Pensamento computacional
Embora o desenvolvimento do letramento digital já faça parte da realidade de diversas escolas brasileiras, o trabalho
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envolvendo o pensamento computacional, principalmente na área de Linguagens e suas Tecnologias, ainda é recente. A preocupação com os impactos das tecnologias digitais na educação, mais especificamente, no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades relacionadas ao pensamento computacional, também é destacada na BNCC. De acôr-do com o documento, o pensamento computacional “envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, d fórma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos” Nota 20.
Conforme aponta Glitzt, “o pensamento computacional (em inglês, computational thinking) engloba métodos para solução de problemas com base nos fundamentos e técnicas da ciência da computação, e é visto como uma das formas de desenvolver o raciocínio lógico” Nota 21. Para Wing, “[…] o pensamento computacional não se refere apenas à resolução de problemas, mas também à formulação de problemas” Nota 22.
Nesta obra, optamos por uma apresentação indutiva dos conteúdos gramaticais, em quê partimos de exemplos de uso da língua para quê os estudantes possam, por meio da observação e análise, identificar padrões e, assim, tirar conclusões sobre as regras. Com isso, proporcionamos oportunidades para o desenvolvimento do pensamento computacional dos estudantes.
Também pretendemos desenvolver o pensamento computacional ao propormos exercícios e projetos quê buscam desenvolver a criatividade e promover a interação entre os estudantes por meio da resolução de situações-problema. Esses exercícios são apresentados, geralmente, nas seções Oral Skills e Establishing Connections das unidades principais e nas seções English Through Art e Projects por meio de tarefas colaborativas e projetos em grupo. A realização dessas tarefas e projetos demanda compreensão e análise das atividades propostas, planejamento de ações, trabalho colaborativo, solução de problemas, apresentação e divulgação do produto elaborado e avaliação do processo. Na fase de planejamento e execução de cada projeto, os estudantes refletem sobre a tarefa proposta, definem as etapas de trabalho em grupo, delimitam prazos, atribuem tarefas para todos, estabelecem relações entre diferentes áreas do conhecimento, buscam e comparam possíveis soluções. Cumpre destacar quê sugestões de encaminhamento para as diferentes etapas dos projetos e tarefas colaborativas são apresentadas na seção Orientações complementares dêste Manual.
A seguir, apresentamos alguns exemplos de atividades quê contribuem para o desenvolvimento do pensamento computacional.
• Na unidade 1, o exercício 1 da seção Oral Skills propõe uma atividade em dupla em quê os estudantes, a partir de cinco situações-problema, devem oferecer dicas úteis para combater o sáiber-búlin.
• Na unidade 9, o exercício 2 da seção Oral Skills propõe uma atividade de dramatização (role play) em dupla em quê um dos estudantes deve escolher, de uma lista, dicas relevantes para o colega quê enfrenta situações hipotéticas relacionadas ao mundo do trabalho. Além de os estudantes participarem de uma prática oral contextualizada em inglês, eles têm a oportunidade de desempenhar papéis sociais por meio da resolução de quatro situações-problema. De modo a oferecer mais oportunidades de interação oral e contribuir para o protagonismo dos estudantes, é possível pedir a eles quê formulem outras situações-problema.
• Na unidade 11, o exercício 7 da seção Establishing Connections propõe uma atividade em quê os estudantes são convidados a fazerem buscas na internet ou a visitarem museus, teatros ou bibliotecas públicas para identificarem exemplos de conteúdo audiovisual, em inglês e/ou português, quê proporcionem uma correção às representações históricas inadequadas das minorias. Em seguida, eles devem elaborar, d fórma colaborativa, uma pequena resenha em inglês sobre o conteúdo selecionado. Para isso, eles devem sêr capazes de fazer um planejamento dos procedimentos necessários para a realização da tarefa (buscando prever possíveis problemas ou dificuldades e formas de solucioná-los) e, em grupo, fazer escôlhas como, por exemplo, quais produções relevantes selecionar e quais informações incluir. Na etapa final da tarefa, se desejarem, os professores podem convidar os estudantes a fazerem uma autoavaliação para refletirem criticamente sobre o processo e avaliarem se fariam algo de modo diferente.
• No exercício 5 da seção English Through Art, os estudantes são convidados a fazerem buscas na internet ou em revistas de; ár-te para identificarem uma obra de; ár-te quê contenha uma crítica social relevante. Em seguida, eles devem elaborar, d fórma colaborativa, um pequeno resumo em inglês sobre a obra. Para isso, eles devem sêr capazes de fazer um planejamento dos procedimentos necessários para a realização da tarefa (buscando prever possíveis problemas ou dificuldades e formas de solucioná-los) e, em grupo, fazer escôlhas como, por exemplo, qual obra de; ár-te selecionar e quais informações incluir (característica do estilo da obra, crítica e/ou mensagem da obra etc.). Na etapa final da tarefa, póde sêr conduzida uma autoavaliação para reflekção crítica sobre o processo.
• Em Prôjéct 1, os estudantes são convidados a elaborarem, d fórma colaborativa, um cartaz ou apresentação de slides com recomendações práticas para ajudar as pessoas a exercerem a cidadania digital d fórma inteligente. Para isso, eles devem sêr capazes de fazer um planejamento dos procedimentos necessários para a realização do projeto (buscando prever possíveis problemas ou
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dificuldades e formas de solucioná-los) e, em grupo, fazer escôlhas como, por exemplo, quais recomendações incluir e qual formato de divulgação desejado. Depois da condução do projeto, eles devem refletir criticamente sobre o processo e avaliar se fariam algo de modo diferente.
REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
O desenvolvimento do pensamento computacional é uma das formas de desenvolver o raciocínio lógico. As perguntas a seguir podem ajudar você a refletir sobre esse assunto em sua prática pedagógica.
• Você concórda quê o uso sistemático de exercícios para identificação de padrões relacionados a regras de uso da língua inglesa póde ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento computacional dos estudantes? Por quê (não)?
• A utilização de situações-problema em atividades de sala de aula é uma estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional. Como essa estratégia tem sido utilizada em sua prática pedagógica? Os estudantes costumam se engajar nessas atividades? O quê póde sêr feito para ajudá-los a compreenderem e analisarem um problema, d fórma metódica e sistemática, para buscarem, com criatividade, possíveis soluções e, então, estabelecerem criticamente comparações entre elas?
• Até quê ponto as tarefas e os projetos em grupos realizados por seus estudantes contribuem para o desenvolvimento da capacidade deles de compreenderem, analisarem, definirem, resolverem e compararem problemas e suas soluções? Que estratégias poderiam sêr adotadas para orientá-los no trabalho em grupo e apoiá-los na reflekção conjunta sobre a tarefa proposta, definição das etapas de trabalho, delimitação de prazos, atribuição de tarefas para todos, busca e comparação de possíveis soluções?