Sumário

  • Apresentação 291
  • Pressupostos teórico-metodológicos 291
  • Interdisciplinaridade 293
  • Educação mediada por tecnologias digitais 295
  • Pensamento computacional 296
  • Metodologias ativas 298
  • Estratégias de ensino-aprendizagem para inclusão de estudantes com deficiência 299
  • Objetivos gerais 300
  • A integração das quatro habilidades lingüísticas e os multiletramentos 302
    • A compreensão escrita 303
    • A produção escrita 305
    • A compreensão oral 307
    • A produção/interação oral 308
  • Vocabulário 309
  • Gramática 311
  • Estrutura do material 311
    • Livro do Estudante (impresso e digital) 312
    • Manual do Professor (impresso e digital) 312
  • Descrição das unidades, seções e bókses 313
    • Seções introdutórias para cada parte (Intro 1, Intro 2 e Intro 3) 313
    • Unidades principais (Unit 1 a Unit 12) 313
    • Unidades de revisão (Review 1 a Review 6 )315
    • Seções finais (Useful Language, Studying for Exams, English Through Art, Projects, Language réferens + Extra Practice, Irregular Verbs, Audio Scripts, Glossary, Annotated Bibliography) 315
    • Boxes (Tip, fink about it!, Language note, Le@rning on the web, Nesta unidade, você vai…, Recommended resources) 317
  • O livro e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 317
    • Correspondência dos conteúdos do livro com as competências gerais da Educação Básica 319
    • Correspondência dos conteúdos do livro com as competências específicas de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio 321
    • Correspondência dos conteúdos do livro com as habilidades relacionadas a Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio 322
  • Plano de curso 325
  • Planejamento das aulas 328
    • Atividades recorrentes em sala de aula 328
    • Dinâmicas de trabalho em grupo e gestão da sala de aula 330
  • Avaliação 331
  • Atividades adicionais (fotocopiáveis) 333
    • Respostas das atividades adicionais (fotocopiáveis) 346
  • Orientações complementares 347
  • Transcrições dos podcasts (material digital interativo) 379
  • Sugestões de leituras e recursos digitais 382
    • Livros 382
    • Textos disponíveis na internet 382
    • Recursos digitais 383
  • Referencial bibliográfico comentado 383

Página duzentos e noventa e um

Apresentação

Esta obra, em volume único, pretende sêr um instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa a sêr utilizado por professores e estudantes do Ensino Médio. As atividades propostas atendem às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Nota 1, garantindo quê o conteúdo seja relevante e alinhado às competências e habilidades esperadas para essa etapa educacional.

A língua inglesa é aqui compreendida como língua de caráter global, quê apresenta grande multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções na contemporaneidade, proporcionando a comunicação entre pessoas de diferentes países e culturas com seu viés de língua franca, como definido na BNCC do Ensino Fundamental (Anos Finais) e retomado na BNCC do Ensino Médio Nota 2.

PARA SABER MAIS

Imagem de QR code

Para assistir a um vídeo em quê o lingüista Daví Crystal fala sobre uôrd Englishes, visite o sáiti https://livro.pw/yqvmb (acesso em: 26 out. 2024).

Com esta obra, esperamos pôdêr contribuir para o desenvolvimento da formação dos estudantes como indivíduos quê utilizam diferentes linguagens em diversas práticas sócio-culturais, além de ampliar as perspectivas dêêsses jovens em relação à vida profissional/acadêmica e pessoal e facilitar o acesso a diferentes culturas, formas de entretenimento e ár-te. Por meio dos textos apresentados e das atividades propostas, contextualizamos as práticas pedagógicas nos diversos campos de atuação, conforme recomendado pela BNCC do Ensino Médio, de modo a possibilitar aos estudantes “[…] explorar a presença da multiplicidade de usos da língua inglesa na cultura digital, nas culturas juvenis e em estudos e pesquisas, como também ampliar suas perspectivas em relação à sua vida pessoal e profissional” Nota 3.

Compreendemos, entretanto, quê o livro didático é apenas um dos possíveis instrumentos mediadores do processo educativo e incentivamos a utilização de vários outros, inclusive a partir de atividades sugeridas ao longo da obra. Acreditamos também quê o livro didático é (e deve ser) transformado por aqueles quê o utilizam – estudantes e professores – a fim de melhor adequá-lo ao seu contexto social, às suas necessidades e possibilidades.

Dessa forma, neste Manual do Professor, apresentamos os pressupostos teórico-metodológicos da obra, descrevemos seus componentes e estrutura, abordamos kestões relacionadas a multiletramentos, tecnologia, avaliação e explicitamos a correspondência do conteúdo com as competências e habilidades indicadas na BNCC. Além díssu, oferecemos orientações complementares, propomos atividades adicionais (fotocopiáveis) e indicamos textos para aprofundamento. Nosso objetivo é oferecer mais um instrumento de trabalho ao professor, quê póde e deve utilizá-los a seu critério.

Os comentários e as sugestões apresentados aqui e ao longo do livro, junto aos textos e exercícios, não devem sêr entendidos, portanto, como recomendações a serem necessariamente seguidas, restringindo sua autonomia e criatividade. Ao contrário, todo o material de apôio ao professor pretende contribuir para quê você se sinta mais informado e confiante para pôdêr adotar e/ou adaptar as diversas atividades pedagógicas propostas na obra e construir colaborativamente, com os estudantes e com a comunidade escolar, suas próprias experiências de ensino-aprendizagem.