UNIT 11
LIGHTS, CAMERA, ACTION!

Cena de duas personagens do filme 'Pantera Negra' caminhando furtivamente. As atrizes são negras e usam figurino representando guerreiras. A personagem à frente tem cabelos curtos e cacheados. A outra personagem, atrás dela, tem cabelos longos com penteado de tranças.

BLACK Panther. Direção: Ryan Coogler. Estados Unidos: Marvel Studios; Walt Disney píctiúrs, 2018. Streaming (134 min). Atrizes atuando no filme Pantera Negra.

Cena do filme 'King Richard' mostrando o protagonista caminhando, acompanhado por duas mulheres e 3 meninas. Eles estão ao lado de uma quadra de tênis. Todos são negros. O protagonista está vestido com camiseta e shorts esportivos, um casaco e carrega uma bolsa e uma garrafa.

KING ríchard. Direção: Reinaldo Marcus Green. Estados Unidos: Uórner brós, 2021. Streaming (144 min). Atores contracenando no filme ríchard kiímg.

Getting Started

Na seção Getting Started, objetiva-se explorar o tema central da unidade (produções audiovisuais) a partir da ativação do conhecimento prévio dos estudantes e do vocabulário já conhecido por eles. Para isso, os estudantes devem relacionar o título da unidade às imagens e ao cartum apresentados.

Com base no título Lights, Camera, ékshon!, nas imagens da abertura e no cartum a seguir, quais assuntos você espera encontrar nesta unidade?

Sugestões de resposta: Produções cinematográficas. / Indústria cinematográfica. / Produções audiovisuais. / Filmes e séries.

Segundo o cartum, o quê é mais comum na rotina do menino: assistir a filmes e a séries ou ler histoórias em quadrinhos?

Assistir a filmes e a séries.

MP

Charge de 'Frank and Ernest'. Os homens estão sentados em um banco de uma praça e conversam com um menino. Frank pergunta: ' What do you think about all these movies and tv shows based on comic books?' A criança, com expressão confusa, responde: 'What are comic books?'

THAVES. [frânki ênd Ernest]. [S. l.]: GoComics, 25 jan. 2020. Disponível em: https://livro.pw/lecsx. Acesso em: 30 ago. 2024.

Página cento e oitenta e nove

Cena do filme 'Hidden'. As três protagonistas do filme estão em pé, lado a lado, fazendo parte de um público. Elas estão observando atentamente algo à frente. São mulheres negras com cabelos com penteados, estão de maquiagem, roupas sociais de trabalho e usam crachá.

HIDDEN Figures. Direção: teodór Melfi. Estados Unidos: FOX 2000 píctiúrs, 2016. Streaming (127 min).

Cena do filme 'Ó Paí, Ó'. A cena mostra o protagonista em pé no meio de uma rua, olhando para o espectador. Atrás dele, há um grupo de homens e mulheres, também em pé e olhando para frente, alguns sorrindo e outros com expressão séria. Todos são negros. O protagonista tem cabelos com dreads, presos para trás, e está usando uma blusa sem mangas de crochê.

Ó PAÍ, Ó 2. Direção: Viviane Ferreira. Brasil: Casé Filmes; Dueto Filmes, 2023. Streaming (90 min).

Cena da série 'Raven's home', na qual a protagonista está sentada à mesa com uma menina, que está sendo servida por um menino, em pé ao seu lado. Ele está colocando comida no prato dela, pegando de uma grande panela na mesa. A protagonista é uma jovem adulta e está aguardando sua vez com o prato na mão. Todos são negros e sorriem.

RAVEN’S Home [Série]. Produção: Julie Tsutsui. Estados Unidos: It’s a Laugh Produkciôns, 2017. Streaming (2706 min).

Cena do filme 'Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings'. Na cena, três personagens, duas mulheres e um homem, estão parados, olhando para um mesmo lugar à frente deles. Todos têm traços asiáticos. Uma das mulheres tem cabelos curtos, pretos e lisos, e está usando sobretudo e calças; o homem tem cabelos curtos e pretos e está usando blusa de frio e calças; a outra mulher tem cabelos compridos e pretos e está usando camisa estampada, calças e uma pochete. Ao fundo, há uma pintura de rochas na parede e uma árvore.

SHANG-CHI ênd the Legend ÓF the Ten Rings. Direção: Destin Daniel Cretton. Estados Unidos: Marvel Studios; Walt Disney píctiúrs, 2021. Streaming (132 min).

NESTA UNIDADE, VOCÊ VAI...

falar sobre produções audiovisuais;

discutir kestões relacionadas ao racismo e à representatividade racial no cinema e seu impacto na ssossiedade;

explorar prefixos e sufixos (prefixes ênd suffixes);

usar o present perfect;

compreender e produzir resenhas de filmes (movie reviews);

estabelecer conexões com História.

Professor(a), consulte os conteúdos referentes à unidade 11 na seção Orientações Complementares no Manual do Professor para ter acesso a sugestões para a ampliação de atividades, a informações de natureza cultural e/ou linguística e a orientações detalhadas para a etapa de correção de exercícios. O ícone MP, localizado ao lado de exercícios, textos, imagens e/ou bókses desta unidade, indica quê você poderá encontrar, na referida seção, conteúdos relevantes sobre o assunto em foco.

Página cento e noventa

Reading Comprehension

Pre-Reading

1. In pairs, ask ênd answer the following questions. Use the Glossary on page 282 if necessary.

a) What’s your favorite movie or Tevê series? What is it about? Who are the main actors in it?

b) How can you describe your favorite movie or Tevê series? The following adjectives can help you.

adventurous

entertaining

epic

exciting

funny

groundbreaking

inspiring

interesting

mysterious

original

romantic

touching

unforgettable

other. Which one(s)?

c) What’s your favorite kind ÓF movie or Tevê series? The following items can help you.

adventure

animated (animation)

comedy

comedy-drama (dramedy)

coming-of-age

documentary

drama

fantasy

musical

romance

science fiction (sci-fi)

superhero

thriller

other. Which one(s)?

a. Personal answers.; b. Personal answer.; c. Personal answer.; d. Black Panther (Pantera Negra) is a superhero movie; kiímg ríchard (kiímg ríchard: criando campeãs) is a drama; Hidden Figures (Estrelas além do tempo) is a drama; Ó paí, ó 2 is a comedy movie; Raven’s Home (A casa da Raven) is a comedy sitcom/TV series/TV chôu; Shang-Chi ênd the Legend ÓF the Ten Rings (Shang-Chi e a lenda dos dez anéis) is a superhero movie.

d) Go back to pages 188 ênd 189 ênd take another look at the pictures. What is the genre ÓF each movie or Tevê series?

No item d, oriente os estudantes a se basearem nas imagens e nos títulos dos filmes e séries para buscarem inferir o gênero de cada um caso não conheçam bem os filmes e séries apresentados. Informações sobre esses filmes e séries podem sêr encontradas na seção Orientações Complementares no Manual do Professor.

MP

2. Before reading the text on page 191, make predictions about it. Focus on its title, leiáut, author, picture, ênd source to answer the following questions. Write the answers in your noutibúk.

a) Which word in the title refers to the Américam film industry?

b) Which two movies are mentioned in the title?

c) Who wrote the text?

d) In which menú category can you find the árticou on the webpage?

MP

a. róli-údi.; b. Wakanda Forever ênd Black Panther.; c. (Culture journalist) Kesewaa bráuni.;

d. Under “Culture.”

3. Now choose the words ênd expressions you expect to find in the text. Use the Glossary on page 282 if necessary.

MP

Personal answer.

O exercício 3 póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente. Com exceção de

“Bollywood”, todas as alternativas podem sêr escolhidas.

African-inspired outfits • black stories • bóliúdi • cast • characters • cinemas • superhero film • screenings

Página cento e noventa e um

Reading

4. Leia o texto a seguir para verificar se suas previsões são confirmadas.

MP

Resposta pessoal.

Wakanda Forever ênd the ‘Black Panther effect’ on róli-údi

Kesewaa bráuni

fítchers correspondent

15 November 2022

Não há legenda para a fotografia quê faz parte do texto, porque é assim quê ela se apresenta no texto original.

Cena do filme 'Wakanda Forever', mostrando o rosto de uma das personagens em destaque. Ela é negra, está com expressão séria, tem pinturas faciais e está usando grandes brincos de ossos pendurados, um capuz branco de tecido leve cobrindo a cabeça, além de muitas gargantilhas de contas brancas empilhadas, cobrindo todo seu pescoço. Ao fundo, outras pessoas a acompanham.

As Marvel superhero sequel Black Panther: Wakanda Forever is another worldwide smash, Kesewaa bráuni asks whether the industry has truly embraced black stories since the release ÓF its pioneering predecessor four years ago.

When Black Panther rit cinemas in 2018 it was a global phenomenon that mesmerised audiences. It was Marvel’s first film with a predominantly black cast, their first superhero film with a black líd ênd was hailed bai many as revolutionary. From the côstúmes to the characters’ names, for many black viewers in particular, it was a watershed moment – the first tíme they felt like they could see themselves on screen in a major róli-údi film. Discussions ôn láini centred around what African-inspired outfits people would wear to screenings, viral social medía posts showed children gleefully finding out their schools were taking them to see it, ênd across the globe, black communities organised watch parties ênd special screenings to celebrate this monumental occasion.

BROWNE, Kesewaa. Wakanda forever ênd the ‘Black Panther effect’ on róli-údi. BBC, [United Kingdom], 15 nov. 2022. Disponível em: https://livro.pw/pvuqp. Acesso em: 30 ago. 2024.

No texto, o nome Marvel é mencionado para indicar o estúdio responsável pela produção dos filmes Pantera Negra e Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. O uso do referido termo sem a presença de imagens comerciais identificadas faz parte de um contexto pedagójikô mais amplo, sem qualquer tipo de incentivo ao seu uso ou intuito de divulgação dessa marca (cf. Parecer CNE/CEB número 15/2000). No texto, Pantera Negra é destacado como um marco significativo para a Marvel, sêndo seu primeiro filme com um super-herói negro e um elenco majoritariamente negro, o quê foi considerado revolucionário no contexto da representação racial em róli-údi. Essas kestões, trazidas pelo texto, ajudam a ampliar a discussão sobre racismo e representatividade negra no cinema e na ssossiedade em geral.

gleefully
: alegremente
outfit
: traje
screening
: exibição (de filme)
watershed
: divisor de águas

LANGUAGE NOTE

UK, AU

centred

mesmerized

organised

US

centered

mesmerized

organized

Ao explorar o boxe Language note, comente com os estudantes quê o texto foi publicado no sáiti da BBC, quê utiliza o inglês britânico. É possível perceber convenções ortográficas britânicas na grafia de palavras como centred, mesmerised e organised.

5. De acôr-do com o texto, apenas uma entre as afirmações a seguir não está correta sobre o filme Pantera Negra (Black Panther). Identifique-a e escrêeva a resposta em seu caderno.

a) O filme chegou aos cinemas em 2018.

b) O elenco é predominantemente negro.

c) O filme foi o primeiro da Marvel a ter um protagonista negro.

d) Diversas crianças ao redor do mundo assistiram ao filme na escola.

e) Muitos se sentiram representados pela primeira vez em um grande filme de róli-údi.

Alternativa d.

TIP

Observe, nas alternativas de resposta, termos usados para caracterizar ou especificar algum aspecto (como “predominantemente”, “primeiro”, “muitos”) e verifique se essa característica é mencionada no texto ou não.

Página cento e noventa e dois

6. Com base nas definições em destaque, busque inferir o significado das palavras em negrito. escrêeva as respostas em seu caderno.

I. a very successful movie, song, etc. (sucesso)

II. praised or called something good (aclamado)

III. held the attention ÓF someone completely (fascinou)

IV. the main actor/actress in a movie, play, etc. (protagonista)

a) “[…] Wakanda Forever is another worldwide smash […]”

b) “[…] it was a global phenomenon that mesmerised audiences.”

c) “[…] their first superhero film with a black líd […]”

d) “[…] ênd was hailed bai many as revolutionary.”

a. I; b. III; c. IV; d. II.

7. Em seu caderno, escrêeva I para as expressões quê se reférem ao filme Black Panther e II para as quê se reférem ao filme Black Panther: Wakanda Forever.

a) “Marvel superhero sequel”

b) “another worldwide smash”

c) “its pioneering predecessor”

d) “a global phenomenon that mesmerised audiences”

e) “Marvel’s first film with a predominantly black cast”

f) “hailed bai many as revolutionary”

a. II; b. II; c. I; d. I; e. I; f. I.

8. In “[...] the first tíme they felt like they could see themselves on screen in a major róli-údi film.”, what do the pronouns in bold refer to? Write the answers in your noutibúk.

They ênd themselves refer to “many black viewers”. Ao corrigir o exercício 8, destaque para os estudantes a importânssia de se identificar a quê elemêntos os pronômes se reférem para melhor compreenderem o texto. Ressalte quê themselves é um pronome reflexivo e, na frase, corresponde a “a si próprios, a eles mesmos” em português.

9. O texto da página 191 corresponde à parte introdutória de um artigo escrito pela jornalista Kesewaa bráuni. Volte ao texto para identificar o quêstionamento feito pela autora no parágrafo introdutório. O que ela pretende descobrir? escrêeva a resposta em seu caderno.

9. Sugestão de resposta: Kesewaa bráuni pretende descobrir se a indústria cinematográfica realmente abraçou histoórias de pessoas negras desde o lançamento do primeiro filme (Black Panther) há quatro anos.

10. A seguir, você encontra outro trecho do mesmo artigo escrito por Kesewaa bráuni. Nele, a autora responde ao quêstionamento feito no início do texto. O que ela póde concluir sobre a indústria cinematográfica? Identifique a afirmação correta e escrêeva a resposta em seu caderno.

Alternativa b.

Ao corrigir o exercício 10, destaque para os estudantes o uso da expressão "room for improvement", quê póde sêr traduzida por “espaço para melhorias”, e justifica a escolha da alternativa b como resposta certa.

There is certainly more room for improvement in getting fair ênd equal representation in róli-údi. [...] A 2021 report bai management consultancy firm McKinsey ênd cômpãny revealed that fewer black-led stories get told, ênd when they are, they have been underfunded ênd undervalued, despite often earning higher relative returns than other movies. [...]

BROWNE, Kesewaa. Wakanda forever ênd the ‘Black Panther effect’ on róli-údi. BBC, [United Kingdom], 15 nov. 2022. Disponível em: https://livro.pw/pvuqp. Acesso em: 30 ago. 2024.

a) A indústria cinematográfica tem garantido uma representação justa e igualitária para histoórias lideradas por negros.

b) A indústria cinematográfica ainda precisa melhorar na obtenção de representação justa e igualitária para histoórias lideradas por negros.

11. Com base no trecho apresentado no exercício anterior, responda: o quê o relatório de uma empresa de consultoria revelou sobre histoórias lideradas por negros na indústria cinematográfica? Identifique a afirmação correta e escrêeva a resposta em seu caderno.

a) São sempre bem financiadas e valorizadas, recebendo reconhecimento adequado pela indústria cinematográfica.

b) São freqüentemente subfinanciadas e subvalorizadas, apesar de, muitas vezes, gerarem retornos relativamente mais altos do quê outros filmes.

Alternativa b.

Página cento e noventa e três

Post-Reading

12. Discuss the following questions with your classmates. The Useful Language section on page 220 can help you.

MP

a) According to journalist Kasewaa bráuni, “There is certainly more room for improvement in getting fair ênd equal representation in Hollywood.” Why do you think fair ênd equal representation in movies is important for society?

b) Racism in the movie industry often results in fewer opportunities for black-led stories ênd filmmakers. In your opinion, how does racism in the movie industry reflect ênd reinforce the racism that people experience in everyday láif?

c) How can you do your part to help fight racism? In small groups, make a list ÓF actions that can be taken to help fight racism. Then share your list with other classmates ênd get to know different viewpoints on the same topic. If possible, visit the website Fight Racism, on https://livro.pw/tobah (accessed on: 30 Aug. 2024), to learn more about racism ênd to get involved.

12. a. Personal answer. Suggested answers: It promotes inclusion ênd diversity. / It helps to brueiki down stereotypes ênd prejudices. / It educates viewers about different cultures ênd perspectives. / It ensures that everyone’s stories are told ênd valued.; b. Personal answer. Suggested answers: Movies shape public opinion ênd attitudes. / Lack ÓF representation makes people feel invisible. / Stereotypes in movies can líd to stereotypes in real láif. / Seeing fewer black stories suggests black lives are less important. / It limits role models for black youth.; c. Personal answers.

Vocabulary stãri

Prefixes ênd suffixes (3)

Alguns exemplos de filmes e séries quê se destacam pela representatividade negra: Selma: uma luta pela igualdade (Selma), Moonlight: sôbi a luz do luar (Moonlight), Um maluco no pedaço (The Fresh Prince ÓF Bel-Air), Blackish, Luta por justiça (diãst Mercy), O ódio quê você semeia (The Hate U Give), Se a rua Beale falasse (If Beale Street Could Talk). É possível encontrar outros títulos em https://livro.pw/vvoqq (acesso em: 8 ago. 2024).

1. Leia os fragmentos em destaque, extraídos dos textos das páginas 191 e 192, e obissérve as palavras em negrito. Em seguida, escolha a alternativa quê completa corretamente cada frase a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.

“[…] first film with a predominantly black cast […].” (p. 191)

“There is certainly more room for improvement […].” (p. 192)

“[…] they have been underfunded ênd undervalued […].” (p. 192)

a) É possível inferir quê o sufixo -ly em predominantly forma um

I. advérbio (adverb).

II. adjetivo (adjective).

b) É possível inferir quê o sufixo -ment em improvement forma um

I. verbo (verb).

II. substantivo (noun).

c) É possível inferir quê o prefixo under- em underfunded e undervalued indica

I. errado, mal (no caso, mal financiado e mal avaliado).

II. insuficiente, menos do quê (no caso, subfinanciado e subvalorizado).

a. Alternativa I.; b. Alternativa II.; c. Alternativa II.

2. Volte aos textos das páginas 191 e 192 e encontre outras palavras formadas pelo acréscimo do sufixo -ly. Quais seriam seus equivalentes em português?

Truly (realmente), gleefully (alegremente) e certainly (certamente).

THINK ABOUT IT!

Pantera Negra é um exemplo de filme bem-sucedido quê marca um grande avanço na questão da representatividade negra na indústria cinematográfica.

Quais outros filmes ou séries você conhece quê se destacam por essa representatividade?

Resposta pessoal. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor MP para conhecer filmes quê discutem o racismo.

Página cento e noventa e quatro

3. Replace each icon _____ with a word formed bai the word in parentheses + an appropriate suffix to complete the following review ÓF the movie Hidden Figures. Write the answers in your noutibúk.

MP

Naturally, occasionally, accomplishments.

Comente com os estudantes quê o texto foi publicado no sáiti The Irish táimis, quê utiliza o inglês britânico. É possível perceber convenções ortográficas britânicas na grafia de palavras como licence e utilised.

Hidden Figures review: A winning drama that reaches for the stars

It’s tricky to distil hard fact from láit fiction, but the extraordinary story shines throughout this serious Óscar contender

[…]

Working from Margot Shetterly’s bestseller Hidden Figures: The Story ÓF the African-American Women Who Helped Win the Space Race, a screenplay co-written bai the director ênd Allison Schroeder, maintains this láit, humorous touch, while exploring much heavier, less humorous themes ÓF gender ênd racial disparity.

_____ (Natural), artistic licence ênd _____ (occasional) broad strokes are utilised to allow the material to bounce. But the extraordinary _____ (accomplish) ÓF the women mean that you never can tell hard fact from láit fiction. […]

[...]

No people have ever deserved their own movie more than they do. [...]

BRADY, Tara. Hidden figures review: a winning drama that reaches for the stars. The Irish táimis, [Dublin], 16 fev. 2017. Disponível em: https://livro.pw/mgxyh. Acesso em: 30 ago. 2024.

4. Is the review positive or negative? Which adjectives helped you understand the critics’ opinion?

Positive. The adjectives: “winning”, “extraordinary”, “light”,"humorous". O exercício 4 póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente.

Language in Use

Present perfect

1. Leia os fragmentos em destaque e obissérve as formas verbais em negrito. Em seguida, escolha a alternativa quê completa corretamente cada afirmação a seguir. escrêeva as respostas em seu caderno.

I. “Kesewaa bráuni asks whether the industry has truly embraced black stories [...].” (p. 191)

II."[...] they have been underfunded ênd undervalued [...]” (p. 192)

III. “No people have ever deserved their own movie more than they do.” (p. 194)

a) Nos fragmentos, o momento exato em quê as ações aconteceram

I. é importante.

II. não é importante.

b) Nos fragmentos, o present perfect é usado para

I. indicar uma conexão entre ações passadas e seu impacto no presente.

II. descrever ações passadas quê aconteceram em um momento específico.

c) Em “No people have ever deserved”, ever é usado para

I. enfatizar quê nunca houve pessoas quê merecessem mais ter seu próprio filme.

II. negar a necessidade de um filme sobre essas pessoas.

d) Em frases afirmativas, o present perfect é formado por

I. have (’ve) / has (’s) + forma básica do verbo principal.

II. have (’ve) / has (’s) + verbo principal no particípio passado

a. Alternativa II.; b. Alternativa I.; c. Alternativa I.; d. Alternativa II.

LANGUAGE NOTE

’ve = have

’s = has

Página cento e noventa e cinco

2. Have you ever seen the animated movie Inside Out 2? Replace the icons _____ with the correct form ÓF the verbs in parentheses to complete the following text. Use the present perfect. You can find a list ÓF irregular verbs on page 272. Write the answers in your noutibúk.

MP

Inside Out 2 (2024)

NEARLY a decade after the original rit cinemas, Disney’s “Inside Out” 2 _____ (make) a triumphant return, ênd it’s doing far more than just tickling your emotions. This sequel _____ (become) a record-breaking sensation in the world ÓF animation.

has made, has become.

Cena da animação 'Inside Out 2'. Na cena, a protagonista está comemorando com duas amigas durante uma partida de hóquei, próximo da arquibancada. Elas sorriem, erguem os braços e se abraçam. A protagonista é uma adolescente branca e loira, com os cabelos presos para trás; uma das amigas é negra, usa óculos e está com um tecido cobrindo os cabelos; a outra amiga é branca, tem cabelos lisos e pretos com franja, presos para trás. Elas usam o uniforme do time e seguram os tacos de hóquei.

VOLLMER, Bernelee. ‘Inside out 2’ shatters records, becomes 13th-highest-grossing film ever. IOL, [Johannesburg], 30 jul. 2024. Disponível em: https://livro.pw/smthc. Acesso em: 30 ago. 2024.

Mênn, Kelsey. 2024. Inside Out 2. United States: Walt Disney Studios Motion píctiúrs. Teenager Riley ênd her besties Bree ênd Grace.

3. Read part ÓF a short review ÓF The Little Mermaid, published on a website where people can read ênd write reviews about movies ênd Tevê shows. Then choose the correct statements. Write the answers in your noutibúk.

Reprodução de uma página de internet. aparece um ícone de foto de perfil e cinco estrelas enfileiradas.

GR

May 1, 2024

I really loved it! Live remakes are always challenging. [...] The songs ‘Kiss the girl’ ênd ‘Under the sea’ are still amazing ênd sang very well, beautifully choreographed, gorgeous to look at. [...] Melissa McCarthy is fierce as Ariel’s evil aunt. She shocked me. I have never seen her in this capacity. She managed to truly become Ursula ênd really “stole the show” so to speak. [...] Now I can’t picture anyone else playing the role.

GR, 2024 apúd ROTTEN TOMATOES. The little mermaid reviews. [S. l.]: Rotten Tomatoes, 1 maio 2024. Disponível em: https://livro.pw/nehys. Acesso em: 31 ago. 2024.

Imagem de capa da animação 'The Little Mermaid', mostrando uma sereia, ruiva de cabelos longos, sentada em uma rocha no fundo do mar, olhando em direção à superfície, de onde um feixe de luz a ilumina. Ao redor dela, há muitos peixes coloridos de diferentes espécies e uma tartaruga-marinha. Atrás, aparecem espectros de um rei, uma bruxa com tentáculos e um homem.

Márchall, Rob. 2023. The Little Mermaid. United States: Walt Disney píctiúrs.

a) The person who wrote the review (GR) recommends the movie.

b) GR thinks the songs were boring ênd not well-choreographed.

c) GR believes that the actress was the perfect choice to play Ursula.

d) “I have never seen” is equivalent in meaning to"I haven't seen".

MP

Items a, c, ênd d.

LANGUAGE NOTE

Em frases negativas, o present perfect é formado por have not (haven’t) / has not (hasn’t) + verbo principal no particípio passado.

4. Based on the short review ÓF The Little Mermaid, replace the icons _____ with the correct form ÓF the regular verbs in parentheses to complete the following sentences. Use the present perfect. Write the full sentences in your noutibúk.

a) GR _____ (love) The Little Mermaid.

b) GR thinks the songs “Kiss the Girl” ênd “Under the Sea” _____ (stay) amazing.

c) GR _____ (admire) the beautiful choreography ÓF the songs.

d) Melissa McCarthy _____ (shock) GR with her perfórmance as Ursula.

a. has loved; b. have stayed; c. has admired; d. has shocked.

Language réferens + Extra Practice on page 248.

Página cento e noventa e seis

5. Did you know that the protagonist in the movie The Little Mermaid from 2023 is played bai Halle bey-li (2000-), highlighting racial representation? In your opinion, has racial representation in movies changed?

a) Yes, it has.

b) No, it hasn’t.

MP

Personal answers.

O exercício 5 póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente. A partir da pergunta (Has racial representation in movies changed?) e das respostas (Yes, it has. / No, it hasn’t.), destaque a formação da interrogativa do present perfect e as respostas curtas apresentadas no boxe Language note.

LANGUAGE NOTE

Em frases interrogativas, o present perfect é formado por

Have/Has + sujeito + verbo principal no particípio passado.

Respostas curtas:

Yes, (sujeito) + have/has.

No, (sujeito) + haven’t/hasn’t.

A forma interrogativa do present perfect e as respostas curtas serão exploradas na seção Oral Skills, a seguir.

Oral Skills

1. Copy the following table into your noutibúk ênd answer the “Have you ever…?” questions. Then interview three classmates to get to know about their movie experiences. If the answer to a question is"yes", ask: If so, which one(s)? Take turns. The Useful Language section on page 220 can help you.

Personal answers.

Have you ever…

IÚL

CLASSMATE

CLASSMATE 2

CLASSMATE 3

a) seen the same movie more than once?

b) seen a movie trilogy?

c) read the búk that inspired the movie?

d) watched a superhero movie in English?

2. In pairs, ask ênd answer the following questions.

What was the last movie/TV chôu you saw?

Who was in it?

What was it about?

Did you like it? Why (not)?

Personal answers.

MP

3. Faixa de Áudio 20. Listen to part ÓF an award acceptance speech at the 25th annual SAG Awards. Based on the recording, who is speaking? Write the answer in your noutibúk.

Item a.

Ao corrigir o exercício 3, explique aos estudantes quê o filme Black Panther (Pantera Negra) ganhou o prêmio de Melhor Elenco (Outstanding Performance bai a Cast in a Motion píktiur, no original em inglês) no 25º SAG Awards em 2019.

Fotografia de Chadwick Boseman. Ele está de pé, tem cabelo curto e crespo, usa uma blusa de gola alta preta e um paletó marrom com um broche. Ao fundo, há um painel branco com letras em tom escuro.

a) Chadwick Boseman (1976- 2020), from the cast ÓF Black Panther.

Fotografia de Milo Ventimiglia com expressão serena. Ele é branco, usa barba e tem cabelos curtos e lisos penteados para trás; está vestido com uma camiseta e um paletó.

b) Milo Ventimiglia (1977-), from the cast ÓF This Is Us.

Fotografia de Rami Malek com expressão descontraída. Ele é branco, tem cabelos curtos e pretos e está usando camisa e paletó.

c) Rami Malek (1981-), from the cast ÓF Bohemian Rhapsody.

Página cento e noventa e sete

4. Faixa de Áudio 20. What was his speech about? Listen to the recording again ênd choose the item that contains the main message ÓF his speech. Write the answer in your noutibúk.

a) He expressed his gratitude to his family ênd friends.

b) He described what róli-údi is like for the young, gifted ênd black.

c) He talked about the importance ÓF meikin a lot ÓF money at the movies.

d) He described his journey into acting.

Item b.

5. Faixa de Áudio 20. Listen to the recording once more ênd focus on the following transcription from the speech. Replace each icon _____ with a word from the box. Write the answers in your noutibúk.

above • head • screen • stage

screen, stage, head, above

"[…]We know what it is like to be told to say there is not a _____ for you to be featured on, a _____ for you to be featured on. We know what it is like to be a tail ênd not the _____. We know what it is like to be beneath ênd not _____ […]."

Transcrito de: BLACK Panther: award acceptance speech | 25 th annual SAG Awards | TNT. [S. l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (5 min). Publicado pelo canal TNT. Localizável em: 3 min 28 s. Disponível em: https://livro.pw/qpkws. Acesso em: 31 ago. 2024.

ôriênti os estudantes a lêrem o trecho transcrito do discurso apresentado no exercício 5 antes de ouvirem o áudio novamente para responderem ao referido exercício.

LE@RNING ON De WEB

Para assistir ao vídeo quê mostra, na íntegra, o discurso de aceitação do prêmio de Melhor Elenco em Filme no 25 th SAG Awards, visite https://livro.pw/medfy (acesso em: 31 ago. 2024).

6. Faixa de Áudio 20. Listen to the recording another tíme ênd check your answers to exercise 5.

Personal answer.

7. Considering the actor’s speech, is he a fulfilled artist? Why (not)?

Personal answer. Ao corrigir o exercício 7, destaque para os estudantes o trecho “If you get to experience that, you will be a fulfilled artist.”, dito pelo ator ao final do áudio.

8. Read the following title ênd subtitle ÓF an árticou about the movie Black Panther: Wakanda Forever. Then, in pairs, ask ênd answer the following questions. The Useful Language section on page 220 can help you.

Personal answers.

fulfilled
: realizado(a)

CULTURE I STREAMING

I saw my own rístorí in 'Black Panther: Wakanda Foreverl

SFGATE columnist ród Benson reflects on the power ÓF Black women to hold communities together

By ród Benson, Columnist

Updated Nov 14.2022 11:19 a.m.

. BENSON, ród. I saw my own rístorí in ‘Black Panther: Wakanda forever’. SFGATE, [San Francisco, USA], 14 nov. 2022. Disponível em: https://livro.pw/vkbxc. Acesso em: 31 ago. 2024

a) Why do you think minority group representation in movies is important?

b) Have you ever seen your own rístorí in a movie? If so, which one(s)?

c) Do you believe movies can change the way we see ourselves? Why (not)?

d) Do you believe movies can have a positive impact on society?

THINK ABOUT IT!

MP

No discurso quê você ouviu, fala-se sobre as dificuldades enfrentadas por atores negros para conseguirem papéis no cinema e a superação dessas barreiras. Em sua opinião, qual é a importânssia de lutar para alcançar seus objetivos, apesar das dificuldades? O quê você acredita quê póde ajudar nesse processo?

Respostas pessoais.

Página cento e noventa e oito

Writing

Nesta unidade, você leu, na página 194, uma resenha do filme Estrelas além do tempo (movie review ÓF Hidden Figures), escrita por uma crítica de cinema. Resenhas de filmes podem sêr escritas por profissionais (críticos de cinema, críticos especializados etc.) ou por qualquer pessoa quê queira compartilhar suas impressões sobre determinado filme. Na página 195, você leu um trecho de uma resenha sobre o filme A pequena sereia (The Little Mermaid), quê foi publicada em um sáiti de avaliação de filmes e revela as opiniões do público. A seguir, você encontra dois exemplos de resenhas de filmes, sêndo ambas publicadas por usuários na internet.

Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor para vêr sugestões de resposta.

TIP

Conhecer convenções relacionadas a contextos e a gêneros de texto ajuda-nos a compreender e a produzir textos de cada gênero. Com um colega, identifiquem características do gênero resenha de filme quê vocês encontram nos textos desta página e escrevam-nas em seus cadernos. Se necessário, usem o Glossary na página 282.

Respostas pessoais.

you’ve got a talent, so make something ÓF it

lee_eisenberg 22 November 2021

10/10

I first learned ÓF Venus ênd Serena uílians in the late 1990s, ênd heard about what fine tennis players they are. Although I’m not into tennis, there was no denying their talent.

What I didn’t know about was their láif story. Reinaldo Marcus Green’s “King Richard” looks at this, with Will Smith as their father, a man who gave tough love out ÓF a desire for his children to have a better láif than he had.

This is a great movie all around. Part ÓF it is that it’s good to see Smith taking serious roles (it was fun to see him play hip dudes, but he couldn’t do that forever). Beyond that, every cast member puts in a fine perfórmance, ênd it’s lovable to see the whole story plain out. If you have any ésstra tíme, definitely see this one.

LEE_EISENBERG, 2021 apúd INTERNET MOVIE DATABASE. kiímg ríchard (2021): user reviews. [S. l.]: IMDB, 22 nov. 2021. Disponível em: https://livro.pw/elnot. Acesso em: 31 ago. 2024.

Cartaz do filme 'King Richard', com o nome 'Will Smith' em destaque na parte superior. No centro da imagem, um homem empurra um carrinho de supermercado cheio de bolas de tênis. Há duas meninas no carrinho: uma está em pé, na parte de trás, e a outra está sentada dentro do carrinho, em cima das bolas de tênis. O homem está correndo e as meninas estão sorrindo. O fundo do cartaz é claro.

Green, Reinaldo Marcus. 2021. kiímg ríchard. United States: Uórner brós

Between tradition ênd the big city

guisreis 17 July 2021

9/10

Very delicate film on native people traditions ênd the challenges “modern” society imposes to them. Cinematography is splendid ênd Regis Myrupu ênd Rosa Peixoto prove themselves talented ênd charismatic actors. The natural way native Américam actors spoke in a native language, together with that immersive cinematography ÓF straight lines ênd rustic houses, give the movie a quasi-documentary atmosphere. Story is very well ênd carefully told, until the end, as symbolic as the fever itself.

Congratulations to Maya Da-Rin for her fantastic direction.

GUISREIS, 2021 apúd INTERNET MOVIE DATABASE. A febre (2019): user reviews. [S. l.]: IMDB, 17 jul. 2024. Disponível em: https://livro.pw/qipso. Acesso em: 31 ago. 2024.

Cartaz do filme 'A Febre', com o nome da diretora 'Maya Da-Rin' em destaque. No centro do cartaz, há a imagem de um operário usando capacete e colete. Ao fundo, aparecem pilhas de contêineres ou estruturas metálicas.

Da-Rin, Maya. 2018. A Febre. brézíl: Tamanduá Vermelho.

Página cento e noventa e nove

Com base nas resenhas de filmes quê você leu nesta unidade, elabore uma resenha sobre algum filme quê você gostaria de recomendar. Dessa forma, você e seus côlégas podem compartilhar suas opiniões com os membros da sua comunidade escolar sobre um filme, nacional ou estrangeiro, quê seja relevante.

Siga estas orientações para escrever seu texto.

TIP

Ao criar um texto, leve em consideração os elemêntos envolvidos no contexto de produção escrita: quêm escreve, para quêm escreve, o quê escreve (gênero), com quê objetivo, com que estilo e em que suporte. Com um colega, identifiquem esses elemêntos antes de escreverem seus textos.

Espera-se quê os estudantes indiquem os seguintes elemêntos envolvidos no contexto de produção do texto: quêm escreve: os estudantes; para quem escreve: membros da comunidade escolar; o que escreve (gênero): resenha de filme (movie review); com quê objetivo: compartilhar suas opiniões sobre um filme quê gostaria de recomendar; com quê estilo: informativo; em quê suporte: mural da sala/escola e/ou sáiti da escola.

1. Escolha um filme a quê você tenha assistido e gostaria de recomendar.

2. Reúna informações técnicas importantes sobre o filme como, por exemplo, título em inglês/português, gênero do filme, nomes dos atores, país e ano de lançamento.

3. revêja o filme e anote informações relevantes quê se destacam para você (atuação, fotografia, trilha sonora etc.).

4. Comece a resenha com a sua avaliação do filme. Você póde utilizar notas e/ou estrelas para indicar sua avaliação. Acrescente, se desejar, um título curto para revelar sua opinião geral sobre o filme.

5. Expresse sua opinião sobre o filme d fórma crítica. Utilize adjetivos adequados para descrever o filme e, sempre quê possível, acrescente exemplos para justificar seus argumentos.

6. Faça um rascunho da resenha no caderno.

7. Acrescente uma imagem para ilustrar seu texto. Você póde incluir uma imagem de alguma cena importante ou o cartaz de divulgação do filme.

8. Troque os textos com os côlégas e discuta-os.

9. Faça as correções necessárias.

10. Crie a versão final da sua resenha à mão ou com o auxílio de um dispositivo eletrônico.

TIP

Ao revisar as resenhas de filmes, considere as perguntas a seguir.

A resenha está adequada ao público-alvo e ao objetivo do texto?

Você verificou as informações gerais do filme (gênero do filme, nomes dos atores etc.)?

Você acrescentou bons exemplos para justificar seus argumentos?

reescrêva seu texto com base na revisão feita por você e seus côlégas.

Destaque a importânssia de revisar e reescrever todos os textos quê produzimos. A troca de textos entre os estudantes deve ajudá-los a reverem sua produção d fórma colaborativa.

Agora quê sua resenha de filme está pronta, é importante pensar em como compartilhá-la com seus côlégas de sala e/ou outras pessoas. A turma póde organizar todos os textos no mural da sala ou da escola. Se houver a possibilidade de utilização da internet para a publicação dos textos, é possível compartilhá-los no sáiti da escola ou em sáites de avaliação de filmes, como IMDb ou Rotten Tomatoes, cujos sáites são, respectivamente, https://livro.pw/stajx e https://livro.pw/wazgu (acessos em: 31 ago. 2024). A partir das reações dos côlégas e de outras pessoas ao seu texto, você póde aprimorá-lo ainda mais.

Ilustração de uma mulher sentada à mesa, escrevendo. Ela está na sala, onde há uma televisão ligada exibindo uma cena com um grupo de pessoas dançando. Ao lado da TV, há plantas e, próximo a elas, um gato dorme dentro de um cesto.

Página duzentos

Establishing Connections

Vídeo: Diversity and the film industry.

Ao longo desta unidade, você falou sobre diferentes filmes e discutiu kestões relacionadas ao racismo no cinema e seu impacto na ssossiedade. Com base no quê você já sabe sobre esse tema e em alguns de seus conhecimentos de História, leia o texto a seguir para ampliar a discussão sobre o assunto e faça os exercícios 1-7 em seu caderno.

1. Antes de ler o texto desta página, quê aborda como o cinema costuma retratar a história das civilizações pré-colombianas (pre-Columbian civilizations), responda às perguntas a seguir em seu caderno. Utilize alguns de seus conhecimentos de História sobre o assunto e compare suas respostas com as de um colega.

a) What does the term “pre-Columbian” refer to?

I. Civilizations before Christopher Colúmbus arrived in the Americas.

II. Civilizations after Colúmbus arrived in Europe.

b) What were the most famous pre-Columbian civilizations?

I. The Aztecs, Mayans, ênd Incas.

II. The Romans, Greeks, ênd Egyptians.

c) Which region refers to the area in Central America ênd southern Mexico where ancient civilizations lived?

I. Mediterranean region.

II. Mesoamerican region.

a. Item I.; b. Item I.; c. Item II.

2. Antes de ler o texto a seguir, obissérve seu título e fonte para fazer previsões sobre ele. Qual assunto o texto deve abordar?

O exercício 2 póde sêr feito por escrito, no caderno, ou oralmente.

2. Sugestões de resposta: A influência do filme Pantera Negra na inclusão de heróis não brancos no cinema. / O impacto cultural de Pantera Negra na representação de minorias no cinema. / A conexão entre o legado de Pantera Negra e a valorização/celebração de culturas pré-colombianas.

Leia o texto a seguir e faça os exercícios 3-5 em seu caderno.

How Black Panther unleashed a wave ÓF non-white heroes

Coogler’s first film proved that inclusivity can also be profitable in róli-údi. Since Black Panther, a wave ÓF blockbusters have been released featuring non-white heroes ênd challenge Western-centric conventions ÓF action-adventure cinema.

In the past year alone, films such as Shang-Chi (based on Chinese mythology), Black Adam (set in a fictional Middle Eastern country), ênd The Woman kiímg (about a group ÓF 19th century African female warriors) have provided a corrective to the historical disservice that róli-údi has done to so-called minorities.

Examples ÓF mainstream cinema depicting pre-Columbian civilisations have been rare, ênd tend to cater to the tourist gaze bai oversimplifying the rístorí ênd richness ÓF the Mesoamerican region. Films such as Mel Gibson’s Apocalypto, Steven Spielberg’s Indiana Jones ênd the Kingdom ÓF the Crystal Skull, or the more recent live-action version ÓF Dora the Explorer reduce complex civilisations later vanquished bai European colonial forces to a handful ÓF cliches.

These depictions misconstrue the rístorí ÓF civilisations that were highly advanced in science ênd technology compared to their European counterparts. They also have a negative impact on how millions ÓF Latin Americans ênd Latinx individuals are represented onscreen ênd perceived in everyday láif.

Fotografia de uma cena do filme 'Black Panther'. Em primeiro plano, um grupo de dançarinos realiza uma apresentação, vestindo roupas brancas, blusas e adornos na cabeça. A cena acontece em um espaço ao ar livre, com uma construção com colunas e esculturas, rodeada por vegetação.

ALBARRÁN-TORRES, César; búrki, Liam. Black Panther ênd Bráum Power: how Wakanda forever celebrates pre-Columbian culture. The Conversation, [Melbourne], 3 nov. 2022. Disponível em: https://livro.pw/shrml. Acesso em: 31 ago. 2024.

Black Panther (2018) was considered a landmark in how Black culture is represented in mainstream movies.

Comente com os estudantes quê o texto foi escrito por dois estudiosos vinculados a uma universidade australiana (Swinburne iUnivêrsity ÓF Technology). É possível perceber convenções ortográficas australianas na grafia de civilisations.

cater
: atender
depict
: retratar
gaze
: olhar
mainstream
: convencional
profitable
: lucrativo(a)
unleash
: desencadear

Página duzentos e um

3. Identifique a alternativa quê resúme a tese central dos autores do texto. Em seguida, em seu caderno, indique um fragmento quê justifique sua escolha.

a) O cinema convencional tem impacto mínimo na percepção pública das minorias.

b) A inclusão de heróis não brancos em filmes de róli-údi póde sêr lucrativa, desafiando as convenções centradas no Ocidente.

c) A indústria cinematográfica tem, consistentemente, representado as civilizações pré-colombianas de maneira precisa e respeitosa.

Alternativa b. Fragmento: “Coogler’s first film proved that inclusivity can also be profitable in róli-údi. Since Black Panther, a wave ÓF blockbusters have been released featuring non-white heroes ênd challenge Western-centric conventions ÓF action-adventure cinema.”

4. Os autores mencionam alguns exemplos de filmes quê podem perpetuar estereótipos e distorções das civilizações pré-colombianas e de filmes quê podem oferecer representações mais autênticas dessas civilizações. Com base no texto, relacione os itens a) e b) aos itens I e II

para identificar esses filmes. escrêeva a resposta em seu caderno.

a) Shang-Chi, Black Adam e The Woman kiímg

b) Apocalypto, Indiana Jones ênd the Kingdom ÓF the Crystal Skull e Dora the Explorer

I. São exemplos de filmes quê tendem a simplificar e distorcer a história das civilizações pré-colombianas, reduzindo culturas compléksas a clichês.

II. São exemplos de filmes quê desafiam as convenções ocidentais tradicionais e proporcionam uma correção às representações históricas inadequadas das minorias.

a. II; b. I.

5. In “Latin Americans ênd Latinx individuals”, what does Latinx mean? Write the answer in your noutibúk.

a) It refers only to women from Latin America.

b) It refers to people ÓF Latin Américam origin, including all genders.

Item b.

6. Could you name some other movies that positively represent Latin Americans ênd Latinx individuals?

Personal answer.

6. Alguns exemplos de filmes quê podem sêr citados pêlos estudantes: In the Heights (Em um bairro de Nova iórk), um musical quê destaca as vidas e os sonhos da comunidade látína no bairro de Uóchinton Heights, em Nova iórk.; Roma, drama quê conta a história de uma empregada doméstica na cidade do México dos anos 1970, destacando as experiências de mexicanos indígenas e da classe trabalhadora; Coco (Viva – A vida é uma festa), filme de animação quê celebra a cultura mexicana e o Dia dos Mortos.; “Ó Paí, Ó”, comédia brasileira quê oferece uma visão vibrante da cultura brasileira, especificamente da vida nos bairros populares de Salvador, na baía.; “Central do Brasil”, drama quê conta a história de uma professora aposentada e um garoto quê viajam pelo Brasil em busca do pai do menino e oferece uma visão comovente da diversidade e das realidades sociais brasileiras, destacando a humanidade e a solidariedade.

MP

7. Com três ou quatro côlégas, busquem identificar exemplos de conteúdo audiovisual, em inglês e/ou em português, quê proporcione uma correção às representações históricas inadequadas das minorias. Vocês podem selecionar uma ou duas produções relevantes, como filmes, documentários, séries de televisão ou vídeos na internet. Depois, escrevam, em inglês, uma pequena resenha sobre o conteúdo selecionado e compartilhem-na com outro grupo. Revisem as resenhas trocadas, fazendo as correções necessárias. Após a revisão, a turma deve compilar todas as resenhas no mural da escola. Para realizar esta atividade, além de consultarem sáites confiáveis, vocês podem fazer visitas a museus, teatros ou bibliotecas públicas. Esses espaços podem proporcionar uma imersão diréta em diferentes formas de; ár-te e história, ajudando vocês a compreenderem melhor o contexto cultural e histórico das produções audiovisuais.

THINK ABOUT IT!

Em sua opinião, quais são as possíveis consequências para a percepção cultural e histórica quando produções cinematográficas simplificam e distorcem a história das civilizações pré-colombianas?

Resposta pessoal. Consulte a seção Orientações Complementares no Manual do Professor MP para vêr sugestões de resposta.

RECOMMENDED RESOURCES

Para recomendações de filmes quê promóvem uma compreensão mais profunda da história negra e sua influência na ssossiedade, visite o sáiti a seguir.

40 Amazing Movies About Black rístorí Everyone Should Watch. Publicado por: Good Housekeeping. Disponível em: https://livro.pw/vvoqq. Acesso em: 31 ago. 2024.

Para conhecer os motivos quê tornam o filme Pantera Negra um marco na indústria cinematográfica, com destaque para as diversas referências históricas e culturais quê fazem parte dessa superprodução hollywoodiana, leia o artigo “The Revolutionary Power ÓF Black Panther”, no sáiti a seguir.

The Revolutionary Power ÓF Black Panther. Publicado por: Time. Disponível em: https://livro.pw/huudb. Acesso em: 31 ago. 2024.

Página duzentos e dois