Metodologias ativas
De acôr-do com Moran, “as metodologias ativas dão ênfase ao papel protagonista do aluno, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo, experimentando, desenhando, criando, com orientação do professor […]” Nota 23. Ao adotá-las, o professor não é mais aquele quê detém todos os conhecimentos e o contrôle de todas as decisões e atividades em sala de aula. Abre-se espaço para quê os estudantes participem ativamente das atividades propostas, posicionem-se sobre elas e, também, sugiram novas tarefas, temas e formas de abordá-los.
Conforme já mencionado, acreditamos quê os estudantes devem ter um papel ativo no processo de aprendizagem e não serem consumidores e reprodutores de conteúdos quê lhes foram transmitidos. Dessa forma, adotamos, nesta obra, metodologias ativas quê proporcionam aos estudantes oportunidades para se engajarem em práticas sociais significativas, construírem conhecimentos em conjunto, articularem teoria e prática e aplicarem, na vida cotidiana, os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores desenvolvidos.
Dentre as metodologias ativas propostas ao longo da obra, destacamos algumas estratégias e técnicas, como a valorização do conhecimento prévio dos estudantes em todas as atividades; a ênfase dada aos processos de inferência, dedução e formulação de hipóteses em diferentes seções, como as voltadas para leitura e gramática; kestões propiciadoras de debates e reflekção crítica em bókses e seções específicas; proposição de trabalhos em grupo para desenvolvimento de tarefas colaborativas (na seção Establishing Connections, ao final de cada unidade regular, e na seção English Through Art) e de projetos de natureza interdisciplinar (na seção Projects), quê desafiam os estudantes a analisarem as tarefas, planejarem ações, buscarem e selecionarem recursos e informações para criarem, apresentarem e divulgarem o produto elaborado em conjunto e avaliarem o processo.
As atividades quê buscam promover o letramento digital e o pensamento computacional dos estudantes, mencionadas, respectivamente, nas seções Educação mediada por tecnologias digitais e Pensamento computacional, assim como as atividades e dinâmicas de trabalho em grupo sugeridas ao longo do Manual do Professor e na subseção Dinâmicas de trabalho em grupo e gestão da sala de aula também contribuem para quê os estudantes assumam seu protagonismo no processo de ensino-aprendizagem.
REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
As metodologias ativas buscam promover o papel ativo dos estudantes. As perguntas a seguir podem ajudar você a refletir sobre esse assunto em sua prática pedagógica.
• Você costuma propor atividades quê incentivam a iniciativa e a criatividade dos estudantes? Em caso afirmativo, quais? Que outras atividades dêêsse tipo poderiam sêr realizadas com maior freqüência?
• O quê poderia sêr feito para favorecer uma maior participação dos estudantes na definição de temas e atividades a serem incluídos no processo de ensino-aprendizagem?
• Que práticas comuns em sala de aula poderiam sêr substituídas por metodologias ativas para quê os estudantes se sentissem mais engajados no processo de ensino-aprendizagem?
Página duzentos e noventa e nove