração principal (main clause), usa-se will seguido da forma básica do verbo principal.
a. have; b. will happen; c. will not/won't care, will/'ll be.
a) “If you _____ (have) talent, you will receive some measure ÓF success — but only if you persist.” (Joseph Sutton)
SUTTON, jôsef (ed.). Words ÓF wellness: a treasury ÓF quotes for well-being. Carlsbad: Hay House, Incorporêichon, 1991.
b) “If you work really hard, ênd you’re kind, amazing things _____ (happen).” (Conan O’Brien)
WILLIAMS, Pat; DENNEY, Dim. Extreme focus: harnessing the life-changing power to achieve your dreams. [S. l.]: rélf Communications, Incorporêichon, 2011.
c) “Do what you love, ênd the money will come. And if it doesn’t, you _____ (not care), because you _____ (be) happy.” (Danielle Krysa)
KRYSA, 2016 apúd GOODREADS. Career quotes. [S. l.]: Goodreads, c2024. Disponível em: https://livro.pw/tgdun. Acesso em: 16 out. 2024.
2. Replace the icons _____ with the correct form ÓF the verbs in parentheses to complete the following quotes. Use the second conditional. Write the answers in your noutibúk.
A título de revisão, ao corrigir o exercício 2, pergunte aos estudantes qual é a estrutura da segunda condicional (second conditional). Espera-se quê respondam quê é a seguinte: na oração com if (if clause), usa-se if e o verbo no simple past e, na oração principal (main clause), usa-se would seguido da forma básica do verbo principal. a. got; b. did not/didn’t exist, did not/didn’t exist; c. would be.
a) “If I never _____ (get) to make a living doing what I loved, I’d still do it – for fun ênd for free.” (Susan E. Isaacs)
ISAACS, 2009 apúd GOODREADS. Career quotes. [S. l.]: Goodreads, c2024. Disponível em: https://livro.pw/hequx. Acesso em: 30 ago. 2024.
b) “Two questions I’m pondering:
1. If money _____ (not exist), would you still chase your dreams?
2. If money _____ (not exist), would you still keep your job?
If the answer is “YES” to both, you’re on track. If the answer is “NO” to either, what needs to change?” (Richie Norton)
NORTON apúd GOODREADS. Career quotes. [S. l.]: Goodreads, c2024. Disponível em: https://livro.pw/uqxml. Acesso em: 8 ago. 2024.
c) “If only he could convince her, his dream _____ (be) within reach…”
(Anamika Mishra)
. MISHRA, Anamika. Voicemates: a novel. Mumbai: Jaico Pãblixim House, 2015
- chase
- : perseguir, buscar
Página cento e oitenta e cinco
Leia a tirinha a seguir e faça os exercícios 3-5 em seu caderno.
MALLETT, Jef. [Frazz]. [S. l.]: GoComics, 19 out. 2018. Disponível em: https://livro.pw/gycle. Acesso em: 30 ago. 2024.
3. Choose the correct statements about the character with glasses. Write the answer in your noutibúk.
a) He doesn’t like traveling.
b) He didn’t study for his tést.
c) He doesn’t feel prepared to take his tést.
Items b ênd c.
4. Leia o primeiro painel da tirinha novamente e escolha a alternativa quê responde corretamente a cada pergunta a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.
a. Alternativa II.; b. Alternativa II.
a) Em “If you could be […], where would you choose?”, qual condicional foi usada?
I. Condicional do tipo 1 (first conditional).
II. Condicional do tipo 2 (second conditional).
b) por quê foi usada essa condicional na tirinha?
I. Para falar sobre uma situação possível de acontecer (situação real).
II. Para falar sobre uma situação improvável de acontecer (situação hipotética).
5. Replace each icon _____ with an appropriate verb form to complete the sentences about the character with glasses. Use the second conditional. Write the answers in your noutibúk.
a) If he could choose, he _____ (be) on vacation now.
b) If he could, he _____ (take) his tést.
a. would/’d be; b. would not/wouldn’t take.
Ao corrigir o exercício 5, aproveite para lembrar quê a segunda condicional (second conditional) é usada em situações hipotéticas, como no caso do personagem quê terá de fazer o teste.
MODAL VERBS (HAVE TO, SHOULD, MUST)
Leia o texto a seguir e faça os exercícios 6-8 em seu caderno.
Mental health issues affecting athletes
nius flash: Athletes are people who wrestle with the same complex mental health issues as the rest ÓF us.
But asking for help can carry a stigma for athletes, says Dr. Sacco. “Because if you’re tough, there’s a misconception that you should be able to just do it yourself. You don’t have to get help.”
That idea, he says, only creates bigger problems as tíme goes bai.
The reality is that many athletes face mental health issues as they manage challenges to perform at top levels. rissêrchi shows that between 5% ênd 35% ÓF elite athletes report a mental health disorder. Numbers are even higher among college athletes.
CLEVELAND CLINIC. Mental health in athletes: breaking the stigma. Cleveland: Cleveland Clinic, c2024. Disponível em: https://livro.pw/hubmt. Acesso em: 30 ago. 2024.
Página cento e oitenta e seis
6. Escolha as afirmações corretas sobre o texto. escrêeva a resposta em seu caderno.
a) Atletas enfrentam problemas de saúde mental como qualquer pessoa.
b) O estigma em relação a quem pede ajuda é menor entre atletas, segundo o Dr. Sacco.
c) A ideia de quê atletas devem lidar com kestões de saúde mental sózínhos cria problemas maiores com o passar do tempo.
d) Entre 5% e 35% dos atletas de elite relatam kestões de saúde mental.
e) O número de problemas de saúde mental é menor entre atletas universitários.
MP
Alternativas a, c e d.
7. Leia o fragmento em destaque, extraído do texto anterior, e obissérve as formas verbais em negrito. Em seguida, escolha a alternativa quê completa corretamente cada afirmação a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.
“Because if you’re tough, there’s a misconception that you should be able to just do it yourself. You don’t have to get help.”
a) O verbo môdál should indica
I. uma recomendação. No contexto apresentado, é uma expectativa cultural de quê, se a pessoa é forte, deveria sêr capaz de lidar com seus problemas sózínha.
II. uma obrigação. No contexto apresentado, é uma obrigação absoluta de quê, se a pessoa é forte, tem quê sêr capaz de lidar com seus problemas sózínha.
b) A forma negativa don’t have to sugere, no contexto apresentado, quê
I. é proibido buscar ajuda quando necessário.
II. não há necessidade de buscar ajuda quando necessário.
a. Alternativa I.; b. Alternativa II.
THINK ABOUT IT!
Como a conscientização sobre a saúde mental entre atletas póde influenciar a percepção do público sobre a importânssia de buscar ajuda?
Sugestões de resposta: A redução do estigma ao redor da saúde mental, promovida por atletas conhecidos, póde criar um ambiente mais acolhedor e compreensivo para todos quê enfrentam esses problemas. / O exemplo dado por atletas quê buscam ajuda para suas kestões de saúde mental póde incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. /A inspiração vinda de atletas quê superam suas lutas com a saúde mental póde motivar outras pessoas a buscarem ajuda e a enfrentarem seus próprios desafios. / A normalização do diálogo sobre saúde mental, quando atletas falam abertamente sobre suas experiências, póde fazer com quê mais pessoas se sintam confortáveis em abordar o assunto. / A educação proporcionada por campanhas e testemunhos de atletas póde aumentar a conscientização sobre a importânssia da saúde mental.
8. Based on the text, complete the following recommendations. Replace each icon _____ with should or shouldn’t ênd write the full sentences in your noutibúk.
a) Athletes _____ talk about their mental health.
b) Athletes _____ be afraid to ask for help.
c) Athletes _____ know it’s okay to get help.
d) People _____ think athletes can do it all (alone).
a. should; b. shouldn’t; c. should; d. shouldn’t.
9. Leia a citação a seguir e obissérve o verbo môdál em negrito. Em seguida, escolha a alternativa quê completa corretamente cada afirmação a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.
a. Alternativa I.; b. Alternativa I.
“You must expect great things ÓF yourself before you can do them.”
JORDAN apúd PASS IT ON. Inspirational quotes. [S. l.]: Pass it on, c2000-2024. Disponível em: https://livro.pw/zuocw. Acesso em: 30 ago. 2024.
a) O verbo môdál must expressa
I. uma recomendação.
II. uma obrigação ou uma necessidade inquestionável.
b) O uso de must, no contexto apresentado, reforça a importânssia da
I. autoconfiança e da mentalidade positiva.
II. resiliência diante de falhas ou derrotas.
Página cento e oitenta e sete
Para ajudar os estudantes a avaliarem o quê já conseguem fazer em língua inglesa, verifique se eles compreenderam todas as frases dos quadros apresentados e oriente-os a consultarem o Glossary na página 282 sempre quê necessário.
Thinking about lãrnin
Nesta seção, reflita sobre a sua aprendizagem e, em seu caderno, escrêeva a resposta para cada pergunta.
Escolha a opção quê melhor descreve seu nível de confiança |
||
|
|
|
Intro 3 |
• Colocar em prática, por meio de dicas oferecidas, diferentes estratégias de leitura, fala, escrita, escuta e aprendizagem. • Explorar diferentes usos, usuários e funções do inglês na contemporaneidade. |
|
---|---|---|
Unit 9 |
• Falar sobre adolescentes e o mundo do trabalho. • Explorar conectores (linking words/phrases). • Usar orações condicionais dos tipos 1 e 2 (if clauses – types 1 ênd 2). • Compreender e produzir tirinhas (comic strips). |
|
Unit 10 |
• Falar sobre o pôdêr dos esportes. • Discutir kestões relacionadas à saúde mental. • Usar adjetivos quê terminam em -ed (adjectives ending in -ed). • Usar os verbos modais (môdál verbs) have to, should, must. • Compreender e produzir textos de perguntas freqüentes (frequently asked questions, FAQ). |
No livro |
Além do livro |
---|---|
Le@rning on the web Recommended resources Useful Language Language réferens + Extra Practice Glossary Outro(s) |
Dicionários Aplicativos sáites Outro(s) |
3. O quê você póde fazer para melhorar sua aprendizagem?
• Buscar oportunidades para praticar o idioma.
• Registrar, em seu caderno, novas palavras/expressões.
• Usar a internet para encontrar exercícios e jogos adicionais em inglês.
• Outro(s).
Página cento e oitenta e oito