Notas de Rodapé
Notas de rodapé, quando existentes, estão indicadas em ordem de ocorrência.
Nota 1 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MÉC, 2018. Disponível em: https://livro.pw/xwaeo. Acesso em: 9 nov. 2024.
Nota 2 BRASIL, ref. 1.
Nota 3 BRASIL, ref. 1, p. 484.
Nota 4 BAKHTIN, Mi káil. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
Nota 5 LIBERALI, Fernanda Coelho. Atividade social nas aulas de língua estrangeira. São Paulo: Moderna, 2009.
Nota 6 SWALES, Diôn. M. Worlds ÓF genre: metaphors ÓF genre. In: beisêrmén, xárlês; BONINI, Adair; FIGUEIREDO, Débora (ed.). Genre in a changing world. Fort Collins: The WAC Clearinghouse; uést Lafayette: Parlor Préss, 2009. E-book.
Nota 7 SWALES, ref. 6, localizável em: metaphors ÓF genre.
Nota 8 BAKHTIN, Mi káil. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 279.
Nota 9 BAKHTIN, ref. 4, p. 12.
Nota 10 marcuski, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. p. 19.
Nota 11 VIGOTSKY, Lév Semenovch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organização: Micheael Cole éti áu. Tradução: José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barrêto e Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Nota 12 LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos.18. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 47.
Nota 13 BRASIL, ref. 1, p. 485.
Nota 14 BRASIL, ref. 1, p. 485.
Nota 15 BRASIL, ref. 1, p. 487.
Nota 16 ROJO, rokissãne; MOURA, Eduardo. Letramentos. In: ROJO, rokissãne; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019. p. 26.
Nota 17 BRASIL, ref. 1, p. 487-488.
Nota 18 BRASIL, ref. 1, p. 488.
Nota 19 DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, márk. Da pesquisa às implicações. In: DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, márk. Letramentos digitais. Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2016. p. 18-19.
Nota 20 BRASIL, ref. 1, p. 474.
Nota 21 GLIZT, Fabiana Rodrigues de Oliveira. Fundamental. In: RAABE, André; ZORZO, Avelino F.; BLIKSTEIN, Paulo (org.). Computação na Educação Básica: fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso, 2020. E-book.
Nota 22 WING, Jeannette M. Computational thinking benefits society. In: DIMARCO, Diôn éti áu. Social issues in computing: 40 th anniversary blógui, Toronto, 10 jan. 2014. Localizável em: 1.1 Definition, §3, tradução nossa. Disponível em: https://livro.pw/wehas. Acesso em: 1 set. 2024.
Nota 23 MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. E-book. Localizável em: Metodologias ativas e modelos híbridos, §1.
Nota 24 BRASIL. Lei número 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: https://livro.pw/nlwhx. Acesso em: 25 out. 2024.
Nota 25 BRASIL, ref. 1, p. 9.
Nota 26 BRASIL, ref. 1, p. 490.
Nota 27 BRASIL, ref. 1, p. 9-10.
Nota 28 BRASIL, ref. 1, p. 490.
Nota 29 COPE, Bill; KALANTZIS, Méry (org.). Multiliteracies: literacy learning ênd the disáini ÓF social futures. níu iórk, USA: Routledge, 2000.
Nota 30 KLEIMAN, Angela B. Abordagens da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, 2004. Disponível em: https://livro.pw/imdjq. Acesso em: 25 out. 2024.
Nota 31 BRASIL, ref. 1, p. 486.
Nota 32 BRASIL, ref. 1, p. 9-10.
Nota 33 BRASIL, ref. 1, p. 490.
Nota 34 BRASIL, ref. 1, p. 8.
Nota 35 BRASIL, ref. 1, p. 9.
Nota 36 BRASIL, ref. 1, p. 490
Nota 37 BRASIL, ref. 1, p. 9.
Nota 38 BRASIL, ref. 1, p. 490.
Nota 39 BRASIL, ref. 1, p. 490.
Nota 40 BRASIL, ref. 1, p. 484-485.
Nota 41 BRASIL, ref. 1, p. 485.
Nota 42 BRASIL, ref. 1, p. 13.
Nota 45 BROWN, H. Douglas. Language assessment: principles ênd classroom practices. níu iórk, USA: pírsom Education, 2004. p. 6, tradução nossa.