Notas de Rodapé

Notas de rodapé, quando existentes, estão indicadas em ordem de ocorrência.

Nota 1 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. Disponível em: https://livro.pw/xwaeo. Acesso em: 9 nov. 2024.

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Nota 4 BAKHTIN, Mi káil. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

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Nota 5 LIBERALI, Fernanda Coelho. Atividade social nas aulas de língua estrangeira. São Paulo: Moderna, 2009.

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Nota 6 SWALES, Diôn. M. Worlds ÓF genre: metaphors ÓF genre. In: beisêrmén, xárlês; BONINI, Adair; FIGUEIREDO, Débora (ed.). Genre in a changing world. Fort Collins: The WAC Clearinghouse; uést Lafayette: Parlor Préss, 2009. E-book.

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Nota 7 SWALES, ref. 6, localizável em: metaphors ÓF genre.

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Nota 8 BAKHTIN, Mi káil. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 279.

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Nota 10 marcuski, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. p. 19.

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Nota 11 VIGOTSKY, Lév Semenovch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organização: Micheael Cole éti áu. Tradução: José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barrêto e Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

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Nota 12 LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos.18. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 47.

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Nota 16 ROJO, rokissãne; MOURA, Eduardo. Letramentos. In: ROJO, rokissãne; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019. p. 26.

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Nota 19 DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, márk. Da pesquisa às implicações. In: DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, márk. Letramentos digitais. Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2016. p. 18-19.

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Nota 21 GLIZT, Fabiana Rodrigues de Oliveira. Fundamental. In: RAABE, André; ZORZO, Avelino F.; BLIKSTEIN, Paulo (org.). Computação na Educação Básica: fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso, 2020. E-book.

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Nota 22 WING, Jeannette M. Computational thinking benefits society. In: DIMARCO, Diôn éti áu. Social issues in computing: 40 th anniversary blógui, Toronto, 10 jan. 2014. Localizável em: 1.1 Definition, §3, tradução nossa. Disponível em: https://livro.pw/wehas. Acesso em: 1 set. 2024.

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Nota 23 MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. E-book. Localizável em: Metodologias ativas e modelos híbridos, §1.

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Nota 24 BRASIL. Lei número 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/nlwhx. Acesso em: 25 out. 2024.

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Nota 29 COPE, Bill; KALANTZIS, Méry (org.). Multiliteracies: literacy learning ênd the disáini ÓF social futures. níu iórk, USA: Routledge, 2000.

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Nota 30 KLEIMAN, Angela B. Abordagens da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, 2004. Disponível em: https://livro.pw/imdjq. Acesso em: 25 out. 2024.

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Nota 45 BROWN, H. Douglas. Language assessment: principles ênd classroom practices. níu iórk, USA: pírsom Education, 2004. p. 6, tradução nossa.

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